Técnica da Expansão Pulmonar

A técnica da expansão pulmonar é a sequência de inspirações e expirações profundas, ao ar livre, em ambiente impoluto, a ser aplicada para recomposição e potencialização da pensenidade da conscin, através da renovação do ar residual dos pulmões e aumento da oxigenação cerebral, favorecendo a homeostase holossomática.

Você, leitor ou leitora, emprega com eficácia a técnica da expansão pulmonar? Com qual regularidade? Quais benefícios já usufrui?

      TÉCNICA         DA     EXPANSÃO PULMONAR
                                      (SOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A técnica da expansão pulmonar é a sequência de inspirações e expirações profundas, ao ar livre, em ambiente impoluto, a ser aplicada para recomposição e potencialização da pensenidade da conscin, através da renovação do ar residual dos pulmões e aumento da oxigenação cerebral, favorecendo a homeostase holossomática.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O termo expansão procede do idioma Latim, expansio, “ação de se estender”, e este de expandere, “estender; abrir; desdobrar”. Apareceu no ano 1783. A palavra pulmão deriva do idioma Latim, pulmo, “pulmão”. Surgiu no Século XIV.
         Sinonimologia: 1. Técnica da inspiração profunda. 2. Técnica da renovação do ar residual pulmonar. 3. Técnica da desintoxicação pulmonar. 4. Respiração abdominal profunda. 5. Respiração forçada.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo expansão: expandida; expandido; expandidura; expandimento; expandir; expansibilidade; expansional; expansionismo; expansionista; expansionística; expansionístico; expansiva; expansível; expansividade; expansivo; expanso; expansor; inexpansão; inexpansivo.
         Neologia. As duas expressões compostas técnica elementar da expansão pulmonar e técnica avançada da expansão pulmonar são neologismos técnicos da Somatologia.
         Antonimologia: 1. Técnica da respiração rítmica. 2. Biofeedback respiratório. 3. Técnica da respiração torácica superficial. 4. Respiração suspirosa.
         Estrangeirismologia: a deep breath technique; o step-by-step da respiração otimizada; o self-checkup somático; a neoperformance pulmonar; o upgrade cerebral; o kaizen cognitivo; o self-improvement holossomático.
         Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto ao emprego potencializado do sistema respiratório.
         Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – Soma: fole biológico. Oxigenemos nossos cérebros. Oxigênio: combustível cerebral.
         Citaciologia. Eis citação do poeta romano Décimo Júnio Juvenal (Séculos I e II): – Mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são).


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da qualificação autopensênica; os somatopensenes; a somatopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a retilinearidade pensênica; os impactos positivos da habitualidade da respiração profunda na pensenidade pessoal.
         Fatologia: o ato de a respiração ser fixador intrafísico inafastável; a primoexpansão pulmonar do recém-nascido; a respiração celular; a prática diária da expansão pulmonar; os hábitos sadios mantenedores da homeostase somática; a expansão pulmonar fisiológica na atividade física aeróbica; o condicionamento do músculo diafragmático; a respiração profunda preventiva à restrição dos pulmões; a conduta profilática ante os micrassediadores invisíveis; os cuidados especiais com o pulmão quando locus minoris resistentiae da conscin; a substituição do maço de 20 cigarros pelas 20 respirações profundas diárias; a autoconsciência da condição holossomática pessoal; a prática da técnica da expansão pulmonar no Caminho da Lógica, pelo pesquisador, rumo à Holoteca no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); a atividade cerebral otimizada predispondo à captação de neoideias; o autorado conscienciológico; a ampliação da longevidade produtiva convergente com a maxiproéxis grupal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a desassim; a aeroenergia; a respiração profunda vitalizadora do cardiochacra; a soltura holocharal; o desbloqueio energético cortical cerebral; a potencialização da conexão cérebro-paracérebro; a retenção mnemônica nos fenômenos parapsíquicos; o coronochacra ativado; a recuperação de cons (recons); o acesso às paraverpons facilitado pela oxigenação cerebral.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo sináptico; o sinergismo entre os hemisférios cerebrais; o sinergismo cérebro-paracérebro; o sinergismo da autopensenização sadia continuada; o sinergismo bem-estar–bom humor; o sinergismo profilaxia-terapêutica; o sinergismo atividade física–desbloqueios energéticos–vitalidade cerebral.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio “a função faz o órgão”; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) aplicado à manutenção somática; o emprego equivocado do princípio carpe diem; o princípio “isso não é para mim” nas escolhas cotidianas; o princípio da convivialidade sadia na evitação da poluição atmosférica; o princípio evolutivo de levar tudo de eito cosmoeticamente; a adoção de princípios pessoais visando à homeostase holossomática.
          Codigologia: o autocuidado somático inserido no código pessoal de Cosmoética (CPC); o dress code restritor da expansibilidade torácica; o código de conduta do pesquisador estendido aos hábitos potencializadores da pensenização.
          Teoriologia: a imprescindibilidade da teoria (1% do conhecimento fundamentado)
unida à prática (99% da vivência desempenhada); a teática da vida humana organizada; a teoria da evolução através dos autesforços; a teoria do legado cerebral dos Serenões.
          Tecnologia: a técnica da expansão pulmonar; as técnicas respiratórias indutoras dos estados alterados de consciência; as técnicas de relaxamento biopsicofisiológico; a técnica projetiva da respiração rítmica; a técnica projetiva do dióxido de carbono; a técnica da reanimação cardiopulmonar; os exercícios da técnica iogue de respiração (pranayama); a técnica do circuito fronto-coronochacral; a técnica do arco voltaico craniochacral; as técnicas terapêuticas de condicionamento e reabilitação respiratória.
          Voluntariologia: o ar puro usufruído pelos voluntários nos campi conscienciológicos; o voluntariado ativo praticado na melhor idade; os voluntários do curso Caminhada Bioenergética (Biocam); o voluntariado na Associação Internacional de Longevidade (LONGEVITÀ); a potencialização cerebral dos pesquisadores-voluntários da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: a manutenção da saúde pulmonar no laboratório conscienciológico da vida cotidiana; os laboratórios de ergoespirometria; o laboratório conscienciológico da Somatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o domínio da autopercepção somática a partir do laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); a compreensão quanto às predisposições patológicas pessoais no laboratório conscienciológico da Paragenética; a conscientização quanto à importância do soma no laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Somatologia; o Colégio Invisível da Holossomatologia; o Colégio Invisível da Paraprofilaxiologia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia (CID); o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Neuroconscienciologia; o Colégio Invisível da Pensenologia.
          Efeitologia: os efeitos mediatos da exposição à poluição atmosférica enrijecendo os pulmões; os efeitos das partículas químicas tóxicas aos pulmões; o efeito patológico do cigarro na intoxicação holossomática; o efeito da compressão pulmonar fisiológica da gestante; o efeito da restrição respiratória secundária à obesidade; os efeitos do exercício físico habitual na potencialização da expansão pulmonar; os efeitos sadios da respiração profunda no equilíbrio cardiochacral; os efeitos do movimento respiratório cadenciado no bom funcionamento do sistema digestório; os efeitos da oxigenação à maior na melhora da resistência orgânica.
          Neossinapsologia: a melhora da oxigenação cerebral potencializando a consolidação de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo respiratório inspiração-expiração; o ciclo ortopensenidade–mega-homeostase.
          Enumerologia: o pulmão expandido; o sangue oxigenado; o cérebro otimizado; o insight alcançado; o con recuperado; a neoideia acessada; a verpon aplicada.
          Binomiologia: o binômio soma-fole; o binômio saúde-doença; o binômio ginossomático compressão torácica–repressão emocional; o binômio renovação do ar residual–renovação da energia consciencial; o binômio homeostase holossomática–saúde consciencial; a oxigenação cerebral favorecendo a aplicação do binômio análise-síntese.
          Interaciologia: a interação pulmões-cardiochacra; a interação postura corporal adequada–respiração sadia; a interação absorção energética–atividade aeróbica.
          Crescendologia: o crescendo hábitos sadios–rotinas úteis; o crescendo soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o crescendo fôlego pulmonar–fôlego pesquisístico; o crescendo autopercepção somática–percepção holossomática–percepções parapsíquicas.
          Trinomiologia: o trinômio oxigenação-desintoxicação-renovação.
          Polinomiologia: o polinômio bocejo-suspiro-tosse-espirro; o polinômio transpiração somática–respiração profunda–oxigenação cerebral–gestação consciencial; o polinômio dieta balanceada–exercícios moderados–sono reparador–respiração correta–EV profilático–ortopensenização; a aplicação do polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico.
          Antagonismologia: o antagonismo fisiológico contração do diafragma / expansão dos pulmões; o antagonismo ar atmosférico puro / energia psicosférica poluída; o antagonismo hipercondicionamento físico / hipocondicionamento cerebral; o antagonismo soma atrofiado / mentalsoma vitalizado.
          Paradoxologia: o paradoxo de o oxigênio essencial à vida ser desencadeador de radicais livres; o paradoxo de a lesão craniana no parto, provocando o choro recorrente do recém nascido, aumentar a oxigenação e acelerar o desenvolvimento cerebral; o paradoxo de o choro emocionado convulsivo ampliar a oxigenação cerebral e reduzir o discernimento da conscin.
          Politicologia: a política nacional de controle do tabaco; as políticas de saúde pública dedicadas às doenças pulmonares; as políticas de controle da poluição atmosférica; a profilaxiocracia; a terapeuticocracia; a tecnocracia; a teaticocracia; a autassistenciocracia; a cerebrocracia; a cognocracia; a autolucidocracia; a mentalsomatocracia.
          Legislogia: a lei de Fick aplicada à difusão dos gases nos pulmões; a autoconsciência quanto às leis da Fisiologia Humana; a lei de causa e efeito regendo a manutenção somática sadia; as leis antifumo; as leis biológicas do envelhecimento; a lei do maior esforço aplicada ao desempenho pulmonar.
          Filiologia: a autorganizaciofilia; a autexperimentofilia; a autopesquisofilia; a autocogniciofilia; a autodiscernimentofilia; a autoprofilaxiofilia; a terapeuticofilia; a tecnofilia; a ortopensenofilia; a mentalsomaticofilia; a lucidofilia.
          Fobiologia: a aerofobia; a agorafobia; a autocogniciofobia; a autexperimentofobia; a autodisciplinofobia; a gerascofobia; a lucidofobia.
          Sindromologia: a condição nosológica do ar ambiental na síndrome do edifício doente; as síndromes restritivas pulmonares; a síndrome da apneia do sono; a respiração profunda terapêutica aplicada às síndromes psiquiátricas.
          Maniologia: a evitação da tabacomania.
          Holotecologia: a somatoteca; a antissomatoteca; a medicinoteca; a cerebroteca; a ergonomoteca; a fisiologicoteca; a gerontoteca; a autopesquisoteca; a pensenoteca.
          Interdisciplinologia: a Somatologia; a Fisiologia; a Pneumologia; a Neurociência; a Autolucidologia; a Neuroconscienciologia; a Pensenologia; a Homeostaticologia; a Mentalsomatologia; a Verponologia; a Heuristicologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin autorganizada; a conscin lúcida; o ser cardiochacral; o ser cerebelar; a pessoa negligente quanto ao soma; as equipes de reabilitação pulmonar; a conscin longeva; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o atleta físico e mental; o autopesquisador; o terapeuta de si mesmo; o estafado; o sedentário; o fumante passivo; o pneumopata; o educador físico; o personal trainer; o fisioterapeuta; o pneumologista; o neurologista; o voluntário do Holociclo; o geronte pesquisador; o atacadista consciencial.
          Femininologia: a atleta física e mental; a autopesquisadora; a terapeuta de si mesma; a estafada; a sedentária; a fumante passiva; a pneumopata; a educadora física; a personal trainer; a fisioterapeuta; a pneumologista; a neurologista; a voluntária do Holociclo; a geronte pesquisadora; a atacadista consciencial.
          Hominologia: o Homo sapiens activus; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens technicus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens teaticus.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: técnica elementar da expansão pulmonar = a aplicada para refazimento somático da conscin convalescente; técnica avançada da expansão pulmonar = a aplicada pelo pesquisador veterano saudável visando a potencialização cerebral para captação de neoideias.
          Culturologia: a cultura da profilaxia; a cultura do soma ativo; a cultura da longevidade produtiva; a cultura do bem-estar; a cultura da saúde consciencial.
          Procedimentos. Sob a ótica da Autorganizaciologia, eis 5 etapas básicas à aplicação da técnica da expansão pulmonar, expostas na ordem lógica:
          1. Ambiente. Estar ao ar livre em ambiente sem poluição atmosférica.
          2. Postura. Posicionar-se com postura alinhada, em pé.
          3. Inspiração. Realizar inspiração profunda, pelo nariz.
          4. Expiração. Promover expiração profunda, pela boca.
          5. Repetição. Repetir o ciclo inspiração-expiração por até 20 vezes consecutivas.
          Braços. Adicionalmente, a respiração pode ser acompanhada pelo movimento dos braços, ampliando a expansão torácica da conscin.
          Limitações. A experimentação da técnica necessita ser ajustada à capacidade respiratória e motora pessoal. A ocorrência de tontura, dor ou desconforto, durante a prática, indica o alcance do limite somático, quando a técnica deve ser interrompida.
          Progressão. A conscin, com dificuldade de completar a técnica, poderá realizar o aumento gradual de respirações profundas, a cada novo experimento, até o alcance das 20 repetições.
          Utilidade. De acordo com a Somatologia, eis, em ordem alfabética, 12 condições nas quais a aplicação da técnica da expansão pulmonar pode auxiliar na recuperação das funções cognitivas das conscins:
           01.   Burnout.
           02.   Consequências do uso de álcool e outras drogas.
           03.   Convalescença.
           04.   Descompensação após a doação de neuroectoplasma.
           05.   Doenças.
           06.   Efeitos adversos das medicações sobre o cérebro.
           07.   Envelhecimento cerebral.
           08.   Esgotamento psíquico.
           09.   Fadiga mental.
           10.   Jet lag.
           11.   Sono insuficiente.
           12.   Sonolência pós-prandial.


                                                    VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica da expansão pulmonar, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antienvelhecimento cerebral: Gerontocerebrologia; Homeostático.
           02. Apreço pela autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
           03. Autoconscientização somática: Autopercepciologia; Neutro.
           04. Checkup holossomático: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
           05. Interação Fisiologia-Parafisiologia: Holossomatologia; Neutro.
           06. Longevidade produtiva: Intrafisicologia; Homeostático.
           07. Neuroconscienciologia: Paraneurologia; Neutro.
           08. Potencializador da memória: Mnemossomatologia; Homeostático.
           09. Qualidade de vida ideal: Homeostaticologia; Homeostático.
           10. Saúde ambiental: Paraecologia; Homeostático.
           11. Saúde cerebral: Holocerebrologia; Homeostático.
           12. Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
           13. Saúde mental: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
           14. Sensibilidade química múltipla: Proxemicologia; Nosográfico.
           15. Vitalidade somática: Homeostaticologia; Homeostático.
  A MANUTENÇÃO DA OXIGENAÇÃO CEREBRAL A MAIOR,
  A PARTIR DA RESPIRAÇÃO PROFUNDA E DO EMPREGO
   DA TÉCNICA DA EXPANSÃO PULMONAR, POTENCIALIZA
     OS RECURSOS MENTAIS APLICADOS PELA CONSCIN.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, emprega com eficácia a técnica da expansão pulmonar? Com qual regularidade? Quais benefícios já usufrui?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari;
 & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguacu, PR; 2009; página 266.
           2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.232 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 1.907 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 302, 437 e 451.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 280 e 320.
                                                                                                                   F. S. C.