A raiz do temperamento é o tronco básico, intraconsciencial, fundamentando a estrutura da índole característica das reações naturais da vontade ou do microuniverso da consciência.
Você, leitor ou leitora, já identificou a raiz do próprio temperamento?
RAIZ DO TEMPERAMENTO (AUTOTEMPERAMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. A raiz do temperamento é o tronco básico, intraconsciencial, fundamentando a estrutura da índole característica das reações naturais da vontade ou do microuniverso da consciência. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo raiz vem do idioma Latim, radix, “tronco; origem; raça; sangue; raiz; base; fundamento”. Surgiu no Século XI. A palavra temperamento deriva do mesmo idioma Latim, temperamentum, “estado; esperança; modo de ser; constituição; modulação; moderação; comedimento; mistura de coisas em determinadas proporções”. Apareceu no Século XIV. Sinonimologia: 1. Raiz do autotemperamento. 2. Gênese do temperamento. 3. Materpensene predominante. 4. Raiz intraconsciencial. 5. Autoparageneticologia. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 8 cognatos derivados do vocábulo raiz: raizada; raizado; raizama; raizame; raizedo; raizeira; raizeiro; raizista (afora dezenas de expressões compostas). Neologia. As 3 expressões compostas raiz do temperamento, raiz do temperamento ignorada e raiz do temperamento compreendida são neologismos técnicos da Autotemperamentologia. Antonimologia: 1. Raiz hereditária. 2. Raiz mesológica. 3. Código genético (DNA). 4. Formação cultural. Estrangeirismologia: o breakthrough holomnemônico; o continuum mnemônico; o Retrocognitarium; o Autopensenarium; o background consciencial; o know-how conquistado; o curriculum vitae cognitivo; a construção do timeline multiexistencial. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da Autocriticologia Evolutiva. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal das tendências básicas; os genopensenes; a genopensenidade; a materpensenidade pessoal; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o temperamento como sendo o núcleo mais complexo das manifestações pensênicas da personalidade. Fatologia: a raiz do temperamento; a evolução do próprio temperamento; a causa antiga das reações pessoais atuais; a gênese das autopredileções; a razão de ser das autoconvicções; a síntese da epopeia consciencial; a composição da intraconsciencialidade; o arcabouço do microuniverso consciencial; a origem das tendências pessoais; a explicação das autafinidades; a base das propensões atuais; a Etiologia das afeições grupocármicas; a inclinação para o melhor ou para o pior; a antipodia consciencial; a construção do perfil da consciência ao longo dos milênios; as causas das autexpressões conscienciais; o temperamento calmo, sem oscilações; o temperamento de maior abertura; o temperamento cordial; o temperamento conciliador; o temperamento instável; o temperamento desequilibrado; o temperamento difícil; o temperamento irritadiço; a melhoria gradual do temperamento pessoal; a amenização do temperamento; o temperamento podendo comprometer as ideias de reciclagem intraconsciencial; a identificação das diretrizes do temperamento através do conscienciograma e da Consciencioterapia; o temperamento como sendo o último traço-fardo ou materpensene a ser reciclado; o androtemperamento do macho; o ginotemperamento da fêmea; as inclinações, os pendores, as tendências, as predisposições, as aspirações, a índole e o caráter componentes do temperamento da consciência; a mudança de profissão em geral afetando a estrutura do temperamento do profissional, homem ou mulher; os autocomprometimentos da agenda pessoal conforme o temperamento; a autodeterminação consciencioterápica demonstrando a firmeza da conscin na superação dos trafares sedimentados no temperamento pessoal. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o choque de pararrealidade imposto pelas aulas do Curso Intermissivo (CI) sobre o temperamento da consciex neointermissivista; a moldagem da própria índole no decurso da serialidade das existências intrafísicas; as autotendências paragenéticas; a construção pluriexistencial dos autotrafores e autotrafares; o feitio consciencial denunciando o nível evolutivo pessoal; a melhoria gradual do temperamento através do autorrevezamento multiexistencial; o cerne holobiográfico; as intenções mantidas através dos somas vida após vida humana; as paravinculações à procedência intermissiva; a coerência do temperamento de vida em vida humana. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autoridade cosmoética–força presencial; o sinergismo cosmoético Teaticologia-Verbaciologia; a busca de sinergismos otimizadores e potencializadores do rendimento proexológico; o sinergismo Temperamentologia-Etologia; o sinergismo linha de abertura–raiz do temperamento; o sinergismo genodileções intermissivas–genodileções retrocognitivas. Principiologia: o principium prioritarius; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio dos fatos corroborarem os argumentos; o princípio da verbação teática pelo qual somente o ato anterior ratifica a fala ou a comunicação; o princípio da descrença a partir do autoparapsiquismo; os princípios parapsíquicos de recuperação dos cons magnos pessoais na área da Parapercepciologia; o princípio do corpo objetivo; o princípio do posicionamento pessoal; o princípio da singularidade autobiográfica. Codigologia: a incorruptibilidade do código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado; a cooperação pessoal na teática do código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria da Pensenologia; a teoria e a prática do autodidatismo permanente; a teoria da seriéxis; a teoria do paracérebro; as investigações técnicas e paratécnicas da raiz temperamental embasadoras da teoria da personalidade consecutiva. Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; as técnicas argumentativas; as técnicas paradiplomáticas; a técnica da tares; a técnica da confutação; a técnica da Debatologia; a técnica da dialética; a técnica da Cosmoética Destrutiva; a autotecnicidade mentalsomática veterana; as técnicas de movimentação bioenergética; a técnica dos 20 EVs diários; a técnica de identificação das sinaléticas parapsíquicas pessoais; as técnicas projetivas; a técnica da conscin-cobaia; as técnicas conscienciométricas dissecando o autotemperamento; as técnicas de potencialização da memória predispondo as autorretrocognições; as técnicas de centrifugação do egão desbastando as tendências nosográficas do temperamento. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico básico das técnicas projetivas. Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível dos Despertos; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Comunicólogos; o Colégio Invisível dos Conscienciometrologistas. Efeitologia: os efeitos do taquipsiquismo no acesso lexical rápido e exato no momento da comunicação oral; o efeito dos dicionários paracerebrais do amparador na comunicação com os amparandos; o efeito da retilinearidade autopensênica na teática cosmoética no nível de amparabilidade; os efeitos cognitivos da solidariedade interassistencial; os efeitos omnicatalíticos dos poderes conscienciais em ação; os efeitos potencializadores da consciência crítica; os efeitos das lições transcendentes do Curso Intermissivo pré-ressomático; os efeitos da hiperacuidade pesquisística na síntese precisa do autoconscienciograma; os efeitos da bagagem holobiográfica no modo atual de ser, sentir, pensar, falar, agir e reagir; o efeito halo da Autoparagenética; a imperturbabilidade enquanto efeito sadio do autotemperamento benigno. Neossinapsologia: as neossinapses transcendentes derivadas das paraneossinapses; as neossinapses sobre si mesmo; as neossinapses prioritárias desencadeadas pelas pesquisas da autorretrossenha. Ciclologia: o ciclo análise conscienciométrica–síntese consciencial; o ciclo patológico de vícios emocionais e comportamentais; o ciclo retrocons-neocons-megacons. Enumerologia: a base da automundividência; o fundamento dos autovalores; o germe da personalidade; a origem das autotendências; o motor da automotivação; a semente dos comportamentos; a essência da autoconsciencialidade. O temperamento polivalente; o temperamento versátil; o temperamento flexível; o temperamento pluripredisposto; o temperamento multidotado; o temperamento omniadaptável; o temperamento taquirrítmico. Binomiologia: o binômio autocriticidade sincera–autoincorruptibilidade; o binômio apresentação do projeto–realização da obra; o binômio bastidores-ribalta; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio paramicrochip–ponteiro consciencial; o binômio discrição intrafísica–superexposição extrafísica; o binômio identidade civil–identidade extra; a personalidade avaliada no binômio estrutura holossomática–estrutura intrapsíquica; a melhoria na coerência no binômio autoimagem-heteroimagem. Interaciologia: a interação neoverpon-Paratécnica; a interação Tecnologia Convencional–Paratecnologia Inortodoxa; a interação polimatia-autoparapercepção; a interação autocognição-parapsicoteca; a interação Genética-Paragenética; a interação verbação-anticonflituosidade; a interação autoverbação-autodesassedialidade; a interação aportes existenciais–diretrizes da autoproéxis; a interação síntese do autoconscienciograma–síntese caracterial; a interação raiz do temperamento–ego profissional. Crescendologia: o crescendo da Holofilosofia ao neoparadigma consciencial; o crescendo da moral vulgar à Cosmoética; o crescendo dos efeitos às causas; o crescendo do particular ao geral; o crescendo do simples ao composto; o crescendo da tacon à tares; o crescendo do intrafísico ao extrafísico; o crescendo transcendente tenepes-ofiex; o crescendo qualitativo na classificação autoconscienciométrica; o temperamento ajustado predispondo o crescendo euforin-primener-cipriene-megaeuforização-parasserenidade. Trinomiologia: o trinômio visibilidade-confiabilidade-transparência; o trinômio objetividade-explicitação-transparência; o trinômio reputação-credibilidade-transparência; o trinômio coerência-sinceridade-transparência; o trinômio incorrupção-autenticidade-transparência; o trinômio trafor-trafar-trafal; o trinômio temperamento-talento-treinamento; o trinômio anatomização da vida atual–dissecção do temperamento–matematização holobiográfica; o trinômio temperamento-Paragenética-macrossoma. Polinomiologia: o polinômio comunicativo clareza-exatidão-compreensibilidade-transparência; os escores conscienciométricos no polinômio soma-bioenergética-antiemotividade-racionalidade-liderança-comunicabilidade-priorização-coerência-consciencialidade-universalidade; o polinômio hipocrático colérico-sanguíneo-fleumático-melancólico; o polinômio evolutivo autolucidez-automotivação-automemória-autodiscernimento. Antagonismologia: o antagonismo autolucidez multidimensional / obnubilação eletronótica; o antagonismo transparência científica / obscuridade religiosa; o antagonismo personalidade aberta / temperamento retranquista; o antagonismo personalidade fácil / personalidade difícil; o antagonismo personalidade forte / personalidade fraca; o antagonismo antepassado de si mesmo / autorrevezador multiexistencial; o antagonismo temperamento bom-caráter / temperamento mau-caráter. Paradoxologia: o paradoxo do temperamento difícil denotar fraqueza consciencial; o paradoxo de os gêmeos xifópagos apresentarem temperamentos distintos; o paradoxo somático seriexológico temperamento idêntico–compleição física discrepante. Politicologia: a parapsicocracia; a lucidocracia; a pacienciocracia; a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a meritocracia; a discernimentocracia. Legislogia: a lei do devenir; a lei do movimento ininterrupto; a lei do transformismo; a lei da seriéxis; a lei da impermanência; a lei da obsolescência; a lei do maior esforço evolutivo na manutenção da autocoerência; a lei de ação e reação; a lei do retorno. Filiologia: a teaticofilia; a praticofilia; a verbaciofilia; a evoluciofilia; a cienciofilia; a priorofilia; a coerenciofilia. Sindromologia: a síndrome do egão. Holotecologia: a parapsicoteca; a mentalsomatoteca; a pensenoteca; a egoteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca; a comunicoteca; a teaticoteca. Interdisciplinologia: a Autotemperamentologia; Autevoluciologia; a Autoconscienciometrologia; a Holomaturologia; a Autopensenologia; a Autotraforologia; a Autoproexologia; a Cosmoeticologia; a Homeostaticologia; a Autoparapercepciologia; a Autodiscernimentologia; a Autogesconologia; a Interassistenciologia; a Autopriorologia; a Paraprospectivologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens megatraforisticus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens expeditus; o Homo sapiens energossomaticus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens invulgaris; o Homo sapiens singularis. V. Argumentologia Exemplologia: raiz do temperamento ignorada = o tronco básico, intraconsciencial, fundamentando a estrutura da índole característica das reações naturais da vontade ou do microuniverso da consciência não investigado e permanecendo desconhecido; raiz do temperamento compreendida = o tronco básico, intraconsciencial, fundamentando a estrutura da índole característica das reações naturais da vontade ou do microuniverso da consciência pesquisado e bem aplicado em reciclagens intraconscienciais (recins). Culturologia: a cultura da Intraconscienciologia; a Paraculturologia da Conscienciometrologia. Caracterologia. Sob a ótica da Autotemperamentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 4 categorias de raízes básicas de temperamentos: 1. Raiz do temperamento cultural: étnica. 2. Raiz do temperamento familiar: mesológica. 3. Raiz do temperamento genético: somática. 4. Raiz do temperamento paragenético: holobiográfica. Tipologia. Segundo a Consciencioterapia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 variáveis para a análise autocrítica, nua e crua do próprio temperamento: 1. Atividade: a apatia ou o vigor laboral; a motivação hedonista ou evolutiva; a constância ou a volatilidade de propósitos; a flutuação ou perseverança da autodisponibilidade; a atuação habitual calma ou agitada; a alta, lenta ou inexistente adaptabilidade ao novo. 2. Emocionalidade: a estabilidade ou instabilidade emocional; a velocidade da resposta emocional (impulsividade ou comedimento); a intensidade da reação emocional (amena, moderada ou explosiva); o predomínio do teor afetivo sadio ou patológico (medo, raiva, tristeza); a constância ou a flutuação do humor. 3. Pensenidade: o fluxo lento ou rápido da pensenidade (bradipsiquismo ou taquipsiquismo); a fixação ou flexibilidade na troca do bloco pensênico; a propensão à distração ou à concentração mental; a inclinação à superficialidade ou à profundidade reflexiva; o padrão holopensênico benévolo ou malévolo. 4. Perceptibilidade: o amplo ou restrito limiar de responsividade aos estímulos; a resposta rápida ou lenta aos perceptos; a excitação, acalmia ou inibição diante de hiperestimulação; a disposição natural à aproximação ou ao retraimento perante os neoestímulos; a orientação pessoal mais extrovertida ou introvertida. 5. Sociabilidade: a primazia da interatividade cordial ou hostil; a tendência à afiliação ou ao isolamento; a postura interconsciencial sectária ou universalista; o posicionamento usual egocêntrico ou altruísta; o abertismo ou o fechadismo consciencial. Contrapontologia. De acordo com a Pancogniciologia, eis, por exemplo, segundo a dialética dos opostos, 50 categorias de temperamentos humanos, dispostos na ordem alfabética dos termos, a fim de ampliar a cosmovisão do tema: 01. Temperamento aberto / fechado. 02. Temperamento acolhedor / irascível. 03. Temperamento alegre / sorumbático. 04. Temperamento altruístico / feudal. 05. Temperamento amadurecido / imaturo. 06. Temperamento antecipador / procrastinador. 07. Temperamento anticonflitivo / omniconflitivo. 08. Temperamento assertivo / leniente. 09. Temperamento assistencial / petulante. 10. Temperamento autodesassediado / heterassediador. 11. Temperamento autoimperdoador / autoindulgente. 12. Temperamento benigno / malévolo. 13. Temperamento bibliofílico / bibliofóbico. 14. Temperamento cogniciofílico / néscio. 15. Temperamento conciliador / cáustico. 16. Temperamento cosmovisiológico / monovisiológico. 17. Temperamento detalhista / perfeccionista. 18. Temperamento doador / egocêntrico. 19. Temperamento educador / repressor. 20. Temperamento equilibrado / baratrosférico. 21. Temperamento exaustivo / superficial. 22. Temperamento exemplarístico / vexaminoso. 23. Temperamento extrovertido / introvertido. 24. Temperamento fitofílico / fitofóbico. 25. Temperamento flexível / teimoso. 26. Temperamento heurístico / plagiador. 27. Temperamento intelectual / psicomotor. 28. Temperamento interdependente / megadependente. 29. Temperamento large / miserê. 30. Temperamento liderológico / submisso. 31. Temperamento megaeuforizante / megassediante. 32. Temperamento morígero / imorigerado. 33. Temperamento neofílico / neofóbico 34. Temperamento omnicrítico / manipulável. 35. Temperamento otimista / pessimista. 36. Temperamento paciente / irritadiço. 37. Temperamento pacifista / belicista. 38. Temperamento parapsíquico / eletronótico. 39. Temperamento ponderado / impulsivo. 40. Temperamento racional / emocional. 41. Temperamento revitalizante / depressivo. 42. Temperamento sereno / ansioso. 43. Temperamento superavitário / deficitário. 44. Temperamento taquipsíquico / bradipsíquico. 45. Temperamento tarístico / taconístico. 46. Temperamento tenepessável / religioso. 47. Temperamento traforístico / trafarístico. 48. Temperamento universalista / monárquico. 49. Temperamento voliciolínico / voliciopático. 50. Temperamento zoofílico / zoofóbico. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a raiz do temperamento, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autoparapsiquismo avançado: Autoparapercepciologia; Homeostático. 02. Biografologia: Proexologia; Neutro. 03. Bom-caráter: Temperamentologia; Homeostático. 04. Centrifugação do egão: Egologia; Homeostático. 05. Conscin multívola: Parapatologia; Nosográfico. 06. Conteúdo da consciência: Intraconscienciologia; Homeostático. 07. Humor homeostático: Holomaturologia; Homeostático. 08. Idiossincrasia cultural: Multiculturologia; Neutro. 09. Indício multiexistencial: Autorrevezamentologia; Neutro. 10. Megatrafor: Homeostaticologia; Homeostático. 11. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático. 12. Perfilologia: Conscienciometrologia; Neutro. 13. Resolução prioritária: Autopriorologia; Homeostático. 14. Síntese caracterial: Perfilologia; Neutro. 15. Síntese do autoconscienciograma: Autevoluciologia; Homeostático. A PESQUISA, IDENTIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DA AUTOCOGNIÇÃO QUANTO À RAIZ DO PRÓPRIO TEMPERAMENTO DEVE, LOGICAMENTE, SER PONTO ESSENCIAL PARA A AUTOMATURIDADE DA CONSCIÊNCIA INTERMISSIVISTA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou a raiz do próprio temperamento? Sabe aplicar este conhecimento nas neoconquistas evolutivas?