Interação Gratidão-Perdão

A interação gratidão-perdão é o conjunto de influências multidimensionais recíprocas, vivenciadas pela conscin ou consciex, entre o sentimento gratulatório no reconhecimento de aportes e benesses recebidos e o processo de heterocompreensão e heteroperdoamento.

Você, leitor ou leitora, vivencia a interação gratidão-perdão a fim de potencializar a autevolução? Quais resultados interassistenciais vem obtendo?

      INTERAÇÃO GRATIDÃO-PERDÃO
                                     (CONVIVIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A interação gratidão-perdão é o conjunto de influências multidimensionais recíprocas, vivenciadas pela conscin ou consciex, entre o sentimento gratulatório no reconhecimento de aportes e benesses recebidos e o processo de heterocompreensão e heteroperdoamento.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra ação procede também do idioma Latim, actio, “ação; movimento; feito; obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo; auto; discurso; enredo”, e esta de agere, “obrar; agir”. Apareceu no Século XIII. O termo interação surgiu no Século XX. O vocábulo gratidão vem do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu em 1543. A palavra perdão vem do idioma Latim Medieval, perdonet, “que ele perdoe”, e esta de perdonare, “perdoar; desculpar”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Interação reconhecimento de benesses–perdão. 2. Bissociação interativa gratidão-perdão.
          Neologia. As 3 expressões compostas interação gratidão-perdão, interação básica gratidão-perdão e interação avançada gratidão-perdão são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Interação ingratidão-imperdoamento. 2. Bissociação desaproveitamento de aportes–ruminação de mágoas.
          Estrangeirismologia: os social effects da prática gratulatória; o coping gratefully; o counting blessings; o fato de o fake it until you make it não se aplicar ao perdão; o momento de detach of the trauma; o turning point da libertação grupocármica; o upgrade evolutivo; o move on; o pay it forward.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade evolutiva pessoal.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Perdão requer lógica. Gratidão amplia cognição. Perdão: escolha mentalsomática. Gratidão: escolha evolutiva.
          Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema:  Entre o estímulo e a resposta há um espaço. Neste espaço está nosso poder de escolher nossa resposta. Na nossa resposta está nosso crescimento e nossa liberdade (Viktor Frankl, 19051997).
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Gratidão. Não somente o perdão antecipado, mas a gratidão antecipada é postura inteligente a ser adotada permanentemente pelas conscins intermissivistas”. “Quanto mais evoluída a consciência, maior o grau de gratidão”.
          2. “Perdão. O perdão é o primeiro acerto manifesto quanto ao erro da inexperiência alheia”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal gratulatório e heteroperdoador; os benignopensenes; a benignopensenidade; o aperfeiçoamento da autopensenidade refletido pela teática pessoal; os harmonopensenes, a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopenseidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade crescente promovida pela vivência teática da gratidão e do perdão.
          Fatologia: a gratidão se iniciando pelo reconhecimento da oportunidade da vida intrafísica; a identificação e reconhecimento das benesses recebidas; o ato do agradecimento; o apego às mágoas impedindo o heteroperdoamento; a ingratidão e o egocentrismo imprimindo grau de normalidade ao imperdoamento; a ilusão promovida pelo sentimento de merecimento; o apego à autovitimização gerando deficit gratulatório; o egocídio predispondo à vivência dos sentimentos elevados; a empatia e humildade como componentes-chave ao perdão; o mimo energético; o crescimento da lista de credores; a gratidão facilitando a mudança de olhar sobre as agressões e traições vividas; o estímulo ao comportamento pró-social; a predisposição ao altruísmo crescente; a autodisponibilidade assistencial; a autolibertação mediante abrir mão de ter sempre razão; a evitação das exigências alheias; as neorreciclagens; o “perdoamento da dívida”; as novas respostas cognitivas e comportamentais positivas perante o passado e o presente; a generosidade contida no perdão; o discernimento lógico embasando as ações; a necessidade de especificação nos processos de agradecimento e perdão; o otimismo racional e a postura traforista; as novas escolhas contribuindo para saúde física; a conquista pelo fato de malfeitores e algozes não promoverem alterações psicossomáticas ou autassédios; as reconciliações e a evolução grupocármica.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a libertação das energias patológicas produzidas pelas mágoas e ressentimentos; a escolha por aplicar a energia vital na autopesquisa evolutiva; a mudança do padrão energético durante as lembranças do passado; a paragratidão; o paraperdão; a gratidão pela vivência do fenômeno parapsíquico interassistencial; o paradever grupal; as energias gratulatórias e heteroperdoadoras contribuindo para a saúde consciencial e a interassistencialidade multidimensional.


                                           III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo gratidão-generosidade; o sinergismo esclarecimento-perdão.
         Principiologia: o princípio da compreensão interassistencial; o princípio de não violência; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da gratidão ao modo de caminho para evolução; o princípio do heteroperdão; o princípio da interassistencialidade fraternal; os princípios cosmoéticos enquanto gatilhos autorreciclogênicos.
         Codigologia: a atualização constante do código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: as ingratidões e imperdoamentos comprometendo a teoria das interprisões grupocármicas.
         Tecnologia: a técnica da auditoria gratulatória; a técnica da revisão diária pré-tenepes; a técnica do diário da gratidão; a técnica da conexão com a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a técnica da visão panorâmica aplicada; a técnica da desdramatização emocional; a técnica da vivência do binômio admiração-discordância; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do perdão universal.
         Voluntariologia: o voluntariado como oportunidade teática para retribuição dos aportes recebidos e o exercício do perdão.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Assistenciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; a interrelação entre labcons.
         Efeitologia: o efeito da gratidão na ampliação cognitiva favorecendo a heterocompreensão e o heteroperdão; o efeito da ampliação da visão de conjunto; o efeito benéfico da racionalidade do mentalsoma no psicossoma; a conquista da autoridade moral vivenciada pelo efeito do heteroperdoamento; o efeito na homeostase holossomática promovido pela interação gratidão-perdão; os efeitos da libertação grupocármica.
         Neossinapsologia: as neossinapses promovidas pela heterocompreensão; as neossinapses gratulatórias promovendo novas perpectivas; a renovação sináptica promovida pela liberação das mágoas; o fortalecimento das neossinapses sendo sustentado pela prática da gratidão e do perdão antecipados.
          Ciclologia: a quebra do ciclo vicioso milenar vítima-algoz; o ciclo evolutivo sendo favorecido pela interação gratidão-perdão.
          Enumerologia: a escolha evolutiva; a gratidão cotidiana; a empatia; a postura heteroperdoadora; a holomaturidade; a convivialidade fraterna; a integração ao maximecanismo evolutivo.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio gratidãofortalecimento de vínculos; o binômio gratidão-superação; o binômio gratidão-cosmovisão; o binômio perdão-tares; o binômio ação-reação; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio serenidade-benignidade.
          Interaciologia: a interação gratidão-perdão.
          Crescendologia: o crescendo pseudo-harmoniaacúmulo de mágoas.
          Trinomiologia: o trinômio liberação-autocura-reconciliação; o trinômio proatividade-autodiscernimento-autodesperticidade.
          Polinomiologia: o polinômio empatia-compaixão-gratidão-perdão enquanto caminho para pacificação íntima.
          Antagonismologia: o antagonismo perdoar / compactuar; o antagonismo perdão / ingenuidade; o antagonismo agir de modo complacente / perdoar com discernimento.
          Paradoxologia: o paradoxo de o ofensor poder ser benfeitor; o paradoxo de o sofrimento trazer oportunidade de crescimento; o paradoxo de aprender a evoluir nas adversidades.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Legislogia: a lei da causa e efeito; a lei do holocarma; a lei da interdependência evolutiva; as leis da Cosmoética.
          Filiologia: a evoluciofilia.
          Sindromologia: a ineficácia na síndrome do justiceiro; a superação da síndrome da autovitimização; a evitação da síndrome do bonzinho.
          Maniologia: o abandono da mania do direito de ressentir-se; a evitação da mania de merecer.
          Mitologia: o mito da heterocura; o mito da aceleração evolutiva sem autodesassédio.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a socioteca; a convivioteca; a cognoteca; a maturoteca; a interassistencioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Autopesquisologia; a Interassistenciologia; a Tenepessologia; a Autodiscernimentologia; a Grupocarmologia; a Holomaturologia; a Recexologia; a Evoluciologia; a Paradireitologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin grata; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens benignus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens libertarius; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: interação básica gratidão-perdão = aquela decorrente das primeiras vivências gratulatórias e a correlação com o heteroperdoamento cotidiano; interação avançada gratidão-perdão = aquela vivenciada pelas consciências gratas, praticantes do heteroperdão antecipado, detentoras de psicosfera interassistencial e encaminhadas à megafraternidade.
         Culturologia: a cultura da Paradireitologia; a cultura da Conviviologia Evolutiva.
         Associação. Eis, em ordem alfabética, sob a ótica da Experimentologia, 3 resultados relacionados à interação gratidão-perdão:
         1. Altruísmo. A gratidão predispõe à vivência de maior patamar de generosidade. Tal fato contribui para maior benevolência perante os malfeitores.
         2. Maturidade. A vivência da gratidão expande a atuação do mentalsoma, ampliando cognição, criatividade, otimismo, autocontrole, discernimento e cosmovisão. Essa expansão mentalsomática potencializa a heterocompreensão e o heteroperdoamento.
         3. Ortopensenidade. As consciências gratas possuem maior capacidade de autossuperação, têm registros de boas memórias, estando menos reféns dos patopensenes e ruminações negativas, como inveja, ressentimentos, ganância e amargura. Portanto, estão mais predispostas a melhor enfrentar as adversidades e, por hipótese, perdoar.
         Técnica. Sob a ótica da Autodiscernimentologia, para os interessados na teática da interação gratidão-perdão, eis, em ordem funcional, 12 passos autorreflexivos, classificados em duas modalidades técnicas:
         A. Autorreflexão gratulatória: envolvendo aportes e consciências.
         01. Reconhecimento. Reflita sobre a vida intrafísica atual. Quais foram os aportes recebidos?
         02. Aprofundamento. Escolha certa situação na qual tenha experienciado a gratidão. Reviva a experiência. Quais as repercussões holossomáticas?
         03. Agradecimento. Pense sobre as conscins e consciexes às quais gostaria de agradecer. Considere a exteriorização de energias para essas consciências. Como as percebe?
         04. Conexão. Busque conectar-se com a Central Extrafísica da Fraternidade ao experienciar as energias gratulatórias. Quais as modificaçoes no padrão energético?
         05. Expansão. Expanda a exteriorização das energias fraternas para todo o Universo. Quais as repercusões holossomáticas?
         B. Autorreflexão heteroperdoadora: envolvendo retrofato aparentemente imperdoável.
         06. Especificação. Escolha algum fato passado ainda considerado difícil de perdoar. Quais os aspectos rememorados possíveis de discriminar?
         07. Aprofundamento. Retorne ao momento presente. Qual o peso atual do fato ocorrido?
          08. Empatia. Pense sobre as circunstâncias de vida da pessoa considerada malfeitora. Quais dificuldades possivelmente enfrentava e / ou ainda enfrenta?
          09. Antivitimização. Explore hipóteses holobiográficas. Qual a autorresponsabilização no contexto seriexológico?
          10. Aprendizado. Reflita sobre o aprendizado obtido com a experiência. Qual atributo intraconsciencial se desenvolveu ou intensificou?
          11. Reperspectivação. Pondere sobre possíveis opções em substituição ao imperdoamento. Quais as maneiras de seguir em frente?
          12. Amadurecimento. Considere a possibilidade da gratidão pela oportunidade de reciclagem, aprendizado e crescimento. Quais aspectos considera passíveis de agradecimento?
          Valores. A checagem quanto à autocoerência vivenciada dos valores existenciais e princípios conscienciológicos auxilia na autoprescrição terapêutica, por intermédio da identificação de neorreciclagens prementes facilitadoras das experiências gratulatórias e heteroperdoadoras.
          Interassistencialidade. A libertação originada pelo ato de perdoar favorece e qualifica o sentimento de gratidão, fortalecendo o ciclo interassistencial.
          Tenepes. É escolha inteligente e cosmoética incluir permanentemente não apenas os credores, mas também os desafetos na tenepes e demais tarefas interassistenciais.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a interação gratidão-perdão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
          02. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático.
          04. Crescendo perdão-libertação: Conviviologia; Homeostático.
          05. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
          06. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Gratidão intelectual: Retribuiciologia; Homeostático.
          08. Gratidão reciclogênica: Holomaturologia; Homeostático.
          09. Harmonia existencial: Harmoniologia; Homeostático.
          10. Holopensene interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Inventário do autalinhamento principiológico: Autopesquisologia; Neutro.
          12. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          13. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          14. Sinergismo gratidão-generosidade: Interassistenciologia; Homeostático.
          15. Técnica do perdão: Paradireitologia; Homeostático.
  A OPÇÃO TEÁTICA PELA GRATIDÃO E HETEROPERDÃO
  PROMOVE A HOMEOSTASE E A SAÚDE CONSCIENCIAL,
   ALÉM DE IMPULSIONAR A CONVIVIALIDADE FRATERNA
         LIBERTÁRIA E A AUTEVOLUÇÃO CONSCIENCIAL.
          Questionologia.Você, leitor ou leitora, vivencia a interação gratidão-perdão a fim de potencializar a autevolução? Quais resultados interassistenciais vem obtendo?
             Bibliografia Específica:
             1. Emmons, Robert; Agradeça e seja Feliz: Como a Ciência da Gratidão pode mudar sua Vida (Thanks); trad. Maria Clara De Biasi W. Fernandes; 284 p.; 7 caps.; 256 enus.; 1 tab; 2 ilus.; 21 x 14 cm; enc.; Best Seller; Rio de Janeiro, RJ; 2009; páginas 14 a 31 e 57 a 82.
             2. Idem; Gratitude Works: A 21-Day Program for creating Emotional Prosperity; 196 p.; 7 caps.; 134 enus.; 2 ilus.; 1 teste; 11 refs.; 1 minibiografia; 19 x 13 cm; enc.; Jossey-Bass; San Francisco, CA; 2013; páginas 43 a 48.
             3. Santiago, Adriana; O Poder Terapêutico do Perdão: Teoria, Prática e Aplicabilidade do Perdão com Base Científica na Psicologia Positiva; revisora Miriam Franco Novaes; 159 p.; 193 enus.; 20 tabs; 23 x 16 x 0,5 cm; enc.; Editora Leader; São Paulo, SP; 2017; páginas 21 a 105.
             4. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 509 e 628.
             5. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 571, 626 e 995.
             6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 765, 766, 1.283 e 1.285.
             Webgrafia Específica:
             1. Fincham, Frank; & Beach, Steven; Gratitude and Forgineness in Relationships; Artigo; The Oxford Handbook of Close Relantionships; EUA: disponível em <https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/
9780195398694.001.0001/oxfordhb-9780195398694-e-029>; acesso em: 11.07.19.
             2. Watson, Rita; Forgiveness Research and the Gratitude Factor; Artigo; Psychology Today; Abril, 2017; disponível em <https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-gratitude/201704/forgiveness-research-and-the-gratitude-factor>; acesso em: 11.07.19.
                                                                                                                    R. A. L.