Interação Paradireito-Paradever

A interação Paradireito-Paradever é o entrelaçamento da Ciência voltada ao estudo da forma de evolução da consciência, fundamentada nas paraleis, no fluxo cósmico, nas pensenizações íntegras, justas e retas, no emprego correto da energia imanente (EI) e na megafraternidade, em conjunto com os deveres evolutivos decorrentes do autodiscernimento dessa condição.

      INTERAÇÃO PARADIREITO-PARADEVER
                                   (PARADIREITOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A interação Paradireito-Paradever é o entrelaçamento da Ciência voltada ao estudo da forma de evolução da consciência, fundamentada nas paraleis, no fluxo cósmico, nas pensenizações íntegras, justas e retas, no emprego correto da energia imanente (EI) e na megafraternidade, em conjunto com os deveres evolutivos decorrentes do autodiscernimento dessa condição.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra ação procede também do idioma Latim, actio, “ação; movimento; feito; obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo; auto; discurso; enredo”, e esta de agere, “obrar; agir”. Apareceu no Século XIII. O termo interação surgiu no Século XX. O elemento de composição para provém do idioma Grego, pára, “por intermédio de; para além de”. A palavra direito deriva do idioma Latim, directus, “reto; que segue em linha reta; que segue regras ou ordens preestabelecidas; que segue trajetória ou procedimento predeterminado; que conduz segundo específico preceito ou conforme determinado modo de ordenação”. Surgiu em 1277. O termo dever procede do idioma Latim, de bere, “dever; ser devedor; estar obrigado a; ter obrigação de”. Surgiu no século XIII.
         Sinonimologia: 1. Interação faculdades evolutivas–obrigações evolutivas. 2. Interação parapoderes-pararresponsabilidades. 3. Interação dos direitos e deveres conscienciais.
         Neologia. As 4 expressões compostas interação Paradireito-Paradever, interação básica Paradireito-Paradever, interação intermediária Paradireito-Paradever e interação avançada Paradireito-Paradever são neologismos técnicos da Paradireitologia.
         Antonimologia: 1. Interação Paradireito-Dever. 2. Interação Direito-Paradever. 3. Interação Direito-Dever. 4. Diferenças Paradireito-Paradever. 5. Semelhanças Paradireito-Paradever.
         Estrangeirismologia: o kodawari aplicado à hermenêutica da Evoluciologia; a coniunctio de saberes evolutivos essenciais; o momentum cognitivo; o desvelamento de novos plateaus evolutivos; o responsible empowerment; a omnis cognitio universalis poliplanetária.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos paradeveres pessoais decorrentes da lucidez do Paradireito.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal do emprego correto da energia imanente (EI); a assunção e o cumprimento dos paradeveres delimitando o nível da justeza, retidão e integridade pensênica; a autopensenidade megafraterna; os batopensenes pesquisísticos; a batopensenidade cosmoética; a teática paradireitológica gerando a sintonização com pensenizações mais alinhadas à Cosmoética; os ortopensenes; as práticas voltadas à ortopensenidade; a extrapolação do nível da autopensenidade.
         Fatologia: o fato de a evolução estagnar em determinado ponto quando não se compreende a interrelação Paradireito-Paradever; a inevitabilidade do Paradireito e do Paradever à autevolução; a responsabilidade na condição de contrapartida dos autesforços; o Paradever enquanto representação prática do entendimento do Paradireito; o conteúdo do Paradireito expresso no Paradever; a interdependência entre o Paradireito e o Paradever enquanto núcleo essencial da Paradireitologia; a lucidez sobre o Paradireito enquanto condição básica à compreensão do Paradever; as condições básicas e elementares da evolução abordáveis nas pesquisas da interconexão Paradireito-Paradever; a precedência lógica do Paradireito sobre o Paradever; o sentido do Estado Mundial, da Parapoliticologia, da Paradiplomaciologia e da Holofilosofia; os poderes e deveres condizentes a todos, em todas as dimensões; a introjeção do valor da megafraternidade enquanto paradever comum a todas as consciências em evolução; o alinhamento dos paradeveres pessoais ao fluxo cósmico; a cognição das paraleis levando à assunção de paradeveres; a quebra das barreiras conscienciais pelo conhecimento do Paradireito e do Paradever; a desdramatização quanto aos paradeveres pessoais por meio do conhecimento aprofundado do Paradireito; a coerência entre os saberes adquiridos e os compromissos assumidos; a anticonflitividade pessoal e grupal decorrente do autaproveitamento das aquisições do momento evolutivo; a interpretação do Paradever através dos ditames do Paradireito; a observação repetitiva dos conceitos relacionados ao Paradireito e ao Paradever; a circularidade nas abordagens orismológicas da Paradireitologia; a exaustividade no omnidetalhamento das variáveis existenciais capaz de revelar constantes paradireitológicas e paradeontológicas nos mínimos detalhes do cotidiano.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os paraconstructos do Paradireito e do Paradever hauridos extrafisicamente; a extração de conteúdos paradeontológicos norteada pelo Paradireito; os assuntos de teor deôntico abordados no Curso Intermissivo (CI); a sabedoria paradireitológica do evoluciólogo quanto ao momento existencial dos orientandos evolutivos, quando recomenda a assunção de determinados paradeveres; a coordenação paradireitológica das atribuições dentro do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial, segundo os respectivos paradeveres pessoais; o respeito paradireitológico quanto aos paradeveres alheios; a dosagem do amparador de função quanto às orientações assistenciais, tendo em vista o Paradireito e o Paradever; o rapport com as consciexes extraterrestres amparadoras, especializadas na Cosmoconscienciologia; o evidenciamento de equipex técnica da Paradireitologia por meio das sinaléticas parapsíquicas, cuja aproximação pode revelar compromissos evolutivos mais sérios; os potenciais parafenomênicos da compreensão teática da interrelação Paradireito-Paradever; a equivalência do estado consciencial promovido pela megaeuforização com o conhecimento cosmovisiológico do Paradireito e o cumprimento dos paradeveres intermissivos; a lógica paradireitológica dando tranquilidade íntima quanto ao descarte do soma e do energossoma, a qualquer momento, independentemente dos compromissos intermissivos não concretizados; a anticonflitividade pessoal manifestada interdimensionalmente; as energias conscienciais (ECs) conciliatórias ao modo de padrão das consciexes mais afins à convergência do Paradireito com o Paradever; a cosmoconsciência, ampliadora dos conhecimentos paradireitológicos, desencadeada pelo complexo ato de pensenizar adequadamente; as retrocognições revelando parafatos capazes de dar fundamento causal, lógico e multidimensional ao Paradireito; o conjunto de condutas conscienciais ensejadoras da transmigração interplanetária enquanto sinergia máxima do antiparadireito e do antiparadever.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vidas passadas entrosadas–paradeveres recíprocos semelhantes; o sinergismo energias conscienciais afins–paradeveres intermissivos afins; o sinergismo coragem para se autoconhecer–determinação para se autenfrentar; o sinergismo cognição paradireitológica–liberdade consciencial–pacificação íntima; o sinergismo inteligência evolutiva (IE)–bem-estar íntimo; o sinergismo parajurisprudência-autoparaprecedentes; o sinergismo parassinais evolutivos–ideias inatas auxiliando na apreensão de conteúdos paradeontológicos.
          Principiologia: a primazia central da consciência em detrimento do ego enquanto princípio norteador das automanifestações; o princípio tudológico de poder associar todas as ideias entre si; o princípio da autorresponsabilização paradireitologicamente ponderada; o princípio do “accountability” evolutivo; o princípio do desassombro cosmoético; os princípios tarísticos balizando as abordagens paradireitológicas; os princípios estruturantes das leis da proéxis; o princípio de quanto mais se evolui menos se requisita e mais responsabilidade se assume.
          Tecnologia: a técnica da expansão exponencial da lucidez extrafísica; a técnica da pulsação do coronochacra; a técnica da saturação pensênica paradireitológica; a técnica do olhar paradireitológico; a limpeza mental através da técnica do megafoco no aqui-agora; as técnicas projetivas rompendo a clausura consciencial; a técnica da postura mental renunciadora cosmoética; as técnicas voltadas ao desencadeamento da cosmoconsciência.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia.
          Efeitologia: os efeitos catalisadores do conhecimento da interação Paradireito-Paradever na centrifugação do ego; o efeito da teática paradireitológica na renúncia dos apegos intrafísicos; o efeito da autocoerência evolutiva na anticonflitividade pessoal e grupal; o efeito do estudo da Paradireitologia no desenvolvimento do parapsiquismo mentalsomático; o efeito paragenético do cumprimento dos paradeveres; o efeito da lei da hierarquia evolutiva na determinação dos paradeveres correspondentes a cada consciência; a tranquilidade emocional enquanto efeito imediato da convicção íntima quanto ao arcabouço paralegal.
          Ciclologia: o ciclo intraconsciencialidade-extraconsciencialidade-interconsciencialidade-policonsciencialidade.
          Enumerologia: o dever de prudência interassistencial; o dever de cautela interassistencial; o dever de prevenção interassistencial; o dever de precaução interassistencial; o dever de profilaxia interassistencial; o dever de zelo interassistencial; o dever de guarda interassistencial.
          Binomiologia: o binômio Paradireitologia-Paradeontologia; a estruturação dos Cursos Intermissivos no binômio Paradireito-Paradever; o binômio extraconsciencialidade paradireitológica–intraconsciencialidade paradeontológica; o binômio poder-Paradireito; o binômio liberdade-Paradever; o binômio poder-dever–Paradireitologia; o binômio Holocarmologia-Autoconscienciometrologia.
          Interaciologia: a interação Paradireito-Paradever; a interação fluxo evolutivo–contrafluxo social; a interação assimilação do esclarecimento–assunção das responsabilidades; a interação consciência-paraleis; a interação saber-dever; a interação materpensene paradireitológico–megatrafor paraetológico; a interação intraconsciencialidade parajurídica–comunex evoluída.
          Crescendologia: o crescendo autocognitivo Ética-Cosmoética-Paradireito-Paradever; o crescendo Direito-Dever-Paradireito-Paradever-Paradireitologia; o crescendo uróboro autorreflexivo–desvelamento das bases do Paradireito–compreensão do Paradever; o crescendo percepção da atuação do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial–evidenciamento do funcionamento de paraleis–reconhecimento dos paradeveres intermissivos–assunção das pararresponsabilidades; o crescendo paradigma convencional–paradigma consciencial; o crescendo melhor lucidez–melhor noção das responsabilidades–melhor definição das prioridades; o crescendo modus operandi evolutivo–modus faciendi evolutivo.
          Trinomiologia: o trinômio assistido-assistente-evoluciólogo; o trinômio conhecimento do Paradireito–poder intraconsciencial–liberdade evolutiva; o trinômio lucidez do Paradever–autorresponsabilização pela autevolução–autonomia consciencial; o trinômio vontade inquebrantável–interassistencialidade ininterrupta–vocação paradireitológica; o trinômio causalidade–afinidade–pré-intermissibilidade; o trinômio foco no ser–constância no agir–direcionamento ortopensênico; o trinômio agir–omitir-se–abster-se.
          Polinomiologia: o polinômio Paradireito-Paradever-Paradireitologia-Paradeontologia; o polinômio poder-dever-parapoder-paradever; as infinitas formas de interrelação do Paradireito e do Paradever a depender do polinômio cronêmica-proxêmica-paracronêmica-paraproxêmica; o polinômio Paradireito–Paradever–Paradireitologia–Parapoliticologia–Paradiplomaciologia–Estado Mundial–Holofilosofia; o polinômio destrinchamento do Paradireito–descoberta dos autoparadeveres–propósito de vida–fundamento da autosserenidade; o polinômio mobilização das energias conscienciais–absorção das energias imanentes–autorreflexão–serendipitia paradireitológica; os atos omissivos comissivos evolutivos sintetizados no polinômio renunciar–não resistir–não conflitar–não julgar.
          Antagonismologia: o antagonismo culpa / responsabilidade; o antagonismo esforço / privilégio; o antagonismo querer / dever; o antagonismo traforismo / polianismo; o antagonismo valores ociosos / responsabilidades prementes; o antagonismo liberdade / libertinagem; o antagonismo direito da força / força do Paradireito.
         Paradoxologia: o paradoxo de a possibilidade de assunção de paradeveres tornar-se recompensa evolutiva; o paradoxo do direito a ter dever; o paradoxo do pedágio evolutivo autoimposto; o paradoxo de o cumprimento das responsabilidades evolutivas implicar condições cosmoéticas cada vez mais estritas, exigentes e desafiadoras; o paradoxo do exemplarismo anônimo do Serenão; o paradoxo da responsabilidade antiparadireitológica; o paradoxo de as renúncias pessoais cosmoéticas reverterem em favor de si mesmo; o paradoxo de o aumento da liberdade pessoal ser diretamente proporcional ao risco de diminuí-la se mal utilizada.
         Politicologia: as formas de governo do Estado Mundial.
         Legislogia: a lei dos paradeveres ínsitos às consciências; o dever geral de megafraternidade, em menor ou maior grau, a depender do nível consciencial, enquanto lei evolutiva; a fundamentação das autorresponsabilidades a partir da convicção íntima sobre a lei da imortalidade consciencial; a incompreensão quanto à lei da interassistencialidade estagnando a evolução; a lei da interdependência na condição de vetor interpretativo teleológico; a lei da igualdade ontológica consciencial enquanto vetor interpretativo sistemático da Evoluciologia; o desenvolvimento do discernimento quanto ao essencial a partir da análise da lei da dicotomia energia–consciência.
         Filiologia: a paradireitofilia; a parapoliticofilia; a holofilosofofilia; a parassociofilia; a cosmoeticofilia; a cosmovisiofilia; a interassistenciofilia.
         Fobiologia: a neofobia; a assitenciofobia; a hipengiofobia; a autocogniciofobia; o medo de pensar grande; a logofobia; a normatofobia; a autocosmoeticofobia.
         Sindromologia: a síndrome da autorresponsabilidade deslocada.
         Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Paralegislogia; a Paradeontologia; a Paradigmologia; a Experimentologia; a Holossomatologia; a Multidimensiologia; a Parafenomenologia; a Paraconstructologia; a Para-Hermeneuticologia; a Autocosmoconscienciologia; a Autoparapercucienciologia; a Verbaciologia; a Teaticologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a consciência vivenciadora do Paradireito e do Paradever; a conscin cosmoética; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
         Masculinologia: o paradireitólogo; o paradeontólogo; o evoluciólogo; o Serenão.
         Femininologia: a paradireitóloga; a paradeontóloga; a evolucióloga; a Serenona.
         Hominologia: o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens discernimentum; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens serenissimus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens hermeneuticus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: interação básica Paradireito-Paradever = aquela na qual a conscin, homem ou mulher, depreende consequências ideativas; interação intermediária Paradireito–Paradever = aquela na qual a conscin, homem ou mulher, depreende consequências multidimensionais e seriexológicas; interação avançada Paradireito-Paradever = aquela na qual a conscin, homem ou mulher, depreende consequências cosmoconscienciais.
         Culturologia: a cultura do autesforço constante voltado à autevolução.
          Síntese. A interação Paradireito-Paradever representa a síntese da Paradireitologia e, consequentemente, da Evoluciologia, pois reúne no mesmo constructo todos os elementos básicos, fundamentais e essenciais pertinentes à evolução da consciência.
          Interação. O Paradireito tem explicitadas as principais premissas pelas quais a consciência deve se nortear, enquanto o Paradever fornece os pressupostos mais importantes à aplicação prática, notadamente de modo grupal e coletivo, dessas premissas paradireitológicas.
          Conceitos. Na esfera da Constructologia, a conceitualização da Paradireitologia tende à maior uniformidade, enquanto os conceitos referentes à Direitologia variam segundo os contextos e de acordo com as particularidades do meio cultural, social e político.
          Tabelologia. É inevitável a utilização de palavras próprias da Direitologia para explicar a Paradireitologia, pois, por ora, inexistem termos ou vocábulos capazes de melhor expor essas ideias, ocorrendo a recontextualização verponológica, conforme 12 exemplos listados em ordem alfabética:
                       Tabela – Confronto Direitologia / Paradireitologia
 Nos                  Direitologia                                Paradireitologia
 01.    Abrangência: determinada Socin             Abrangência: Cosmos
 02.    Conceituação: imprecisa (polissêmica)      Conceituação: precisa (unívoca)
        Culturologia: etnocêntrica,
 03.                                               Culturologia: universalista (Paraculturologia)
        terraqueocêntrica
                                                   Dever: responsabilidade holocármica
 04.    Dever: responsabilidade coletiva
                                                   (Paradever)
        Direito: poder fazer ou deixar de fazer    Direito: poder intraconsciencial
 05.
        algo intrafiscamente                       interdimensional (Paradireito)
        Epistemologia: perspectivas                Epistemologia: fundamentos inexoráveis
 06.
        e argumentos cambiantes                    (Parepistemologia)
 07.    Fonte normativa: normas gerais             Fonte normativa: lei da evolução
        Incidência: varia conforme os              Incidência: varia conforme o momento
 08.
        contextos culturais e sociais              evolutivo de cada consciência
 09.    Interrelações morais: Ética                Interrelações morais: Cosmoética
        Jurisdição: determinado tribunal ou        Jurisdição: Maximecanismo Multidimensional
 10.
        algo correlato                             Interassistencial (Parajurisdição)
        Processos legislativos: determinados
                                                   Processos legislativos: paraleis inerentes
 11.    pelos respectivos sistemas sociais
                                                   à evolução
        impessoais ou costumes
 12.    Valor norteador: dignidade humana          Valor norteador: megafraternidade
          Analogia. Os chamados paradireitos subjetivos, decorrentes da ideia de direitos subjetivos, por analogia, poderiam ser lidos enquanto poderes (ou atributos) conscienciais, os quais a consciência tem ou não o “direito” de exercer, e dizem respeito a capacidades, habilidades, conhecimentos ou saberes evolutivos.
          Contraparte. Nas Ciências Jurídicas para cada direito existe o dever correspondente, enquanto segundo a lógica da Paradireitologia, para cada novo conhecimento do Paradireito, surge a contraparte correspondente do Paradever, determinado compromisso holocármico, consigo mesmo (egocarma), com os outros (grupocarma) e / ou com a coletividade (policarma).
          Estagnações. Consoante a Autevoluciologia, eis 5 situações estagnadoras, dispostas abaixo em ordem alfabética, cujas profilaxias ali indicadas ilustram bem a condição da consciência a qual fixou na intraconsciencialidade os saberes relacionados ao Paradireito e ao Paradaver:
          1. Experimentologia. Não basta a fundamentação básica do paradigma consciencial, é preciso investir esforço e energia na compreensão teática das verpons paradireitológicas.
          2. Holocarmologia. Não basta atender apenas à egocarmalidade, é preciso atuar com vistas à interassistencialidade policármica.
          3. Intencionologia. Não basta a boa intenção, é preciso saber discernir com lucidez dentre os diversos contingenciamentos existenciais.
          4. Proexologia. Não basta o pensamento positivo, é preciso agir e concretizar os projetos proexológicos.
          5. Voliciologia. Não basta a boa vontade, é preciso ter racionalidade nas abordagens em geral.
          Responsabilidade. Segundo a Paradireitologia, a responsabilização consciencial é diretamente proporcional ao quanto se tinha de liberdade para decidir, deliberar, escolher, ou chance de conhecer, de antemão, as consequências capazes de serem geradas por tais ações.
          Isenção. Diante da Paracronologia, agir no limite do autodiscernimento multidimensional, com liberdade e com total boa intenção, tudo com máxima coerência e incorruptibilidade para aquele momento evolutivo, atenua, de maneira significativa, a responsabilidade da consciência quanto às repercussões indesejadas, insuspeitadas, produzidas fora do alcance do livre arbítrio pessoal e do conhecimento possível sobre aquela situação.
          Aferição. A rigor, a aferição das anticosmoeticidades só se torna possível pela percepção dos rastros energéticos deixados pelas respectivas manifestações conscienciais, cuja exigibilidade quanto à Cosmoética e, consequentemente, dos ditames paradireitológicos, portanto, inicia-se com a autoconscientização multidimensional e o desenvolvimento do autoparapsiquismo.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a interação Paradireito-Paradever, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Binômio autocognição-responsabilidade: Autocogniciologia; Homeostático.
          02. Concausa extrafísica: Etiologia; Neutro.
          03. Cosmoconsciência: Comunicologia; Homeostático.
          04. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Extraconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
          06. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Interação evolutiva: Autopesquisologia; Homeostático.
          08. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          09. Know-how evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Materpensene paradireitológico: Materpensenologia; Homeostático.
          11. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
          12. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14. Paralegislogia: Paradireitologia; Homeostático.
          15. Saturação intelectiva: Mentalsomatologia; Homeostático.
      A INTERAÇÃO PARADIREITO-PARADEVER SINTETIZA
  OS PRECEITOS E AS CONSTANTES EVOLUTIVAS, CUJA
 COMPREENSÃO TEÁTICA PODE REPRESENTAR A PONTE
 PARA A AUTOVIVÊNCIA DA COSMOCONSCIENCIALIDADE.
         Questionologia. Qual a importância dada por você, leitor ou leitora, à interação Paradireito-Paradever? Na escala de 1 a 5, em qual nível se situa?
                                                                                           R. M.