Opção pela Proatividade Interassistencial

A opção pela proatividade interassistencial é a autodecisão, autodeliberação e autescolha da conscin lúcida, homem ou mulher, ao assumir de modo prévio, assertivo, diligente e constante a postura assistencial pautada na Cosmoética.

Você, leitor ou leitora, possui o hábito diário de assumir postura proativa quanto à interassistencialidade? Se não, quais traços precisaria reciclar para alcançar essa condição?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
              OPÇÃO         PELA           PROATIVIDADE INTERASSISTENCIAL
                                           (AUTOVOLICIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A opção pela proatividade interassistencial é a autodecisão, autodeliberação e autescolha da conscin lúcida, homem ou mulher, ao assumir de modo prévio, assertivo, diligente e constante a postura assistencial pautada na Cosmoética.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo opção vem do idioma Latim, optio, de optatio, “escolha; eleição; opção”, derivado de optatum, supino de optare, “escolher; desejar; preferir; pedir”. Surgiu no Século XVII. O termo proativo provém do idioma Inglês, proactive, constituído pelo prefixo pro do idioma Latim, pro, “diante de; adiante; antes de; a favor de; em prol de”, e pelo termo ativo do mesmo idioma Latim, activus, “ativo; que age; que tem significância ativa”. Apareceu em 1993. O prefixo inter deriva também do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra assistência, procede do mesmo idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Autoposicionamento interassistencial imediato. 2. Decisão pela autoprontidão na assistência. 3. Opção pela presteza assistencial. 4 Priorização pela antecipação interassistencial.
             Neologia. As 3 expressões compostas opção pela proatividade interassistencial, opção pela proatividade interassistencial grupocármica e opção pela proatividade interassistencial policármica são neologismos técnicos da Autovoliciologia.
             Antonimologia: 1. Inércia interassistencial. 2. Opção pela proatividade anticosmoética. 3. Alienação multidimensional. 4. Opção pela procrastinação interassistencial.
             Estrangeirismologia: o design thinking interassistencial; o timing interassistencial; a open mind em relação aos assistidos.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade na assunção da destreza interassistencial.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativo ao tema: – Proatividade requer discernimento. Interassistência requer ação.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da proatividade; o holopensene pessoal da interassistencialidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade.
             Fatologia: a opção pela proatividade interassistencial; a autassunção da liderança interassistencial; os critérios de autopriorização; as prioridades claras; a disponibilidade assistencial; o abertismo consciencial frente às necessidades dos assistidos; a busca pela compreensão do Universalismo por meio de ações maxifraternas; o autodiscernimento quanto à melhor ação a ser tomada; a autointencionalidade cosmoética; a Cosmoética enquanto objetivo contínuo; a suplantação de ansiedades nas tarefas diárias permitindo maior percepção das oportunidades interassistenciais; o gerenciamento de riscos; a prevenção de doenças; a antecipação das necessidades do outro; a capacitação visando projeto novo; o estudo das urgências repetidas; o saber dizer não; a diminuição dos compromissos urgentes; as atividades circunstanciais sendo sabotadoras da proéxis; a agenda realista; a superação de trafar causando a percepção de trafores dormentes; os cuidados pré-eventos; a evitação de confrontos desnecessários; a escuta ativa; as lições aprendidas; o equilíbrio das ações nas áreas da vida prevenindo descompassos; a automotivação para evoluir; a busca ativa por criar oportunidades interassistenciais; a atenção constante nas interrelações permitin2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a do a maior assertividade no acolhimento interassistencial; o hábito de analisar as interações diárias buscando identificar pontos falhos na interassistência; o silêncio assistencial; a diferenciação entre o importante, o urgente e o circunstancial; a observação dos sinais e parassinais; o foco favorecendo a proatividade; a flexibilidade racional da autorganização diária favorecendo oportunidades assistenciais; o exemplarismo; a decisão cosmoética; a interassistência realizada; a observação do resultado; o aprendizado adquirido; a satisfação íntima; o compromisso em escrever gescons; a comunicação interassistencial; o senso de autodoação cosmoética.
          Parafatologia: a postura energética proativa favorecendo a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as inspirações dos amparadores extrafísicos durante as sessões de tenepes; a alcova blindada; o autencapsulamento parassanitário; a iscagem lúcida; a busca pelo desenvolvimento da projetabilidade lúcida (PL); o abertismo parapsíquico permitindo identificar oportunidades de assistência; o aproveitamento de intuições; as inspirações do amparador de função no exercício da docência.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo percepção-parapercepção; o sinergismo amparador-assistente.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da evolução consciencial; o princípio da ação e reação; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de prioridades pessoais (CPP).
          Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica de emprego dos trafores; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; as técnicas de identificação de riscos; as técnicas de comunicação não violenta; a técnica da lupa maturológica; a técnica da tenepes.
          Voluntariologia: a condição do voluntário proativo; a integração ao maximecanismo interassistencial por meio do voluntariado conscienciológico; o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: o efeito do exemplarismo pessoal no grupo evolutivo; o efeito da autoconfiança na capacidade pessoal de fazer assistência.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da proatividade interassistencial; o estudo de diferentes temas propiciando a criação de neossinapses voltadas à maior compreensão sobre a problemática dos assistidos.
          Ciclologia: o ciclo identificação do problema–correção–acerto; o ciclo assim-desassim; o ciclo recéxis-recin; o ciclo criação de oportunidade–geração de novas oportunidades.
          Binomiologia: o binômio autodiscernimento-assertividade; o binômio vontade-decisão; o binômio prontidão-diligência; o binômio proatividade-evolutividade.
          Interaciologia: a interação planejamento-realização; a interação desatenção‒acidente de percurso; a interação prioridade pessoal (autoprioridade)–prioridade grupal (grupoprioridade).
          Crescendologia: o crescendo procrastinação-proatividade; o crescendo minicompletismos-compléxis; o crescendo conscin comodista‒conscin ativa‒conscin proativa. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                     3
             Trinomiologia: o trinômio amparador extrafísico–assistente–assistido; o trinômio parar-refletir-priorizar; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio vontade-intenção-autorganização; o trinômio plano A‒plano B‒plano C; o trinômio planejamento da vida atual–
‒planejamento da intermissão‒planejamento da próxima ressoma.
             Polinomiologia: o polinômio observação-orientação-decisão-ação.
             Antagonismologia: o antagonismo atenção / desatenção; o antagonismo cálculo / impulso; o antagonismo vontade débil / vontade inquebrantável; o antagonismo proatividade / passividade.
             Paradoxologia: o paradoxo de a multitarefa poder não ser produtiva; o paradoxo de a redução das metas poder gerar o completismo existencial; o paradoxo de a espera poder ser a atitude mais proativa.
             Politicologia: a lucidocracia; a assistenciocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço; a lei das probabilidades da Estatística; a lei da ação e reação; as leis racionais da proéxis.
             Filiologia: a assistenciofilia; a raciocinofilia; a neofilia; a amparofilia; a cosmoeticofilia; a priorofilia; a organizaciofilia; a metodofilia.
             Fobiologia: a superação da sociofobia catalisando as oportunidades interassistenciais; a superação do medo de errar; o descarte da decidofobia; a extinção da neofobia.
             Sindromologia: a síndrome da subestimação; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do comodismo; a síndrome da despriorização.
             Maniologia: a extinção da mania de procrastinar.
             Holotecologia: a holoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a cosmovisioteca; a proexoteca; a volicioteca; a discernimentoteca.
             Interdisciplinologia: a Autovoliciologia; a Interassistenciologia; a Mentalsomatologia; a Recexologia; a Parapercepciologia; a Autodeterminologia; a Teaticologia; a Autolucidologia; a Proexologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin proativa.
             Masculinologia: o reciclante; o conscienciólogo; o proexista; o escritor; o autodecisor; o intermissivista; o projetor consciente; o homem de ação; o exemplarista; o intelectual; o tenepessista; o voluntário; o pesquisador; o tertuliano; o amparador extrafísico; o teleguiado autocrítico.
             Femininologia: a reciclante; a consciencióloga; a proexista; a escritora; a autodecisora; a intermissivista; a projetora consciente; a mulher de ação; a exemplarista; a intelectual; a tenepessista; a voluntária; a pesquisadora; a tertuliana; a amparadora extrafísica; a teleguiada autocrítica.
             Hominologia: o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens determinator.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: opção pela proatividade interassistencial grupocármica = a escolha em atuar com prontidão na esfera da interassistencialidade perante os grupos mais próximos; opção pela proatividade interassistencial policármica = a escolha em atuar com prontidão no aspecto mais amplo, promovendo a tares e criando oportunidades evolutivas de interassistência universalistas. 4                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            Culturologia: a cultura da interassistência; a cultura da autorganização; a cultura da procrastinação; a cultura proexológica; a cultura da produtividade consciencial; a cultura da proatividade; a cultura do exemplarismo cosmoético.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a opção pela proatividade interassistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abertismo parapsíquico: Autexperimentologia; Homeostático.
            02. Abordagem da oportunidade: Autolucidologia; Homeostático.
            03. Antiprocrastinação: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            04. Atilamento interassistencial: Mentalsomatologia; Homeostático.
            05. Autoconfiança proativa: Traforologia; Homeostático.
            06. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
            07. Autodiscernimento parapsíquico: Descrenciologia; Homeostático.
            08. Autodisposição: Experimentologia; Neutro.
            09. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático.
            10. Conscin proativa: Autodeterminologia; Homeostático.
            11. Critério de prioridade: Autodiscernimentologia; Neutro.
            12. Lei de causa e efeito: Holocarmologia; Neutro.
            13. Medo de errar: Parapatologia; Nosográfico.
            14. Proatividade assistencial: Assistenciologia; Homeostático.
            15. Procrastinação danosa: Autorganizaciologia; Nosográfico.
       A OPÇÃO PELA PROATIVIDADE INTERASSISTENCIAL
    CARACTERIZA O AUTOPOSICIONAMENTO COSMOÉTICO
   DA CONSCIN LÚCIDA EM ATUAR COM ASSERTIVIDADE,
        OBJETIVANDO A ASSISTÊNCIA PRIORITARIAMENTE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, possui o hábito diário de assumir postura proativa quanto à interassistencialidade? Se não, quais traços precisaria reciclar para alcançar essa condição?
            Filmografia Específica:
            1. Homem-Absorvente. Título Original: Pad man. País: Índia. Data: 2018. Duração: 140 min. Gênero: Drama. Idioma: Hindi. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: R.Balki. Elenco: Akshay Kumar; Sonam Kapoor; Radhika Apte; & Jyoti Subhashy. Produção: Anil Naidu; Hitesh Thakkar; Ravi Sarin & Twinkle Khanna. Roteiro: R. Balk & Swanand Kirkire. Música: Amit Trived. Companhia: SPE Films India. Sinopse: O filme conta a história real de Arunachalam Muruganantham, inventor de maquina capaz de produzir absorventes de baixo custo, ajudando a conscientizar a população sobre as práticas anti-higiênicas tradicionais em torno da menstruação nas áreas rurais da Índia.
            2. A Corrente do Bem. Título Original: Pay It Forward. País: EUA. Data: 2000. Duração: 123 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: Mimi Leder. Elenco: Kevin Spacey; Helen Hunt; Haley Joel Osment; Jay Mohr; James Caviezel; & Jon Bon Jovi. Produção: Peter Abrams; Robert L. Levy; & Steven Reuther. Desenho de Produção: Leslie Dilley. Direção de Arte: Lawrence A. Hubbs. Roteiro: Leslie Dixon, embasado na obra de Catherine Ryan Hyde. Fotografia: Oliver Stapleton. Música: Thomas Newman. Montagem: David Rosenbloom. Cenografia: Peg Cummings. Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic (ILM). Companhia: Warner Bros. Pictures; Bel Air Entertainment; & Tapestry Films. Sinopse: Professor de Estudos Sociais desafia os alunos para criarem algo capaz de mudar o mundo. O aluno Trevor McKinney resolve encarar o desafio e cria jogo onde as pessoas, ao receberem assistência, precisam retribuir a ajuda, auxiliando outras 3 pessoas. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                         5
             Bibliografia Específica:
             1. Barbosa, Christian; A Tríade do Tempo; pref. Gustavo Cerbasi; revisores Marcelo Laier; Jorge Ribeiro & Ricardo Fernandes; 272 p.; 2 partes; 10 caps.; 1 minibiografia; 31 citações; 5 diagramas; 1 website; 9 gráficos; 39 enumerações; 1 fórmula; 1 questionário; 12 tabelas; 2 testes; alf.; 269 refs; 1 apênd.; 16 x 23 cm; Buzz Editora; São Paulo, SP; 2018; páginas 61 a 62, 68 a 75, 187 a 202 e 236 a 258.
             2. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrasensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguary; revisores Dayane Rossa; et al.; 640 p.; 3 seções 44 caps.; 9 citações; 391 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 tabs.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 57 a 64 e 185 a 198.
             3. Machado, Cesar; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores Equipe de Revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; páginas 13, 17 a 19, 23, 34, 83, 91 a 92, 127, 148, 165 e 166.
             4. Sutherland, Jeff; & Sutherland, J. J; Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo (Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the time); revisores Luís Américo Costa; & Tereza da Rocha; trad. Nina Lua; 256 p.; 9 caps.; 20 enus.; 1 fluxograma; 1 foto; 5 gráfs.; 2 ilus.; 46 notas; 4 apênds.; 16 x 23 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2019; páginas 80 a 84, 99 e 188 a 195.
                                                                                                                    N. A. V.