Liderança Multidimensional

A liderança multidimensional é a capacidade, habilidade, aptidão, competência, ousadia, acuidade, perspicácia e vivacidade de a consciência, com autoridade cosmoética, dirigir ou coordenar conscins e consciexes em trabalhos interassistenciais multidimensionais.

Você, leitor ou leitora, admite o exercício da liderança multidimensional? Qual é o nível de liderança vivenciada por você?

      LIDERANÇA MULTIDIMENSIONAL
                                       (LIDEROLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A liderança multidimensional é a capacidade, habilidade, aptidão, competência, ousadia, acuidade, perspicácia e vivacidade de a consciência, com autoridade cosmoética, dirigir ou coordenar conscins e consciexes em trabalhos interassistenciais multidimensionais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo líder vem do idioma Inglês, leader, “algo ou alguém que guia, conduz”. As palavras líder e liderança surgiram no Século XX. O elemento de composição multi deriva do idioma Latim, multus, “muito; numeroso; em grande quantidade; extenso; espaçoso; importante; considerável”. O vocábulo dimensão procede do mesmo idioma Latim, dimensio, “dimensão; medida”. Apareceu no Século XVI. A palavra dimensional surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Articulação multidimensional. 2. Comando multidimensional. 3. Coordenação multidimensional. 4. Orientação multidimensional. 5. Administração multidimensional.
          Neologia. As 3 expressões compostas liderança multidimensional, liderança multidimensional esboçante e liderança multidimensional avançada são neologismos técnicos da Liderologia.
          Antonimologia: 1. Liderança eletronótica. 2. Desorientação multidimensional. 3. Desinformação interdimensional. 4. Desagregação multidimensional. 5. Desorganização intrafísica.
          Estrangeirismologia: o modus vivendi dinâmico multidimensional; o strong profile; a performance interdimensional; o Chief Executive Officer (CEO) multidimensional; o coach diuturno; o know-how interassistencial; o broker cosmoético multidimensional.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à liderança interassistencial.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Líder forma líderes. Líder aglutina trafores. Liderança: exemplarismo multidimensional.
          Citaciologia: – Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder (Tácito 55–120).


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da multidimensionalidade; o holopensene pessoal da Conviviologia; a autopensenidade acolhedora dos ortopensenes; a retilinearidade autopensênica; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade.
          Fatologia: a liderança multidimensional; a cosmovisão na liderança; a disposição interassistencial; a persistência na realização das tarefas interassistenciais; a superação da crise de crescimento; a coragem no enfrentamento das adversidades; as ações embasadas na Cosmoética; o limite cosmoético na interlocução; a automotivação interassistencial; a autoconfiança; a interconfiança na equipe; a compreensão da realidade das consciências; o despojamento; a comunicabilidade; o humor homeostático; a análise autocrítica; a visão traforista; o trabalho fundamentado na cooperação grupal; a superação da competição; a relação ganha-ganha; a mediação da administração e solução de conflitos; o exemplarismo do líder; a retribuição dos aportes e bens evolutivos recebidos na existência humana; o ato de saber receber e o ato de saber doar; a infiltração cosmoética; o revezamento no exercício da liderança; o traquejo social; a liderança como megatrafor da conscin; o carisma político; a facilidade para abrir as portas em prol da assistência; a maturidade na liderança grupocármica; o autodiscernimento na realização das tarefas interassistenciais; a teática da tares; a afinidade pensênica na interação interconsciencial; a força presencial; a atração interconsciencial; a aglutinação de trafores na formação de equipes; a empatia receptiva; o desenvolvimento dos laços philos na assistencialidade; as conexões maximizadoras da interassistência; o papel da liderança, distribuído entre vários atores, representada pela coesão grupal; a responsabilidade cosmoética; a minipeça interassistencial; o Universalismo; a autocoerência; a inteligência evolutiva (IE); o sustentáculo da harmonia perante as pressões adversas do trabalho coletivo; o epicentrismo consciencial; a reciclagem pessoal produzindo reciclagens grupais; a coragem consciencial dinamizando oportunidades interassistenciais.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a proatividade multidimensional; o aqui-agora multidimensional; a experiência multidimensional; o Curso Intermissivo (CI) enquanto elemento formador de líderes; a articulação multidimensional; a interassistência multidimensional do líder; a multidimensionalização do saber; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a rotina útil da vivência multidimensional; a atuação em rede da liderança multidimensional; a autodisponibilidade multidimensional interassistencial; a identidade extra; o desassédio interconsciencial; a comunicabilidade multidimensional; as pararrealidades; o extrapolacionismo parapsíquico evolutivo; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a autodesassedialidade; a identificação da autobagagem holobiográfica na existência atual; as tarefas da reurbex; a intermediação entre equipin e equipex; a tenepes 24 horas; a ofiex.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dos trafores na superação dos trafares; a comunicação sinergística; o sinergismo interassistencial conscin-equipex; o sinergismo acalmia íntima–autodiscernimento cosmoético–proatividade calculada; o sinergismo automotivação-trabalho-lazer; o sinergismo autoridade moral–força presencial; o sinergismo background multiexistencial–autexperiência atual; o sinergismo bom senso–autodiscernimento evolutivo; o sinergismo competência interassistencial–recurso pró-desperticidade; o sinergismo da coerência entre as vivências intrafísica-extrafísica-projetada; o sinergismo liderança-credibilidade.
          Principiologia: o princípio da multidimensionalidade da consciência; o princípio da liderança afetivo-interassistencial; o princípio da liderança distributiva-assistencial; o princípio da otimização evolutiva através da interassistencialidade cosmoética; o princípio de ir até às últimas consequências cosmoéticas; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) do líder refletindo no grupo; o princípio do mais evoluído assistir o menos evoluído; o princípio paradireitológico do líder assistir ao grupo; o princípio da inseparabilidade grupocármica favorecendo a resolução de conflitos entre desafetos; o princípio dos líderes formando novos líderes; o princípio da comunicação interassistencial; o princípio da recepção e consequente retribuição.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado nas interrelações multidimensionais; o código grupal de Cosmoética (CGC) orientando a produtividade coletiva da liderança.
          Teoriologia: a teoria da liderança pessoal; a progressiva quitação dos endividamentos cármicos condizentes à teoria da interprisão grupocármica; o exercício da liderança ratificando a teoria sobre a vida humana atual valer 15 vidas humanas pregressas; a colocação da autovivência acima da teoria; a teoria dos Cursos Intermissivos; a teática da interassistência multidimensional; a teática do auto e do heterodesassédio; a teoria conscienciológica do traforismo; a teoria da ação cooperativa; a teoria da força presencial exemplarista; a teoria da identidade extra; a teoria da minipeça do maximecanismo na evolução grupal; a teoria de o professor ou professora de Conscienciologia ser agente retrocognitor para os alunos e alunas.
          Tecnologia: a técnica do estado vibracional profilático; a técnica de enfatizar os trafores acima dos trafares alheios em busca da aglutinação interconsciencial; a técnica da aquisição do senso universalista; a técnica do diálogo e da diplomacia; a técnica do acolhimento interassistencial; as técnicas da projetabilidade lúcida (PL); a técnica da retribuição; a técnica do exemplarismo; a técnica do enciclopedismo; a técnica da tenepes; a paratécnica da ofiex.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da docência conscienciológica; o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Liderologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível dos Assistentes das Reurbanizações Extrafísicas.
          Efeitologia: a força da mudança gerando efeitos interassistenciais; a lucidez enquanto efeito do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal na próxima ressoma; os efeitos da extrafisicalidade na intrafisicalidade; o efeito abrangente das conscins pacificadoras componentes de células pacifistas espalhadas pelo planeta atuando em conjunto com a reurbex, ao modo da Cognópolis; o efeito acumulativo das ações pessoais cosmoeticamente corretas; o efeito assistencial de pensar o melhor para todos; o efeito da autoconfiança gerado a partir das experiências extrafísicas esclarecedoras autocomprobatórias; o efeito da autodeterminação na aceleração da evolução pessoal; o efeito da itinerância conscienciológica; o efeito da empatia receptiva favorecendo a sintonia com a equipex; o efeito de assumir a responsabilidade multidimensional na vida humana; o efeito halo, motivacional, do exemplarismo do líder sobre a própria equipe de voluntários.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses relativas à interassistencialidade a partir da ação da liderança; a formação de neossinapses nas aprendizagens multidimensionais; a formação continuada de neossinapses derivada do fato de assumir o Curso Intermissivo; as mudanças intraconscienciais gerando neossinapses; as neossinapses da intercooperação interconsciencial multidimensional; as neossinapses derivadas da tares; as neossinapses geradas pela conexão com o amparo extrafísico; as neossinapses geradas pela superação das crises de crescimento; as neossinapses geradas pelas experiências parapsíquicas; as neossinapses geradas pelo acolhimento assistencial intra e extrafísico; as neossinapses geradas pelo exemplarismo pessoal da liderança; as neossinapses adquiridas com a docência conscienciológica.
          Ciclologia: o ciclo alternante líder-liderado; o ciclo aquisição-elaboração-distribuição-expansão; o ciclo articulação social–mobilização grupal–realização coletiva; o ciclo assistência intrafísica–assistência intermissiva; o ciclo autodesassédio–heterodesassédio–desassédio grupal; o ciclo automotivador das realizações pessoais; o ciclo crise de crescimento (impasse)–ajuste da bússola consciencial (autodecisão)–neopatamar evolutivo (consequência); o ciclo falar-ouvir; o ciclo funcional orientação-apoio-delegação; o ciclo conflito-mediação-conciliação.
          Enumerologia: a liderança da consciência intrafísica; a liderança da consciência extrafísica; a liderança do intermissiologista; a liderança do desperto; a liderança da semiconsciex; a liderança do evoluciólogo; a liderança do Serenão.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio assistente afável–assistido abordável; o binômio autoconfiança-heteroconfiança; o binômio autoconsciencialidade-grupalidade; o binômio autonomia individual–sustentabilidade grupal; o binômio liderança cosmoética–amparabilidade; o binômio liderança-assistência; o binômio saber liderar–saber ser liderado; o binômio motivação pessoal–motivação grupal; o binômio saber centralizar–saber descentralizar as decisões; o binômio dinâmico maximecanismo multidimensional–minipeça interassistencial; o binômio conjugação de trafores–convergência de esforços coletivos.
          Interaciologia: a interação autoliderança-heteroliderança; a interação líder-liderado; a interação catálises individuais–catálises grupais; a interação holopensene pessoal–holopensene grupal; a interação necessidades pessoais–necessidades grupais; a interação liderança-assistencialidade; a interação reciclagem intraconsciencial–capacitação para o trabalho em equipe multidimensional; a interação minipeça autoconsciente–maximecanismo interassistencial multidimensional; a interação consciencial na comunicação interassistencial.
          Crescendologia: o crescendo conviviológico liderado-líder; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo esforço pessoal–evolução grupal; o crescendo iniciativa pessoal–iniciativa grupal; o crescendo evolutivo Curso Intermissivo–professor de Conscienciologia–liderança multidimensional; o crescendo líder formador de opinião–líder exemplarista cosmoético; o crescendo conhecer-vivenciar-exemplificar.
          Trinomiologia: o trinômio da liderança comunicação-motivação-mudança; o emprego multidimensional do trinômio assistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio posicionamento-comportamento-exemplificação; o trinômio liderança-liberdade-responsabilidade; a harmonia grupal na teática do trinômio intercompreensão-intercooperação-interconfiança; o trinômio superar-exemplificar-interassistir; o trinômio exemplarismo pessoal–força presencial–autoridade moral.
          Polinomiologia: o polinômio liderança multidimensional–exemplarismo cosmoético–autodomínio consciencial–verbação interassistencial; o polinômio exemplificativo postura-olhar-voz-gesto; o polinômio transcendente Parassociologia-Paradireitologia-Paradiplomacia-Parapoliticologia; o polinômio aproximação-empatia-acolhimento-interassistência; o polinômio autodiscernimento evolutivo–vontade firme–intenção cosmoética–autorresolução interassistencial; o polinômio interação-afeto-tempo-confiança-assistência.
          Antagonismologia: o antagonismo liderança multidimensional ativa / liderança pessoal adormecida; o antagonismo vítima / algoz; o antagonismo ato individual / ato coletivo; o antagonismo ato intrafísico / ato extrafísico; o antagonismo benefícios pessoais / benefícios grupais; o antagonismo anonimato intrafísico / autexposição extrafísica; o antagonismo assistente / assistido.
          Paradoxologia: o paradoxo da invisibilidade da liderança eficaz; o paradoxo da megaliderança silenciosa do Serenão; o paradoxo pesquisador independente intrafísico–minipeça interassistencial multidimensional interdependente; a regra conscienciológica do paradoxo de entrar em si (egocentrismo) para sair de si (altruísmo); o paradoxo da autexemplificação máxima do Serenão anônimo; o paradoxo da melhor escolha evolutiva para si mesmo poder repercutir na melhor escolha evolutiva para todos.
          Politicologia: a assistenciocracia; a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a democracia; a meritocracia; a paradireitocracia; a política interassistencial do maximecanismo multidimensional evolutivo.
          Legislogia: a lei da Cosmoética; a lei da afinidade interconsciencial; a lei da coexistência pacífica da Conviviologia; a lei do exemplarismo pessoal; a lei do maior esforço aplicada à interassistencialidade; a lei da interdependência; a lei da meritocracia evolutiva.
          Filiologia: a administrofilia; a assistenciofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a decidofilia; a exemplofilia; a pacificofilia; a paradireitofilia; a sociofilia; a traforofilia; a ofiexofilia.
          Mitologia: a busca da eliminação dos mitos, preconceitos, convencionalismos e dogmas; o mito do consenso absoluto; o mito do salvador da pátria; a desmitificação do parapsiquismo; a queda do mito da existência de atos sem consequências; a eliminação do mito da solidão; o descarte do mito do herói.
          Interdisciplinologia: a Liderologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Perfilologia; a Interassistenciologia; a Politicologia; a Paradiplomacia; a Paradireitologia; a Evoluciologia; a Parapercepciologia; a Multidimensiologia; a Exemplologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin líder; a conscin compartilhadora; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o articulador multidimensional; o comandante multidimensional; o dirigente multidimensional; o agente retrocognitor; o inversor existencial; o reciclante existencial; o voluntário; o paravoluntário; o epicon; o conscienciólogo; o ofiexista; o parapercepciologista; o paradiplomata; o projetor consciente; o conviviólogo; o homem de ação; o exemplarista; o líder nato; o aprendiz de liderança; o intermissivista; o professor de Conscienciologia; o administrador; o intermediador multidimensional; o Serenão.
          Femininologia: a acoplamentista; a articuladora multidimensional; a comandante multidimensional; a dirigente multidimensional; a agente retrocognitora; a inversora existencial; a reciclante existencial; a voluntária; a paravoluntária; a epicon; a consciencióloga; a ofiexista; a parapercepciologista; a paradiplomata; a projetora consciente; a convivióloga; a mulher de ação; a exemplarista; a líder nata; a aprendiz de liderança; a intermissivista; a professora de Conscienciologia; a administradora; a intermediadora multidimensional; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens articulator; o Homo sapiens gestor; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens agglutinator; o Homo sapiens intermediator; o Homo sapiens lider.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: liderança multidimensional esboçante = a atuação do professor de Conscienciologia frente aos alunos; liderança multidimensional avançada = a atuação do ofiexista frente aos assistidos.
          Culturologia: a cultura da quebra de paradigmas; a cultura da coerência nos atos e ações; a cultura da interassistencialidade multidimensional; a cultura da Administração; a cultura do parapsiquismo no exercício da liderança.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a liderança multidimensional, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abridor de caminho: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Articulador: Evoluciologia; Neutro.
          03. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.
          04. Autoridade feminina cosmoética: Ginossomatologia; Homeostático.
          05. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.
          06. Catalisador: Evoluciologia; Neutro.
          07. Consciência miriaédrica: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Conscin pacificadora: Pacifismologia; Homeostático.
          09. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Exemplo silencioso: Exemplologia; Homeostático.
          11. Infiltrado cosmoético: Anonimatologia; Homeostático.
          12. Liderança pessoal: Liderologia; Neutro.
          13. Liderologia: Politicologia; Neutro.
          14. Mediador: Conflitologia; Homeostático.
          15. Strong profile: Perfilologia; Homeostático.
        A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA É RESPONSÁVEL PELO
  DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA MULTIDIMENSIONAL,
 DECORRENTE DA MELHORIA DA QUALIDADE DAS AÇÕES
     INTERASSISTENCIAIS INTRAFÍSICAS E EXTRAFÍSICAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite o exercício da liderança multidimensional? Qual é o nível de liderança vivenciada por você?
            Bibliografia Específica:
            01. Balkundi, Prasad; Barsness, Zoe; & Michael, Judd H.; Unlocking the Influence of Leadership Network Structures on Team Conflict and Viability; Artigo; Small Group Research; Journal; Bimonthly; Vol. 40; N. 3; 23 p.; 5 enus.; 3 tabs.; 73 refs.; New York, NY; January, 2009, páginas 303 e 304.
            02. Capra, Fritjof; As Conexões Ocultas: A Ciência para uma Vida Sustentável (The Hidden Connections); trad. Marcelo Brandão Cipolla; 296 p.; 7 caps.; 128 refs.; 23 x 16 cm; Cultrix-Amana Key; São Paulo, SP; 2002; páginas 132 e 134 a 136.
            03. Carson, Jay B.; Tesluk, Paul E.; & Marrone, Jennifer A.; Shared Leadership in Teams: An Investigation of Antecedent Conditions and Performance; Artigo; Academy of Management Journal; Bimonthy; Vol. 50; N. 15; 19 p.; 2 enus.; 3 fluxogramas; 1 gráf.; 3 microbiografias; 3 tabs.; 72 refs.; 1 apênd.; New York, NY; October, 2007; página 1.225.
            04. Lipman-Blumen, Jean & Moraes, Cesar Nereu de; Liderança Conectiva: Como Liderar em um Novo Mundo de Interdependência, Diversidade e Virtualmente conectado (The Connective Edge); trad. Neilande de Moraes; 368 p.; 24 x 17 cm; br.; Makron Books; São Paulo, SP; 1999; páginas 11, 15 a 19, 94, 155, 156, 204, 205, 207, 208, 211, 212 e 214.
            05. Senge, Peter M; et al.; A Dança das Mudanças: Os Desafios de Manter o Crescimento e o Sucesso em Organizações que aprendem (The Dance of Change); revisor técnico Zumble Aprendizagem Organizacional; trad. Bazán Tecnologia e Lingüística; 678 p.; 12 caps.; 2 E-mails; 162 enus.; 5 fluxogramas; 4 gráfs.; 65 ilus.; 6 microbiografias; 5 tabs.; 276 websites; 4 notas; 227 refs.; alf.; 24 x 17 x 3 cm; br.; 2ª Ed.; Campus; Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 493 e 494.
            06. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 132 a 150.
            07. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 179, 543, 623, 895, 970, 1.007 e 1.008.
            08. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 88, 258, 1.105 e 1.110.
            09. Idem; Nossa Evolução; revisores Alexander Steiner; & Sheila Guia; 168 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 1 E-mail; 1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 1 website; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 109.
            10. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 366, 580, 833 e 922.
            11. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 308, 536 e 575.
                                                                                                                       F. F. C.