Liderança Estrategista Evolutiva

A liderança estrategista evolutiva é a capacidade de a consciência identificar, explorar e criar condições favoráveis para visualizar, antever, organizar, planejar, inovar, avaliar e concretizar a melhor estratégia no momento evolutivo, a fim de alcançar objetivos específicos para si mesma ou grupos, com foco teático, tarístico e cosmoético na maximização dos resultados.

Você, leitor ou leitora, autolidera estratégias evolutivas? Colidera projetos para contribuir na reurbanização intra e extrafísica?

      LIDERANÇA           ESTRATEGISTA              EVOLUTIVA
                                        (LIDEROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A liderança estrategista evolutiva é a capacidade de a consciência identificar, explorar e criar condições favoráveis para visualizar, antever, organizar, planejar, inovar, avaliar e concretizar a melhor estratégia no momento evolutivo, a fim de alcançar objetivos específicos para si mesma ou grupos, com foco teático, tarístico e cosmoético na maximização dos resultados.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo líder vem do idioma Inglês, leader, “algo ou alguém que guia, conduz”. Os termos líder e liderança surgiram no Século XX. A palavra estratégia deriva do idioma Grego, stratégía, “o cargo do comandante de alguma armada; o cargo ou a dignidade de determinado ministro da guerra na antiga Atenas; o pretor, em Roma; manobra ou artifício militar”. Apareceu no Século XIX. O sufixo ista procede também do idioma Grego, istes, designando “adepto; aderente; seguidor; partidário”.
          Sinonimologia: 01. Liderança lúcida planejada. 02. Liderança evolutiva com visão estratégica. 03. Liderança prospectivológica cosmoética. 04. Liderança planificada interassistencial. 05. Estratagema na liderança evolutiva. 06. Epicentrismo estratégico evolutivo. 07. Coordenação estratégica cosmoética. 08. Administração estratégica interassistencial. 09. Articulação estratégica cosmoética. 10. Regência estrategista interassistencial.
          Neologia. As 4 expressões compostas liderança estrategista evolutiva, miniliderança estrategista evolutiva, maxiliderança estrategista evolutiva e megaliderança estrategista evolutiva são neologismos técnicos da Liderologia.
          Antonimologia: 01. Liderança tática. 02. Liderança operacional. 03. Liderança improvisada. 04. Liderança antiestrategista. 05. Liderança desarticulada. 06. Antiliderança estrategista. 07. Anomia liderológica. 08. Desorientação estratégica. 09. Administração dispersa. 10. Desorganização estratégica.
          Estrangeirismologia: o mentoring; o cultivo da preference for teamwork; o rapport interconscins; a leadership intelectual interassistencial; o coaching alavancador de neoestratégias na liderança; o método SMART de fixação de metas; o strong profile do líder interassistencial consciente; o feedback tarístico na qualificação da liderança; o empowerment transparente; o leader cosmoético; o timing da mudança de postura autocrática; a choice pelo epicentrismo estrategista; a transformação do status quo; o modus operandi da performance grupal; o feeling do líder empreendedor; a visão zoom na análise estratégica; o know-how estrategista.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente no autodiscernimento quanto à holomaturidade da liderança estratégica evolutiva, cosmoética e interassistencial.
          Megapensenologia. Eis 6 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Liderança requer responsabilidade. Liderança significa inovação. Liderança tem preço. Liderança exige estratégia. Estratégias inteligentes transformam. Liderança estrategista reurbaniza.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema, classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Líder. Na liderança, o caráter e a exemplificação cosmoética do líder são superiores ao poder da sua autoridade”. “O líder, sem ouvidos para escutar, não tem cabeça para governar”.
          2. “Liderar. Liderar é saber conciliar interassistencialmente as consciências poliédricas, multifacetadas e polivalentes, nas estruturas das equipins e equipexes”.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da liderança estrategista; o holopensene da liderança meritória; o holopensene cosmoético do melhor para todos; o holopensene pessoal das estratégias evolutivas; o holopensene do planejamento de longo prazo; o holopensene do sobrepairamento cosmoético; a qualidade das automanifestações pensênicas; o autodesassédio mentalsomático por meio da liderança evolutiva; o materpensene pessoal da Liderologia; o abertismo autopensênico às neoestratégias; o holopensene da evolutividade lúcida planejada; o holopensene pessoal da Liderança Estratégica; a manutenção do holopensene estrategista mentalsomático teático; o holopensene da Evoluciologia; o holopensene pessoal da Verponologia; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene pessoal da holomaturidade evolutiva; o holopensene traforista; o holopensene universalista; os megapensenes; a megapensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a liderança estrategista evolutiva; a valorização da liderança tarística teática; as escolhas na definição do perfil liderológico; o alinhamento entre megaproéxis e planejamento na liderança; o foco nas prioridades evolutivas do grupo; o megatrafor da mentalidade estrategista; os planos de recomposição na liderança grupocármica; a assunção da neorrepresentatividade maxiproexológica na liderança evolutiva; a iniciativa para agir em situação crítica; a autoliderança; a ortoliderança; a coliderança; a liderança anônima; a liderança contextual segundo a gestão em curso; a qualificação liderológica pelo revezamento compartilhado; as conexões maximizadoras da interassistência; o balanceamento da tridotação consciencial; a inteligência evolutiva (IE); a cosmovisão prospectiva a longo prazo; a Megagesconologia; o desenvolvimento da liderança com visão prospectiva na amplificação do epicentrismo consciencial; a lucidez na atuação liderológica; a aglutinação interconsciencial em direção à maxiproéxis; a liderança obscura sustentada pela eminência parda; a liderança inata não assumida; a segunda intenção em estratégias sutis de subjugação; os interesses secundários de líderes com planos materialistas; a recusa às alianças anticosmoéticas; a evitação das conclusões precipitadas; o incentivo à intercooperação; a autanálise dos erros e imaturidades na liderança; o descarte dos favoritismos; a imperturbabilidade frente aos imprevistos; o talento para antever necessidades e oportunidades; a habilidade para mediar conflitos; a percepção das nuances da situação; a agilidade e inteligência emocional nas ações profiláticas; a estratégia de utilizar o plano B; a infiltração cosmoética nos ambientes com necessidade de reorientação coordenada; a autopesquisa fundamental na qualificação da liderança; o líder coach na formação dos intermissivistas-líderes; a autocoerência na consecução da autoproéxis planejada no Curso Intermissivo (CI); o descortínio do empreendedorismo reurbanizador; a autanálise consciente dos tipos e estilos de liderança; a preceptoria assertiva no desenvolvimento personalizado da liderança; o planejamento estratégico pessoal; o nível da autoconfiança e interconfiança na equipe; a compreensão da realidade das consciências; o feedback construtivo; a escuta interempática; a intencionalidade reta do líder estrategista cosmoético; a regência do líder e dos liderados na condição de minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o protagonismo evolutivo; a inspiração dos liderados; a liderança epicêntrica na implementação da Conscienciologia no Planeta; o compromisso reurbanológico com o Estado Mundial; o posicionamento estratégico em favor da evolução da Humanidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático na liderança estrategista parapsíquica; a liderança multidimensional; a liderança paracerebral; a assunção de liderança evolutiva lúcida frente às reurbanizações extrafísicas (reurbexes); a conquista da liderança epicêntrica interassistencial pela mentalsomaticidade e teática cosmoética; a obtenção da serenidade na liderança visionária amparada e amparadora; as repercussões multidimensionais da atuação tarística; a qualificação do intermissivista durante a Pré-Intermissiologia na potencialização da liderança estrategista; a inspiração do amparo extrafísico de função no momento crítico; a Paradiplomacia teática; o planejamento na recomposição dos erros holobiográficos; o entrosamento da tenepes com a liderança; a assunção despertológica a partir dos parafatos vivenciados na diretriz maxiproexológica; a conexão com a equipe de parapreceptores, orientadores no desenvolvimento de líderes cosmoéticos; a atuação articulada em rede da liderança multidimensional; a autodisponibilidade multidimensional interassistencial; o auto e heterodesassédio no avanço da liderança estrategista; o extrapolacionismo parapsíquico na alavancagem da liderança estrategista; a megaliderança prospectivológica do evoluciólogo; a colideranca evolutiva equipexes-equipins nos empreendimentos cosmoéticos; a auto e heteroliderança com visão panorâmica desenvolvida nas múltiplas vidas; a repercussão multiexistencial da liderança adotada; a paraliderança na manutenção da sustentabilidade do Planeta; o parapsiquismo intelectual na liderança estrategista evolutiva; a identificação das pararrealidades; o abertismo à captação das neoverpons extrafísicas; o posicionamento estratégico em favor da evolução da Para-Humanidade.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo liderança estratégica–evolução; o sinergismo autoliderança evolutiva–coliderança interassistencial; o sinergismo liderança-credibilidade; o sinergismo empatia-liderança; o sinergismo autolucidez–expertise–autodisponibilidade assistencial–liderança estratégica; o sinergismo liderança-parapsiquismo; o sinergismo Curso Intermissivo–liderança cosmoética; o sinergismo liderança compartilhada–compartilhamento multidimensional.
          Principiologia: o princípio de intencionar o melhor para todos; o princípio do posicionamento estratégico pessoal; o princípio da verpon; o princípio da retribuição; o princípio da Cosmoética norteando a liderança estrategista; o princípio evolutivo dos líderes formando novos líderes; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) do líder refletindo no grupo; o princípio da descrença (PD) proporcionando clima tarístico; a vivência dos princípios do Estado Mundial.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC) fundamentando o exercício da liderança estrategista; o código pessoal de Cosmoética (CPC) na atuação estratégica do líder; o código de prioridades pessoais (CPP); o código de conduta do gestor líder; o código da megafraternidade; o código de Ética Profissional; o código evolutivo das consciências.
          Teoriologia: a teoria da liderança estratégica; a teoria da evolução consciente; a teoria das neoideias; a teoria da Conviviologia Cosmoética; a teoria da tridotação consciencial; a teoria da reurbex; a teoria da intercooperação; a teoria da proéxis; a teoria da espiral evolutiva.
          Tecnologia: as técnicas diagnósticas; a técnica da autavaliação do perfil liderológico; as técnicas diplomáticas e paradiplomáticas; a técnica da autorreflexão de 5 horas aplicada à liderança; a técnica da autoliderança evolutiva enquanto condição à prática do epicentrismo consciencial; a técnica da Cosmoética Destrutiva; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica dos mapas mentais.
          Voluntariologia: a liderança estratégica cosmoética no voluntariado conscienciológico; o voluntariado interassistencial da Conscienciologia; o voluntariado gesconográfico; o voluntariado de líderes interassistenciais; o voluntariado liderado por equipe extrafísica reurbanológica; o voluntariado em instituições de qualificação liderológica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciocentrologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Liderologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Policarmologia; o Colégio Invisível da Serenologia.
          Efeitologia: os efeitos construtivos da liderança estratégica; os efeitos multidimensionais da liderança estrategista; os efeitos evolutivos da condução cosmoética de equipes; os efeitos da liderança nas transformações sociais da História Humana; o efeito cascata da decisão do líder de grupo; o efeito da ortopensenidade do líder na sustentação das estratégias.
          Neossinapsologia: as neossinapses obtidas na liderança estratégica cosmoética; as neossinapses geradas pelas neoverpons; as neossinapses necessárias ao pleno exercício da Liderologia Evolutiva; as neossinapses da intercooperação multidimensional; a criação de neossinapses relativas à interassistencialidade a partir da ação da liderança compartilhada; as neossinapses geradas pela ampliação do campo analítico do líder estrategista.
          Ciclologia: o Ciclo Multiexistencial Pessoal (CMP) levando a consciência à condição de liderança estrategista; o ciclo iniciativa-acabativa; o ciclo de gerenciamento PDCA (Plan; Do; Check; Act) aplicado à análise e solução de problemas; o ciclo mentalsomático planejar-refletir-decidir; o ciclo recebimento-retribuição; o ciclo líder-liderado na seriéxis.
          Enumerologia: a estratégia exemplificadora; a estratégia inovadora; a estratégia pacificadora; a estratégia recicladora; a estratégia reeducadora; a estratégia reorganizadora; a estratégia reurbanizadora. A liderança estratégica cosmoética; a liderança estratégica evolutiva; a liderança estratégica interassistencial; a liderança estratégica maxiproexológica; a liderança estratégica neoverponológica; a liderança estratégica tarística; a liderança estratégica teática.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio retilinearidade pensênica–liderança estratégica; o binômio protagonismo-liderança; o binômio liderança cosmoética–amparabilidade; o binômio liderança-assistência; o binômio liderança intraconsciencial–liderança interconsciencial; o binômio planejamento-estratégia.
          Interaciologia: a interação liderança contextual–liderança interassistencial; a interação autoliderança-heteroliderança; a interação liderança-epicentrismo; a interação liderança-resultados; a interação raciocínio divergente–raciocínio convergente; a interação autolíder evolutivo–evoluciólogo grupal; a interação liderança compartilhada–autonomia evolutiva.
          Crescendologia: o crescendo assistência taconística–assistência tarística; o crescendo paradever intermissivo–liderança maxiproexológica; o crescendo tática-estratégia; o crescendo acumulação de conhecimento–aplicação do saber; o crescendo liderança ética–liderança cosmoética; o crescendo de lucidez na Escala Evolutiva; o crescendo epicentrismo-desperticidade; o crescendo liderança manipuladora–liderança reeducadora.
          Trinomiologia: o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio interpretação-argumentação-dialética; o trinômio intenção-objetivo-perspectiva; o trinômio técnica-tática-estratégia; o trinômio liderança-estratégia-gestão; o trinômio mudança-transformação-reurbanização; o trinômio liderança-liberdade-responsabilidade; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interconfiança; o trinômio autoliderança-coliderança-empreendedorismo.
          Polinomiologia: o polinômio liderança multidimensional–exemplarismo cosmoético–autodomínio consciencial–verbação interassistencial; o polinômio sagacidade-criatividade-habilidade-eficiência; o polinômio autopesquisa–reflexão–visão–liderança estratégica; o polinômio aproximação-empatia-acolhimento-interassistência; o polinômio autonomia consciencial–posicionamento pessoal–reciclagem intraconsciencial–priorização evolutiva; o polinômio autoconhecimento–estratégia–domínio energético–comprometimento; o polinômio liderança estratégica–intelectualidade–interassistencialidade–parapsiquismo.
          Antagonismologia: o antagonismo liderança dissonante / liderança ressonante; o antagonismo liderança autocrática / liderança cosmoética; o antagonismo cooperação / competição; o antagonismo liderança psicossomática / liderança mentalsomática; o antagonismo iniciativa lúcida / ação inconsciente; o antagonismo expertise / esperteza; o antagonismo círculo vicioso / círculo virtuoso; o antagonismo discurso / ação.
          Paradoxologia: o paradoxo da pessoa maxipeça dentro do minimecanismo assistencial; o paradoxo da invisibilidade da liderança estratégica eficaz; o paradoxo da megaliderança silenciosa do Serenão; o paradoxo de haver necessidade de servir para se atingir a liderança estrategista cosmoética; o paradoxo de o líder polivalente ter megafoco; o paradoxo de o especialista ter visão generalista e cosmovisionária; o paradoxo do investimento no erro calculado enquanto estratégia evolutiva eficiente; o paradoxo da união pela liberdade.
          Politicologia: a assistenciocracia; a conscienciocracia; a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a democracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a meritocracia; a proexocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço na construção da autoliderança evolutiva; a lei da Cosmoética; a lei da empatia; a lei da interdependência consciencial; a lei da grupalidade; a lei da interassistencialidade; a lei da afinidade evolutiva.
           Filiologia: a administrofilia; a assistenciofilia; a comunicofilia; a decidofilia; a evoluciofilia; a liderofilia; a neofilia; a pesquisofilia; a raciocinofilia; a sociofilia.
           Fobiologia: a criticofobia; a fracassofobia; a liderofobia; a neofobia; a proexofobia; a raciocinofobia; a recinofobia; a xenofobia; o medo de errar.
           Sindromologia: o fim da síndrome da autovitimização; a atenção quanto à síndrome da mediocridade proexológica; a autossuperação da síndrome do negativismo; a anulação da síndrome do carneirismo; a eliminação da síndrome do ostracismo; a autocura da síndrome da insegurança; a profilaxia da síndrome da dispersão consciencial (SDC).
           Maniologia: a megalomania; a apriorismomania; a mania de subjugar liderados; a mania do apego ao poder temporal; a mania de comandar por impulso; a eliminação da mania de não assumir a liderança; a erradicação da mitomania; a supressão da riscomania.
           Mitologia: o mito do herói a serviço da liderança política; o mito da liderança enquanto dádiva pessoal; o mito da estratégia perfeita; o mito de o líder estar sempre certo; o mito do consenso absoluto; o mito da espera pelo momento perfeito.
           Holotecologia: a administroteca; a despertoteca; a epicentroteca; a evolucioteca; a interassistencioteca; a parapercepcioteca; a proexoteca; a reurbanoteca.
           Interdisciplinologia: a Liderologia; a Autolucidologia; a Autoproexologia; a Cosmoeticologia; a Empreendedorismologia; a Epicentrismologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Intermissiologia; a Mentalsomatologia; a Paradiplomacia; a Pararreurbanologia.


                                              IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin estrategista; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o evoluciólogo.
           Masculinologia: o líder estrategista; o acoplamentista; o evoluciente; o agente retrocognitor; o intermissivista; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o proexólogo; o escritor; o reeducador; o epicon lúcido; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o tenepessista; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o pesquisador; o verbetólogo; o voluntário; os profissionais da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
           Femininologia: a líder estrategista; a acoplamentista; a evoluciente; a agente retrocognitora; a intermissivista; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a proexóloga; a escritora; a reeducadora; a epicon lúcida; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a tenepessista; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a pesquisadora; a verbetóloga; a voluntária; as profissionais da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional.
           Hominologia: o Homo sapiens articulator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens diplomaticus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens leader; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens serenissimus; o Homo sapiens taristicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: miniliderança estrategista evolutiva = a aplicação de estratégias iniciais com foco na assistencialidade egocármica (desenvolvimento da autoliderança); maxiliderança estrategista evolutiva = a aplicação de estratégias exemplaristas com foco na interassistencialidade grupocármica (desenvolvimento da coliderança); megaliderança estrategista evolutiva = a aplicação de estratégias cosmoéticas com foco na interassistencialidade policármica e reurbanológica (coliderança aplicada).
          Culturologia: a cultura da Administração Estratégica; a cultura do parapsiquismo no exercício da liderança; a cultura da Autoliderologia; a cultura da interassistencialidade multidimensional; a cultura cosmovisiológica; a cultura da inteligência evolutiva (IE).
          Níveis. De acordo com a Evoluciologia, a consciência acumula experiências e amplia a liderança estratégica intraconsciencial gradativamente, alcançando níveis mais avançados de epicentrismo mentalsomático na interassistencialidade cosmoética. Evolução exige autoliderança.
          Contexto. Segundo a Liderologia, não há fórmula universal para liderar, mesmo diante da definição didática de diversos tipos ou estilos de liderança. A liderança com estratégia é jornada na qual a consciência necessita ser semperaprendente e inovadora, pois o contexto continua umdando. Liderança é contextual.
          Estratégia. Conforme a Administraciologia, planejar estratégias evolutivas exige a interpretação de cenários atuais e futuros para a prospecção das ações necessárias, autoliderando atitudes exemplaristas e coliderando equipes na consecução com êxito do plano estratégico pessoal ou organizacional. Autoliderar para coliderar.
          Taxologia. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 30 tipos de estratégias com perspectiva traforista no desenvolvimento da liderança estrategista evolutiva, considerando o paradigma consciencial:
          01. Administrativa: os procedimentos estratégicos de gestão; a organização teática.
          02. Comunicativa: as táticas comunicativas; a atitude transparente.
          03. Conscienciológica: as técnicas conscienciais; a Ciência Conscienciologia.
          04. Cooperativa: as ações articuladas; o alinhamento grupal.
          05. Corporativa: as decisões interrelacionadas; a diretriz global.
          06. Cosmoética: as escolhas coerentes; a intencionalidade reta.
          07. Despertológica: as definições evolutivas; o desassédio consciente.
          08. Educacional: os posicionamentos pró-evolução; a aprendizagem continuada.
          09. Evolutiva: as responsabilidades interassistenciais; a assunção traforista.
          10. Financeira: as opções de investimentos; a reserva inteligente.
          11. Funcional: os objetivos e metas por áreas; a garantia dos recursos.
          12. Gesconográfica: as produções da escrita tarística; o planejamento das gescons.
          13. Governamental: as tarefas do Estado; a governança pública.
          14. Inovativa: as neoideias verponológicas aplicadas; a gestão da inovação.
          15. Interassistencial: os atendimentos assistenciais prioritários; a qualificação tarística.
          16. Mercadológica: as estratégias de marketing; a identidade pessoal ou empresarial.
          17. Midiática: as mídias sociais; a aceleração da mídia digital.
          18. Organizacional: os processos operacionais; a disciplina sistemática.
          19. Pacificadora: as políticas universalistas; o estudo da Pacifismologia.
          20. Patrimonial: os recursos materiais indispensáveis; o cuidado ambiental.
          21. Política: as atividades representativas estruturantes; a coerência exemplar.
          22. Produtiva: as tecnologias de produção; a produtividade cosmoética.
          23. Proexológica: as prioridades existenciais; o empreendedorismo evolutivo.
          24. Prospectivológica: as prospecções de longo prazo; o alinhamento às tendências.
          25. Recinológica: as mudanças intraconscienciais planejadas; o autenfrentamento.
          26. Reurbanológica: as transformações evolutivas planetárias; o melhor para todos.
           27.   Serenológica: os desafios da autoimperturbabilidade; a estratégia máxima.
           28.   Sustentável: os compromissos com o futuro; a sustentabilidade do Planeta.
           29.   Tarística: os esclarecimentos evolutivos; a Cosmoética Destrutiva.
           30.   Universalista: as iniciativas liderológicas inclusivas; o Estado Mundial.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a liderança estrategista evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
           02. Autoridade consciencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           03. Conscin-solução: Interassistenciologia; Homeostático.
           04. Epicentrismo mentalsomático: Epicentrismologia; Homeostático.
           05. Escola de líderes cosmoéticos: Liderologia; Homeostático.
           06. Liderança compartilhada: Liderologia; Neutro.
           07. Liderança cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           08. Liderança empreendedora: Liderologia; Neutro.
           09. Liderança intelectual interassistencial: Mentalsomatologia; Homeostático.
           10. Liderança interempática: Liderologia; Homeostático.
           11. Liderança multidimensional: Liderologia; Homeostático.
           12. Liderança pessoal: Liderologia; Neutro.
           13. Liderologia: Politicologia; Neutro.
           14. Ortoliderança inata: Liderologia; Homeostático.
           15. Perfil liderológico interassistencial: Perfilologia; Homeostático.
  A LIDERANÇA ESTRATEGISTA EVOLUTIVA É MEGADESAFIO, AO LONGO DA SERIÉXIS, POR MEIO DE INTERCOOPERAÇÃO INTELIGENTE EM AÇÕES INTERASSISTENCIAIS
 COSMOÉTICAS E ANTECIPAÇÃO DE AUTORRECICLAGENS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, autolidera estratégias evolutivas? Colidera projetos para contribuir na reurbanização intra e extrafísica?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 976 e 978.
           2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 231.
           Webgrafia Específica:
           1. Fernandes, André Bartholomeu; As 10 Maiores Citações de Liderança de Todos os Tempos; Jornal do Empreendedor; Jornal on line; 1 enumeração; 1 foto; disponível em: <https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/lideranca/as-10-maiores-citacoes-de-lideranca-de-todos-os-tempos/ >; acesso em: 24.06.19.
                                                                                                              A. D.