Instrumento Pró-Saúde

O instrumento pró-saúde é o mecanismo, equipamento, equipagem, apetrecho, engenho, dispositivo, aparelho, utensílio, ferramenta, seja material, mecânico, elétrico, eletrônico, somatométrico ou qualquer produto científico, artificial, tecnológico, industrial, útil, eficaz, prático e adequado capaz de defender a homeostase dos órgãos e o equilíbrio dos sistemas do corpo humano da mulher – o ginossoma –, ou do homem – o androssoma.

Quais instrumentos, você, leitor ou leitora, emprega na manutenção da própria saúde? Você tem paciência no manuseio dos instrumentos pró-saúde e perante a obsolescência das máquinas?

      INSTRUMENTO PRÓ-SAÚDE
                                       (SOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O instrumento pró-saúde é o mecanismo, equipamento, equipagem, apetrecho, engenho, dispositivo, aparelho, utensílio, ferramenta, seja material, mecânico, elétrico, eletrônico, somatométrico ou qualquer produto científico, artificial, tecnológico, industrial, útil, eficaz, prático e adequado capaz de defender a homeostase dos órgãos e o equilíbrio dos sistemas do corpo humano da mulher – o ginossoma –, ou do homem – o androssoma.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo instrumento deriva do idioma Latim, instrumentum, “mobília; móveis; instrumento; utensílio; equipagem; trem; bagagem; ornamento; recurso; meio”. Surgiu no Século XI. O prefixo pró provém do mesmo idioma Latim, pro, “diante de; adiante; antes de; a favor de; em prol de”. O vocábulo saúde procede também do idioma Latim, salus, “salvação; conservação (da vida); afastamento do perigo; vida”. Apareceu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Equipamento de saúde. 2. Aparelho de saúde.
         Neologia. As duas expressões compostas instrumento pró-saúde antigo e instrumento pró-saúde moderno são neologismos técnicos da Somatologia.
         Antonimologia: 1. Parainstrumento mentalsomático. 2. Instrumento paratecnológico.
         Estrangeirismologia: o checkup clínico periódico; o checkup odontológico periódico; o user’s manual; a evitação do workaholism; o burnout; o self stop.
         Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto às percepções proprioceptivas.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da somaticidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
         Fatologia: o instrumento pró-saúde; os instrumentos intrafísicos; os instrumentos acessórios exteriores ao soma; os instrumentos extracerebrais adequados; os equipamentos psicofisiológicos simples e complexos; a adequação homem-objeto; a melhoria da vida humana por meio do autocalculismo cosmoético; os recursos da Moderna Medicina; a instrumentalidade da Tecnologia Médica; os indicadores antropométricos; os dispositivos técnicos; os artefatos; as manufaturas; os aparatos; o esfigmomanômetro; o abdominoscópio; a acantóbolo; o actinógrafo; o acustímetro; o adaptômetro; o algesímetro; o algômetro; o anestesímetro; o bafômetro; o dinamoscópio; o endoscópio; o estomatoscópio; o faringoscópio; o laparoscópio; o oftalmoscópio; o otoscópio; o rinoscópio; o tonômetro; o perfurador de cinto; a instrumentalidade da conscin; o instrumental; a instrumentária; a relevância das instruções de uso das máquinas; o ferramental da pessoa; o autopesador ou balança de banheiro; o ambiente técnico; a prioridade racional da funcionalidade técnica; a Arquitetura do sistema domótico; a necessidade da atenção constante na utilização dos instrumentos modernos do capitalismo selvagem; o desconfiômetro; o mancômetro; o semancômetro; o olhômetro; o descarte explícito dos instrumentos disfuncionais.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o emprego do arco voltaico craniochacral; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo fisiológico corpo-máquina–máquina funcional.
         Principiologia: o princípio do detalhismo.
          Tecnologia: a técnica dos eletrodomésticos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Somatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Engenheiros.
          Efeitologia: os efeitos colaterais dos instrumentos, aparelhos e máquinas.
          Ciclologia: o ciclo de utilização das máquinas.
          Enumerologia: o esfigmomanômetro; o pulsímetro; o glicosímetro; o glicosômetro; o plicômetro; o adipômetro; o respirômetro.
          Interaciologia: a interação usuário-máquina.
          Crescendologia: o crescendo Fisiologia Humana–funcionalidade tecnológica.
          Antagonismologia: o antagonismo Fisiologia Humana / Estética fisiológica; o antagonismo Tecnologia Avançada / Estética antifuncional.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: as leis da Robótica.
          Filiologia: a tecnofilia; a cienciofilia.
          Holotecologia: a somatoteca; a tecnoteca.
          Interdisciplinologia: a Somatologia; a Somatometria; a Ergonomia; a Intrafisicologia; a Instrumentologia; a Profilaxia; a Homeostaticologia; a Harmoniologia; a Domótica; a Fisiologia Humana.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens instrumentalis; o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens intrassomaticus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens homeostaticus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: instrumento pró-saúde antigo = o cronômetro; instrumento pró-saúde moderno = a esteira ergométrica.
          Culturologia: a cultura da Somatologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Somatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 instrumentos, dispositivos, aparelhos ou máquinas da Moderna Tecnologia, destinados a sustentar a homeostase dos órgãos e sistemas do corpo humano da conscin, homem ou mulher, quando lúcida, abonada e motivada:
          01. Aquecedor do ambiente.
          02. Balança pessoal: checagem do peso corporal.
          03. Chuveiro: a Higiene Pessoal.
          04. Colchão: o repouso somático.
          05. Condicionador de ar: as limpezas periódicas.
          06. Cronômetro: o controle do tempo das atividades.
          07. Desumidificador do ambiente.
          08. Esteira ergométrica: os exercícios físicos indispensáveis.
          09. Exaustor ambiental: a eliminação do ar viciado.
          10. Geladeira: a conservação dos alimentos.
          11. Termômetro: interno ou doméstico, e externo, fora da residência.
          12. Vaso sanitário: o aparelho de uso diário.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o instrumento pró-saúde, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Automóvel: Intrafisicologia; Neutro.
          02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          03. Biofilia: Intrafisicologia; Neutro.
          04. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
          05. Instrumento de poder: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          06. Objeto ajustado: Intrafisicologia; Neutro.
          07. Residência proexogênica: Intrafisicologia; Homeostático.
          08. Soma: Somatologia; Neutro.
          09. Usabilidade: Experimentologia; Neutro.
          10. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
   OS INSTRUMENTOS EM PROL DA SAÚDE NA VIDA MODERNA SÃO EXTREMAMENTE VALIOSOS PARA A MANUTENÇÃO DO CORPO HUMANO, NO ENTANTO EXIGEM
 CONSTANTE ATENÇÃO QUANTO À EFICÁCIA FUNCIONAL.
          Questionologia. Quais instrumentos, você, leitor ou leitora, emprega na manutenção da própria saúde? Você tem paciência no manuseio dos instrumentos pró-saúde e perante a obsolescência das máquinas?