Paradever da Autopesquisa

O paradever da autopesquisa é o compromisso pessoal de a consciência investigar, identificar, definir, analisar e compreender as próprias manifestações vivenciando o processo autevolutivo de modo lúcido, coerente, técnico e cosmoético.

Você, leitor ou leitora, considera a autopesquisa paradever? Já mantém rotina autopesquisística no dia a dia? Em qual nível?

      Enciclopédia da Conscienciol ogia                                                                    1
                          PARADEVER DA AUTOPESQUISA
                                     (PARADIREITOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O paradever da autopesquisa é o compromisso pessoal de a consciência investigar, identificar, definir, analisar e compreender as próprias manifestações vivenciando o processo autevolutivo de modo lúcido, coerente, técnico e cosmoético.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O vocábulo dever deriva do idioma Latim, debere, “dever; ser devedor; estar obrigado a; ter obrigação de”. Surgiu no Século XIII. O segundo elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo pesquisa procede do idioma Espanhol, pesquisa, derivado do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e este de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente; aprofundar”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Paraobrigação da autoinvestigação. 2. Pararresponsabilidade da autanálise. 3. Paracompromisso do autodescortinamento consciencial.
          Neologia. As 4 expressões compostas paradever da autopesquisa, paradever básico da autopesquisa, paradever intermediário da autopesquisa e paradever avançado da autopesquisa são neologismos técnicos da Paradireitologia.
          Antonimologia: 1. Dever de heteropesquisa. 2. Descompromisso autoinvestigativo. 3. Banalização da autocognição.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à proatividade autopesquisística.
          Ortopensatologia: – “Paradireito. Você está tranquilo intimamente quanto aos compromissos assumidos durante o Curso Intermissivo (CI)?”.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal dos compromissos pesquisísticos; os prioropensenes pesquisísticos; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os dubiopensenes; a dubiopensenidade; a rigidez autopensênica; os nexopensenes; a nexopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os benignopesenes; a benignopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; o mapeamento pensênico; a assinatura pensênica pesquisística; a renovação pensênica.
          Fatologia: o paradever da autopesquisa; a obrigação cosmoética da autocognição; o compromisso teático pesquisístico; o destemor cosmoético; a curiosidade científica fomentando a autopesquisa; o aprofundamento contínuo da pesquisa; os indicadores pesquisísticos; as oportunidades únicas de cada instante; a aprendizagem com os próprios erros e acertos; a capacidade de priorizar os objetivos pesquisísticos; os objetivos centrados na reeducação consciencial; a visão estratégica pesquisística; a inteligência contextual; a singularidade pesquisística; a catálise do autodiscernimento promovido pelo autoconhecimento; a cura das fissuras conscienciais; os pontos cegos conscienciais; a desmitificação; a antidogmatização; a interpretação egocêntrica da importância da autopesquisa; a autonegligência evolutiva; o negocinho evolutivo validando a esquiva da autopesquisa; as omissões pessoais deficitárias decorrentes da falta de autopesquisa; a desculpa injustificável de manter a gescon cosmoética sem publicar; a manutenção das lavagens cerebrais; a aceitação de variáveis, vieses, fatos, informações sem análise crítica; a hipótese não testada considerada verdade absoluta; os fatos, contextos e informações direcionando a pesquisa; o autengano na condução das interpretações dos fatos para validar as expectativas; o medo do autodescobrimento de trafares, trafores e trafais; a autossuperação de dúvidas estagnadoras da evolução; o desengavetamento da autopesquisa; a base física pragmática para a autopesquisa; a liberdade pessoal de escolha do tema da autopesquisa; a análise libertária do labcon; o aproveitamento sábio do tempo e das oportunidades evolutivas; a opção pela autopesquisa; o megafoco pesquisístico; a evitação da interpretatice; a autopesquisa eliminando a dependência; a Hermenêutica pessoal; a autorresponsabilidade irrenunciável; o empreendedorismo pesquisístico; o ofício pesquisístico diário indelegável; o aprimoramento consciencial; a dinamização da autobiografia promovida pela tecnicidade pesquisística; a autonomia pesquisística; a liberdade consciencial; a espiral da evolução; o exemplarismo teático; o achado pesquisístico verponológico; a gescon tarística libertária; o projeto de pesquisa teático do Estado Mundial Cosmoético; o respeito ao Paradireito; o compromisso lúcido com o Paradever; a cosmovisão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a intercooperação entre o pesquisador e o amparo extrafísico de função pesquisístico; o bloqueio mentalsomático dificultando a cognição; o estudo da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o campo mentalsomático pesquisístico; o extrapolacionismo parapsíquico gerando automotivação pesquisística; o acesso às retrocognições; a interpretação do conteúdo parafenomênico; o estudo da concausa extrafísica; o desenvolvimento da pangrafia; as cláusulas intermissivas da proéxis pessoal; o entendimento da condição de minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o autorrevezamento multiexistencial lúcido; a correção técnica das autocondutas fundamentadas no Paradireito; o exercício do Paradever; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo cérebro-paracérebro; o sinergismo compromisso-responsabilidade; o sinergismo associação de ideias–coerência; o sinergismo dissecção analítica–aferição científica; o sinergismo assistente-assistido; o sinergismo autopesquisa-interassistência.
          Principiologia: o princípio do devagar se vai ao longe; o princípio pessoal de aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença (PD); o princípio científico da tentativa e erro; o princípio da evolução interconsciencial; o princípio político da inseparabilidade grupal.
          Codigologia: o código pessoal de prioridades autopesquisísticas; o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando as autopesquisas; o código grupal de Cosmoética (CGC) estabelecendo prioridades à pesquisa grupal evolutiva.
          Teoriologia: a teoria da interassistencialidade; a teoria da seriéxis; a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica da circularidade; a técnica da exaustividade; a técnica das 50 vezes mais; a técnica do preparo inteligente da próxima existência intrafísica; as técnicas energéticas; as técnicas projetivas; as técnicas da reciclagem existencial; a técnica do cosmograma; a técnica dos pequenos incômodos; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da omnipesquisa permanente.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico proporcionando autenfrentamento teático.
          Laboratoriologia: a inteligência evolutiva (IE) utilizando o labcon diário; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores Conscienciológicos; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Enciclopédia da Conscienciol ogia                                                                          3
          Efeitologia: o efeito dos resultados pesquisísticos na intraconsciencialidade; os efeitos multidimensionais do exemplarismo pessoal pesquisístico; os efeitos das neoverpons tarísticas.
          Neossinapsologia: as neossinapses das verpons autexperimentadas; as neossinapses advindas das reciclagens pessoais; a recuperação das paraneossinapses referentes ao compromisso lúcido da autopesquisa.
          Ciclologia: a superação do ciclo vicioso crise existencial–autovitimização; o ciclo tarístico autopesquisa-gescon; o ciclo contínuo neodúvidas-neocognições; o ciclo autorreeducação-heterorreeducação; o ciclo consecutivo ressoma-dessoma-intermissão; o ciclo da libertação grupocármica; o ciclo da espiral evolutiva.
          Enumerologia: a autodeterminação; a autorganização; o autojuízo; a auto-hiperacuidade; o autodiscernimento; a autolucidez; o autabsolutismo.
          Binomiologia: o binômio cognição-responsabilidade; o binômio projeciografia-projeciocrítica; o binômio argumentação-refutação; o binômio autocorrupção-heterocorrupção; o binômio melin-melex; o binômio crise-crescimento; o binômio heteroperdoador-autoimperdoador; o binômio admiração-discordância; o binômio pesquisa-especialidade; o binômio recebimento-retribuição; o binômio Paradireito-Paradever.
          Interaciologia: a interação mesologia–inteligência paracontextual; a interação vivência-paravivência; a interação Genética-Paragenética; a interação autocrítica-paradever.
          Crescendologia: o crescendo miniparadever-maxiparadever; o crescendo subcerebralidade-mentalsomaticidade; o crescendo monovisão intrafísica–cosmovisão multidimensional; o crescendo autoderterminismo–livre arbítrio; o crescendo autoconsciencialidade-interconsciencialidade-cosmoconsciencialidade.
          Trinomiologia: o trinômio egocarmalidade-grupocarmalidade-policarmalidade; o trinômio nosográfico distorção cognitiva–dissonância cognitiva–autopesquisa distorcida; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio atos-fatos-parafatos; o trinômio ocorrências confluentes–ocorrências concomitantes–ocorrências extrapautas; o trinômio hábitos sadios–rotinas úteis–experimentos programados; o trinômio Cosmoética-Universalismo-Megafraternismo.
          Polinomiologia: o polinômio soma sadio–sustentabilidade energética–gestão emocional–racionalidade lúcida.
          Antagonismologia: o antagonismo ansiosismo / paciência; o antagonismo gargalo evolutivo / catálise evolutiva; o antagonismo embotamento / lucidez; o antagonismo argumentação ilógica / argumentação racional; o antagonismo satisfação malévola / satisfação benévola; o antagonismo autoimperdoador / heteroperdoador; o antagonismo intolerantismo / Universalismo.
          Paradoxologia: o paradoxo de o intermissivista abdicar da autopesquisa.
          Politicologia: a lucidocracia; a democracia da pesquisa; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a meritocracia; a interassistenciocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço pesquisístico; a lei da impermanência; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de causa e efeito; as leis da meritocracia evolutiva.
          Filiologia: a assistenciofilia; a neofilia; a criticofilia; a verbaciofilia; a liberofilia; a lucidofilia; a cogniciofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a leiturofobia; a racionofobia; a evoluciofobia; a mentalsomatofobia; a autopesquisofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial gerando pesquisas inacabadas; a síndrome de Gabriela mantendo o status quo; a síndrome da apriorismose potencializando a estagnação consciencial; a síndrome da mediocrização; a síndrome da autovitimização.
          Maniologia: a mania de tirar conclusões sem autopesquisa técnica; a mania de acreditar nas verdades sem autocrítica.
          Mitologia: o mito de os problemas se resolverem sozinhos com o tempo; o mito de a pesquisa ser prioridade para quem gosta; a desconstrução dos mitos atravancadores da evolução consciencial.
          Holotecologia: a analiticoteca; a cognoteca; a experimentoteca; a argumentoteca; a hermeneuticoteca; a discernimentoteca; a logicoteca; a assistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Experimentologia; a Metodologia; a Autorrecexologia; a Invexologia; a Autopesquisologia; a Descrenciologia; a Proexologia; a Holomaturologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia; a Cosmovisiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o autopesquisador; o autexperimentador; o paradireitólogo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a autopesquisadora; a autexperimentadora; a paradireitóloga; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens experimentor; o Homo sapiens investigator; o Homo sapiens methodicus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens taristicus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: paradever básico da autopesquisa = a assunção das pararresponsabilidades autoimpostas da pesquisa egocármica; paradever intermediário da autopesquisa = a assunção da pararresponsabilidade autoimposta da pesquisa da própria conscin nas interrelações grupocármicas; paradever avançado da autopesquisa = a assunção das pararresponsabilidades autoimpostas da pesquisa pessoal no âmbito das manifestações policármicas.
          Culturologia: a cultura evolutiva; a cultura da mudança consciencial; a cultura da glasnost; a Multiculturologia Evolutiva; a cultura da megafraternidade.
          Categoriologia. Pelos critérios da Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 situações passíveis de serem autopesquisadas quanto aos aspectos extra e intraconscienciais no dia a dia:
          01. Conviviologia: dupla evolutiva, amigos, familiares, princípios conscienciais.
          02. Docência: preparo de aulas, aulas, período entre aulas, pós-aula.
          03. Esporte: natação, caminhada.
          04. Lazer: cinema, passeio, viagem turística.
          05. Monitoria: cursos, dinâmicas, laboratórios. Enciclopédia da Conscienciol ogia                                                               5
          06. Parapsiquismo: projeção consciente, técnicas energéticas e retrocognitivas.
          07. Temático: revisão bibliográfica de tema.
          08. Tenepes: pré-tenepes, tenepes diária, pós-tenepes, tenepessismo 24 horas.
          09. Trabalho: formal, informal, reuniões, entrevistas.
          10. Voluntariado: administrativo, financeiro, convivência, reuniões.
          Dificuldade. Pelos critérios da Autexperimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 dificultadores da autopesquisa passíveis de serem superados pelo pesquisador, homem ou mulher, lúcido:
          01. Acídia: falta de disposição, aversão.
          02. Acriticismo: antiquestionamento, generalização acrítica.
          03. Apriorismose: preconceitos arraigados, monoideísmos, dogmas.
          04. Autengano: anotações sem análise, falta de autorreflexões.
          05. Desorganização: dificuldade de composição e manutenção da agenda pessoal.
          06. Falácia: argumento ilógico para fuga do autenfrentamento.
          07. Fechadismo: manutenção do conservadorismo, apriorismo.
          08. Negligência: desatenção, omissão pesquisística.
          09. Procrastinação: adiamento da pesquisa.
          10. Rotina: apego à novelas, frequência em redes sociais inócuas, fissura em videogames, distração com leituras ociosas.
          Vantagem. Pelos critérios da Evoluciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 conquistas conscienciais facilitadas por meio da autopesquisa:
          01. Abertismo consciencial: recin, debates cosmoéticos, neoverpons.
          02. Assistencialidade: autassistência, heterassistência.
          03. Associação de ideias: conexões, similaridades, antagonismos.
          04. Autodidatismo: reeducação consciencial evolutiva.
          05. Autodiscernimento: análise, interpretações, prioridades evolutivas.
          06. Autonomia: autogestão cognitiva e evolutiva.
          07. Criticidade: autopesquisa, contextos interconscienciais.
          08. Detalhismo: aprofundamento temático.
          09. Evolução: autorresponsabilidade inalienável.
          10. Lucidez: acuidade, multidimensionalidade.
          11. Proéxis: aportes, oportunidades evolutivas, retratações.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o paradever da autopesquisa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autodomínio da vontade: Voliciologia; Homeostático.
          02. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Autonomia: Autonomologia; Neutro.
          04. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          05. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          06. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
          07. Gargalo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Gescon: Proexologia; Homeostático.
          09. Laboratório consciencial: Autopesquisologia; Neutro.
          10. Omniconfluência analítica: Hermeneuticologia; Neutro.
          11. Oxigenação pensênica: Paradireitologia; Homeostático.
          12. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
            13. Paradever intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
            14. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
            15. Pesquisador conscienciológico: Experimentologia; Homeostático.
        O PARADEVER DA AUTOPESQUISA É A ASSUNÇÃO
      DO COMPROMETIMENTO LÚCIDO COM OS PRÓPRIOS
     PRINCÍPIOS EVOLUTIVOS NA AUTOVIVÊNCIA PARTICIPATIVA DO MAXIMECANISMO INTERASSISTENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera a autopesquisa paradever? Já mantém rotina autopesquisística no dia a dia? Em qual nível?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.215.
            2. Yuahasi, Katia; Paradever da Autopesquisa; artigo; Proexologia; Revista; Anuário; Vol. 3; Número 3; 1 E-mail; 2 refs.; Associação Internacional de Programação Existencial; Foz do Iguaçu. PR; 2017; páginas 68 a 74.
                                                                                                              K. K. Y.