Proatividade Assistencial

A proatividade assistencial é o ato de a conscin, homem ou mulher, disponibilizar-se prontamente ao auxílio às necessidades dos compassageiros evolutivos, antecipando quando possível as intervenções, sempre pautadas pela Cosmoética e pelo senso de fraternismo.

Para você, leitor ou leitora, qual a intenção da proatividade no ato de prestar assistência? Consegue discernir o momento de assistir e como assistir com lucidez?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                PROATIVIDADE ASSISTENCIAL
                                           (ASSISTENCIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A proatividade assistencial é o ato de a conscin, homem ou mulher, disponibilizar-se prontamente ao auxílio às necessidades dos compassageiros evolutivos, antecipando quando possível as intervenções, sempre pautadas pela Cosmoética e pelo senso de fraternismo.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo proativo vem do idioma Inglês, proactive, é constituído pelo prefixo pro, do idioma Latim, pro, “diante de; adiante; antes de; a favor de; em prol de”, e o termo ativa, do mesmo idioma Latim, activus, “ativo; que age; que tem significância ativa”. Surgiu em 1993. A palavra assistência procede do idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e esta de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Prontidão assistencial. 2. Autodisponibilidade assistencial imediata. 3. Antecipação assistencial.
             Neologia. As 3 expressões compostas proatividade assistencial, proatividade assistencial básica e proatividade assistencial avançada são neologismos técnicos da Assistenciologia.
             Antonimologia: 1. Proscratinação assistencial. 2. Pseudovontade assistencial. 3. Indiferença assistencial. 4. Indisponibilidade assistencial. 5. Desatenção às consciências.
             Estrangeirismologia: o modus vivendi dinâmico; a glasnost enquanto motivo da assistência; a atenção dividida para não perder o timing da assistência; a importância dos feedbacks.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autopesquisa na prontidão assistencial.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Assistência: escolha evolutiva. Interassistência: dinamização autevolutiva.
             Coloquiologia: a conscin pau para toda obra.
             Proverbiologia. Eis provérbio relativo ao tema: – “Não deixe para depois o que se pode fazer agora”.
             Ortopensatologia: Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Acolhimento. A conscin interassistencial jamais deve esquecer que muitas pessoas a procuram com a intenção de escaparem de si mesmas, de sua consciência e da pressão de seus trafares. A assistência compreensiva, neste casos, depende do nível do acolhimento fraterno para que tais personalidades assistíveis se reajustem adequadamente”.
             2. “Afeição. O mais lúcido é termos afeição pelas consciências independentemente dos méritos dela”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal do atilamento assistencial; a identificação dos exopensenes; a exopensenidade; a autoconstatação de holopensene pessoal equilibrado a partir do empenho na autopesquisa; o holopensene pessoal da autodeterminação; a autopensenidade empática; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; o holopensene da pacificação íntima nas condutas da proatividade interassistencial; a autopensenidade predisponente às solitações intra e extrafísicas; o holopensene da maturidade interassistencial. 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: a proatividade assistencial; o atilamento diuturno às necessidades do outro; o ato de saber conviver assistencialmente; a empatia; a solicitude; a solidariedade; a intenção qualificada cosmoeticamente; a ousadia interassistencial discernida; a pronta identificação da demanda assistencial; a autavaliação precisa da real capacidade de intercessão; o autodiscernimento norteando a intervenção; a valorização da singularidade; o olhar traforista; o acolhimento amigável universalista; o esclarecimento sem estupro evolutivo; a primazia da tares; a tacon quando necessária; a autoconfiança ampliada na continuidade interassistencial; o temperamento influindo na assistência; a autenticidade exemplarista enquanto link interassistencial; o bom-humor na convivialidade; a desdramatização das dificuldades; a valorização dos aportes recebidos no intrafísico; a acalmia mental; a autopacificação íntima; o ortoposicionamento pessoal; o saber dizer “não”
sem autoculpa; a autoimperturbabilidade na assistência; o bem-estar na autentidade; o investimento no autoconhecimento ampliando as possibilidades assistenciais; o aumento da produtividade assistencial; a conquista da autodesperticidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a qualificação do autoparapsiquismo visando à interassistência; o autequilíbrio energético; o trabalho contínuo com as energias; o estofo tenepessístico; a depuração das autoparapercepções; a assistência tenepessística no convívio multidimensional com os diversos padrões e perfis; o mapeamento da sinalética energética e parapsíquica ampliando a autoconfiança; a detecção parapsíquica antecipada da urgência assistencial; a iscagem lúcida; o apoio dos amparadores extrafísicos conquistado pelo autodesempenho; a saúde holossomática indispensável à assistência qualificada; a condição de minipeça dentro do maximecanismo interassistencial; o círculo de amizades multidimensionais expandido com o traquejo assistencial; a autodisponibilidade para o extra da tenepes quando necessário.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autempenho proativo–autodisponibilidade assistencial; o sinergismo dos autotrafores aplicado no cotidiano; o sinergismo teoria-prática; o sinergismo autoparapsiquismo-Cosmoética.
          Principiologia: a aplicação do princípio da descrença (PD) nas vivências parapsíquicas; o princípio de o menos doente ajudar o mais doente; a constatação de o princípio da autexperimentação ser insubstituível; o reconhecimento do princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio interassistencial “só põe banca quem tem competência”; o princípio da ponderação; os princípios da Cosmoética; o princípio da autonomia da vontade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) sustentando o autodesenvolvimento interassistencial.
          Teoriologia: a teoria das bioenergias; a teoria dos fenômenos parapsíquicos; a teoria do pensene; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; a técnica da retribuição dos aportes existenciais; a técnica da repetição paciente; a técnica do acolhimento interassistencial; a técnica da exaustividade; a técnica interassistencial da tenepes; a técnica do megafoco interassistencial; as predisposições íntimas aperfeiçoando as técnicas assistenciais.
          Voluntariologia: o voluntariado proativo na assistência; o voluntário de prontidão nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado multidimensional da tares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o autolabcon; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível dos Amparadores; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Desassediologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                     3
             Efeitologia: o efeito encaminhador da autorganização quanto a assumir e não sumir; o efeito das rotinas úteis, enquanto teletertuliana e tertuliana assídua; o efeito de participar de dinâmicas e cursos, auxiliando no autoconhecimento e assistência; o efeito multidimensional da autenticidade; os efeitos do holopensene fraterno atrator; os efeitos imediatos das autopesquisas; o efeito do bem-estar da teática interassistencial; o efeito halo para todo assistente e assistido; o efeito da proatividade com energias equilibradas.
             Neossinapsologia: as neossinapses do Universalismo geradas pelo investimento no autoconhecimento; as neossinapses adquiridas na prática da tenepes; as neossinapses conquistadas através da autocognição; as neossinapses criadas a partir da convivência com os diferentes padrões de conscins e consciexes; as neossinapses adquiridas nas autovivências multidimensionais.
             Ciclologia: o ciclo experimentação-repetição-confirmação; o ciclo paz íntima-proatividade-gratificação.
             Enumerologia: a predisposição para assistir; a prontidão para realizar; a sinalética para orientar; a empatia para acolher; o temperamento para mediar; a Cosmoética para acertar; a autopesquisa para qualificar.
             Binomiologia: o binômio autopensenização intrafísica–autopensenização extrafísica; o binômio atenção-parapercepção; o binômio percepção-interpretação; o binômio empatia-acolhimento; o binômio afetividade-assistencialidade; o binômio admiração-discordância; o binômio Socin-Sociex.
             Interaciologia: a interação evocação-conexão; a interação conscins-consciexes; a interação afinidade–empatia–acoplamento áurico.
             Crescendologia: o crescendo valorização do mapeamento da sinalética energética pessoal–benefícios para todos; o crescendo melhor compreensão de si mesmo–melhor desempenho na proatividade; o crescendo tacon-tares.
             Trinomiologia: o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio anticonflitividade–anticomocionalismo–domínio das energias; o trinômio acoplamento-assimilação-interassistência; o trinômio volição–intenção cosmoética–resultado positivo.
             Polinomiologia: o polinômio traforista vontade-autolucidez-autodiscernimento-cosmoética; o polinômio intenção-solicitude-disponibilidade-proatividade-prontidão-benesses alcançadas.
             Antagonismologia: a vivência do antagonismo desatenção / atenção; a diferenciação do antagonismo parapsiquismo consolador / parapsiquismo esclarecedor; o antagonismo tranquilidade / ansiedade; o antagonismo naturalidade / ganho secundário; o antagonismo imparcialidade / seletividade; o antagonismo escassez energética / fartura energética.
             Paradoxologia: o paradoxo da autopesquisa aglutinando e assistindo muitas consciências; o paradoxo de o interassistente ser sempre o primeiro assistido.
             Politicologia: a assistenciocracia; a autopesquisocracia; a parapercepciocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a energocracia; a discernimentocracia; a interassistenciocracia.
             Legislogia: a lei de responsabilidade do mais lúcido; a lei do maior esforço autevolutivo; a lei do maior esforço aplicada ao desenvolvimento do autoparapsiquismo; a lei do maior esforço na sustentação do autodesenvolvimento da autopesquisa; a lei da causa e efeito.
             Filiologia: a autopesquisofilia; a assistenciofilia; a parapercepciofilia; a interassistenciofilia; a raciocinofilia; a conviviofilia; a energofilia.
             Fobiologia: a superação da parapercepciofobia; a supressão da neofobia; a ultrapassagem da parapsiquismofobia; a libertação da assediofobia.
             Sindromologia: a síndrome da subestimação da capacidade assistencial; a síndrome da autovitimização; a síndrome da dispersão consciencial dificultando o desenvolvimento interassistencial; a síndrome de burnout; a síndrome do bonzinho.
             Maniologia: a mania de deixar para amanhã a tarefa autevolutiva de hoje; o autempenho na superação da mania de procrastinar o estudo de si próprio.
             Mitologia: o mito da consciência perfeita para poder assistir; o mito do exaurimento energético. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Holotecologia: a interassistencioteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a experimentoteca; a evolucioteca; a proexoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Assistenciologia; a Autocogniciologia; a Autexperimentologia; a Autopesquisologia; a Recinologia; a Cosmovisiologia; a Parapercepciologia; a Descrenciologia; a Extrafisicologia; a Desassediologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin proativa; a conscin assistencial; a conscin solícita; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista; o ser maxifraterno; o ser universalista; a conscin minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o ser desperto.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens anticipator; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens retilineatus; o Homo sapiens autodeterminatus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autoperquisitor.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: proatividade assistencial básica = aquela focada prioritariamente na identificação de urgências intrafísicas imediatas do assistido; proatividade assistencial avançada
= aquela focada na cosmovisão multidimensional das necessidades do assistido.
          Culturologia: a cultura da cooperatividade; a cultura da fraternidade; a cultura universalista.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a proatividade assistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acalmia mental: Mentalsomatologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                  5
             02.   Autoconfiança parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
             03.   Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
             04.   Autonomia: Autonomologia; Neutro.
             05.   Autossustentabilidade assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             06.   Comunicação holossomática: Comunicologia; Neutro.
             07.   Consciência assistente: Interassistenciologia; Homeostático.
             08.   Fortalecimento de vínculo com amparo extrafísico: Amparologia; Homeostático.
             09.   Gabarito assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             10.   Humor homeostático: Holomaturologia; Homeostático.
             11.   Mapeamento da sinalética: Autossinaleticologia; Neutro.
             12.   Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             13.   Recurso parapsíquico: Parapercepciologia; Neutro.
             14.   Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
             15.   Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
    A PROATIVIDADE ASSISTENCIAL É A AUTOPRONTIDÃO
      DISCERNIDA DE ASSISTIR CONSCINS E CONSCIEXES
        “AQUI, AGORA, JÁ”, COM LUCIDEZ E CALCULISMO
         COSMOÉTICO, VISANDO O MELHOR PARA TODOS.
             Questionologia. Para você, leitor ou leitora, qual a intenção da proatividade no ato de prestar assistência? Consegue discernir o momento de assistir e como assistir com lucidez?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. 1; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográ ficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 50 e 56.
                                                                                                               M. L. P.