A ortoliderança inata é a qualidade, o talento, a competência homeostática ou o traço-força da conscin, homem ou mulher, adquirido através de ressomas sucessivas, qualificando-a para administrar, coordenar trabalho evolutivo em prol da Humanidade.
Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre os autopotenciais para o exercício da liderança cosmoética? Na escala simples de 1 a 5, qual o próprio nível de ortoliderança inata?
ORTOLIDERANÇA INATA (LIDEROLOGIA) I. Conformática Definologia. A ortoliderança inata é a qualidade, o talento, a competência homeostática ou o traço-força da conscin, homem ou mulher, adquirido através de ressomas sucessivas, qualificando-a para administrar, coordenar trabalho evolutivo em prol da Humanidade. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição orto vem do idioma Grego, orthos, “reto; direto; correto; normal; justo”. Apareceu, na Linguagem Cientifica Internacional, a partir do Século XIX. O termo líder vem do idioma Inglês, leader, “algo ou alguém que guia, conduz”. As palavras líder e liderança surgiram no Século XX. A palavra inata provém do idioma Latim, innatus, “nascido em ou sobre; natural; congênito”. Surgiu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Liderança homeostática inata. 2. Epicentrismo paragenético. 3. Liderança cosmoética adquirida em retrovidas. 4. Liderança interassistencial paragenética. Neologia. As duas expressões compostas ortoliderança inata inicial e ortoliderança inata avançada são neologismos técnicos da Liderologia. Antonimologia: 1. Ortoliderança genética. 2. Liderança patológica inata. 3. Liderança nosográfica paragenética. Estrangeirismologia: o timing da mudança de postura autocrática; a choice pelo epicentrismo; o leader intraconsciencial; o alter ego; o big boss; o capo di tutti i capi; a liderança pautada no consensus omnium; o esprit de corps; a força presencial exercida no modo hic et nunc evolutivo; o know-how adquirido multiexistencialmente; o lifetime do descortínio intraconsciencial; a aplicação do nosce te ipsum na autenticidade consciencial; o servum pecus do líder populista; a busca do poder por status; as verba movent, exempla trahunt. Atributologia: predomínio das faculdades mentais notadamente do autodiscernimento quanto à Liderologia Evolutiva. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Ortoliderança requer holomaturidade. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da liderança; o pensene focado na vitória pessoal; a patopensenidade do poder pelo poder; o subpensene autoboicotando a evolução; a ortopensenidade em prol do fraternismo; a manifestação pensênica equilibrada da liderança cosmoética; a intraconsciencialidade ortopensênica transpondo barreiras exteriores; os rertropensenes da ortoliderança; a pensenização focada na liderança interassistencial; o sustentáculo holopensênico da ortoliderança ou da patoliderança; a ressignificação pensênica; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os rastros pensênicos pró-evolutivos. Fatologia: a ortoliderança inata; o exemplarismo cosmoético de pensar no melhor para todos; a cosmovisão na liderança de grupos; a capacidade de gerenciar conflitos, formar e manter equipes de alta performance; o descarte de máscaras sociosas; o traço de personalidade facilitador da compreensão do impacto no exercício da liderança; a liderança inata desde a infância; o nível de abertismo consciencial nas decisões pessoais e grupais; a compreensão das dificuldades dos liderados; o olhar assistencial heteroperdoador; o feedback construtivo; a tares no momento certo; a crise de crescimento alavancada pela ortoliderança; o fator desencadeante de recins em reunião de líderes; a capacidade de autossuperação dos conflitos; a liderança incorrupta; a liderança antiemocional; a liderança política; o equívoco do líder ou da liderança ideal; as certezas absolutas estagnadoras da evolução de conscins e consciexes; os obstáculos intraconscienciais; o bifrontismo consciencial; a fuga dos enfrentamentos intraconscienciais; o desconhecimento do funcionamento dos mecanismos intraconscienciais recicladores; o incômodo interno denotando desvio de proéxis; o encobrimento de incapacidades; o medo da exposição; a ignorância latente; os subterfúgios; os desvio de carências através do autoritarismo; os talentos desperdiçados; a reciclagem da personalidade arrogante; a superação das influências do progenitor autoritário e da progenitora submissa; a Mesologia reforçadora de traço inato; as figuras de autoridade enquanto incentivadores do traço de personalidade forte; a aceitação do erro; o respeito à hierarquia; a verbação do líder teático; a coerência nas argumentações; a persuasão e a influência através do autoconhecimento; a liderança familiar; a liderança profissional homeostática resultado de retroaprendizados; o autenfrentamento do incômodo; a assistência aos companheiros do passado anticosmoético; o exemplarismo cosmoético pessoal influenciando ambientes e pessoas; a capacidade de colocar-se no lugar do outro; a retomada da rota evolutiva; o descortinar intraconsciencial da holomaturidade da ortoliderança inata. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático antes, durante e depois de decisão na condição de líder; as energias gravitantes nos ambientes de confrontos; a paraprocedência; a responsabilidade multidimensional de liderar; a auto e heteroliderança conquistada nas múltiplas vidas; a Para-História marcada por mandos e desmandos anticosmoéticos; a pluriexistencialidade conectada com a vida intrafísica da conscin; a repercussão multiexistencial da liderança autocrática do passado, com a liderança democrática do aqui-agora; a imaturidade consciencial pretérita pressionando a mudança de postura atual; a vampirização energética; o aprendizado da liderança através das vivências do passado repercutindo na assistência atual. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo líderes-liderados; o sinergismo higidez pensênica–ortoliderança; o sinergismo interassistência atacadista–tenepes avançada; o sinergismo afinizações patológicas–liderança nosográfica. Principiologia: o princípio de quem sabe, dividir os conhecimentos; o princípio da liderança democrática; o princípio da aprendizagem continuada; o princípio do grupo unido, no mesmo objetivo assistencial, jamais será vencido; o princípio de o menos doente assistir ao mais doente; o princípio básico da maxifraternidade; os princípios parapsíquicos pessoais de ortoliderança; o princípio da descrença (PD), condutor do abertismo consciencial; o princípio da verbação teática corroborando a liderança cosmoética. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) impulsionando reciclagens; o código grupal de Cosmoética (CCG), priorizando a interassistência multidimensional. Teoriologia: a teoria da liderança cosmoética; a teoria do líder cosmovisiológico; a teoria do exemplarismo cosmoético. Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida; a técnica do Conscienciograma; a técnica dos 5 porquês; a técnica do espelhamento; a técnica de respirar fundo diante de decisão crítica. Voluntariologia: o voluntariado de líderes assistenciais; a coordenação de office conscienciocêntrico, aprimorando a ortoliderança; o voluntariado liderado por equipe extrafísica interassistencial; o voluntário escritor de verbete para Enciclopédia da Conscienciologia; o líder voluntário ortopensênico nos momentos críticos; o voluntariado da Paradiplomacia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico das vivências diárias. Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invísível da Ressomatologia. Efeitologia: o efeito cascata da decisão do líder de grupo; o efeito de ser liderado por equipe extrafísica de amparadores; o líder egocêntrico causando efeito devastador na autonomia do grupo; o efeito devastador do assecla sem discernimento; o efeito de minipeça no maximecanismo evolutivo. Neossinapsologia: a recuperação das retrossinapses para coordenar grupo evolutivo; a competência neossináptica na condução de projetos assistenciais; a estruturação de neossinapses em novo paradigma; a construção de neossinapses para compreensão da Paradiplomacia. Ciclologia: o ciclo vicioso da dependência do líder; o ciclo mandante-submisso; o ciclo vicioso de fugir da responsabilidade perante as dificuldades na coordenação de trabalho interassistencial; o ciclo interprisão-vitimização-recomposição-liberação-policarmalidade. Enumerologia: o gabarito da liderança evolutiva; a aglutinação da liderança evolutiva; a reciclagem da liderança evolutiva; a responsabilidade da liderança evolutiva; o autodiscernimento da liderança evolutiva; o exemplarismo da liderança evolutiva; a paradiplomacia da liderança evolutiva. Binomiologia: o binômio sustentação energética patológica–sustentação energética homeostática; o binômio vampiro energético–doador assistencial; o binômio liderança intraconsciencial–liderança interconsciencial; o binômio condicionamentos pluriexistenciais–adequação atual; o binômio microuniverso-macrouniverso; o binômio iniciativa-acabativa. Interaciologia: a interação holopensene pessoal–holopensene grupal–holopensene universal; a interação liderança fraterna–grupalidade pacificadora; a interação ortoliderança–amparador técnico. Crescendologia: o crescendo liderança ética–liderança cosmoética; o crescendo líder do passado–líder de hoje–líder do futuro; o crescendo chefia-gerência-ortoliderança. Trinomiologia: o trinômio líder-liderado-cooperação; o trinômio projeto pessoal–projeto grupal–projeto multidimensional; o trinômio poder-posição-prestígio; o trinômio emissor-receptor-mensagem. Polinomiologia: o polinômio autonomia consciencial–posicionamento pessoal–reciclagem intraconsciencial–priorização evolutiva; o polinômio bússola interior–livre arbítrio–autonomia interna–poder de decisão–satisfação íntima; o polinômio credibilidade-coerência-receptividade-clareza; o polinômio autoconhecimento–estratégia–domínio energético–comprometimento. Antagonismologia: o antagonismo líder silencioso / líder espalhafatoso; o antagonismo afinização com ditadores / empatia com pacificadores; o antagonismo saber ouvir / saber escutar; o antagonismo frágil na aparência / forte na liderança; o antagonismo mandar / delegar; o antagonismo comando autoritário / epicentrismo lúcido; o antagonismo imaturidade consciencial / maturidade intraconsciencial; o antagonismo itinerância política / itinerância conscienciológica. Politicologia: a política do líder assistencialista; a politicagem hegemônica governamental; a política da compra de líderes; a política da “venda nos olhos” da auto e heterocorrupção; a política do amadorismo existencial. Legislogia: o fim da lei da mordaça; a erradicação da lei do mais forte; a supressão da lei da impunidade. Filiologia: a antropofilia; a autenticofilia; a conviviofilia; a comunicofilia; a cosmoeticofilia; a assistenciofilia; a autocogniciofilia; a proexofilia; a culturofilia; a politicofilia; a ortoliderofilia. Fobiologia: a liderofobia; a fobia de coordenar grupo(s); o medo de assumir a responsabilidade da liderança. Sindromologia: a síndrome de Peter Pan; a síndrome da autoculpa; a síndrome do justiceiro; a síndrome do ostracismo; a síndrome de Narciso. Maniologia: a megalomania; a mania de comandar por impulso; a mania de submissão. Mitologia: o mito de Perseu; o mito da supremacia; o mito do herói; o mito da perfeição. Holotecologia: a administroteca; a convivioteca; a lideroteca; a politicoteca. Interdisciplinologia: a Liderologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia; a Etologia; a Grupocarmologia; a Politicologia; a Psicologia; a Sociologia; a Interassistenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin líder; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o catalisador evolutivo; o mediador de conflitos; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o tenepessista. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a catalisadora evolutiva; a mediadora de conflitos; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a tenepessista. Hominologia: o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens autocorruptus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens teaticus. V. Argumentologia Exemplologia: ortoliderança inata inicial = a exercida, de maneira cosmoética, pela conscin líder já nas primeiras interrelações no grupo familiar; ortoliderança inata avançada = a exercida, de maneira cosmoética, pela conscin líder da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Culturologia: a cultura da submissão; a cultura da Autoliderologia. Exemplarismologia. Segundo a Parassociologia, quando na posição de liderança cosmoética, a conscin influencia centenas de consciências por meio do exemplarismo teático, quer seja na dimensão intra ou extrafísica. Aprendizado. Sob a ótica da Conviviologia, o exercício de auxiliar às consciências a acessarem o potencial interior, faculta ao líder o aprendizado multidimensional da interassistência e ortoconvialidade avançada. Equilíbrio. Pela Mentalsomatologia, a conscin ortolíder extrapola os parâmetros sociais convencionais e busca manter o equilíbrio holossomático nas adversidades da função, tornando-se fulcro dinamizador de energias pacificadoras. Reciclagem. Segundo a Recexologia, reciclar traços-fardos predispõe a consciência a retratar-se perante si e os companheiros de passado anticosmoético. Tabelologia. Sob a ótica da Recinologia, eis, na ordem alfabética, exemplo de 17 trafares possivelmente reciclados em retrossomas pelo líder homeostático inato, beneficiando a fixação paragenética dos trafores da ortoliderança: Tabela – Reciclagem trafares / trafores Nos Trafares Trafores 01. Autoritarismo Autoridade moral 02. Cobranças Questionamentos 03. Decidofobia Decidofilia 04. Dono da verdade Semperaprendente 05. Egocentrismo Epicentrismo 06. Fechadismo Abertismo 07. Força presencial patológica Força presencial homeostática 08. Ganhos secundários Ganhos evolutivos 09. Heterocrítica doentia Feedback cosmoético 10. Imposição Diplomacia 11. Máscaras sociais Autenticidade consciencial 12. Monovisão Cosmovisão 13. Patopensenidade Ortopensenidade 14. Perfeccionismo Detalhismo 15. Rigidez Flexibilidade 16. Superficialidade Exaustividade 17. Tacon alienante Tares libertária Ortoliderologia. Acerta mais quem identifica os próprios travões da ortoliderança na atual ressoma e busca firmemente reciclar os traços anticosmoéticos. A liderança interassistencial alcança o patamar de trafor inato da conscin, quando construída e vivenciada diuturnamente. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ortoliderança inata, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro. 02. Aporte existencial: Proexologia; Homeostático. 03. Autoridade feminina cosmoética: Ginossomatologia; Homeostático. 04. Autorrealidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático. 05. Autossuperação da competitividade: Autevoluciologia; Homeostático. 06. Binômio resiliência-exemplarismo: Interassistenciologia; Homeostático. 07. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático. 08. Conscin manipuladora: Parapatologia; Nosográfico. 09. Conscin pacificadora: Pacifismologia; Homeostático. 10. Correção de rota: Autorrecexologia; Homeostático. 11. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro. 12. Liderança pessoal: Liderologia; Neutro. 13. Realidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático. 14. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático. 15. Sede de poder: Intrafisicologia; Nosográfico. A CONSCIN LÚCIDA BUSCA ASSUMIR OS TRAFORES DA ORTOLIDERANÇA CONQUISTADOS EM RETROVIDAS, BUSCANDO A QUALIFICAÇÃO PARADIPLOMÁTICA, COSMOÉTICA E ASSISTENCIAL, RUMO À DESPERTICIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre os autopotenciais para o exercício da liderança cosmoética? Na escala simples de 1 a 5, qual o próprio nível de ortoliderança inata? Bibliografia Específica: 01. Cashman, Keven; Liderança Autêntica de dentro de si para fora: Como Liderar a Partir de seus Valores Pessoais (Leaders – Hipfrom the inside out: Becoming a Leader for Life); trad. Telma Salviati; 240 p.; 7 caps.; 85 citações; 2 E-mails; 61 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 8 perguntas; 24 princípios; 4 tabs.; 93 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; M. Books do Brasil; São Paulo, SP; 2011; páginas 31 a 60, 64 a 66, 74 a 77, 79 a 82, 85 a 92, 104 a 112, 120 a 133, 136 a 139, 141 a 146, 149 a 162, 165 a 184 e 187 a 200. 02. Chopra, Sanjiv & Fischer, David; Liderando pelo Exemplo: Os 10 Princípios Fundamentais dos Líderes de Sucesso (Leardersip by Example); trad. Paulo Polzonoff Junior; 144 p.; 10 caps.; 1 E-mail; 1 minicurrículo; 1 website; 16 refs.; 23 x 16 cm; br.; alf.; Elsevier; Rio de Janeiro, RJ; 2012; páginas 13, 18, 19, 29, 62, 63, 69 a 72, 75, 83, 86, 93, 103, 104, 117, 118 e 125 a 130. 03. Diniz, Arthur; O Líder do Futuro: A Transformação em Lider Coach; revisor João Reynaldo de Paiva Costa; 134 p.; 12 caps.; 1 abrev.; 7 citações; 12 enus.; 6 esquemas; 2 estatísticas; 21 fichários; 1 foto; 1 gráf.; 1 ilus.; 1 microbiografia; 1 questionário; 8 siglas; 1 tab.; 2 técnicas; 3 testes; 20 refs.; alf.; 21 x 13 x 5 cm; br.; 2ª Ed.; Espaço Editorial; São Paulo, SP; 2012; páginas 9 a 132. 04. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismos e Autossuperação; pref.; Waldo Vieira; revisores Erotides louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 2 tabs.; 16 websites; glos.; 152 termos; 2 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 21 a 43, 123 a 131, 135 a 140 e 146 a 150. 05. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; et al.; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; página 23,72 e 87. 06. Teles, Mabel; Profilaxia das Manipulações Conscienciais; colaboradores Eduardo Ferreira; & Ivo Valente; pref. Flavia Guzzi; revisores Ana Flávia Magalhães; et al.; 346 p.; 6 seções; 44 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 223 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 32 perguntas; 2 tabs.; 10 websites; glos. 182 termos; 10 filmes; 344 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 35, 36, 46, 51 a 58, 75 a 89, 196 a 203, 212 a 219, 238 a 240 e 252 a 256. 07. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos.; 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; 29 x 21,5 x 7 cm.; enc.; Edição Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 202, 203, 673 e 836. 08. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; página 329. 09. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; revisores Alexander Steiner; et al.; 276 p.; 15 seções; 150 caps.; 152 abrevs.; 23 E-mails; 54 enus.; 274 estrangeirismos; 30 expressões idiomáticas portuguesas; 1 foto; 60 locuções do idioma espanhol; 85 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 30 pesquisas; 6 técnicas; 30 teorias; 8 testes; 60 tipos de artefatos do saber; 60 vozes de animais subumanos; 3 websites; glos. 300 termos; 609 refs.; 28 x 21 cm; br.; 2a Ed. rev.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2002; página 37. 10. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 456, 489, 617, 625, 626 e 675. A. M. G.