Interação Paradireitologia-Cosmoeticologia

A interação Paradireitologia-Cosmoeticologia é o entrelaçamento da Ciência voltada ao estudo da forma de evolução da consciência, fundamentada nas paraleis, no fluxo cósmico, nas pensenizações íntegras, justas e retas, no emprego correto da energia imanente (EI)

Você, leitor ou leitora, já pensou sobre as associações entre a Paradireitologia e a Cosmoeticologia? As conclusões foram capazes de promover autorreciclagens intraconscienciais?

      INTERAÇÃO           PARADIREITOLOGIA-COSMOETICOLOGIA
                                     (EVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A interação Paradireitologia-Cosmoeticologia é o entrelaçamento da Ciência voltada ao estudo da forma de evolução da consciência, fundamentada nas paraleis, no fluxo cósmico, nas pensenizações íntegras, justas e retas, no emprego correto da energia imanente (EI)
e na megafraternidade (Paradireito), em conjunto com os deveres evolutivos decorrentes do autodiscernimento dessa condição (Paradever), com a Ciência voltada aos estudos dos valores evolutivos de validade cósmica e multidimensional, norteadores da manifestação consciencial no âmbito pessoal, grupal e policármico.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra ação procede também do idioma Latim, actio, “ação; movimento; feito; obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo; auto; discurso; enredo”, e esta de agere, “obrar; agir”. Apareceu no Século XIII. O termo interação surgiu no Século XX. O primeiro elemento de composição para provém do idioma Grego, pára, “por intermédio de; para além de”. A palavra direito deriva do idioma Latim, directus, “reto; que segue em linha reta; que segue regras ou ordens preestabelecidas; que segue trajetória ou procedimento predeterminado; que conduz segundo específico preceito ou conforme determinado modo de ordenação”. Surgiu em 1277. O segundo elemento de composição logia vem do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O vocábulo cosmos procede do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Surgiu em 1563. O terceiro elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra ética deriva do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada ao estudo da moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV. Do mesmo modo, o elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Interrelação Paradireitologia-Cosmoeticologia. 2. Aproximação Paradireitologia-Cosmoeticologia. 3. Interconexão Paradireitologia-Cosmoeticologia. 4. Imbricação Paradireitologia-Cosmoeticologia. 5. Pontos de contato Paradireitologia-Cosmoeticologia.
          Neologia. As 4 expressões compostas interação Paradireitologia-Cosmoeticologia, interação Paradireitologia-Cosmoeticologia egocármica, interação Paradireitologia-Cosmoeticologia grupocármica e interação Paradireitologia-Cosmoeticologia policármica são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Interação Paradireitologia-Ética. 2. Interação Direito-Cosmoética. 3. Interação Paradireitologia-Justiça. 5. Diferenças Paradireitologia-Cosmoeticologia. 6. Semelhanças Paradireitologia-Cosmoeticologia.
          Estrangeirismologia: o necessário dépaysement; a interação dikaion-dikaios; o design evolutivo; o fairness enquanto síntese da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; o mix dos saberes paradireitológicos com os saberes cosmoeticológicos; a interação know-why–know-how.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à omnicognição das associações entre a Paradireitologia e a Cosmoeticologia.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Paradireitologia: saber evoluir. Cosmoeticologia: saber nortear-se.
          Citaciologia. “Filosofar é pensar a vida, e viver o pensamento” (André Comte-Sponville, 1952–).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Paradireitologia; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os cogniciopensenes; a cogniciopensenidade; os teaticopensenes; a teaticopensenidade; o condicionamento da pensenidade justa, íntegra e reta do Paradireito à noção sobre a existência da Cosmoética; os ortopensenes; a ortopensenidade indispensável ao pesquisador da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia.
          Fatologia: a interdependência entre a Paradireitologia e a Cosmoeticologia; a fundamentação das condutas paradireitológicas em valores cosmoéticos; o estudo combinado da Paradireitologia e da Cosmoética enquanto estratégia despertológica; a Cosmoeticologia enquanto condição essencial à Paradireitologia; a Paradireitologia enquanto finalidade primordial da Cosmoeticologia; a possibilidade de fundamentação discursiva dos autovalores cosmoéticos e das próprias condutas paradireitológicas a partir das experiências pessoais; a impossibilidade de legitimação científica da Cosmoeticologia e da Paradireitologia unicamente a partir das próprias experiências; a própria consciência enquanto principal referencial cosmoético; o fato de a autopercepção ocorrer a partir das interrelações; o distanciamento entre a teoria e a prática; a infirmação, a todo momento, do concebido abstratamente em relação à vivência cotidiana; a mutabilidade inexorável dos contingenciamentos enquanto condição preliminar dos estudos da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; a flexibilidade para lidar com a multiplicidade e a variabilidade dos fatos diários; a calibragem dos valores cosmoéticos às práticas paradireitológicas tendo em vista o Zeitgeist; a autoperquirição das balizas norteadoras das autocondutas; as utopias cosmoéticas desmentidas pela vivência paradireitológica; a heterogeneidade da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; as semelhanças e dessemelhanças inferidas da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; a evitação das abordagens especulativas; o cuidado para não se recair em etnocentrismos na investigação da Cosmoética e da Paradireitologia; a impossibilidade de se ignorar a conduta do pesquisador nas pesquisas da Cosmoética e da Paradireitologia; a participação nas atividades da Associação Internacional de Paradireitologia (JURISCONS) e da Associação Internacional de Cosmoeticologia (COSMOETHOS).
          Parafatologia: a fundamentalidade do autoparapsiquismo intelectual às inspirações heurísticas sobre a Paradireitologia; as autovivências projetivas dando base a novos valores cosmoéticos e, consequentemente, a novas condutas paradireitológicas; as dinâmicas parapsíquicas fornecendo pequenos vestígios sobre a interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; a paraconvivialidade ininterrupta fornecendo grande matéria-prima para melhor compreensão dos pontos de contato entre Paradireitologia e Cosmoeticologia; a extrema importância de saber extrair o conteúdo dos fenômenos parapsíquicos para se sobressair em relação à compreensão da Paradireitologia e da Cosmoeticologia; as experiências extrafísicas demarcando as diferenças entre a Cosmoeticologia e a Paradireitologia; as pistas cognitivas dadas pelos amparadores extrafísicos; a interassistencialidade multidimensional possibilitando a vivência paradireitológica dos valores cosmoéticos; a visita à comunex mais evoluída permitindo entender as repercussões homeostáticas de saber definir os próprios valores do modo mais cosmoético possível, e o porquê da Paradireitologia ser ínsita àquela comunidade; a mútua confiança entre conscins e consciexes assistentes enquanto base cosmoética parepistemológica da Paradireitologia; a busca incessante e interminável pela verdade relativa parafactual na tentativa de fundamentar racionalmente a Paradireitologia e a Cosmoeticologia; a Paradiplomaciologia evidenciando, ao mesmo tempo, os valores cosmoéticos adotados e as condutas paradireitológicas manifestadas; o contato com consciexes extraterrestres ampliando a cognição cerebral e paracerebral.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paradireitólogo–cosmoeticólogo; o sinergismo paraleis-paradeveres–paraprecedentes–valores cosmoéticos; o sinergismo consciência-Paradireito-Paradever-Paradireitologia-Cosmoética; o sinergismo evoluciólogo–intermissivista paradireitólogo; o sinergismo Paradireitologia-Cosmoética-Extraterristriologia; o sinergismo ParapolimatiaParerudiciologia-Paradireitologia-Cosmoética; o sinergismo laboratório pessoal–laboratório grupal–laboratório planetário–laboratório interplanetário–laboratório universal.
          Principiologia: a inafastabilidade do princípio da descrença (PD) para o aprofundamento da interrelação Paradireitologia-Cosmoeticologia; os valores enquanto princípios de conduta.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) enquanto reflexo dos autovalores cosmoéticos e base das condutas paradireitológicas; o código grupal de Cosmoética (CGC) enquanto reflexo dos valores cosmoéticos grupal e base de certo consenso parapolítico.
          Teoriologia: a teoria da minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a teoria do adentramento no fluxo cósmico; as teorias explicativas da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; a teoria de as sincronicidades serem desencadeadas por atitudes cosmoéticas; a teoria do acervo parajurisprudencial poliplanetário presente em parapsicotecas; as teorias da Astrofísica ainda longe de compreenderem a organização do Universo tal qual faz a Paradireitologia; as teorias éticas ainda longe de compreenderem o espectro de abrangência da Cosmoética.
          Tecnologia: as técnicas interpretativas para captação do conteúdo do fenômeno parapsíquico; as técnicas de viver e conviver multidimensionalmente; as técnicas de autorreflexão combinadas com as técnicas de conduta; a técnica da imobilidade física vigil (IFV); a técnica do sobrepairamento cosmovisiológico; a técnica do olhar paradireitológico; as técnicas metodológicas e parametodológicas investigativas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o voluntariado funcionando ao modo de laboratório conscienciológico grupal; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência.
          Efeitologia: o efeito da interpretação dos fenômenos parapsíquicos intelectuais na constituição dos autovalores cosmoéticos; o efeito das interassistências interdimensionais na formação do acervo autoparajurisprudencial; o efeito dos exemplos alheios na compreensão da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; o efeito cosmovisiológico da compreensão da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; a forja do próprio destino enquanto soma dos efeitos da disposição dos melhores valores, repercutindo no melhor agir para cada momento; a iconoclastia radical enquanto efeito da compreensão profunda da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; o efeito autorreciclogênico da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia.
          Neossinapsologia: a dificuldade de criação de novas rotas sinápticas a partir do mero conhecimento da Paradireitologia e da Cosmoeticologia; as redes sinápticas determinando, em certa medida, as condutas paradireitológicas.
          Ciclologia: o ciclo virtuoso valores adequados–práticas adequadas; o ciclo alteridade-autocognição; o ciclo realização-explicitação; o ciclo simplificação-complexificação; o ciclo conhecimento da Paradireitologia–conhecimento da Cosmoeticologia; a quebra do ciclo de interprisões grupocármicas a partir da melhor cognição sobre a interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; o ciclo pensenes-atos-hábitos-costumes-leis; o ciclo deliberação cosmoética–atuação paradireitológica.
          Enumerologia: os valores evolutivos; os princípios evolutivos; as prioridades evolutivas; os enunciados evolutivos; os paraprecedentes evolutivos; as normas evolutivas; as leis evolutivas.
          Binomiologia: o binômio abstrações teóricaspráticas cotidianas; o binômio juízo crítico–autestipulação axiológica; a discussão do binômio physis-nomos; o binômio intencionalismoconsequencialismo; o binômio ação-intenção; o binômio resultados-princípios; o binômio abstração-empiria.
          Interaciologia: a interação Paradireitologia-Cosmoeticologia; a interação conhecimento do modo consciencial de evolução–conhecimento dos deveres evolutivos–conhecimento dos valores adequados a cada momento evolutivo–conhecimento das melhores práticas evolutivas; a interação mesologia–cultura local–poder político vigente–condicionamentos genéticos–limitações cognitivas; a interação Cosmoética–evolução consciencial; a interação determinismos circunstanciais–autodefinições existenciais; a interação Filosofia Grega Clássica–Filosofia Moderna Ocidental; a interação physis-logos-dike.
         Crescendologia: o crescendo mudança de valores–mudança de prioridades–mudança de condutas–mudança de autoconsciencialidade; o crescendo autocognição-heterocognição-cosmocognição; o crescendo pacificidade intraconsciencial-contribuição à harmonia grupal; o crescendo disseminação da autoconscientização multidimensional–consenso coletivo acerca dos valores cosmoéticos extraídos das vivências multidimensionais–fundação das bases do Estado Mundial.
         Trinomiologia: o trinômio fato-valor-norma; o trinômio valores cosmoéticos–atitudes paradireitológicas–eudemonia pessoal; o trinômio visão de conjunto–autodiscernimento–decisões mais acertadas; o trinômio querer fazer–poder fazer–saber fazer; o trinômio método crível–tangibilidade do conhecimento–replicabilidade prática; o trinômio tudo questionar–tudo duvidar–tudo discernir; o trinômio distinguishing–ratio decidendi–overruling.
         Polinomiologia: o polinômio parar-pensar-aprender-mudar-melhorar-ajudar; o polinômio observação-reflexão-anotação-teorização-aplicação; o polinômio Ética-Direito-Cosmoeticologia-Paradireitologia; a tentativa de explicação do estabelecimento de valores e da autodeterminação de condutas através do polinômio Ciências Humanas–Neurociência–Paracerebrologia–Cosmoeticologia–Paradireitologia; o polinômio ser–dever–dever-ser–devir; o polinômio ethos-noetikos-zetetikos-poietikos; o polinômio fundamento-critério-referência-parâmetro-episteme-parepisteme; o polinômio Cosmoética-Paradireito-Paradever-Paradireitologia; o polinômio Cosmoeticologia-Paradireitologia-Paradiplomaciologia-Parapoliticologia; o polinômio ética–direitos humanos–Cosmoeticologia–Paradireitologia.
         Antagonismologia: o antagonismo Ontologia / Deontologia; o antagonismo autodeterminar / realizar; o antagonismo opinião pessoal / conhecimento verificável; o antagonismo experiência pessoal / experiência grupal; o antagonismo conservadorismo / neofilia; o antagonismo lugar comum / estranhamento; o antagonismo idealismo / pragmatismo.
         Paradoxologia: o paradoxo de quanto mais se sabe não estar no controle dos acontecimentos existenciais, mais se fica no controle sobre si mesmo; o paradoxo de a pensenização ser a principal forma de realização consciencial; o paradoxo da necessidade de abordagens cosmovisiológicas para transformação de condições intraconscienciais; o paradoxo de os mais merecedores serem menos requisitadores.
         Politicologia: a argumentocracia; a esforçocracia evolutiva; a teaticocracia; a verbaciocracia; a cognocracia; a necessidade de políticas universalistas para compreensão da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia.
         Legislogia: o ponto de contato entre as leis da evolução e os valores hauridos da teática do paradigma conscienciológico.
         Mitologia: o mito de a experiência pessoal ser capaz de fundamentar a autonomia cosmoética e o agir paradireitológico alheio; o mito do tudo ou nada; o mito da unicidade de caminho evolutivo; o mito do salvacionismo paradireitológico; o mito dos valores cosmoéticos absolutos; o mito da verificabilidade da universalidade da Cosmoética; o mito da eficiência do tabelamento do agir evolutivo.
         Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Paraxiologia; a Cosmoeticologia; a Paracogniciologia; a Parapercepciologia; a Mentalsomaticologia; a Para-Heuristicologia; a Parapolimaticologia; a Autodiscernimentologia; a Autexperimentologia; a Autolucidologia; a Holocarmologia; a Paradireitologia; a Para-Hermeneuticologia; a Paralegislogia; a Evoluciologia; a Holofilosofia.


                                         IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin estudiosa da Cosmoeticologia; a conscin aplicadora da Paradireitologia.
          Masculinologia: o cosmoeticólogo; o cosmoconscienciólogo; o cosmovisiologista; o parafilósofo; o para-hermeneuta; o parexegeta; o parajurisconsulto; o parajurisprudente; o paralegislólogo; o paramagistrado; o parapolímata; o erudito; o paretólogo; o paretiólogo; o paracerebrólogo; o parageneticólogo; o pareducador; o parassociólogo; o paretnólogo; o parapoliticólogo; o paradiplomaciólogo; o holocarmólogo; o paraconviviólogo; o paradireitólogo; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a cosmoeticóloga; a cosmoconsciencióloga; a cosmovisiologista; a parafilósofa; a para-hermeneuta; a parexegeta; a parajurisconsulta; a parajurisprudente; a paralegislóloga; a paramagistrada; a parapolímata; a erudita; a paretóloga; a paretióloga; a paracerebróloga; a parageneticóloga; a pareducadora; a parassocióloga; a paretnóloga; a parapoliticóloga; a paradiplomacióloga; a holocarmóloga; a paraconvivióloga; a paradireitóloga; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens cosmoethicista; o Homo sapiens cosmovisiologicus; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens pacificus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: interação Paradireitologia-Cosmoeticologia egocármica = a evidenciada no sinergismo condutas paradireitológicas–código pessoal de Cosmoética; interação Paradireitologia-Cosmoeticologia grupocármica = a evidenciada no sinergismo condutas paradiplomáticas–código grupal de Cosmoética; interação Paradireitologia-Cosmoeticologia policármica
= a evidenciada no sinergismo justiça holocármica–infinidade de códigos pessoais e grupais de Cosmoética.
          Culturologia: a cultura de pensar e agir segundo a melhor forma de convivência multidimensional.
          Revelador. O estudo da interação Paradireitologia-Cosmoeticologia é bastante revelador de 3 aspectos, aqui dispostos em ordem funcional:
          1. Diferenças: ambas diferenciam-se quanto ao objeto de estudo, pois a Cosmoeticologia visa conhecer o melhor valor para determinada circunstância existencial, e a Paradireitologia almeja saber as melhores formas de agir a partir de determinados valores cosmoéticos.
          2. Semelhanças: ambas traduzem-se em saberes práticos, da vivência cotidiana, e possuem o mesmo campo de incidência, pois, de modo geral, aplicam-se à evolução consciencial, e, de modo específico, valem aos âmbitos egocármicos, grupocármicos e policármicos.
          3. Interdependências: ambas são inseparáveis, interdependentes e dão sentido reciprocamente, pois, enquanto a Cosmoeticologia fundamenta a Paradireitologia, a Paradireitologia serve de finalidade à Cosmoeticologia.
          Interação. Essa imbricação entre a Paradireitologia e a Cosmoeticologia se torna ainda mais transparente, quando se verifica ser a Paradireitologia o resultado da interação Paradireito-Paradever.
          Paradireito. Quanto ao Paradireito, não se consegue conceber quaisquer dos conceitos fundamentais a ele atinentes, a saber: as paraleis; o fundamento das pensenizações justas, íntegras e retas; o fluxo do Cosmos; o emprego correto das energias; e, nem mesmo, a megafraternidade, a qual representa o valor-chave e principal das abordagens paradireitológicas, sem a Cosmoética.
          Paradever. Quanto ao Paradever, tampouco se imagina a hipótese de funcionalidade das ideias manejadas nesse contexto, a exemplo do desenvolvimento autoconsciente da evolução pessoal entrosada à evolução grupal, sem ter em mente a precedência da Cosmoética.
          Analogia. Analogamente, a estrutura da evolução tem enquanto condição infraestrutural a Cosmoeticologia, e enquanto superestrutura a Paradireitologia, tendo-se, assim, novamente, a visão das diferenças, das semelhanças e das interdependências profundas entre a Cosmoeticologia e a Paradireitologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a interação Paradireitologia-Cosmoeticologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Conceito cósmico: Paracosmovisiologia; Homeostático.
          03. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Evoluciologia: Pensenologia; Homeostático.
          05. Exercício do Paradireito: Autodesassediologia; Homeostático.
          06. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Interrelações interdisciplinares: Mentalsomatologia; Homeostático.
          08. Juízo de valor: Heterocriticologia; Neutro.
          09. Livre arbítrio: Paradireitologia; Neutro.
          10. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
          11. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
          12. Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Paralegislogia: Paradireitologia; Homeostático.
          14. Parepistemologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          15. Saber: Serenologia; Neutro.
  COMPREENDER A INTERAÇÃO PARADIREITOLOGIA-COSMOETICOLOGIA REPRESENTA SABER, AO MESMO TEMPO, O MODO DE EVOLUÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS E ESTABELECER AS AUTOPRIORIDADES ADEQUADAMENTE.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pensou sobre as associações entre a Paradireitologia e a Cosmoeticologia? As conclusões foram capazes de promover autorreciclagens intraconscienciais?
                                                                                              R. M.