Cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia

O cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia é o ato ou efeito de comparar de maneira paratécnica, criteriosa e conjunta, de 1 lado a disciplina investigativa do Direito Cósmico composta pelo conjunto de normas, princípios e paraleis incidentes à manifestação consciencial e, de outro, a Ciência dos estudos e pesquisas afeitas à reflexão sobre a moral cósmica, multidimensional, com base em princípios cosmoéticos e neovalores evolutivos, fundamentada nos pilares do paradigma consciencial, expressando a holomaturidade da consciência, situada além da moral social, intrafísica.

Como encara você, leitor ou leitora, o cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia? Na escala de 1 a 5, em qual nível admite a função essencial, teática, evolutiva, dos conceitos listados aqui?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                 COTEJO          PARADIREITOLOGIA-COSMOETICOLOGIA
                                        (MEGACOGNICIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia é o ato ou efeito de comparar de maneira paratécnica, criteriosa e conjunta, de 1 lado a disciplina investigativa do Direito Cósmico composta pelo conjunto de normas, princípios e paraleis incidentes à manifestação consciencial e, de outro, a Ciência dos estudos e pesquisas afeitas à reflexão sobre a moral cósmica, multidimensional, com base em princípios cosmoéticos e neovalores evolutivos, fundamentada nos pilares do paradigma consciencial, expressando a holomaturidade da consciência, situada além da moral social, intrafísica.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo cota vem do idioma Latim, quota, “a parte que toca a cada um”, de quotas, “em que ou de que número”. Surgiu no Século XV. O termo cotejo apareceu no Século XVII. O primeiro elemento de composição para deriva do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. A palavra direito procede do idioma Latim, directus, “reto; que segue em linha reta; que segue regras ou ordens preestabelecidas; que segue trajetória ou procedimento predeterminado; que conduz segundo específico preceito ou conforme determinado modo de ordenação”. Surgiu em 1277. O segundo elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O vocábulo cosmos vem do mesmo idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Apareceu em 1563. O terceiro elemento de composição cosmo deriva também do idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O termo ética procede do idioma Latim, ethica, “ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV.
             Sinonimologia: 1. Comparação Paradireito-Cosmoética. 2. Paralelo Paradireitologia-Cosmoeticologia. 3. Cotejamento Paradireito-Cosmoética.
             Neologia. As 3 expressões compostas cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia, minicotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia e megacotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia são neologismos técnicos da Megacogniciologia.
             Antonimologia: 1. Cotejo Direito-Ética. 2. Comparação Justiça intrafísica–Justiça imanente.
             Estrangeirismologia: o leitmotiv embasador das neoverpons; a comparison da vivência do Paradireito e da Cosmoética; a aplicação urbi et orbi do autodiscernimento crítico cosmoético incidente aos defrontamentos neocientíficos; o principium conscientiologicum; o balanço da performance equânime mentalsomática.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à ampliação cosmovisiológica com vistas à hiperacuidade evolutiva e parepistemológica.
             Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – Paradireito: equanimidade extraconsciencial. Cosmoética: equanimidade intraconsciencial. Paradireitologia: extrapolação direitológica. Ortodireito: indício paradireitológico.
             Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Evolucionismo. A Paradireitologia é o Novo Direito. A Cosmoeticologia é a Nova Ética. Assim, caminha o evolucionismo consciencial”.
             2. “Paradireitólogos. As parapandectas compõem a holoteca da Paradireitologia. A caixa de Pandora do Direito é o conjunto das pandectas. Não é possível estudar com profundidade a Paradireitologia sem entender o Direito”.
             3. “Purga. A purgação de 1 erro, ilicitude ou omissão é, antes de tudo, intraconsciencial, autodiscernidora, o remorso pessoal, e, depois, extraconsciencial, paradireitológica, a punição social”. 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          4. “Vácuo. O vácuo do Paradireito é a ausência de algum princípio fundamental da Paradireitologia”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do autodiscernimento cosmoético; o holopensene paradireitológico em comparação ao holopensene cosmoeticológico; a pensenidade comparativa; o holopensene avaliativo personalíssimo; o materpensene principiológico cosmoético; o materpensene principiológico paradireitológico; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; a pensenidade jurisprudente; o holopensene pessoal moral; o holopensene pessoal judicante; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: o cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia; a diferença entre as especialidades; a dessemelhança entre Paradireitologia e Cosmoeticologia; a Paracosmoeticologia; a autoconsciência dos contrários; os percentuais de dessemelhanças; a necessidade dos afastamentos pedagógicos e didáticos; o afastamento didático necessário à recuperação de cons e melhor apreensão interdisciplinar; o entendimento comparativo norteando o respeito ao Direito; a compreensão interdisciplinar direcionadora dos autoposicionamentos; a compreensão e ampliação do entendimento teático de ambos os campos do conhecimento; o autojulgamento imaturo decorrente do despreparo cosmoético; a geração pessoal de dilema cosmoético; a jurisprudência; a Ciência Jurídica; a transposição paradireitológica no Direito; a premência da extrapolação direitológica; o conhecimento do ordenamento jurídico indicando condutas cosmoéticas; o entendimento situacional; as contingências apresentando casuístas autexperimentativas; o saber abrir mão dos paradireitos evolutivamente cosmoéticos; a ressoma na condição de punição; a autopunição perduradora; a ideia da ilha dos criminosos no Estado Mundial; o fato de o conhecimento do Direito colaborar para a compreensão, expansão e recuperação de cons do Paradireito; o ato de sair da bitola e começar a pensar grande; a razão; a Ciência; os conhecimentos; a cultura; a erudição; a epistema; a catálise máxima do autodiscernimento analisando os casos; o corpus científico da Conscienciologia; o entendimento cosmovisiológico do “cada caso é 1 caso”; as acareações; a erudição aplicada; a autoridade moral; o embasamento da lei; a cosmovisão ampla; o exame minucioso de tudo; a verdade sempre relativa; a conduta-exceção da Conscienciologia; as pesquisas dos ditames a autopercuciência maior; a inteligência evolutiva (IE); a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) linear e o exemplarismo da Ficha Evolutiva do Serenão.
          Parafatologia: as extrapolações parapsíquicas ressignificando o papel paradireitológico e cosmoeticológico; as projeções conscienciais didáticas esclarecedoras do cotejo de conceitos; as exoprojeções cosmovisiológicas; as ideias inatas elucidativas dos neoconstructos interdisciplinares; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático reforçando alcova blindada favorável a auto e heterotares; a intercompreensão do heterassédio interconsciencial reforçadora da arrogância do saber; a atração irresistível de consciências extrafísicas evoluídas decorrente da recuperação de cons acerca do paralelo didático; as Centrais Extrafísicas na condição de referenciais dos ramos de conhecimento; a Paradireitologia e a Cosmoeticologia presentes na eficiência das comunexes evoluídas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: a extração do sinergismo dos cotejos; o sinergismo dos neoconceitos.
          Principiologia: a mesma hierarquia entre princípios cosmoéticos e princípios do Paradireito; o princípio da omniinvestigação do Cosmos descortinando benefícios do ato de colacionar; a essencialidade do princípio da descrença (PD) ao cotejo interdisciplinar.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) dos evoluciólogos clarificador da cognição comparativa; o código das Consciexes Livres gerenciando evolução cósmica fundamentado na contrastação paradireitológica e cosmoeticológica. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  3
             Teoriologia: as teorias explicativas do cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia; a equanimidade da teoria principiológica; a teoria cosmoeticológica exata.
             Tecnologia: as neotécnicas da compreensão do contraponto Paradireitologia-Cosmoeticologia.
             Voluntariologia: o voluntariado pautado na Ciência Paradireitológica; o voluntariado multidimensional convergente com a Cosmoeticologia; o paravoluntariado interdisciplinar da minipeça no maximecanismo.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
             Efeitologia: o efeito das extrapolações mentaissomáticas; o efeito ordenador proveniente da justiça imanente; o efeito da evolução continuada; o efeito inconclusivo das pesquisas mateológicas.
             Neossinapsologia: as neossinapses decorrentes das experiências paradireitológicas; a criação de neossinapses a partir da ética universal vivenciada diuturnamente; as neossinapses necessárias para avançar na evolução; as neossinapses decorrentes da recuperação de cons magnos.
             Ciclologia: o ciclo potencialização dos princípios conscientes–minimização dos princípios inconscientes; o ciclo de desenvolvimento da Heuristicologia à Hermenêutica.
             Enumerologia: a comparação deontológica; o cotejo paraxiológico; o cotejamento principiológico; o contraponto dos paraprecedentes; o confronto dos paracontingenciamentos; a oposição paralegislativa; a contraposição das prioridades evolutivas.
             Binomiologia: o binômio conceito científico eletronótico–princípio científico conscienciológico.
             Interaciologia: a interação análise-síntese; a interação cognição humana–cognição multidimensional.
             Crescendologia: o crescendo particular-geral; o crescendo simples-composto; o crescendo intrafísico-extrafísico; o crescendo cosmovisiológico princípios éticos–princípios cosmoéticos; o crescendo Direito-Paradireito; o crescendo moral vulgar–Cosmoética.
             Trinomiologia: o trinômio antidireito–interprisão grupocármica–recomposição; o trinômio Direito-Paradireito-Cosmoética.
             Polinomiologia: o polinômio Paradireito-Parapolítica-Paradiplomacia-Holofilosofia.
             Antagonismologia: o antagonismo monovisão / cosmovisão.
             Paradoxologia: o paradoxo da cosmovisão simplificadora.
             Politicologia: a direitocracia; a paradireitocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a evoluciocracia; a cosmocracia.
             Legislogia: o estudo aprofundado das leis do Paradireito e da Cosmoética.
             Filiologia: a autodiscernimentofilia; a cogniciofilia; a paraepistemofilia; a evoluciofilia; a paradireitofilia; a cosmoeticofilia.
             Fobiologia: a gnosiofobia; a evoluciofobia; a cosmoeticofobia.
             Sindromologia: o ato de prevenir-se da síndrome da apriorismose.
             Maniologia: a mania do magister dixit.
             Mitologia: o mito da evolução consciencial sem esforço e autocosmoética.
             Holotecologia: a direitoteca; a paradireitoteca; a cosmoeticoteca.
             Interdisciplinologia: a Megacogniciologia; a Lucidologia; a Contrapontologia; a Paradireitologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia a Autodiscernimentologia; a Direitologia; a Extrafisicologia; a Evoluciologia; a Cosmovisiologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a consciência erudita multidimensional; a Consciex Livre; a Para-Humanidade. 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Masculinologia: o paradireitólogo; o cosmoeticólogo; o cosmoeticista; o paradireitologista; os jurisconsultos; os parajurisconsultos; o principiólogo; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a paradireitóloga; a cosmoeticóloga; a cosmoeticista; a paradireitologista; as jurisconsultas; as parajurisconsultas; a principióloga; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens cosmicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus; a Consciex libera (CL).


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minicotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia = a comparação entre assuntos próprios da Ciência Paradireitológica e temas pertencentes à especialidade da moral cósmica segundo o olhar e o viés evolutivo intrafísicos; megacotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia = a comparação entre temas do âmbito da Ciência Paradireitológica e matérias incidentes à probidade multidimensional, ambas sob a vertente da Evoluciologia Extrafísica.
          Culturologia: a cultura da Paradireitologia; a cultura da Cosmoeticologia.
          Tipologia. Segundo a Parepistemologia, a título de sugestão, é possível estudar a Cosmoeticologia e a Paradireitologia, por exemplo, considerando 4 vertentes, respectivamente expostas em ordem alfabética:
          1. Autocosmoeticologia: a aplicação pessoal do corpus científico da Cosmoética.
          2. Autoparadireitologia: a avaliação dos princípios do Paradireito e das paraleis incidentes de modo particular, individualizado, ou grupal.
          3. Cosmoeticologia: a Holofilosofia permeante do Cosmos.
          4. Paradireitologia: a ordenação dos princípios do Paradireito e das paraleis de modo amplo, geral.
          Paradidática. A rigor, ao longo da evolução, as disciplinas Paradireitologia e Cosmoeticologia tendem à unificação, em função da aquisição e consolidação de atributos conscienciais avançados.
          Organização. À luz da Megacogniciologia, eis, em ordem alfabética, rol exemplificativo de 9 assuntos, temas neutros, singulares ao universo da Paradireitologia e Cosmoeticologia, de modo a contribuir com o raciocínio lógico, analógico, associativo, e de afastamento didactológico, de todos os motivados:
          1. Competências.
          Paradireitologa. Categorização de atribuições e competências interassistenciais no estabelecimento dos assuntos aos quais cada consciência, grupo ou instituição terá a atribuição de amparar.
          Cosmoeticologia. Estudo da capacidade decisória consequente da maturidade consciencial quanto à teática de valores evolutivos e princípios cosmoéticos determinantes dos não acumpliciamentos anticosmoéticos sob falácia lógica de “fazer assistência”.
          2. Contingenciamentos e paracontingenciamentos.
          Paradireitologia Análise feita pelos amparadores das situações intra e extrafísicas, com foco no planejamento da futura assistência.
          Cosmoeticologia. Avaliação do aprendizado com a verificação do efeitos ocorridos pós utilização dos atributos parapsíquicos em prol da pró-cognição. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5
             3. Derrogações das leis.
             Paradireitologia. Estudo das condições e organização das contingências favoráveis à supressão das leis intrafísicas.
             Cosmoeticologia. Definição do procedimento das paramedidas preventivas e sistematização das manifestações conscienciais cautelosas, evitadoras de possíveis erros.
             4. Especificação do corpus da Paralegislogia.
             Paradireitologia. Organização detalhada das cláusulas legais regentes do Cosmos.
             Cosmoeticologia. Reflexão sobre a balança existente entre escolha pessoal e acontecimentos pré-determinados, decorrentes das paraleis.
             5. Estado Mundial.
             Paradireitologia. Estabelecimento das estruturas componentes da política mundial planetária.
             Cosmoeticologia. Sistema de medida da incorruptibilidade terrestre com estipulação de critérios avaliativos da moral cósmica no Planeta.
             6. Gerenciamento da evolução de galáxias.
             Paradireitologia. Especificação de estratégias e planejamento do funcionamento da Via Láctea.
             Cosmoeticologia. Ponderação sobre quais princípios cosmoéticos serão determinantes ao funcionamento do Universo.
             7. Parapolítica.
             Paradireitologia. Elaboração de roteiro norteador da administração, direção e organização dos sistemas e planetas.
             Cosmoeticologia. Análise da lisura da Era Consciencial, acerca das boas práticas indispensáveis às interrelações conscienciais cosmoéticas.
             8. Paratecnologia da delinquência.
             Paradireitologia. Estudo dos equipamentos extrafísicos utilizados na paracriminologia.
             Cosmoeticologia. Mapeamento técnico das competências individuais e grupais de parassegurança.
             9. Teoria do dolo e da culpa.
             Paradireitologia. Avaliação das condutas conscienciais dirigidas a determinada finalidade.
             Cosmoeticologia. Estudo pormenorizado dos pontos cegos morais.
             Classificação. No âmbito da Caracterologia, eis, de modo ilustrativo, em ordem alfabética, 9 assuntos com temática neutra, seguidos do paralelo entre o ambiente da Autoparadireitologia e Autocosmoeticologia, com vistas à ampliação cognitiva objetivando a autotares:
             1. Autogestão cosmoética.
             Autoparadireitologia. Criação de livro pessoal com os compromissos intermissivos assumidos.
             Autocosmoeticologia. Análise do alcance positivo do poder consciencial pessoal decorrente de condutas corretas.
             2. Ciclo de maximização contínua da autocosmoética.
             Autoparadireitologia. Ponderação conjunta com os amparadores extrafísicos em relação à melhoria pessoal considerando o movimento evolutivo universal.
             Autocosmoeticologia. Reflexão técnica das condutas cosmoéticas pessoais. 6                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          3. Consciência crítica cosmoética.
          Autoparadireitologia. Exame minucioso da ações associadas à benquerença pessoal.
          Autocosmoeticologia. Observação da higidez da autopensenidade.
          4. Cosmoética Destrutiva.
          Autoparadireitologia. Avaliação constante dos agravantes pessoais objetivando a respectiva eliminação.
          Autocosmoeticologia. Apreciação ininterrupta das recins pessoais.
          5. Empatia.
          Autoparadireitologia. Análise da manifestação pessoal em prol da resolução de conflitos.
          Autocosmoeticologia. Detalhamento do comportamento pessoal convergente aos rapports fraternos.
          6. Jurisdição cósmica.
          Autoparadireitologia. Exame minucioso sobre o alcance da competência assistencial pessoal.
          Autocosmoeticologia. Escolha pessoal refletida pela condição de homeostasia promotora do holopensene hígido nos ambientes.
          7. Neo-Habitologia.
          Autoparadireitologia. Balanço acerca das repetições danosas dispensáveis.
          Autocosmoeticologia. Autopromoção ponderada à aquisição de hábitos cosmoéticos.
          8. Ortopensenidade parajurisprudencial.
          Autoparadireitologia. Sistematização dos efeitos benéficos dos autortopensenes.
          Autocosmoeticologia. Categorização dos autortopensenes.
          9. Paraordenamento jurisprudencial.
          Autoparadireitologia. Organização das decisões pessoais e correlações com trafores, trafares e trafais próprios.
          Autocosmoeticologia. Classificação no código pessoal de Cosmoética das motivações geradora das deliberações pessoais.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Conceito cósmico: Paracosmovisiologia; Homeostático.
          02. Cotejo conscin-conscienciólogo: Conscienciometrologia; Homeostático.
          03. Cotejo filósofo-conscienciólogo: Holofilosofia; Homeostático.
          04. Exercício do Paradireito: Autodesassediologia; Homeostático.
          05. Intraconsciencialidade parajurídica: Paradireitologia; Homeostático.
          06. Jurisdição cósmica: Cosmoeticologia; Neutro.
          07. Megarresponsabilidade: Paradireitologia; Homeostático.
          08. Paracriminologia: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
          10. Parainalienabilidade: Paradireitologia; Homeostático.
          11. Paralei: Paradireitologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                  7
             12.   Princípios cosmoéticos: Cosmoeticologia; Homeostático.
             13.   Princípios do Paradireito: Paradireitologia; Homeostático.
             14.   Taxologia: Experimentologia; Neutro.
             15.   Taxologia do conhecimento: Mentalsomatologia; Neutro.
 O COTEJO PARADIREITOLOGIA-COSMOETICOLOGIA GERA
 NEOSSINAPSES COGNITIVAS IMPRESCINDÍVEIS À EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL E À MAIOR COMPREENSÃO DO PAPEL DAS DUAS ESPECIALIDADES NO FLUXO CÓSMICO.
             Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, o cotejo Paradireitologia-Cosmoeticologia? Na escala de 1 a 5, em qual nível admite a função essencial, teática, evolutiva, dos conceitos listados aqui?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 809, 1.673 e 1.985.
                                                                                                              A. L. R.