Sinergismo Gratidão-Generosidade

O sinergismo gratidão-generosidade é a influência recíproca potencializadora entre a capacidade gratulatória e a predisposição para o altruísmo, contribuindo para a ampliação da cosmovisão e das práticas interassistenciais.

Você, leitor ou leitora, potencializa a autevolução por intermédio da vivência do sinergismo gratidão-generosidade? Quais ações práticas desenvolve no dia a dia para efetivar tal potencialização?

      SINERGISMO GRATIDÃO-GENEROSIDADE
                              (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O sinergismo gratidão-generosidade é a influência recíproca potencializadora entre a capacidade gratulatória e a predisposição para o altruísmo, contribuindo para a ampliação da cosmovisão e das práticas interassistenciais.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo sinergismo vem do idioma Francês, synergisme, de synergie, “ação coordenada de vários órgãos”, e este do idioma Grego, synergía, “cooperação; ajuda”. Surgiu no Século XX. O termo gratidão deriva do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu no Século XVI. A palavra generosidade procede também do idioma Latim, generositas, “nobreza; fidalguia; de boa qualidade; boa raça (de animais)”. Surgiu no Século XVII.
         Sinonimologia: 1. Sinergismo sentimento gratulatório–assistencialidade. 2. Sinergismo gratidão-benignidade. 3. Potencialização da gratidão associada ao fraternismo.
         Neologia. As 3 expressões compostas sinergismo gratidão-generosidade, sinergismo inicial gratidão-generosidade e sinergismo avançado gratidão-generosidade são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
         Antonimologia: 1. Dissociação gratidão-generosidade. 2. Interação nosográfica ingratidão-assedialidade.
         Estrangeirismologia: o rapport interconsciencial evolutivo; o benefit detector; o elapsed time na deteção de aportes; os social effects da prática gratulatória; a oferta da expertise pessoal; o pay it forward.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às repercussões da gratidão na interassistencialidade.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Gratidão produz generosidade. Gratidão: escolha mentalsomática.
         Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – Aja com bondade, porém não espere gratidão (Confúcio, 551–479 a.e.c.).
         Ortopensatologia: – “Gratidão. A conscin minipeça assistencial lúcida não labora esperando gratidão”. “A gratidão sincera é modalidade sofisticada de recompensa”. “A quem você deve manter o maior preito de gratidão é a consciex que levou você ao Curso Intermissivo (CI)”.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal gratulatório e fraterno; os benignopensenes; a benignopensenidade refletindo as escolhas na prática diária da gratidão e generosidade; os ortopensenes; a opção pela gratidão ampliando a ortopensenidade; os harmonopensenes, a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade.
          Fatologia: o fato de a gratidão e a generosidade serem lados da mesma moeda; o reconhecimento gratulatório antecipado ampliando a interassistencialidade; a postura traforista; a gratidão grupocámica; a empatia interassistencial potencializando a vivência gratulatória; a liberação de dopamina e o aumento da atividade do hipotálamo; a gratidão potencializando os sentimentos elevados e o bem-estar; a ampliação da cognição; a expansão da cosmovisão; a predisposição à atuação do amparo; o estímulo ao comportamento pró-social; a bondade vivenciada; a potencialização da automemória cosmoética; a reciprocidade genuína dos beneficiados; a predisposição para o altruísmo crescente; os benefícios oriundos da melhoria nas interrelações grupocármicas; a autodisponibilidade interassistencial; a cortesia; a deferência; a gratidão aumentando proporcionalmente em função da intencionalidade do benfeitor; a dissolução do egocentrismo perante as ações assistenciais; a vivência gratulatória reforçando a sociabilidade; os acertos grupocármicos; as consequências relacionais generalizadas da gratidão potencializando a convivialidade sadia; a evolução grupocármica.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a holomemória contribuindo para o desenvolvimento gratulatório na seriéxis; a assistência extrafísica; as energias gratulatórias facilitando o trabalho de amparo extrafísico; o reconhecimento das paramizades intermissivas; o autorrevezamento multiexistencial; o fortalecimento dos paravínculos; os extrapolacionismos fraternos na conexão com a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a doação de energias conscienciais (ECs) fraternas; o desenvolvimento de perfil multiexistencial interassistencial; o paradever; a meta multidimensional da omnibenignidade.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo gratidão-generosidade.
          Principiologia: o princípio de a gratidão orientar a escolha das metas evolutivas; o princípio “ninguém evolui sozinho”; o princípio da interassistencialidade fraterna; o princípio da reciprocidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código pessoal de generosidade.
          Teoriologia: a teoria da Maxifraternologia.
          Tecnologia: a técnica da revisão do dia pré-tenepes; a técnica do diário da gratidão; a técnica da auditoria gratulatória; a técnica da gratidão antecipada; a técnica da conexão com a Central Extrafísica da Fraternidade.
          Voluntariologia: o voluntariado como oportunidade de retribuição aos aportes recebidos; os resultados evolutivos do voluntariado docente.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Assistenciologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; a interrelação entre labcons.
          Efeitologia: o efeito potencializador da postura traforista no sinergismo gratidão-generosidade; os efeitos relacionais generalizados da gratidão potencializando a convivialidade sadia; o efeito do reconhecimento de aportes no período de latência autocognitiva lúcida; o prolongamento da lista de credores como efeito da vivência gratulatória; os efeitos reciclogênicos do ato de servir; os efeitos da gratidão refletidos na energosfera pessoal; os efeitos do sinergismo gratidão-generosidade no holopensene grupal.
          Neossinapsologia: as neossinapses gratulatórias trazendo novas perspectivas; a renovação sináptica para o desenvolvimento dos sentimentos fraternos; o fortalecimento das neossinapses orientadas para a evolução consciencial.
          Ciclologia: o ciclo interassistência-gratidão contribuindo para a cultura de paz; o ciclo multiexistencial evolutivo; o ciclo do revezamento assistente-assistido.
          Enumerologia: a admissão da potencialização gratidão-generosidade; o reconhecimento da conexão gratidão-generosidade; o benefício da gratidão e da generosidade; a recompensa íntima; a adoção permanente da postura assistencial; o senso de integração ao maximecanismo evolutivo; o autalinhamento ao fluxo do Cosmos.
          Binomiologia: o binômio aprender-agradecer; o binômio admiração-discordância; o binômio reconhecimento-gratidão; o binômio gratidão-Universalismo; o binômio inteligente pré-perdão–pré-gratidão; o binômio serenidade-benignidade; o binômio egocídio-abnegação facilitando o reconhecimento de aportes.
          Interaciologia: a interação nosográfica autovitimização-ingratidão; a interação regressiva egão-ingratidão; a interação perdão-gratidão; a interação gratidão–responsabilidade cosmoética; a interação reflexão gratulatória–autodesassédio; a interação boa intenção–discernimento cosmoético; a interação cultivo da gratidão–fortalecimento de laços evolutivos.
          Crescendologia: a paz íntima gerada pelo crescendo megagratidão-megafraternidade.
          Trinomiologia: o trinômio autabnegação-cosmoética-doação.
          Polinomiologia: o polinômio empatia interassistencial–perdão–gratidão–fraternismo.
          Antagonismologia: o antagonismo gratidão genuína / agradecimento como obrigação social.
          Paradoxologia: o paradoxo de as adversidades poderem ser geradoras do sentimento de gratidão e oportunidades de atos generosos.
          Legislogia: a lei da ação e reação; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do ressarcimento cosmoético; a lei da evolução interconsciencial; a lei da empatia; as leis de retribuição dos aportes; a lei do maior esforço aplicada à fraternidade.
          Filiologia: a xenofilia; a sociofilia; a conviviofilia; a discernimentofilia; a autocriticofilia; a mentalsomatofilia; a interassistenciofilia; a evoluciofilia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da autovitimização.
          Maniologia: a mania de se lamuriar sobre a vida.
          Mitologia: o mito da independência absoluta.
          Holotecologia: a psicoteca; a socioteca; a convivioteca; a cognoteca; a maturoteca; a interassistencioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Tenepessologia; a Policarmologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Parassociologia; a Vinculologia; a Harmoniologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o agradecido; o altruísta; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a agradecida; a altruísta; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens benignus; o Homo sapiens donator; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens orthopensenicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: sinergismo inicial gratidão-generosidade = aquele decorrente das primeiras posturas gratulatórias e da propensão ao altruísmo; sinergismo avançado gratidão-generosidade = aquele gerador da dinamização e ampliação das autovivências gratulatórias e do fraternismo continuado na consecução do processo evolutivo interassistencial.
          Culturologia: a cultura da Conviviologia Evolutiva; a cultura da maxifraternidade; a cultura da interassistência.
          Associação. Gratidão e generosidade estão lado a lado. A vivência da gratidão motiva as pessoas beneficiadas a retribuírem aos benfeitores e estender a generosidade a terceiros. Tal condição ortopensênica amplia a predisposição para a assistência.
          Conviviologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 3 resultados relacionados à sinergia entre a gratidão e a generosidade oriundos de pesquisas nas áreas psicológica e sociológica:
          1. Benevolência. A gratidão aumenta proporcionalmente a intencionalidade sadia do benfeitor. Participantes obtiveram maiores níveis de gratidão quando os benfeitores ajudaram por motivos mais benevolentes e não egocêntricos.
          2. Esforço. Participantes em estado de gratidão se dispuseram a assistir, mesmo quando houve necessidade de dedicação maior, em comparação aos demais participantes em estado apenas de alegria. Por exemplo, quando ficaram mais tempo preenchendo pesquisa, mesmo sendo cansativa, como favor para o benfeitor.
          3. Pró-assistência. Pessoas com pontuações mais altas em gratidão também obtiveram índices mais altos nas medidas em comportamentos pró-sociais, se comparadas aquelas com desempenhos mais baixos nas medidas de gratidão.
          Potencialização. Eis, em ordem alfabética, 3 decorrências do sinergismo gratidão-generosidade, observadas na potencialização do comportamento pró-assistencial:
          1. Detecção. A capacidade de identificar as benesses recebidas de outrem nesta vida intrafísica ou ao longo do ciclo multiexistencial.
          2. Incentivo. A motivação vivenciada pela conscin grata ampliando as ações assistenciais em relação ao benfeitor e às outras consciências.
          3. Reforço. A função reforçadora para os benfeitores responsáveis pelos atos benéficos.
          Memória. Sob a ótica da Mentalsomatologia, a vivência da gratidão exige maturidade de atributos mentais, notadamente da memória.
          Responsabilidade. A compreensão quanto às dívidas acumuladas ao longo do ciclo multiexistencial impulsiona e incentiva a conscin a honrar os heteroinvestimentos e investir em ações assistenciais grupo e policármicas.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o sinergismo gratidão-generosidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
          02. Benignidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          03. Benignidade traforista: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Binômio reconhecimento-gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático.
          06. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Gratidão reciclogênica: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Holopensene interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          09. Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          10. Latência autocognitiva lúcida: Descrenciologia; Neutro.
            11.   Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático.
            12.   Paravínculo: Psicossomatologia; Homeostático.
            13.   Revisão gratulatória diária: Homeostaticologia; Homeostático.
            14.   Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            15.   Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
   A TEÁTICA DO SINERGISMO GRATIDÃO-GENEROSIDADE
 AMPLIA, NA CONSCIN, A MENTALSOMATICIDADE, QUALIFICA A INTERASSISTÊNCIA E A CONVIVIALIDADE FRATERNA, RUMO À LIBERTAÇÃO COSMOÉTICA EVOLUTIVA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, potencializa a autevolução por intermédio da vivência do sinergismo gratidão-generosidade? Quais ações práticas desenvolve no dia a dia para efetivar tal potencialização?
            Filmografia Específica:
            1. A Corrente do Bem. Título Original: Pay it Forward. País: EUA. Data: 2000. Duração: 123 min. Gênero: Drama. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Mimi Leder. Elenco: Kevin Spacey; Helen Hunt; Haley Joel Osment; Jay Mohr; Jim Caviezel; Jon Bon Jovi; Angie Dickinson; David Ramsey; Gary Werntz; Colleen Flynn. Produção: Steven Reuther, Peter Abrams, & Robert L. Levy. Roteiro: Leslie Dixon. Fotografia: Oliver Stapleton. Trilha Sonora: Thomas Newman. Estúdio: Warner Bros Pictures. Sinopse: Trevor inicia reação em cadeia de bondade para projeto de Estudos Sociais.
            Bibliografia Específica:
            1. Emmons, Robert A.; Gratitude Works: A 21-Day Program for Creating Emotional Prosperity; 196 p.; 7 caps.; 134 enus.; 2 ilus.; 1 minibiografia; 1 teste; 11 refs.; 19 x 13 cm; enc.; Jossey-Bass; San Francisco, CA; USA; 2013; páginas 43 a 48.
            2. MacCullough, Michael; et al; An Adaptation for Altruism? The Social Causes, Social Effects, and Social Evolution of Gratitude; Artigo; Psychological Science; Revista; Vol. 17; N. 4; 20 refs.; Universty of Miami, Florida, FL; USA; 2008; páginas 281 a 285.
            3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 509.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 766, 1.446 e 1.547.
            5. Zahn, Roland; et al.; The Neural Basis of Human Social Values: Evidence from Functional MRI; Artigo; Cerebral Cortex; Revista; 7 p.; Vol. 19; N.2; 49 refs.; 3 ilus.; Oxford Universty Press; Oxford; Great Britain; Maio, 2008; páginas 276 a 283.
                                                                                                                   R. A. L.