Caminhada

A caminhada é a ação psicomotora inerente e natural à condição bípede da conscin, homem ou mulher, ao deslocar-se a pé por distâncias com objetivo de aprimorar a aptidão física em prol da saúde holossomática.

Você, leitor ou leitora, pratica a caminhada continuamente? Na escala de 1 a 5, qual é o próprio nível de discernimento quanto à importância da prática regular de atividade física moderada?

      CAMINHADA
                                       (SOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A caminhada é a ação psicomotora inerente e natural à condição bípede da conscin, homem ou mulher, ao deslocar-se a pé por distâncias com objetivo de aprimorar a aptidão física em prol da saúde holossomática.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo caminho vem do idioma Latim Vulgar, camminus, “caminho”. Surgiu no Século XIII. A palavra caminhada apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Andança. 2. Marcha. 3. Pernada. 4. Jornada. 5. Passeio.
          Neologia. As duas expressões compostas caminhada inconsciente e caminhada consciente são neologismos técnicos da Somatologia.
          Antonimologia: 1. Corrida. 2. Ciclismo. 3. Natação.
          Estrangeirismologia: a walkability à fluidez do deslocamento a pé.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto aos cuidados holossomáticos.
          Megapensenologia. Eis megapensene contributivo ao tema: – Caminhada: autoconvívio sadio.
          Coloquiologia: a pernada.
          Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – Os grandes pensamentos resultam da caminhada (Friedrich Nietzsche, 1844–1900). É bom colecionar coisas, mas é melhor caminhar. Porque caminhar também é uma forma de colecionar coisas: as coisas que a gente vê, as coisas que a gente pensa (Anatole France, 1844–1924).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Holossomatologia; o holopensene pessoal dos cuidados da saúde física; a faxina holopensênica pessoal; a reeducação e reorganização holopensênica; o holopensene da proéxis pessoal priorizada.
          Fatologia: a caminhada; o ato de caminhar na condição de otimizador da saúde consciencial; a caminhada sendo atividade econômica para cuidar da saúde física; a ato de caminhar na condição de hábito evolutivo diário; a prática de atividades físicas moderadas; o desenvolvimento da aptidão física relacionado ao bem-estar físico; a minimização da performance desportiva; as correções posturais facilitando o deambular pessoal; a diminuição de impactos e lesões osteomusculares; a maneira de caminhar fornecendo indícios do temperamento da consciência; a autovoliciometria; o cálculo do percentual de ânimo pessoal; o gasto calórico durante a andança; a saída da inércia com a prática de 30 minutos diários de caminhada; a persistência na frequência diária na prática da caminhada ou, no mínimo, 3 vezes na semana; as campanhas públicas de incentivo à caminhada na prevenção de patologias; a Organização Cidade Ativa promovendo ações em prol de estilos de vida mais saudáveis; a caminhada cultural; a cidadania ativa através da caminhada; o planejamento da mobilidade urbana; o transporte ativo; a vida de pedestre no cotidiano; a caminhabilidade; os parques públicos; as praças públicas; as praias; as trilhas; os locais adequados nos municípios para a prática da caminhada; o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); os locais públicos e privados recomendados para a realização da caminhada em Foz do Iguaçu, PR; o corredor da Aleia dos Gênios da Humanidade no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); o ato de caminhar no Parque Nacional do Iguaçu; a caminhada no Parque das Aves; o ato de caminhar individualmente ou em grupo; o aquecimento e os alongamentos antes da prática; a esteira aeróbica; a transição natural do movimento corporal durante a infância, de quadrúpede a bípede; a caminhada na condição de atividade física gratuita e otimizadora da melhora da saúde física; os questionamentos quanto à utilidade da corrida intensa no movimento diário da conscin; a Antropologia apontando a transição evolutiva entre as práticas de exercícios físicos adrenocortitróficos para caminhada de intensidade moderada; a autonomia somática para as práticas de atividades físicas; a oxigenação cerebral; a otimização da memória; o Programa de Autoconscientização Somática (PASO) da Associação Internacional da Programação Existencial (APEX); a marcha evolutiva.
          Parafatologia: a persistência da autovivência do estado vibracional (EV) profilático diário; a mobilização básica das energias (MBE) durante as caminhadas auxiliando a desassim; as iscagens inconscientes; a lucidez e atilamento quanto às iscagens interassistenciais durante a caminhada; a projeção lúcida (PL) proporcionando a volitação nos ambientes extrafísicos afins.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) e grupal.
          Codigologia: a caminhada como valor pessoal inserido no código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do macrossoma relacionando a saúde holossomática com a autoproéxis.
          Tecnologia: a técnica da deambulação; as técnicas de correção postural; a técnica da ginástica corretiva na linha da reestruturação corporal global (RCG); a técnica do pedômetro; a tecnologia dos aplicativos em prol da mensuração do volume e da intensidade da atividade física de maneira sadia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico diuturno da convivência na Cognópolis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Reeducaciologia.
          Efeitologia: os efeitos das atividades aeróbicas otimizando a produtividade intelectual; o efeito da caminhada na renovação holossomática.
          Neossinapsologia: a reeducação cognitiva promovendo a geração de neossinapses na troca do hábito de correr de modo intenso pela caminhada.
          Ciclologia: o ciclo psicomotriz conquistar equilíbrio–engatinhar–conquistar mais equilíbrio–andar.
          Binomiologia: o binômio caminhada-lazer; o binômio caminhada-trabalho; o binômio caminhada-estudos; o binômio caminhada-intelectualidade; o binômio caminhada-reflexão; o binômio caminhada-bioenergias; o binômio caminhada-Natureza; o binômio caminhada nas ruas públicas–encontros com a diversidade consciencial; o binômio caminhada-inteligência; o binômio caminhada-evolução; o binômio saúde-segurança.
          Interaciologia: a interação estilo de caminhar–padrão holopensênico; a caminhada otimizando a interação reeducação alimentar–perda de peso corporal.
          Crescendologia: o crescendo saúde física–saúde consciencial; o crescendo sensibilização-conscientização-prática de atividades físicas moderadas; o crescendo caminhada–corrida moderada.
          Trinomiologia: o trinômio reflexão-autorreflexão-decisão; o trinômio reflexão-autorreflexão-ponderação o trinômio caminhada–circuito fechado das energias–estado vibracional.
          Polinomiologia: o polinômio atividades aeróbicas–flexibilidade–equilíbrio–resistência–força muscular; o polinômio autoconsciencialidade–autorrespeito–autafetividade sadia–autocuidado somático.
          Antagonismologia: o antagonismo caminhada / corrida intensa; o antagonismo caminhada / marcha atlética.
          Politicologia: a conscienciocracia; as políticas públicas favorecedoras da atividade física saudável.
          Legislogia: a lei do maior esforço pessoal para trocar os exercícios físicos intensos e culto ao corpo pelas atividades físicas moderadas, a exemplo da caminhada.
          Fobiologia: a dismorfofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
          Maniologia: a mania de correr e participar de maratonas e competições, tornando-se vício.
          Holotecologia: a anatomoteca; a autocriticoteca; a reeducacioteca; a recinoteca; a analiticoteca; a androteca; a ginoteca.
          Interdisciplinologia: a Somatologia; a Holossomatologia; a Biologia Humana; a Nutrologia, a Autenganologia; a Cuidadologia; a Efeitologia; a Ortopensenologia; a Prevenciologia; a Reeducaciologia; a Recexologia; a Proexologia; a Reurbanologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; os peripatéticos.
          Masculinologia: o inversor lúcido; o caminhador; o intermissivista; o proexista; o homem de decisão.
          Femininologia: a inversora lúcida; a caminhadora; a intermissivista; a proexista; a mulher de decisão.
          Hominologia: o Homo sapiens podalis; o Homo sapiens somaticus; o Homo erectus; o Homo sapiens antissomaticus; o Homo sapiens intersomaticus; o Homo sapiens intraphysicologus; o Homo sapiens macrossomata; o Homo sapiens longevitalis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: caminhada inconsciente = o ato de deambular sem reflexão com tensão somática e baixa produtividade em prol da saúde holossomática; caminhada consciente = o ato de deambular com discernimento e de maneira produtiva em prol da saúde holossomática.
          Culturologia: a cultura da prática de atividades desportivas na atualidade, não constituindo indicador ideal para os cuidados da saúde somática.
          Estatisticologia. A falta de atividade física causa duas vezes mais mortes se comparada com a obesidade, estando associada à maior probabilidade de morte precoce por doença cardiovascular e cancro.
          Inatividade. Pesquisa recente aponta percentual de 22,7% dos participantes ouvidos estarem na condição de "inativos", não reportando a realização de qualquer atividade física recreacional e exercendo a ocupação profissional sedentária.
          Solução. A simples caminhada diária de 20 minutos pode queimar entre 90 e 110 calorias, suficiente para retirar o indivíduo do grupo do sedentarismo, reduzindo o risco de morte prematura entre 16% e 30%, de acordo os estudos desenvolvidos pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, no qual envolveu mais de 334.000 homens e mulheres europeus.
          Benefícios. Sob a ótica da Profilaxiologia, eis, em ordem alfabética, 15 benefícios proporcionados pela caminhada regular nos âmbitos fisiológico, psicológico, social, somático e energossomático:
          01. Aumento da autestima.
          02. Controle da diabetes.
          03. Controle da obesidade.
          04. Controle da pressão arterial.
          05. Controle do colesterol ruim (LDL).
          06. Crescimento e manutenção do tecido ósseo.
          07. Diminuição do estresse.
          08. Interação com amigos e familiares.
           09.   Melhoria na qualidade do sono.
           10.   Produtividade ampliada.
           11.   Redução de lesões osteomusculares.
           12.   Relaxamento: diminuição da tensão.
           13.   Resistência física.
           14.   Saúde coronária e pulmonar.
           15.   Tonificação de músculos de membros inferiores.


                                                  VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a caminhada, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autoconscientização somática: Autopercepciologia; Neutro.
           02. Autorresponsabilidade somática: Autocompletismologia; Neutro.
           03. Autovoliciometria: Voliciologia; Neutro.
           04. Consciência podálica: Evoluciologia; Nosográfico.
           05. Faxina holopensênica pessoal: Autodesassediologia; Homeostático.
           06. Ginástica laboral: Somatologia; Neutro.
           07. Hábito evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
           08. Inteligência longeva: Somatologia; Neutro.
           09. Interação postura física–holossoma: Holossomatologia; Neutro.
           10. Intrassomaticidade: Somatologia; Neutro.
           11. Marcha evolutiva: Autodeterminologia; Neutro.
           12. Pé: Somatologia; Neutro.
           13. Perda de peso corporal: Somatologia; Neutro.
           14. Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
           15. Transição evolutiva: Recexologia; Homeostático.
  A CAMINHADA É O HÁBITO SAUDÁVEL A SER CULTIVADO PELOS INTERMISSIVISTAS, HOMENS E MULHERES,
   QUANTO AOS CUIDADOS SOMÁTICOS, SENDO PRÁTICA
 EFICAZ, SEGURA E INTELIGENTE EM PROL DA PROÉXIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, pratica a caminhada continuamente? Na escala de 1 a 5, qual é o próprio nível de discernimento quanto à importância da prática regular de atividade física moderada?
           Bibliografia Específica:
           1. Róiz, José; Esporte mata!; pref. Gilberto Felisberto Vasconcellos; 178 p.; 8 caps.; 21 x 14 cm; br.; Casa Amarela; São Paulo, SP; 2004, páginas 1 a 178.
           Webgrafia Específica:
           1. Mobilize Brasil @; Cidade Ativa: Promovendo Active Design nas Cidades Brasileiras - Mobilidade Urbana Sustentável; blog; Planejamentos, Projetos, Pesquisas, Disseminação; Mobilização; disponível em: <https://www.cidadeativa.org.br/>; acesso em:16.06.17.
           2. Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); Uma Causa Urgente: Mais de 90% dos Acidentes são causados pelo Homem; blog; São Paulo, SP; disponível em: <https://www.onsv.org.br/sobre-o-observatorio/>; acesso em:16.06.17.
           3. Visite São Paulo @; Sampapé: Caminhada Cultural; blog; São Paulo, SP; disponível em:<http://visitesaopaulo.com/blog/ index.php/2013/04/sampape/>; acesso em:16.06.17.
           4. Wordpress.com.; Caminhabilidade: Inspirações, Mobilidade Urbana e Urbanismo (Walkability); Anúncio; blog; desde 14.10.2013; 1vídeo didático; Canadá; disponível em: <https://caminhabilidade.wordpress.com/>; acesso em:16.06.17.
                                                                                                            R. P. L.