Esoterismo

O esoterismo é o repertório de conhecimentos e atitudes doutrinárias, enigmáticas, herméticas, sectárias ou supersticiosas de conteúdo predominantemente místico e religioso, através do qual a conscin, homem ou mulher, insipiente nas teáticas da Descrenciologia e da Autopesquisologia, interpreta e vivencia parafenômenos na existência humana.

Você, leitor ou leitora, admite participação enquanto membro ou líder de grupos esotéricos em retrovidas? Quais seriam as consequências grupocármicas ainda atuantes?

      ESOTERISMO
                                    (DESVIACIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O esoterismo é o repertório de conhecimentos e atitudes doutrinárias, enigmáticas, herméticas, sectárias ou supersticiosas de conteúdo predominantemente místico e religioso, através do qual a conscin, homem ou mulher, insipiente nas teáticas da Descrenciologia e da Autopesquisologia, interpreta e vivencia parafenômenos na existência humana.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O vocábulo esotérico provém do idioma Latim, esotericus, e este do idioma Grego, esoterikós, de esôteros, “mais íntimo”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Ocultismo. 2. Supersticiosismo. 3. Obscurantismo. 4. Hermetismo. 5. Misticismo. 6. Secretismo.
          Neologia. As duas expressões compostas esoterismo eventual e esoterismo crônico são neologismos técnicos da Desviaciologia.
          Antonimologia: 1. Taristicologia. 2. Descrenciologia. 3. Mentalsomatologia. 4. Abertismologia. 5. Universalismo.
          Estrangeirismologia: os best-sellers esotéricos; a dependência de andaimes ad infinitum; os serviços premonitórios online.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao abertismo consciencial.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Esoterismo: autismo grupal. Soluções mágicas: autenganos.
          Coloquiologia: as receitas de bolo para questões evolutivas personalíssimas; o ato de esconder o jogo; a torre de marfim grupal; o trade show das feiras místicas; a condição esotérica enquanto mata-burro evitável.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal obscurantista; o holopensene da autoinsuficiência evolutiva; o holopensene pessoal da postura enigmática; a holopensenidade filosófica; os egopensenes; a egopensenidade; a submissão voluntária aos exopensenes; a exopensenidade; os mimeticopensenes; a mimeticopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os ectopensenes; a ectopensenidade; os paleopensenes; a paleopensenidade; os bradipensenes; a bradipensenidade; os criptopensenes; a criptopensenidade; os circumpensenes; a circumpensenidade; os semipensenes; a semipensenidade; os resíduos mitológicos incrustados na autopensenidade; o holopensene automimético grupal; a postura esotérica blindando a autopensenidade quanto às inspirações extrafísicas; a superação da holopensenidade esotérica recalcitrante.
          Fatologia: o esoterismo; a vivência esotérica nos dias de hoje enquanto desvio proexológico do intermissivista; a ansiedade evidenciada na busca de respostas prontas aos dilemas existenciais; os badulaques e penduricalhos místicos; o sectarismo informacional; a ambiguidade da comunicação enigmática; os termos envilecidos enquanto limitadores cognitivos; os ilogismos; o conteúdo superficial; a abordagem fantasiosa do mecanismo evolutivo; a superstição coaguladora dos empreendimentos neofílicos libertários; a opção pela subjugabilidade ao determinismo através da castração voluntária do livre arbítrio pessoal; o aceite de fatos e fatores independentemente da autexperiência; a falta de transparência como recurso de dominação ideológica; a mercantilização mística; a dosagem esotérica em obras literárias qual ingrediente atrativo junto ao público; o horóscopo diário nos jornais impressos; o traço esotérico nas grandes religiões exposto pela inquestionabilidade; as iniciações enquanto ritos mantenedores de tradições arcaicas; a pseudossuperioridade evolutiva evidenciando antifraternismo; o exotismo dos rituais precognitivos; a busca de atalhos evolutivos; as lavagens subcerebrais místicas ou supersticiosas; a abordagem absolutista a questões relativas e individuais; a inflexibilidade cognitiva; a interpretação engessada da Escala Evolutiva das Consciências inviabilizando o traçado autocrítico de metas evolutivas; as sigilosas pesquisas russas sobre parapsiquismo com fins belicistas durante a guerra fria; os rituais e muletas psicológicas sendo meros atravessadores dispensáveis no caminho entre assistente e assistido; as inconsequências quanto às evocações ritualísticas; a crendice do incenso harmonizador de ambientes; o primeiro contato teórico com abordagens multidimensionais através do esoterismo; a primordialidade da autovivência em relação à contemplação teórica; a busca pelo autoceticismo experimentador; a fundamentação mentalsomática da incredulidade; o abandono lúcido de condutas místicas, ritualísticas, regressistas e descartáveis; o investimento nas autopesquisas e autorreciclagens prementes; o cumprimento satisfatório das cláusulas e compromissos da atual programação existencial; a superação do gargalo esotérico já dispensável rumo ao abertismo consciencial.
          Parafatologia: o desconhecimento do estado vibracional (EV) profilático; as preconcepções e distorções parafenomênicas; a abordagem energossomática ectópica, levando a descompensações holochacrais; a postura mística mantenedora da influência de guias cegos e inviabilizando a atuação do amparo extrafísico de função; a projetabilidade mistificada; o atrofiamento mentalsomático decorrente da aceitabilidade passiva; os heterassédios grupais; a sobrestimação das cores dos chacras nas conjunturas extrafísicas; o predomínio dos chacras inferiores; o parapsiquismo enquanto dádiva divina ou amostra de superioridade evolutiva e não como componente parafisiológico inerente ao ser humano; o contato inicial com a multidimensionalidade originando deslumbramento; a confiança cega na multidimensionalidade predispondo a acidentes de percurso; a autodepreciação voluntária do potencial energossomático pelo uso arraigado de muletas parapsicofísicas; os acoplamentos sépticos predispondo a contaminações energéticas durante sessões adivinhatórias; o desconhecimento de manobras energéticas funcionais à desassim; a falta de confiança quanto às próprias energias conscienciais (ECs) levando à dependência de objetos místicos e vaticinações; a busca extraconsciencial pelo reequilíbrio energético intraconsciencial; a carga místico-filosófica obnubilando o entendimento da ocorrência extrafísica pelo viés científico; as ocultações originadas de perseguições seculares em retrovidas; o parapsiquismo expresso pelo aspecto artístico; os refluxos de retrovivências esotéricas; a retroconduta esotérica ainda atuante anulando o autabertismo consciencial às neocondutas evolutivas; a autocientificidade nos estudos parafenomênicos desconstruindo o misticismo.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo sabedoria oculta–egocentrismo–antifraternismo; o sinergismo terceirização das escolhas–estagnação evolutiva; o sinergismo apriorismo-superstição; o sinergismo autengano-autassédio; o sinergismo abordagem viciada–encolhimento consciencial.
          Principiologia: a premência quanto ao princípio da descrença (PD); o princípio “se algo não é bom, não adianta fazer maquilagem”.
          Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC); os códigos ritualísticos das seitas iniciáticas.
          Teoriologia: a teoria do esclarecimento seletivo; a potencialização dos endividamentos segundo a teoria das interprisões grupocármicas; a teorização imperscrutável das predições esotéricas.
          Tecnologia: a superficialidade das técnicas autopesquisísticas de base esotérica; as técnicas espúrias de manipulação interconsciencial; a técnica da reciclagem existencial (recéxis).
          Voluntariologia: o voluntariado esotérico; a comunicação explicitativa, objetiva e aberta do voluntariado tarístico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Taristicologia; o Colégio Invisível da Experimentologia.
          Efeitologia: os efeitos constritores da ausência de autocientificidade; os efeitos fossilizadores da apriorismose sobre as autoconvicções; os efeitos da carência afetiva na aceitação passiva de dogmas esotéricos; os efeitos estagnadores da mentalsomaticidade subutilizada; o efeito do abertismo consciencial na aceleração evolutiva.
          Neossinapsologia: o fechadismo consciencial cerceando a formação neossináptica; o empobrecimento cognitivo pela escassez neossináptica; o autesforço necessário à formação das neossinapses focadas no abertismo consciencial, imprescindíveis à superação da condição esotérica.
          Ciclologia: o ciclo lacuna autoparacognitiva teática–achismo–erro de interpretação–interprisão; a negação do ciclo cosmoético aprender-ensinar; o ciclo descarte do fechadismo anacrônico–neopostura abertista; a imprescindibilidade do ciclo pesquisístico desconstrução-reconstrução conceitual.
          Enumerologia: o ocultamento; o escondimento; o velamento; o encobrimento; o sonegamento; o escamoteamento; o adivinhamento.
          Binomiologia: o binômio antimisticismo-cientificidade; o binômio divinização dos elementos da Natureza–primitivismo; o binômio autabstenção-heteropreenchimento; o binômio simbologia hipnótica–conexão baratrosférica; o binômio arte-esoterismo; o binômio místico pontos cardeais–correntes energéticas; o binômio egão-orgulho na evitação da indecisão frente a neoposicionamentos; o binômio autocognição-autossuperação.
          Interaciologia: a interação irracionalidade–sujeição ao erro; a interação passado-presente; a interação fascinador-fascinado; a interação culpabilidade-subjugabilidade; a interação fechadismo consciencial–sedentarismo neopensênico; a interação fechadismo consciencial–fechadismo cognitivo; a interação abertismo consciencial–envergadura evolutiva.
          Crescendologia: o crescendo admiração-fascinação; o crescendo intoxicação energética–bloqueio energossomático; o crescendo nosográfico liderado esotérico–líder esotérico potencializando interprisões grupais; o crescendo retroposturas-neoposturas; o crescendo manipulação mística dos elementos da Natureza–abordagem científica das bioenergias; o crescendo homeostático conscin esotérica–conscin consciencióloga desencadeando autenfrentamentos reciclogênicos.
          Trinomiologia: o trinômio fechadismo consciencial–lacuna cognitiva–atuação anticosmoética; o trinômio megarritualístico bagulho energético–mantra–incenso; o trinômio insegurança pessoal–decidofobia–busca por métodos adivinhatórios; o trinômio mentalsomático Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia.
          Antagonismologia: o antagonismo linguagem filosófica consoladora / linguagem técnica esclarecedora; o antagonismo abordagem mística / abordagem científica; o antagonismo determinismo / livre arbítrio; o antagonismo esoterismo / raciocínio; o antagonismo esoterismo / abertismo consciencial; o sectarismo do antagonismo nós / eles; o antagonismo linguístico melifluosidade / verponogenia; o antagonismo grafológico generalismo ambíguo / conformática consciente; o antagonismo sofística / silogismo.
          Paradoxologia: o paradoxo de o amuleto pseudodefesensor energético ser capaz de potencializar o ataque heterassediador; o paradoxo das múltiplas definições indefinidas; o paradoxo beleza da forma–obscuridão do conteúdo; o paradoxo da conduta evolutiva em retrovida tornada mimética e antievolutiva no contexto da vida presente.
          Politicologia: o desconhecimento da taristicocracia; a aversão à comunicocracia; a ausência da discernimentocracia; a recusa à cosmocracia; a genuflexocracia; a idolocracia; a gurucracia; a assediocracia; a ilogicocracia; a manipulocracia; a política da imposição dos autoconceitos; a política do acobertamento.
          Legislogia: as interpretações absolutistas e ectópicas da lei do carma gerando mazelas, martírios e interprisões dispensáveis; a lei do menor esforço.
          Filiologia: a misticofilia.
          Fobiologia: a raciocinofobia explícita na procura externa de respostas; a neofobia; a decidofobia; a descrenciofobia; a reciclofobia; a autopesquisofobia; a voliciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da distorção da realidade; a síndrome da autossubestimação das potencialidades evolutivas; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome da despriorização existencial; a síndrome da apriorismose; a síndrome do oráculo.
          Maniologia: a mania das superstições e mandingas impossibilitando o desenvolvimento do parapsiquismo lúcido e interassistencial; a minimização do livre arbítrio expressa pela mania de atribuir todos os sucessos pessoais aos amparadores e todos os infortúnios aos assediadores.
          Mitologia: o mito das verdades reveladas; o mito das verdades absolutas; o mito dos atalhos místicos; os mitos ritualísticos-ocultistas; o mito da divinização das consciências; o mito do oráculo; o mito dos cristais milagrosos; o mito do sofrimento purificador direcionando a conscin a erros de abordagem e acidentes de percurso.
          Holotecologia: a absurdoteca; a abstrusoteca; a bizarroteca; a guruteca; a psicossomatoteca; a dogmaticoteca; a oniroteca.
          Interdisciplinologia: a Desviaciologia; a Errologia; a Heterassediologia; a Dogmatologia; a Nosologia; a Inutilogia; a Mimeticologia; a Simbologia; a Falaciologia; a Eufemismologia; a Antipriorologia; a Descrenciologia; a Refutaciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin fechada; a conscin insegura; a conscin simplista; a consciênçula; a conscin superficial; a isca humana inconsciente; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin emocionalmente vulnerável; a conscin misantrópica; a conscin tenepessável.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o guia amaurótico; o colecionador de bagulhos energéticos; o dependente; o antepassado de si mesmo; o vaticinador; o intermissivista obnubilado; o autodecisor.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a guia amaurótico; a colecionadora de bagulhos energéticos; a dependente; a antepassada de si mesma; a vaticinadora; a intermissivista obnubilada; a autodecisora.
          Hominologia: o Homo sapiens esotericus; o Homo sapiens ilogicus; o Homo sapiens ignorans; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens doctrinalis; o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens neophobicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: esoterismo eventual = o hábito de consultar horóscopos e métodos adivinhatórios, aguardando as ocorrências preconizados; esoterismo crônico = a participação veterana em seita ocultista arcaica e neofóbica, mantenedora arraigada de hábitos separatistas e rituais ultrapassados.
          Culturologia: a cultura de não questionar; a cultura do negocinho; a necessidade de andaimes pseudoprovidenciais expressando a cultura da insustentabilidade energossomática.
          Sectarismo. Princípios esotéricos podem se manifestar em todas as linhas humanas de conhecimento, a exemplo da Filosofia, Religião ou Ciência, porém, tendem a prolificar-se mais fertilmente no universo das seitas, idolatrias, doutrinas e iniciações.
          Antitares. A vivência antitarística, inclusive em relação a si própria, pode levar a conscin intermissivista a priorizar a psicossomaticidade, ocupando a autopensenidade com objetivos secundários à evolutividade consciencial e desperdiçando oportunidades de atuação interassistencial dentro das metas planejadas durante o período intermissivo.
          Taxologia. Sob a ótica da Pesquisologia, os traços esotéricos permeiam as variadas correntes místicas, religiosas, supersticiosas, sectaristas ou adivinhatórias, conforme os 23 exemplos listados em ordem alfabética:
          01. Alquimia: a busca pela pedra fundamental; o elixir da vida.
          02. Antropomancia: a leitura de vísceras humanas.
          03. Arqueosofia: o cristianismo pelo viés filosófico.
          04. Astrologia: a assíria; a chinesa; a cármica; a atlante.
          05. Auspício: o presságio relacionado ao voo e canto de aves.
          06. Búzios: a arte adivinhatória de origem africana.
          07. Cabala: a vertente mística do judaísmo.
          08. Cartomancia: os milenares jogos premonitórios de cartas; a Tarologia.
          09. Cristalomancia: a predição com base em espelhos e cristais.
          10. Cristianismo esotérico: o gnosticismo; o rosacrucianismo.
          11. Cura prânica: a energossomática mística; os cristais curadores; o Grand Master.
          12. Fisiognomonia: a descoberta do caráter pelas feições faciais.
          13. Geomancia: a auguração pelo lançamento de pedras ou terra sobre superfície plana.
          14. Horóscopos: o horóscopo chinês; o horóscopo do sangue; o horóscopo das árvores.
          15. Maçonaria: a sociedade internacional, ultrassecreta, de caráter iniciático.
          16. Nefelemancia: o prenúncio pela inspeção de nuvens.
          17. Numerologia: a simbologia interpretativa de base numérica.
          18. Oniromancia: o vaticínio fundamentado nos sonhos.
          19. Piromancia: as profecias através de rituais ligados ao fogo.
          20. Quiromancia: as revelações pelos sinais nas linhas da palma da mão.
          21. Reiki: a busca do autequilíbrio através de exteriorizações palmochacrais alheias.
          22. Teosofia: o conhecimento filosófico-religioso, de base oriental e ocultista.
          23. Zoomancia: a adivinhação pela observação do comportamento de animais.
          Mercantilismo. Pela ótica da Economia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 tipos de comércios de produtos, práticas ou serviços ligados ao esoterismo, existentes atualmente (Anobase: 2015):
          01. Alimentação: as linhas de alimentação naturalista de base mística.
          02. Curas: as variadas sessões de tratamento energossomático.
          03. Despachos: a terceirização remunerada de patoenergizações assediadoras.
          04. Feiras: os encontros, workshops e eventos anuais esotéricos.
          05. Iniciações: as escolas iniciáticas seculares, ainda em atividade.
          06. Literatura: as publicações, blogs, sites, revistas, livros e enciclopédias ocultistas.
          07. Objetos: os amuletos; os cristais; os badulaques; as peças decorativas; as relíquias.
          08. Serviços premonitórios: os atendimentos esotéricos presenciais e virtuais.
          09. Turismo: os roteiros turísticos em locais místicos e esotéricos.
          10. Vestuário: a moda mística nas roupas e acessórios.
          Proexologia. De acordo com a Acidentologia, a conscin intermissivista, porém insipiente quanto à própria condição, ao possuir predisposição inata a estudos e vivências das pararrealidades, pode encontrar familiaridade em linhas esotéricas devido aos aspectos multidimensionais dos temas abordados, sendo tal conjuntura passageira ou definitiva no restante da vida intrafísica (lifetime).
          Evitaciologia. Em concordância aos estudos da Autevoluciologia, eis 3 exemplos, em ordem alfabética, de possíveis impactos negativos oriundos da postura esotérica sobre os traços pessoais da conscin adepta ao ocultismo, decorrentes da preconização de posicionamentos herméticos frente às conjunturas existenciais:
          1. Apriorismose: na análise de experiências anímico-parapsíquicas atravancando a aquisição de paraneossinapses propulsoras da inteligência evolutiva (IE).
          2. Fechadismo consciencial: crônico inviabilizando o incremento autocognitivo de base mentalsomática, enrijecendo trafares ainda atuantes.
          3. Obnubilação: de neopensenizações estimuladas impossibilitando a manifestação plena de trafores embrionários.
          Abertismo. Cabe ao intermissivista lúcido proceder à autanálise profunda e sincera quanto a eventuais resquícios intraconscienciais obscurantistas decorrentes de vivências pretéritas, embasando assim a autopostura exemplificativa de abertismo consciencial, em consonância aos princípios teáticos da Interassistenciologia.
          Terapeuticologia. Segundo a Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 23 manifestações ou posturas conscienciais antípodas às vivências místicas, atuais ou pretéritas, capazes de predispor autenfrentamentos e neoposicionamentos propulsores da autevolutividade da conscin lúcida predisposta:
          01. Abertismo consciencial: o senso universalista; o avanço mentalsomático.
          02. Amparofilia: a ortopensenidade; a qualificação positiva da intencionalidade.
          03. Antiapriorismose: a opção pela argumentação lógica; a omniquestionabilidade.
          04. Antidispersão consciencial: o investimento nas prioridades evolutivas; o megafoco.
          05. Antigurulatria: a autonomia consciencial; a interdependência evolutiva.
          06. Autexperimentação: a postura científica; o autoneofilismo.
          07. Autocrítica: a desconstrução lógica de retroconstructos primitivos.
          08. Autoinvestigação: o autescrutínio fulcral; a Hermenêutica pessoal.
          09. Automotivação: a determinação proexológica; a proatividade prolífica.
          10. Autorganização: a manutenção das prioridades evolutivas; a autodisciplinaridade.
          11. Calculismo cosmoético: a precisão cosmoética nas abordagens.
          12. Curiosidade: a experimentação sadia; a hiperacuidade auto e heteropesquisística.
          13. Desapego: a revisão das condutas arcaicas; a reciclagem intraconsciencial.
          14. Descrencionismo: a semperaprendência; o discernimento nos enfoques.
          15. Destemor assistencial: o pacifismo sincero nas interrelações; a holoconvivialidade.
          16. Detalhismo: a perspicácia analítica intra e extrafísica; a teática enumerológica.
          17. Energossomaticidade: as manobras energéticas profiláticas; a técnica dos 20 EVs.
          18. Impactoterapia: a autaplicação da Cosmoética Destrutiva.
          19. Mentalsomaticidade: a priorização da razão; a plenitude do raciocínio lógico.
          20. Parapsiquismo: a interassistencialidade multidimensional lúcida; a tenepes.
          21. Reflexão: a acalmia intraconsciencial; a introspecção autenfrentativa retificadora.
          22. Refutaciofilia: a contestabilidade fundamentada; a réplica; a tréplica.
          23. Retrocogniciofilia: as técnicas retrocognitivas; a paraprocedência rememorada.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o esoterismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acomodação mimética: Automimeticologia; Nosográfico.
          02. Andaime consciencial: Evoluciologia; Nosográfico.
          03. Antibagulhismo energético: Autorrecexologia; Homeostático.
          04. Antidogmática: Comunicologia; Homeostático.
          05. Apriorismose grupal: Apriorismologia; Nosográfico.
             06.   Aptidão a conhecer: Autexperimentologia; Neutro.
             07.   Guia desorientador: Parapatologia; Nosográfico.
             08.   Ignorância ignorada: Autenganologia; Nosográfico.
             09.   Intermissivista obnubilado: Parapatologia; Nosográfico.
             10.   Mito da fórmula pronta: Experimentologia; Nosográfico.
             11.   Pitonisa: Perfilologia; Neutro.
             12.   Resíduo mitológico: Holomaturologia; Neutro.
             13.   Retropostura: Paraetologia; Nosográfico.
             14.   Show antiparapsíquico: Parapatologia; Nosográfico.
             15.   Síndrome do oráculo: Parapatologia; Nosográfico.
  A VIVÊNCIA DO ESOTERISMO POR PARTE DA CONSCIN
  É FATOR ECTÓPICO E OBNUBILADOR DA AUTOLUCIDEZ,
   ATRAVANCANDO AS AUTOPESQUISAS RECICLOGÊNICAS
  VITAIS FRENTE AOS COMPROMISSOS PROEXOLÓGICOS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite participação enquanto membro ou líder de grupos esotéricos em retrovidas? Quais seriam as consequências grupocármicas ainda atuantes?
             Bibliografia Específica:
             01. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. 1ª edição Marina Thomaz; pref. da 2ª edição Daniel Muniz; revisores Alexander Steiner et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; posf.; glos. 86 termos; 25 infografias; 20 cenografias; 72 filmes; 324 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 98, 208 e 249.
             02. Daou, Dulce; Autoconsciência e Multidimensionalidade; pref. Tania Guimarães; revisoras Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 296 p.; 3 seções; 14 E-mails; 106 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 websites; glos. 171 termos; 174 refs.; 18 webgrafias; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; página 185.
             03. Malinowski, Bronislaw; Magia, Ciência e Religião; pref. Robert Redfield; 272 p.; 18 caps.; 1 enu; 1 ilus.; 1 tab.; alf.; 21,5 x 17 cm; br.; Edições 70; Lisboa; Portugal; 1984; páginas 19, 22, 27, 32, 43, 47, 82 e 83.
             04. Netto, José T.; Glossário Esotérico; 520 p.; 5 citações; 1 E-mail; 1 enu.; 10 esquemas; glos. 1003 termos; 51 ilus.; 55 tabs.; 1 website; 63 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; 6ª Ed.; Editora Pensamento-Cultrix; São Paulo, SP; 1994; páginas 8, 12, 205 a 211 e 290.
             05. Sui, Choa K.; Ensinamentos Interiores do Hinduísmo revelados (Inner Teachings of Hinduism revealed); pref. Narayanasmruti; trad. Alessandra Grassi Salles; 154 p.; 10 caps.; 5 citações; 25 E-mails; 2 enus.; 2 fotos; 35 ilus.; 16 pensatas; 14 websites; glos. 71 termos; 1 apênd.; alf.; 25 x 17,5 cm; enc.; Editora Brasileira de Estudos Interiores; São Paulo, SP; 2004; páginas 86 e 96.
             06. Thomaz, Marina; & Pitaguari, Antonio; Orgs.; Tenepes: Assistência Interdimensional Lúcida; revisores Erotides Louly; Eucárdio de Rosso; & Roseli Oliveira; 664 p.; 5 partes; 35 citações; 2 cronologias; 53 E-mails; 10 entrevistas; 290 enus.; 3 fotos; 26 gráfs.; 2 microbiografias; 68 perguntas; 68 respostas; 14 tabs.; 21 websites; glos. 210 termos; 18 notas; 2 filmes; 150 refs.; alf.; 23 x 16 x 3,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 38, 370, 427, 468 e 616.
             07. Tornieri, Sandra; Mapeamento da Sinalética Energética Parapsíquica; pref. Hernande Leite; revisores Mabel Teles; et al.; 296 p.; 4 seções; 55 caps.; 1 citação; 23 E-mails; 153 enus.; 138 exemplos; 1 foto; 1 microbiografia; 55 pensatas; 11 questionamentos; 1 tab.; 11 técnicas; 2 testes; 21 websites; glos. 135 termos (analógicos da Sinaleticologia); glos. 210 termos; 6 filmes; 51 refs.; 1 anexo; 2 apênds.; alf.; 21,5 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; página 13.
             08. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 378 e 390.
             09. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 31, 658, 659, 660, 726 a 728 e 842.
            10. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 59.
            Webgrafia Específica:
            1. Collucci, Cláudia; Estudo aponta Elo entre Incenso e Câncer; Reportagem; Folha de S. Paulo; Jornal; São Paulo, SP; 28.08.08; Seção: Cotidiano; 1 ilus.; disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2808200 820.htm#_=_>; acesso em: 29.06.15; 5h45.
            2. Folha Online; Redação; Virada Esotérica tem 24 h de Misticismo neste Fim de Semana; Jornal; São Paulo, SP; Ed. 2.059; 12.12.14; 20h00; Seção: Guia Folha; 10 fotos; disponível em: <http://guia.folha.uol.com.br/
passeios/2014/12/1561222-virada-esoterica-tem-24h-de-misticismo-neste-fim-de-semana.shtml>; acesso em: 28.06.15; 9h30.
            3. Frutuoso, Suzane G.; Os Empresários do Esoterismo; Reportagem; IstoÉ; Revista; São Paulo, SP; Ed. 2.059; 29.04.09; 10h00; Seção: Comportamento; 5 entrevistas; 6 fotos; disponível em: <http://www.istoe.com.br/reporta gens/12699_OS+EMPRESARIOS+DO+ESOTERISMO>; acesso em: 28.06.15; 9h15.
                                                                                                                   M. P. C.