Conscin Imediatista

A conscin imediatista é a pessoa, homem ou mulher, sem paciência em acompanhar o processo de constituição de algo, menosprezando a importância da ponderação, acalmia e reflexão para o melhor desenlace do resultado, com a expectativa ou a certeza de sempre dar certo.

Você, leitor ou leitora, já identificou os contextos onde se manifesta com imediatismo? Domina ou ainda é dominado por essa condição?

      CONSCIN IMEDIATISTA
                                 (PSICOSSOMATOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A conscin imediatista é a pessoa, homem ou mulher, sem paciência em acompanhar o processo de constituição de algo, menosprezando a importância da ponderação, acalmia e reflexão para o melhor desenlace do resultado, com a expectativa ou a certeza de sempre dar certo.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O primeiro prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico provém do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu no Século XIII. O segundo prefixo in procede igualmente do idioma Latim, in, “privação; negação”. O vocábulo mediato vem do idioma Latim, mediatus, de mediare, “dividir na metade; estar no meio de”. Apareceu no Século XVII. O termo imediato apareceu no Século XV. O sufixo ista deriva do idioma Grego, istes, designando “adepto; aderente; seguidor; partidário”.
          Sinonimologia: 1. Conscin precipitada. 2. Pessoa imediatista. 3. Consciência intrafísica inconsequente.
          Neologia. As 3 expressões compostas conscin imediatista, conscin imediatista inconsciente e conscin imediatista consciente são neologismos técnicos da Psicossomatologia.
          Antonimologia: 1. Conscin cautelosa. 2. Conscin ponderada. 3. Conscin reflexiva. 4. Conscin paciente. 5. Conscin procrastinadora. 6. Conscin proteladora. 7. Conscin serena. 8. Conscin equilibrada.
          Estrangeirismologia: o ato de hacer la vista gorda; o accidente proneness.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente da falta de autodiscernimento quanto à importância do processo de concepção dos atos.
          Coloquiologia: o ato de querer tudo para ontem; o fato de estar com o pai na forca; o dito e feito.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do imediatismo; o holopensene pessoal do ansiosismo; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; os lapsopensenes; a lapsopensenidade; a autopensenização interrompida antes da expansão máxima à neoideia.
          Fatologia: o imediatismo; o hedonismo; a pressa; a sofreguidão na espera; a cupidez; a impaciência para acompanhar a velocidade natural dos acontecimentos; a ansiedade; a precipitação; a impulsividade; a irritação; a irreflexão; o estresse pelo porvindouro; a intranquilidade emocional; a falsa sensação de perda de tempo; a incapacidade emocional de esperar; a agitação física; a agitação emocional; a inquietude; a afobação; a irredutibilidade; os acidentes de percurso causados pela impulsividade; a falta de foco no essencial; o foco prematuro no resultado; a ânsia pelos resultados rápidos; as conclusões precipitadas; as decisões apressadas; a subavaliação dos fatos; a crença; a suposição incerta; a hiperatividade; os maus hábitos; a correria; a pressa para concluir passando por cima do essencial; a indisciplina consciencial; a coceira psicológica; a falta de acabativa razoável; a compulsão; a agitação interior; a incoerência; as perdas imperceptíveis; os deslizes decisivos; o arrependimento pelo resultado não desejado; o dano; o estrago; a imaginação; a fantasia; o caminho mais fácil; a minifalha; o minitrafar; a falha a partir da precipitação; a deficiência causada pela impulsividade; o mau resultado causado pela irreflexão; a imprudência no processo decisivo causada pelas impulsividades habituais; o hábito de passar por cima do relevante; a conclusão inadequada devido à preguiça mental; a decisão prematura incoerente; o recolhimento íntimo; as autorreflexões visando o equilíbrio íntimo; a pacificação íntima harmonizadora; a acalmia; o ato de agir “devagar e sempre”.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o autassédio; a falta de noção multidimensional; a ausência do paradesconfiômetro; a falta de confiança multidimensional; a ausência da difusão das energias conscienciais (ECs) sadias; a ausência da desassimilação energética simpática (desassim); as brechas assediadoras extrafísicas; a falta do desenvolvimento parapsíquico; a ignorância parapsíquica; a ignorância quanto à autoparaperceptibilidade; as manobras sorrateiras dos assediadores extrafísicos; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o desenvolvimento parapsíquico em prol da serenidade pessoal interassistencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo consciência-paracérebro-cérebro afinados; o sinergismo recurso mental–recurso parapsíquico; o sinergismo abertismo-amparabilidade; o sinergismo ato mentalsomático–reciclagens; o sinergismo reflexão-ponderação-decisão.
          Principiologia: o princípio do megafoco disciplinado; o princípio do abertismo às percepções das sinaléticas energéticas e parapsíquicas pessoais; o princípio da autonomia neuronial aplicado com cautela; o princípio de pensenizar antes de agir; o princípio de a pressa ser inimiga da perfeição.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o aprofundamento da pesquisa do código dos valores evolutivos.
          Teoriologia: a teoria do devagar e sempre; a teoria do Homo sapiens serenissimus.
          Tecnologia: a técnica da autodecisão lógica; a técnica da autorreflexão; a técnica da associação de ideias; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica do detalhismo; a técnica das 50 vezes mais; a técnica da exaustividade.
          Voluntariologia: o voluntáriado da assistência tarística; o voluntariado conscienciológico enquanto condição de conscin-cobaia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; os laboratórios conscienciológicos do desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo e Holoteca); o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Cosmoconscienciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Neuroconscienciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Serenologia.
          Efeitologia: o efeito da decisão correta, afinada, pelo cérebro e paracérebro; o efeito do pensar e raciocinar; o efeito da autocapacitação de analisar os fatos; o efeito da saída da monovisão para a cosmovisão; o efeito do hábito da reflexão levando ao equilíbrio do raciocínio; os efeitos terapêuticos das autorreflexões profundas.
          Neossinapsologia: as neossinapses causadas pela maturidade visiológica perante os acontecimentos; as neossinapses adquiridas através do raciocínio ponderado.
          Ciclologia: o crescendo decisão–passada do pente fino–resultado final.
          Enumerologia: a imprudência; a negligência; a despreocupação; a irresponsabilidade; a imaturidade; o achismo; o acriticismo.
          Binomiologia: o binômio serenidade–paz íntima; o binômio raciocínio–juízo crítico; o binômio autolucidez–associação de ideias; o binômio autocrítica-heterocrítica.
          Interaciologia: a interação pressa-arrependimento; a interação comodismo-incômodo; a interação associação de ideias–juízo crítico.
          Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio objetividade-clareza-realismo; o trinômio (ortopensênico)
parar-refletir-atuar; o trinômio egocídio-autocriticidade-heterocriticidade; o trinômio impaciência-pressa-erro; o trinômio maturidade-racionalidade-autorreflexão; o trinômio irreflexão–tomada de decisão–frustração.
          Polinomiologia: o polinômio autocrítica-autocosmoética-autoincorruptibilidade-autodesassédio-autosserenidade.
          Antagonismologia: o antagonismo cautela / precipitação; o antagonismo acerto / erro; o antagonismo ansiedade / serenidade; o antagonismo imediatismo / ponderação; o antagonismo acriticidade / autojuízo crítico; o antagonismo irreflexão / raciocínio lúcido.
          Politicologia: a lucidocracia; a conscienciocracia; a discernimentocracia; a recexocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do menor esforço quanto ao poder de decisão.
          Filiologia: a raciocinofilia; a intelectofilia; a pacienciofilia; a cognofilia; a pesquisofilia; a equilibriofilia; a recexofilia; a autocriticofilia.
          Fobiologia: a autocriticofobia; a serenofobia; a raciociniofobia; a autorreflexofobia; a autodisciplinofobia.
          Sindromologia: a síndrome do ansiosimo; a síndrome da dispersão; a síndrome da mediocrização; a síndrome da pressa.
          Maniologia: a egomania; a apriorismomania; a mania de atropelar as coisas; a mania de persistir no erro; a mania de ir pelo camiho mais fácil; a mania da superficialidade; a mania de agir pela impulsividade.
          Mitologia: o mito de quem espera nunca alcançar; o mito de sempre a solução mais rápida ser a melhor.
          Holotecologia: a consciencioteca; a criticoteca; a culturoteca; a metodoteca; a cognoteca.
          Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Parapatologia; a Autenganologia; a Autocriticologia; a Cerebrologia; a Holomaturologia; a Hortopensenologia; a Refutaciologia; a Equilibriologia; a Autodiscernimentologia; a Lucidologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin imediatista; a isca humana inconsciente; a consréu ressomada; a conscin hedonista; a conscin vulgar; a conscin preguiçosa; a conscin ansiosa; a massa humana impensante; a conscin intermissivista; a conscin impaciente; a conscin apressada; a conscin impulsiva; a conscin expectadora; a conscin antiprospectivista.
          Masculinologia: o ansioso; o intermissivista; o autodecisor; o cognopolita, o compassageiro evolutivo; o sabe tudo; o apressadinho.
          Femininologia: a ansiosa; a intermissivista; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a sabe tudo; a apressadinha.
          Hominologia: o Homo obtusus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens displicens; o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens intermissivista.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin imediatista inconsciente = a ignorante quanto à predominância psicossomática e a fixação egocêntrica na decisão precipitada; conscin imediatista consciente
= a lúcida quanto à importância do equilíbrio mentalsomático com o objetivo de sair da monovisão para cosmovisão.
            Culturologia: a cultura patológica da irreflexão; a cultura do corre-corre; a cultura de não olhar os detalhes.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin imediatista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico.
            03. Ansiedade omissiva: Parapatologia; Nosográfico.
            04. Conscin displicente: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
            05. Ignorância ignorada: Autenganologia; Nosográfico.
            06. Ignorantismo: Parapatologia; Nosográfico.
            07. Ilusão da regularidade: Autocogniciologia; Neutro.
            08. Impaciência disfuncional: Psicossomatologia; Nosográfico.
            09. Irreflexão pré-verbal: Parapatologia; Nosográfico.
            10. Miniacerto: Autevoluciologia; Homeostático.
            11. Minifalha: Parapatologia; Nosográfico.
            12. Mito da fórmula pronta: Experimentologia; Nosográfico.
            13. Orgulho teimoso: Perdologia; Nosográfico.
            14. Paradoxo do autengano: Autolucidologia; Neutro.
            15. Prurido consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
        A CONDIÇÃO DA CONSCIN IMEDIATISTA PODE SER
       SUPERADA MANTENDO O MEGAFOCO DISCIPLINADO
         PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTORREFLEXÃO
       PROFUNDA QUANTO À AUTO E HETERASSISTÊNCIA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou os contextos onde se manifesta com imediatismo? Domina ou ainda é dominado por essa condição?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo;1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 124.


                                                                                                              V. B. M.