A assunção do paradever tenepessológico é o reconhecimento e autoposicionamento perante os compromissos interassistenciais, evolutivos, libertários e pacificadores, por meio da tarefa energética pessoal, refluindo no holocarma da conscin tenepessista, homem ou mulher.
Você, leitor ou leitora, tenepessista, na escala de 1 a 5, qual o nível de lucidez sobre os paradeveres tenepessológicos? Percebe os efeitos holocármicos a partir desta assunção? Quais têm sido os saldos evolutivos auferidos até o momento?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 ASSUNÇÃO DO PARADEVER TENEPESSOLÓGICO (PARADIREITOLOGIA) I. Conformática Definologia. A assunção do paradever tenepessológico é o reconhecimento e autoposicionamento perante os compromissos interassistenciais, evolutivos, libertários e pacificadores, por meio da tarefa energética pessoal, refluindo no holocarma da conscin tenepessista, homem ou mulher. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo assunção vem do idioma Latim, assumptio, “ação de tomar; recebimento”. Surgiu no Século XIV. O primeiro elemento de composição para deriva do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O termo dever procede do idioma Latim, devere, “dever; ser devedor; estar obrigado a; ter obrigação de”. Apareceu no Século XII. A palavra tarefa provém do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho imposto a alguém”, derivada de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo energético origina-se do idioma Grego, energêtikós, “ativo; eficaz”. Apareceu no Século XX. O termo pessoal vem do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Surgiu no Século XIII. O segundo elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Reconhecimento da pararresponsabilidade tenepessológica. 2. Admissão dos deveres conscienciais pela tenepes. 3. Autoincumbência do dever multidimensional tenepessológico. 4. Assentimento aos encargos evolutivos tenepessológicos. Neologia. As 3 expressões compostas assunção do paradever tenepessológico, assunção inicial do paradever tenepessológico e assunção avançada do paradever tenepessológico são neologismos técnicos da Paradireitologia. Antonimologia: 1. Imposição de obrigações tenepessológicas. 2. Indiferença ao paradever tenepessológico. 3. Renúncia do paradever tenepessístico. Estrangeirismologia: o strong profile assistencial tenepessístico; a selfperformance evolutiva; a awareness interassistencial; o rapport com o amparador de função da tenepes; o full time interassistencial; os insights durante a tenepes; o Tenepessarium; o Ofiexarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao reconhecimento e cumprimento do paradever tenepessológico. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao assunto: – Paradever tenepessológico liberta. Tenepes é pararresponsabilidade. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Demarcações. Na extrafisicalidade, o Curso Intermissivo (Cl) é a linha demarcatória à evolução da consciência. Na intrafisicalidade, a linha demarcatória é a tenepes”. 2. “Desperticidade. A vivência da tenepes exitosa, veterana, é evidência cabal da autodesperticidade”. 3. “Libertação. Sem vivenciar a tenepes é mais difícil à consciência passar pela fase da libertação da interprisão grupocármica”. Filosofia: o Tenepessismo Veterano; o Antiegocentrismo Interassistencial; o Megafraternismo; o Universalismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Tenepessologia; os tenepessopensenes; a tenepessopensenidade; o holopensene pessoal da Paradireitologia; o holopensene pessoal cosmoético; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene pessoal da Holocarmologia; o holopensene pessoal da policarmalidade; o holopensene 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a grupal do melhor para todos; o holopensene da amparabilidade; a atmosfera pensênica refluindo no holopensene individual; o holopensene universalista; a autopensenidade hígida; o materpensene assistencial; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os primopensenes; a primopensenidade; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; os maturopensenes; a maturopensenidade. Fatologia: a assunção do paradever tenepessológico; a assunção da parresponsabilidade pela tenepes; a responsabilidade ampliada a partir da tenepes; a participação anual no Fórum da Tenepes, favorecendo neoideias; as gescons tenepessológicas; o heteroperdão libertador; o autoimperdoamento a fim de catalisar reciclagens existenciais; o olhar fraterno no exercício da assistência; o senso de gratidão pelos aportes recebidos; a atitude pacificadora arrefecendo conflitos; o destemor em prol do desassédio; a antivitimização; o não acumpliciamento; o acerto grupocármico otimizado pelo autodiscernimento qualificado; a autoverbação refletindo no grupocarma; o bom humor necessário para apaziguar os ânimos; as anotações da sessão de tenepes direcionando as reciclagens intraconscienciais; o hábito de promover recins; o respeito ao direito das conscins; os ganhos evolutivos a partir da responsabilidade assumida; a profilaxia dos conflitos provocadores de perdas evolutivas; o ato de abrir mão de ter razão; o respeito ao livre arbítrio; o foco no trafor alheio; as práticas assistenciais conscientes, a exemplo da tenepes; a evitação das tentações anticosmoéticas; as realizações proexológicas; a visão de conjunto contribuindo para o cumprimento correto das responsabilidades tenepessológicas; as escolhas conscienciais multidimensionais balizadas a partir do emprego da inteligência evolutiva (IE); o veteranismo tenepessológico culminando na conquista da ofiex; a rememoração das ideias inatas do Curso Intermissivo quanto ao paradever tenepessológico; a recuperação de cons magnos; o autodesenvolvimento da cidadania planetária; o amadurecimento consciencial em prol do Estado Mundial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático contribuindo para o autodiscernimento diário; o saldo positivo da conta-corrente holocármica; os dividendos energéticos e parapsíquicos da prática tenepessística; a sinalética energética e parapsíquica pessoal enquanto alerta consciencial; a diminuição da autassedialidade; a tara parapsíquica; o mitridatismo do tenepessista; a autoconscientização multidimensional (AM) quanto à inseparabilidade grupocármica; a tenepes enquanto ferramenta assistencial ao grupocarma; a compreensão dos processos extrafísicos envolvendo consciências afins; as projeções conscientes (PCs) durante a tenepes em auxílio às consciências obnubiladas; as interpretações de parafatos durante a tenepes ensejando assunção de paradeveres; a doação de ectoplasma para conscins; a compreensão do paradireito alheio; o olhar paradireitológico; os benefícios a longo prazo da conduta paradireitológica; o entrosamento na paragrupalidade em ação; as retrocognições impactantes; as inspirações extrafísicas promotoras de tares; o autencapsulamento energético profilático assistencial; o hábito do pensar coletivo ampliando a atuação do amparo extrafísico de função na tenepes; a afinização com a equipex amparadora da tenepes; a qualificação da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) a partir do exemplarismo pessoal tenepessológico; o pacto assistencial multidimensional; as pararreurbanizações; as Centrais Extrafísicas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo tenepessista-amparador; o sinergismo Paradireito-Paradever; o sinergismo Paradireito-Cosmoética; o sinergismo minipeça-maximecanismo; o sinergismo comprometimento-responsabilidade; o sinergismo da interassistencialidade; o sinergismo lucidez-consciência; o sinergismo assimilação-desassimilação. Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da verbação; o princípio holocármico da restauração evolutiva; o princípio da empatia evolutiva; o princípio de o menos doente ajudar o mais doente; o princípio do respeito interconsciencial; o princípio do En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 melhor para todos; o princípio do ressarcimento evolutivo; o princípio da interconectividade policármica. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) ativo e funcional; o codex subtilissimus pessoal tenepessista; o código pessoal de generosidade; o código pessoal de parassegurança. Teoriologia: a teoria do paradever; a teoria da reurbex; a teoria da conta-corrente holocármica; a teoria do curso grupocármico; a teoria da interassistencialidade; a teoria da Pré-Intermissiologia; a teoria da fartura de energias conscienciais. Tecnologia: a técnica da tenepes auxiliando conscins e consciexes; a técnica do perdão-libertação; a técnica da retribuição pessoal; a técnica de se colocar no lugar do outro; a técnica da inversão existencial favorecendo as recins; a técnica da reciclagem existencial; a técnica da reciclagem intraconsciencial. Voluntariologia: os tenepessistas voluntários das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado assistencial promovendo conexões interconscienciais. Laboratoriologia: o labcon da tenepes subsidiando insights e novas posturas; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Proexólogos; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Holocarmologia. Efeitologia: o efeito evolutivo do paradever cumprido; o efeito homeostático da coerência pessoal; o efeito halo do heteroperdoamento; o efeito do megatrafor aplicado; o efeito da predisposição assistencial na tenepes; o efeito do autexemplarismo no grupo evolutivo; o efeito da autopensenidade cosmoética; o efeito de, quanto mais lucidez extrafísica, maior a pararresponsabilidade. Neossinapsologia: as parassinapses oriundas da tenepes; a recuperação das parassinapses do Curso Intermissivo; as neossinapses oriundas da maturidade pessoal. Ciclologia: o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo senso de paradever–cumprimento do paradever; o ciclo da evolução tenepessológica; o ciclo sementeira-colheita. Enumerologia: o reconhecimento do paradever tenepessológico; a autoconscientização do paradever tenepessológico; a identificação do paradever tenepessológico; a admissão do paradever tenepessológico; a responsabilização pelo paradever tenepessológico; o assentimento do paradever tenepessológico; a incumbência do paradever tenepessológico. Binomiologia: o binômio responsabilidade-paradever; o binômio tenepes-interassistência; o binômio paradever-tenepes; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio ego-Cosmos; o binômio recebimento-retribuição; o binômio predisposição-afinidade; o binômio autopacificação-interpacificação; o binômio insight-ação. Interaciologia: a interação tenepes-responsabilidade; a interação paradireito do assistido–paradever do assistente; a interação livre arbítrio–paradever; a interação tenepessista–amparador de função da tenepes; a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação autassistência-interassistência; a interação autopesquisa-gescon. Crescendologia: o crescendo da responsabilidade interassistencial; o crescendo consciência assistível–consciência assistida–consciência assistente; o crescendo assistencial tacon-tares; o crescendo aporte-retribuição; o crescendo compreensão-cooperação-assistência. Trinomiologia: o trinômio respeito-Paradireito-maxifraternidade; o trinômio intercompreensão-interrespeito-concessão; o trinômio voluntariado-docência-tenepes; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio respeito-cosmoética-megafraternidade; o trinômio verponológico autoconscientização-autocomprometimento-autorresponsabilidade; o trinômio minipeça interassistencial–tenepessista–ofiexista; o trinômio estado vibracional–tenepes–epicentrismo. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Polinomiologia: o polinômio egocarma-grupocarma-policarma-holocarma; o polinômio Cosmoética-Paradireito-paradever-autonomia; o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação; o polinômio algoz-vítima-assistido-assistente; o polinômio holocármico débito–crédito–saldo–amortização evolutiva; o polinômio lucidez-maturidade-responsabilidade-assistência. Antagonismologia: o antagonismo individualismo / coletividade; o antagonismo abertismo / fechadismo; o antagonismo arrogância / condição de minipeça lúcida; o antagonismo autodesassedialidade / autassedialidade; o antagonismo protagonismo evolutivo / mediocridade; o antagonismo maxipeça / minipeça. Paradoxologia: o paradoxo de o assistente ser o maior assistido; o paradoxo de o paradever assistencial levar à autolibertação; o paradoxo de a minipeça ser fundamental para o maximecanismo interassistencial; o paradoxo de a conscin mais desassediada ser a mais assediável. Politicologia: a tenepessocracia; a paradireitocracia; a cosmoeticocracia; a interassistenciocracia; a conviviocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia. Legislogia: a lei da megafraternidade; as leis holocármicas; a lei do maior esforço evolutivo; a lei da responsabilidade evolutiva; a lei da coevolução; as leis da interassistencialidade; a lei da grupalidade; a lei da inseparabilidade grupocármica. Filiologia: a tenepessofilia; a paradireitofilia; a megafraternofilia; a cosmoeticofilia; a interassistenciofilia; a conviviofilia; a desassediofilia; a neofilia. Fobiologia: a cosmoeticofobia; a fraternofobia; a neofobia; a assistenciofobia; a discernimentofobia. Sindromologia: a eliminação da síndrome da mediocrização; a evitação da síndrome da autovitimização; a profilaxia da síndrome da dispersão consciencial para o necessário cumprimento dos paradeveres tenepessológicos. Maniologia: a egomania enfrentada; a mania de achar-se a maxipeça do minimecanismo; a eliminação da mania de banalizar a multidimensionalidade. Mitologia: o combate ao mito da evolução sem autesforço; o mito de Sísifo no contexto do curso grupocármico; o mito da salvação; a superação do mito de a tenepes ser a panaceia universal; a ressignificação do mito da impossibilidade de se tornar ofiexista na atual existência. Holotecologia: a tenepessoteca; a paradireitoteca; a megafraternoteca; a cosmoeticoteca; a interassistencioteca; a convivioteca; a proexoteca; a maturoteca; a recinoteca; a invexoteca; a recexoteca; a epicentroteca; a lucidoteca. Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Tenepessologia; a Holocarmologia; a Megafraternologia; a Autocosmoeticologia; a Holomaturologia; a Autodesassediologia; a Homeostaticologia; a Ortopensenologia; a Intencionologia; a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Policarmologia; a Lucidologia; a Pacifismologia; a Mentalsomatologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin tenepessista; a conscin lúcida; a conscin minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a isca humana lúcida; a personalidade comprometida; o ser desperto; o ser interassistencial; o ser responsável; a conscin exemplarista; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o paradireitólogo; o intermissivista; o desmancha roda de assediadores; o exemplarista; o amparador de função; o epicon autolúcido; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o parapedagogo; o reeducador autolúcido; o projetor; o energicista; o autopesquisador; o inversor existencial; o reciclante existencial; o completista; o proexista; o proexólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a paradireitóloga; a intermissivista; a desmancha roda de assediadores; a exemplarista; a amparadora de função; a epicon autolúcida; a consciencióloga; a conscienciômetra; a parapedagoga; a reeducadora autolúcida; a projetora; a energicista; a autopesquisadora; En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 a inversora existencial; a reciclante existencial; a completista; a proexista; a proexóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens universalis. V. Argumentologia Exemplologia: assunção inicial do paradever tenepessológico = o comprometimento do tenepessista jejuno com pouca vivência tenepessista, resultando em efeitos egocármicos; assunção avançada do paradever tenepessológico = o comprometimento do tenepessista veterano com vivência lúcida, resultando em efeitos grupo e policármicos. Culturologia: a cultura tenepessológica; a cultura da Paradireitologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da holocarmalidade; a cultura universalista; a cultura da megafraternidade. Pararresponsabilidade. A busca pelo desenvolvimento da autoconscientização multidimensional tem reflexos na holomaturidade do tenepessista e, consequentemente, os paradeveres tenepessológicos se expandem, gerando maior compromisso em, pelo menos, 20 condições, elencadas de maneira exemplificativa e dispostas em ordem alfabética: 01. Acolhimento. 02. Amparabilidade. 03. Autocosmoética. 04. Autoimperdoamento. 05. Autoposicionamento. 06. Convivialidade. 07. Disponibilidade. 08. Fraternidade. 09. Gratidão. 10. Grupalidade. 11. Heteroperdoamento. 12. Interassistencialidade. 13. Intercompreensão. 14. Pacificação. 15. Reconciliação. 16. Respeito. 17. Responsabilidade. 18. Senso universalista. 19. Teática. 20. Verbação. Paradever. Sob a ótica da Holocarmologia, eis 3 abordagens, em ordem crescente, com exemplos de possíveis efeitos dos paradeveres tenepessológicos, reconhecidos e assumidos pela conscin tenepessista: 1. Egocarmalidade: a autoconfiança fortalecida; o aumento da força presencial; os insights providenciais; o atilamento dos atributos mentaissomáticos; a autestima renovada; os EVs espontâneos; o aproveitamento das crises sadias de crescimento; o ciclo contínuo das recins no microuniverso consciencial; a identificação dos megatrafores; a ampliação do nível de autoconscientização multidimensional; a vivência da primener; o cipriene desencadeado por amparador extrafísico; a euforin inspiradora; a aceleração da História Pessoal para melhor; a vivência de pro6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a jeções conscientes; a rememoração do Curso Intermissivo; a ocorrência de sincronicidades; a autodesperticidade; o saldo positivo na conta-corrente egocármica. 2. Grupocarmalidade: a recomposição grupocármica; a amizade raríssima identificada; a condição da primener a 2; a experiência em projeções conjuntas; o trabalho consciente e permanente ombro a ombro junto aos amparadores de função; a participação em parexcursão interassistencial; a melhoria do convívio grupal; a presença e atuação em resgates na Baratrofera; o saldo positivo na conta-corrente grupocármica. 3. Policarmalidade: a realização e consecução da maxiproéxis; a produção da megagescon; a instalação da ofiex; a megafraternidade vislumbrada; a autoconscientização da transafetividade; o saldo positivo na conta-corrente policármica. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a assunção do paradever tenepessológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Assunção da condição de minipeça lúcida: Tenepessologia; Homeostático. 02. Confor holocármico: Holocarmologia; Neutro. 03. Contrato tenepessístico: Interconfianciologia; Neutro. 04. Dever da tenepes: Tenepessologia; Neutro. 05. Exercício do paradireito: Autodesassediologia; Homeostático. 06. Interação paradireito-paradever: Paradireitologia; Homeostático. 07. Lei da interassistencialidade: Interassistenciologia; Homeostático. 08. Lei de causa e efeito: Holocarmologia; Neutro. 09. Minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático. 11. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Profissionalismo tenepessológico: Tenepessologia; Homeostático. 13. Sinergismo tenepes-epicentrismo: Predespertologia; Homeostático. 14. Sinergismo tenepes–livro dos credores: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Sinergismo tenepes-Paradireito: Megafraternologia; Homeostático. A ASSUNÇÃO DO PARADEVER TENEPESSOLÓGICO CONSTITUI SINAL DE AUTAMADURECIMENTO CONSCIENCIAL, PROMOVENDO A ACELERAÇÃO DA HISTÓRIA PESSOAL E DO SALDO POSITIVO EXISTENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, tenepessista, na escala de 1 a 5, qual o nível de lucidez sobre os paradeveres tenepessológicos? Percebe os efeitos holocármicos a partir desta assunção? Quais têm sido os saldos evolutivos auferidos até o momento? Bibliografia Específica: 1. Barreto, Karina Albuquerque; Autorreflexões sobre o Papel do Paradireitólogo na Tenepes; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 21; N. 4; 1 E-mail; 1 microbiografia; 7 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2017; páginas 381 a 391. 2. Idem; Paradever Tenepessológico: Minipeça atuante no Maximecanismo Multdimensional Interassistencial; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 24; N. 41 E-mail; 1 microbiografia; 5 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2020; páginas 427 a 435. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 7 3. Idem; Sinergismo Tenepes-Paradireito: Da Alforria Íntima à Interconsciencial; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 22; N. 4; 1 E-mail; 1 microbiografia; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2018; páginas 414 a 423. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 585, 617 e 1.168. K. A. B.