Esmero Proéxico

O esmero proéxico é o ato ou efeito traforista de a conscin lúcida, homem ou mulher, realizar cada atividade ou cláusula proexológica, simples ou complexa, com discernimento, dedicação, zelo, hiperacuidade, detalhismo, presteza e envolvimento multidimensional, contribuindo na aquisição, aprimoramento e reeducação de atributos intraconscienciais evolutivos, voltados à consecução da proéxis pessoal e grupal.

Você, leitor ou leitora, realiza com esmero as atividades da proéxis?

      ESMERO PROÉXICO
                                         (EXITOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O esmero proéxico é o ato ou efeito traforista de a conscin lúcida, homem ou mulher, realizar cada atividade ou cláusula proexológica, simples ou complexa, com discernimento, dedicação, zelo, hiperacuidade, detalhismo, presteza e envolvimento multidimensional, contribuindo na aquisição, aprimoramento e reeducação de atributos intraconscienciais evolutivos, voltados à consecução da proéxis pessoal e grupal.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo esmerar vem do idioma Latim, merus, “aperfeiçoar; polir; apurar”. Surgiu no Século XIV. A palavra esmero apareceu no Século XIX. O termo programação deriva do mesmo idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Surgiu no Século XX. O vocábulo existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer, nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Autorrefinamento proéxico. 2. Excelência proéxica. 3. Apuro proéxico. 4. Magnificência proéxica. 5. Dedicação proéxica.
          Neologia. As 3 expressões compostas esmero proéxico, esmero proéxico mínimo e esmero proéxico máximo são neologismos técnicos da Exitologia.
          Antonimologia: 1. Desmazelo proéxico. 2. Descaso com a proéxis. 3. Descuido proéxico. 4. Preguiça proéxica. 5. Desleixo proéxico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Proexologia.
          Coloquiologia: o ato de andar nos trinques; o ato de estar nos trinques; o ato de estar tinindo; o tratamento 5 estrelas; o tratamento VIP; a condição de fechar com chave de ouro; o ato de passar pente fino.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do esmero cosmoético; o holopensene da depuração evolutiva; o holopensene da consecução da proéxis; o holopensene pessoal do compléxis; o holopensene pessoal da autoconsciencialidade; o holopensene da ordenação consciencial; os lucidopensenes; a lucidopensenidade.
          Fatologia: o esmero proéxico; a ação proéxica bem acabada; o ato de fazer bem feito; o ato de fazer com prazer; o emprego na qualidade máxima das ações; o alto grau de excelência na consecução da proéxis; a acabativa exitosa; o fino acabamento; o ato de encerrar satisfatoriamente as iniciativas pessoais; o arremate brilhante da tarefa proexológica; a precisão proéxica; o empenho extraordinário na realização da proéxis, contribuindo com o primor da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o requinte da autolucidez, aumentando a responsabilidade interassistencial; o capricho na materialização das gescons; o refinamento intraconsciencial ininterrupto; a atenção meticulosa aos detalhes necessários à investigação autopesquisística; o esmero podendo fortalecer a vontade nas conquistas de desafios evolutivos; a decisão inteligente pela primazia evolutiva; a distinção detalhada das prioridades evolutivas; as percepções acuradas auxiliando na tomada de decisão; a educação refinada; a elegância pessoal favorecendo a empatia; o bom gosto; o ato de tratar as consciências com carinho, ternura e generosidade; o ato de refletir antes de falar; o asseio; a limpeza geral bem feita; a profilaxia das condutas antiproéxis em cima do lance; a autorganização ideativa utilizada na consecução da proéxis; o cuidado em atender às necessidades do soma; o ato de priorizar o tempo necessário na realização da alimentação saudável; a precisão evolutiva da bússola consciencial ajustada à proéxis; o detalhismo nas análises dos artefatos do saber refinando a autopesquisa; o desafio da autexperiência; o refinamento zeloso e requintado da escrita científica conscienciológica; o ajuste fino na escrita; a convergência da autoproéxis na maxiproéxis grupal; o trabalho tarístico em Instituição Conscienciocentrica (IC) confluente com a autoproéxis; o esmero na verbação; o dia matemático; a precisão dos detalhes; o ato de criar estratégias antipreguiça; a atitude inteligente de caprichar na correção dos erros e autenganos; a profilaxia do egão utilizada no desenvolvimento da liderança interassistencial; a hiperatividade eficaz; o posicionamento autoortabsolutista interassistencial; a contribuição enquanto minipeça na expansão da Conscienciologia no planeta Terra; a reflexão precisa dos fatos e parafatos levando à cosmovisão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a destreza na mobilização das próprias energias; a percepção atilada da repercussão das emoções no holossoma proporcionando maior rapidez no diagnóstico e na autocura; o zelo holossomático patrocinando homeostase geral; o asseio bioenergético aumentando a condição de arrimo interassistencial; o ato de “mergulhar” de mentalsoma nas atividades proexológicas; a arrematação primorosa da tares em conjunto com a equipex; a psicosfera energética acolhedora profícua à interassistência; a primener decorrente da missão cumprida.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da assertividade interassistencial; o sinergismo polidez-diplomacia-paradiplomacia; o sinergismo dos acertos evolutivos; o sinergismo da vida pessoal ordenada; o sinergismo parapsiquismo–propulsão evolutiva.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da atração dos afins; o princípio do autorrevezamento multiexistencial.
          Codigologia: a teática do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da otimização do tempo; a teoria do descarte do imprestável.
          Tecnologia: a solução de impasses no uso da técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade.
          Voluntariologia: o voluntariado em Instituição Conscienciocêntrica (IC) autolúcido quanto à responsabilidade em realizar com esmero as tarefas autocomprometidas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito interassistencial da comunicação fraterna; o efeito da hiperatividade eficaz no esmero proéxico; o efeito bumerangue do exemplarismo pessoal.
          Neossinapsologia: a potencialização da proéxis na aquisição das sinapses e parassinapses do esmero cosmoético.
          Ciclologia: o ciclo assim-desassim.
          Enumerologia: o autaperfeiçoamento refinado; a autorganização requintada; o autajuste fino; o autoburilamento intraconsciencial; a autorreeducação contínua; a autopresteza consciencial; a autodisposição fora de série.
          Binomiologia: o binômio saúde consciencial–esmero proéxico.
          Interaciologia: a interação esmero tarístico–conclusão exitosa da tarefa.
          Crescendologia: o crescendo esmero proéxico–completismo existencial.
          Trinomiologia: o trinômio clareza-concisão-polidez utilizado na intercomunicação; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio atenção-memória-lucidez.
          Polinomiologia: o polinômio volição-decisão-repetição-exatidão.
          Antagonismologia: o antagonismo fazer bem feito / fazer perfeito; o antagonismo mãos à obra / braços cruzados; o antagonismo falar com objetividade / falar com rodeios; o antagonismo asseio / imundície; o antagonismo persistência / dispersividade; o antagonismo valorização de acertos / valorização dos erros.
          Legislogia: as leis da Proexologia; a lei do retorno evolutivo do esmero proéxico.
          Filiologia: a proexofilia; a cognofilia; a definofilia; a priorofilia; a decidofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a superação do medo de errar.
          Sindromologia: a profilaxia da síndrome de Poliana.
          Maniologia: a mania da perfeição.
          Holotecologia: a higienoteca; a pensenoteca; a intelectoteca; a analiticoteca; a cognoteca; a mentalsomatoteca; a tenepessoteca.
          Interdisciplinologia: a Exitologia; a Proexologia; a Habitologia; a Metodologia; a Intrafisicologia; a Autexperimentologia; a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Paracogniciologia; a Parapercepciologia; a Verponologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens proexologicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens decidophilicus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens articulator; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens reurbanisatus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: esmero proéxico mínimo = o da conscin atingindo a meta proexológica com apuro energético experienciando a primener; esmero proéxico máximo = o da conscin atingindo a meta proexológica com apuro energético conquistando a maturidade consciencial da autodesperticidade.
          Culturologia: a cultura evolutiva da proéxis; a cultura do esmero evolutivo; a cultura da acabativa exitosa; a cultura de fazer bem feito; a cultura da assertividade consciencial; a cultura da objetividade; a cultura do compléxis.
         Evitações. Sob a ótica da Paraprofilaxiologia, há de se evitar, essas 18 manifestações conscienciais, dispostas na ordem alfabética, evidenciando caprichos antiproexológicos:
         01. Autassédio. O empenho em sustentar bagulho autopensênico.
         02. Autocorrupção. O empenho em se vangloriar dos próprios equívocos.
         03. Autodesorganização. O empenho na imundície.
         04. Descaso. O empenho em fazer as coisas de qualquer jeito.
         05. Descompostura. O empenho em manter atitude nonsense.
         06. Dispersão. O empenho no ansiosismo e na precipitação.
         07. Displicência. O empenho na displicência para com as autoconvicções.
         08. Distração. O empenho na abertura de brechas para as manipulações.
         09. Egocentrismo. O empenho na egovisão.
         10. Exagero. O empenho no culto ao corpo.
         11. Fofoca. O empenho na arte da maledicência.
         12. Indiferença. O empenho na pasmaceira evolutiva.
         13. Indisciplina. O empenho na impontualidade.
         14. Indisposição. O empenho na má vontade.
         15. Indolência. O empenho no desperdício das oportunidades evolutivas.
         16. Intoxicação. O empenho no desleixo com as próprias assins e desassins.
         17. Preguiça. O empenho na arte de “morcegar”.
         18. Procrastinação. O empenho em adiar autodecisões evolutivas.
         Taxologia. No âmbito da Autevoluciologia, eis, 22 exemplos de atitudes, na ordem alfabética, para autavaliação da conscin interessada no cotidiano quanto ao esmero proéxico pessoal:
         01. Altruísmo: o refinamento da afetividade.
         02. Autassertividade: a plenitude das tarefas interassistenciais.
         03. Autexemplarismo: o primor da autoridade moral.
         04. Autoconfiança: o requinte da autoconsciencialidade.
         05. Autoconvicção: o apuro da autolucidez quanto aos sinais da proéxis.
         06. Autocuidado: o asseio holossomático.
         07. Autodecisão: o autodiscernimento na definição das prioridades.
         08. Autodesperticidade: o depuramento da autodesassedialidade.
         09. Autoparapsiquismo: a agudez na percepção e compreensão dos conteúdos dos fenômenos parapsíquicos.
         10. Autopesquisa: a precisão dos detalhes sutis das automanifestações.
         11. Autoproéxis: a justeza da minipeça lúcida no maximecanismo.
         12. Benignidade: a magnitude da intenção límpida.
         13. Bom-tom: a presteza máxima no ato de ouvir.
         14. Compléxis: a primener na conclusão das ações da proéxis.
         15. Convivialidade: a finesse pessoal; a polidez de caráter.
         16. Determinação: a retidão das metas evolutivas.
         17. Hiperacuidade: a agudez dos sentidos e dos atributos mentais.
         18. Objetividade: a minúcia dos detalhes na concisão da escrita do verbete.
         19. Ortopensenidade: o rigor no emprego teático da Cosmoética.
         20. Pontualidade: a assertividade da tares em cima do lance.
         21. Serenidade: a plenitude da harmonia intraconsciencial.
         22. Supersapiência: a magnitude da cosmovisão.
         Autodesempenho. As autanálises conscienciométricas, realizadas a partir do estudo teático, minucioso e detalhista do conscienciograma, contribui na aceleração das recins, recuperação de cons magnos e assunção de trafores, aumentando o autodesempenho da autoproéxis.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o esmero proéxico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            02. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
            03. Atilamento: Atilamentologia; Homeostático.
            04. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
            05. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
            06. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
            07. Completude consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
            08. Êxito: Autevoluciologia; Neutro.
            09. Jubileu evolutivo: Intrafisicologia; Homeostático.
            10. Persistência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            11. Plenitude estrita: Paraxiologia; Homeostático.
            12. Requinte da autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
            13. Rotina redonda: Rotinologia; Homeostático.
            14. Superexatidão: Holomaturologia; Homeostático.
            15. Vida programada: Intrafisicologia; Homeostático. O ESMERO PROÉXICO É OPÇÃO INTELIGENTE DA CONSCIN EMPENHADA NO COMPLÉXIS, AUMENTANDO O NÍVEL
   DE ACERTOS DA FICHA EVOLUTIVA PESSOAL, CONDIÇÃO NECESSÁRIA NA EVOLUÇÃO INDIVIDUAL E GRUPAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, realiza com esmero as atividades da proéxis?
Beneficia-se das primeneres decorrentes das tarefas cumpridas?
            Filmografia Específica:
            1. O Homem que viu o Infinito. Título Original: The Man who Knew Infinity. País: Reino Unido. Data: 2015. Duração: 1h 48min. Gênero: Drama e Biografia. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Matt Brown. Elenco: Dev Patel; Jeremy Irons; Malcon Sinclair; Toby Jones; Stephen Fry; Jeremy Northam; Devika Bhise; & Arundhati Nag. Produção: Joe Thomas; Matt Brown; Sofia Sondervan; Jon Katz; Edward R. Pressman; & Jim Young. Desenho de Produção: Luciana Arrighi. Roteiro: Matt Brown, com base na vida de Srinivasa Ramanujan, inspirado no livro homônimo escrito por Robert Kanigel. Fotografia: Larry Smith, BSC. Música: Goby Brown. Figurino: Ann Maskrey. Edição: JC Bond. Efeitos Especiais: Evolution FX; & Prime Focus. Companhia: Edward R. Pressman Film; Xeitgeist Entertainment Group; Animus Films; American Entertainment Investors; & Kreo Films FZ. Distribuidora: Diamond Films. Sinopse: Srinivasa Ramanujan (Dev Patel) é gênio autodidata de 25 anos de idade, sem formação universitária, dedicado ao estudo quase obsessivo e solitário da Matemática, mesmo vivendo em extrema pobreza em Madras, na Índia. Determinado e autoconfiante, escreve carta ao eminente professor Hardy (Jeremy Irons) do Trinity College, em Cambridge, o qual reconhece a originalidade e o talento de Ramanujan e, apesar do ceticismo dos colegas, empenha-se em levá-lo para Cambridge. Ramanujan deixa a família e a jovem esposa para trabalhar as teorias intuitivas propostas por ele, sob a orientação de Hardy. Juntos, lutam para o trabalho ser visto e reconhecido no meio matemático. É a história verídica do gênio incansável, cujas inovadoras teorias o tiraram da obscuridade, no mundo em plena guerra.
            Videografia Específica:
            1. Razera, Maria das Graças; Hiperatividade Eficaz; Vídeo; Hiperatividade - Em entrevista para a Glo bo/RBS TV SC - a psicóloga Maria das Graças Razera; autora do livro "Hiperatividade Eficaz (2008)", revela técnica em como aplicá-la; diponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r6BLG1ertwg>; em: 30.06.17.
            Bibliografia Específica:
            1. Daou, Dulce; Vontade: Consciência Inteira; revisores Equipe de Revisores da Editares; 288 p.; 6 seções; 44 caps.; 23 E-mails; 226 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 1 seleção de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; 3 tabs. 3 tabs.; 21 websites; glos. 140 termos; 1 nota; 133 refs.; 17 webgrafias; 1 apênd.; alf.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 35, 67 e 71.
            2. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 251 e 356.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 84, 150, 297 e 578.
                                                                                                                       M. F. F.