Grupomimese

A grupomimese é a repetição ou imitação dos atos, posturas, posicionamentos, mundividência e pensenidade, na atual existência, de vivências coletivas em retrovidas (Seriexologia), tanto as necessárias quanto as obsoletas, lúcidas ou não, e as respectivas decorrências paradireitológicas ou anticosmoéticas.

Você, leitor ou leitora, considera a possibilidade de pertencer a grupo mimético? Em caso afirmativo, tal grupomimese é patológica ou homeostática?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                            1
                                                  GRUPOMIMESE
                                              (MIMETICOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A grupomimese é a repetição ou imitação dos atos, posturas, posicionamentos, mundividência e pensenidade, na atual existência, de vivências coletivas em retrovidas (Seriexologia), tanto as necessárias quanto as obsoletas, lúcidas ou não, e as respectivas decorrências paradireitológicas ou anticosmoéticas.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo grupo vem do idioma Italiano, gruppo, “nó; conjunto; reunião”, e este do idioma Germânico, kruppa, equivalente ao do idioma Frâncico, kruppa, “massa arredondada”. Surgiu no Século XVIII. O termo mimese deriva do idioma Grego, mimésis, “imitação; imitar por meio de pantomimas”. Apareceu no Século XIX..
             Sinonimologia: 1. Mimese grupal. 2. Mimetismo coletivo. 3. Revisionismo grupal.
             Neologia. O vocábulo grupomimese e as duas expressões compostas grupomimese nosográfica e grupomimese homeostática são neologismos técnicos da Mimeticologia.
             Antonimologia: 1. Automimese. 2. Mimetismo consciencial individual.
             Estrangeirismologia: as posturas grupais démodées.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à recomposição grupocármica.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos à temática: – Evitemos mesméxis grupal. Ortomimese: reagrupamento evolutivo.
             Coloquiologia: o repeteco existencial grupal inútil.
             Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, duas ortopensatas pertinentes ao tema:
             1. “Grupomimese. O que faz a conscin se manter inserida na grupomimese, especialmente política, é a ausência do desejo de mudanças e reciclagens cosmoéticas, por estar ainda imersa no megatrafar da apriorismose”.
             2. “Grupos. Muitos minigrupos da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) já se encontraram em outros momentos evolutivos em retrovidas humanas, mas o megafoco dos interesses era egocármico. Hoje, após o Curso Intermissivo (CI), o senso de grupalidade está muito mais desenvolvido”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal rebarbativo; o holopensene grupomimético; os grupopensenes; a grupopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os mimeticopensenes; a mimeticopensenidade; os escleropensenes; a escleropensenidade; a fôrma holopensênica grupal; o materpensene da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional.
             Fatologia: a grupomimese; a patomimese grupal; a ortomimese grupal; o plágio coletivo; a mimese cosmoética; as repetições necessárias; a evitação das recidivas estagnantes; a recomposição grupocármica; a ampliação dos acertos grupais; o reagrupamento evolutivo; as tarefas interassistenciais grupais estabelecidas no Curso Intermissivo; a afinização grupal, sadia ou patológica; as minidissidências grupais; as maxidissidências grupais; a liderança patológica na fascinação grupal desviante; o agravamento das interprisões grupocármicas; o recriacionismo histórico; o neomedievalismo; o neonazismo; o turismo das reencenações históricas; o discernimento na distinção entre a mesmice grupal anacrônica e a grupomimese sadia; a família consciencial expressa na CCCI; o abertismo consciencial para o desapego do extemporâneo; as renovações existenciais grupais; a interdependência evolutiva; a coautoria de gescon grupal esclarecedora; a colheita evolutiva grupal após a semeadura da tares; a família evolutiva de intermissivistas; os re2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a encontros seriexológicos grupais da Conscienciologia; a caminhada coletiva ao longo do curso grupocármico.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o gruporrevezamento multiexistencial, sadio ou patológico; a qualificação das equipes extrafísicas de intermissivistas ressomantes; os bolsões extrafísicos de grupos de consciexes afinizadas pelos patopensenes; a liderança extrafísica nosográfica; a provável existência da seção de registros grupais da parapsicoteca; o grupo de amigos intermissivos; a busca grupocármica ativa; os megaparavínculos embasando revezamentos multiexistenciais coletivos; o bonde extrafísico; a harmonia grupal das comunexes evoluídas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da grupalidade evolutiva; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo clã-paraclã; o sinergismo dos megatrafores individuais expressos na grupalidade avançada.
          Principiologia: o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da empatia evolutiva.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da reurbex; a teoria da Gruporrevezamentologia; a teoria da Para-História; a teoria da grupalidade compulsória; a teoria da Legadologia Evolutiva Grupal.
          Tecnologia: a técnica da convivialidade sadia; a técnica de desensinar o ensinamento equivocado, no âmbito grupal.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico enquanto exercício da grupalidade avançada; o exercício da convivialidade evolutiva no voluntariado em Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia.
          Efeitologia: o efeito da desconstrução dos estigmas grupocármicos; o efeito mimético do mais do mesmo nas manifestações grupais da Socin Patológica.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da ortomimese grupal.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial grupal (CMG); o ciclo vicioso de patomimeses multiexistenciais.
          Enumerologia: a repetição acomodatícia; a repetição ultrapassada; a repetição descartável; a repetição obsoleta; a repetição oportuna; a repetição calculada; a repetição estratégica. O retroideário grupal dogmático; o retroideário grupal belicista; o retroideário grupal monárquico; o neoideário grupal reciclogênico; o neoideário grupal libertário; o neoideário grupal intermissivo; o neoideário grupal maxiproéxico.
          Binomiologia: o binômio coexistencial admiração-discordância; o binômio homeostático mutirão construtivo–força-tarefa evolutiva; a grupalidade madura alicerçada no binômio justiça-paz; o binômio Cronêmica-Proxêmica.
          Interaciologia: a interação grupopensene–fôrma holopensênica grupal.
          Crescendologia: o crescendo tacon grupal–tares grupal; o crescendo agrupamento–grupo evolutivo.
          Trinomiologia: o trinômio grupo-subgrupo-grupúsculo; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio interprisiológico poder grupal–posição grupal–prestígio grupal; o trinômio História-tradição-legado; o trinômio dependência-independência-interdependência; o trinômio encontros-desencontros-reencontros; o trinômio agrupar-desagrupar-reagrupar.
          Polinomiologia: o polinômio da manifestação extemporânea-deslocada-viciosa-contraproducente; o polinômio patológico arrastões-barbáries-chacinas-Holocausto; o polinômio grupopesquisa-grupodiagnóstico-grupenfrentamento-grupossuperação. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                      3
             Antagonismologia: o antagonismo reagrupamento / neodiáspora; o antagonismo retrovidas na abastança / retrovidas na penúria; o antagonismo vítima fraterna / vítima verdugo.
             Paradoxologia: o paradoxo de a vinculação tarística a neogrupo evolutivo qualificar a assistência aos retrogrupos; o paradoxo da libertação do clã sem distanciamento.
             Politicologia: a política da conciliação; a política do apaziguamento; a asnocracia; a mafiocracia; a discernimentocracia; a argumentocracia; a cognocracia; a maxiproexocracia; a evoluciocracia.
             Legislogia: a lei do eterno retorno; a lei de ação e reação; a lei do menor esforço na mimeticopatia; a lei do maior esforço convergente com a grupalidade cosmoética.
             Filiologia: a gregariofilia; a grupocarmofilia; a interaciofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a adaptaciofilia; a maturofilia.
             Fobiologia: a neofobia; a conviviofobia; a xenofobia; a sociofobia; a reciclofobia; a retrofobia; a fraternofobia.
             Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB) de caráter grupal; a síndrome da mediocrização evolutiva do grupo de conscins acomodadas; a síndrome da ectopia afetiva (SEA) decorrente do canto de sereia do líder anticosmoético.
             Maniologia: a mania de revisar o passado sem renovar o presente.
             Mitologia: a superação dos mitos clânicos.
             Holotecologia: a gregarioteca; a convivioteca; a socioteca; a retrocognoteca; a elencoteca; a evolucioteca; a consciencioteca.
             Interdisciplinologia: a Mimeticologia; a Ortomimeticologia; a Patomimeticologia; a Grupocarmologia; a Materpensenologia; a Interpriosiologia; a Seriexologia; a Retrocogniciologia; a Gruporrevezamentologia; a Intermissiologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a equipex; a equipin; a conscin enciclopedista; as consbéis; as consréus; a conscin minipeça do maximecanismo; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o gruporrevezador multiexistencial; o intermissivista; o cognopolita; o líder carismático; o atrator ressomático; o líder baratrosférico; o amparador; o evoluciólogo do grupo evolutivo; os colegas evolutivos; os comparsas anticosmoéticos; o mediador de conflitos; o pacifista.
             Femininologia: a gruporrevezadora multiexistencial; a intermissivista; a cognopolita; a líder carismática; a atratora ressomática; a líder baratrosférica; a amparadora; a evolucióloga do grupo evolutivo; as colegas evolutivas; as comparsas anticosmoéticas; a mediadora de conflitos; a pacifista.
             Hominologia: o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens reurbanisator; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens agglutinatorius; o Homo sapiens evolutiologus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: grupomimese nosográfica = aquela do conjunto de redatores de panfletos ideológicos com notícias falsas, no Século XVIII, para o conjunto de redatores manipuladores de fake news, no Século XXI; grupomimese homeostática = aquela do conjunto de autores de verbetes da Encyclopédie francesa, no Século XVIII, para o conjunto de neoverbetógrafos lúcidos da Enciclopédia da Conscienciologia, no Século XXI.
             Culturologia: a cultura da localização grupal seriexológica; a cultura da Grupocarmologia; a cultura da Recomposiciologia. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Anacronismologia. Sob a ótica da Mimeticologia, eis, em ordem alfabética, 5 exemplos de atividades grupomiméticas anacrônicas referentes a períodos históricos e grupos, ainda realizadas no Século XXI:
          1. Cátaros. As atividades no formato de encontros festivos com a temática do Catarismo, seita religiosa considerada herética, no período medieval, a exemplo de feiras, espetáculos teatrais, excursões, oficinas manuais, artesanato e jantares temáticos com indumentária de época e desfiles, realizadas principalmente no sul da França em cidades onde viveu o grupo de hereges.
          2. Medievo. Os festivais europeus evocando a Idade Média com trajes, ambientes, pratos culinários, batalhas, jogos de cavaleiros com armas de época, entre outros, transformando pequenas cidades, ainda com arquitetura medieval intacta, em teatros ao ar livre. As festas na Toscana, Itália, como o palio di Siena, exemplificam tais eventos.
          3. Renascença. Os festivais da Renascença realizados em países como a Espanha e França, com a caracterização dos participantes por meio de roupas, objetos, música, alimentos, simulações de batalhas, lutas, exibições de arco e flecha, entre outros.
          4. Templários. As reconstituições históricas com desfiles, trajes, simulações de lutas e caracterização ao modo dos cavaleiros templários, em cidades da Europa.
          5. Vikings. As reuniões e festividades com vestimentas, armas, objetos e cenários reproduzindo a cultura nórdica dos vikings, em países como a Dinamarca, Suécia, Inglaterra e Irlanda.
          Curiosologia. A cultura viking tem atraído grupos, na atualidade, os quais buscam recriar a ambiência e costumes, a exemplo da peculiar e mimética Vila Viking Brasil, em Juquitiba, São Paulo, espécie de “museu vivo” com integrantes trajados ao modo do povo nórdico, oferecendo workshops de tecelagem, banquete, treinamento de combate da guarda de elite, entre outras atividades.
          Dinamarca. A cidade de Ribe, a mais antiga da Dinamarca, oferece aos interessados o Ribe Vikinge Center, com a possibilidade de cozinhar como os vikings, comprar em mercado de época, treinar com arco e flecha ou colher ervas, todas atividades ambientadas em cenários e personagens trajados no rigor do vestuário dos antepassados nórdicos.
          Retrocognitarium. Segundo a Acertologia, eis, em ordem cronológica, 3 eventos retrocognitivos conscienciológicos grupais realizados pela Associação Internacional de Pesquisas Seriexológicas e Holobiográficas (CONSECUTIVUS) com o objetivo de evocar e interassistir grupos e consciências afins ao coletivo evolutivo, a partir de eventos temáticos abarcando períodos históricos, trajes de época, cenários e gastronomia, cosmoeticamente planejados:
          1. I Noite de Gala Mnemônica. Realizada em 2015, facultou aos participantes escolherem período histórico e personalidade, caracterizando-se com trajes de época, a fim de evocar retrocontextos seriexológicos individuais e grupais.
          2. Chá Inglês Retrocognitivo. Realizado em 2016, buscou na época vitoriana, Século XIX, o tema para as evocações retrocognitivas por meio de trajes do período.
          3. Círculo Intelectual Renascentista. Realizado em 2017, com a temática do período renascentista em cenários e vestimentas.
          Recomposiciologia. A partir da Gruporrevezamentologia, eis 6 hipóteses de exemplos referentes a ortogrupomimeses recompositoras identificadas na CCCI (Ano-base: 2022), em ordem alfabética:
          1. Consciencioterapeuticologia: o grupo de curadores e médicos desde o Antigo Egito e da Escola de Salerno, reagrupados na atual equipe de consciencioterapeutas.
          2. Editoriologia: o grupo de editoração de livros, dicionários, enciclopédias e jornais (Séculos XVIII e XIX) reagrupados na atual equipe de editores de livros e dicionários conscienciológicos, revistas científicas da CCCI e revisores-consolidadores da megagescon enciclopédica.
          3. Neoenciclopediologia: grupo de coautores da Encyclopédie francesa (Século XVIII)
reagrupados na equipe de neoverbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia (Século XXI). En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                     5
             4. Pacifismologia: o grupo de pacifistas, mediatários de conflitos, estadistas éticos e diplomatas (desde a Antiguidade) reagrupados na atual equipe de paradiplomatas, interpacificadores e líderes cosmoéticos.
             5. Paradireitologia: o grupo de jurisconsultos, juristas e mediadores de contendas (desde a Antiguidade) reagrupados na atual equipe de paradireitólogos.
             6. Parapercepciologia: o grupo de sacerdotes egípcios, pitonisas, hierofantes, druidas, xamãs, taumaturgos e sensitivos (desde a Antiguidade) reagrupados na atual equipe de parapsíquicos, projetores lúcidos, ectoplastas e parapercepciólogos interassistenciais.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a grupomimese, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Acomodação mimética: Automimeticologia; Nosográfico.
             02. Afinização enciclopensênica grupal: Gruporrevezamentologia; Homeostático.
             03. Atualização evolutiva: Autocoerenciologia; Homeostático.
             04. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
             05. Experimento retrocognitivo: Retrocogniciologia; Neutro.
             06. Fôrma holopensênica: Pensenologia; Neutro.
             07. Grupopensene: Materpensenologia; Neutro.
             08. Holopensene automimético: Holopensenologia; Nosográfico.
             09. Interdependência evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático.
             10. Mimeticologia: Intrafisicologia; Neutro.
             11. Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
             12. Recin grupal: Grupocarmologia; Homeostático.
             13. Retroideário dogmático grupocármico: Grupocarmologia; Nosográfico.
             14. Retropensenidade: Pensenologia; Neutro.
             15. Senso de grupalidade maxiproexológica: Grupocarmologia; Homeostático.
  A GRUPOMIMESE TENDE A APRESENTAR DUAS FACES:
 A REPETIÇÃO AD NAUSEAM DAS TOLICES DO COLETIVO
    DE CONSCINS INCAUTAS OU CONSTITUIR ESTRATÉGIA
 EVOLUTIVA AO REAGRUPAR INTERMISSIVISTAS LÚCIDOS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera a possibilidade de pertencer a grupo mimético? Em caso afirmativo, tal grupomimese é patológica ou homeostática?
             Bibliografia Específica:
             1. Lavôr, Luciana; Org.; I Noite de Gala Mnemônica - História Ilustrada; 404 p.; 1 encarte; 6 enus.; 950 fotos; glos. 213 termos; 53 microbiografias; 28 x 22 x 3 cm; 11 obras de arte; 1 pontoação; 2 tabelas; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 215 a 220.
             2. Schneider, João Ricardo; História do Parapsiquismo: Das Sociedades Tribais à Conscienciologia; pref. Marcelo da Luz; revisores César Machado; et al.; 866 p.; 3 partes; 28 caps.; 165 enus.; 27 ilus.; 1.409 notas; 1.044 refs.; 212 webgrafias; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 4,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 231, 355 e 479.
             3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 937.
                                                                                                                 E. M. M.