Finanças Interassistenciais

As Finanças Interassistenciais são o conjunto de estudos dedicados à investigação e proposição de neomecanismos para captação, gestão e aplicação lúcida dos recursos financeiros pessoais, empresariais e institucionais em ações, tarefas, atividades, eventos, projetos, programas e empreendimentos assistenciais.

Você, leitor ou leitora, observa as oportunidades interassistenciais envolvidas nos contextos de captação, gestão e aplicação do recurso financeiro? Julga relevante pesquisar e propor mecanismos financeiros interassistenciais? Compreende a relação entre os estudos das Finanças Interassistenciais e a implantação do Estado Mundial?

      FINANÇAS INTERASSISTENCIAIS
                                (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. As Finanças Interassistenciais são o conjunto de estudos dedicados à investigação e proposição de neomecanismos para captação, gestão e aplicação lúcida dos recursos financeiros pessoais, empresariais e institucionais em ações, tarefas, atividades, eventos, projetos, programas e empreendimentos assistenciais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo finança deriva do idioma Francês, finance, “pagamento; fonte de renda; recursos financeiros”. Surgiu no Século XVI. O prefixo inter procede do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de; no meio de”. O vocábulo assistência procede também do idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Interassistenciologia Financeira. 02. Administração Financeira Interassistencial. 03. Economia Interassistencial. 04. Finanças Proexológicas. 05. Ciência do financiamento proexológico interassistencial. 06. Ciência do financiamento altruístico. 07. Finanças Conscienciocêntricas. 08. Mecenatologia Assistencial. 09. Finanças Beneficentes; Finanças Filantrópicas. 10. Engenharia Financeira Interassistencial.
          Neologia. As 3 expressões compostas Finanças Interassistenciais, Finanças Interassistenciais Primárias e Finanças Interassistenciais Avançadas são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 01. Assistencialismo demagógico. 02. Economia Dominadora. 03. Estudo da interprisão financeira. 04. Finanças Comerciais. 05. Administração financeira. 06. Mercantilismo. 07. Economia doméstica. 08. Economia pessoal. 09. Fisiologismo. 10. Clientelismo.
          Estrangeirismologia: a conscin large; o deficit interassistencial; o superavit interassistencial; o buffer financeiro; a money society; o moto continuum assistencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à aplicação interassistencial dos recursos financeiros.
          Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Dinheiro: combustível assistenciológico. Dinheiro: necessidade desnecessária? Interassistência: investimento prioritário. Interassistência: investimento rentável. Assistencialidade: lucro certo.
          Citaciologia: – O dinheiro é como o adubo, não é bom se não for distribuído (Francis Bacon, 1561–1626).
          Proverbiologia. Eis provérbio relacionado ao tema, demonstrando ambiguidade no uso do mecanismo financeiro: – É dando que se recebe.
          Filosofia: o Universalismo; o Associativismo; a evitação do Materialismo; a eliminação do Fisiologismo na busca do melhor para todos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da gestão financeira interassistencial; os benignopensenes; a benignopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; o holopensene evolutivo da organização econômico-financeira interassistencial; a inversão do holopensene patológico quanto ao uso do dinheiro, propiciando o investimento interassistencial.
          Fatologia: a solidariedade teática; a assistência sem retorno; as vendas interassistenciais; a compreensão da condição de usufrutuário do recurso financeiro; a compreensão do significado e motivo dos bens pessoais ou institucionais; o aproveitamento racional e eficiente de recursos materiais e financeiros; a definição dos objetivos interassistenciais do recurso financeiro captado; o foco prioritário na assistência, ao invés do lucro; o lucro financeiro indicador da assistência realizada; o revés financeiro temporário podendo indicar a pressão holopensênica antagônica à realização de projeto reurbanizador; o Estado Mundial; a obra de assistência social; o pronto-socorro às vítimas de tragédias; a organização financeira alavancadora de projetos interassistenciais; os empreendimentos conscienciológicos; os produtos conscienciológicos; a edição gratuita de obras conscienciológicas; a Economia Solidária; a tarefa do esclarecimento (tares); a tarefa da consolação (tacon); os programas sociais governamentais ainda prioritariamente assistencialistas; os projetos empresariais de responsabilidade social; a troca de favores; o estudo das patologias conscienciais evidenciadas na forma de lidar com o dinheiro; o enriquecimento pessoal às custas da escravidão alheia; a desigualdade socioeconômica geradora de bilionários e famintos; a má distribuição de renda; a Era da Fartura; a Era do Superconsumismo; a herança geradora de rixas familiares; a procedência escusa do patrimônio pessoal; a propina; o pagamento do dízimo como forma de alcançar a salvação; a esmola representando alívio de consciência para o doador; a falta ou o excesso de dinheiro podendo caracterizar a falta de reciclagem intraconsciencial; a planilha financeira; o curso Autoconscientização Organizacional (AOG) da Associação ARACÊ; o curso Saúde Financeira da OIC; o curso Inteligência Financeira Proexogênica da APEX; o curso Conscin Large da UNICIN; a eliminação do travão financeiro; a autoconsciência econômica; o patrimônio pessoal; o patrimônio empresarial; o patrimônio institucional; a autonomia para a tomada de decisões; a tesaurização sadia; a profilaxia da acumulação de posses desnecessárias excessivas; os benefícios evolutivos do poupar e do gastar inteligentes; os projetos financeiros pessoais, grupais, institucionais e empresariais; a autossustentabilidade proexológica; os autodesempenhos proexológicos; as parcerias conscienciológicas suprainstitucionais; os clubes de investimento da CCCI na Cognópolis-Foz; os projetos expansionistas fomentados pela Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC); as empresas conscienciocêntricas; o empreendedorismo interassistencial; o Megacentro Cultural Holoteca.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal atuante na gestão financeira; o extrapolacionismo parapsíquico capaz de ampliar a compreensão pessoal e / ou grupal para a aplicação do recurso financeiro; a parapercepção e interpretação de indicadores multidimensionais em relação ao investimento interassistencial prioritário.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo recurso financeiro–megaempreendimentos libertários; o sinergismo vendas interassistenciais–empreendimentos interassistenciais; o sinergismo aporte-retribuição.
          Principiologia: o princípio interassistencial do “1 por todos e todos por 1”; o princípio universalista do “fazer o bem sem olhar a quem”; o princípio cosmoético do “aconteça o melhor para todos”; o princípio da responsabilidade compartilhada; o princípio da “ecologia” do dinheiro; o princípio dos pés na rocha e o mentalsoma no Cosmos aplicado ao investimento em neoempreendimentos interassistenciais; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) no cuidado com as finanças pessoais ou grupais.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) contendo cláusula de responsabilidade na captação, gestão e aplicação dos recursos financeiros.
          Teoriologia: as teorias econômicas; a teoria da sustentabilidade financeira do empreendimento interassistencial.
          Tecnologia: as técnicas de organização financeira; o desenvolvimento de técnicas de administração do patrimônio econômico-financeiro com finalidades interassistenciais; as técnicas de planejamento financeiro; a Tecnologia Financeira da Conscienciologia Organizacional aplicada à consecução dos empreendimentos interassistenciais da Associação ARACÊ; a Tecnologia Financeira utilizada na implantação dos campi conscienciológicos do CEAEC e ARACÊ; a técnica do buffer financeiro; o dinheiro dando suporte à manutenção de técnicas interassistenciais.
         Voluntariologia: a implantação das Cognópolis com recursos advindos exclusivamente do voluntariado conscienciológico; o financiamento e publicação da gescon pessoal pelo voluntário-autor; a possibilidade de o custeio da itinerância conscienciológica ser realizada pelo próprio voluntário-docente; os voluntários-associados da IC sustentando financeiramente as atividades administrativas básicas, possibilitando o direcionamento integral dos recursos financeiros dos cursos institucionais para ampliação dos projetos interassistenciais grupais; o voluntariado interassistencial.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Intrafisicologia; o laboratório conscienciológico da sinalética energética pessoal; o laboratório vivencial da gestão de campus conscienciológico; o investimento financeiro na construção dos laboratórios conscienciológicos.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Conscienciocentrologia.
         Efeitologia: o efeito alavancador dos recursos financeiros bem aplicados na implantação de empreendimentos tarísticos; o efeito reverberativo dos estudos das Finanças Interassistenciais gerando novos mecanismos financeiros tarísticos; o efeito autoconscienciométrico dos estudos das Finanças Interassistenciais sobre os pesquisadores desta área.
         Neossinapsologia: os estudos das Finanças Interassistenciais promovendo o desenvolvimento de neossinapses econômico-financeiras.
         Ciclologia: o ciclo (didático-pedagógico) aprendizagem financeira–aplicação dos recursos financeiros; o ciclo financeiro interassistencial produto conscienciológico–venda interassistencial–lucro financeiro–projeto conscienciológico; o ciclo econômico produção-consumo; o ciclo vicioso manipulação-especulação presente nos mercados financeiros; o ciclo insustentável das pirâmides financeiras; o ciclo virtuoso dinheiro-gescon-tares.
         Enumerologia: o dinheiro enquanto meio de troca; o dinheiro enquanto meio de sobrevivência; o dinheiro enquanto meio de obtenção de status; o dinheiro enquanto meio de domínio; o dinheiro enquanto meio de consumo; o dinheiro enquanto meio de autonomia; o dinheiro enquanto meio de interassistência.
         Binomiologia: o binômio recepção-distribuição; o binômio discernir antes–auxiliar depois; o binômio inadimplência financeira–inadimplência interassistencial; o binômio intenção de doar–necessidade de divulgar; o enfoque central da Ciência Econômica Moderna para o binômio promoção do desenvolvimento–repartição das riquezas; a evitação do binômio voto de pobreza–parasitismo na gestão financeira; o binômio assistencial doação financeira providencial–doação energética terapêutica.
         Interaciologia: a interação inteligência financeira–inteligência assistencial–inteligência evolutiva; a interação dos recebimentos atuante nos empreendimentos interassistenciais; a interação saldo da conta-corrente bancária–saldo da conta-corrente holocármica–saldo da FEP; a interação recursos financeiros–interassistência; a interação preocupação com a autossobrevivência–preocupação com a heterassistência; a interação interassistencial técnicas financeiras–técnicas energéticas; a interação antiassistencial sovinice–represamento energético; a interação interassistencial das parcerias interinstitucionais.
         Crescendologia: o crescendo independência financeira–alavancagem interassistencial; o crescendo acumulabilidade-usabilidade-assistencialidade; o crescendo tacon-tares na priorização do investimento financeiro assistencial; o crescendo assistencial egocarmalidade-grupocarmalidade-policarmalidade; o crescendo evolutivo egoísmo-altruísmo na aplicação dos recursos financeiros; o crescendo mecanismo financeiro explorador–mecanismo financeiro especulativo–mecanismo financeiro produtivo–mecanismo financeiro assistencial; o estudo econômico focado no crescendo formação da riqueza–repartição da riqueza.
          Trinomiologia: o trinômio contribuição-retribuição-distribuição na compreensão da relação dinheiro-assistência; a priorização do trinômio benignidade-magnanimidade-policarmalidade arraigado no holopensene do pesquisador das Finanças Interassistenciais.
          Polinomiologia: o polinômio saber ganhar–saber investir–saber poupar–saber gastar–saber doar; o polinômio antiproexológico consumismo-perdularismo-esbanjamento-desperdício na aplicação do recurso financeiro; a evitação do polinômio acumulação excessiva–avareza–ganância–ambição desenfreada na gestão financeira; o desenvolvimento do polinômio generosidade-solidariedade-interassistencialidade-megafraternidade na aplicação do recurso financeiro; a evitação de mecanismos financeiros anticosmoéticos com base no polinômio exploração-manipulação-chantagem-barganha.
          Antagonismologia: o antagonismo avareza / megafraternidade; o antagonismo financeiro mecanismo de assistência / mecanismo de domínio; o antagonismo ganância / desprendimento; o antagonismo assistência sigilosa / pseudoassistência autopromocional; o antagonismo filantropia / pilantropia; o antagonismo econômico recursos escassos / necessidades ilimitadas; o antagonismo relação perde-ganha do mercado financeiro / relação ganha-ganha do processo interassistencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de pensar no dinheiro para não precisar agir pensando só em dinheiro; o paradoxo patológico escravidão profissional–liberdade financeira; o paradoxo de viabilizar a autossustentabilidade financeira sem precisar pedir mais para si.
          Politicologia: a conscienciocracia; a assistenciocracia; a proexocracia; a retribuiciocracia; a plutocracia; a voluntariocracia; a cosmocracia; as políticas econômicas; o capitalismo selvagem priorizando o ganho econômico ao bem estar das conscins.
          Legislogia: a lei do maior esforço; as leis da Economia Consciencial; a lei da sobrevivência humana; a lei de responsabilidade fiscal; a lei de causa e efeito; a lei da inseparabilidade grupocármica; a contraposição das leis cosmoéticas aplicadas nas Finanças Interassistenciais à utilização da lei de Gerson nos contextos financeiros da Socin Patológica.
          Filiologia: a assistenciofilia; a proexofilia; a administrofilia; a economofilia; a liberofilia; a dinheirofilia; a empreendedorismofilia.
          Fobiologia: a peniafobia; a crometofobia; a decidofobia; a economofobia; a hipengiofobia; a paralipofobia; a nosofobia; a outofobia; a soteriofobia.
          Sindromologia: a síndrome do Tio Patinhas; a síndrome da acumulação; a síndrome do hiperconsumismo.
          Maniologia: a aritmomania; a oneomania; a peniomania; a plutomania; a mania de guardar dinheiro debaixo do colchão.
          Mitologia: o mito de o dinheiro trazer felicidade; o mito de o dinheiro comprar tudo; o mito religioso da compra do lugar no reino dos céus; o mito taconista interesseiro de “quem dá aos pobres empresta a deus”; o mito de o dinheiro ser algo sujo; o mito de ser impossível ser rico honestamente usado enquanto desculpa para não se alcançar a independência financeira; o mito de o dinheiro resolver todos os problemas da conscin.
          Holotecologia: a assistencioteca; a administroteca; a economoteca; a numismaticoteca; a proexoteca; a tecnoteca; a intrafisicoteca; a metodoteca.
          Interdisciplinologia: as Finanças Interassistenciais; a Interassistenciologia; a Conscienciologia Econômica; a Proexologia; a Priorologia; a Intrafisicologia; a Economia; a Engenharia Econômica; a Engenharia Financeira; a Matemática Financeira; a Autorganizaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: o ser interassistencial; o ser autorganizado; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista; a conscin large; a conscin miserê; a conscin escrava do vil metal; a conscin mão-aberta; a conscin previdente.
          Masculinologia: o empreendedor conscienciocêntrico; o abridor de caminho; o doador; o economista; o administrador financeiro; o assessor econômico-financeiro; o investidor financeiro; o prevenido; o poupador; o usurário; o perdulário; o homem mesquinho; o antidinheirista; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a empreendedora conscienciocêntrica; a abridora de caminho; a doadora; a economista; a administradora financeira; a assessora econômico-financeira; a investidora financeira; a prevenida; a poupadora; a usurária; a perdulária; a mulher mesquinha; a antidinheirista; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens altruisticus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens sensatus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens accumulator; o Homo sapiens thesaurus; o Homo sapiens autorganisatus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: Finanças Interassistenciais Primárias = os estudos da captação, gestão e aplicação do recurso financeiro em projetos assistenciais taconistas; Finanças Interassistenciais Avançadas = os estudos da captação, gestão e aplicação do recurso financeiro em megaempreendimentos interassistenciais tarísticos.
          Culturologia: a evitação da cultura dos idiotismos econômico-financeiros.
          Necessidade. Segundo as Finanças Interassistenciais, o foco prioritário dos empreendimentos tarísticos é a interassistência e não apenas o dinheiro. No atual momento evolutivo do planeta, o recurso financeiro é elemento ainda necessário na propulsão e sustentação de mecanismos interassistenciais, ao modo desta sequência de 8 fatos, condições ou situações, listada em ordem lógica, os quais tornam os envolvidos em co-patrocinadores dos projetos implantados:
          1. IC. A Instituição Conscienciocêntrica investe o recurso financeiro para promover e divulgar eventos institucionais. Os contatos interconscienciais para efetuar as vendas interassistenciais são oportunidades de resgate, esclarecimento e desassédio, inclusive com relação ao valor do curso, mesmo quando não efetivada a inscrição.
          2. Itinerância. A possibilidade de o docente-itinerante investir recurso financeiro próprio para ministrar cursos e eventos de divulgação e informação das verdades relativas de ponta, promovendo autorreciclagens, acertos grupocármicos e a dinamização da autoproéxis.
          3. Evento. O aluno investe recurso financeiro para obtenção de informações esclarecedoras nos cursos e eventos conscienciológicos.
          4. Projeto. Os recursos hauridos em eventos financiam projeto interassistencial, por exemplo, a publicação de 1 tratado científico verponológico.
          5. Tratado. O leitor investe dinheiro na aquisição do tratado científico, obtendo novos esclarecimentos de ponta.
          6. Laboratório. O recurso financeiro obtido com a venda de livros subsidia a implantação de outro projeto interassistencial, por exemplo, a construção de laboratório conscienciológico.
          7. Experimento. O autopesquisador investe recurso financeiro para realização de experimentos laboratoriais. Os experimentos podem promover o autesclarecimento, o desenvolvimento autoparapsíquico e o acesso e captação de neoverpons.
          8. Gescons. Tais neoverpons poderão ser transformadas em gescons, sejam cursos ou publicações, promotoras de neoesclarecimentos, podendo tornar-se novas fontes de recursos financeiros para a IC.
          Casuística. Eis, a título de exemplificação, pelo menos 8 empreendimentos conscienciológicos, concluídos ou em andamento, listados em ordem cronológica, capazes de elucidar o ciclo dinheiro-assistência no âmbito das Finanças Interassistenciais:
          1. Village CEAEC (1997): duas turmas do curso Sensibilização Energética no CEAEC financiaram a construção da obra do Village (Casa do Pesquisador) no Campus CEAEC.
          2. Terreno CEAEC (1998): turmas formadas em São Paulo e Jundiaí para o curso Conscienciologia Aplicada, viabilizaram a aquisição do segundo terreno de ampliação do Campus CEAEC.
          3. Parceria ARACÊ-IIPC (2003): recursos obtidos com o curso Autoconscientização Multidimensional, da Associação ARACÊ, realizado na sede do IIPC, na cidade do Rio de Janeiro, foram direcionados para a publicação do tratado Homo sapiens pacificus.
          4. Programa Amigos da Enciclopédia (2004): contribuições voluntárias mensais viabilizam os trabalhos desenvolvidos para publicação da Enciclopédia da Conscienciologia e atividades realizadas no Tertuliarium no Campus CEAEC.
          5. Laboratório Serenarium (2004): recursos financeiros de turmas do curso Autoconscientização Pluriexistencial, da ARACÊ, viabilizaram a construção dos laboratórios conscienciológicos Serenarium no Campus ARACÊ.
          6. Parceria ARACÊ-ASSINVÉXIS (2006): realização do curso Teoria e Prática da Inversão Existencial, da ASSINVÉXIS, no Office de Apoio Voluntário da Associação ARACÊ em São Paulo, financiou a publicação do livro Inversão Existencial.
          7. Tertuliarium (2007): recursos hauridos do curso Autoconscientização Evolutiva, da ARACÊ, foram redirecionados para contribuir com parte da etapa conclusiva da obra de construção do Tertuliarium no Campus CEAEC.
          8. Parceria ARACÊ-UNIESCON (2010): realização do curso Técnicas Conscienciográficas, da UNIESCON, no campus ARACÊ, financiou a publicação da 2a edição da Revista Scriptor.
          Tabelologia. Sob a ótica da Administraciologia, eis, na ordem alfabética, tabela com 20 termos do âmbito dos estudos das Finanças Convencionais, e respectivas analogias conscienciológicas, ao modo de saldo ou resultado das Finanças Interassistenciais:
               Tabela – Finanças Convencionais / Finanças Interassistencias
      Nos          Finanças Convencionais                   Finanças Interassistenciais
     01.    Acerto financeiro                          Acerto grupocármico
                                                       Administração financeira multidi02.    Administração financeira intrafísica
                                                       mensional
     03.    Alavancagem financeira                     Alavancagem evolutiva
     04.    Amortização financeira                     Amortização evolutiva
     05.    Balanço patrimonial                        Balanço existencial
     06.    Deficit financeiro                         Deficit assistencial
      Nos          Finanças Convencionais                   Finanças Interassistenciais
      07.   Fluxo de caixa                            Fluxo de energias
      08.   Ganho financeiro                          Ganho evolutivo
      09.   Inadimplência financeira                  Inadimplência assistencial
      10.   Indicador financeiro                      Indicador multidimensional
      11.   Instituição financeira                    Instituição assistencial
      12    Interrelações financeiras                 Relações interconscienciais
      13.   Investimento financeiro                   Investimento proexogênico
      14.   Lastro financeiro                         Buffer financeiro
      15.   Passivo financeiro                        Passivo assistencial
      16.   Projeto financeiro                        Projeto interassistencial
      17.   Resgate financeiro                        Resgate interconsciencial
      18.   Ressarcimento financeiro                  Ressarcimento evolutivo
      19.   Saldo na conta-corrente bancária          Saldo na conta-corrente holocármica
      20.   Valores financeiros                       Valores intermissivistas


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com as finanças interassistenciais, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
          02. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Beneficência: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático.
          05. Economia dominadora: Intrafisicologia; Nosográfico.
          06. Empreendedor conscienciocêntrico: Conscienciocentrologia; Homeostático.
          07. Energia do dinheiro: Proexologia; Neutro.
          08. Inteligência financeira proexogênica: Proexologia; Neutro.
          09. Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          10. Mecenatologia: Interassistenciologia; Neutro.
          11. Megadoação: Interassistenciologia; Homeostático.
          12. Oportunidade de ajudar: Interassistenciologia; Homeostático.
          13. Poupança existencial: Intrafisicologia; Homeostático.
          14. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
          15. Venda interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
  PROPOR O USO DO DINHEIRO ENQUANTO PROPULSOR
  DO MECANISMO INTERASSISTENCIAL É TEMA INERENTE
 ÀS FINANÇAS INTERASSISTENCIAIS RUMO AO NEOPARADIGMA ECONÔMICO-FINANCEIRO DO ESTADO MUNDIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, observa as oportunidades interassistenciais envolvidas nos contextos de captação, gestão e aplicação do recurso financeiro? Julga relevante pesquisar e propor mecanismos financeiros interassistenciais? Compreende a relação entre os estudos das Finanças Interassistenciais e a implantação do Estado Mundial?
            Bibliografia Específica:
            01. Athayde, Greice; Lavôr, Luciana; & Catto, Maria Luiza; Gestão de Recursos Intrafísicos; Artigo; Anais da I Jornada de Intrafisicologia; Foz do Iguaçu, PR; 15-18.06.06; Conscienciologia Aplicada; Revista; Bianuário; Ano 4; N. 6; 12 enus.; 2 tabs.; 8 refs.; Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ); Venda Nova do Imigrante, ES; 2006; páginas 56 a 66.
            02. CEAEC Newsletter; Editorial; Da Prática para a Teoria; Revista; Vol. 3; N. 1; 2 enus.; 16 fotos; Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2002; páginas 12 a 21; ed. trilíngue (port.; ing. e esp.).
            03. Cerbasi, Gustavo; Como Organizar sua Vida Financeira: Inteligência Financeira Pessoal na Prática; revisores Andréia Campos Bivar; & Jussara Bivar; XII + 196 p.; 10 caps.; 48 enus.; 1 foto; 3 gráfs.; 1 ilus.; 1 microbiografia; 20 tabs.; 8 websites; 23 x 16 cm; br.; 7ª reimp.; Elsevier Editora; Rio de Janeiro, RJ; 2009; páginas 11 a 187.
            04. Facury, Marco Antônio; Buffer Financeiro: Ferramenta Proexológica; Artigo; Conscienciologia Aplicada; Revista; Bianuário; Ano 12; N. 9; 10 enus.; 14 refs.; Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ); Domingos Martins, ES; 2012; páginas 50 a 65.
            05. Jornal da ARACÊ; Redação; ARACÊ constrói Serenarium; Mensário; Ano 3; N. 17; 1 foto; Venda Nova do Imigrante, ES; Agosto, 2004; primeira página (manchete).
            06. Jornal da ARACÊ; Redação; ARACÊ e IIPC firmam Parceria; Mensário; Ano 2; N. 6; 1 foto; Venda Nova do Imigrante, ES; Setembro, 2003; primeira página (manchete).
            07. Jornal da ARACÊ; Redação; Mãos à Obra-prima; Mensário; Ano 8; N. 83; 1 foto; Venda Nova do Imigrante, ES; Fevereiro, 2010; primeira página (manchete).
            08. Jornal da ARACÊ; Redação; Projeto Suprainstitucional Tertuliarium; Mensário; Ano 7; N. 66; 2 enus.; 1 foto; Venda Nova do Imigrante, ES; Setembro, 2008; primeira página (manchete).
            09. Kiyosaki, Robert T.; & Lechter, Sharon L.; Pai Rico Pai Pobre: O que os Ricos ensinam a seus Filhos sobre Dinheiro (Rich Dad, Poor Dad); trad. Maria José Cyhlar Monteiro; 188 p.; 10 caps.; 21 enus.; 23 ilus.; 2 microbiografias; alf.; 23 x 16 cm; br.; 4ª Ed.; Editora Campus; Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 14 a 16.
            10. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus.; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 5.
            11. Rossetti, José Paschoal; Introdução à Economia; apres. Jamil Munhoz Bailão; 778 p.; 9 partes; 12 citações; 33 caps.; 62 enus; 20 fluxogramas; 62 fórmulas; 110 gráfs; 4 ilus.; 125 tabs.; 256 refs.; 24 x 17 x 3,5 cm; br.; Atlas; São Paulo, SP; 1990; páginas 27 a 107 e 180 a 203.
            12. Trintinália, José Carlos; Marchi, Marcond de; & Rodrigues, Meire; Empresas Conscienciocêntricas: Sustentáculos das Cognópolis; Artigo; Conscienciologia Aplicada; Revista; Bianuário; Ano 8; N. 7; 28 enus.; 1 gráf.; 1 ilus.; 47 refs.; 1 webgrafia; 1 anexo; Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ); Venda Nova do Imigrante, ES; 2008; páginas 67 a 91.
            13. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 178 e 179.
            14. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 1.011 a 1.013.
            15. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; página 234.
            16. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 142 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 40 e 41.
                                                                                                                      M. A. F.