Conscin Sonâmbula

A conscin sonâmbula é a personalidade humana, homem ou mulher, com manifestação de repetitivos episódios de comportamento motor durante o sono, caracterizados pelo predomínio das faculdades subconscientes no desempenho de ações físicas, incluindo o ato de levantar-se e deambular, mantendo olhar fixo, redução do estado de alerta e relativa ausência de resposta à comunicação com outras pessoas.

Você, leitor ou leitora, já vivenciou algum episódio de sonambulismo nesta existência? Se afirmativo, pesquisou as hipóteses para esse comportamento?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                                        CONSCIN SONÂMBULA
                                        (PSICOSSOMATOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A conscin sonâmbula é a personalidade humana, homem ou mulher, com manifestação de repetitivos episódios de comportamento motor durante o sono, caracterizados pelo predomínio das faculdades subconscientes no desempenho de ações físicas, incluindo o ato de levantar-se e deambular, mantendo olhar fixo, redução do estado de alerta e relativa ausência de resposta à comunicação com outras pessoas.
             Tematologia. Tema central nosográfico.
             Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra sono provém igualmente do idioma Latim, somnus, “sono”. Surgiu no mesmo Século XIII. O vocábulo sonâmbulo apareceu no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Conscin noctâmbula. 2. Conscin nictóbata. 3. Conscin com transtorno de sonambulismo.
             Neologia. As 3 expressões compostas conscin sonâmbula, conscin criança sonâmbula e conscin adulta sonâmbula são neologismos técnicos da Psicossomatologia.
             Antonimologia: 1. Conscin com transtorno do pesadelo. 2. Conscin com transtorno do terror no sono.
             Estrangeirismologia: o bullying sonambúlico; o aprimoramento do modus vivendi; o upgrade consciencial na maturidade; o curriculum vitae sonambúlico; o locus minoris resistentiae emocional; o foreknowledge parapsíquico; o weak point emocional; o trigger do processo sonambúlico.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à análise das automanifestações inconscientes.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Sonambulismo: transe semidesperto.
             Citaciologia: – O corpo é matéria, moldado pela alma, e essa é responsável por colocar o corpo em movimento (Aristóteles, 384–322 a.e.c.).
             Ortopensatologia: – “Parapsiquismo. Os indícios do parapsiquismo ocorrem em qualquer idade biológica da conscin, a manifestação lúcida depende do nível evolutivo da consciência”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal do sonambulismo; o holopensene do automatismo; o holopensene da robotização; o holopensene do “piloto automático”; o holopensene da autopesquisa investigativa; o holopensene do parapsiquismo; os lateropensenes; a lateropensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; as intrusões pensênicas não percebidas; os lapsopensenes; a lapsopensenidade; os autopensenes da psicossomaticidade; a autopensenidade; a rigidez autopensênica; a labilidade pensênica; a busca pela retilinearidade pensênica; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade.
             Fatologia: a parassonia; os distúrbios do sono; o ato de deambular dormindo; a redução do estado de alerta; a transição entre o sono e a vigília; as ações rotineiras estereotipadas; a duração breve dos episódios; o ato de sair de casa durante o estado de sonambulismo; a alimentação 2                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a noturna; o comportamento inapropriado durante o sono; o solilóquio; as conversas desconectadas; a ausência de comunicação com outras pessoas; a confusão mental ao ser acordada; a dificuldade de lembrar do ocorrido ao despertar; as noites mal dormidas; a perturbação ao sono dos compassageiros evolutivos; a predisposição genética ao sonambulismo; a predisposição da criança ao sonambulismo; o sonambulismo temporário; a pré-adolescência conturbada; o porão consciencial mais evidenciado na pré-adolescência; os episódios de sonambulismo em adultos; as concausas do sonambulismo; os fatos comprovando o estado de sonambulismo; a polissonografia; as medidas de segurança com o infante sonâmbulo; a sonolência diurna em excesso; os transtornos nos vínculos afetivos; a presença do sonambulismo e do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH); as emoções reprimidas na infância; o estresse emocional podendo predispor ao sonambulismo; a repressão emocional provocando distúrbios fisiológicos cronicificados; a labilidade emocional; a manifestação do porão consciencial na vida adulta; as experiências indutoras de reações psicossomáticas; a falta de autoconfiança; as carências múltiplas; a autofragilidade emocional; a imaturidade afetiva; as imaturidades pessoais; a falta de prospectiva; a melin; a falta de concentração mental; a imaginação exacerbada; as fugas imaginativas; a falta de Higiene Consciencial; a brecha para o autassédio; a autorreeducação somática; a mudança de hábitos nocivos à saúde; os cursos de Conscienciologia auxiliando no autodomínio emocional; as inevitáveis recins; a autossuperação do sonambulismo; a assunção da responsabilidade com o desenvolvimento da autonomia evolutiva.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as possíveis interferências de assédios interconscienciais durante o estado de sonambulismo; a iscagem humana inconsciente passível de gerar patologias do sono; a assim (assimilação simpática) patológica; a presença possível de consciexes doentias junto à conscin sonâmbula; a identificação dos guias amauróticos e assediadores extrafísicos; a labilidade parapsíquica podendo estar associada ao sonambulismo; o sonambulismo extrafísico enquanto projeção inconsciente; o estado sonambúlico projetivo; o descontrole da soltura energossomática; a brecha na autodefesa energética; as paraocorrências parapsíquicas sutis manifestadas no cotidiano noturno; o parapsiquismo sadio advindo da autorreeducação psicossomática; o emprego do mentalsoma na superação do sonambulismo.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico instabilidade emocional–labilidade parapsíquica; o sinergismo cérebro-paracérebro na autopesquisa do sonambulismo; o sinergismo compreensão-reconciliação-libertação; o sinergismo mente sã–corpo saudável; o sinergismo autassédio-heterassédio; o sinergismo ressignificação do parapsiquismo–reequilíbrio holossomático; o sinergismo autossuperação-autoconfiança.
          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP) pelo autodesassédio; o princípio da autorresponsabilidade parapsíquica; o princípio da necessidade afetiva; o princípio do autocontrole emocional; o princípio da reeducação consciencial; o princípio da autexperimentação parapsíquica sadia; o princípio da descrença (PD); o princípio da autodefesa cosmoética; o princípio da perseverança autopesquisística para superação do sonambulismo; o princípio dos fatos e parafatos orientarem a autopesquisa.
          Codigologia: a lucidez quanto ao código das prioridades pessoais (CPP); o desconhecimento dos códigos intermissivos; a priorização do código pessoal de Cosmoética (CPC) na qualificação do desenvolvimento parapsíquico mentalsomático.
          Teoriologia: a teoria do porão consciencial; a teoria dos gargalos evolutivos; a teoria da primazia do mentalsoma sobre o psicossoma; a teoria do paradigma consciencial.
          Tecnologia: a técnica da eliminação das automimeses dispensáveis; a técnica da recéxis; a técnica da desdramatização emocional; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); as técnicas bioenergéticas; a técnica de identificação das sinaléticas parapsíquicas pessoais; a técnica da autorreeducação parapsíquica; a técnica das rotinas úteis e hábitos sadios; a técnica da En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             3 assim-desassim; as técnicas de desbloqueios chacrais; a técnica da análise dos autoconflitos; a técnica conscienciométrica do confor da consciência.
             Voluntariologia: a autopriorização do voluntariado conscienciológico.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Psicossomatologia; o laboratório conscienciológico da Autoparapercepciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível dos Parapsiquistas; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Autodesassediologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapeuticologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
             Efeitologia: os efeitos esclarecedores do sonambulismo para a otimização da vida intrafísica; os efeitos das concausas extrafísicas agindo na instabilidade psicossomática; o efeito do parapsiquismo precoce indisciplinado; o efeito halo da autodesorganização pensênica; os efeitos dos ruídos psicossomáticos nas interações cotidianas; os efeitos robotizantes da insensibilidade parapsíquica; o efeito patológico do desequilíbrio das ECs; o efeito do autodesassédio; o efeito dominó das reciclagens; os efeitos benéficos do sono reparador.
             Neossinapsologia: as neossinapses parapsíquicas; as neossinapses reeducativas; a reestruração pensênica criadora de neossinapses evolutivas; as neossinapses geradas a partir das pesquisas conscienciológicas; as neossinapses mesológicas ressignificadas; as mudanças intraconscienciais gerando neossinapses.
             Ciclologia: o ciclo do sonambulismo; o ciclo de episódios ininterruptos de manifestações sonâmbulas; o ciclo atividades diurnas–atividades noturnas; o ciclo insônia-depressão; o ciclo do porão consciencial estendido ao longo do ciclo etário humano; o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o ciclo do descontrole somático impedindo a lucidez mentalsomática; o ciclo da reeducação parapsíquica; o ciclo cosmoético da desassedialidade consciencial; o ciclo virtuoso das autorreciclagens.
             Enumerologia: o ato de sair da cama inconsciente; o ato de abrir os olhos sem lucidez; o ato de caminhar dormindo; o ato de fazer atividades rotineiras durante o sono; o ato de comunicar-se sem autoconsciência; o ato de voltar ao leito após comportamento motor automatizado; o ato de resgatar na memória as ações realizadas no estado de sonambulismo.
             Binomiologia: o binômio confusão mental–desorientação; o binômio sonolência excessiva–hipersonia; o binômio perturbações do sono–dissonia; o binômio sonolência abrupta–narcolepsia; o binômio polissonográfico-eletrencelafalograma; o binômio intoxicação física–noite maldormida; o binômio consciência-soma; o binômio exposição a riscos de acidentes domésticos–supervisão inadequada; o binômio estado de sonambulismo–movimentos inconscientes; o binômio episódios de sonambulismo–diagnóstico clínico.
             Interaciologia: a interação sonambulismo intrafísico–assédio extrafísico; a interação olhos-paraolhos; a interação percepção-parapercepção; a interação recin-recéxis; a interação autolucidez–aceleração evolutiva.
             Crescendologia: o crescendo subcérebro abdominal–mentalsoma; o crescendo isca inconsciente–isca lúcida; o crescendo do autodomínio psicossomático; o crescendo do autodomínio holossomático; o crescendo imaturidade-maturidade consciencial.
             Trinomiologia: o trinômio privação do sono–distúrbio do sono–sonambulismo; o trinômio ingenuidade-inexperiência-imaturidade; o trinômio Paragenética-Genética-Mesologia; o trinômio carência afetiva–autassédio–heterassédio; o trinômio carência-apatia-doença; o trinômio autoconceito idealizado–autoimagem distorcida–autestima baixa.
             Polinomiologia: o polinômio sono leve–sono médio–sono profundo–sono REM; o polinômio distúrbio do sono–insônia–ronco–bruxismo–apneia; o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio fadiga–estresse–depressão–alterações no hábito de dormir; o polinômio da autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o polinô4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a mio dieta balanceada–exercícios físicos–higiene mental–sono reparador; o polinômio autopesquisa-autorganização-autocosmoética-autocura.
          Antagonismologia: o antagonismo sonambulismo esporádico / sonambulismo recorrente; o antagonismo sono não-REM / sono REM; o antagonismo sono leve / sono pesado; o antagonismo parapsiquismo aflorado / parapsiquismo latente; o antagonismo soma / mentalsoma; o antagonismo passividade / lucidez; o antagonismo parapsiquismo precoce / parapsiquismo tardio; o antagonismo maturidade / infantilismo; o antagonismo domínio somático / falta de autodomínio; o antagonismo parapsiquismo inconsciente / parapsiquismo autolúcido.
          Paradoxologia: os paradoxos comportamentais criados pela labilidade parapsíquica; o paradoxo de a disciplina trazer liberdade; o paradoxo de a consciência poder ser vítima da própria pensenidade; o paradoxo do sono não reparador.
          Politicologia: a parapsicocracia; a parafenomenocracia; a meritocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada ao entendimento do parapsiquismo destrambelhado; a lei da compensação emocional; a lei de causa e efeito; a lei das afinidades; a lei de responsabilidade do mais lúcido; as leis da Fisiologia Humana.
          Filiologia: a parapsicofilia; a somatofilia; a conscienciofilia; a neofilia; a recexofilia; a pesquisofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a autofobia; a espectrofobia; a sonofobia; a nictofobia; a hipnofobia; a eremofobia; a amnesiofobia.
          Sindromologia: a síndrome das pernas inquietas; a síndrome da fadiga crônica; a síndrome da ansiedade; a síndrome da insegurança; a síndrome da indisciplina autopensênica.
          Maniologia: o afloramento do parapsiquismo patológico pela riscomania; a mania pelo vício da adrenalina; os transtornos causados pela dromomania.
          Mitologia: o mito de o sonâmbulo caminhar de braços abertos e olhos fechados; o mito de não poder acordar o sonâmbulo.
          Holotecologia: a psicossomatoteca; a parapsicoteca; a psicopaticoteca; a fenomenoteca; a sonoteca; a somatoteca; a lateropensenoteca; a ginoteca; a conscienciometroteca; a consciencioterapeuticoteca; a assistencioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Parapatologia; a Parapercepciologia; a Imaturologia; a Cerebelologia; a Somatologia; a Energossomatologia; a Recexologia; a Reeducaciologia; a Desassediologia; a Holomaturologia; a Autopesquisologia; a Medicina Psicossomática.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin sonâmbula; a isca humana inconsciente; a consciência imatura; a conscin turbulenta; a conscin heterassediada; a conscin baratrosférica; a conscin refém de si mesma; a conscin ingênua; a conscin entrópica; a conscin desorientada; a conscin obnubilada; o ser sensível; a conscin parapsíquica; a conscin enciclopedista; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o semiacordado; o autômata humano; o teimoso; o ansioso; o inadaptado; o insatisfeito; o médico clínico; o médico do sono; o neurologista; o psiquiatra; o geneticista; o sistemata; o autopesquisador; o cognopolita; o infante; o inversor existencial; o reciclante existencial; o intermissivista; o proexista; o parapsíquico; o parapercepciologista; o acoplador energético; o projetor consciente; o tenepessista; o compassageiro evolutivo; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o voluntário; o conscienciólogo; o exemplarista.
          Femininologia: a semiacordada; a autômata humana; a teimosa; a ansiosa; a inadaptada; a insatisfeita; a médica clínica; a médica do sono; a neurologista; a psiquiatra; a geneticista; a sistemata; a autopesquisadora; a cognopolita; a infante; a inversora existencial; a reciclante existencial; a intermissivista; a proexista; a parapsíquica; a parapercepciologista; a acopladora energéEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5 tica; a projetora consciente; a tenepessista; a compassageira evolutiva; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a voluntária; a consciencióloga; a exemplarista.
             Hominologia: o Homo sapiens insomnis; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens paraphaenomenologicus; o Homo sapiens psychopathicus; o Homo sapiens accouplementator; o Homo sapiens submissus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens recyclans.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: conscin criança sonâmbula = o infante com manifestação de episódios de sonambulismo, mais frequente em meninos de 3 a 10 anos de idade; conscin adulta sonâmbula
= a pessoa biologicamente madura com transtorno de sonambulismo, mais frequente em indivíduos do sexo masculino.
             Culturologia: a cultura da superação do porão consciencal; a cultura da autoqualificação parapsíquica; a cultura da paraperceptibilidade.
             Autanálise. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, na ordem alfabética, 5 curiosidades intrafísicas sobre o sonambulismo para análise e reflexão do pesquisador ou pesquisadora interessados:
             1. Locomoção. A conscin sonâmbula mantém os olhos abertos, porém, em estado inconsciente.
             2. Obediência. A conscin sonâmbula pode responder aos comandos de pessoas próximas, porém, com vaga lembrança após o retorno à vigília.
             3. Ocorrência. A frequência dos episódios de sonambulismo é variável entre os indivíduos, entretanto, é comum ocorrer quando estão sob algum tipo de estresse físico ou emocional ou de privação do sono.
             4. Perigo. O ato de acordar a conscin sonâmbula durante o episódio não apresenta riscos descritos, porém, é pertinente evitar fazê-lo com movimentos bruscos, devido à possibilidade de breve período de desorientação inicial.
             5. Riscos. As pessoas podem se machucar durante episódio de sonambulismo, o comportamento simples pode tornar-se progressivamente complexo, a exemplo de abrir portas e operar equipamentos, por isso a importância da profilaxia aos cuidados.
             Profilaxiologia. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 4 perigos exigindo cuidados preventivos à integridade da conscin sonâmbula:
             1. Cortes: manter facas e tesouras em locais de difícil acesso.
             2. Fugas: trancar portas, janelas e retirar chaves das fechaduras.
             3. Quedas: instalar telas ou grades de proteção nas janelas e sacadas.
             4. Tropeços: retirar móveis e objetos obstruindo o caminho.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin sonâmbula, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Antirretilinearidade consciencial: Holomaturologia; Nosográfico.
             02. Autassédio emocional: Autassediologia; Nosográfico.
             03. Autoparapsiquismo aflorado: Autoparapercepciologia; Neutro.
             04. Autoparapsiquismo circunscrito: Autoparapercepciologia; Neutro.
             05. Autorreeducação psicossomática: Psicossomatologia; Homeostático. 6                                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            06.   Comando exterior: Somatologia; Neutro.
            07.   Consciência rebelde: Parapatologia; Nosográfico.
            08.   Couraça holossomática: Parapatologia; Nosográfico.
            09.   Despertamento parapsíquico precoce: Parapercepciologia; Neutro.
            10.   Infante parapsíquico: Parapercepciologia; Neutro.
            11.   Labilidade parapsíquica: Parapercepciologia; Nosográfico.
            12.   Manifestação parapsíquica: Parafenomenologia; Neutro.
            13.   Parapsiquismo despercebido: Parapercepciologia; Neutro.
            14.   Perfil parapsíquico: Parapercepciologia; Neutro.
            15.   Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
  É NECESSÁRIA AUTOPESQUISA DA CONSCIN SONÂMBULA A FIM DE COMPREENDER A RAIZ DO COMPORTAMENTO INVOLUNTÁRIO DURANTE O SONO, COM OBJETIVO DE ALCANÇAR O REEQUILÍBRIO HOLOSSOMÁTICO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou algum episódio de sonambulismo nesta existência? Se afirmativo, pesquisou as hipóteses para esse comportamento?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográ ficas; 19 websites; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.484.
            2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos; 9 refs.; 1 anexo; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 320.
            3. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 215 a 217.
                                                                                                                   T. O. M.