Interação Trânsito-Civilidade

A interação trânsito-civilidade é a influência recíproca entre o uso compartilhado das vias por pessoas isoladas ou em grupo e o senso individual de coletividade, respeito mútuo e consideração, propiciando oportunidades para a conscin, homem ou mulher, aprofundar a vivência da democracia por intermédio do respeito ao direito básico de ir e vir.

Você, leitor ou leitora, avalia o próprio padrão pensênico nas vias públicas compartilhadas? Sente-se capaz de transitar e interagir cosmoeticamente nesse espaço de convivência não raro tumultuado?

      INTERAÇÃO TRÂNSITO-CIVILIDADE
                                      (CONVIVIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A interação trânsito-civilidade é a influência recíproca entre o uso compartilhado das vias por pessoas isoladas ou em grupo e o senso individual de coletividade, respeito mútuo e consideração, propiciando oportunidades para a conscin, homem ou mulher, aprofundar a vivência da democracia por intermédio do respeito ao direito básico de ir e vir.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra ação procede também do idioma Latim, actio, “ação; movimento; feito; obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo; auto; discurso; enredo”, e esta de agere, “obrar; agir”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo interação surgiu no Século XX. O termo trânsito provém do idioma Latim, transitus, “ação de passar; passagem”. Surgiu no Século XVI. A palavra civilidade deriva também do idioma Latim, civilitas, “ciência política ou de governar o estado; civilidade; afabilidade; benignidade; bondade”, de civilis, “civil”. Apareceu no Século XVI.
         Sinonimologia: 1. Interação trânsito-urbanidade. 2. Interação trânsito–boa educação. 3. Interação trânsito-cosmoeticidade.
         Neologia. As 3 expressões compostas interação trânsito-civilidade, microinteração trânsito-civilidade e macrointeração trânsito-civilidade são neologismos técnicos da Conviviologia.
         Antonimologia: 1. Interação trânsito-incivilidade. 2. Interação trânsito-deseducação. 3. Interação trânsito-violência.
         Estrangeirismologia: o cumprimento das leis ex parte civium; a garantia de ir e vir assegurada pelo habeas corpus; o uso do trânsito para o ius manendi, ambulandi, eundi, ultro citroque; o respeito pari passu; a tranquilidade de qui iure suo utitur, neminem laedit.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, principalmente do autodiscernimento quanto às responsabilidades na convivência diária.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Trânsito: meio democrático. Pacificidade: segurança coletiva.
         Citaciologia: – A civilidade nada custa e tudo compra (Mary Wortley Montagu, 1689–1762).
         Proverbiologia. Eis 2 aforismos relativos ao tema: – O automóvel é extensão das pernas. A mente rege o mecanismo do corpo.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da convivência harmônica; os praxipensenes; a praxipensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a formação do holopensene democrático.
         Fatologia: o exercício de se colocar no lugar do outro; o entendimento das normas gerais de circulação e conduta; a vivência igualitária na troca de relações de poder no trânsito; o abandono do automóvel enquanto mundinho particular; os aplicativos de celulares informando o local dos congestionamentos; a conjunção dos esforços coletivos na ampliação do direito de ir, vir e permanecer; as reuniões pacíficas nas vias públicas; a campanha de atenção pela vida do Projeto Maio Amarelo; os locais destinados exclusivamente aos portadores de necessidades especiais e aos idosos; a incivilidade explícita na imprudência na condução do automóvel; as infrações; os crimes de trânsito; os rachas; as lesões corporais; os homicídios; a trama da competitividade; a instigação da ultrapassagem; as brigas no trânsito; a competição acarretando desintegração grupal; a superação do vício de querer ter razão acriticamente; a oportunidade de aprender com os erros; a correção de atitudes em face do tráfego; a inadequação da classificação dos demais enquanto meros obstáculos; as abstenções de criar perigo; a direção defensiva primária; a superação do cotidiano entediante nos deslocamentos inevitáveis; a comunicação não verbal aperfeiçoada; a abordagem elegante entre os usuários; a qualificação da convivência entre as partes; a ajuda mútua; a gentileza no compartilhamento de espaço-tempo comum em calçadas, ruas e avenidas; o hábito da direção defensiva avançada; a qualificação cívica das condutas humanas; a aceitação incondicional da existência alheia; o foco na solução integrativa de conflitos; o paradever de assistência na medida da capacidade do assistente e da necessidade do assistido; o paradever em dar preferência; a criação do pensamento universalista no uso compartilhado das vias públicas urbanas; as ideias do Paradireito acessíveis aos usuários conscientes do processo civilizatório; a teática cosmoética civilizando a cidade; a civilidade no trânsito corroborando a democracia direta.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os bagulhos energéticos reveladores da identidade e de tendências do condutor; o autassédio no trânsito pelo ambiente competitivo; as disputas de espaço entre consciexes parapsicóticas e as conscins causando abalroamentos inesperados; os bolsões energéticos resultantes de acidentes; a energia caótica dos automóveis abandonados em pátios públicos; a psicometria no trânsito; o acesso às bolhas energéticas oriundas de manifestações políticas em vias públicas; o acesso às lições do Curso Intermissivo (CI) pelo entendimento das regras básicas de circulação; a interferência energética inevitável; os acoplamentos energéticos entre os usuários; as assimilações energéticas (assins) lúcidas; as desassimilações energéticas (desassins) lúcidas ao chegar no destino; o hábito de classificar a qualidade das energias parapercebidas; as parapercepções da sinalética defensiva; a pararresponsabilidade dos motoristas transportadores de pessoas; a paratecnologia evitando acidentes; o banho energético da amparabilidade durante a circulação na cidade; a inteligência evolutiva (IE) cotidiana; a atuação da Central Extrafísica de Energia (CEE) enquanto fonte de pacificação dos ambientes tumultuados.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo postura educada–satisfação íntima; o sinergismo da intercooperação entre usuários da via de trânsito; o sinergismo Higiene Consciencial–Higiene Ambiental.
          Principiologia: o princípio do ganha-ganha; o princípio democrático da participação mais abrangente possível; o princípio da convivialidade sadia; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio “aconteça o melhor para todos”.
          Codigologia: o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obrigando os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito a responderem às solicitações dos cidadãos; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: as teorias da Justiça influenciando na adjetivação da democracia; a teoria da inteligência evolutiva; a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica do estado vibracional; as técnicas da direção defensiva; a valorização das técnicas de segurança pessoal; a técnica de não pensar mal dos outros; a técnica do rapport; a técnica do acolhimento consciencial.
          Voluntariologia: o voluntariado interassistencial pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito da completude ortoconviviológica pelo respeito aos condutores e aos transeuntes; os efeitos da direção defensiva na redução do número de acidentes; o efeito da iscagem lúcida; os efeitos da assistência em ambientes coletivos tumultuados; o efeito do treinamento para a desperticidade; o efeito da civilidade alinhando-se à proéxis.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses por meio das posturas democráticas; as neossinapses oriundas da ortoconvivência diária em ambientes comunitários.
          Ciclologia: o ciclo diário saída-retorno para casa passando pelo trânsito; o ciclo de atuação pedestre-condutor.
          Enumerologia: a educação; a observação; a comunicação; a coparticipação; a cooperação; a harmonização; a pacificação.
          Binomiologia: o binômio translocação-lucidez; o binômio poder-limite; o binômio liberdade-responsabilidade.
          Interaciologia: a interação trânsito-civilidade; a interação mentalidade individual–mentalidade coletiva; a interação prioridades individuais–cautela coletiva; a interação direito-meio–direitos-fins.
          Crescendologia: o crescendo consciência comunitária–democracia direta; o crescendo transitabilidade intrafísica–transitabilidade extrafísica.
          Trinomiologia: o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio liberdade-igualdade-fraternidade; o trinômio segurança-coletividade-pacificidade.
          Polinomiologia: o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio atenção-respeito-acessibilidade-oportunidade.
          Antagonismologia: o antagonismo atenção dividida / atenção concentrada em si; o antagonismo gesto esclarecedor / gesto assediador; o antagonismo intercooperação assistencial / competição assediadora; o antagonismo trânsito interativo / trânsito maçante.
          Paradoxologia: o paradoxo de exercitar a pacificação íntima no trânsito caótico.
          Politicologia: a democracia; a conviviocracia; a libertação da burocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a Convenção de Viena, de 8 de Novembro de 1968, indicando a uniformização internacional das regras de trânsito; a segunda Lei Seca (Lei N. 12.760/12) criminalizando o condutor alcoolizado trafegando ou não em via pública; a Lei N. 9.503/97 proibindo prisão em flagrante e fiança ao causador do acidente prestador de pronto e integral socorro à vítima; a lei de causa e efeito; a lei da responsabilidade evolutiva; a lei da convivência pacífica na conquista de novo patamar evolutivo.
          Filiologia: a grupocarmofilia; a policarmofilia; a neofilia; a reeducaciofilia; a autodisciplinofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a pacificofilia.
          Fobiologia: a superação da neofobia; a profilaxia da conviviofobia.
          Sindromologia: a autoconsciência na direção do veículo neutralizadora da síndrome da borboleta; a incivilidade causada pela síndrome da pressa; a heteroconsciência evitando a síndrome de Homén; a observância do fluxo do trânsito contra a síndrome da onipotência.
          Maniologia: a mania de fumar no trânsito; a mania de se comunicar por whatsapp dirigindo; a mania de apressar o transeunte; a mania de ouvir o som no carro ultrapassando o limite em decibéis recomendados; a mania do pedestre de não atravessar na faixa; a mania do motociclista de empinar-se; a mania do ciclista de andar nas calçadas; a mania de acelerar o veículo ao perceber o sinal amarelo.
          Mitologia: o mito de o trânsito pacífico ser o trânsito vazio; o mito do trânsito perfeito; o mito da democracia enquanto vontade livre da maioria; o mito de delimitar o início da liberdade de alguém somente quando terminar a do outro.
          Holotecologia: a convivioteca; a comunicoteca; a simboloteca; a socioteca; a sociologicoteca; a interassistencioteca; a experimentoteca; a discernimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Intrafisicologia; a Comunicologia; a Transitologia; a Direitologia; a Sociologia; a Politicologia; a Governologia; a Pacifismologia; a Cosmoeticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin motorista; a conscin pedestre; a conscin passageira; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cidadão.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cidadã.
          Hominologia: o Homo sapiens transitor; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens politicus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens democraticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: microinteração trânsito-civilidade = o respeito às leis de conservação e aplicações ao tráfego nas cidades pelo rigor das aplicações das multas; macrointeração trânsito-civilidade = o respeito às leis de conservação e aplicações nas cidades pela autoconscientização do direito à vida e locomoção pacífica de todos.
          Culturologia: a cultura da anticompetitividade; a cultura da cidadania efetiva; a cultura da inclusão; a cultura do foco na solução.
          Conviviologia. Conforme a Profilaxiologia, eis, na ordem alfabética, 7 exemplos de atitudes ou comportamentos úteis à promoção da civilidade no trânsito:
          1. Assumir. O hábito de assumir os erros e as consequências dos embates no trânsito, mesmo encontrando justificativa, revela inteligência.
          2. Ceder. O hábito de dar preferência, em situações críticas, mesmo estando com pressa, é expressão de civilidade.
          3. Comunicar. O hábito de usar o pisca-pisca, os sinais manuais e demais indicadores comportamentais denota postura aberta às comunicações.
          4. Prevenir. O hábito de usar o cinto de segurança demonstra autoconsideração.
          5. Promover. O hábito de o motorista entender, respeitar e promover o interesse dos pedestres, e estes os daquele, ajuda a fixar a cidadania efetiva.
          6. Respirar. O hábito de respirar conscientemente ante a frustração vivenciada no trânsito permite a oxigenação do cérebro, predispondo o uso do mentalsoma.
          7. Verificar. O hábito de verificar o bom funcionamento de luz de freio e embreagens evita acidentes.
            Governologia. Sob o ponto de vista da Paradireitologia, a construção da democracia direta exige reciclagens grupais a serem implementadas a partir da recomposição do conceito de cidadão até a revisão das prioridades neopolíticas fundamentais, objetivando o bem comum.


                                                        VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a interação trânsito-civilidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autossuperação da competitividade: Autevoluciologia; Homeostático.
            02. Comunicação não verbal: Comunicologia; Neutro.
            03. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático.
            04. Democracia: Parapoliticologia; Neutro.
            05. Democracia direta: Governologia; Homeostático.
            06. Direção agressiva: Acidentologia; Nosográfico.
            07. Direção defensiva: Profilaxiologia; Neutro.
            08. Gentileza: Conviviologia; Neutro.
            09. Incivilidade: Parapatologia; Nosográfico.
            10. Inteligência conviviológica: Conviviologia; Homeostático.
            11. Livre arbítrio: Paradireitologia; Neutro.
            12. Sede de poder: Intrafisicologia; Nosográfico.
            13. Segurança pública: Assistenciologia; Homeostático.
            14. Síndrome da pressa: Parapatologia; Nosográfico.
            15. Trânsito consciencial: Evoluciologia; Neutro.
    A CIVILIDADE NO TRÂNSITO DEMONSTRA INTELIGÊNCIA
  CONVIVIOLÓGICA DA CONSCIN. RESPEITAR INTERESSES
     LEGÍTIMOS DAS OUTRAS PESSOAS NESSE AMBIENTE
   COMPARTILHADO É EXERCITAR A MEGAFRATERNIDADE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, avalia o próprio padrão pensênico nas vias públicas compartilhadas? Sente-se capaz de transitar e interagir cosmoeticamente nesse espaço de convivência não raro tumultuado?
            Bibliografia Específica:
            1. Sen, Amartya; The Idea of Justice (A Ideia de Justiça); pref. Amartya Sen; revisoras Carmen S. da Costa; & Jane Pessoa; trad. Denise Bottmann; & Ricardo Doninelli Mendes; 492 p.; 4 seções; 48 subseções; 305 citações; 11 enus.; 9 estatísticas; 305 notas; 305 refs.; alf.; ono.; 23 x 16 x 3 cm; br.; 1 a Ed.; 1a reimp.; Schwarcz; São Paulo, SP; 2012; páginas 37, 67, 356 e 365.
            2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 652 e 653.
            3. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.;
  a 5 Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 222 e 251.
                                                                                                                       E. A. L.