Saúde Bucal

A saúde bucal é a condição de equilíbrio dinâmico, bem-estar e normalidade das funções orgânicas da cavidade oral, sem desgastes, disfunções de estruturas e doenças, influenciando e sendo influenciada pela excelência da vitalidade ou grau de homeostase holossomática da conscin, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, reconhece a importância do autocuidado na saúde bucal? Compreende a relevância do ciclo saúde-doença para a consecução da programação existencial?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 1
                                                SAÚDE BUCAL
                                                (SOMATOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A saúde bucal é a condição de equilíbrio dinâmico, bem-estar e normalidade das funções orgânicas da cavidade oral, sem desgastes, disfunções de estruturas e doenças, influenciando e sendo influenciada pela excelência da vitalidade ou grau de homeostase holossomática da conscin, homem ou mulher.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo saúde provém do idioma Latim, salus, “salvação; conservação (da vida); afastamento do perigo; vida”. Apareceu no Século XIII. O termo boca procede igualmente do idioma Latim, bucca, “boca”. Surgiu no Século XI.
             Sinonimologia:1. Boca saudável. 2. Harmonia das estruturas orais. 3. Sanidade oral. 4. Ausência de enfermidades orais. 5. Higiene bucal. 6. Tecidos orais saudáveis.
             Antonimologia: 1. Doença bucal. 2. Disfunção na mastigação. 3. Moléstia nos tecidos orais. 4. Debilidade periodontal.
             Estrangeirismologia: o checkup odontológico periódico; a mens sana in corpore sano.
             Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à profilaxia da Fisiologia Humana.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Dentes. Se observarem os preceitos da Odontologia Moderna, as pessoas podem viver sempre com os mesmos dentes naturais até a dessoma. Tal estado evolutivo da Somatologia não existia há 2 séculos (Ano-Base: 2005)”.
             2. “Odontologia. Os técnicos da Odontologia, em geral, na escolha entre a escova de dentes e os palitos, recomendam o emprego da escova de dentes por ser mais funcional e eficaz nos cuidados com a boca sadia. A maioria das pessoas que preferem palitar os dentes desconhece o fato óbvio de que cada cerda da escova de dentes é um palito”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene da higiene bucal refletindo na saúde geral; o holopensene pessoal da saúde oral; o holopensene pessoal da prevenção de patologias; o holopensene pessoal da Higiene Consciencial; o holopensene pessoal da autopesquisa e autodidatismo em saúde; o holopensene pessoal da autocura; o holopensene pessoal da assistencialidade; o holopensene da somatização; o holopensene da saúde somática; o holopensene da profilaxia; o holopensene da autodisciplina somática; os benignopensenes; a benignopensenidade facilitando a interação profissional-paciente no consultório odontológico; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os heteropensenes fóbicos relacionados ao tratamento odontológico; a heteropensenidade; os semipensenes em saúde oral; a semipensenidade; os escleropensenes; a escleropensenidade; os poluciopensenes do sujismundismo; a poluciopensenidade; os glutopensenes da bulimia; a glutopensenidade; a flexibilidade pensênica; a higiene pensênica.
             Fatologia: a saúde bucal; a sucção do dedo, a chupeta e a mamadeira causando a mordida aberta; a mordida cruzada; o respirador bucal; o ronco; a apneia do sono; a dor de dente; a onicofagia; o palato duro; o palato mole; a língua; o desleixo na higiene oral; as manifestações orais de doenças sistêmicas; o edentulismo dificultando a mastigação e articulação das palavras; o uso indiscriminado dos antissépticos orais; a relação da saúde oral com a saúde holossomática; a importância do cuidado com a dentição decídua; a anadontia; o supranumerário; a placa dental; a relevância do uso do fio dental na prevenção da cárie dentária e da doença periodontal; a saliva; a sialorreia; a xerostomia; a fluoretação da água na prevenção das cáries; a fluorose; o açúcar aci2                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a dificando o meio bucal; a desmineralização dentária; as manchas brancas de esmalte, primeiro estágio da cárie dentária; a indicação dos selantes dentários prevenindo cáries oclusais; a cárie dentária; a restauração dentária; o tártaro; a tartarectomia; a gengivite; a periodontite; a halitose interferindo nas interações sociais; a odontalgia; a pulpite; a necrose pulpar; o abcesso dentário; a anestesia; a endodontia; a exodontia mutilando as funções mastigatórias; a estomatite aftosa; o câncer bucal; a avulsão do elemento dental em acidentes domésticos infantis ou decorrente de traumatismos em diversas modalidades esportivas; as próteses dentárias unitárias, parciais, totais e os implantes dentários restabelecendo a função mastigatória, fonética e estética; os apinhamentos dentais; os diastemas; a ortodontia; o ortopedia funcional dos maxilares; o bruxismo; o apertamento dental; o modismo do clareamento dental nem sempre necessário; o piercing dentário substituindo o piercing lingual e/ou labial; o ato profilático atuando contra acidentes e patologias; o equilíbrio dinâmico das estruturas bucais; a higiene oral; a saúde dentária podendo favorecer a inserção no mercado de trabalho; o sorriso harmonioso manifestando a saúde holossomática.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os insigths na formulação de hipóteses diagnósticas; a sinalética energética e parapsíquica pessoal aplicada às decisões acertadas e / ou evitando erros de abordagem no tratamento odontológico; o acoplamento energético com os pacientes; os banhos energéticos confirmadores de decisões assertivas; as desassimilações energéticas necessárias entre os atendimentos e ao final do dia de trabalho.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo saúde bucal–saúde consciencial; o sinergismo patológico etilismo–tabagismo–câncer bucal; o sinergismo sucção do dedo–chupeta–mamadeira–respiração bucal; o sinergismo da engrenagem mastigatória; o sinergismo dente-gengiva; o sinergismo da oclusão dentária.
          Principiologia: o princípio da harmonia funcional; o princípio cosmoético da reeducação consciencial poder promover saúde holossomática; o princípio da descrença (PD) aplicado aos estudos na área da saúde; o princípio de ninguém curar ninguém; o princípio da autocura; o princípio da impossibilidade de transferir ao outro a responsabilidade pela própria saúde; o princípio da autocrítica permanente aplicado ao cotidiano da assistência; o princípio cosmoético da interassistência vivenciado no serviço público de saúde; o princípio da plasticidade das arcadas dentárias aplicado ao tratamento ortodôntico e ortopedia funcional dos maxilares; o princípio autocorruptor de “todo mundo faz”; o princípio de prevenir ser o melhor remédio; o princípio do melhor aproveitamento do soma nesta dimensão humana para consecução da programação existencial (proéxis).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado no cotidiano do exercício profissional da Odontologia; a cláusula específica do CPC aplicada ao uso do soma; o código de ética odontológica; os códigos de condutas sociais.
          Teoriologia: a teoria da saúde holossomática; a teoria das verdades relativas de ponta da Conscienciologia; a teoria de o menos doente ajudar ao mais doente; a teoria e a prática da interassistencialidade; a teoria e a prática da tenepes; a teoria do holossoma; a teoria da higiene pessoal; a teoria da saúde consciencial; a teoria da Fisiologia Humana.
          Tecnologia: a técnica do encapsulamento energético profilático; a técnica da checagem holossomática; a técnica do estado vibracional; as técnicas de escovação dental; as técnicas de prevenção da cárie; as técnicas odontopediátricas; as técnicas de preparo cavitário nas restaurações dentárias; as técnicas ortodônticas; as técnicas de implantodontia; as técnicas de clareamento dental; as técnicas de reeducação de hábitos saudáveis e rotinas úteis; as técnicas de reabilitação oral; as técnicas de profilaxia do edentulismo.
          Voluntariologia: o voluntariado em Programas de Saúde Coletiva; o voluntariado em programas de reeducação em saúde bucal nas escolas públicas; o voluntariado no Projeto Rondon; o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs). En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               3
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Somatologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível dos Odontólogos; o Colégio Invisível dos Ortodontistas; o Colégio Invisível dos Estomatologistas; o Colégio Invisível dos Anatomistas; o Colégio Invisível dos Fisiologistas; o Colégio Invisível dos Profissionais da Saúde; o Colégio Invisível dos Higienistas.
             Efeitologia: o efeito cariogênico do açúcar e das guloseimas; o efeito devastador dos refrigerantes sobre a estrutura dental; os efeitos deletérios da mamadeira e chupeta nas arcadas dentárias; o efeito fisiológico da saliva na saúde dentária; os efeitos das interferências oclusais sobre a coluna vertebral; os efeitos deletérios do piercing labial e lingual; os efeitos das deformidades orais na autestima e nas interações sociais; os efeitos antifisiológicos e antissociais da ausência de dentes na boca; o efeito benéfico do aleitamento materno no desenvolvimento das arcadas dentárias; o efeito homeostático da saúde bucal na saúde consciencial.
             Neossinapsologia: as neossinapses necessárias à criação de neo-hábitos; as neossinapses necessárias à manutenção da saúde bucal.
             Ciclologia: o ciclo da higiene bucal cotidiana; o ciclo dos checkups periódicos; o ciclo vital dentição decídua–dentição mista–dentição permanente; o ciclo virtuoso higiene oral–saúde bucal–saúde holossomática; o ciclo saudável saúde oral–autestima–saúde consciencial; o ciclo parassanitário assim-desassim aplicado à saúde holossomática; o ciclo patológico desleixo na higiene–doença periodonta–halitose–exclusão social; o ciclo autocuidado–autestima–sorriso aberto.
             Enumerologia: o tratamento profilático; o tratamento estético; o tratamento ortodôntico; o tratamento endodôntico; o tratamento periodontal; o tratamento cirúrgico; o tratamento protético.
             Binomiologia: o binômio dentes limpos–hálito puro; o binômio saúde bucal–saúde consciencial; o binômio neonatal chupeta-mamadeira; o binômio dente cariado–broca de alta rotação; o binômio onicofagia-autofagia; o binômio anatomia-fisiologia; o binômio apinhamento dental–ortodontia; o binômio profilaxia-terapêutica; o binômio maloclusão–ortopedia funcional dos maxilares; o binômio sangramento gengival–gengivite; o binômio periodontite–mobilidade dental; o binômio exodontia–prótese dentária; o binômio exodontia–implante dentário; o binômio estresse-bruxismo.
             Interaciologia: a interação higiene oral–saúde bucal; a interação saúde bucal–saúde geral; a interação consciência-soma; a interação sorriso–autestima; a interação dor–mau humor; a interação mastigação-deglutição; a interação mastigação-digestão; a interação dentes superiores–dentes inferiores–língua–bochechas–lábios na mastigação; a interação saliva–bolo alimentar; a interação língua–palato duro–palato mole na deglutição; a interação maxila–mandíbula na oclusão; a interação língua-dentes-lábios na fonética; a interação energética profissional-paciente.
             Crescendologia: o crescendo higiene oral–saúde bucal–saúde holossomática; o crescendo saúde física–saúde consciencial; o crescendo dentição decídua–dentição mista–dentição permanente; o crescendo patológico ingestão de açúcares–acidificação do meio bucal–desmineralização do esmalte dentário–manchas brancas–cárie dentária; o crescendo apinhamentos–maloclusão–disfunção temporo-mandibular; o crescendo cárie dentária–pulpite–necrose pulpar–abcesso dentário; o crescendo desleixo na higiene oral–placa dental–tártaro–gengivite–periodontite–mobilidade dentária; o crescendo ronco–apneia do sono; o crescendo dor de dente–dificuldade mastigatória.
             Trinomiologia: o trinômio escovação–fio dental–checkup odontológico periódico na promoção da saúde bucal; o trinômio língua-saliva-dentes; o trinômio fio dental–dentifrício–escova dental na higiene oral; o trinômio dente sujo–escovação–sensação de leveza; o trinômio mordida-mastigação-deglutição; o trinômio estresse–bruxismo–fratura dentária; o trinômio trau4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ma–avulsão dentária–reimplante; o trinômio prótese unitária–prótese parcial–prótese total; o trinômio gengivite–periodontite–mobilidade dental.
           Polinomiologia: o polinômio nosográfico placa dental–tártaro–gengivite–periodontite na doença periodontal; o polinômio funcional boca-sorriso-fala-mastigação-deglutição.
           Antagonismologia: o antagonismo saúde / doença; o antagonismo prevenir / remediar; o antagonismo uso adequado do soma / uso inadequado do soma; o antagonismo cuidado do soma / agressão ao soma; o antagonismo cuidado / negligência na saúde bucal; o antagonismo sintomas perceptíveis / sintomas silenciosos; o antagonismo danos reversíveis / danos irreversíveis; o antagonismo relaxação / tensão nas patologias da Articulação Temporo-Mandibular (ATM); o antagonismo odontalgia / bem-estar; o antagonismo ingestão excessiva de açúcares / dentes saudáveis; o antagonismo higiene oral / placa dental; o antagonismo anadontia / dente supranumerário; o antagonismo sialorreia / xerostomia; o antagonismo mancha branca de esmalte dentário / fluorose; o antagonismo prevenção / tratamento das patologias orais.
           Paradoxologia: o paradoxo de a profilaxia dentária, apesar do baixo custo, ser menos priorizada.
           Politicologia: as políticas públicas de saúde bucal; as políticas públicas de saúde preventiva; as políticas do Programa Brasil Sorridente.
           Legislogia: a lei de causa e efeito atuando na saúde consciencial; a lei do maior esforço evolutivo aplicada à manutenção da saúde bucal; as leis da Natureza; as leis da Fisiologia Humana.
           Filiologia: a egofilia; a somatofilia; a odontofilia; a higienofilia; a biofilia sadia; a terapeuticofilia; a naturofilia; a disciplinofilia; a autocogniciofilia; a autocriticofilia; a assistenciofilia; a cosmoeticofilia; a educaciofilia; a neofilia; a sociofilia; a conviviofilia; a comunicofilia; a conscienciofilia.
           Fobiologia: a fobia ao tratamento odontológico; a fobia por anestesia dentária; a fobia pelo uso da broca no tratamento dentário; a fobia ao jaleco branco; a hemofobia.
           Sindromologia: a síndrome do respirador bucal; a síndrome da boca seca; a síndrome da apneia do sono representando risco de morte; a síndrome do perfeccionismo levando a tratamentos desnecessários.
           Maniologia: a mania de roer as unhas (onicofagia); a mania de chupar o dedo; a mania de morder os lábios; a mania de morder a língua; a mania de ranger os dentes; a mania de algumas crianças morder outras; a mania de abrir garrafa com os dentes, causando anquilose dentária; a enomania e a tabacomania aumentando a chance de desenvolver câncer bucal; a mania de morder o lápis.
           Mitologia: o mito da saúde sem cuidados; o mito de a escovação dos dentes poder gastá-los; o mito do antisséptico bucal acabar com a halitose; o mito de o antisséptico bucal substituir a escovação e o fio dental na higiene oral; o mito de o antibiótico causar cárie dentária; o mito de o edentulismo ser processo natural do envelhecimento; o mito do dente siso não ter função na boca; o mito da perfeição aplicado ao sorriso.
           Holotecologia: a somatoteca; a odontoteca; a anatomoteca; a higienoteca; a antropoteca; a ginoteca; a androteca; a gerontoteca; a fonoteca; a convivioteca; a profilaticoteca.
           Interdisciplinologia: a Somatologia; a Dentística; a Radiologia Odontológica; a Odontopediatria; a Endodontia; a Periodontia; a Ortopedia Funcional dos Maxilares; a Implantodontia; a Reabilitação Oral; a Traumatologia; a Odontogeriatria; a Fonoaudiologia; a Prevenciologia; a Profilaxiologia; a Terapeuticologia; a Esteticologia; a Intrafisicologia; a Energossomatologia; a Cosmoeticologia; a Homeostaticologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin cuidadosa; a conscin sadia; a conscin motivada; a dupla cuidador-paciente. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5
             Masculinologia: o agente de saúde consciencial; o agente de saúde bucal; o profissional de saúde; o cirurgião-dentista; o odontólogo; o higienista; o técnico de higiene dental (THD); o odontopediatra; o periodontista; o ortodontista; o implantodontista; o protesista; o estomatologista; o cirurgião bucomaxilofacial; o radiologista odontológico; o agente comunitário de saúde; o acoplamentista; o proexista; o proexólogo; o comunicólogo; o pesquisador; o verbetólogo; o verbetógrafo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o parapercepciologista; o reeducador; o conviviólogo; o autodecisor; o duplista; o duplólogo; o exemplarista; o voluntário; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico.
             Femininologia: a agente de saúde consciencial; a agente de saúde bucal; a profissional de saúde; a cirurgiã-dentista; a odontóloga; a higienista; a técnica de higiene dental (THD); a odontopediatra; a periodontista; a ortodontista; a implantodontista; a protesista; a estomatologista; a cirurgiã bucomaxilofacial; a radiologista odontológica; a agente comunitária de saúde; a acoplamentista; a proexista; a proexóloga; a comunicóloga; a pesquisadora; a verbetóloga; a verbetógrafa; a reciclante existencial; a inversora existencial; a parapercepciologista; a reeducadora; a convivióloga; a autodecisora; a duplista; a duplóloga; a exemplarista; a voluntária; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica.
             Hominologia: o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens prophylacticus; o Homo sapiens sensatus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens interlocutor; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens reeducator.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: saúde bucal básica = a ausência de patologias orais com eventual sintomatologia dolorosa; saúde bucal avançada = a condição de equilíbrio harmonioso dos tecidos e estruturas orais com homeostase holossomática.
             Culturologia: a cultura da somaticidade; a cultura da saúde; a cultura da higiene bucal; a cultura da Prevenciologia; a cultura do bem-estar; a cultura da prevenção da cárie dentária; os padrões culturais de beleza do sorriso.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a saúde bucal, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Binômio saúde-segurança: Profilaxiologia; Homeostático.
             02. Biofilia: Intrafisicologia; Neutro.
             03. Boca: Somatologia; Neutro.
             04. Checkup somático: Profilaxiologia; Homeostático.
             05. Dente: Somatologia; Neutro.
             06. Inteligência longeva: Somatologia; Neutro.
             07. Inteligência preventiva: Proexologia; Homeostático.
             08. Leviandade somática: Antiproexologia; Nosográfico.
             09. Língua: Somatologia; Neutro.
             10. Medicina Integrativa Holossomática: Terapeuticologia; Homeostático.
             11. Odontoeducação: Parapedagogiologia; Homeostático.
             12. Pé-de-meia somático: Somatologia; Homeostático.
             13. Resiliência somática: Somatologia; Homeostático.
             14. Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático. 6                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            15. Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
   A SAÚDE BUCAL É CONDIÇÃO HOMEOSTÁTICA ALCANÇADA E MANTIDA PELA CONSCIN REQUERENDO AUTORRESPONSABILIDADE E AUTORREEDUCAÇÃO EM HIGIENE,
  NEO-HÁBITOS ALIMENTARES E CHECKUPS PERIÓDICOS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece a importância do autocuidado na saúde bucal? Compreende a relevância do ciclo saúde-doença para a consecução da programação existencial?
            Bibliografia Específica:
            1. Baldani, Mário; & Figueiredo, Denisar Lopes; Biocibernética Bucal: Conceitos Topológicos; 279 p.; 18 caps.; 33 esquemas; 22 ilus.; Editora Ciberata Ltda; São Paulo, SP; 1972; páginas 20 a 25, 27 a 30, 34; 35 e 61 a 62.
            2. Ferreira, Maria; Roncalli, Angelo; & Lima, Kênio; Orgs.; Saúde Bucal Coletiva: Conhecer para Atuar; 300 p.; 19 caps.; 11 enus.; 77 ilus.; 11 tabs.; 10 notas; 761 refs.; 26 x 18 cm; br.; Editora da UFRN; Natal, RN; 2004; páginas 29 a 31, 103, 104, 119, 120, 137, 138 e 149.
            3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.552 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; 1 microbiografia; glos.; 650 termos; 19 websites; alf. 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 552.
            4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de revisores do Holociclo; 1584p; 24 sessões; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29x21x7cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; página 897.
            5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 482 e 1.160.
            Webgrafia Específica:
            1. Oliveira, Fabiana Teixeira da Silva; O Impacto do Eduntulismo na Qualidade de Vida do Idoso; Trabalho de Conclusão de Curso; 26 p. 3 enus.; 17 ref.; Campos Gerais, MG; 2013; disponível em: <https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4125.pdf>; acesso em:10.12.19; 17h55.
                                                                                                                    A. T. R.