Perda de Peso Corporal

A perda de peso corporal é o fato de a pessoa diminuir o volume do próprio soma por alguma causa fisiológica ou patológica, conhecida ou ignorada.

Você, leitor ou leitora, se pesa com frequência? Você sofre do efeito sanfona quanto ao peso corporal?

      PERDA        DE     PESO CORPORAL
                                       (SOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A perda de peso corporal é o fato de a pessoa diminuir o volume do próprio soma por alguma causa fisiológica ou patológica, conhecida ou ignorada.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo perda deriva do idioma Latim Vulgar, perdita, feminino de perditus, e este particípio passado de perdere, “perder; causar a perda de; arruinar; destruir; transtornar; dissipar; estragar; corromper; perverter”. Apareceu no Século XIII. O termo peso vem do idioma Latim, pensum, “certo peso de lã para fiar; tarefa de alguma fiandeira”, e este de pendere, “pesar”. Surgiu no mesmo Século XIII. A palavra corpo procede do idioma Latim Imperial, corporalis, “relativo ao corpo; corporal”. Apareceu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Perda de peso somático. 2. Diminuição do peso corporal. 3. Anorexia.
          Neologia. As duas expressões compostas perda de peso corporal sadia e perda de peso corporal doentia são neologismos técnicos da Somatologia.
          Antonimologia: 1. Aumento do peso corporal. 2. Ganho de peso somático. 3. Bulimia.
          Estrangeirismologia: o checkup clínico, pessoal, periódico.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da somaticidade pessoal.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da somaticidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a perda de peso corporal; as sutilezas do peso corporal; as disposições físicas e mentais pessoais; a prontidão psicofísica; a autoprestabilidade; a vida sedentária ou na inatividade; a estatura pessoal; o controle do peso corporal; a manutenção do peso corporal ideal; a força física e o peso corporal; a balança pessoal e a checagem periódica do peso corporal; o aumento do peso corporal em função da alimentação fora de casa; o deslocamento do peso físico – peso-pluma ou peso-pesado – do soma pessoal, daqui para ali, a todo momento; o índice de massa corporal (IMC); a restrição calórica; o emagrecimento saudável; a faixa salutar para a perda de peso corporal; o recurso radical da controvertida cirurgia bariátrica; o fato do esforço de manter-se magro ser maior se comparado ao esforço de emagrecer; o emagrecimento durante o treino aeróbico intenso; a diminuição de massa muscular no envelhecimento; o emagrecimento doentio; a perda de peso devido a doenças; a anorexia nervosa; o sintoma para diagnóstico de desequilíbrio orgânico.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a liberação da autoparapsicosfera.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo saúde física–saúde mental.
          Principiologia: o princípio mens sana in corpore sano.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica do detalhismo aplicada ao próprio corpo humano.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da vigília física vígil; o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Nutricionistas.
          Efeitologia: os efeitos na saúde física do perímetro da cintura; os malefícios do efeito sanfona ou efeito ioiô; os efeitos da reciclagem comportamental na perda e manutenção do peso corporal.
          Ciclologia: o ciclo metabólico do corpo humano.
          Binomiologia: o binômio hábitos pessoais sadios–rotinas pessoais úteis; o binômio peso-medidas.
          Interaciologia: a interação Gastrossoma-Mentalsoma; a interação autossobrevida–peso corporal; a interação ansiedade-obesidade.
          Trinomiologia: o trinômio do crescendo banheiro-balança-restaurante; o trinômio dieta equilibrada–exercícios físicos–emagrecimento sadio; o trinômio patológico excesso de peso corporal–sedentarismo–riscos à saúde.
          Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio órgãos–músculos–ossos–fluidos corporais–tecido adiposo.
          Antagonismologia: o antagonismo vida sedentária / exercícios físicos; o antagonismo perda intencional de peso / perda não-intencional de peso; o antagonismo diminuir a adiposidade / perder massa muscular.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a democracia. As políticas públicas de combate à obesidade.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada à manutenção do soma; as leis da Fisiologia Humana.
          Filiologia: a somatofilia; a raciocinofilia; a cognofilia; a intelectofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia; a biofilia.
          Holotecologia: a somatoteca; a conflitoteca; a problematicoteca; a vigorexioteca; a bulimioteca; a antissomatoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Somatologia; a Perdologia; a Intrafisicologia; a Gastrossomatologia; a Higienologia; a Autoprofilaxia; a Fisiologia Humana; a Nutrologia; a Determinologia; a Energossomatologia; a Autodiscernimentologia; a Conscienciocentrologia; a Criteriologia; a Coerenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o sensitivo ectoplasta.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a sensitiva ectoplasta.
          Hominologia: o Homo sapiens autopensator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens intrassomaticus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens macrossomabilis; o Homo sapiens anorecticus; o Homo sapiens bulimicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: perda de peso corporal sadia = a diminuição do volume e do peso do próprio corpo humano objetivando a manutenção da saúde física e mental; perda de peso corporal doentia = a diminuição do volume e do peso do próprio corpo humano por alguma causa patológica.
          Culturologia: a cultura da Somatologia; a beleza corporal idealizada na cultura do Photoshop.
          Caracterologia. Sob a ótica da Somatologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 13 categorias ou modalidades das perdas de peso do corpo humano, ginossoma ou androssoma, óbvias ou sutis, fisiológicas ou patológicas, dignas de observação:
          01. Exoneração intestinal.
          02. Diurese.
          03. Eructação: a saída de gases por cima.
          04. Flatulência: a saída de gases por baixo.
          05. Transpiração: por exercícios físicos.
          06. Perspiração inconsciente.
          07. Lacrimejamento.
          08. Espirros.
          09. Bocejos: parestesias.
          10. Menstruação.
          11. Ejaculação: esperma.
          12. Higiene: corte de cabelos; corte de unhas; banhos.
          13. Exteriorização energética: ou ectoplásmica; balonamento; desassim; arco voltaico craniochacral.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a perda de peso corporal, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Animal humano: Intrafisicologia; Nosográfico.
          02. Antissomática: Somatologia; Nosográfico.
          03. Arbitrariedade somática: Somatologia; Neutro.
          04. Autopesagem: Somatologia; Homeostático.
          05. Biofilia: Intrafisicologia; Neutro.
          06. Biofilia monopolizadora: Intrafisicologia; Nosográfico.
        07. Conscin frutariana: Intrafisicologia; Homeostático.
        08. Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
        09. Instrumento pró-saúde: Somatologia; Homeostático.
        10. Macrossomatologia: Somatologia; Homeostático.
        11. Megapeso: Passadologia; Nosográfico.
        12. Objeto ajustado: Intrafisicologia; Neutro.
        13. Recepção somática: Somatologia; Neutro.
        14. Soma: Somatologia; Neutro.
        15. Técnica da sesta: Somatologia; Homeostático.
   A MANUTENÇÃO DO PESO CORPORAL É FUNDAMENTAL À SAÚDE DO CORPO. IMPORTA OBSERVAR SEMPRE
  NOS NÚMEROS DO AUTOPESADOR DO BANHEIRO A FIM DE EVITAR A PERDA OU GANHO DE PESO PATOLÓGICO.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, se pesa com frequência? Você sofre do efeito sanfona quanto ao peso corporal?