Instrumento de Pesquisa Conscienciológica

O instrumento de pesquisa conscienciológica é o recurso, meio ou substrato material utilizado com a finalidade de coletar, compilar e analisar dados sobre a consciência, fundamentado no paradigma consciencial.

Você, leitor ou leitora, já faz uso dos instrumentos de pesquisa conscienciológica para a autevolução? Com qual frequência e aproveitamento? Tem o costume de compartilhar os achados pesquisísticos?

      INSTRUMENTO             DE     PESQUISA CONSCIENCIOLÓGICA
                                     (PESQUISOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O instrumento de pesquisa conscienciológica é o recurso, meio ou substrato material utilizado com a finalidade de coletar, compilar e analisar dados sobre a consciência, fundamentado no paradigma consciencial.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo instrumento vem do idioma Latim, instrumentum, “mobília; móveis; instrumento; utensílio; equipagem; trem; bagagem; ornamento; recurso; meio”. Surgiu no Século XI. O termo pesquisa deriva do idioma Espanhol, pesquisa, derivado do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e este de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente; aprofundar”. Apareceu no Século XIII. A palavra consciência procede igualmente do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
         Sinonimologia: 1. Instrumento de coleta de dados conscienciológicos. 2. Ferramenta de pesquisa conscienciológica. 3. Instrumento de análise conscienciológica. 4. Instrumental autopesquisístico.
         Neologia. As 4 expressões compostas instrumento de pesquisa conscienciológica, instrumento inicial de pesquisa conscienciológica, instrumento intermediário de pesquisa conscienciológica e instrumento avançado de pesquisa conscienciológica são neologismos técnicos da Pesquisologia.
         Antonimologia: 1. Instrumento de pesquisa unidimensional. 2. Instrumento de mensuração física. 3. Técnica de pesquisa conscienciológica. 4. Método científico conscienciológico.
         Estrangeirismologia: o modus operandi autopesquisístico; o rapport com a equipex favorecendo a elaboração, seleção e aplicação de instrumentos de pesquisa conscienciológicos; os insights dos amparadores otimizando a interpretação de dados coletados; o upgrade evolutivo proporcionado pela inserção de instrumentos de autopesquisa na rotina.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à escolha temática e respectivos instrumentos de autopesquisa conscienciológicos prioritários para o momento evolutivo.
         Megapensenologia. Eis 6 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Pesquisar requer planejamento. Instrumentos otimizam recursos. Lucidez exige atenção. Evolução demanda dedicação. Registrar é inteligente. Compreensão demanda estudo.
         Coloquiologia: – Para bom entendedor, meia palavra basta. Quem procura, acha.
         Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
         1. “Indagação. A maior covardia é a conscin não indagar sobre a clareza de tudo”.
         2. “Instrumentos. A qualidade da escolha dos instrumentos especifica a evolução da consciência. – „No mar inquieto da vida, você emprega os remos ou o timão?‟”.
         3. “Pesquisa. Quem pesquisa deve estar preparado tanto para a felicidade do achado quanto para a frustração de saber de certas verdades relativas de ponta, ou verpons”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Pesquisologia; o holopensene pessoal da Autopesquisologia; o holopensene pessoal da Evoluciologia; o holopensene pessoal da Experimentologia; o holopensene pessoal da Interassistenciologia; o holopensene pessoal da Recinologia; o holopensene pessoal da Voliciologia; o holopensene pessoal da cientificidade; os ortopensenes, a ortopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; a qualificação pensênica e pesquisística por meio da utilização dos instrumentos de pesquisa conscienciológicos; a autoinvestigação da pensenidade.
          Fatologia: o instrumento de pesquisa conscienciológica; a valorização das experiências expressa na seleção e utilização dos formulários; a facilidade de preenchimento das planilhas; a dificuldade de manutenção diária de preenchimento de folhas de registros de experiências; a complementaridade dos instrumentos de autopesquisa favorecendo a pré-cosmovisão do pesquisador; os instrumentos de autopesquisa tenepessológica; a autoanamnese holossomática favorecida por questionários de pesquisa; o comprometimento com as autopesquisas; a rotina útil possibilitando os registros e o preenchimento das planilhas; a desorganização tirando a rotina autopesquisística dos trilhos; a voliciolina e a coragem no início da aplicação de instrumentos de pesquisa conscienciológica e na retomada, após período descontínuo; a satisfação na autoconscientização do continuísmo pesquisístico; a atenção direcionada às variáveis específicas; a análise dos dados coletados; a interpretação dos achados pesquisísticos; a cientificidade favorecendo e sendo base para o aprofundamento das pesquisas; o paradigma consciencial vivenciado nas posturas e atitudes autopesquisísticas; a legitimidade interna da pesquisa conscienciológica; o respeito ao próprio temperamento e perfil na escolha e elaboração dos instrumentos de autopesquisa; a satisfação íntima da implantação do método de coleta e análise de dados; os instrumentos pré-definidos e já publicados; a interassistência na publicação de gescon utilizando questionários, planilhas e formulários; a autopesquisa inarredável; a assunção da responsabilidade pela própria evolução.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o vínculo com a equipex estabelecido pelo hábito de registrar experiências e experimentos; os parainstrumentos de pesquisa conscienciológica sendo utilizados como pré-requisitos para entrada em aula extrafísica; o pararregistro projetivo contribuindo para o preenchimento dos instrumentos de pesquisa conscienciológica no intrafísico; os insights tidos na tenepes auxiliando na elaboração de instrumentos de pesquisa; o aumento da lucidez multidimensional pela utilização responsável dos instrumentos e pela autovalorização das experiências e experimentos.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: a compreensão do sinergismo das especialidades conscienciológicas na análise dos fatos e parafatos registrados nos instrumentos de pesquisa; o sinergismo escolha do tema de pesquisa–seleção do instrumento de pesquisa; o sinergismo técnica de pesquisa conscienciológica–instrumento de pesquisa conscienciológica; o sinergismo necessidade evolutiva–escolha adequada do instrumento de pesquisa; o sinergismo rotina útil–hábitos constantes autopesquisísticos; o sinergismo coleta de dados no intrafísico–coleta de dados no extrafísico; o sinergismo cosmoético dos esforços nas autopesquisas; o sinergismo do investimento nas recins necessárias após análise dos dados; o sinergismo registro de experiências e experimentos–percepção da realidade.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado à pesquisa realizada; o princípio de os fatos e parafatos orientarem as autopesquisas; o princípio pesquisístico “quem procura acha”; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da teática científica; o princípio da teática paracientífica; o princípio da priorização evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) estruturado a partir das autopesquisas; o código grupal de Cosmoética (CGC) fundamentado na pesquisa do grupo; o CPC enquanto sustentador da rotina útil de autopesquisa.
          Teoriologia: as teorias da Metodologia Científica Conscienciológica; a teática do paradigma consciencial; a vivência de 99% de prática na realização das pesquisas conscienciológicas respaldadas por 1% de teoria; a teoria da coerência aplicada à seleção ou elaboração do instrumento de pesquisa conscienciológica.
          Tecnologia: a técnica de autopesquisa conscienciológica; a técnica de pesquisa conscienciológica; as técnicas de registro das experiências e experimentos; a técnica de coleta de dados; a técnica do sobrepairamento na análise de dados; as técnicas autoconscienciométricas e autoconsciencioterápicas; a técnica evolutiva.
          Voluntariologia: o voluntariado e paravoluntariado conscienciológico sendo base ampla de coleta de dados para as pesquisas conscienciológicas; o voluntariado auxiliando na troca de ideias sobre métodos, técnicas e instrumentos de autopesquisa; o voluntariado conscienciológico amplificando a realização de pesquisas grupais.
          Laboratoriologia: os laboratórios de autopesquisa dos campi conscenciológicos; o laboratório grupal Acoplamentarium; o duplismo evolutivo utilizado na condição de laboratório de autopesquisa; o labcon pessoal.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Pesquisologia; o Colégio Invisível da Paratecnologia.
          Efeitologia: o efeito desassediador da rotina útil na aplicação dos instrumentos de autopesquisa; o efeito positivo da análise dos dados na autestima do pesquisador; o efeito crescente da confiabilidade dos fatos e parafatos decorrente das experiências e experimentos registrados com detalhes; o efeito da segurança quanto à análise das experiências e experimentos a partir da coleta contínua de dados; o efeito esclarecedor das informações extraídas dos instrumentos de pesquisa conscienciológica; o efeito otimizador da pesquisa planejada considerando o perfil e o temperamento do pesquisador; o efeito positivo na memória a partir da valorização dos registros.
          Neossinapsologia: as neossinapses provenientes da inclusão de instrumento de pesquisa conscienciológica na rotina diuturna; as neossinapses geradas pela análise dos dados coletados; as neossinapses na análise científica do parapsiquismo.
          Ciclologia: o ciclo seleção do instrumento de pesquisa–aplicação do instrumento de pesquisa; o ciclo aplicação do instrumento de pesquisa–modificação do instrumento de pesquisa; o ciclo análise de dados–mudança de comportamento–recin.
          Binomiologia: o binômio autopesquisa-heteropesquisa; o binômio instrumento de pesquisa–técnica de pesquisa; o binômio experiência-registro; o binômio pesquisa intrafísica–pesquisa extrafísica; o binômio registro de experiências–autoconfiança parapsíquica; o binômio voliciolina–opção pela autopesquisa.
          Interaciologia: a interação instrumento–técnica de pesquisa conscienciológica; a interação tema de pesquisa–instrumento de pesquisa; a interação pesquisa individual–pesquisa grupal.
          Trinomiologia: o trinômio Pesquisologia-Autopesquisologia-Grupopesquisologia; o trinômio decisão-organização-ação.
          Polinomiologia: o polinômio experiência–registro no instrumento de pesquisa–análise dos dados coletados–interpretação da realidade.
          Antagonismologia: o antagonismo falsas memórias / fatos e parafatos vivenciados.
          Paradoxologia: o paradoxo de a delimitação de variáveis não necessariamente limitar o experimento e a experiência; o paradoxo de quanto mais sistematizado o método de autopesquisa maior a pré-cosmovisão; o paradoxo de a rotina útil pesquisística poder trazer liberdade nas investigações; o paradoxo de única experiência poder ser determinante na ampliação da autopesquisa; o paradoxo de o detalhe na observação dos dados poder ampliar a visão de conjunto.
          Politicologia: a pesquisocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à autopesquisa e ao continuísmo na utilização de instrumentos de autopesquisa.
          Filiologia: a pesquisofilia; a evoluciofilia; a recinofilia; a discernimentofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a lucidofobia; a rotinofobia; a tecnofobia; a cienciofobia; a recexofobia; a neofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da subestimação consciencial; a síndrome de Poliana impedindo o aprofundamento da autopesquisa; a síndrome de Gabriela bloqueando os avanços pesquisísticos.
          Maniologia: a mania de esperar o momento perfeito para iniciar a aplicação de instrumento de pesquisa; a mania de menosprezar a pesquisa técnica.
          Mitologia: o mito de a utilização dos instrumentos de pesquisa conscienciológica não ter finalidade interassistencial; o mito da necessidade da condição ideal para o aprofundamento das pesquisas e adoção de técnicas e instrumentos de pesquisa; o mito de a utilização de instrumentos de pesquisa sabotar a experiência parapsíquica; o mito de a aplicação de instrumento de pesquisa demandar muito tempo; o mito de a cientificidade e o parapsiquismo não coexistirem; o mito da evolução consciencial sem esforço e sem autopesquisas.
          Holotecologia: a pequisoteca; a experimentoteca; a organizacioteca; a rotinoteca; a analiticoteca; a autocriticoteca; a reeducacioteca.
          Interdisciplinologia: a Pesquisologia; a Autopesquisologia; a Metodologia Científica; a Organizaciologia; a Experimentologia; a Extrafisicologia; a Discernimentologia; a Parapercepciologia; a Teaticologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin intermissivista; a conscin científica; a pessoa disciplinada; a pessoa focada; a conscin parapsíquica; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o registrador; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o pesquisador; o cientista.
          Femininologia: a registradora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a pesquisadora; a cientista.
          Hominologia: o Homo sapiens methodologus; o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens recyclans.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: instrumento inicial de pesquisa conscienciológica = aquele relativo às investigações temáticas exploratórias, sem variáveis definidas; instrumento intermediário de pesquisa conscienciológica = aquele de acordo com a temática e o experimento planejado; instrumento avançado de pesquisa conscienciológica = aquele específico considerando as variáveis determinadas para o experimento com vistas ao avanço de especialidade da Neociência.
          Culturologia: a cultura da pesquisa; a cultura da experimentação; a cultura científica.
          Hiperacuidade. Segundo a Autexperimentologia, cabe à conscin pesquisadora identificar e aplicar os instrumentos de acordo com a temática e o experimento planejado, considerando as variáveis determinadas e determinantes com vistas ao avanço da própria reciclagem e a contribuição para as neoespecialidades conscienciológicas.
          Aplicação. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, em ordem lógica, 9 procedimentos passíveis de serem utilizados pela conscin, homem ou mulher, interessada no desenvolvimento e aplicação da pesquisa conscienciológica:
          1. Contextualização. Selecionar o tema de pesquisa considerando a prioridade do momento evolutivo.
          2. Revisão. Fazer revisão bibliográfica, buscando identificar a temáticas afins já publicadas evitando o mais do mesmo.
          3. Seleção. Compreender o conjunto de traços pessoais, avaliando as possibilidades reais para dedicação à aplicação do instrumento de pesquisa selecionado fazendo adaptações, se necessário. Engessamento: despotencialização pesquisística. Versatilidade: intelectualidade aplicada.
          5. Elaboração. Elaborar instrumento de pesquisa, caso nenhum dos publicados seja capaz de atender a demanda do pesquisador.
          6. Organização. Organizar a rotina fazendo do instrumento e da técnica a vivência cotidiana.
          7. Interpretação. Analisar os resultados dos dados coletados.
          8. Recin. Planejar e implementar a recin de acordo com as conclusões temporárias.
          9. Gescon. Publicar os resultados com metodologia exaustiva buscando ampliar a interassistência.
          Tipologia. De acordo com a Cronemicologia Pesquisística, eis, por exemplo, listados em ordem funcional, 4 tipos de instrumentos de pesquisa conscienciológica seguidos dos objetivos, temporalidade e exemplos:
          1. Instrumento de registro: objetiva anotar dados, fenômenos e parafenômenos imediatamente após a ocorrência. Temporalidade do preenchimento: imediato. Exemplo: Registro diário de EVs.
          2. Instrumento de compilação: objetiva organizar dados registrados anteriormente, acumulando informações para serem analisadas posteriormente. Temporalidade do preenchimento: mediato. Exemplo: Sistematização de registros para pesquisa no Curso Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2).
          3. Instrumento de análise: objetiva analisar os dados coletados e compilados sobre determinada temática, possibilitando inferências. Temporalidade do preenchimento: mediato. Exemplo: Questionário de análise pensênica.
          4. Instrumento de avaliação: objetiva realizar autavaliação ou autodiagnóstico considerando certo padrão de referência na qual o pesquisador possa compreender a própria realidade por meio da comparação e autoclassificação. Temporalidade do preenchimento: imediato e mediato. Exemplo: Questionário de legitimidade interna da pesquisa conscienciológica e otimizadores.
          Tratado. Segundo a Autexperimentologia, os 700 Experimentos da Conscienciologia é a obra embasando a Neociência e pode ser considerado o tratado-instrumento da autopesquisa conscienciológica.
          Instumentos. Do ponto de vista da Pesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 11 instumentos de pesquisa consienciológica:
          01. Assistenciograma.
          02. Conscienciograma.
          03. Diário da Tenepes.
          04. Dispersograma.
           05.   Invexograma.
           06.   Pensenograma.
           07.   Recexograma.
           08.   Registro de Técnica Projetiva.
           09.   Roteiro de Autopesquisa.
           10.   Questionário para Reflexão sobre o Nível de Tenepessibilidade.
           11.   Tenepessograma.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o instrumento de pesquisa conscienciológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Análise dos autorregistros: Autopesquisologia; Neutro.
           02. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
           03. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro.
           04. Autofalseabilidade: Autexperimentologia; Homeostático.
           05. Autopesquisa inarredável: Autopesquisologia; Neutro.
           06. Autopesquisofilia: Autopesquisologia; Homeostático.
           07. Corte da realidade: Autopesquisologia; Neutro.
           08. Diário autopesquisístico conscienciológico: Autopesquisologia; Homeostático.
           09. Página impressa: Autorrevezamentologia; Neutro.
           10. Pararregistro projetivo: Projeciologia; Neutro.
           11. Planilha de autopesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
           12. Planilha técnica: Experimentologia; Neutro.
           13. Protocolo autexperimentológico: Autopesquisologia; Neutro.
           14. Roteiro de autopesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
           15. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
   A APLICAÇÃO SINÉRGICA DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA CONSCIENCIOLÓGICA PREDISPÕE AO APROFUNDAMENTO INVESTIGATIVO E TEÁTICA COTIDIANA QUANTO
 AO PARADIGMA CONSCIENCIAL OTIMIZANDO AS RECINS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já faz uso dos instrumentos de pesquisa conscienciológica para a autevolução? Com qual frequência e aproveitamento? Tem o costume de compartilhar os achados pesquisísticos?
           Bibliografia Específica:
           01. Afonso, Lauisa Barbosa Pinto; Legitimidade Interna da Pesquisa Conscienciológica; Artigo; Anais da VII Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 20-26.06.20; Conscientia; Revista; Trimestral.; Vol. 24; N. 2; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 2 enus.; 1 microbiografia; 14 refs.; Associação Internacional do Centro dos Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2020; páginas 209 a 218.
           02. Idem; Instrumentos de Autopesquisa Tenepessológica; Artigo; Anais da VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 19-25.07.21; Conscientia; Revista; Trimestral.; Vol. 25; N. 3; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 1 microbiografia; 6 enus.; 2 tabs.; 25 refs.; Associação Internacional do Centro dos Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2021; páginas 371 a 379.
           03. Bouchardet, Roberta; Assistenciograma: Proposta de Instrumento de Medida da Assistencialidade Multidimensional da Consciência; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 21; N. 2; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 18 enus.; 1 microbiografia; 4 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho; 2017; páginas 115 a 127.
            04. Carvalho, Juliana; Pensenograma: Proposta de Método para Estudo da Pensenidade; Artigo; Anais do II Congresso Internacional de Verponologia; Foz do Iguaçu, PR; 14-16.10.11; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 19 enus.; 1 microbiografia; 1 tab.; 8 refs.; 1 apênd.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2011; páginas 92 a 104.
            05. Engelman, Caroline Andreia; Semestre Pré-tenepes para o Inversor Existencial: Um Estudo de Caso; Artigo; Anais da XIV Fórum da Tenepes e XI Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; 14-16.12.18; Conscientia, Revista; Trimestral; Vol. 22; N. 4; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 4 enus.; 1 microbiografia; 1 quadro sinóptico; 16 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro; 2018; páginas 376 a 385.
            06. Nonato, Alexandre; Invexograma: Auto-avaliação da Invéxis; Artigo; Anais do I Congresso de Verponologia; Foz do Iguaçu, PR; 13-15.07.07; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 2; S-2; Seção: Artigo Original; 1 cronologia; 1 E-mail; 1 enu.; 1 microbiografia; 1 questionário; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2007; páginas 77 a 81.
            07. Pedroso, Izoé Daysi; Proposta de Técnica para Mensuração de Autopensenes; Artigo; Anais da VI Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 22-28.07.19; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 23; N. 3; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 17 enus.; 1 microbiografia; 3 tabs.; 14 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2019; páginas 230 a 240.
            08. Schveitzer, Mariana Cabral; & Schveitzer, Fernanda Cabral; Revisão Extensiva Aplicada ao Tema Saúde Consciencial; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 23, N. 3; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 6 enus.; 2 microbiografias; 37 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2019; páginas 159 a 172.
            09. Vicenzi, Ivelise; Estado Vibracional: Instrumento de Autopesquisa; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11, N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 7 gráfs.; 1 planilha; 3 enus.; 1 microbiografias; 2 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2007; páginas 151 a 159.
            10. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 242 e 243.
            11. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 851, 878 e 1.301.
            12. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 67, 100, 112 e 504.
            13. Zaslavsky, Alexandre; Métodos Científicos Conscienciológicos: Estudo Exploratório; Artigo; Anais da VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 19-25.07.21; Conscientia; Revista; Trimestral.; Vol. 25; N. 3; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 1 microbiografia; 4 enus.; 1 tab.; 30 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2021; páginas 159 a 172.
            14. Zaslavsky, Alexandre; et al.; Projeto Metodologia da Pesquisa Conscienciológica: Sistematização Preliminar; Artigo; Anais da VII Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 20-26.06.20; Conscientia; Revista; Trimestral.; Vol. 24; N. 2; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 9 enus.; 1 tab.; 12 refs.; 3 anexos; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2020; páginas 123 a 135.
                                                                                                                  L. B. P.