Exemplário Perfilológico Balzaquiano

O exemplário perfilológico balzaquiano é a Elencologia da obra pangráfica Cristo Espera por Ti (1965), cujo enredo, transmitido por Honoré de Balzac (1799–1850), reúne experiências seriexológicas grupais vivenciadas principalmente no Século XIX, podendo ser utilizado ao modo de recurso para a análise e autanálise de condutas e traços conscienciais.

Você, leitor ou leitora, conhece o enredo da obra pangráfica Cristo Espera por Ti? Já questionou quais aprendizados evolutivos pode obter por meio do estudo, observação e confrontação entre as condutas pessoais e as dos personagens balzaquianos?

      EXEMPLÁRIO PERFILOLÓGICO BALZAQUIANO
                               (CONSCIENCIOMETROLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O exemplário perfilológico balzaquiano é a Elencologia da obra pangráfica Cristo Espera por Ti (1965), cujo enredo, transmitido por Honoré de Balzac (1799–1850), reúne experiências seriexológicas grupais vivenciadas principalmente no Século XIX, podendo ser utilizado ao modo de recurso para a análise e autanálise de condutas e traços conscienciais.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra exemplo vem do idioma Latim, exemplum, “cópia; imitação; reprodução; exemplar; traslado”. Surgiu no Século XIV. O sufixo ario deriva também do idioma Latim, arium, “lugar; local; receptáculo”. O termo perfil vem do idioma Espanhol, perfil, “perfil; adorno sutil e delicado”, provavelmente por imitação do idioma Italiano, profilo, “perfil; contorno; traço”, de profilare, “perfilar; delinear; esboçar”. Apareceu no Século XV. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. A palavra balzaquiano é antroponímia referente ou pertencente ao escritor francês Honoré de Balzac ou à obra. Surgiu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Rol de personagens balzaquiano. 2. Elenco perfilológico balzaquiano.
          Neologia. As 3 expressões compostas exemplário perfilológico balzaquiano, exemplário perfilológico balzaquiano intrafísico e exemplário perfilológico balzaquiano extrafísico são neologismos técnicos da Conscienciometrologia.
          Antonimologia: 1. Exemplário perfilológico ficcional. 2. Exemplário perfilológico imaginário. 3. Exemplário de personagens irreal.
          Estrangeirismologia: a metáfora conscienciológica grupal encriptada no casting do romance histórico Cristo Espera por Ti; a expérience interpares; a análise grupocarmológica a posteriori; a evitação da imitation patológica; a conscin top de linha; o exempli gratia; os exempla trahunt; o Retrocognitarium coletivo; o Pangrapharium; o métier de evoluciólogo.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da conduta pessoal.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Verossimilhança, não: realidade. Erro: nova ressaca. Acertos diminuem erros. Exemplos fazem pensar.
          Citaciologia: – Que adianta apenas historiarmos outra vez os costumes, se o Homem espiritualmente em quase nada se modificou? (Honoré de Balzac).
          Proverbiologia: – Non novum sed nove (Não o novo mas de novo).
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Autexemplificação. Conscin leitora, observe bem o que faz como exemplo: você é consciência única, original, sem cópia, contudo, imitável, o tempo todo, em qualquer holopensene”.
          2. “Autexemplos. Os autexemplos evolutivos nobilitantes funcionam mais, na convivialidade, pelos hábitos pessoais cotidianos e não por ações excepcionais”.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Conscienciometrologia; o holopensene pessoal perquiridor; o ato profilático de pensenizar sobre a atitude e não da consciência em si; os ortopensenes; a ortopensenidade; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; o holopensene atrator promovendo reencontros seculares; os seriexopensenes; a seriexopensenidade; o holopensene das reconciliações libertadoras; o rastro holopensênico ressoando nas ações da próxima existência; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a pesquisa da imitação cosmoética; a pesquisa dos antecedentes; os atos precedentes; o exame dos precedentes; a possibilidade de a profissão proexológica poder diminuir os débitos do passado; o pagamento pelo silêncio; o recebimento pelo silêncio; o fato exemplificador; a cobrança da fatura; o repertório de traços conscienciais; a labilidade emocional; a falta de reflexão dos repositórios mnemônicos influenciando as decisões; a aglomeração de multidões em datas festivas; as sincronicidades; as desavenças cultivadas; o equívoco de determinadas pessoas precisarem de embriaguês para a diversão; as ações de baixa lucidez inebriadas pelo teor alcóolico; as atitudes impensadas; as consequências das ações pessoais; o ato de não se deixar levar pela insanidade da massa impensante; o ato de averiguar a qualidade das ações pessoais; a índole consciencial construindo o mérito evolutivo; as renúncias cosmoéticas; a autorresponsabilidade lúcida quanto ao resultado dos próprios atos repercutir nas vidas futuras; a neorressoma; o ato de modificar o roteiro da existência; o fortalecimento da capacidade de não errar; o dever de reparação; o penhor de gratidão; o registro no Livro de Credores Grupocármicos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os bastidores intrafísicos levando a retrocognições; o paratraço benfeitor personalíssimo do assistente identificado pelos assistidos; a pararrecepção; a construção da paraidentidade extra; a assistência extrafísica a partir do aglomerado de conscins; a labilidade parapsíquica emocional; o período pré-ressomático; a parapsicoteca da comunex Jardins da Luz Perpétua; os exemplos múltiplos nos arquivos da parapsicoteca; a paracompreensão; os reencontros na parapsicoteca preparatórios para neorressoma; o temperamento da consciex revelado a partir da memória de outrem; o paraimpacto inicial com a realidade seriexológica; a ignorância profilática consciencial frente aos registros multisseculares; o parafato de a consciência trazer na holomemória todos os arquivos do pensamento; a engenharia extrafísica realizada pelas consciexes avançadas empenhadas em aglutinar grupo patológico para assistência; a repetição e a alternância de papéis no elenco da seriéxis pessoal; a orientação de benfeitora extrafísica aos atos de recomposição grupocármica; a pararreparação; a paranálise dos repositórios mnemônicos decidindo a neoproéxis; o paradever; a paralucidez da consciência quanto aos comprometimentos reconciliatórios e neodirecionadores de proéxis vida após vida.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da racionalidade; o sinergismo da determinação inabalável; o sinergismo da leitura acalentadora; o sinergismo entre momentos evolutivos individuais.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença (PD); o princípio do não acumpliciamento com o erro identificado; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da convivialidade evolutiva; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da atração dos afins; o princípio de todo encontro consciencial ser reencontro.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado.
          Teoriologia: a teoria do dever; a teoria da dessomática assemelhada em diferentes vidas; a teoria da compreensão da dessoma; a teoria do momento de virada evolutivo; a teoria do mérito evolutivo.
          Tecnologia: a técnica holomnemônica da parapsicoteca; a técnica profilática da autanálise do rastro mnemônico na vida atual; a técnica da pangrafia; a técnica interassistencial do “nenhum a menos”.
          Voluntariologia: o voluntário teático da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito ricochete; o efeito do entender a situação; o efeito das emoções nas ações; o efeito dos sentimentos nas ações; o efeito das afinidades reatualizadas.
          Neossinapsologia: as leituras fermentando neossinapses; as neossinapses a partir das leituras e estudo da obra pangráfica Cristo Espera por Ti; as neossinapses a partir da revisão autobiográfica.
          Ciclologia: o ciclo patológico das ruminações mentais; o ciclo de recordações; o ciclo de releituras da própria existência; o ciclo amizades extrafísicas–amizades intrafísicas; o ciclo ressomas-dessomas.
          Enumerologia: o passado comum; a autexemplificação; a comemoração humana; a inseparabilidade grupocármica; a pangrafia grupocármica; a parapsicoteca autoparaprocedencial; a Parelencologia interassistencial.
          Binomiologia: o binômio patológico acobertamento-acumpliciamento; o binômio obnubilação–rendição afetiva; o binômio temperamento–enredo histórico; o binômio patológico roubo de dinheiro público–interprisão grupal; o binômio admiração-discordância; o binômio benefícios-custos; o binômio recebimento-retribuição; o binômio atividade–saldo de recomposições.
          Interaciologia: a interação Temperamentologia-Seriexologia; a interação passado-presente; a interação parte-todo; a interação livro-leitor-parambiente; a interação da contradança evolutiva; a interação amparador-amparando; a interação das ressomas planejadas; a interação mimo afetivo–mimo energético.
          Crescendologia: o crescendo crise-crescimento; o crescendo monovisão-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-conveniência-perdão; o trinômio grupalidade-planificação-sincronismo; o trinômio enredo histórico–autespelhamento–prevenção do fragor.
          Polinomiologia: o polinômio drama de outras vidas–remorso–culpa–prudência–reparação; a captação pangráfica do polinômio fatos-cenas-formas-objetos-eventos-autovivências; o polinômio conhecer o passado–compreender o passado–liberar o passado–seguir em frente.
          Antagonismologia: o antagonismo inexistência de privilégios evolutivos / existência de méritos evolutivos; o antagonismo parelencologia patológica / parelencologia assistencial; o antagonismo erros de outrem / erros pessoais; o antagonismo intenção da informação contaminada / importância da informação não contaminada; o antagonismo daqui a pouco / fazer agora; o antagonismo ignorar / conhecer; o antagonismo esquecer / recordar.
          Paradoxologia: o paradoxo de a consciência rememorar a própria existência pretérita pela memória de outrem; o paradoxo da holobiografia desconhecida pela própria consciência e conhecida por outras em determinado momento evolutivo.
          Politicologia: a democracia; a assistenciocracia; a evoluciocracia; a meritocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei da impermanência; a lei do devenir; a lei do dever; a lei do retorno; a lei do esforço evolutivo na manutenção da autocoerência cosmoética.
          Filiologia: a cosmoeticofilia; a evoluciofilia; a teaticofilia; a coerenciofilia; a reciclofilia; a proexofilia; a seriexofilia.
          Fobiologia: a recexofobia; a recinofobia; a retrocogniciofobia; a neofobia; a historiofobia; a autopesquisofobia; a mnemofobia; o combate ao medo dos autodesafios intermissivos.
          Sindromologia: a superação da síndrome do egocentrismo.
          Maniologia: a mania de não observar os exemplos.
          Mitologia: a superação do mito do passado morto; a anulação do mito da irregenerabilidade consciencial.
          Holotecologia: a historioteca; a fatoteca; a pesquisoteca; a analiticoteca; a pensenoteca; a somatoteca; a dessomatoteca; a parapsicoteca; a grupocarmoteca; a experimentoteca; a metodoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Conscienciometrologia; a Paratecnologia; a Paracronologia; a Para-Historiologia; a Holomemoriologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Reencontrologia; a Identificaciologia; a Recexologia; a Recomposiciologia; a Acertologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: o exemplário perfilológico balzaquiano; o elenco e o parelenco do romance pangráfico Cristo Espera Por Ti; a consciex anônima; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista; a conscin poliédrica; a consciex; o aglomerado de consciências.
          Masculinologia: o escritor francês Honoré de Balzac; o exemplarista; o balzaquista; o pangrafista; o bastidorólogo; o cosmoeticista; o teleguiado; o homeostaticista; o paraprofilaxista; o paraimpactoterapeuta; o parapatologista; o parapsiquista; o historiador; o para-historiador; o historiógrafo; o para-historiógrafo; o parassociólogo; o extrafisicologista; o paracronologista; o holobiógrafo; o holomemorialista; o evoluciólogo; o projeciólogo; o pensenologista; o bebê; o assistenciólogo; o ofiexista; o tenepessista; o intrafisicologista; o interprisiologista; o invexologista; o trafarologista; o traforologista; o conviviólogo; o intermissiólogo; o acoplamentista; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o proexologista; o recexologista; o leitor; o tradutor; o poliglota; o pesquisador; o teaticologista; o verbetólogo; o verbetógrafo; o tertuliano; o teletertuliano; o escritor parapsíquico; o escritor pangrafista; o homem de ação.
          Femininologia: a Serenona Monja; a exemplarista; a balzaquista; a pangrafista; a bastidoróloga; a cosmoeticista; a teleguiada; o homeostaticista; a paraprofilaxista; a paraimpactoterapeuta; a parapatologista; a parapsiquista; a historiadora; a para-historiadora; a historiógrafa; a para-historiógrafa; a parassocióloga; a extrafisicologista; a paracronologista; a holobiógrafa; a holomemorialista; a evolucióloga; a projecióloga; a pensenologista; a bebê; a assistencióloga; a ofiexista; a tenepessista; a intrafisicologista; a interprisiologista; a invexologista; a trafarologista; a traforologista; a convivióloga; a intermissióloga; a acoplamentista; a completista; a comunicologa; a consciencióloga; a conscienciômetra; a proexologista; a recexologista; a leitora; a tradutora; a poliglota; a pesquisadora; a teaticologista; a verbetóloga; a verbetógrafa; a tertuliana; a teletertuliana; a escritora parapsíquica; a escritora pangrafista; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens pangraphicus; o Homo sapiens historiographus; o Homo sapiens historiator; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: exemplário perfilológico balzaquiano intrafísico = os personagens conscins envolvidos no elenco pangráfico Cristo Espera por Ti; exemplário perfilológico balzaquiano extrafísico = os personagens consciexes envolvidos no elenco pangráfico Cristo Espera por Ti.
          Culturologia: a cultura da Reurbanologia; a cultura da Seriexologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura de aprender com o erro alheio; a cultura da libertação grupocármica; a cultura da profilaxia do fracasso.
          Historiologia. Segundo a Holocarmologia, a História não se repete, os fatos sim, em função de a consciência incorrer nos mesmos erros.
          Leiturologia. Frente à Contextologia, a conscin leitora estudiosa pode observar o papel desempenhado pelos evoluciólogos, pois o livro Cristo Espera por Ti proporciona a visão de conjunto sobre os acontecimentos no palco, na plateia e nos bastidores tanto na dimenin quanto na dimenex.
          Sobrepairamentologia. Sob a ótica da Compreensiologia, a leiturometria da obra permite ao leitor acompanhar, com sobrepairamento e cosmovisão, as repercussões dos acontecimentos e das ações dos personagens. Evoluciólogos analisam paracontextos.
          Reciclologia. À luz da reciclogenia, a análise do elenco do ponto de vista multidimensional, inevitavelmente, faz a conscin leitora comparar o modo de ser e as repercussões das ações de cada personagem entre eles, quanto analisar em si própria, as semelhanças e diferenças identificadas com cada ator balzaquiano da obra Cristo Espera por Ti.
          Tabelologia. Eis, listados em ordem alfabética, por exemplo, 16 personagens do romance Cristo Espera por Ti com os respectivos papéis desempenhados e aspectos de traços conscienciais, para análise pesquisística da conscin, homem ou mulher:
                 Tabela – Traços Conscienciais dos Personagens Balzaquianos
   Nos            Personagem                      Trafar                     Trafor
          Aline: atendente na clíGratidão; lealdade; mo01.    nica do médico obstetra       Submissão
                                                                   déstia
          Florian Barrasquié
          Bigorre (?–1825): autoCobiça; desleixo;
   02.    denominado tapeceiro;                                    Observação
                                        hipocrisia; manipulação
          marido de Margot
          Carla Sebastianini
                                        Labilidade parapsíquica
          (?–1805): napolitana;                                    Decisão; elegância;
   03.                                  emocional; persuasão;
          vidente; amante de Florian                               graciosidade
                                        sedução
          Barrasquié
          Charlotte (1899–1928):
          consciex; personalidade
          consecutiva de Carla SeFrustração; ruminação
   04.    bastianini e Rosselane;                                  Mérito evolutivo
                                        mental; tristeza
          futuro filho de Florian
          Barrasquié em próxima
          existência
          Constance (Le sourire de
                                                                   Brandura; delicadeza;
          bonté): jovem parapsí05.                                  Paixão                     generosidade; parapsiquica; filha de Madame
                                                                   quismo; tranquilidade
          Lajarrige e Conrad
          Florian Barrasquié
          (?–1827): carcassonnense;
          médico obstetra; marido
                                        Infidelidade; preconcei-   Abnegação; bom humor;
          de Monique; pai de Renet
   06.                                  to; preocupação excessi-   elegância; otimismo;
          e amante de Carla Sebastiva com autoimagem          sobriedade
          anini; futuro pai de Charlotte em próxima existência
          Jules (1775–1800):
                                                                   Autoconfiança; bom
          parisiense; violinista; ircaráter; pacificidade;
   07.    mão de Monique; vítima        Sedentarismo
                                                                   responsabilidade; siminocente; ex-assaltante de
                                                                   patia
          impostos (1500)
          Madame de Brézé: viú08.    va, única irmã viva de        Intimidação                Encanto
          Florian Barrasquié
          Madame Lajarrige (Coralie Massat): provável
          moréxis; mãe de Constan-                                 Despojamento;
   09.    ce Lajarrige e viúva do       Fragilidade somática       paciência; reciclofilia;
          militar Conrad, coleciona-                               simpatia
          dor de obras raras (?–1823)
   Nos           Personagem                        Trafar                         Trafor
         Marcel de Lapouyolade
         (1760–1800): padre; ex-                                       Bondade; docilidade;
   10.                                  Aflição; culpa
         -assaltante de impostos                                       liderança
         (1500)
         Margot (Margalide):
         camareira de Carla
   11.                                  Ambição; mercenarismo          Observação
         Sebastianini e mãe de
         Rossellane
         Monique Barrasquié:
         parisiense; irmã de Jules;     Ciúme; infantilidade;          Abnegação; afetuosi12.   esposa de Florian Barras-      perturbação; ruminação         dade; dedicação; sincequié e mãe de Renet            mental                         ridade
         Barrasquié
         Narcise Fondanaiche:
         ex-furriel de infantaria
   13.                                  Perturbação                    Modéstia
         e jardineiro na casa
         paroquial
                                                                       Afetuosidade; discrição;
         Palome: camareira da
   14.                                  Aflição                        agilidade; vigilância;
         família Barrasquié
                                                                       presteza
         Renet Barrasquié (1805–?): vinhateiro; filho de
                                        Preconceito; superstição;      Empreendedorismo;
   15.   Florian e Monique
                                        timidez                        franqueza; ternura
         Barrasquié; personalidade
         consecutiva de Jules
         Rossellane (1807–1827):
                                        Arrogância; extorsão;
         filha de Margot e Bigorre;                                    Desinibição; determi16.                                  labilidade emocional;
         personalidade consecutiva                                     nação
                                        sarcasmo
         de Carla Sebastianini
         Amparologia. No contexto da Assistenciologia, entre os personagens extrafísicos, destacam-se os 3 listados na ordem alfabética, com os respectivos papéis desempenhados e perfis pessoais:
         1. Bílnia.
         Personagem: consciex amparadora; benfeitora e ligada à família de Florian Barrasquié há longa data.
         Perfil: assistencial; meigo; terno; orientador profilático.
         2. St. Louis de France (ex-rei Luís IX de França, 1214–1270).
         Personagem: amparador extrafísico de Constance.
         Perfil: assistencial.
         3. Zéfiro.
         Personagem: amparador extrafísico; recepcionista de Charlotte na parapsicoteca da comunex Jardim da Luz Perpétua.
         Perfil: assistencial; compassivo; franco; inteligente; orientador tarístico; pacífico.
         Gruporrevezamentologia. Concernente à Profilaxiologia, o revezamento grupal pode proporcionar a limpeza dos rastros do passado na aplicação da antipodia às ações patológicas. As ressomas conjuntas visam a profilaxia das atitudes e comportamentos nosográficos.
         Biocronologia. Sob os critérios da Confluenciologia, eis, por exemplo, listadas em ordem cronológica 4 ocorrências com as respectivas datas, relevantes para a pesquisa da conscin interessada nas análises do ciclo evolutivo, das reciclagens e das interrelações conscienciais:
         1. Assalto (1500): a dessoma da dupla de assaltantes de coletores de impostos, no mesmo dia.
         2. Linchamento (12.04.1800): a dessoma de Padre Marcel por acidente, o qual provocou o linchamento e dessoma de Jules.
         3. Ressomas e dessoma (11.11.1805): a ressoma de Renet Barrasquié e da bebê de Carla Sebastianini e Florian Barrasquié, com a dessoma da mãe no pós-parto.
         4. Dessomas (12.1827): a dessoma de Florian e Rosselane, no mesmo dia.
         Ressomatologia. Perante a Seriexologia, eis, por exemplo, 2 personagens com histórico de personalidade consecutiva mencionado explicitamente no enredo, enumerados pela multiplicidade de vidas no romance:
         1. Tríplice: Carla Sebastianini, Rossellane e Charlotte.
         2. Dúplice: Jules e Renet.
         Grupocarmologia. Sob o enfoque da Analiticologia, o estudo minucioso do enredo pangráfico leva a conscin pesquisadora a fazer ilações e começar a compreender o múltiplo funcionamento do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial nas recomposições e libertações grupocármicas.
         Perdonologia. Concernente à Autocurologia, o ato de não perdoar, além do gasto patológico de energias, leva a ruminações circulares sobre o passado, arrastando, por séculos, as desavenças interpessoais. Ruminações prendem consciências. O perdão liberta.
         Proexologia. Sob os critérios da Intermissiologia, os Cursos Intermissivos (CIs) e a planificação da proéxis preparam e oferecem possibilidades de a consciência promover reconciliações em situações as mais diversas.
         Atilamentologia. Segundo a Acertologia, a consciência atilada observa e aprende com o erro alheio. Busca identificar, por exemplo, equívocos e comportamentos semelhantes aos dos personagens balzaquianos providenciando a profilaxia do fracasso na proéxis pessoal. Conhecer é fundamental para evitar o exemplo negativo.
         Equivocologia. Consoante a Parapercepciologia, a inabilidade parapsíquica e / ou aplicação ingênua da paraperceptibilidade facilita a influência de consciexes sobre a conscin com baixo discernimento. Conforme demonstrado no romance Cristo Espera por Ti, tal condição pode favorecer os erros pessoais pela ignorância parapsíquica quanto às interrelações e comprometimentos multiexistenciais.
         Intrafisicologia. Dentro do universo da Parapsiquismologia, a inapetência pelo desenvolvimento parapsíquico torna lenta a evolução, pois a conscin fica centrada apenas na dimensão somática preponderando o trinômio nova aurora–novo porvir–mesma realidade.
         Multidimensiologia. Atinente à Evoluciologia, a autocompreensão sobre a responsabilidade e repercussão dos próprios atos, tende a acelerar a evolução pessoal e grupal pelo entendimento do contexto multiexistencial e multidimensional, passando a prevalecer o trinômio nova aurora–novo porvir–nova realidade.
         Interferenciologia. Perante a Paradireitologia, a observação sobre a atuação de cada consciência, somada ao exame das interferências multidimensionais, pode levar à compreensão das escolhas e atitudes, buscando a profilaxia na aplicação da técnica do atacadismo consciencial.
         Atacadismologia. Segundo a Autexperimentologia, a técnica do atacadismo consciencial favorece a própria consciência levar de eito a análise entre erros e acertos pessoais buscando a libertação grupocármica cosmoética.


                                                       VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o exemplário perfilológico balzaquiano, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.
             02. Autoparelencologia interassistencial: Parelencologia; Homeostático.
             03. Carcassonne balzaquiana: Paracronologia; Neutro.
             04. Comemoração humana: Parassociologia; Neutro.
             05. Contradança evolutiva: Seriexologia; Neutro.
             06. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
             07. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
             08. Pangrafia grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
             09. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
             10. Parapsicoteca autoparaprocedencial: Autoparaprocedenciologia; Homeostático.
             11. Parassociologia: Holorressomatologia; Homeostático.
             12. Passado comum: Conviviologia; Neutro.
             13. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
             14. Reencontro de destino: Reencontrologia; Homeostático.
             15. Teatro conscienciográfico: Evocaciologia; Homeostático.
 O EXEMPLÁRIO PERFILOLÓGICO BALZAQUIANO FACULTA
    À CONSCIÊNCIA ANALISAR ATOS, COMPORTAMENTOS,
   FATOS, PARAFATOS, MÉRITOS PESSOAIS E COLETIVOS
 A FIM DE RETIFICAR ERROS E MAXIMIZAR AUTACERTOS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, conhece o enredo da obra pangráfica Cristo Espera por Ti? Já questionou quais aprendizados evolutivos pode obter por meio do estudo, observação e confrontação entre as condutas pessoais e as dos personagens balzaquianos?
             Bibliografia Específica:
             1. Junqueira, Lília; Balzac para Sociólogos: Utopia e Disposições Sociais no Século XIX; rev. Camila Dias Manoel; 167 p.; 5 seções; 18 caps.; 6 enus.; 2 esq.; 1 microbiografia; 1 website; 121 refs.; 21 x 15 cm; br.; Appris; Curitiba, PR; 2017; páginas 145 a 156.
             2. Ramos Filho, Osmar; Cristo Espera por ti – Edição Crítica e Comentada por Osmar Ramos Filhos; Romance do Espírito de Honoré de Balzac; psicografado por Waldo Vieira; revisores Eduardo Ferreira; Erotides Louly & Waldson Dias; 370p.; 4 seções; 76 caps.; 9 cronologias; 1 E-mail; 1 enu.; 1 ilus.; 56 siglas; 5 website; 404 notas comentadas; 56 refs.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 19 a 368.
             3. Idem; O Avesso de um Balzac Contemporâneo: Arqueologia de um Pasticho; 594 p.; 16; caps.; 101 abrevs.; 1 cronologia; 90 refs.; alf.; 23 x 16 x 3 cm; enc.; Publicaçõess Lachâtre; Niterói, RJ; 1995; páginas 9 a 594.
             4. Teles, Mabel; Zéfiro: A Paraidentidade Intermissiva de Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; et al.; 240 p.; 3 seções; 14 caps.; 113 citações; 22 E-mails; 32 enus.; 37 fotos; 1 linha do tempo; 1 minicurrículo; 2 tabs.; 20 websites; glos. 210 termos; 45 refs.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 17 a 33, 111 a 116 e 145 a 158.
             5. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 441 e 442.
             6. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 35, 80, 96 e 97, 101 e 102, 106, 146 e 174.
             7. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 95 a 103.
           8. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 158 e 159.
                                                                                                                  N. M.