O lar temporário ao pré-humano é a morada transitória de acolhimento assistencial oferecida pela conscin, homem ou mulher, a fim de suprir as necessidades imediatas do animal até o eventual encaminhamento para adoção responsável.
Como encara você, leitor ou leitora, a possibilidade de acolhimento provisório aos pré-humanos abandonados? Está disponível para a assistência incondicional?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 LAR TEMPORÁRIO AO PRÉ-HUMANO (ACOLHIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. O lar temporário ao pré-humano é a morada transitória de acolhimento assistencial oferecida pela conscin, homem ou mulher, a fim de suprir as necessidades imediatas do animal até o eventual encaminhamento para adoção responsável. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo lar vem do idioma Latim, lar, “deus protetor da casa; domicílio; lareira”. Surgiu no Século XV. O termo temporário procede do idioma Latim Imperial, temporarius, “temporário; inconstante; variável”. Apareceu no Século XVI. O prefixo pré deriva também do idioma Latim, prae, “anterioridade; antecipação; adiantamento; superioridade comparativa”. A palavra humano provém do mesmo idioma Latim, humanus, “próprio do homem; amável; benigno; bondoso; civilizado; erudito; instruído nas humanidades”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Moradia eventual ao pré-humano. 2. Casa temporária ao princípio consciencial. 3. Habitação provisória ao pré-humano. Neologia. As 3 expressões compostas lar temporário ao pré-humano, lar temporário imediato ao pré-humano e lar temporário mediato ao pré-humano são neologismos técnicos da Acolhimentologia. Antonimologia: 1. Abrigo permanente ao pré-humano. 2. Abrigo definitivo ao princípio consciencial. 3. Lar estável ao pré-humano. Estrangeirismologia: o uso do facebook para encontrar animais perdidos; a população de street dogs and cats; a conscin large abrigando o pet; o timing da assistência; o upgrade na interassistência aos pré-humanos; os atendimentos nos pet shops; os serviços prestados pelo pet sitter; os cat sitters; os benefícios de contratação do dog walker; o personal trainer canino; a atividade Dog Yoga (Doga) para cães. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistência aos pré-humanos. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Encaminhemos pré-humanos abandonados. Todo abandono compromete. Abandono, não. Acolhimento. Pré-humanos: compassageiros evolutivos. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como trata seus animais” (Gandhi, 1869–1948). “Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e, nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade” (Leonardo da Vinci, 1452–1519). Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Afetividade. A afetividade do evoluciólogo é igual para todas as consciências, inclusive para com os princípios conscienciais pré-humanos”. 2. “Pré-Humanos. Quanto mais evoluída a consciência humana, mais ama os animais pré-humanos”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da assistência cosmoética multidimensional; o holopensene da zooconvivialidade; o holopensene pessoal de respeito ao pré-humano; o holopensene pessoal da interassistencialidade; os zoopensenes; a zoopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o holopensene da pacificidade acolhedora. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Fatologia: o lar temporário ao pré-humano; a assistência ao pré-humano; o lar transitório enquanto opção emergencial; o auxílio prestado pelos lares momentâneos; o abandono animal; o animal de rua; os cães e gatos perdidos e abandonados; a violência sofrida nas ruas; os maus-tratos; o desamparo dos animais; o abandono de filhotes recém-nascidos; a perversidade aos préhumanos; as interprisões grupocármicas; as causas fúteis do abandono; os comportamentos indevidos; as feridas emocionais do abandono; as conscins cuidadoras resgatando os animais de rua; a conduta cosmoética durante os resgates; o abertismo assistencial de acolhimento aos pré-humanos; a hospitalidade enquanto viés assistencial; a acolhida despretensiosa; a manifestação de afeto; a convivência proporcionando a domesticação, em alguns casos, mútua; o processo de reeducação durante o acolhimento; a ineficaz tutela do Ministério Público; a responsabilidade de socialização; a atenção fraterna ao pré-humano; as Organizações Não-Governamentais (ONGs) de proteção aos pré-humanos; as ações eficientes de controle populacional ao pré-humano; os abrigos enquanto local de passagem; o cuidado com o bem-estar dos pré-humanos nos abrigos; os critérios mínimos da adoção; as dificuldades de adoção; os limites do assistente; a maternagem deslocada dos humanos para os cães; a recolocação de pré-humanos em novos lares; os cuidados de readaptação; a reinserção na Socin; o pré-humano integrante da família humana; a lucidez permeando o senso de responsabilidade; as concausas da interassistencialidade; a gratidão pela oportunidade mútua de recomposição; o convívio fraterno com os pré-humanos; o Dia Mundial dos Animais celebrado em 4 de outubro. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o reconhecimento energético entre a conscin e o pré-humano; a confiança no amparo extrafísico técnico no momento resgatista; as parapercepções aguçadas dos pré-humanos; a aplicação do arco voltaico craniochacral no pet; as paracirurgias ajudando na recuperação de traumas; os méritos evolutivos do princípio consciencial pré-humano; o amparo extrafísico de função das instituições acolhedoras; o acolhimento assistencial extrafísico das equipexes; as experiências projetivas envolvendo pré-humanos; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo indiferença-insensibilidade; o sinergismo amparo de função–assistente; o sinergismo existente entre todos os seres vivos; o sinergismo da afinidade humanos–pré-humanos; o sinergismo afeição-responsabilidade. Principiologia: o princípio da evolução interligando todas as consciências; o princípio da zooconvivialidade sadia; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio de o mais evoluído assistir o menos evoluído; o princípio da retribuição; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de ninguém evoluir sozinho. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à convivência com os pré-humanos; o código pessoal de fraternismo; o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria da megafraternidade; a teoria da zooconvivência pacífica entre todos os princípios conscienciais; a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria da aptidão assistencial; a teoria da extinção do temperamento animalizado no curso da evolução consciencial; a teoria da evolução das espécies; a teoria da interconfiança; a associação 1% de teoria–99% de prática. Tecnologia: a técnica da tenepes destinada aos pré-humanos; as técnicas de acolhimento cosmoético; as técnicas do Universalismo; a técnica do anonimato consciencial; a técnica da assim; a técnica da desassim; as técnicas de resgate aos pré-humanos; a técnica do exemplarismo; as técnicas de encaminhamento dos pré-humanos. Voluntariologia: a predisposição ao voluntariado interdependente. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Assistenciologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da ReeducacioloEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 gia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; os laboratórios conscienciológicos do desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo e Holoteca). Colegiologia: o Colégio Invisível da Zoologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Efeitologia: o efeito da desatenção aos pré-humanos; o efeito do descaso com animais de rua; os efeitos multiexistenciais das imaturidades; o efeito das energias acolhedoras; o efeito do amparo extrafísico ao pré-humano; os efeitos da assistência aos animais; o efeito do temperamento do cuidador no pré-humano. Neossinapsologia: as neossinapses oriundas das reciclagens intraconscienciais; as neossinapses adquiridas mediante o acolhimento ao pré-humano; as neossinapses geradas pelas recins ligadas à zooconvivialidade. Ciclologia: o ciclo trauma-assistência-reabilitação; o ciclo assistência temporária–reeducação–educação permanente; o ciclo acolhimento-assistência-encaminhamento; o ciclo evolutivo vida vegetal–vida zoológica–vida humana; o ciclo abandono-resgate-acolhimento. Enumerologia: o resgate; o banho; a vermifugação; a vacinação; o abrigo; a castração; o encaminhamento. O medo de trovão; o medo de fogos de artifício; o medo de pet shops; o medo de pessoas; o medo de subir e descer escadas; o medo de ficar só; o medo de objetos barulhentos. A ausência de fome; a ausência de sede; a ausência de dor; ausência de lesões; a ausência de doenças; a ausência de desconforto; a ausência de estresse. Binomiologia: o binômio resgate-segurança; o binômio cuidador-reparador; o binômio dignidade-respeito; o binômio acolhimento-interassistencialidade; o binômio discernimento-cosmoética; o binômio pré-humanos com pedigree–pré-humanos sem raça definida (SRD); o binômio responsabilidade evolutiva––responsabilidade exemplarista; o binômio domesticação animal–domesticação humana; o binômio maus-tratos–interprisão. Interaciologia: a interação humano–pré-humano; a interação dos princípios conscienciais em evolução; a interação tenepessística assistencial humanos–pré-humanos; a interação da convivialidade sadia. Crescendologia: o crescendo egoísmo-altruísmo; o crescendo acolhimento–encaminhamento responsável; o crescendo vínculo transitório–vínculo permanente; o crescendo animais abandonados–acolhimento afetivo; o crescendo evolutivo fitoconvivialidade-zooconvivialidade-hominiconvivialidade. Trinomiologia: o trinômio apego-desapego-lucidez; o trinômio falta de planejamento–inadequação–abandono; o trinômio acolhimento-atenção-afetividade; o trinômio resgate–acolhimento temporário–encaminhamento; o trinômio aproximação–cuidados preventivos–ação precisa; o trinômio pré-humano–pré-serenão–Serenão. Polinomiologia: o polinômio pessoa certa–momento certo–situação adequada–resgate exitoso; o polinômio autoposicionamento cosmoético–autodisponibilidade–amparabilidade–interassistencialidade; o polinômio aproximação-empatia-confiança-assistência. Antagonismologia: o antagonismo assistencialidade / assedialidade; o antagonismo acolhimento prioritário / pseudoacolhimento; o antagonismo apego / desapego; o antagonismo instintividade / racionalidade; o antagonismo Cosmoética / Anticosmoética; o antagonismo animal reabilitado / animal eutanasiado; o antagonismo guarda responsável / abandono. Paradoxologia: o paradoxo de o resgate poder ser libertador; o paradoxo de o assistente ser o primeiro assistido; o paradoxo de as pessoas gostarem de animais e mesmo assim comerem animais; o paradoxo da propriedade animal; o paradoxo protetor-explorador; o paradoxo de o cuidador de hoje poder ser o abandonador de amanhã; o paradoxo do uso de gaiolas livrando temporariamente o pet de perigos. Politicologia: a meritocracia; a democracia; a lucidocracia; a interassistenciocracia; a sociocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Legislogia: a lei de ação e reação; as leis da Interassistenciologia; as leis da Natureza; as leis protetoras dos animais; as leis dos Direitos dos Animais; as leis contra os maus-tratos aos animais; a lei da interdependência entre os princípios conscienciais. Filiologia: a conscienciofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia; a conviviofilia; a fraternofilia; a zoofilia; a neofilia. Fobiologia: a zoofobia; a cinofobia; a felinofobia; a ofidiofobia; a aracnofobia; a batracofobia; a ectiofobia; a alectorofobia; a ornitofobia; a elurofobia. Sindromologia: a superação da síndrome do abandono; a evitação da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a remoção da síndrome do estresse pós-traumático; a eliminação da síndrome da impulsividade. Maniologia: a zoomania; a mania de incentivar a venda de animais; a mania de acumular animais; a mania de caçar animais; a mania de deixar o animal preso em correntes; a mania de humanizar animais; a mania de vestir os animais; a mania de antropomorfizar os animais. Mitologia: o mito da ação sem retorno; o mito do cachorro louco; o mito de o gato não se apegar às pessoas; o mito de o gato preto dar azar; o mito de o gato ter 7 vidas; o mito de os animais existirem para servirem aos seres humanos. Holotecologia: a zooteca; a convivioteca; a socioteca; a interassistencioteca; a cosmoeticoteca; a recexoteca; a paradireitoteca; a autodiscernimentoteca. Interdisciplinologia: a Acolhimentologia; a Zoologia; a Zooconviviologia; a Autolucidologia; a Interassistenciologia; a Vivenciologia; a Grupocarmologia; a Cosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: os pré-humanos; as aves; os mamíferos; os peixes; os répteis; os devas; os protetores dos animais; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o cuidador; o benfeitor; o voluntário interdependente; o auxiliar veterinário; o reeducador; o adestrador; o veterinário; o biólogo; o conviviólogo; o exemplarista; o intermissivista; o cognopolita; o conscienciólogo; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o pesquisador; o escritor; o verbetólogo; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano. Femininologia: a cuidadora; a benfeitora; a voluntária interdependente; a auxiliar veterinária; a reeducadora; a adestradora; a veterinária; a bióloga; a convivióloga; a exemplarista; a intermissivista; a cognopolita; a consciencióloga; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a pesquisadora; a escritora; a verbetóloga; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana. Hominologia: o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: lar temporário imediato ao pré-humano = o local disponibilizado para acolhimento emergencial aos animais recolhidos na rua; lar temporário mediato ao pré-humano = o local disponibilizado para acolhimento e permanência do animal até o encaminhamento definitivo à adoção responsável. Culturologia: a cultura do respeito aos pré-humanos; a cultura de proteção aos direitos dos pré-humanos; a cultura da interassistência; a cultura da compreensão dos diferentes níveis evolutivos; a cultura do fraternismo; a cultura do exemplarismo cosmoético. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 Procedimentologia. Segundo a Cuidadologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 3 procedimentos em caso de mordeduras ou arranhaduras de animal acolhido em lar temporário: 1. Higienização. Lavar o ferimento, imediatamente, em água corrente e sabão neutro. 2. Socorro. Procurar atendimento médico para tratamento e orientações adequadas. 3. Atenção. Observar o comportamento do animal por 10 dias. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o lar temporário ao pré-humano, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abandono animal: Zooconviviologia; Nosográfico. 02. Acolhimento universal: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Animal humano: Intrafisicologia; Nosográfico. 04. Assistência ao pré-humano: Interassistenciologia; Neutro. 05. Autancestralidade: Autoparageneticologia; Homeostático. 06. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro. 07. Desanimalização consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 08. Devas: Perfilologia; Neutro. 09. Estresse pós-traumático no pré-humano: Zooconviviologia; Nosográfico. 10. Exploração subumana: Cosmoeticologia; Nosográfico. 11. Paradireito dos pré-humanos: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático. 13. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Subumano-terapeuta: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Zooconvivialidade sadia: Conviviologia; Homeostático. O ACOLHIMENTO EM LAR TEMPORÁRIO AO PRÉ-HUMANO DENOTA ASSISTÊNCIA EXEMPLARISTA NA PRÁTICA, VISANDO O BEM-ESTAR E A ACALMIA DOS ASSISTIDOS ATÉ SER POSSÍVEL A EFETIVA ADOÇÃO RESPONSÁVEL. Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, a possibilidade de acolhimento provisório aos pré-humanos abandonados? Está disponível para a assistência incondicional? Bibliografia Específica: 1. Kunz, Miriam; Antropozooconviviologia: Análise da Relação Humano e Pré-Humano sob a Abordagem do Paradigma Consciencial; pref. Nara Oliveira; revisores Eliana Manfroi; et al.; 600 p.; 4 seções; 51 caps.; 45 abrevs.; 51 citações; 203 enus.; 1 microbiografia; 119 siglas; 1 website; glos. 72 termos; 105 filmes; 8 índices; 213 refs.; 197 webgrafias; alf.; geo.; ono.; 17 x 24 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 25 a 530. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensata; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos;glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográ ficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 56 e 1.607. T. O. M.