Paradever Pandemiológico

O paradever pandemiológico é a condição de responsabilidade holossomática a partir de atos, condutas, hábitos, posturas e comportamentos profiláticos e paraprofiláticos perante a pandemia, de modo a contribuir, apoiar, estimular, motivar ou colaborar para o bem-estar, segurança e saúde integral da Humanidade por meio do exemplarismo pessoal cosmoético.

Você, leitor ou leitora, tem consciência da importância dos autoparadeveres aplicados ante a pandemia? Já refletiu sobre possíveis contribuições a serem adotadas positivamente e os efeitos holocármicos para a Humanidade?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                               PARADEVER PANDEMIOLÓGICO
                                           (PARADIREITOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O paradever pandemiológico é a condição de responsabilidade holossomática a partir de atos, condutas, hábitos, posturas e comportamentos profiláticos e paraprofiláticos perante a pandemia, de modo a contribuir, apoiar, estimular, motivar ou colaborar para o bem-estar, segurança e saúde integral da Humanidade por meio do exemplarismo pessoal cosmoético.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O primeiro elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O vocábulo dever deriva do idioma Latim, debere, “dever; ser devedor; estar obrigado a; ter obrigação de”. Surgiu no Século XIII. O termo pandemia procede do idioma Grego, pandemía, “o povo inteiro”. Apareceu no Século XIX. O segundo elemento de composição logia provém do mesmo idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
             Sinonimologia: 1. Pararresponsabilidade perante a pandemia. 2. Dever multidimensional epidemiológico mundial. 3. Comprometimento evolutivo interconsciencial na pandemia.
             Neologia. As 3 expressões compostas paradever pandemiológico, paradever pandemiológico primário e paradever pandemiológico avançado são neologismos técnicos da Paradireitologia.
             Antonimologia: 1. Responsabilidade endêmica. 2. Desatenção perante a doença. 3. Indiferença pandemiológica.
             Estrangeirismologia: o strong profile interassistencial; a awareness interassistencial; o timing da assistência; o modus operandi holossomático equilibrado frente à pandemia; o modus vivendi autocosmoético; o modus ratiocinandi coletivo; a open mind em prol do bem-estar coletivo; o rapport com o amparador; o Cosmoethicarium; o Tenepessarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autexemplarismo para o combate da pandemia.
             Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao assunto: – Responsabilidade evolutiva ampara. Autoparadeveres fortalecem direitos. Paraobrigação gera libertação. Ajudemos pelo autexemplo.
             Coloquiologia. Eis expressão popular referente à temática: – Não faças a outrem o que não queres que te façam.
             Citaciologia. Eis 3 citações contributivas à temática: – Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade (Marie Curie, 1867–1934). Servir a pátria é metade do dever; servir a humanidade a outra metade (Victor-Marie Hugo, 1802–1885). A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros (Confúcio, 551–479 a.e.c.).
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Autorrepresentatividade. Você é representante da Humanidade. – „Já pensou a respeito de tal responsabilidade?‟”.
             2. “Autorresponsabilidade. Quem concluiu o Curso Intermissivo (Cl) e acessou os conceitos fundamentais da Conscienciologia tem mais responsabilidade perante a Humanidade”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal paradireitológico; o holopensene pessoal cosmoético dentro do holopensene grupal anticosmoético; o holopensene pessoal da grupocarmalidade; o holopensene pessoal da responsabilidade grupal; o holopensene grupal cosmoético contribuindo na autopensenidade obnubilada; o holopensene grupal do melhor para todos; o holopensene da in2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a tercooperação; o holopensene universalista; os autopensenes; a lucidez perante o paradever ínsito na autopensenidade; o autexemplarismo transformando a autopensenidade; o predomínio da pensenidade moralmente positiva; os ortopensenes; as práticas relativas à ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade diária; o materpensene interassistencial.
          Fatologia: o paradever pandemiológico; o Paradever e o Paradireito aplicados durante a conjuntura pandêmica; o pacto humanitário; o autopacto cosmoético; a seriedade da pandemia no planeta Terra; as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de contribuir para evitar o contágio epidemiológico; as normas do Ministério da Saúde (MS) para a população se prevenir; as oportunidades para recomposição grupocármica patrocinadas pelos evoluciólogos; o isolamento sanitário profilático evitando o contágio; o entendimento do isolamento social obrigatório; o respeito ao distanciamento social pandêmico; o uso de máscara facial para evitar contágio e transmissão de vírus; a evitação de aglomeração; o auxílio a conscins vulneráveis; o mutirão para apoiar campanhas de doação; o ativismo assistencial; a formação de grupos de apoio para ajudar a vizinhança; o bom exemplo refluindo na vizinhança; a valorização da vida; o cultivo de novos hábitos de saúde; a melhoria da higiene pessoal; o respeito ao luto; a compaixão sincera equilibrada; o senso de coletividade reforçando a responsabilidade planetária; o olhar de fraternidade; o clima de segurança a partir da adoção de medidas profiláticas; o bem-estar íntimo repercutindo na grupalidade; a ação integrada na Comunidade Conscienciológica Coemoética Internacional (CCCI); as privações necessárias sem drama; as verbações pessoais; o comprometimento do intermissivista por meio do exemplarismo cosmoético; a inteligência evolutiva (IE) no ato assistencial em pensar antes de agir; a evitação de fake news sobre o novo coronavírus, SARS-CoV2; as pesquisas científicas em prol da cura pandêmica; as boas notícias sobre o enfrentamento da Covid-19; a evitação da disseminação de teorias da conspiração sobre a Covid-19; as ações educativas; a consciência grupocármica; a corresponsabilidade perante a profilaxia das doenças transmissíveis.
          Parafatologia: o paradever da manutenção do paradireito de todos; a autoconscientização multidimensional quanto à inseparabilidade grupocármica; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático contribuindo para o autodiscernimento diário sobre a pandemia; a saúde holossomática; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a reurbex tendo como cenário a pandemia da Covid-19; a tenepes atuando como ferramenta assistencial planetária; a compreensão do processo extrafísico; a assistência extrafísica reurbanizadora do Planeta; as projeções conscientes permitindo auxílio às consciências obnubiladas; os gaps projetivos; a doação de ectoplasmia para pacientes vítimas da Covid-19; o emprego da inteligência evolutiva em tempos de pandemia; o autoparadever de não contribuir para a disseminação da Covid-19; as decisões diplomáticas no exercício do paradever em tempos de pandemia; a compreensão do paradireito alheio; a conscin lúcida no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o olhar paradireitológico; as inspirações extrafísicas promotoras de tares; o autencapsulamento profilático assistencial; a sinalética energética e parapsíquica pessoal enquanto alerta consciencial; as parapercepções aguçando a profilaxia dos imprevistos; o hábito do pensar coletivo ampliando a atuação do amparo de função; a afinização com o amparo extrafísico de função.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paradireito-paradever; o sinergismo Paradireito-Cosmoética; o sinergismo vontade-intenção-organização; o sinergismo ação-omissão frente ao compromisso pandemiológico; o sinergismo minipeça-maximecanismo.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do respeito interconsciencial; o princípio da empatia evolutiva; os princípios tarísticos reforçando o compromisso com a coletividade; o princípio do melhor para todos; o princípio da prudência; o princípio da causa e efeito; o princípio da evolutividade; os princípios dos efeitos egocármicos; o princípio do aprendizado grupocármico; o princípio da interconectividade policármica. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               3
             Codigologia: o código autoparadireitológico; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de conduta pessoal intrínseco nas condutas profiláticas quanto à evitação do contágio da Covid-19; o código pessoal de generosidade despedido a conscins de grupo de risco de modo a evitar o contágio; a reformulação do código vigente.
             Teoriologia: a teoria do paradever; a teoria da reurbex; a teoria da interassistencialidade.
             Tecnologia: a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da tenepes auxiliando as conscins e consciexes; a técnica do olhar de fraternidade.
             Voluntariologia: a atuação de voluntários na atenção e cuidado à saúde da população sobre a Covid-19; o voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) em modo remoto em respeito às recomendações sanitárias da Covid-19; o respeito às normas sanitárias no voluntariado presencial indispensável em Organizações não-Governamentais (ONGs); o paravoluntariado especializado na Reurbexologia.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o labcon pessoal contribuindo para o compromisso no combate à Covid-19.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Proexólogos; o Colégio Invisível da Paraprofilaxia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia.
             Efeitologia: o efeito homeostático da coerência pessoal; o efeito dos atos pessoais; o efeito da consolidação do respeito perante as demais consciências; o efeito da ampliação da lucidez extrafísica no aumento da responsabilidade.
             Neossinapsologia: as sinapses relativas ao Direito moldando as posturas diuturnas; a recuperação das parassinapses do Curso Intermissivo (CI) conjuminando ao autodesenvolvimento de sinapses interassistenciais; as neossinapses criadas pela intercompreensão; as neossinapses megaeuforizantes próprias do sentimento de paradever cumprido.
             Ciclologia: o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo senso de paradever–cumprimento do paradever; o ciclo direito-dever-paradever.
             Enumerologia: a postura em tempos de pandemia; a ação cosmoética em tempos de pandemia; a ortopensenidade em tempos de pandemia; o exemplarismo em tempos de pandemia; a assistência em tempos de pandemia; os novos hábitos em tempos de pandemia; a reurbex em tempos de pandemia.
             Binomiologia: o binômio autexemplo-heterexemplo; o binômio autocuidado-heterocuidado; o clima de respeito interconsciencial mantido pelo binômio cuidados paliativos–cuidados profiláticos; o binômio retribuição–senso de paradever intermissivo; o binômio representatividade-responsabilidade.
             Interaciologia: a interação Cosmoética-responsabilidade; a interação Curso Intermissivo–paradever intermissivo; a interação paradireito do assistido–paradever do assistente; a interação livre arbítrio–paradever; a interação equipin-equipex.
             Crescendologia: o crescendo dever-paradever; o crescendo tares-tacon; o crescendo respeito-Paradireito-Maxifraternidade; o crescendo cosmovisiológico consciência grupocármica–cidadania cósmica; o crescendo do paradever tarístico.
             Trinomiologia: o trinômio respeito-Cosmoética-Paradireito; o trinômio compreensão-respeito-concessão.
             Polinomiologia: o polinômio hoje-aqui-agora-já na prevenção da contaminação pelo coronavírus; o polinômio saúde somática–saúde energética–saúde emocional–saúde mental; o polinômio ansiedade-medo-nervosismo-descuido-contágio; o polinômio acolhimento-orientação-encaminhamento-follow up; o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação; o polinômio entendimento-respeito-exemplarismo-interassistência; o polinômio Cosmoética-Paradireito-paradever-autonomia.
             Antagonismologia: o antagonismo egocentrismo / coletividade; o antagonismo saúde / doença; o antagonismo pensar grande / pensar pequeno; o antagonismo desrespeito às normas 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a sanitárias da Covid-19 / defesa das normas sanitárias da Covid-19; o antagonismo sentimento de “fazer favor” / senso de paradever.
          Paradoxologia: o paradoxo de o cuidado individual influenciar o cuidado comunitário; o paradoxo de o autoparadever promover o paradireito alheio; o paradoxo cosmoético de a defesa dos próprios ideais respeitar os ideais alheios; o paradoxo de o paradever assistencial levar à autolibertação.
          Politicologia: a paradireitocracia; a interassistenciocracia; a conviviocracia; a profilaxiocracia.
          Legislogia: as inúmeras leis aprovadas decorrentes da pandemia; as leis sociais de convivialidade; a lei da responsabilidade evolutiva; as leis holocármicas; a lei da coevolução; a lei da interassistencialidade; a lei da interdependência; a lei da grupalidade; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço; a lei da economia de males.
          Filiologia: a paradireitofilia; a cosmoeticofilia; a interassistenciofilia; a conviviofilia.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da mediocrização.
          Maniologia: o enfrentamento da mania de desrespeitar leis; a evitação das manias desrespeitosas às orientações mundiais sobre a Covid-19.
          Holotecologia: a paradireitoteca; a cosmoeticoteca; a interassistencioteca; a convivioteca; a proexoteca; a socioteca; a profilaxioteca.
          Interdisciplinologia: a Paradireitologia; a Autocosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Homeostaticologia; a Ortopensenologia; a Proexologia; a Grupocarmologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin profilática; o ser desperto; o ser interassistencial; a minipeça interassistencial.
          Masculinologia: o paradireitólogo; o intermissivista; o exemplarista; o exemplificador; o epicon autolúcido; o tenepessista; o ofiexista; o verbetólogo; o verbetógrafo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o parapedagogo; o reeducador autolúcido; o autoconsciencioterapeuta; o projecioterapeuta; o energicista; o parapercepciologista; o autopesquisador; o intelectual; o polímata; o completista; o proexista; o proexólogo.
          Femininologia: a paradireitóloga; a intermissivista; a exemplarista; a exemplificadora; a epicon autolúcida; a tenepessista; a ofiexista; a verbetóloga; a verbetógrafa; a consciencióloga; a conscienciômetra; a parapedagoga; a reeducadora autolúcida; a autoconsciencioterapeuta; a projecioterapeuta; a energicista; a parapercepciologista; a autopesquisadora; a intelectual; a polímata; a completista; a proexista; a proexóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens prudens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens discernimentum; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens universalis.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: paradever pandemiológico primário = a responsabilidade varejista do intermissivista quanto à pandemia; paradever pandemiológico avançado = a pararresponsabilidade atacadista do intermissivista quanto à pandemia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5
             Culturologia: a cultura do respeito interconsciencial; a cultura interassistenciológica; a cultura empática; a cultura da quarentena; a cultura universalista.
             Taxologia. Sob a ótica da Holossomatologia, eis, por exemplo, formas de atuação paradireitológica, visando a colaboração humanitária à pandemia, agrupadas na ordem crescente de sutilidade dos 4 veículos holossomáticos:
             1. Soma: o uso de máscara facial; o ato de lavar as mãos; as rotinas úteis pró-saúde somática; a evitação do contágio por contato físico; a assepsia somática; a paramentação necessária para o profissional da saúde.
             2. Energossoma: o acomplamento energético sadio com consciências assistentes à pandemia; a assimilação de energias conscienciais (ECs) saudáveis; a desassimilação de energias conscienciais com o fim de assepsia; a exteriorização de ECs para conscins com sintomas de doença pandêmica; o amparo intrafísico à conscin vítima de vampirização energética; o rapport com a equipex de modo a arrefecer a conjuntura pandêmica; a tenepes potencializada para ajudar enfermos e paraenfermos vítimas de doença pandêmica.
             3. Psicossoma: a eliminação das emoções tóxicas a fim de acelerar o tratamento médico do paciente vítima de pandemia; a contribuição ao desestresse alheio relativo à pandemia; a promoção do bom humor causando leveza à situação pandêmica; a afetividade fraterna a pacientes em pandemia; o apoio desinteressado à vizinhança em época de pandemia; as projeções assistenciais promotoras de bem-estar ao grupocarma.
             4. Mentalsoma: o autodiscernimento acurado para evitar o contágio; a autolucidez; a coerência quanto à verbação; a serenidade em tempos de crise; a intencionalidade madura; o parapsiquismo intelectual visando auxílio às consciências; a fraternidade em contexto pandêmico; a vivência da inteligência evolutiva visando a compreensão do cenário pandêmico.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o paradever pandemiológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Ano-base: 2020: Paracronologia; Neutro.
             02. Binômio representatividade-responsabilidade: Grupocarmologia; Homeostático.
             03. Binômio saúde-segurança: Profilaxiologia; Homeostático.
             04. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
             05. Convivência humana: Conviviologia; Neutro.
             06. Dessoma pandêmica: Dessomatologia; Neutro.
             07. Exemplarista evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
             08. Interação coronavírus-coronochacra: Paraetiologia; Neutro.
             09. Interdependência evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático.
             10. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
             11. Olhar paradireitológico: Paradireitologia; Homeostático.
             12. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
             13. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
             14. Respeito: Conviviologia; Homeostático.
             15. Senso de proéxis: Parapercepciologia; Homeostático.
 EM CONTEXTO PANDÊMICO, O AUTEXEMPLARISMO COSMOÉTICO É FANAL MULTIDIMENSIONAL GERANDO IMPACTO TARÍSTICO. MUITO AJUDA QUEM PRIMEIRO
              APLICA EM SI MESMO A PARADIREITOLOGIA. 6                                                                       En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem consciência da importância dos autoparadeveres aplicados ante a pandemia? Já refletiu sobre possíveis contribuições a serem adotadas positivamente e os efeitos holocármicos para a Humanidade?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 291.
                                                                                                                  K. A. B.