O poder proéxico é o estado, condição ou capacidade de a conscin, homem ou mulher, realizar ou vivenciar com magnitude as cláusulas definidas no Curso Intermissivo (CI)
Você, leitor ou leitora, na condição de intermissivista, já refletiu sobre o poder proéxico? Quais esforços vem mantendo para maximizar as realizações pessoais, únicas e singulares, visando o completismo grupal?
PODER PROÉXICO (AUTODISCERNIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. O poder proéxico é o estado, condição ou capacidade de a conscin, homem ou mulher, realizar ou vivenciar com magnitude as cláusulas definidas no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático, potencializando cosmoeticamente os feitos singulares e exemplaristas da autoprogramação existencial em prol da maxiproéxis grupal. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo poder vem do idioma Latim, possum, “poder; ter o poder de; ser capaz de”. Surgiu no Século XIII. O termo programação deriva do mesmo idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Apareceu no Século XX. A palavra existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer, nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Força proéxica. 2. Potência proéxica. 3. Poderio proexológico. Neologia. As 4 expressões compostas poder proéxico, minipoder proéxico, maxipoder proéxico e megapoder proéxico são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia. Antonimologia: 1. Fraqueza antiproéxica. 2. Fragilidade proexofóbica. 3. Inibição proexológica. Estrangeirismologia: os ensaios ao podium proéxico; o Proexarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao potencial proéxico pessoal. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Proéxis reciclam poderes. Maxiproéxis reeducam grupos. Coloquiologia: aquilo que é seu vem para você. Ortopensatologia: – “Intermissivistas. – Em toda a História Terrestre milenar, os intermissivistas têm, pela primeira vez, o poder de fazer desta a melhor geração da Humanidade, paradoxalmente, em pleno desenvolvimento da Reurbexologia e da Paratransmigraciologia”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do autempoderamento proexológico; o holopensene pessoal do refinamento autoproéxico; os contrapensenes; a contrapensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; o holopensene do grupo coeso potencializando a tares interdimensional; os ortopensenes; a ortopensenidade; o prumo ortopensênico no cotidiano maxiproéxico. Fatologia: o poder proéxico; o potencial evolutivo do proexista; o poder consciencial do intermissivista; a tenacidade proexológica; as derivações grupais decorrentes da vitalidade autoproéxica; a fortaleza da autoproéxis expressa na envergadura cosmoética do intermissivista; o poder do autodiscernimento; o primeiro discernimento; a autodisponibilidade nas raias da maxiproéxis grupal; as Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a ancoragem institucional fortalecendo o vínculo consciencial; as prerrogativas pessoais intransferíveis; o desimpedimento intrínseco; a autautoridade vivencial; a referência cosmoética; o valor da autassunção proéxica; a força da autovivência intransferível; o vigor das autoposturas evolutivas; a capitalização consciencial pela simetria proexológica; os indicadores proéxicos pessoais; os aportes proexológicos vitalícios; o fato de o somatório de esforços evolutivos depender da consciência gregária cosmoética; o poder da imunidade cosmoética; a representatividade grupal; os indícios das retrovidas presentes na atual vida proéxica; o arrojo pessoal exemplarista; a acumulação exaustiva dos exemplos pessoais; os aportes evolutivos ociosos; a versatilidade do intermissivista podendo ser travão pela dispersão consciencial; a vaidade intelectual; a desconfiança nociva; o orgulho parapsíquico; o autodistanciamento dos ditames do CI; a oportunidade menosprezada; a oportunidade minimizada; o Paradever; o ato de pensar grande; a pluralidade de procedências e paraprocedências; a defasagem de carga de convivialidade e afinidades; a autoconfiança potencializando a heteroconfiança; a compreensibilidade das cláusulas autoproéxicas conjugadas à maxiproéxis; o respeito à proéxis alheia; a união pelos trafores; as neopossibilidades evolutivas a partir do CI; a união a partir da intransferibilidade proéxica individualíssima; a inteligência evolutiva (IE) à prova; o deleite da vida proexogênica na Cognópolis; a harmonia grupal a partir do megafoco maxiproéxico; o êxito da assistência especializada em grupo ratificando o poder proéxico. Parafatologia: o exemplarismo tarístico interdimensional fortalecendo o poder proéxico grupal; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o poder proéxico evidenciado pelo amparo extrafísico; o nível de amparabilidade extrafísica expressando a responsabilidade tarística grupal; o poder proéxico manifestado pelas parassincronicidades interassistenciais; a força parapresencial do proexista lúcido; o parapsiquismo intelectual qualificando as competências proéxicas; a paraperceptibilidade ampliando a cosmovisão proexológica; a força das holobiografias pessoais e grupais; os retrotraumas individuais exigindo recins grupais; as hipóteses retrobiográficas reafirmando as autorresponsabilidades; a convergência de parassincronicidades apontando o vigor proéxico pessoal; os ditames do Curso Intermissivo pré-ressomático embasando a vida matemática; a desperticidade qualificando o poder consciencial; a vivência multidimensional da Magnanimologia Maxiproéxica. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autoproéxis-maxiproéxis; o sinergismo cosmoético Teaticologia-Verbaciologia; o sinergismo autoconfiança-heteroconfiança; o sinergismo reurbexológico Interlúdio-Cognópolis. Principiologia: o princípio da inseparabilidade grupocármica. Codigologia: as renovações pessoais e grupais derrogando em definitivo os resquícios do código de Hamurabi; a vivência lúcida do código pessoal de Cosmoética (CPC) embasando o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a desamarração gradativa dos grilhões da teoria das interprisões grupocármicas. Tecnologia: a técnica do sobrepairamento autodesassediador. Voluntariologia: o autocomprometimento teático no voluntariado libertário. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível dos Proexólogos. Efeitologia: o efeito das escolhas evolutivas; o efeito dos retroacertos pessoais na extensão da autoproéxis; o efeito halo da conduta exemplarista cosmoética; o efeito da autoproéxis no completismo maxiproéxico grupal. Neossinapsologia: a vivência lúcida das neossinapses dos cons magnos recuperados; a compreensão teática do poder proéxico criando neossinapses evolutivas. Ciclologia: o valor do êxito do ciclo planejar na dimensão extrafísica individualmente–realizar na dimensão intrafísica grupalmente. Enumerologia: a autopesquisa proéxica; o autenfrentamento proéxico; a autassunção proéxica; a autodedicação proéxica; a autovivência proéxica; a autopotencialização proéxica; a autorresponsabilidade maxiproéxica. Binomiologia: o binômio poder proéxico–inteligência evolutiva; o binômio exigências individuais–responsabilidades grupais; o binômio admiração-discordância; o binômio vontade-determinação; o binômio poder proéxico–prestígio cosmoético; o binômio poder consciencial–poder proéxico; o binômio princípio da autevolução inarredável–princípio do autesforço insubstituível. Interaciologia: a interação aportes existenciais–diretrizes da autoproéxis; a interação dos recebimentos das ferramentas úteis à proéxis; a interação pessoa física–pessoa jurídica; a interação poder proéxico–modéstia. Crescendologia: o crescendo recebimentos-retribuições; o crescendo CI pré-ressomático–CI pós-dessomático; o crescendo força presencial–força parapresencial; o crescendo holocármico egocarmalidade-grupocarmalidade-policarmalidade. Trinomiologia: o trinômio cooperação-consenso-igualdade; a erradicação do trinômio poder-posição-prestígio; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio prudência-cautela-modéstia; o trinômio vontade-intenção-autorganização. Polinomiologia: o polinômio CI-proéxis-maxiproéxis-compléxis. Antagonismologia: o antagonismo poder proéxico / poder egocêntrico; o antagonismo autempoderamento / subjugação; o antagonismo proatividade / improdutividade; o antagonismo flexibilidade proéxica / dispersividade antiproéxica; o antagonismo proéxis desconhecida / proéxis assumida; o antagonismo proéxis negligenciada / compléxis; o antagonismo poder de planejar / poder de realizar. Paradoxologia: o paradoxo de o poder proéxico também ser temporal; o paradoxo de ninguém ser insubstituível contudo ser inigualável. Politicologia: a meritocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a proexocracia. Legislogia: as leis da proéxis; a lei da grupocarmalidade na orientação dos evoluciólogos na proéxis. Filiologia: a neofilia; a proexofilia; a cogniciofilia; a reciclofilia; a conviviofilia; a gregariofilia; a evoluciofilia. Sindromologia: a eliminação da síndrome da pré-derrota. Maniologia: a superação da fracassomania. Mitologia: o mito da autoproéxis sem autesforço; o mito da autoproéxis inacessível. Holotecologia: a discernimentoteca; a prioroteca; a recexoteca; a mentalsomatoteca; a convivioteca; a assistencioteca; a proexoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Maxiproexologia; a Autoproexologia; a Cosmoeticologia; a Autopriorologia; a Intermissiologia; a Intrafisicologia; a Parapoliticologia; a Autodeterminologia; a Voliciologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência assistível. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o intermissivista inadaptado; o intermissivista retardatário; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciografologista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teletertuliano; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o evoluciólogo. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a intermissivista inadaptada; a intermissivista retardatária; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a conscienciografologista; a consciencióloga; a conscienciometra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teletertuliana; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a evolucióloga. Hominologia: o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens sacrificator; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens completista; o Homo sapiens cosmovisiologus. V. Argumentologia Exemplologia: minipoder proéxico = aquele do intermissivista jejuno, ainda com baixa recuperação de cons, recém-chegado; maxipoder proéxico = aquele do intermissivista experiente e empenhado, próximo do compléxis; megapoder proéxico = aquele do conscienciólogo veterano, com alto grau de recuperação de cons, com magnoproéxis e maximorexista. Culturologia: a cultura da ortopriorização. Poder. Atinente à Holobiografologia, as relações conscienciais com o poder são multimilenares e díspares. Evolução. Ao longo do ciclo evolutivo, por exemplo, tendem a ocorrer à consciência pelo menos 3 tipos de interesses e valores referentes ao poder, expostos na ordem lógica: 1. Dominação: o poder sobre; próprio da política e convenções humanas mais comuns, vincado na fôrma holopensênica de lideranças pretéritas; a sede de poder; a síndrome da dominação. 2. Inclusão: o poder de; presente nas lutas de classes, gêneros e minorias, próprio da conscientização rudimentar dos direitos e liberdades individuais; o ativismo político. 3. Libertação: o poder intraconsciencial; ínsito às consciências mais lúcidas e autoconscientes quanto à liderança cosmoética, prioritária para a tares policármica e a evolução; o autopoder consciencial; a Interassistenciologia. Proexologia. Consoante a Evoluciologia, a partir do Curso Intermissivo, a consciência passa a refletir sobre os retroerros pessoais, interessando-se pelas soluções evolutivas, culminando na programação existencial personalíssima, a ser vivenciada na próxima ressoma. Autodiscernimento. Considerando a Cosmoeticologia, vale o esforço em prol da teática do autodiscernimento, buscando ampliar o nível de coerência pessoal e de simetria proexológica. Autopesquisologia. Segundo a Paralegislogia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 leis da proéxis seguidas de questões contraponteadas por apreensões sadias e hábitos pessoais nocivos, a serem analisadas pelos interessados na autossuperação existencial, rumo ao completismo grupal: 01. Lei da adaptabilidade da proéxis. Vivencio o autabertismo às renovações conscienciais e expansões existenciais ou mantenho o hábito nocivo da neofobia pessoal paralisante? 02. Lei da interassistencialidade da proéxis. Vivencio o reconhecimento autevolutivo e gratidão aos amparadores extrafísicos ou mantenho o hábito nocivo do queixume cronicificado? 03. Lei da compatibilidade da proéxis. Vivencio o autenfrentamento das inseguranças pessoais ou mantenho o hábito nocivo da esquiva aos paradeveres? 04. Lei da cosmoeticidade da proéxis. Vivencio a autocosmoeticidade diuturnamente, condizente com a autoproéxis, ou mantenho o hábito nocivo da autocorruptibilidade? 05. Lei da exclusividade da proéxis. Vivencio a assunção da singularidade pessoal ou mantenho o hábito nocivo das heterocomparações amauróticas? 06. Lei da exequibilidade da proéxis. Vivencio o otimismo da factibilidade proéxica ou mantenho o hábito nocivo autovitimizante da pré-derrota? 07. Lei da invulgaridade da proéxis. Vivencio as benesses da identificação de autopeculiaridades traforistas ou mantenho o hábito nocivo das equiparações ectópicas improdutivas? 08. Lei da interatividade da proéxis. Vivencio a autocompetitividade qualificadora das interrelações grupais ou mantenho o hábito nocivo de fechadismo e desconfiança assediadora? 09. Lei da intercooperatividade da proéxis. Vivencio a magnanimidade da cooperação interpares ou mantenho o hábito nocivo do egoísmo provedor de dependências espúrias? 10. Lei da intransferibilidade da proéxis. Vivencio o papel proéxico pessoal intransferível ou mantenho o hábito nocivo da terceirização das próprias responsabilidades? Benesses. O poder proéxico pode ser usufruído pelo intermissivista na proporção direta do próprio CPC teático, sob o olhar e a supervisão inequívoca dos amparadores extrafísicos de função. Vivenciar o poder proéxico é capitalizar o autopoder consciencial. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com poder proéxico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 02. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro. 03. Autopotencialização: Evoluciologia; Homeostático. 04. Autorrendimento evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático. 05. Convergência de megainteresses: Pararreurbanologia; Homeostático. 06. Função do intermissivista: Proexologia; Neutro. 07. Lei da proéxis: Proexologia; Homeostático. 08. Maxiproéxis: Maxiproexologia; Homeostático. 09. Poder de realização: Autodeterminologia; Neutro. 10. Política autevolutiva: Parapoliticologia; Homeostático. 11. Potencial consciencial: Intraconscienciologia; Neutro. 12. Potencialização evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 13. Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 14. Somatório de esforços: Maxiproexologia; Neutro. 15. Subsunção proexológica: Maxiproexologia; Neutro. O PODER PROÉXICO É MEGAFORÇA EVOLUTIVA DO INTERMISSIVISTA, EXIGINDO AUTODISCERNIMENTO QUANTO A CONVERGÊNCIAS DE INTERESSES, TRAÇOS E COMPETÊNCIAS PESSOAIS, EM PROL DA MAXIPROÉXIS GRUPAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de intermissivista, já refletiu sobre o poder proéxico? Quais esforços vem mantendo para maximizar as realizações pessoais, únicas e singulares, visando o completismo grupal? Bibliografia específica: 1. Daou, Dulce; Paradiplomacia e Convergência de Interesses; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 15 enus.; 1 nota; 14 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2006; páginas 258 a 266. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 306 e 909. D. D.