Sinergismo História-Conscienciologia

O sinergismo História-Conscienciologia é a potencialização ou ampliação do conhecimento e da compreensão do contexto grupal e pessoal nas correlações dos fatos e parafatos, por meio dos estudos associativos entre recursos historiográficos e conceitos conscienciológicos.

Você, leitor ou leitora, já oportunizou momentos de leitura, pesquisa ou autorreflexão sobre os fatos históricos em sinergismo com a Ciência Conscienciologia? Obteve algum proveito prático com tais estudos? A quais conclusões chegou?

      SINERGISMO            HISTÓRIA-CONSCIENCIOLOGIA
                                     (EVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O sinergismo História-Conscienciologia é a potencialização ou ampliação do conhecimento e da compreensão do contexto grupal e pessoal nas correlações dos fatos e parafatos, por meio dos estudos associativos entre recursos historiográficos e conceitos conscienciológicos.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo sinergismo vem do idioma Francês, synergisme, de synergie, “ação coordenada de vários órgãos”, e este do idioma Grego, synergía, “cooperação, ajuda”. Surgiu no Século XX. O vocábulo história deriva do idioma Latim, historia, “História; História Universal; narração; descrição; conto; aventura; fábula”, e este do idioma Grego, historia, “História; pesquisa; informação; relato”. Surgiu no Século XIV. O termo consciência vem também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas, conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Intercooperação sinérgica História-Conscienciologia. 2. Potencialização História-Conscienciologia. 3. Conjunção sinérgica História-Conscienciologia.
          Neologia. As 3 expressões compostas sinergismo História-Conscienciologia, sinergismo inicial História-Conscienciologia e sinergismo avançado História-Conscienciologia são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Contraponto História-Conscienciologia. 2. Binômio História-Conscienciologia. 3. Antagonismo História / Conscienciologia.
          Estrangeirismologia: o principium incredulitatis; o registrum; o liber; o Librarium; o Holotecarium; o Pesquisarium; o Projetarium; o Retrocognitarium; o Administrarium; o Cognitarium; o Mentalsomarium; o Autoconfrontarium; o Recexarium; o Argumentarium; o Verponarium; o Paraperceptarium dos sítios históricos; o Proexarium; o Acoplamentarium; o Despertarium; o Tertuliarium; o déjà-vu.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Historiografologia.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Registro: melhor memória. Tudo é História.
          Coloquiologia: – A história é filha do próprio tempo.
          Citaciologia. Eis 3 citações relativas ao assunto: – Os homens fazem a história (Heinrich von Treitschke, 1834–1896). A história também faz os homens e talha seu destino (Fernand Brudel, 1902–1985). Foi o medo da história que matou a grande história (Edmond Faral, 1882–1958).
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em dois subtítulos:
          1. “Conscienciologia. A História da Conscienciologia é a saga das megarrevelações intrafísicas das pararrealidades seminais do Colégio Invisível dos Seres Serenões, acobertada nos arcanos dos milênios da Historiografia Geral do Planeta Terra, exposta, agora, ao grande público, em função da Pararreurbanologia, da Transmigraciologia Extraterrestre e dos Cursos Intermissivos. (Esta pensata é a síntese nuclear dos conteúdos deste Léxico de Ortopensatas)”.
          2. “História. A História faz pensar muito a quem sabe pensar mais”. “Durante a escrita conscienciológica, ao ter insights quanto aos fatos históricos, a conscin lúcida deve observar se é produto da imaginação e ponderar sobre o conteúdo do esclarecimento prioritário. A História é a antipodia do presente para o passado e do passado para o presente. Quem estuda a História, está sempre, inevitavelmente, na linha das autorretrocognições e, o mais difícil, essas devem ser sadias”.


                                            II. Fatuística

           Pensenologia: o holopensene pessoal da sinergia evolutiva; os sinergopensenes; a sinergopensenidade; o holopensene pessoal da holopesquisa; a impossibilidade de qualquer pensene ser puramente individual; o cuidado no pensenizar; o holopensene crítico; os criticopensenes; a criticopensenidade; os energopensenes; a energopensenidade; o holopensene da escrita; os grafopensenes; a grafopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a autopensenização analógica; a autopensenização analítica; a autopensenização sintética; a autopensenização reflexiva; o holopensene do aprendizado com os erros pessoais e alheios; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a autorreestruturação da pensenidade a partir da autorganização das pesquisas prioritárias; a retilinearidade pensênica.
           Fatologia: os estudos históricos com a perspectiva conscienciológica potencializando a compreensão de mundo e contribuindo para a potencialização da pesquisa conscienciológica; os fatores do estudo e da pesquisa potencializando o autoconhecimento; os objetivos pesquisísticos tornados comuns; a compreensão do fato levando a reflexão dos possíveis parafatos; a objetividade e subjetividade da História em confluência com a objetividade e subjetividade da Conscienciologia; a abordagem conscienciológica levando à pesquisa histórica; o paradigma consciencial ampliando o entendimento da História; o fomento da pesquisa histórica levando aos estudos de eito; a interdependência pesquisística; as experiências pessoais favorecendo, concomitantemente, a pesquisa histórica e a conscienciológica; a maturidade consciencial; a crescente curiosidade; as dúvidas; as incertezas; os questionamentos; as respostas dissonantes das perguntas; as perguntas mal elaboradas recebendo respostas imprecisas; a falta de maturidade para compreender a resposta; a confrontação argumentativa; as consciências deixando rastros históricos; as pesquisas históricas favorecendo as retrocognições; o acervo de experiências alimentando a holomemória; os estudos voltados à identificação, análise e entendimento dos contextos sociais nos quais se insere a consciência; a memória histórica e a holomemória auxiliando a autopesquisa da, e na, vida cotidiana; a evitação da imitação patológica dos antepassados de si mesmo; o resguardo quanto às automimeses desnecessárias; o conhecimento histórico familiar e consciencial levando à reciclagem profilática das atitudes; o entendimento da função de cada acontecimento na vida pessoal; as reflexões sobre as experiências vividas; a análise dos fatos; o conteúdo do contexto sobressaindo ao acontecimento em si; os planos fragmentados da história ao modo de meio de exposição da consciência; o estudo da composição de várias vidas da consciência; os estudos dos grupos evolutivos na História; o entendimento de apenas a História da Humanidade não atender a complexidade da História da consciência; os limites da História frente a Para-História; as pontes de informações para o passado; o fracionamento da consciência em diferentes personagens; a fragmentação da História em períodos; a “costura” entre os fatos do passado e o papel desempenhado pela consciência; o estudo das similitudes das preferências pessoais na pesquisa biográfica levando à pesquisa retrobiográfica; as reflexões pertinentes à Historiografia podendo desencadear descobertas pertinentes à gesconografia; a história conflitante e dinâmica desvelando a evolução consciencial desafiante e dinâmica; o tempo cíclico da História abarcando diferentes tempos cíclicos da vida da conscin; as pesquisas de campo gerando catálises evolutivas; o canteiro de obras do historiador compartilhando ferramentas e territórios com o do conscienciólogo; a História instrumentalizando a Conscienciologia e a Conscienciologia instrumentalizando a História; o cuidado no pensar; as evocações inteligentes; as evocações desnecessárias; a evitação da bibliolatria; as leituras pacientes; a integração enriquecedora das ideias; a abrangência da associação de ideias; as prioridades de curto, médio e longo prazos; o exemplo, lexema sinônimo da palavra História; a realidade verificada, escovada, reconstruída, reinterpretada, reentendida; a potencialização de duas especialidades essenciais à compreensão da evolução consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a percepção e depuramento da sinalética energética parapsíquica pessoal em diferentes contextos; as assimilações; as desassimilações; as parapesquisas retroalimentando as pesquisas ao modo de insigths; as pontes de informações retrocognitivas; os paraprendizados com os acontecimentos ao derredor; os acervos de pesquisa fomentando a retromemória; a holomemória arquivando os feitos da consciência; a consciência trilhando caminhos para acessar a parapsicoteca; a transparência da parapesquisa histórica; a potencialização das redes de parapesquisas extrafísicas; o ato de incluir a lista de personagens históricos na tenepes; o ato de incluir o contexto histórico na tenepes; o interesse dos amparadores extrafísicos em proporcionar retrocognições em momentos específicos da vida da consciência; a Central Extrafísica da Verdade.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo História-Conscienciologia; o sinergismo da conjunção dos autodesempenhos multimilenares evolutivos; o sinergismo autopesquisístico; o sinergismo do compromisso pessoal com os empreendimentos evolutivos; o sinergismo intelectivo; o sinergismo das análises ampliadas pelos amparadores extrafísicos.
          Principiologia: o princípio da dúvida presente nas hipóteses de pesquisas.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado aos talentos multímodos.
          Teoriologia: a teoria da História; a teoria da relatividade histórica; a teoria da verdade relativa de ponta conscienciológica.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica das abordagens interdisciplinares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Para-Historiologia.
          Efeitologia: o efeito das pesquisas históricas; o efeito da pesquisa histórica na parapesquisa conscienciológica; o efeito evolutivo da pesquisa conscienciológica na vida cotidiana.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da tarefa desempenhada; as neossinapses recuperando a quantidade necessária de cons; as neossinapses em bases mnemônicas.
          Ciclologia: o ciclo análise-síntese; o ciclo autopesquisa-autorreflexão; o ciclo autodiagnóstico-reciclagem; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: o sinergismo entre contextos históricos; o sinergismo entre contextos político-geográficos; o sinergismo entre contextos individuais; o sinergismo entre contextos grupais; o sinergismo entre contextos conscienciológicos; o sinergismo entre contextos extrafísicos; o sinergismo entre contextos seriexológicos.
          Binomiologia: o binômio fatos-versões; o binômio ignorância do passado–passividade; o binômio repetições voluntárias–ângulos avançados; o binômio passado-retrocognição; o binômio conhecimento relativo–conhecimento dinâmico.
          Interaciologia: a interação dos estudos; a interação das pesquisas; a interação das redações; a interação disciplinar; a natureza da interação das relações conscienciais.
          Crescendologia: o crescendo passado-presente-futuro; o crescendo História Humana–História Intermissiva.
          Trinomiologia: o trinômio registro-análise-síntese; o trinômio autorganizaciofilia-leiturofilia-pesquisofilia; o trinômio estudos históricos–estudos políticos–estudos geográficos; o trinômio História-Conscienciografologia-Memoriologia; o trinômio História–inteligência contextual–Para-História; o entendimento contextual no trinômio antes-durante-depois.
           Polinomiologia: o polinômio autodisciplina-autorganização-perseverança-constância; o polinômio Historiologia-Intrafisicologia-Compreensiologia-Passadologia-Semperaprendenciologia; o polinômio fato-registro-análise-gescon.
           Antagonismologia: o antagonismo história narrativa / história interpretativa; o antagonismo passadistas / historiógrafos; o antagonismo átomo / consciência.
           Paradoxologia: o paradoxo de o esquecimento da História grupal poder auxiliar no convívio sadio; o paradoxo da camuflagem evolutiva.
           Politicologia: a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a historiocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
           Filiologia: a neofilia; a historiofilia; a conscienciofilia; a bibliofilia.
           Fobiologia: a evitação da bibliofobia.
           Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial inviabilizando a autopesquisa histórico-parapsíquica.
           Maniologia: a mania de não frequentar livrarias; a mania de evitar bibliotecas; a mania de não registrar a autopesquisa conscienciológica.
           Mitologia: o mito da neutralidade científica.
           Holotecologia: a sinergeticoteca; a sincronoteca; a convivioteca; a energeticoteca; a parapsicoteca; a laboroteca; a proexoteca; a problematicoteca; a correlacionoteca; a ideoteca; a cognoteca; a pesquisoteca; a ciencioteca; a filmoteca; a encicloteca; a assistencioteca.
           Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Sinergisticologia; a Historiologia; a Historiografia; a Autopesquisologia; a Autanalisologia; a Autocriticologia; a Comunicologia; a Interdisciplinologia; Reurbanologia; a Holomemoriologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin biógrafa; a conscin historiógrafa; a conscin especialista em acervo holobiográfico.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o autoconsciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o reeducador; o proexista; o proexólogo; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o autor; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a autoconsciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a reeducadora; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a autora; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens historiographus; o Homo sapiens neohistoriator; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: sinergismo inicial História-Conscienciologia = o da potencialização entre as pesquisas, cotejos e estudos teáticos restritos ao universo intrafísico ou da dimensão humana; sinergismo avançado História-Conscienciologia = o da potencialização entre as pesquisas, cotejos e estudos teáticos abarcando a pararrealidade ou a multidimensionalidade consciencial.
         Culturologia: a cultura da retrocognição; a cultura da projetabilidade lúcida; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Curiosologia; a cultura do estudo; a cultura do desenvolvimento cognitivo; a cultura da Historiografia.
         Paralelo. Concernente à Confluenciologia, eis, por exemplo, listados em ordem alfabética, 38 díades favorecedoras do sinergismo História-Conscienciologia, para a conscin, homem ou mulher, aprofundar os estudos, as pesquisas e autopesquisas evolutivas:
         01. Binômio ações humanas–repercussão extrafísica.
         02. Binômio autobiografia–Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
         03. Binômio autoidentidade extra–Para-História Pessoal.
         04. Binômio biblioteca especializada–Holociclo (CEAEC).
         05. Binômio biblioteca-Holoteca (CEAEC).
         06. Binômio biografia–personalidade consecutiva.
         07. Binômio casuística-paracasuística.
         08. Binômio ceticismo pirrônico–princípio da descrença (PD).
         09. Binômio conhecimento histórico–paraprofilaxia.
         10. Binômio contexto histórico–interassistência multidimensional.
         11. Binômio contexto-paracontexto.
         12. Binômio curiosidade-investigação.
         13. Binômio detalhe-parapercepção.
         14. Binômio dupla evolutiva (DE)–transafetividade.
         15. Binômio enredo histórico–paraenredo histórico.
         16. Binômio evocações históricas–evocações conscienciais.
         17. Binômio evocações positivas–Aleia dos Gênios da Humanidade (CEAEC).
         17. Binômio fato-parafato.
         19. Binômio ficção científica–realidades paraplanetárias.
         20. Binômio filme histórico–retrocognição.
         21. Binômio grupos humanos–policarmalidade.
         22. Binômio guerra–recomposição grupocármica.
         23. Binômio História das Instituições Conscienciocêntricas (ICs)–Holomemória da Conscienciologia.
         24. Binômio História Geral–tarefa do esclarecimento.
         25. Binômio História–Para-História.
         26. Binômio historiografia-gesconografia.
         27. Binômio Holociclo-parapsicoteca.
         28. Binômio identificação dos personagens–relação interconsciencial dos enredos.
         29. Binômio indícios da pesquisa histórica–evidências da História Pessoal.
         30. Binômio inventário–credores evolutivos.
         31. Binômio mapas-parageografia.
         32. Binômio monumentos históricos–estudo retrocognitivo.
         33. Binômio parente-paraparentela.
         34. Binômio personagem histórico–interassistência multidimensional.
         35. Binômio versões históricas–Central Extrafísica da Verdade (CEV).
           36. Binômio viagem turística–holopensene local.
           37. Binômio vida evolutiva–histórico interassistencial consecutivo.
           38. Binômio vida humana–seriéxis.
           Catálise. Consoante a Autopesquisologia, o sinergismo História-Conscienciologia conduz inevitavelmente ao aprofundamento da pesquisa sobre a História Pessoal e Grupal podendo dinamizar a teática da compreensão e paracompreensão do contexto em investigação.


                                                      VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sinergismo História-Conscienciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
           02. Auto-historiografia: Autevoluciologia; Neutro.
           03. Base da Conscienciologia: Conscienciometrologia; Neutro.
           04. Conscienciologia Profunda: Intraconscienciologia; Neutro.
           05. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
           06. Corpus de evidências: Autexperimentologia; Neutro.
           07. Cronoconscienciometrologia: Cronoevoluciologia; Neutro.
           08. Fonte histórica: Historiografologia; Neutro.
           09. Holomemória da Conscienciologia: Holomemoriologia; Homeostático.
           10. Interação análise-síntese: Experimentologia; Neutro.
           11. Interação consciência-fato: Autexperimentologia; Neutro.
           12. Megacontecimento histórico: Historiologia; Neutro.
           13. Neo-História: Historiografologia; Neutro.
           14. Parautobiografia: Parageneticologia; Homeostático.
           15. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
  QUANTO MAIS ABRANGENTES AS PESQUISAS SINÉRGICAS ENTRE HISTÓRIA E CONSCIENCIOLOGIA, TANTO
  MELHOR PARA A TEÁTICA DA CONSCIÊNCIA PERQUIRIDORA QUALIFICAR O AUTEXEMPLARISMO EVOLUTIVO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já oportunizou momentos de leitura, pesquisa ou autorreflexão sobre os fatos históricos em sinergismo com a Ciência Conscienciologia? Obteve algum proveito prático com tais estudos? A quais conclusões chegou?
           Bibliografia Específica:
           1. Braudel, Fernand; Escritos sobre História (Écrits sur l`histoire); trad. J. Guinburg; & Tereza Cristina Silveira da Mora; 290 p.; 12 caps.; 1 website; 7 refs.; 20 x 11 cm; br.; Perspectiva; São Paulo, SP; 2009; páginas 7 a 38.
           2. Tosh, John; A Busca da História: Objetivos, Métodos e as Tendências no Estudo da História Moderna (The Pursuit of History: Aims, Methods and New Directions in the Study of Modern History); trad. Jacques A. Wainberg; 336 p.; 11 caps.; 15 fotos; 14 ilus.; 1 mapa; 1 microbiografia; 1 website; 139 refs.; alf; 24 x 17 cm; br.; Vozes; Petrópolis, RJ; 2011; páginas 15 a 40.
           3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 409 e 791.
           4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 523, 617 e 758.
                                                                                                                   N. M.