Léxico Pangráfico Balzaquiano

O léxico pangráfico balzaquiano é o conjunto de termos utilizados no livro Cristo Espera por Ti (1965), obra transmitida por meio da interação de múltiplos fenômenos parapsíquicos, pela consciex Honoré de Balzac (1799–1850), cujo holopensene se relaciona prioritariamente à Ciência do acolhimento assistencial e à comunex Jardins da Luz Perpétua.

Você, leitor ou leitora, já leu a obra Cristo Espera por Ti? Pesquisou no dicionário as palavras desconhecidas? Já experimentou os benefícios evolutivos resultantes dessa pesquisa?

      LÉXICO         PANGRÁFICO BALZAQUIANO
                                   (INTERMISSIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O léxico pangráfico balzaquiano é o conjunto de termos utilizados no livro Cristo Espera por Ti (1965), obra transmitida por meio da interação de múltiplos fenômenos parapsíquicos, pela consciex Honoré de Balzac (1799–1850), cujo holopensene se relaciona prioritariamente à Ciência do acolhimento assistencial e à comunex Jardins da Luz Perpétua.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra léxico provém do idioma Grego, leksikós, “que diz respeito às palavras”. Surgiu no Século XIX. O prefixo pan vem do idioma Grego, pan, “todos; inteiridade; totalidade; todo o possível”. O elemento de composição grafia procede do mesmo idioma Grego, graphe, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. A palavra balzaquiano é antroponímia referente ou pertencente ao escritor francês Honoré de Balzac ou à obra. Apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Léxico da obra Cristo Espera por Ti. 2. Vocabulário pangráfico balzaquiano. 3. Glossário pangráfico transmitido por Balzac.
          Neologia. As 3 expressões compostas léxico pangráfico balzaquiano, léxico pangráfico balzaquiano lido e léxico pangráfico balzaquiano estudado são neologismos técnicos da Intermissiologia.
          Antonimologia: 1. Léxico literário comum. 2. Dicionário de literatura romântica. 3. Discurso poético. 4. Estilística oitocentista restrita. 5. Vernáculo intrafísico. 6. Termos de preciosismo literário. 7. Psicografotermos espíritas. 8. Terminologia esotérica.
          Estrangeirismologia: o aperçu lexical balzaquiano; a comunex sur l’hexagone; a residência Les Jardies de Honoré de Balzac; o midnight in day; o jardin des plantes extrafísico; o décor assistencial; a maison extrafísica; a ambiance convenable assistencial; o léxico aide mémoire intermissivo; a abordagem extrafísica tête a tête; o réveil paraprocedencial; o Retrocognitarium.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto às autorretrocognições do período intermissivo.
          Ortopensatologia: – “Comunex. A evocação da Comunex da autoparaprocedência, por parte da conscin, pode trazer a rememoração minuciosa do holopensene do parambiente préressomático”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal lexical; os vocábulos impregnados do holopensene de retroexperiências extrafísicas; a palavra intrafísica contendo holopensene de períodos intermissivos; o predomínio de energias benignas solapando a negatividade holopensênica da consciex assistida; a morfopensenidade assistencial técnica; os morfopensenes; a morfopensenidade; as paratelas morfopensênicas; os grafopensenes; a grafopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; a retilinearidade pensênica; a pensenidade assistencial extrafísica; os para-hologramas morfopensênicos.
          Fatologia: o léxico pangráfico balzaquiano; a parte extrafísica da narrativa da obra criptografada Cristo Espera por Ti; a polissemia; a intertextualidade; a metalinguagem; o valor assistencial das imagens; os jardins cognopolitanos; a linguagem imagística; a Prova da Imagística; a memória omnímoda; a tradução vocabular das diferentes consistências táteis; a expressão verbal das simetrias da Natureza; a verbação da parassensação policromática; a representação escrita do ambiente extrafísico acolhedor; as palavras especiais refletindo a suavidade da natureza cósmica; os perfumes suaves; a água límpida; as plantas vívidas, a relva macia; as cores translúcidas; as iluminações etéreas; os sons cósmicos; o ar fresco; os odores suaves; as sensações agradáveis; o lar acolhedor; o estilo de única ideia em cada linha; o modo balzaquiano de expressar o acolhimento extrafísico; a importância do modo de falar do amparador extrafísico; a descrição da câmara retrocognitiva propiciadora da autoimersão retromnemônica; a linguagem transmissora da sensação confortável de “estar em casa” no extrafísico; o imenso bem estar proporcionado pela leitura; a importância do léxico nos processos curativos sutis; os termos intrafísicos representando ideias multidimensionais; o jargão romântico do Século XIX; a terminologia da beleza assistencial; o glossário da estética benigna; a verbalização das fitoformas harmônicas extrafísicas; o vocabulário explicitando “ondas de florescências estelares”; o elucidário da “transcendente primavera”; a autorresponsabilidade evolutiva no continente europeu; a assistencialidade multilíngue; a Ciência Linguística do acolhimento; as cadeias lexicais de analogias; as aproximações verbais mentaissomáticas; os significantes; os significados; a expressividade assistencial especializada no acolhimento; a recuperação de cons; a cosmovisão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o período intermissivo; a bússola paraprocedencial; a terminologia extrafísica paraprocedencial na obra Cristo Espera por Ti; a linguagem de acolhimento na assistência extrafísica na comunex Jardim da Luz Perpétua; as palavras contextualizadoras de assistência na comunex Jardim da Luz Perpétua; o linguajar parapsíquico amplo, necessário ao vislumbre do parajardim esplêndido; a higidez mentalsomática na paracomunicação; a descrição hipersensível da autoparapercepção autoral favorecendo recuperação de cons magnos aos leitores; as palavras transmitindo olorizações atuantes sobre a memória; a “esfera de pensamentos visíveis”; as visitas à comunex; o megadicionário paracerebral dos coautores da obra Cristo Espera por Ti; a amizade multiexistencial entre os coautores potencializando a pangrafia da paraprocedência comum; a riqueza parapsíquica do vocabulário pangráfico; as projeções conscientes do parapsíquico durante a escrita do livro; os parassignificantes; os parassignificados; o aconchego botânico extrafísico; a potencialização energética proporcionada pela paraflora; a parassistência mergulhada em energias curativas; as parapercepções extrafísicas técnicas objetivando a profilaxia do fracasso; a sinalética energética e parapsíquica complexa; os termos holográficos descritores de paracenários; os múltiplos parassinais convergindo em sistemas de parassignificação coerentes; a paraconfluência imagística paracaptada simultaneamente em diversos níveis de cognição; as senhas extrafísicas; as paramensagens; os entrelinhamentos; a parapsicoteca; a paratecnologia da abordagem extrafísica; o parapsicodrama técnico; a parassepsia herbórea; o tratamento extrafísico de problemas psicossomáticos; o apoio tarístico extrafísico em alto nível; a abordagem extrafísica com palavras-bálsamo; o paraabraço linguístico curativo; os pararquivos holomenmônicos; os paracenários; as lembranças liquefeitas em energias na espiral do tempo; o paracervo seriexológico de palavras; as amizades extrafísicas evocadas por vocábulos; a “constelação de consciexes” reunindo-se e “multipartindo-se em luminárias de estrelas”; a parassistência verbal omnímoda; a Paraciência do paraacolhimento; a megaeuforização; a parassistencialidade consoante a harmonia cósmica.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo forma-conteúdo; o sinergismo paracognitivo; o sinergismo das ações assistenciais multidimensionais.
          Principiologia: o princípio da Conformática; o princípio da Lexicologia Diversa; o princípio da carga energética das retrossenhas; o princípio de o lugar extrafísico ser o estado da consciência.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de Ética Extrafísica.
          Teoriologia: a teoria das energias imanentes; a teoria da Paracerebrologia; a teoria da paraprocedência extrafísica.
          Tecnologia: a técnica da Lexicologia exposta; a técnica da holomemória verbal; a técnica da cosmossíntese dos estudos sobre o romance Cristo Espera por Ti; a técnica da associação de ideias; a técnica da verbação; a técnica da evocação consciente; a técnica da pangrafia; a técnica do confor; a técnica da consulta a 50 dicionários; a técnica do detalhismo; a técnica da abordagem extrafísica; as paramnemotécnicas.
         Voluntariologia: o voluntariado da Conscienciologia; o voluntariado da Holomemória da Conscienciologia; o paravoluntariado da comunex paraprocedencial.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Imagisticologia; o laboratório conscienciológico Holoteca; o laboratório conscienciológico Holociclo.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Extrafisicologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Parafenomenologia.
         Efeitologia: o efeito da longevidade útil das palavras; o efeito do cérebro dicionarizado no rapport com o assistido; o efeito cosmoético da paraabordagem realizada em local extrafísico adequado; o efeito acolhedor da botânica e parabotânica em conscins e consciexes; o efeito desassediador do ambientex natural parafitoterápico; o efeito da reurbex na Europa.
         Neossinapsologia: as neossinapses verbais; as neossinapses pluriparaperceptivas assistenciais; as neossinapses mapeadoras da sinalética extrafísica; as neossinapses conformatológicas.
         Ciclologia: o ciclo reminiscências sadias extrafísicas–alicerces intuitivos intrafísicos; o ciclo multiexistencial.
         Enumerologia: o ambientex verde; a clâmide verde; o salão verde; a casa verde; o dedo verde; as ervas verdes; os campos verdes. A paravisão; a paraudição; o paraolfato; o paratato; o parapaladar; a parapercepção; a paracognição.
         Binomiologia: o binômio palavra intrafísica–sentido extrafísico; o binômio voz calma–explicação clara; o binômio assistido psicossomático–amparador mentalsomático; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio sinonímico luz-energia; o binômio afetividade-assistencialidade.
         Interaciologia: a interação língua-linguagem; a interação palavras-imagens; a interação gostar-ficar; a interação maciez-acolhimento; a interação tenepes-paraprocedência; a interação conscin-consciex no revezamento grupal da tares escrita; a interação abordagem individual–abordagem grupocármica.
         Crescendologia: o crescendo língua intrafísica–conscienciês; o crescendo procedência-paraprocedência; o crescendo da autoconsciencialidade multidimensional; o crescendo da lucidez extrafísica sobre o Ciclo Multiexistencial Pessoal (CMP); o crescendo compaixão-tares; o crescendo energia no sen do pensene–energia no pen do pensene.
         Trinomiologia: o trinômio voz-fala-comunicação; o trinômio parapercepto-paraconceito-paragrafia; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio autorrelaxamento–acesso aos arquivos autorretromnemônicos–imersão rememorativa; o trinômio comunex baratrosférica–comunex intermediária–comunex evoluída; o trinômio paraabordagem afetiva–empatia–afinidade grupocármica; o trinômio paraolhos-paralágrimas-parapertúrbios.
         Polinomiologia: o polinômio acolhimento-rememoração-orientação-encaminhamento; o polinômio da paraabordagem assistencial rapport afetivo–evitação da fuga–evitação da contrarreação energética–afastamento de pseudoamparadores; o polinômio dessoma–intermissão em comunex assistencial–tares–parapsicodrama holomnemônico–reciclagem extrafísica–ressoma.
         Antagonismologia: o antagonismo Jardim da Luz Perpétua / paraíso imaginário; o antagonismo céu religioso / comunex assistencial; o antagonismo tarefa da consolação / atuação ressomatológica dos evoluciólogos.
         Paradoxologia: o paradoxo de o parapsiquismo poder atualizar o sentido dos arcaísmos; o paradoxo de a escrita pangráfica, aparentemente psicossomática, proporcionar entendimento mentalsomático avançado; o paradoxo de o estudo de termos antigos propiciar avanço neuroléxico autevolutivo.
         Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a cosmocracia; a democracia; a meritocracia; a parapsicocracia.
         Legislogia: as leis gramaticais; as paraleis cósmicas incidindo sobre as comunexes.
          Filiologia: a lexicofilia; a imagisticofilia; a fitofilia; a assistenciofilia; a parapsicofilia; a intermissiofilia; a parapercepciofilia.
          Fobiologia: a tanatofobia; a parapsicofobia; a intermissiofobia; a dendrofobia; a francofobia; a extraterrestreofobia; a projeciofobia; a mnemofobia.
          Maniologia: a superação da mania de ignorar o léxico.
          Mitologia: a queda dos mitos religiosos da extrafisicalidade por meio das autopesquisas.
          Holotecologia: a lexicoteca; a linguisticoteca; a projecioteca; sinaleticoteca; a parapsicoteca; a intermissioteca; a polimatoteca.
          Interdisciplinologia: a Intermissiologia; a Polimaticologia; a Parabotânica; a Heurística, a Conformaticologia; a Harmoniologia; a Parassemiologia; a Imagísticologia; a Polineurolexicologia; a Cosmovisiologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o escritor parapsíquico Honoré de Balzac; a paraidentidade intermissiva Zéfiro; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o parescritor; o leitor intermissivista; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a Serenona Monja; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a parescritora; a leitora intermissivista; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens pangraphicus; o Homo sapiens paracerebralis; o Homo sapiens perceptus; o Homo sapiens paraperceptus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens sensitivus; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens projectius.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: léxico pangráfico balzaquiano lido = as palavras do livro Cristo Espera por Ti, decifradas pelo leitor da obra; léxico pangráfico balzaquiano estudado = as palavras do livro Cristo Espera por Ti, entendidas, decodificadas multidimensionalmente e registradas pelo leitor parapsíquico da obra.
          Culturologia: a cultura lexicológica; a cultura das parapercepções paraprocedenciais; a cultura das parapercepções retrocognitivas.
         Terminologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética 45 termos relacionados na obra Cristo Espera por Ti e a respectiva significação denotativa:
         01. Ádito: recanto secreto; reservado; mistério; segredo.
         02. Aguilhão: fator estimulante; excitador; acicate; incentivo.
         03. Alfombrado: coberto de tapete espesso e muito macio, de cores e figuras diversas; extensão de relva; verdura e flores as quais recobrem o chão.
         04. Aljofares: pérolas menos finas, muito miúdas e irregulares; gotas de água com aspecto de pérola; gotas de orvalho.
         05. Alvadias: brancas; esbranquiçadas.
         06. Amerceia-te: compadece-te; apieda-te.
         07. Antifaz: anteface; véu.
         08. Arminhos: coisas muito macias, fofas.
         09. Baixios: bancos de areia.
         10. Bátegas: bacias metálicas de olores; cheiros.
         11. Ceitil: quantia insignificante.
         12. Cinamono: árvore ou arbusto aromático da família das lauráceas, nativa da Ásia.
         13. Cintilantes: emissores de raios luminosos em tempos muito curtos.
         14. Clâmide: manto preso por broche ao pescoço ou aos ombros na Grécia Antiga.
         15. Desabrolhar: germinar; vicejar; desenvolver-se.
         16. Eflúvios: emanações imperceptíveis, exaladas de fluido; emissões sutis de energia ou matéria.
         17. Eminências: elevados; altos; sombranceiros; proeminentes.
         18. Encanecidos: envelhecidos.
         19. Escumilha: tecido muito fino e transparente de lã ou seda, outrora usado em mantos de cavaleiros.
         20. Estriga: meada de linho atado colocada cada vez na roca para fiar; madeixa de cabelos ou cabel muito branco.
         21. Eterizado: sob ação do éter; anestesiado; disperso; evaporado.
         22. Fanar: fazer amputações; cortar.
         23. Fosforescentes: brilhantes na escuridão.
         24. Gleba: terreno próprio para cultivo.
         25. Imo: muito íntimo; muito profundo; interno; recôndito.
         26. Irisado: colorido com as cores, as nuanças do arco íris; matizado.
         27. Jalne: cor do amarelo ouro.
         28. Luminar: sábio iluminado; iluminador.
         29. Manancial: nascente; olho d’água.
         30. Miríficas: maravilhosas; extraordinárias; magníficas.
         31. Nardo: planta da família das gramíneas nativa da Europa e oeste da Ásia.
         32. Olente: cheiroso; odorante; oloroso.
         33. Peplos: variedades de túnica feminina de tecido fino, sem mangas, presa ao ombro, usada na antiga Grécia.
         34. Pérgolas: espécie de galerias cobertas de barrotes espacejados assentados em pilares guarnecida de trepadeiras; balcões; sacadas; galerias exteriores.
         35. Pervagar: percorrer em muitas ou diversas direções; cruzar.
         36. Pirogravado: gravado com ponta incandescente.
         37. Quadrelas: porções ou extensões de muro, parede, fachada, geralmente compreendidas entre dois elementos de referência como pilastras e patamares; lanço.
         38. Rescendente: exalante; fragrante; recendente; aromático.
         39. Revérberos: intensas luminosidades; claridades; brilhos; esplendores; resplandescências.
         40. Rocio: condensação do vapor; orvalho.
         41. Romagem: caminho percorrido no correr dos tempos.
         42. Súmula: resumo; sinopse; condensação.
            43. Turibular: queimar incenso em honra de algo ou alguém; incensar.
            44. Venábulos: tipo de dardos ou lanças de arremesso.
            45. Vergasta: chicote; chibata.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o léxico pangráfico balzaquiano, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abordagem extrafísica: Extrafisicologia; Neutro.
            02. Acolhimento assistencial extrafísico: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
            03. Aconchego botânico: Intrafisicologia; Homeostático.
            04. Exemplário perfilológico balzaquiano: Conscienciometrologia; Neutro.
            05. Intermissão: Intermissiologia; Neutro.
            06. Lexicofilia: Mentalsomatologia; Neutro.
            07. Lexicografia: Lexicologia; Neutro.
            08. Palavra: Comunicologia; Neutro.
            09. Parantecedência: Holobiografologia; Neutro.
            10. Parapercepto: Parapercepciologia; Neutro.
            11. Paraprocedência: Extrafisicologia; Neutro.
            12. Pararrealidade: Extrafisicologia; Neutro.
            13. Paravínculo: Psicossomatologia; Homeostático.
            14. Reserva de leitura: Autocogniciologia; Neutro.
            15. Thesaurus cerebral: Polineurolexicologia; Homeostático.
   O LÉXICO PANGRÁFICO BALZAQUIANO AJUDA NA EVOCAÇÃO TÉCNICA DA COMUNEX JARDIM DA LUZ PERPÉTUA, EXEMPLIFICANDO O PARAACOLHIMENTO INTERASSISTENCIAL E A PARAABORDAGEM NA PARAPSICOTECA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já leu a obra Cristo Espera por Ti? Pesquisou no dicionário as palavras desconhecidas? Já experimentou os benefícios evolutivos resultantes dessa pesquisa?
            Bibliografia Específica:
            1. Junqueira, Lília; Balzac para Sociólogos: Utopia e Disposições Sociais no Século XIX; rev. Camila Dias Manoel; 167 p.; 5 seções; 18 caps.; 6 enus.; 2 esq.; 1 microbiografia; 1 website; 121 refs.; 21 x 15 cm; br.; Appris; Curitiba, PR; 2017; páginas 71 a 106.
            2. Ramos Filho, Osmar; Cristo Espera por Ti – Edição Crítica e Comentada por Osmar Ramos Filho; Romance do Espírito de Honoré de Balzac; psicografado por Waldo Vieira; revisores Eduardo Ferreira; Erotides Louly & Waldson Dias; 370p.; 4 seções; 76 caps.; 9 cronologias; 1 E-mail; 1 enu.; 1 ilus.; 56 siglas; 5 websites; 404 notas; 56 refs.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 06 a 29 e 332 a 342.
            3. Idem; O Avesso de um Balzac Contemporâneo: Arqueologia de um Pasticho; 594 p.; 16; caps.; 101 abrevs.; 1 cronologia; 90 refs.; alf.; 23 x 16 x 3 cm; enc.; Publicações Lachâtre; Niterói, RJ; 1995; páginas 34 a 78.
            4. Teles, Mabel; Zéfiro: A Paraidentidade Intermissiva de Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; et al; 240 p.; 3 seções; 14 caps.; 113 citações; 22 E-mails; 32 enus.; 37 fotos; 1 linha do tempo; 1 minicurrículo; 2 tabs.; 20 websites; glos. 210 termos; 45 refs.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 111 a 116.
            5. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 181 a 183, e 226 a 229.
           6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 379.
                                                                                                                   L. J.