Opção pela Tares

A opção pela tares é a decisão de a conscin lúcida, homem ou mulher, posicionar-se por vivenciar a tarefa do esclarecimento interassistencial, de maneira autêntica, gratuita, racional, exemplificativa, argumentativa e informativa, empenhada, de fato, na reeducação evolutiva pessoal e / ou grupal.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre os ganhos evolutivos decorrentes da opção pela tares? Está disposto(a) a abrir mão de quais ganhos secundários, em favor da evolução de todos? Em escala de 1 a 5, qual o nível da priorização da tares na consecução da autoproéxis?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
                                        OPÇÃO PELA TARES
                                           (REEDUCACIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A opção pela tares é a decisão de a conscin lúcida, homem ou mulher, posicionar-se por vivenciar a tarefa do esclarecimento interassistencial, de maneira autêntica, gratuita, racional, exemplificativa, argumentativa e informativa, empenhada, de fato, na reeducação evolutiva pessoal e / ou grupal.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo opção vem do idioma Latim, optio, de optatio, “escolha; eleição; opção”, supino de optare, “escolher; desejar; preferir; pedir”. Surgiu no Século XVII. O termo tarefa procede do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho imposto a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Apareceu no Século XVI. O prefixo es deriva do idioma Latim, ex, “movimento para fora; transformação”. A palavra claro provém do mesmo idioma Latim, clarus, “luminoso; brilhante; iluminado”. Surgiu no Século XIII. O sufixo mento vem do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. O vocábulo esclarecimento apareceu no Século XV.
             Sinonimologia: 1. Opção pela tarefa do esclarecimento. 2. Autoposicionamento pela tares. 3. Priorização da assistência tarística. 4. Autodecisão pelo esclarecimento interassistencial. 5. Escolha autoconsciente pela tares. 6. Predileção pela tarefa assistencial evoluída. 7. Preferência pela assistência interconsciencial tarística. 8. Priorização do esclarecimento.
             Neologia. As 3 expressões compostas opção pela tares, opção pela tares básica e opção pela tares avançada são neologismos técnicos da Reeducaciologia.
             Antonimologia: 1. Opção pela tarefa da consolação 2. Omissão tarística. 3. Priorização da tacon. 4. Autodecisão pelo assistencialismo. 5. Inconsciência quanto à escolha da tares. 6. Predileção pela tarefa assistencial primária. 7. Escolha pela assistência demagógica. 8. Preferência pela assistência enganosa.
             Estrangeirismologia: a influência do background pessoal na opção pela tares; a glasnost interassistencial inerente à tares; o upgrade evolutivo; o download do Curso Intermissivo (CI) determinando a opção pela tares; o Gesconarium funcionando como berço de gestações conscienciais; a tares pró-paz realizada no Pacificarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao posicionamento da reeducação assistencial.
             Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tares: necessidade evolutiva. Tares requer antimanipulação. Tares possibilita autonomia. A tares responsabiliza. A tacon terceiriza. Tares: exercício recinológico. Tares: maxidissidência religiosa.
             Coloquiologia: a vivência da quebra de paradigmas; o ato de caminhar com as próprias pernas; a decisão de sair de cima do muro; a virada de mesa.
             Citaciologia. Eis 3 citações relativas ao tema: – A mente que se abre a uma nova ideia jamais retorna ao tamanho original (Oliver Wendell Holmes, 1809–1894). O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar (Sócrates, 469 a.e.c.–399 a.e.c.). O que não se tem ou não se sabe, também a outro não se poderia dar ou ensinar (Platão, 428 a.e.c.–347 a.e.c.).
             Proverbiologia. Eis 2 provérbios relacionados ao tema: – Palavras verdadeiras podem não ser agradáveis, palavras agradáveis podem não ser verdadeiras. Antes de dar comida a um mendigo dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar.
             Ortopensatologia: – “Tares. A fim de eliminar o boavidismo a melhor solução é a vivência da tares, ou seja, o ato de clarear a evolução consciencial”. “A diferença entre a tacon e a tares está no emprego de palavras e ações que consolam, ou de palavras e ações que curam”. “Praticar a tarefa da consolação (tacon) é ser bom pela metade: falta o mais relevante e difícil, a tarefa do esclarecimento (tares)”. “A neblina existente entre os extremos doçura e severidade ainda não é bem compreendida e dissipada por quem faz média com os outros. A santificação in2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a fantil da tacon não permite a tares dos adultos evolutivos. Sobre a conotação da palavra austeridade, há de haver a precisão pessoal da Cosmoética Evolutiva”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reeducação; a holopensenidade tarística; a holopensenidade interassistencial; o holopensene desassediador da tares; o holopensene da autopesquisa; o autoposicionamento quanto à reciclagem pensênica; o autenfrentamento dos egopensenes patológicos; a superação da egopensenidade; a evitação das intrusões pensênicas dos assediadores e guias amauróticos; o não consentimento à manipulação pensênica; a diferenciação pensênica; a superação da pressão holopensênica religiosa; a reestruturação pensênica; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a conquista da autonomia pensênica; a responsabilidade pensênica; a desrepressão pensênica; os liberopensenes; a liberopensenidade; a autenticidade pensênica cosmoética; os doxopensenes; a doxopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; a repercussão holopensênica da tares; os impactopensenes; a impactopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lateropensenes sadios; a lateropensenidade sadia; a hipótese do materpensene pessoal da reeducação.
          Fatologia: a opção pela tares; a impactoterapia das verpons conscienciológicas; a valorização das ideias inatas do Curso Intermissivo; a decisão lúcida de sair da pasmaceira evolutiva; a opção pela recin; a autoconsciência da escolha realizada; o trafor da autodeterminação; a autopesquisa; a autocientificidade; a desconstrução das autocrenças obsoletas; o desapego das verdades absolutas anacrônicas e inquestionáveis; o descarte de amuletos usados em passado retrógrado; a superação da dependência infantil; o abandono do ato inepto de pedir ajuda a todo instante; a opção pela autonomia evolutiva; o exercício da real liberdade de escolha; a autorresponsabilidade evolutiva; a assunção dos valores intermissivistas; o neoposicionamento pessoal; a vivência do paradigma consciencial; a antirreligiosidade; o anticonservadorismo; o antitradicionalismo; a antipatomimese; a superação do contrafluxo mesológico; a antirrobéxis; a bússola consciencial redirecionada; a correção de rota; a aplicação teática do CI; a tares enquanto ponteiro indicador das diretrizes proexológicas; o comprometimento com a tares; a lealdade ao compromisso tarístico assumido com a equipex no período pré-ressomático; o uso profícuo da inteligência evolutiva (IE); a autotares; a autopromoção das crises de crescimento; a recin pró-tares; a intencionalidade assistencial corrigida; o ato de saber dizer não; o posicionamento cosmoético do não acumpliciamento patológico; o limite da assistencialidade tarística; o ônus da tares; a compreensão dos ganhos evolutivos; os resultados da heterotares; o grupo sendo beneficiado; a neoliderança cosmoética; a tares como premissa básica da neofilosofia de vida; a autodisponibilidade interassistencial lúcida; o desenvolvimento da coragem evolutiva; a erradicação do autescondimento; o autassenhoramento dos trafores; o protagonismo evolutivo; o autodiscernimento quanto à pripri (primeira prioridade) tarística; o epicentrismo docente; a itinerância conscienciológica; a autorretratação parapedagógica; a produção gesconográfica levada a sério; o exemplarismo cosmoético; a resolução do trabalho em equipe; o reposicionamento na condição de minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a profilaxia da melin e da melex; a autodinamização evolutiva; a opção pelo compléxis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o mapeamento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a reconexão com a paraprocedência; a assunção da vida multidimensional; a autexperimentação da projeção consciente (PC); a gesconografia promovendo a reeducação do autoparapsiquismo; os neocontatos extrafísicos a partir do desenvolvimento do parapsiquismo intelectual cosmoético; a comunicação interdimensional com as comunexes evoluídas; a responsabilidade intermissiva; a autexposição parapsíquica tarística; a paraeducação; o autodesassédio pré-tares; a tares interdimensional; o desassédio interconsciencial; a pressão extrafísica indicando o descontentamento das antigas companhias; a parantipatia; o esclarecimento En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3 e encaminhamento dos guias amauróticos; a opção pelas paracompanhias evolutivas; a paratares tenepessológica; o trabalho ombro a ombro com os amparadores extrafísicos; a assistência aos bolsões extrafísicos religiosos; as retratações multidimensionais com o passado; o desatar dos nós multiexistenciais; a conquista gradual da libertação grupocármica; a interassistencialidade multidimensional teática.


                                                      III. Detalhismo

             Sinergismologia: o sinergismo tares-desperticidade; o sinergismo autodesassédio-heterodesassédio; o sinergismo parapsiquismo intelectual–tares gesconográfica; a assertividade assistencial oriunda do sinergismo autodiscernimento-autocrítica; a potencialização do sinergismo materpensene pessoal–megatrafor; o sinergismo Refutaciologia-Criteriologia; o sinergismo polimatia-erudição ampliando o arcabouço mental pró-tares; o sinergismo paraeducação-pacificação; o sinergismo autorganização–prontidão interassistencial; o sinergismo interassistencialidade-maxifraternidade.
             Principiologia: o princípio da interassistencialidade; o princípio da descrença (PD); o princípio do universalismo; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio de não pensar mal dos outros e nem de si mesmo; os princípios do paradever; os princípios intermissivistas; o princípio “se não presta, não presta mesmo, não adianta fazer maquiagem”; o princípio básico da Cosmoética “aconteça o melhor para todos”; o princípio de o menos doente assistir ao mais doente.
             Codigologia: a opção pela tares como cláusula pétrea do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código pessoal de priorização evolutiva.
             Teoriologia: a teática do continuísmo autopesquisístico e recinológico; a teática da autofalseabilidade; a teoria da reurbex.
             Tecnologia: a técnica da autexposição progressiva; a autovivência lúcida da tenepes; a técnica da docência conscienciológica; a técnica de “se está com medo, vai com medo mesmo”; a técnica de dizer “não” lucidamente favorecendo o autoposicionamento; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica da antimaternidade lúcida viabilizando a maior disponibilidade gesconográfica; a técnica da tábula rasa; a técnica da descensão cosmoética.
             Voluntariologia: a vivência do voluntariado dedicado à tares.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Reurbexologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Intermissiologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Tenepessiologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Despertologia.
             Efeitologia: os efeitos libertários da tares; o efeito halo da autorrecin do temperamento religioso; os efeitos tarísticos da produtividade mentalsomática interassistencial; os efeitos antipáticos, porém cirúrgicos da tares; os efeitos desassediadores do bom-humor; os efeitos tarísticos da energosfera interassistencial; os efeitos evolutivos do autodesassédio mentalsomático; os efeitos profícuos da autoconfiança na Pré-Intermissiologia; os efeitos reurbanológicos da tares sobre a Humanidade e a Para-Humanidade.
             Neossinapsologia: as neossinapses advindas da assunção das neoverpons, neoideias e neoperspectivas do paradigma consciencial; as paraneossinapses intermissivas predominando sobre as retrossinapses multimilenares; as neossinapses inerentes à recuperação de cons; as neossinapses aplicadas à produção de gescons; as neossinapses do parapsiquismo lúcido instigando as recins; as neossinapses da paraconectividade cerébro-paracérerecbro.
             Ciclologia: o ciclo autonomia-heteronomia; o ciclo autenticidade–liberdade interior–posicionamento tarístico; o ciclo megagescon–autorrevezamento consciencial; o ciclo livre pensar–livre sentir–livre agir; o ciclo autorrevezador das escolhas e priorizações evolutivas. 4                                                             En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Enumerologia: a opção pela interassistencialidade; a opção pelo autodesassédio; a opção pela mentalsomaticidade; a opção pela autolibertação; a opção pelo epicentrismo consciencial; a opção pelo autabsolutismo cosmoético; a opção pela evolutividade.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; a reciclagem do binômio doença-fuga; a viragem vivenciada do binômio assistido-assistente; a autopesquisa do binômio escutatória interassistencial–assertividade tarística; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio verdade-limite; o binômio gratidão-retribuição; o binômio desassimilação-autodesassédio funcionando como pilar da Reeducaciologia; a vivência do binômio comunicabilidade responsiva–empatia interassistencial.
          Interaciologia: a interação poder do silêncio–poder da tares; a interação autodesrepressão–autenticidade cosmoética; a interação desobediência cosmoética–antigenuflexão–antissubjugação; a interação antiansiosismo-antiapriorismose; a interação paraeducação-reurbex; a interação equipin-equipex; a interação detalhismo macrovisiológico–detalhismo microvisiológico; a interação soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Crescendologia: o crescendo liderança dogmática–neoliderança cosmoética–Pré-Intermissiologia teática; o crescendo tacon-tares; o crescendo minitares-megatares; o crescendo da dosificação tarística; o crescendo autorreeducação–reeducação planetária; o crescendo educador-paraeducador; o crescendo atuação psicossomática–atuação mentalsomática.
          Trinomiologia: o trinômio atenção-estudo-intenção; a reciclagem da valorização do trinômio poder-prestígio-posição; o desenvolvimento autolúcido do trinômio comunicação-intelectualidade-parapsiquismo; o trinômio maturidade afetiva–autonomia consciencial–altruísmo; o trinômio teática-verbação-coerência; o trinômio Verponologia-Verbetografologia-Pangrafologia; a autossuperação do trinômio vítima-perseguidor-salvador; o trinômio antidesperdício consciencial–evolutividade planejada–megafoco evolutivo; o trinômio aqui-agora-já aplicado à consecução da tares.
          Polinomiologia: o polinômio acolhimento-esclarecimento-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio tirar o véu–tirar o manto–tirar a burca–tirar as coleiras do ego; o polinômio autovalor ínsito–autoconfiança evolutiva–autexposição cosmoética–tares exitosa; o polinômio do curso grupocármico interprisão-vitimização-recomposição-libertação; o polinômio proatividade evolutiva–antivitimização–desdramatização–resolutividade; o polinômio produtividade tarística–poder de realização–satisfação íntima–autopacificação.
          Antagonismologia: o antagonismo argumento de poder / poder de argumento; o antagonismo reeducação / lavagem cerebral; o antagonismo culpa / autorresponsabilidade evolutiva; o antagonismo loc interno / loc externo; o antagonismo omissão deficitária / omissão superavitária; o antagonismo necessidade do assistido / necessidade do assistente; o antagonismo tenepes / religião; o antagonismo coerção / liberdade de expressão.
          Paradoxologia: o paradoxo de a autocura do egocentrismo realizar-se por meio da heterassistência; o paradoxo da autonomia interdependente; o paradoxo de a autonomia consciencial ampliar o paravínculo com a equipex; o paradoxo da antiemotividade superafetuosa aplicada à tares exitosa; a necessidade paradoxal de o agente da tares olhar para si mesmo, para sair de si e assistir o outro; o paradoxo da Cosmoética Destrutiva; o paradoxo dos incômodos evolutivos.
          Politicologia: a democracia vivenciada intimamente; a superação da autocracia; a eliminação do ranço da aristocracia no autotemperamento; a parapoliticocracia do líder interassistencial; a reciclagem da demagogia religiosa (taconista); a política populista insatisfatória dando lugar à política evolucionista adequada; a holomaturidade da lucidocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada à interassistencialidade; a lei de causa e efeito; a lei da inseparabilidade grupocámica; a lei do ganha-ganha; a lei da evolução consciencial.
          Filiologia: a neofilia inerente ao desenvolvimento da flexibilidade mental; a abertismofilia; a assistenciofilia; a conviviofilia; a conscienciofilia; a comunicofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a liderofobia; a criticofobia; o medo de errar; o medo da punição; o medo de desagradar; o medo da dissidência. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5
             Sindromologia: a síndrome do bonzinho; a síndrome de Godot; a síndrome da passarela; a síndrome da interiorose; a síndrome do justiceiro; a síndrome da mediocrização evolutiva; a síndrome da dispersão consciencial.
             Maniologia: a mania de consolar; a mania de pedir clemência; a mania de autanulação; a mania de fazer média; a mania de autossabotagem; a mania de ser o dono da verdade; a mania de empregar eufemismos.
             Mitologia: o mito do juízo final; o mito da redenção; o mito do milagre, o mito da santificação; o mito de a tares eliminar a tacon; o mito do anjo da guarda; o mito de ser possível agradar a todos.
             Holotecologia: a interassistencioteca; a recinoteca; a prioroteca; a evolucioteca; a voluntarioteca; a convivioteca; a didaticoteca; a experimentoteca; a parapedagoteca.
             Interdisciplinologia: a Reeducaciologia; a Taristicologia; a Liderologia; a Assistenciologia; a Reurbexologia; a Autopesquisologia; a Gesconografologia; a Verponologia; a Pacifismologia; a Maxifraternologia; a Proexologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a minipeça interassistencial; o ser desperto; a conscin enciclopedista; a conscin autorreflexiva; a conscin autêntica; a conscin posicionada; a consciência mentalsomática; a conscin omniquestionadora; a conscin esclarecedora; a conscin altruísta.
             Masculinologia: o reeducador; o intermissivista; o autodecisor; o docente itinerante; o parapedagogo; o agente da tares; o agente retrocognitor; o agente reurbanizador; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico de função; o pesquisador; o comunicólogo; o autor conscienciológico; o atacadista consciencial; o completista; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o duplista; o duplólogo; o exemplarista; o intelectual cosmoético; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o projetor consciente; o ofiexista; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o evoluciólogo; o projetor consciente assistencial; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
             Femininologia: a reeducadora; a intermissivista; a autodecisora; a docente itinerante; a parapedagoga; a agente da tares; a agente retrocognitora; a agente reurbanizadora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica de função; a pesquisadora; a comunicóloga; a autora conscienciológica; a atacadista consciencial; a completista; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a duplista; a duplóloga; a exemplarista; a intelectual cosmoética; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a projetora consciente assistencial; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
             Hominologia: o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens paedagogus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens evolutiens.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: opção pela tares básica = o posicionamento da conscin lúcida, ainda na fase da interprisão, prestando assistência tarística ao grupocarma; opção pela tares avançada
= o posicionamento da conscin fraterna, já na fase da libertação, expandindo policarmicamente a assistência tarística. 6                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
         Culturologia: a cultura da autossuficiência evolutiva; a cultura da proatividade recinológica; a cultura traforista; a cultura da antivitimização; a cultura do exemplarismo tarístico; a cultura do altruísmo; a Multiculturologia Reeducaciológica; a cultura da Descrenciologia.
         Reeducaciologia. Sob a ótica da Recinologia, a opção pela tares demanda da conscin o ato de abrir mão de, por exemplo, 21 ganhos secundários listados, a seguir, em ordem alfabética:
         01. Amizades ociosas.
         02. Amor patológico.
         03. Aprovação alheia.
         04. Ausência de incômodos.
         05. Boavidismo paralisante.
         06. Companhias assediadoras.
         07. Conforto antievolutivo.
         08. Consolo infantilizador.
         09. Dependência afetiva.
         10. Falta de heterocríticas.
         11. Guias amauróticos.
         12. Gurulatria e idolatria.
         13. Mordomia estagnadora.
         14. Obediência cega.
         15. Poder de manipulação.
         16. Proteção da autoimagem.
         17. Pseudo-harmonia.
         18. Reconhecimento social.
         19. Refúgio familiar.
         20. Riqueza acumulada.
         21. Simpatia do assistido.
         Resultado. Atinente à Evoluciologia, eis, listados em ordem alfabética, 30 exemplos de ganhos evolutivos conquistados a partir da opção pela tares:
         01. Abertismo consciencial.
         02. Alegria de viver.
         03. Amizades evolutivas.
         04. Amparabilidade extrafísica.
         05. Assunção dos trafores.
         06. Atualização da autoimagem.
         07. Autenticidade cosmoética.
         08. Autocognição ampliada.
         09. Autoconfiança parapsíquica.
         10. Autoconvicção proexológica.
         11. Autoidentidade consciencial.
         12. Autoliderança cosmoética.
         13. Autonomia pensênica.
         14. Autoposicionamento evolutivo.
         15. Autossustentação energética.
         16. Coerência intermissiva.
         17. Consecução da proéxis.
         18. Construção de autoafeto.
         19. Desassédio mentalsomático.
         20. Desrepressão cosmoética.
         21. Expansão da autoconsciencialidade.
         22. Inteligência contextual. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                      7
             23.   Interassistencialidade grupocármica.
             24.   Liberdade interior.
             25.   Lucidez parapsíquica.
             26.   Produtividade gesconográfica.
             27.   Reconciliação grupocármica.
             28.   Recuperação de cons magnos.
             29.   Satisfação íntima.
             30.   Vivência do duplismo.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a opção pela tares, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Autexposição parapsíquica tarística: Taristicologia; Homeostático.
             02. Autodesassédio pré-tares: Taristicologia; Homeostático.
             03. Evolução tacon-tares: Interassistenciologia; Homeostático.
             04. Ganho evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
             05. Ganho secundário: Parapatologia; Nosográfico.
             06. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
             07. Megatares: Autopriorologia; Homeostático.
             08. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
             09. Opção pelo loc interno: Holomaturologia; Neutro.
             10. Prioridade proexológica: Autoproexologia; Homeostático.
             11. Qualificação da tares: Interassistenciologia; Homeostático.
             12. Recin do tenepessista: Recinologia; Homeostático.
             13. Síndrome do bonzinho: Psicossomatologia; Nosográfico.
             14. Tares expositiva: Interassistenciologia; Homeostático.
             15. Tares parapsíquica: Descrenciologia; Homeostático.
  A OPÇÃO PELA TARES REVELA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA POR PARTE DA CONSCIN LÚCIDA, DECIDIDA A BANCAR O ÔNUS DA MAXIDISSIDÊNCIA TACONISTA PRIMÁRIA
         EM PROL DA CATÁLISE PROEXOLÓGICA GRUPAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre os ganhos evolutivos decorrentes da opção pela tares? Está disposto(a) a abrir mão de quais ganhos secundários, em favor da evolução de todos? Em escala de 1 a 5, qual o nível da priorização da tares na consecução da autoproéxis?
             Bibliografia Específica:
             1. Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araújo; & Valana Ferreira; 486 p.; 5 secções; 17 caps.; citações; 12 documentários e minisséries; 33 enus.; 22 filmografias; 1 foto; 79 infografias; 1 microbiografia; 571 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 71 a 121 e 159 a 174.
             2. Machado, Cesar Iria; Antivitimização: Alicerce para a Autoevolução; pref. Alexandre Zaslavsky; revisora Vera Lucia Iria Machado; 328 p.; 19 caps.; 66 abrevs.; 215 refs.; 5 tabs.; glos. 252 termos; glos. 4 termos (neológico especializado); 23 x 16 cm; br.; .Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 89 a 97, 99 a 112, 137 a 150, 163 a 170 e 183 a 247.
             3. Idem, Cesar Iria; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores Equipe de Revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 8                                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 91 a 96, 144 a 162 e 253 a 301.
            4. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial: Reconquistando a Homeostase no Microuniverso Consciencial; revisoras Dayane Rossa; et al.; 396 p.; 6 seções; glos. 282 termos; 7 filmes; 59 refs.; 19 webgrafias; alf.; ono.; enc.; 2a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu , PR; 2017; páginas 109 a 124, 171 a 175 e 187 a 272.
            5. Rogick, Flávia B.; Consciência Centrada na Assistência: Breve Estudo Conscienciométrico da Conscin Vulgar ao Tenepessista Veterano; pref. Djalma Fonseca; revisores; Djalma Fonseca; & Nina Manfroi; et al; 300 p.; 4 partes; 34 caps.; 5 endereços; epílogo; 55 enus.; 1 escala; 1 esquema; 1 ilus.; 25 siglas; 4 tabs.; 1 teste; epílogo; 60 refs.; 5 anexos; alf; ono.; 23 x 16 cm.; br; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 64 a 147.
            6. Vieira, Jaqueline; Autoexperimentação do Binômio Admiração-Discordância: Em Busca da Pacificação Íntima; Artigo; Homo Projector; Revista; Semestral; Vol.2; N. 1; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; Jananeiro-Junho, 2015; páginas 120 a 125.
            7. Vieira; Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 30 a 34.
            8. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.594 a 1.596.
                                                                                                                     J. C. V.