Linha do Tempo Conscienciológica

A linha do tempo conscienciológica é o ordenamento cronológico dos acontecimentos, fatos ou parafatos, marcantes e dignos de registro, abrangendo a História e a Para-História da Neociência Conscienciologia.

Você, leitor ou leitora, reflete sobre a importância dos registros históricos da Conscienciologia para rememoração da tarefa gruporrevezamental à frente? Valoriza a contribuição pessoal na trajetória grupal?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                       LINHA         DO        TEMPO CONSCIENCIOLÓGICA
                                (PARA-HISTORIOGRAFOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A linha do tempo conscienciológica é o ordenamento cronológico dos acontecimentos, fatos ou parafatos, marcantes e dignos de registro, abrangendo a História e a Para-História da Neociência Conscienciologia.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo linha vem do idioma Latim, linea, “fio; linha; cordelinho; fiado; cordão; barbante; colar”, feminino substantivado de lineus, “de linho”, derivado de liinum, “linho”. Surgiu no Século XIV. O termo tempo deriva também do idioma Latim, tempus, “tempo; estação; ocasião; oportunidade; circunstância”. Apareceu no Século XIII. A palavra consciência procede do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no mesmo Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
             Sinonimologia: 1. Frisa cronológica conscienciológica. 2. Timeline conscienciológico. 3. Cronografia conscienciológica.
             Neologia. As 3 expressões compostas linha do tempo conscienciológica, linha do tempo conscienciológica stricto sensu e linha do tempo conscienciológica lato sensu são neologismos técnicos da Para-Historiografologia.
             Antonimologia: 1. Dessabença cronológica conscienciológica. 2. Descostume cronológico conscienciológico.
             Estrangeirismologia: a experientia docet (a experiência ensina) a registrar.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à cultura do registro visando a Gruporrevezamentologia Multiexistencial.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Há comprovações inevitáveis. O futuro interessa.
             Coloquiologia: o ato presente de registrar e consultar os escritos, a fim de não reinventar a roda no futuro.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Aprofundamento. Todos os fatos têm raízes maiores e mais profundas do que aquilo que normalmente imaginamos até aquele momento evolutivo, do ponto de vista da linha do tempo, timeline ou Cronologia”.
             2. “Fenômenos. O timeline é o elemento em comum entre o parafenômeno da trirrecepção e a memória quádrupla. O predomínio do mentalsoma sobre os parafenômenos decorre da percuciência da autocognição”.
             3. “Produtividade. De tudo o que se vai fazer, o timeline e as estatísticas são poderosamente favoráveis, ou, em outras palavras, coadjuvantes valiosos”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene grupal da Historiografologia; o holopensene grupal da Holomemoriologia, o holopensene da Gruporrevezamentologia; o holopensene grupal da Vinculologia Evolutiva; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade.
             Fatologia: a linha do tempo conscienciológica; a linha do tempo institucional; a linha do tempo pessoal; as linhas do tempo não excludentes; a forma enganosamente simples de representar o tempo; o fato relevante de toda fonte histórica ser limitada; os indicadores históricos (datas, documentos, fotos); o apoio pesquisístico na documentação oficial; o conjunto de documentação 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a deflagrando a ausência de informações; o ponto de controvérsia da análise histórica; a leitura inconclusa dos documentos prejudicando o registro assertivo; o alerta pesquisístico ao identificar o hiato no tempo cronológico; a importância da fonte oral fidedigna; as confrontações documentais; as comprovações documentais; a necessidade do não engessamento da História; os dados da linha do tempo aferindo as sincronicidades intra e interinstitucionais; os dados da linha do tempo aferindo as sincronicidades interconscienciais e interinstitucionais; o ato de analisar a relação pessoal com os fatos registrados; o registro da conquista de hoje podendo motivar a de amanhã; a importância do aproveitamento do tempo evolutivo; a memória material podendo afiançar as rememorações; a Holomemória da Conscienciologia, acervo específico histórico-pesquisístico da Neociência, área suprainstirucional integrada à estrutura da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN); o timeline da Projeciologia e Conscienciologia (1981–1998) exposto na entrada do Holociclo no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); a linha do tempo exposta em documentos, fotos, objetos e audiovisuais; o valor da aplicação eficaz da extensão do pensamento; o desempenho cronológico da evolução; o acompanhamento das trajetórias evolutivas; o fato de a linha do tempo não ter linha de chegada; o registro condensado da evolutividade grupal; as histórias dentro da História; a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a parainterfusão Holomemória-Paracronologia; os padrões energéticos interligando acontecimentos aparentemente díspares; as repercussões multidimensionais ao transpor o hiato do tempo; os notáveis laços da continuidade multiexistencial; o senso de parafiliação; as paramizades; o paracompanhamento das trajetórias evolutivas; a Central Extrafísica da Verdade (CEV); a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Extrafísica (CCCE).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da linha do tempo conscienciológica; o sinergismo História–Para-História; o sinergismo das linhas de montagens produtivas; o sinergismo História da Ciência Conscienciologia–Holomemória da Conscienciologia; o sinergismo autorrevezamento multiexistencial–gruporrevezamento multiexistencial; o sinergismo do reagrupamento evolutivo.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado a toda análise documental.
          Codigologia: a observação da (para)realidade vivenciada levando a aperfeiçoar as cláusulas do código pessoal de Cosmoética (CPC); a teática da inteligência evolutiva (IE) de integrar as cláusulas do CPC ao código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da verdade relativa de ponta.
          Tecnologia: a técnica da retrospectiva decenal; as técnicas inventariológicas.
          Voluntariologia: o aprendizado multidimensional tarístico na téatica do voluntariado na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Comunicologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciografologia; o laboratório conscienciológico da Holomnemonicologia; o laboratório conscienciológico da Cosmovisiologia; o laboratório conscienciológico da Paracronologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito retificador da análise da linha cronológica pessoal e grupal; o efeito da visão de conjunto na linha do tempo.
          Neossinapsologia: as paraneossinapses.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo.
          Enumerologia: a decisão sensível ao tempo; a ação sensível ao tempo; a recin sensível ao tempo; a recéxis sensível ao tempo; a gescon sensível ao tempo; a proéxis sensível ao tempo; o tempo sensível ao tempo. A memória cerebral; a memória fotográfica; a memória fidedigna; a memória digital; a memória documental; a memória cronológica; a memória registrada. A temáEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3 tica do timeline; a retrospectiva do timeline; a dinâmica do timeline; a funcionalidade do timeline; a visão de conjunto do timeline; a prospectiva do timeline; o valor do timeline. A linha do tempo temática; a linha do tempo individual; a linha do tempo grupal; a linha do tempo interativa; a linha do tempo agregadora; a linha do tempo das camadas evolutivas; a linha do tempo fortalecedora das realizações grupais.
             Binomiologia: o binômio básico historiográfico registrar o fato–referenciar a fonte; o binômio ações humanas–repercussões extrafísicas; o binômio conhecimento biográfico–reconciliações; o binômio conhecimento histórico–paraprofilaxia; o binômio visão de conjunto-cosmovisão.
             Interaciologia: a interação cidadão isolado–multidão grupocármica; a interação números-eventos; a interação equipin-equipex; a interação entre as ideias afins; a interação Anteriorologia-Posteriorologia-Historiologia; a interação CCCI-CCCE-Holomemoriologia.
             Crescendologia: o crescendo cotidianidade-diuturnidade.
             Trinomiologia: o trinômio exatidão-interação-relevância; o trinômio sistemática-detalhismo-exaustividade; o trinômio compreensão do contexto–entendimento das ações–liberação grupocármica; o trinômio tempo da sementeira–tempo da colheita intrafísica–tempo da colheita extrafísica; o trinômio versões-interpretações-realidade.
             Polinomiologia: o polinômio conteúdo-qualificação-adaptação-relevância; o polinômio neoargumentação-enriquecimento-checagem-explicitação.
             Antagonismologia: o antagonismo adaptação do conteúdo / adaptação da realidade; o antagonismo memória imaterial / memória material; o antagonismo deturpação dos fatos / fidelidade aos fatos; o antagonismo proéxis com repercusão intrafísica / proéxis com repercussão extrafísica.
             Paradoxologia: o paradoxo de a necessidade da História poder surgir pela ausência de memória.
             Politicologia: a registrocracia; a analiticocracia; a refutaciocracia; a memoriocracia; a historiocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia.
             Legislogia: a lei da maxiproéxis (observar o prioritário para não perder as companhias evolutivas); a lei do maior esforço no registro e preservação dos documentos.
             Filiologia: a evoluciofilia.
             Fobiologia: a conscienciofobia.
             Sindromologia: a historiografia prevenindo a síndrome da hipomnésia (lapsus memoriae).
             Maniologia: a mania de não registrar; a mania de rasgar documentos para liberar espaço.
             Mitologia: o mito da imparcialidade da História.
             Holotecologia: a efemeroteca; a cronoteca; a evolucioteca; a sincronoteca; a prioroteca; a fatoteca; a parafatoteca; a parapsicoteca.
             Interdisciplinologia: a Para-Historiografologia; a Registrologia; a Holocronologia; a Comunicologia; a Holomemoriografologia; a Sincronologia; a Grupocarmologia; a Analiticologia; a Estatisticologia; a Reeducaciologia; a Multiexistenciologia; a Evoluciologia; a Gruporrevezamentologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin holomnemônica; a conscin holomemorialista.
             Masculinologia: o compassageiro evolutivo; o cronologista; o historiógrafo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o proje4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a tor consciente; o revisor; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o evoluciólogo.
          Femininologia: a compassageira evolutiva; a cronologista; a historiógrafa; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a revisora; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a evolucióloga; a Serenona Monja.
          Hominologia: o Homo sapiens historiographus; o Homo sapiens biographicus; o Homo sapiens chronemicus; o Homo sapiens factor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens holothecarius; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens sustentator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: linha do tempo conscienciológica stricto sensu = aquela específica, delimitada e restrita a determinada especialidade da Ciência Conscienciologia; linha do tempo conscienciológica lato sensu = aquela ampla, ilimitada e abrangente dos fatos e parafatos da Ciência Conscienciologia.
          Culturologia: a cultura da Historiografologia.
          Disciplina. Conforme a Analiticologia, a História é a disciplina da análise e da compreensão dos contextos e não das generalizações. A pesquisa sobre os registros do passado permite reformular problemáticas e reciclar análises envilecidas sendo necessário evitar vistas demasiadamente curtas sobre o continuum histórico. História: incerteza segura.
          Instabilidade. Segundo a Descrenciologia, a interpretação histórica é válida até certa medida, pois é instável. A qualquer momento podem surgir novos dados, fontes e perspectivas esclarecedoras quanto ao fato, ou evidências colocando-a sob reanálise. História: instabilidade presente.
          Taxologia. Concernente à Historiografologia, eis, na ordem alfabética, 9 Instituições Conscienciocêntricas (Data-base: janeiro, 2020), cujas homepages apresentam linhas cronológicas:
          1. AIEC: Associação Internacional para a Expansão da Conscienciologia.
          2. APEX: Associação Internacional de Programação Existencial.
          3. ASSINVÉXIS: Associação Internacional de Inversão Existencial.
          4. COMUNICONS: Associação Internacional de Comunicação Conscienciológica.
          5. CONSCIUS: Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial.
          6. IIPC: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.
          7. OIC: Organização Internacional de Consciencioterapia.
          8. ORTHOCOGNITIVUS: Associação Internacional para Implantação da Cognópolis em SC.
          9. UNICIN: União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5
             Composição. Segundo a Holomemoriologia, eis, na ordem lógica, 5 elementos desejáveis de serem encontrados na frisa cronológica conscienciológica de ICs e Organismos Conscienciocêntricos (OCs):
             1. Datas: de fundação; de início das principais atividades (cursos de campo, online, presenciais; dinâmicas parapsíquicas; eventos sazonais; jornais; periódicos).
             2. Egobiografia: dos pioneiros.
             3. Histórico: da logomarca.
             4. Chamadas: dos eventos marcantes.
             5. Publicações: de livros e tratados.
             6. Destaques: às verpons pesquisadas.
             Tipologia. Segundo a Organizaciologia, eis, na ordem alfabética, 7 tipos de estruturas embasando a organização da linha do tempo:
             1. Anuária: períodos anuais dentro do século.
             3. Diária: datas dentro do mês.
             3. Episódica: inventário de eventos marcantes.
             4. Gesconográfica: editorial.
             5. Mensal: meses dentro do ano.
             6. Secular: séculos dentro dos milênios.
             7. Sinóptica: principais acontecimentos.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a linha do tempo conscienciológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Ano-base: 2010: Paracronologia; Neutro.
             02. Binômio memória-História: Holomnemonicologia; Neutro.
             03. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
             04. Cronologia da Projeciologia: Historiologia; Neutro.
             05. Cronologia da Tenepessologia: Tenepessografologia; Neutro.
             06. Data relevante: Paracronologia; Neutro.
             07. Década: Paracronologia; Neutro.
             08. Histórico das minitertúlias conscienciológicas: Holomnemonicologia; Homeostático.
             09. Histórico do Conselho dos 500: Parapoliticologia; Homeostático.
             10. Holomemória da Conscienciologia: Holomemoriologia; Homeostático.
             11. Intermissivista pioneiro: Experimentologia; Neutro.
             12. Megacontecimento histórico: Historiologia; Neutro.
             13. Minuto: Cronologia; Neutro.
             14. Sincronicidade: Cosmoconscienciologia; Neutro.
             15. Sinergismo História-Conscienciologia: Evoluciologia; Neutro.
   AS REALIZAÇÕES INTEGRATIVAS MAXIPROEXOLÓGICAS
 DA CCCI, EMPENHADA EM FIRMAR O GRUPORREVEZAMENTO MULTIEXISTENCIAL LÚCIDO E COSMOÉTICO, ESTÃO COMPROVADAS NO TIMELINE CONSCIENCIOLÓGICO. 6                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, reflete sobre a importância dos registros históricos da Conscienciologia para rememoração da tarefa gruporrevezamental à frente? Valoriza a contribuição pessoal na trajetória grupal?
             Filmografia Específica:
             1. Linha do Tempo. Titulo Original: Timeline. País: EUA. Data: 2003. Duração: 116 min. Gênero: Ficção Científica. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês (EUA). Cor: Colorido. Legendado: Inglês (EUA) e Português (em DVD). Direção: Richard Donner. Elenco: Paul Walker; Frances O'Connor; Gerard Butler; Billy Connolly; Ethan Embry; Rossif Sutherland; David Thewlis; Anna Friel; Neal McDonough; Matt Craven; Michael Sheen; Lambert Wilson; Marton Csokas; & Steve Kahan. Produção: Richard Donner; Lauren Shuler Donner; & Jim Van Wyck. Desenho de Produção: Daniel T. Dorrance. Direção de Arte: Caroline Alder; Phillip Elton; Kevin Kavanaugh; Réal Proulx; & David Sandefur. Roteiro: Jeff Maguire; & George Nolfi, baseado no livro homônimo de Michael Crichton. Fotografia: Caleb Deschanel. Efeitos Especiais: Camera E-Motion; Industrial Light & Magic; & Les Productions De L'Intrigue Inc. Música: Brian Tyler. Figurino: Jenny Beavan. Estúdio: Artists Production Group; Mutual Film Company; The Donners' Company; Cobalt Media Group & Paramount Pictures. Distribuidora: Paramount Pictures. Sinopse: Grupo de estudantes de Arqueologia vive aventura do passado ao tentar resgatar o professor Johnson (Billy Connolly), preso em guerra feudal entre franceses e ingleses. Os experimentadores chegam ao Século XIV na França e fazem tudo para salvar o professor e voltar para o presente.
             Bibliografia Específica:
             01. Balona, Málu; Manfroi, Ninarosa; & Presse, Paulo; Holomemória da Parapedagogiologia: Retrospectiva Histórica 1950–2007; Artigo; Anais I Jornada Internacional de Parapedagogia e Reeducaciologia & VIII Semana da Reeducação Consciencial, 07-15.10.2017; 1ª Década Reaprendentia; Revista de Parapedagogia; 168 p.; Ano 7; Nº 7; 1 cronologia; 3 E-mails; 1 enu.; 3 microbiografias; 17 refs.; 1 webgrafia; Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação (REAPRENDENTIA); Foz do Iguaçu, PR; outubro, 2017; páginas 77 a 94.
             02. Centro de Altos Estudos da Consciência (Holoteca / Holociclo); Aléia dos Gênios da Humanidade; Catálogo; apres. & entrevista Artista Plástica Astrid Linsenmayer; Org. Ivanilda Fernandes; Org. de Texto Graça Razera; Fotografias Dulce Daou; Moacir Gonçalves; & Luiz Marcelo Zanluchi; Acabamento Everton Santos; & Wellington Correia; Assessoria jornalística Denise Paro; Revisores Julieta Mendonça, et al; Contato com patrocinadores: Graça Razera, Ivanilda Fernandes; & Laênio Loche; Representação gráfica Eliane Stédile; Colaboração especial Etsuko Onishi; & Antonia Camargo; 26 p.; Vol I ; 1 citação; 1 cronologia; 1 endereço; 1 ficha técnica; 23 fotos; 9 refs.; 20 x 15 cm; br.; Foz do Iguaçu, PR; 2002; páginas 1 a 25.
             03. Jornal do Campus CEAEC; Edição Especial da 1ª Década; Mensário; Ano 10; N. 120; 1 E-mail; 1 entrevista; 6 enus.; 37 fotos; 5 pontoações; 1 website; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2005; páginas 1 a 16.
             04. Nascimento, Alessandra; & Wong, Félix; Conscienciologia é Notícia: Uma Década e Meia de Entrevistas na Super Rádio Tupi – Tema Projeciologia; 184 p.; 12 caps.; 1 foto; 1 ilus.; 12 microbiografias.; 18 refs.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 3 a 184.
             05. Revista Conscientia; Primeira Década das Tertúlias Conscienciológicas 2002–2012; Ed. Especial; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 4; 13 Artigos; 1 cronologia; 1 editorial; 17 E-mail; 62 enus.; 17 microbiografias; 80 refs; 5 tabs.;1 webgrafia; 1 website; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2012; páginas 351 a 495.
             06. Seno, Ana; Uma Década da Técnica do Autovivenciograma: Realizações e Resultados; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 22; N. 2; 1 E-mail; 10 enus.; 1 microbiografia; 7 refs; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2018; páginas 167 a 178.
             07. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 714 a 716, 747 a 749 e 941.
             08. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 111, 712 e 1.372.
             09. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos lingüísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontuações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 com; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 197.
             10. Zolet, Lilian; & Kunz, Guilherme; Orgs.; Acoplamentarium: Primeira Década: O Primeiro Laboratório Grupal do Planeta para o Desenvolvimento Parapsíquico; Equipe de revisores Editares; 108 p.; 3 seções; 9 caps; 6 citações; 20 E-mails; 17 enus; 7 estrangerismos; 66 fotos; 2 gráfs; 12 ilus.; 2 microfiografias; 5 tabs; 19 websites; 22 refs.; alf.; 23,5 x 19 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 3 a 107. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                 7
             Webgrafia Específica:
             1. AIEC; Projetos – Histórico de Projetos em Andamento; Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC); disponível em: <http://worldaiec.org/projetos-em-andamento/>; acesso em: 28.08.2019; 07:56.
             2. APEX; Quem Somos – Linha do Tempo; website Associação Internacional de Programação Existencial (APEX); disponível em: <https://apexinternacional.org/linha-do-tempo>; acesso em: 28.08.2019; 10:32
             3. ASSINVÉXIS; Histórico – Linha do Tempo da Assinvéxis; Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); disponível em: <https://assinvexis.org/historico/>; acesso em: 28.08.2019; 10h42.
             4. COMUNICONS; Comunicons – Cronologia (Principais Fatos); Associação Internacional de Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS); disponível em: <http://www.comunicons.org.br/comunicons/>; acesso em: 28.08.2019; 12h32.
             5. CONSCIUS; CONSCIUS – Linha do Tempo da Especialidade Conscienciometrologia e da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial; Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); disponível em: <https://conscius.org.br/linhadotempo/>; acesso em: 28.08.2019; 07h33.
             6. IIPC; O IIPC – Quem Somos – Histórico; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); disponível em: <http://www.iipc.org/sobre-o-iipc/quem-somos/historico/>; acesso em: 28.08.2019; 13:58.
             7. OIC; Quem Somos – Histórico e Cronologia – Uma Breve História da Terapeuticologia; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); dipsonível em: <https://www.oic.org.br/historico-da-consciencioterapia>; acesso em: 28.08.2019; 14:07.
             8. ORTHOCOGNITIVUS; Cognópolis SC – Histórico da Cognópolis SC – Timeline: Do Lançamento da Ideia à Pré-IC; Associação Internacional para Implantação da Cognópolis em SC (ORTHOCOGNITIVUS) disponível em: <http://cognopolis-sc.org/cognopolis-sc/historico-da-cognopolis-sc/>; acesso em: 28.08.2019; 14:27.
             9. UNICIN; Instituições Conscienciocêntricas – Histórico das ICs – Timeline Ordem Cronológica de Fundação; União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN); disponível em: < http://unicin.org/pt/ics/>; acesso em: 28.08.2019; 07h38.
                                                                                                                N. M.