Atividade Física Evolutiva

A atividade física evolutiva é o ato, ou ação de a conscin, homem ou mulher, realizar exercícios psicomotores com o objetivo de promover e dar manutenção à saúde holossomática, dinamizadora dos desempenhos proexológicos.

Você, leitor ou leitora, mantém atividade física moderada e contínua com disciplina? Está cônscio(a) da necessidade de praticar exercícios físicos regularmente, de duas a 3 vezes por semana, por toda a vida intrafísica?

      ATIVIDADE FÍSICA EVOLUTIVA
                                       (SOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A atividade física evolutiva é o ato, ou ação de a conscin, homem ou mulher, realizar exercícios psicomotores com o objetivo de promover e dar manutenção à saúde holossomática, dinamizadora dos desempenhos proexológicos.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo atividade vem do idioma Latim, activitas, “atividade; significação ativa”, derivado de activus, “ativo”. Surgiu no Século XVII. O termo físico deriva também do idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. A palavra evolutiva procede do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Atividade motora evolutiva. 2. Exercício físico evolutivo. 3. Ginástica física evolutiva. 4. Prática somática evolutiva.
          Neologia. As 3 expressões compostas atividade física evolutiva, atividade física evolutiva básica e atividade física evolutiva avançada são neologismos técnicos da Somatologia.
          Antonimologia: 1. Inércia física. 2. Esporte com uso de dopping. 3. Esporte radical. 4. Letardo físico. 5. Luta esportiva. 6. Ócio físico. 7. Sedentarismo.
          Estrangeirismologia: o dopping prejudicando a saúde somática; a atividade física aumentando a qualite de vie; o dolce far niente antievolutivo; o interval training recompondo o soma; o car to bike; as selfperformances evolutivas; o deficit psicofísico; o checkup periódico; a mens sana in corpore sano.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto ao emprego evolutivo fisiológico humano.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ação: energia mobilizada. Atividade física harmoniza. Atividade física rejuvenesce. Atividade física revigora.
          Proverbiologia: o segredo da longevidade é comer pela metade, caminhar o dobro e rir o triplo.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Atividade. Devemos fazer o que gostamos, porém cumprindo as próprias obrigações, até conjugar o trinômio automotivação-trabalho-lazer em atividade única, inteiriça, entrosada, produtiva e contínua”.
          2. “Exercício. Caminhar na esteira aeróbica, dentro de casa, é exercício somático pontual e sintético. Caminhar ao ar livre, no campo, é exercício somático espalhado e analítico. Ambos os exercícios quebram o sedentarismo patológico das pessoas, homens e mulheres”. “Não perca de vista a qualidade e a extensão de seus exercícios físicos, até mesmo na esteira aeróbica, pois os mesmos não devem constituir estressamentos”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da saúde física; o holopensene do autodomínio holossomático; o holopensene pessoal da psicomotricidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a atividade física evolutiva; a reeducação a favor da prática de atividade física moderada; a superação da vida sedentária; o preço alto a ser pago por desconsiderar as necessidades fisiológicas da atividade física somática; o vício em adrenalina; as lutas esportivas chancelando o retrocesso e a estagnação evolutiva consciencial; o rendimento físico máximo a todo custo; o vício em endorfina; a dessoma prematura dos praticantes de esportes radicais; a tares promovendo a transição evolutiva entre a prática de esportes competitivos para a prática da atividade física moderada; o programa de exercícios físicos equilibrados prescrito pelo profissional de educação física; a base teática da saúde somática; a prática de atividades físicas moderadas e contínuas; o senso de responsabilidade nos cuidados com a saúde somática e consciencial por intermédio dos exercícios físicos; a saúde física em todas as idades; a escolha da atividade física otimizadora da homeostase e vitalidade somática; a priorização do bem-estar pessoal; a saúde somática enquanto requisito prioritário para o cumprimento da proéxis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a soltura energossomática; a soltura energética qualificada; a prática diária da tenepes; o auto e heterassédios provocados pela obsessão e compulsão pelas práticas de atividades físicas; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as atividades físicas como meio de desassim; a harmonização das energias conscienciais (ECs).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorresponsabilidade somática–autorresponsabilidade proexológica; o sinergismo atividades aeróbicas moderadas–estado vibracional potencializando o mentalsoma e a holomemória; o sinergismo reeducação alimentar–prática de atividade física moderada; o sinergismo inteligência evolutiva (IE)–inteligência somática; o sinergismo disciplina-resultados; o sinergismo da atividade holossomática; o sinergismo saúde física–saúde mental.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da autorresponsabilidade somática inabdicável; o princípio cósmico de o menos doente assistir ao mais doente; os princípios da saúde holossomática; o princípio de exemplarismo pessoal (PEP) e grupal; o princípio da utilidade somática; o princípio da longevidade humana útil; o princípio da qualidade de vida; o princípio fundamental da acuidade nas priorizações.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) abrangendo o aproveitamento evolutivo máximo do tempo intrafísico e a autorresponsabilidade somática; o código pessoal da priorização evolutiva; o código de Ética do profissional de Educação Física.
          Teoriologia: a teoria dos radicais livres (oxidação celular); a teoria do macrossoma relacionado à saúde holossomática e à autoproéxis; a teoria da inteligência somatológica; a teoria da evolução consciencial por meio de corpos consecutivos.
          Tecnologia: a técnica de monitorar a frequência cardíaca nos exercícios físicos aeróbicos mantendo índice entre 60% a 75% da frequência cardíaca máxima (FCM); a técnica de viver evolutivamente usando com inteligência o próprio soma; as técnicas dos exercícios físicos mantenedores da saúde; a técnica da soltura energossomática; as técnicas da autorganização pessoal priorizando a prática de atividades físicas contínuas e moderadas durante toda a vida intrafísica; o uso da tecnologia dos aplicativos em prol da mensuração do volume e da intensidade da atividade física de maneira sadia e duradoura.
          Voluntariologia: o exemplarismo do voluntário da Conscienciologia enquanto praticante de atividades físicas moderadas e contínuas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Somatologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana na manutenção do corpo físico ativo e saudável; o laboratório conscienciológico do autovivenciograma.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Somatologistas; o Colégio Invisível dos Educadores; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Holossomatologia.
          Efeitologia: os efeitos das atividades aeróbicas otimizando a produtividade intelectual; os efeitos gratificantes da saúde física sobre a vida intrafísica; os efeitos dos benefícios da atividade física contribuindo para a saúde consciencial; os efeitos sociais negativos dos esportes modernos; os efeitos perigosos da liberação da adrenalina com os esportes radicais; os efeitos fisiológicos e parafisiológicos dos exercícios físicos.
          Neossinapsologia: as neossinapses vitalizadas pela atividade física saudável; as neossinapses geradas a partir dos novos hábitos sadios; as neossinapses necessárias à autoconscientização holossomática; a reeducação e reestruturação holopensênicas desconectando sinapses de predominância psicomotora, oriundas da paragenética; o abandono dos esportes de competição promovendo neossinapses e mudanças de paradigma na área de educação física.
          Ciclologia: o ciclo dos checkups periódicos; o ciclo hábitos obsoletos–neo-hábitos evolutivos; o ciclo vida intrafísica–vida extrafísica; o ciclo de treinos diversificados no ciclo de verões e invernos ininterruptos no ciclo etário humano.
          Enumerologia: a atividade física beneficiando a saúde somática; a atividade física beneficiando a saúde cerebral; a atividade física beneficiando a saúde energossomática; a atividade física beneficiando a saúde psicossomática; a atividade física beneficiando a saúde mentalsomática; a atividade física beneficiando a saúde holossomática; a atividade física beneficiando a saúde consciencial.
          Binomiologia: o binômio alimentação saudável–saúde; o binômio admiração-discordância; o binômio controle muscular–controle de gordura; o binômio ingestão calórica–gasto energético; o binômio esportes saudáveis–esportes radicais; o binômio sedentarismo–atividade física; o binômio sedentarismo–atrofia muscular; o binômio equilíbrio somático–homeostase holossomática; o binômio patológico obesidade-doença; o binômio manutenção da saúde pessoal–vida longeva.
          Interaciologia: a interação consciência-soma; a interação da atividade física otimizada; a interação automotivação–melhor rendimento evolutivo; a interação exercícios físicos–exercícios intelectuais; a interação autoconsciência corporal do assistente–ampliação da consciência corporal do assistido; a interação dos exercícios aeróbicos–resistência muscular–alongamentos proprioceptivos inseridos no programa de ações somáticas diárias; a interação reeducação alimentar–perda de peso corporal; a interação bioquímica–alimentação–exercícios físicos–estado vibracional–emoções harmônicas–autorreflexão–homeostase holossomática.
          Crescendologia: o crescendo Fisiologia Humana–Parafisiologia; o crescendo sensibilização-conscientização-prática quanto às atividades físicas moderadas; o crescendo da autonomia na saúde física a partir da inteligência evolutiva; o crescendo soma atrofiado–soma vitalizado.
          Trinomiologia: o trinômio Fisiologia Somática–Fisiologia do Exercício–performance fisiológica; o trinômio alimentação equilibrada–exercícios físicos–sono reparador; o trinômio nosográfico sedentarismo–patopensenidade–doenças osteomusculares; o trinômio vontade-prudência-constância; o trinômio motivação–atividade física–saúde holossomática.
          Polinomiologia: o polinômio homeostático soma saudável–energossoma doador–psicossoma equilibrado–mentalsoma produtivo; o polinômio dieta equilibrada–exercícios físicos moderados–sono reparador–EV profilático–ortopensenização; o polinômio massa muscular–peso de gordura–peso ósseo–peso ideal; o polinômio atividades aeróbicas–flexibilidade–equilíbrio–resistência–força muscular; o polinômio movimento-destreza-agilidade-velocidade; o polinômio atividade física–bem-estar–qualidade de vida–homeostase holossomática.
          Antagonismologia: o antagonismo sucesso homeostático / sucesso econômico; o antagonismo alimentação saudável / suplemento alimentar; o antagonismo dopping / saúde; o antagonismo esporte salutar / esporte competitivo; o antagonismo comer de menos / exercitar-se demais; o antagonismo atividade física moderada / esportes radicais; o antagonismo hipertrofia muscular / hipotonia muscular; o antagonismo uso consciente do soma / abuso inconsequente do soma; o antagonismo depressão / vigor físico; o antagonismo massa magra / massa gorda.
          Paradoxologia: o paradoxo de o excesso de atividade física poder não promover a vitalidade somática; o paradoxo consciência eterna–soma transitório.
          Politicologia: as injustas políticas de saúde; as políticas públicas favorecedoras da atividade física saudável; a conscienciocracia; a lucidocracia; a assistenciocracia; a proexocracia.
           Legislogia: as leis da Fisiologia Humana; a lei do maior esforço aplicada à saúde somática; a lei de causa e efeito; a lei de ação e reação; a lei da sobrevivência humana.
           Filiologia: a neofilia; a somatofilia; a conscienciofilia; a teaticofilia; a cienciofilia; a priorofilia; a adrenalinofilia; a toxicofilia.
           Fobiologia: a neofobia; a somatofobia; a conscienciofobia; a teaticofobia; a cienciofobia; a priorofobia; a toxicofobia; a hidrofobia.
           Sindromologia: a síndrome da hiperatividade; a síndrome do overtraining; a síndrome do piriforme; a síndrome do manguito rotador; a síndrome do déficit de atenção; a síndrome do túnel do carpo; a síndrome da debilidade psicomotora; a síndrome da saturação esportiva; a síndrome da fadiga crônica (SFC).
           Maniologia: a mania de participar de competições ao modo de vício; a riscomania; a mania da prática esportiva irregular apenas em finais de semana podendo comprometer a saúde, aumentando o risco de lesões.
           Mitologia: o mito de a gordura se transformar em músculos; o mito de o peso corporal ter relação com a estatura; o mito do corpo perfeito; o mito da saúde sem atividade física.
           Holotecologia: a somatoteca; a higienoteca; a anatomoteca; a nutroteca; a convivioteca; a fisiologoteca; a metodoteca; a tecnoteca; a experimentoteca; a energoteca; a consciencioteca.
           Interdisciplinologia: a Somatologia; a Higienologia; a Intrafisicologia a Fisiologia Humana; a Cinesiologia Humana; a Biologia; a Autodeterminologia; a Autopriorologia; a Anatomia; a Nutrologia; a Prevenciologia; a Cuidadologia; a Pensenologia; a Evoluciologia; a Parafisiologia; a Harmoniologia; a Homeostaticologia; a Holossomatologia; a Educação Física.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin disciplinada; a conscin regrada; a conscin esportista; a conscin praticante de exercícios moderados; a conscin maratonista; a conscin compulsiva; a conscin vigoréxica; a conscin riscomaníaca; a conscin sedentária; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
           Masculinologia: o atleta; o sedentário; o personal trainer; o macrossômata; o conviviólogo; o exemplarista; o reeducador; o tenepessista; o pesquisador; o voluntário; o amparador intrafísico; o homem de ação; o verbetólogo; o intermissivista; o autodecisor; o longevo.
           Femininologia: a atleta; a sedentária; a personal trainer; a macrossômata; a convivióloga; a exemplarista; a reeducadora; a tenepessista; a pesquisadora; a voluntária; a amparadora intrafísica; a mulher de ação; a verbetóloga; a intermissivista; a autodecisora; a longeva.
           Hominologia: o Homo sapiens intraphysicologus; o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens longevitalis; o Homo sapiens sportivus; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens prophylacticus; o Homo sapiens riscomaniacus.


                                          V. Argumentologia

           Exemplologia: atividade física evolutiva básica = os exercícios corporais realizados pela conscin promovendo a saúde somática; atividade física evolutiva avançada = os exercícios corporais realizados pela conscin promovendo a saúde psicossomática, visando à fluidez mentalsomática.
           Culturologia: a cultura da atividade física; a cultura da indústria farmacêutica; a cultura da indústria da doença; a cultura da saúde física; a cultura do bem-estar; a cultura moderna da prática desportiva não necessariamente promovendo a saúde somática; a cultura da Somatologia; a cultura da beleza idealizada pela mídia; a cultura do corpo perfeito; a cultura da vitalidade consciencial.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a atividade física evolutiva indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autorresponsabilidade somática: Autocompletismologia; Neutro.
           02. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
           03. Caminhada: Somatologia; Homeostático.
           04. Cotejo esporte–atividade física: Somatologia; Neutro.
           05. Educação psicomotora: Somatologia; Neutro.
           06. Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
           07. Exercício fisioterapêutico: Somatologia; Neutro.
           08. Ginástica laboral: Somatologia; Neutro.
           09. Hábito evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
           10. Inteligência longeva: Somatologia; Neutro.
           11. Perda de peso corporal: Somatologia; Neutro.
           12. Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
           13. Soma: Somatologia; Neutro.
           14. Superdotação somática: Somatologia; Homeostático.
           15. Vitalidade somática: Homeostaticologia; Homeostático. A ATIVIDADE FÍSICA EVOLUTIVA MODERADA E CONTÍNUA
  É INDISPENSÁVEL PARA A CONQUISTA E MANUTENÇÃO
  DA SAÚDE SOMÁTICA, CONDIÇÃO NECESSÁRIA À AQUISIÇÃO DA HOMEOSTASE HOLOSSOMÁTICA PRÓ-PROÉXIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém atividade física moderada e contínua com disciplina? Está cônscio(a) da necessidade de praticar exercícios físicos regularmente, de duas a 3 vezes por semana, por toda a vida intrafísica?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 144 e 676.
           2. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 69.
                                                                                                                          E. Z.