Descentração Psicomotora

A descentração psicomotora é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, analisar, avaliar e compreender as próprias manifestações somáticas, por meio do controle tônico-emocional, atribuindo novos significados à expressividade motora dentro do processo cumulativo e progressivo da evolução consciencial.

Você, leitor ou leitora, já desenvolveu a capacidade perceptiva e autocrítica das próprias ações psicomotoras? Tem identificado constância evolutiva na própria psicomotricidade diária?

      DESCENTRAÇÃO PSICOMOTORA
                                        (SOMATOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A descentração psicomotora é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, analisar, avaliar e compreender as próprias manifestações somáticas, por meio do controle tônico-emocional, atribuindo novos significados à expressividade motora dentro do processo cumulativo e progressivo da evolução consciencial.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O prefixo des procede do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; aumento; reforço; intensidade”. O termo centro vem do mesmo idioma Latim, centrum, “centro; ponta do compasso colocada no centro do círculo que descreve; centro do círculo; nó ou nodosidade na madeira ou mármore”, derivado do idioma Grego, kéntron, “aguilhão, ponto da lança; ponto central da circunferência; centro”. Apareceu no Século XV. O elemento de composição psico provém do idioma Grego, psykh, de psykhé, “alento; sopro de vida; alma”. O vocábulo motor deriva do idioma Latim, motorius, “que põe em movimento”, e de motor, “o que se move ou movimenta algo”, ambos provenientes de movere, “mover”. Surgiu no Século XVII. A palavra psicomotor apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Autocontrole das manifestações psicomotoras. 2. Criticidade psicomotora. 3. Ressignificação psicomotriz. 4. Psicomotricidade interassistencial.
          Neologia. As duas expressões compostas minidescentração psicomotora e maxidescentração psicomotora são neologismos técnicos da Somatologia.
          Antonimologia: 1. Acriticidade da ação psicomotora. 2. Psicomotricidade centrada no rendimento esportivo. 3. Ação psicomotora instintiva. 4. Destreza psicomotora competitiva.
          Estrangeirismologia: a change of focus; o know-how conviviológico; o savoir faire interassistencial.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto às manifestações psicomotoras interassistenciais.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Vida é movimento. Multipliquemos boas ações. Cuidemos da saúde. Cemitério é somatório.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da descentração psicomotora; os criticopensenes; a criticopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os somatopensenes; a somatopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a descentração psicomotora; a manifestação intrafísica focada no movimento crítico e criativo; a muleta psicofisiológica da prática de exercícios físicos para ficar cansado e sonolento; o radiotismo da transmissão do jogo de futebol; o gesto motor descentrado da emoção e da instintividade; o controle da emoção modulando o tônus muscular nas ações intrafísicas; a psicomotricidade sadia; a resolução de problemas por meio da ação motora; a hiperatividade eficaz; o atributo somático no taquipsiquismo; a destreza e perspicácia motora ressignificando e solucionando os conflitos interpessoais; a agilidade motora empregada de maneira cosmoética; a autopesquisa das habilidades motoras evoluídas empregadas na recuperação de cons; a psicomotricidade empregada nas ações interconscienciais avançadas; os jogos cooperativos; a capacidade de transcender as manifestações psicomotoras; o autocontrole das ações e emoções nas reconciliações; a atividade física na manutenção do soma para o compléxis; a educação da conscin recém-chegada da intermissão; o nível da percepção sensorial; a autodefesa; a força presencial; o dinamismo pessoal; a percepção e análise crítica dos estímulos sensoriais internos e externos; a modulação cosmoética das manifestações motoras nas relações interpessoais; o uso racional da integração das funções motoras e psíquicas; a maturidade consciencial no ato motor; o autocontrole evolutivo das manifestações motoras; a desculturação psicomotora; o desembrutecimento da ação psicomotora; a flexibilização da manifestação psicomotriz; a corporeidade consciente e racional na interação com o mundo.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático, antecedendo as manifestações intrafísicas; a sinalética energética pessoal percebida por meio das propriocepções somáticas; o arco voltaico, a tenepes, a assim e a desassim como instrumentos de desassédio da conscin na ressignificação da ação psicomotora evoluída; a clarividência; a clariaudiência; a descoincidência dos veículos de manifestação na projeção lúcida; a autoscopia intrafísica útil no diagnóstico para a manutenção da homeostase holossomática; a consciência do holossoma na projeção lúcida; os paraolhos; os paraouvidos; a parapercepção.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo estímulos somáticos enviados ao mentalsoma–estímulos mentaissomáticos enviados ao soma.
         Principiologia: o princípio da ação e reação; o princípio de causa e efeito.
         Codigologia: o código desportivo; o código pessoal de Cosmoética (CPC) na psicomotricidade interassistencial.
         Teoriologia: a teoria da descentração psicomotora; a teoria da manifestação intrafísica; a teoria da ação competitiva; a teoria da ação cooperativa; a teoria da Educação Física Crítico-Emancipatória; a teoria da Educação Física Crítico-Superadora.
         Tecnologia: a técnica da manifestação evolutiva por meio do soma.
         Voluntariologia: o voluntariado nas associações desportivas e clubes da Socin.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV).
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Intrafisicalidade; o Colégio Invisível da Somatologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia.
         Efeitologia: os efeitos a longo prazo da atividade física na conservação do soma; o efeito da descentração psicomotora na interconvivialidade; o efeito da psicomotricidade sobre a intelectualidade.
         Neossinapsologia: as neossinapses integradoras das ações somáticas evolutivas com o parapsiquismo.
         Ciclologia: o ciclo ensino-aprendizagem; o ciclo estímulo-percepção; o ciclo controle-volição; o ciclo conhecimento-experimento-discernimento; o ciclo habilidade-criticidade-assistencialidade; o ciclo diário respirar–comer–manifestar-se–dormir.
         Enumerologia: o esquema corporal; a percepção corporal; a imagem corporal; a consciência corporal; a expressão corporal; o equilíbrio corporal; o controle corporal.
         Binomiologia: o binômio corpo-movimento; o binômio mente sã–corpo são; o binômio consciência-soma; o binômio impulso-cerebelo; o binômio intelectualidade-psicomotricidade; o binômio força presencial–postura individual; o binômio capacidade perceptiva–sinalética energética pessoal.
         Interaciologia: a interação ambidestrismo–hemisférios cerebrais; a interação massa muscular–massa encefálica; a interação soma–racionalidade psicomotora.
         Crescendologia: o crescendo reflexos motores involuntários–megarreflexos.
         Trinomiologia: o trinômio reciclagem-reeducação-ressocialização; o trinômio afetividade-psicomotricidade-cognição; o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio psicomotricidade-pensenidade-taquipsiquismo; o trinômio percepção-reação-volição; o trinômio corporeidade-autopesquisa-autoconsciencialidade.
         Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio volição-intenção-decisão-determinação na eliminação das reações instintivas e imediatas da conscin.
          Antagonismologia: o antagonismo ato motor / ato mental; o antagonismo hiperatividade física / bradirritmia consciencial.
          Paradoxologia: o paradoxo do padrão de beleza física da modelo anoréxica.
          Politicologia: as políticas públicas de atividades físicas e de lazer; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a cognocracia; a democracia; a etocracia; a evoluciocracia; a proexocracia.
          Legislogia: as leis da intrafisicalidade; a lei natural do desenvolvimento psicomotor; a lei do maior esforço evolutivo no processo ideativo e criativo da psicomotricidade; a lei da interassistencialidade.
          Filiologia: a biofilia; a halterofilia; a conviviofilia; a neofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a xenofobia; a criticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da vigorexia; a síndrome da apriorismose; a síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: a ludomania; a idolomania; a nostomania.
          Mitologia: o mito do corpo perfeito; o mito de Narciso.
          Holotecologia: a somatoteca; a energoteca; a psicoteca; a proexoteca; a consciencioterapeuticoteca; a pensenoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Somatologia; a Educação Física; a Psicomotricidade; a Psicologia; a Evoluciologia; a Conviviologia; a Autopesquisologia; a Holossomatologia; a Intrafisicologia; a Experimentologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu desportista radical; a consréu vulgar; a conscin podálica; a conscin plantar; a consciência-guepardo; a conscin cerebelar; a personalidade psicomotriz; a conscin eletronótica; a conscin pré-serenona; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o atleta; o desportista; o fisiculturista; o psicomotricista; o atleta famoso assistencialista; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a atleta; a desportista; a fisiculturista; a psicomotricista; a atleta famosa assistencialista; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens podalis; o Homo sapiens competitor; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens ludopathicus; o Homo sapiens sportivus; o Homo sapiens recyclicus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minidescentração psicomotora = o controle tônico-emocional da conscin-criança no processo de alfabetização; maxidescentração psicomotora = o controle tônico-emocional da conscin adulta no autorrelaxamento progressivo pré-projeção lúcida.
          Culturologia: a cultura do esporte; a cultura “do importante é competir”; a cultura da violência; a cultura da antievolução; a cultura da interassistencialidade.
          Taxologia. Sob a ótica da Parapercepciologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 5 capacidades perceptivas e respectivos aspectos psicomotores, úteis na compreensão e diferenciação entre percepção somática e parapercepção:
          1. Discriminação cinestésica: a propriocepção; a exterocepção; a viscerocepção; a relação soma e objeto; a interrelação somática.
          2. Discriminação gustativa: a percepção de sabores; a memória gustativa.
          3. Organização espacial e percepção visual: a acuidade visual; a memória visual; a diferença entre figura e fundo; a coordenação viso-motora; a coerência perceptiva viso-motora.
          4. Organização temporal e percepção auditiva: a acuidade auditiva; a memória de sons; a coordenação auditivo-motora; a coerência perceptiva auditivo-motora.
          5. Percepção tátil: a percepção de texturas; a percepção de temperaturas; a percepção das formas e tamanhos; a coerência perceptiva tátil.
          Caracterologia. Sob a ótica da Somatologia, eis 11 transtornos neuromusculares perturbadores da descentração psicomotora, apresentados em ordem alfabética:
          01. Apraxia.
          02. Ataxia.
          03. Atraso motor.
          04. Debilidade motora.
          05. Desarmonia do tônus muscular.
          06. Dispraxia.
          07. Hiperatividade motora.
          08. Instabilidade motora.
          09. Transtorno da lateralidade.
          10. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
          11. Transtorno do esquema corporal.
          Terapeuticologia: a educação psicomotora preventiva; a Psicopedagogia; a Consciencioterapia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a descentração psicomotora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Adaptabilidade: Adaptaciologia; Neutro.
          03. Antianatomia humana: Paranatomia; Nosográfico.
          04. Antifisiologia humana: Parafisiologia; Nosográfico.
          05. Autoidentificação somática: Autossomatologia; Homeostático.
          06. Consciência podálica: Evoluciologia; Nosográfico.
          07. Crescendo evolutivo: Crescendologia; Homeostático.
          08. Descentração cognitiva: Conviviologia; Neutro.
             09.  Irreflexão pré-verbal: Parapatologia; Nosográfico.
             10.  Lateropensene: Lateropensenologia; Neutro.
             11.  Mão: Manossomatologia; Neutro.
             12.  Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
    A DESCENTRAÇÃO PSICOMOTORA É A AUTODETERMINAÇÃO DA CONSCIN LÚCIDA, HOMEM OU MULHER, SOBRE A PRÓPRIA PSICOMOTRICIDADE, ATRAVÉS DO AUTOCONTROLE EVOLUTIVO DAS AÇÕES E EMOÇÕES.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já desenvolveu a capacidade perceptiva e autocrítica das próprias ações psicomotoras? Tem identificado constância evolutiva na própria psicomotricidade diária?
             Bibliografia Específica:
             1. Arnaiz, Sánches; Martinez, Marata Rabadán; & Peñalver, Iolanda Vives; A Psicomotricidade na Educação Infantil: Uma Prática Preventiva e Educativa (La Psicomotricidad en la Escuela: Una Práctica Preventiva y Educativa); revisor Francisco Rosa Neto; trad. Inajara Haubert Rodrigues; 128 p.; 3 caps.; 5 abrevs.; 2 citações; 5 E-mails; 206 enus.; 10 fichários; 39 fotos; 2 ilus.; 4 microbiografias; 6 quadros; 13 siglas; 1 website; 80 refs.; 23 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2003; páginas 69 a 75.
             2. Castellani Filho, Lino; et al.; Metodologia do Ensino da Educação Física; revisoras Danielle M. Salles; Maria de Lourdes de Almeida; & Rita de Cássia Lopes; 200 p.; 4 caps.; 4 abrevs.; 13 citações; 2 E-mails; 114 enus.; 1 foto; 3 ilus.; 6 microbiografias; 13 siglas; 2 websites; 57 notas; posf.; 127 refs.; 23 x 16 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Cortez; São Paulo, SP; 1992; páginas 93 a 107.
             3. Kunz, Elenor; & Trebels, Andreas; Orgs.; Educação Física Crítico-Emancipatória: Uma Perspectiva da Pedagogia Alemã do Esporte; 208 p.; 9 caps.; 26 citações; 2 E-mails; 50 enus.; 2 ilus.; 9 microbiografias; 11 notas; 26 refs; 21 x 15 cm; br.; Unijui; Ijuí, RS; 2010; páginas 177 a 182.
             4. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia; revisor Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 122 e 203.
             5. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 20 cenografias; 24 discografias; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 240 filmes; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 103 musicografias; 25 pinacografias; 240 sinopses; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 32, 79, 565, 569, 903, 1.000 e 1.007.
             6. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiografia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 206, 287, 515, 553, 594, 668, 829, 1.031 e 1.107.
             7. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 1 anexo; 29 refs.; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 97, 131, 309 e 345.
                                                                                                                       A. I. C.