O exemplarismo docente é o ato ou efeito de o professor ou a professora de Conscienciologia ser autexemplo para as demais consciências, por meio de manifestações teáticas e cosmoéticas em todos os contextos do dia a dia, transcendendo os limites da sala de aula.
Você, leitor ou leitora, como avalia a teática pessoal dentro das manifestações docentes? Já identificou as reciclagens necessárias para se tornar docente exemplarista?
EXEMPLARISMO DOCENTE (TEATICOLOGIA) I. Conformática Definologia. O exemplarismo docente é o ato ou efeito de o professor ou a professora de Conscienciologia ser autexemplo para as demais consciências, por meio de manifestações teáticas e cosmoéticas em todos os contextos do dia a dia, transcendendo os limites da sala de aula. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra exemplo procede do idioma Latim, exemplum, “cópia; imitação; reprodução; exemplar; traslado”. Apareceu no Século XIV. O sufixo ismo provém do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado de; peculiaridade de; ação; conduta; hábito ou qualidade característica de; quadro mórbido; condição patológica”. O vocábulo docente procede do idioma Latim, docens, “aquele que ensina”, e este do verbo docere, “fazer aprender; ensinar; ensaiar alguma peça”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Exemplarismo do professor. 2. Verbação docente. 3. Coerência vivencial do professor. Neologia. As 3 expressões compostas exemplarismo docente, exemplarismo docente básico e exemplarismo docente avançado são neologismos técnicos da Teaticologia. Antonimologia: 1. Antiexemplarismo docente. 2. Desprioriorização vivencial docente. Estrangeirismologia: o go hard assistencial docente; o maestro exemplar. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à teaticidade pessoal docente. Coloquiologia: a fratura exposta; o soco na cara; o ato de única ação valer mais de 1.000 palavras; a briga de foice no escuro em noite sem lua propiciada no curso Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 1 (ECP1). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do exemplarismo; o holopensene da interassistencialidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene pessoal da teática conscienciológica; a retilinearidade pensênica; o holopensene pessoal do abertismo consciencial; a consolidação do hábito de não pensar mal de ninguém. Fatologia: o exemplarismo docente; o acolhimento assistencial; a maturidade consciencial denotada no docente exemplarista; a flexibilidade assistencial; o ato de trazer a responsabilidade para si; o destemor em ir até as últimas consequências quando necessário; a autoridade moral do docente exemplarista na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a perspicácia de realizar acareações quando necessárias; a inteligência evolutiva (IE); a importância do aprendizado pessoal através da convivência com os colegas docentes; a presteza de retribuição do docente exemplarista; o hábito profilático de discutir as ideias e não ficar contra a pessoa; o comprometimento assistencial do docente de Conscienciologia, honrando o Curso Intermissivo (CI); a necessidade de constante atualização; a condição de o docente de Conscienciologia estar na vitrine multidimensional; as boas práticas utilizadas pelo docente exemplarista; as reconciliações promovidas pela docência conscienciológica; as concessões cosmoéticas; o aproveitamento das palestras realizadas pelo docente, a fim de promover reciclagens pessoais e grupais; a evitação dos acidentes de percurso; a resiliência docente; a experiência possibilitando a antecipação do docente exemplarista; a superação das posturas monárquicas, contribuindo para a assistência de conscins e consciexes; as constantes voltas urobóricas realizadas pelas consciências ainda imaturas; a melin servindo como porta de entrada de doenças; a mudança de patamar assistencial durante os cursos conscienciológicos; o Curso de Aprofundamento Parapsíquico (CAP) do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); a constância pedagógica; a qualificação docente vitalícia; a ajuda do docente orientador na formação do novo professor através do exemplarismo; a mudança de patamar proposto pela docência conscienciológica; a adesão ao Programa de Aceleração Docente (PAD) do IIPC; o ato de deixar de pedir para si; o exemplarismo horizontal; a priorização do docente exemplarista em formar dupla evolutiva (DE); a necessidade do docente chegar com antecedência para auxiliar na formação de campo parapedagógico; a constante publicação gesconológica servindo de exemplo para as conscins e consciexes; a docência itinerante servindo de antessala da tenepes; o pré-perdão assistencial para todas as consciências; a priorização da saúde consciencial; a docência conscienciológica, enquanto oportunidade de assistência de ponta repercutindo nas seriéxis; o atendimento aos credores. Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático; a opção pela autodesassedialidade; o exemplarismo docente repercutindo extrafisicamente; o equilíbrio holossomático vivenciado pelo docente; a realidade multidimensional “nua e crua”; o diário docente constantemente sendo preenchido com realidades multidimensionais; a visão dos bastidores multidimensionais da aula de Conscienciologia; a aplicação do arco voltaico craniochacral realizada quando necessário em sala de aula; as reconciliações multiexistenciais otimizadas pela docência conscienciológica; a saudade da paraprocedência vivenciada desde a infância; as descablagens energéticas promovidas pelo exemplarismo docente; o exemplarismo do docente ao se colocar na condição de conscin-cobaia multidimensional; as desconexões, esclarecimentos e encaminhamentos de consciexes paracomatosas multimilenares promovidos pela participação no curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2); a homeostase holossomática; as conexões constantes com a Central Extrafísica da Verdade (CEV), a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF) e a Central Extrafísica de Energia (CEE). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autexemplarismo-heterexemplarismo; o sinergismo teoria-prática; o sinergismo voluntariado-docência; o sinergismo docência-tenepes; o sinergismo exemplarismo-desassédio; o sinergismo força presencial–interassistencialidade cosmoética. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio de contra fatos e parafatos não existirem argumentos; o princípio de a docência itinerante servir de agente ativo no auxílio às reurbanizações extrafísicas; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) servindo de mudança evolutiva para o grupo; o princípio de ninguém evoluir sozinho. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC), presente na vida do docente exemplarista; o código grupal de Cosmoética (CGC) docente. Teoriologia: a teoria de existirem 9 consciexes para cada conscin; a teoria dos Cursos Intermissivos; a falsa teoria religiosa de o sofrimento levar ao “reino dos céus”; a teoria de a docência conscienciológica ser fundamental no desenvolvimento da liderança interassistencial. Tecnologia: a técnica dos 10 segundos; a técnica de pensar ao modo de evoluciólogo; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica auxiliando na mudança de patamar assistencial do docente; a técnica de nenhum dia sem linha; a técnica da autoconfiança existencial auxiliando o docente na consolidação do campo parapedagógico; a técnica do posicionamento interassistencial cosmoético; a técnica da exteriorização de energias auxiliando nas decisões de destino; o desenvolvimento constante da técnica de dar aula. Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); o labcon das dinâmicas parapsíquicas auxiliando na mudança de patamar evolutivo; o laboratório da paz do Campus de Pesquisa do IIPC, Saquarema, RJ; o labcon itinerante do docente de Conscienciologia; o labcon da tenepes. Colegiologia: o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões; o Colégio Invisível dos Proexólogos; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia. Efeitologia: o efeito sinérgico das devolutivas no final das aulas sobre a equipe docente; o efeito dos cursos conscienciológicos na melhoria das cidades onde são realizados; o efeito de posicionar-se frente à interassistência cosmoética; o efeito da conexão com os amparadores de função da cidade; o efeito das reciclagens pessoais repercutindo nas reciclagens grupais; o efeito de sair de cima do muro; o efeito do comprometimento assistencial. Neossinapsologia: as neossinapses assistenciais auxiliando no exemplarismo docente; as neossinapses promovidas pelo contato com o amparador da tarefa energética pessoal (tenepes); as neossinapses advindas dos cursos de Conscienciologia; as neossinapses traforistas do docente exemplarista; as neossinapses adquiridas pela vivência do tenepessismo 24 horas; as neossinapses gesconológicas promovidas pelo desassédio mentalsomático; as neossinapses adquiridas nos cursos de campo. Ciclologia: o ciclo assistente-assistido; o ciclo sementeira-colheita; o ciclo jejunice-veteranice; o ciclo pacificação íntima–pacificação grupal. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio assimilação-desassimilação; o binômio autassédio-autodesassédio; o binômio egocídio-interassistencialidade; o binômio concessão-reparação; o binômio retilinearidade-resiliência; o binômio erro-acerto; o binômio itinerância-tenepes; o binômio evolutivo destruição-reparação. Interaciologia: a interação docente-amparador; a interação aluno-paraluno; a interação itinerância-responsabilidade; a interação determinação-concretização; a interação cablagem-descablagem; a interação autopesquisa-gescon. Crescendologia: o crescendo evolutivo gratidão-retribuição; o crescendo assistencial tacon-tares; o crescendo perdão–pré-perdão assistencial; o crescendo cicatriz-paracicatriz. Trinomiologia: o trinômio EV-autopesquisa-gescon; o trinômio determinação-persistência-realização; o trinômio posicionamento-interassistência-cosmoética; o trinômio agressão-lucidez-recomposição; o trinômio discente-voluntário-docente; o trinômio desperto-evoluciólogo-Serenão; o trinômio Curso Integrado de Projeciologia (CIP)–ECP1–ECP2. Polinomiologia: o polinômio EV-docência-tenepes-desperticidade; o polinômio algoz-vítima-discente-docente; o polinômio erro-sinceridade-reconhecimento-acerto. Antagonismologia: o antagonismo docente exemplarista / docente teoricão; o antagonismo repressão / liberdade consciencial; o antagonismo punição / reparação; o antagonismo indisponibilidade / disponibilidade; o antagonismo murismo / posicionamento; o antagonismo cotoveloma / exemplarismo. Politicologia: a exemplocracia; a teaticocracia; a didaticocracia; a lucidocracia; a interassistenciocracia; a cosmoeticocracia; a democracia. Legislogia: a aplicação da lei de maior esforço cosmoético em prol do exemplarismo docente. Filiologia: a parapedagogiofilia; a energofilia; a discernimentofilia; a interassistenciofilia; a comunicofilia; a reeducaciofilia; a ortoliderofilia. Fobiologia: a discernimentofobia; a lucidofobia; a parapsiquicofobia; a neofobia; a sofofobia; a glossofobia; a autopesquisofobia. Sindromologia: o sobrepairamento da síndrome da interiorose; a superação da síndrome da mediocrização; a eliminação da síndrome da autossuficiência. Maniologia: a mania de fazer média; a mania de não dar feedbacks após as aulas para os colegas docentes; o fim da egomania; a mania de achar-se a maxipeça do minimecanismo; a abnegação das manias. Mitologia: o mito da perfeição; o mito da salvação; o mito de os cursos salvarem a consciência. Holotecologia: a energossomatoteca; a desassedioteca; a mentalsomatoteca; a assistencioteca; a tenepessoteca; a despertoteca; a parapedagogioteca. Interdisciplinologia: a Teaticologia: a Parapedagogiologia; a Despertologia; a Assistenciologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Tenepessologia; a Desassediologia; a Energossomatologia; a Cosmoeticologia; a Projeciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin-cobaia; o ser desperto; o ser interassistencial; a consciex amparadora de função; a conscin compromissada; a conscin exemplarista. Masculinologia: o professor; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o inversor existencial; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a professora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodescisora; a intermissivista; a inversora existencial; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens exemplar; o Homo sapiens docens; o Homo sapiens expositor; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens holopensenicus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens interassistentialis. V. Argumentologia Exemplologia: exemplarismo docente básico = a condição de o professor investir na autoqualificação e exercitar o traforismo no cotidiano repercutindo teaticamente no grupo; exemplarismo docente avançado = a condição da teática diária do professor, culminando na publicação de megagescon, motivando positivamente os compassageiros evolutivos. Culturologia: a cultura da Parapedagogiologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da Tenepessologia; a cultura da Despertologia; a cultura da Ofiexologia. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o exemplarismo docente, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Automediação anticonflitiva: Autodesassediologia; Homeostático. 02. Automitridatismo: Autoparaimunologia; Homeostático. 03. Autopacificação tenepessista: Experimentologia; Homeostático. 04. Bastidores da aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Neutro. 05. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro. 06. Descensão cosmoética: Evoluciologia; Homeostático. 07. Desrepressão docente: Parapedagogiologia; Homeostático. 08. Efeito da autodesperticidade: Despertologia; Homeostático. 09. Interação conscin-ofiex: Ofiexologia; Homeostático. 10. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Ser desperto: Despertologia; Homeostático. 13. Sinergismo estado vibracional–tenepes: Autodespertologia; Homeostático. 14. Sinergismo tenepes-epicentrismo: Predespertologia; Homeostático. 15. Tenepessismo 24 horas: Tenepessologia; Homeostático. O EXEMPLARISMO DOCENTE INICIA-SE NO MICROUNIVERSO CONSCIENCIAL DO PROFESSOR, ABRINDO MÃO DO EGO PELA AUTANÁLISE CONSTANTE, CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE NEOLÍDERES INTERASSISTENCIAIS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, como avalia a teática pessoal dentro das manifestações docentes? Já identificou as reciclagens necessárias para se tornar docente exemplarista? Bibliografia Específica: 1. Ceotto, Bárbara. Diário de Autocura: Da Doença à Saúde Consciencial; apres. & posf. Leonardo Rodrigues; pref. Felix Wong; & Mário Oliveira; 224 p.; 16 caps.; 46 abrevs.; 15 citações; 1 cronologia; 22 E-mails; 26 enus.; 22 estrangeirismos; 2 ilus.; 1 microbiografia; 21 websites; glos. 22 termos (médicos); 31 filmes; 1 nota; 73 refs.; 1 apênd.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 43 a 52. 2. Xavier, Francisco Cândido; & Vieira, Waldo; Sexo e Destino; 358 p.; 28 caps.; 18 x 12 cm; br.; 8ª Ed.; Federação Espírita Brasileira (FEB); Rio de Janeiro, RJ; 1981; páginas 30 a 350. G. L. W.