Dente

O dente é a estrutura mineralizada presente na boca dos vertebrados ou ducto alimentar de alguns invertebrados, implantada nos alvéolos dos maxilares superiores e inferiores, com a função de realizar a mastigação e auxiliar a articulação de palavras e sons.

Você, leitor ou leitora, compreende a relação da saúde bucal com a saúde geral? Valoriza a prevenção odontológica? Escova os dentes, língua e mucosa bucal, pelo menos, 3 vezes ao dia?

      DENTE
                                        (SOMATOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O dente é a estrutura mineralizada presente na boca dos vertebrados ou ducto alimentar de alguns invertebrados, implantada nos alvéolos dos maxilares superiores e inferiores, com a função de realizar a mastigação e auxiliar a articulação de palavras e sons.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo dente deriva do idioma Latim, dens, entis, “dente”. Surgiu no Século XII.
          Sinonimologia: 1. Órgão dentário. 2. Elemento dentário.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 55 cognatos derivados do vocábulo dente: dentada; dentadela; dentado; dentadura; dental; dentalgia; dentálgico; dentama; dentar; dentária; dentário; denteação; denteado; denteadura; dentear; dentição; denticórneo; denticulado; denticular; dentículo; dentificação; dentiforme; dentifrício; dentígero; dentímetro; dentina; dentinada; dentinado; dentinar; dentinário; dentínico; dentista; dentistaria; dentola; dentrífico; dentuça; dentuço; dentuda; dentudo; desdentada; desdentado; desdentamento; desdentante; desdentar; desdentável; desdentição; edentulismo; interdental; sobredental; sobredente; tridentada; tridentado; tridente; tridentífero; tridentígero.
          Antonimologia: 1. Boca. 2. Gengiva. 3. Alvéolo. 4. Língua. 5. Palato. 6. Osso.
          Estrangeirismologia: as características dentárias marcantes podendo gerar o bullying; as medidas preventivas no controle dos estreptococcus mutans; o checkup odontológico periódico.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente quanto à homeostase holossomática a partir da saúde bucal.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Dentes iluminam sorrisos. Dentes também machucam.
          Proverbiologia. Eis provérbio chinês relacionado ao assunto: – A língua resiste porque é mole; os dentes cedem porque são duros.
          Ortopensatologia: – “Dentes. Se observarem os preceitos da Odontologia Moderna, as pessoas podem viver sempre com os mesmos dentes naturais até à dessoma. Tal estado evolutivo da Somatologia não existia há 2 séculos (Ano-Base: 2005)”.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da saúde bucal; os ortopensenes; a ortopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; a assinatura pensênica facial.
          Fatologia: o dente; os dentes permanentes; os dentes do siso; o dente incluso; os dentes de leite; o alvéolo; a raiz dentária; a rizogênese; o ápice radicular; o colo; a polpa; os cornos pulpares; o esmalte dentário, o elemento mais duro do corpo físico; as pontes de esmalte; as cúspides, os dentículos, as fossas, os sulcos, as cicatrículas e as fissuras da coroa dentária; a cárie na condição de doença crônica mais comum no mundo; o consumo inconsciente de açúcares; as bactérias; o biofilme dentário; a placa bacteriana; a restauração; o amálgama; o metal restaurador; a resina; o selante; o tártaro; a gengiva; a gengivite; a periodontite; a mobilidade dental; a odontalgia; a pulpite aguda; o canal radicular; a dentina; o cemento radicular; os canalículos dentinários; o forame apical; o ligamento periodontal; o periodonto; a anquilose; a mandíbula; a maxila; a articulação temporomandibular (ATM); a alimentação; a mastigação correta; as glândulas salivares; a saliva; o início da digestão; o espaço interdental; o ponto de contato; o diastema; a oclusão; a maloclusão; a mordida cruzada; a mordida aberta; a protrusão e a retrusão mandibular; a anodontia; o dente supranumerário; o apinhamento dentário; o dente ectópico; o dente geminado; a transposição dentária; a correção dentária; a avulsão; o implante; o reimplante; a prótese; a reabilitação oral; a iatrogenia; a microdontia; a macrodontia; os incisivos; os caninos; os pré-molares; os molares; os 32 dentes dos seres humanos distribuídos nas 2 arcadas dentárias do adulto; os 20 dentes decíduos distribuídos nas arcadas dentárias da criança; o desgaste oclusal; a abrasão; a atrição; a erosão; o ácido gástrico; o bruxismo; o desgaste natural dos dentes; o descuido com a boca e os dentes; a exodontia; a ausência de higiene básica; as infecções; as contaminações; a halitose; o uso de piercing na língua dificultando a mastigação, a fala e a higiene bucal; o choque galvânico; a fonação; os antissépticos; as medidas de prevenção; o creme dental; os colutórios; a escovação; o fio dental; a escova macia; a escova elétrica; o flúor; o cuidado aos dentes malsãos; a retração gengival; a hipersensibilidade dentinária; o bem-estar físico, mental, social e consciencial; a autestima; o sorriso com dignidade; a estética; a respiração nasal; a antiestética; a respiração bucal; a saúde bucal; a lucidez quanto à tentativa de manter a saúde bucal e somática até a idade avançada; a Organização Mundial de Saúde (OMS); o dia do dentista comemorado aos 25 de outubro.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o exercício com as energias conscienciais (ECs) equilibrando a saúde somática e a força presencial; o autassédio gerado a partir da dor de dente.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dente-gengiva; o sinergismo da oclusão dentária; o sinergismo da engrenagem mastigatória.
          Principiologia: os princípios básicos da escovação e uso do fio dental.
          Codigologia: o código pessoal da Cosmoética (CPC) aplicado ao soma.
          Teoriologia: a teoria da saúde consciencial.
          Tecnologia: as técnicas de higienização dentária; as técnicas de reabilitação dentária; as técnicas de escovação dentária; a técnica do selamento das cavidades dentárias; as técnicas usadas na Implantodontia; as técnicas ortodônticas; as técnicas profiláticas do edentulismo; as técnicas de prevenção da cárie dentária; a Tecnologia da Odontologia Moderna.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Somatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Comunicologia; o laboratório conscienciológico da Intrafisicologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos odontólogos; o Colégio Invisível dos Fisiologistas; o Colégio Invisível dos Nutricionistas; o Colégio Invisível dos Comunicólogos; o Colégio Invisível dos Estomatologistas; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Tecnologia.
          Efeitologia: o efeito radiante do sorriso com dentes saudáveis; o efeito fisiológico da saliva na saúde dentária; os efeitos negativos desencadeados pela perda de dentes; o efeito positivo de dentes saudáveis no processo da autestima; os efeitos sociológicos da saúde dentária à inserção no mercado de trabalho; os efeitos sadios dos cuidados dentários na qualidade de vida intrafísica; os efeitos danosos da dor de dente no bem-estar das pessoas.
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas após os hábitos higiênicos incorporados à rotina pessoal; as neossinapses necessárias à reformulação de hábitos.
          Ciclologia: o ciclo vital dos dentes decíduos; o ciclo mastigatório.
          Enumerologia: os dentes cariados; os dentes manchados; os dentes apinhados; os dentes separados; os dentes alinhados; os dentes atraentes; os dentes saudáveis.
          Binomiologia: o binômio higiene-saúde; o binômio dentes limpos–hálito puro; o binômio dente cariado–broca de alta rotação.
          Interaciologia: a interação saúde bucal–saúde geral.
          Crescendologia: o crescendo dentição decídua–dentição mista–dentição permanente.
          Trinomiologia: o trinômio mastigação-digestão-metabolismo.
          Polinomiologia: o polinômio preventivo escovação–pasta de dente–fio dental–consulta ao dentista.
          Antagonismologia: o antagonismo odontalgia / bem-estar mental; o antagonismo ingestão excessiva de açúcares / dentes saudáveis.
          Paradoxologia: o paradoxo de a profilaxia dentária, apesar do baixo custo, ser menos priorizada; o paradoxo de o esmalte dentário ser o tecido mais duro do corpo físico e o mais susceptível diante dos streptococcus mutans; o paradoxo de os dentes maxilares antagonistas dos dentes mandibulares ocluírem harmonicamente na mastigação.
          Politicologia: as políticas públicas de saúde bucal; as políticas do Programa Brasil Sorridente.
          Legislogia: a lei da Fisiologia Humana e Pré-humana; o projeto de Lei nº 2.776 / 2008 aprovado em 14 de maio de 2013, estabelecendo a obrigatoriedade da presença do cirurgião ou cirurgiã-dentista nas Unidades de Terapias Intensivas (UTI) e demais instituições públicas e privadas quando mantêm pacientes em regime de internação.
          Filiologia: a dentofilia; a odontofilia; a somatofilia; a higienofilia; a sociofilia; a disciplinofilia; a conviviofilia; a comunicofilia.
          Fobiologia: a odontofobia; a algofobia; a nosofobia; a hemofobia; a aicmofobia; a bacteriofobia; a tomofobia.
          Sindromologia: as síndromes dentárias e bucais; a síndrome da boca seca.
          Maniologia: a mania de roer as unhas; a mania de morder os outros; a mania de abrir garrafa com os dentes; a mania de trincar os dentes; a mania de ter dentes simétricos; a mania de morder os lábios; a mania de ranger os dentes.
          Mitologia: o mito de o uso de antibióticos causar cáries; o mito de o edentulismo ser processo natural ligado ao envelhecimento; o mito de o dente siso não ter função na boca.
          Holotecologia: a somatoteca; a odontoteca; a profilaxioteca; a nutroteca; a comunicoteca; a socioteca; a nosoteca.
          Interdisciplinologia: a Somatologia; a Odontologia; a Profilaxiologia; a Estomatologia; a Biologia Humana; a Preventologia; a Bacteriologia; a Higienologia; a Intrafisicologia; a Holomaturologia; a Nutrologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin cuidadosa.
          Masculinologia: o cirurgião-dentista; o odontólogo; o periodontista; o higienista; o estomatologista; o sanitarista; o cariologista; o nutricionista; o conviviólogo; o reeducador; o restaurador; o traumatologista; o implantodontista; o proteticista; o ortodontista; o porcalhão; o descuidado; o desasseado; o aluno; o voluntário; o intelectual; o professor; o atacadista consciencial; o duplista; o preceptor; o amparador intrafísico; o administrador; o gestor; o completista; o exemplarista.
          Femininologia: a cirurgiã-dentista; a odontóloga; a periodontista; a higienista; a estomatologista; a sanitarista; a cariologista; a nutricionista; a convivióloga; a reeducadora; a restauradora; a traumatologista; a implantodontista; a proteticista; a ortodontista; a porcalhona; a descuidada; a desasseada; a aluna; a voluntária; a intelectual; a professora; a atacadista consciencial; a duplista; a preceptora; a amparadora intrafísica; a administradora; a gestora; a completista; a exemplarista.
          Hominologia: o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens prophylacticus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens attentus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: dente natural = aquele desenvolvido fisiologicamente no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias; dente implantado = a prótese inserida na estrutura óssea das arcadas dentárias para substituir o natural, ausente ou perdido.
          Culturologia: a cultura da higiene bucal; a cultura da higiene pessoal; a cultura da prevenção da cárie dentária; a cultura da manutenção dos dentes na idade avançada.
          Coloquialismo. Concernente à Comunicologia, eis, enumeradas na ordem alfabética, 24 expressões, ou ditos populares atinentes ao dente:
          01. Afiar os dentes.
          02. Armado até os dentes.
          03. Bater com os dentes.
          04. Carne de lobo dentes de ferro.
          05. Cavalo dado não se olha os dentes.
          06. Com unhas e dentes.
          07. Dar com a língua nos dentes.
          08. Dente de alho.
          09. Dente de cavalo.
          10. Dente de coelho.
          11. Dente de leite.
          12. Dente do siso.
          13. Dente postiço.
          14. Falar entre os dentes.
          15. Mentir com quantos dentes têm.
          16. Mentiras não partem os dentes.
          17. Mostrar os dentes.
          18. O lobo perde os dentes, mas não perde o vício.
          19. Olho por olho, dente por dente.
          20. Quando as galinhas tiverem dentes.
          21. Rir dos dentes para fora.
          22. Ter bom dente.
          23. Ter dentes botos.
          24. Ter entre dentes.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o dente, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Boca: Somatologia; Neutro.
          02. Checkup somático: Profilaxiologia; Homeostático.
          03. Epidemioprofilaxia: Paraprofilaxiologia; Neutro.
          04. Expressão facial: Comunicologia; Neutro.
          05. Instrumento pró-saúde: Somatologia; Homeostático.
          06. Kit técnico: Intrafisicologia; Neutro.
          07. Menopausa evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Odontoeducação: Parapedagogiologia; Homeostático.
          09. Preconceito: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          11. Sistematização comportamental: Paraetologia; Neutro.
             12.   Soma: Somatologia; Neutro.
             13.   Sorriso sincero: Comunicologia; Homeostático.
             14.   Vida ecológica: Intrafisicologia; Homeostático.
             15.   Vitalidade somática: Homeostaticologia; Homeostático.
 A BOCA E OS DENTES SÃO, GERALMENTE, O ESPELHO
 EVIDENCIADOR DO CUIDADO PESSOAL DA CONSCIN RELATIVO À PROFILAXIA DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL COMO CONDIÇÃO DE AUTOINVESTIMENTO EXISTENCIAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, compreende a relação da saúde bucal com a saúde geral? Valoriza a prevenção odontológica? Escova os dentes, língua e mucosa bucal, pelo menos, 3 vezes ao dia?
             Bibliografia Específica:
             1. Baratieri, Luiz Narciso; & cols.; Dentística: Procedimentos Preventivos e Restauradores; 510 p.; 14 caps.; 7 avrevs.; 137 enus.; 747 fotos; 10 gráfs.; 76 ilus.; 29 siglas; 16 tabs.; 1.007 refs.; 24,5 x 18,5 x 3,5 cm; enc.; Livraria Editora Santos; & Quintessence Editora; São Paulo, SP; 1989; páginas 1 a 63 e 147 a 150.
             2. Deus, Quintiliano Diniz de; Endodontia; 696 p.; 25 seções; 20 caps.; 9 abrevs.; 378 enus.; 777 fotos; 388 ilus.; 22 siglas; 55 tabs.; 1.099 refs.; 28,5 x 22 x 3,5 cm; enc.; 5ª Ed.; Medsi; Rio de Janeiro; RJ; 1992; páginas 91 a 99.
             3. Guyton, Arthur C.; Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças (Human Phyisiology and Mechanisms of Desease); trad. Charles Alfred Esbérard; 604 p.; 12 partes.; 56 caps.; 15 diagramas; 219 enus.; 15 fotos; 120 gráfs.; 314 ilus.; 251 siglas; 31 tabs.; 1.617 refs.; 27,5 x 20,5 x 3,0 cm; br.; 3ª Ed.; Guanabara; Rio de Janeiro, RJ; 1986; páginas 536 a 538.
             4. Lascala, Nelson Thomaz; & Moussalli, Ninoh Huguette; Periodontia Clínica; 686 p.; 41 caps.; 3 abrevs.; 18 diagramas; 127 enus.; 714 fotos; 1 gráf.; 198 ilus.; 5 siglas; 4 tabs.; 1.342 refs.; 28,5 x 21,5 x 3,5; cm; enc.; 4ª Ed.; Artes Médicas; São Paulo; SP; 1984; páginas 39 a 67.
             5. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 482.
             Webgrafia Específica:
             1. Oliveira, Fabiana Teixeira da Silva; O Impacto do Edentulismo na Qualidade de Vida de Idosos; Trabalho de Conclusão de Curso; 26 p.; 3 enus.; 17 refs.; Campos Gerais, MG; 2013; disponível em: <https://www.nescon. medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4125.pdf>; acesso em: 15.01.15.
                                                                                                                         G. L.