O autorrealinhamento proéxico na maturidade é o somatório de atos recinogênicos implementados pela conscin lúcida, homem ou mulher, no final da fase consecutiva ou no início da fase acabativa da proéxis, visando ressignificar, reordenar, redirecionar e qualificar as metas autoproexológicas e as autocontribuições maxiproexológicas, com base na teática do paradigma consciencial, com vistas ao completismo existencial (compléxis).
Você, leitor ou leitora, conscin madura, identifica os indicadores de desalinhamentos na proéxis pessoal? Com vistas à próxima entrevista pós-dessomática com o evolu6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ciólogo, já identificou aportes mentaissomáticos pessoais favorecedores do autorrealinhamento proéxico?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 AUTORREALINHAMENTO PROÉXICO NA MATURIDADE (AUTOPROEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. O autorrealinhamento proéxico na maturidade é o somatório de atos recinogênicos implementados pela conscin lúcida, homem ou mulher, no final da fase consecutiva ou no início da fase acabativa da proéxis, visando ressignificar, reordenar, redirecionar e qualificar as metas autoproexológicas e as autocontribuições maxiproexológicas, com base na teática do paradigma consciencial, com vistas ao completismo existencial (compléxis). Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O primeiro elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo re provém do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O vocábulo linha vem do mesmo idioma Latim, linea, “fio; linha; cordelinho; fiado; cordão; cordel; barbante; colar”, feminino substantivado de lineus, “de linho”, derivado de linum, “linho”. Surgiu no Século XIV. A palavra alinhar apareceu no Século XVI. O termo programação deriva também do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Surgiu no Século XX. O termo existencial procede igualmente do idioma Latim, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer, nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no Século XIX. O vocábulo maturidade procede do idioma Latim, maturitas, “maturidade; madureza; maturação; maduração; tempo próprio; o maior grau de desenvolvimento; complemento; perfeição”. Surgiu em 1873. Sinonimologia: 1. Autorreajustamento proéxico na maturidade. 2. Autorreorganização proexológica na maturidade. 3. Autorreestruturação da programação existencial na idade madura. 4. Autorrefinamento proéxico na idade madura. Neologia. As 3 expressões compostas autorrealinhamento proéxico na maturidade, miniautorrealinhamento proéxico na maturidade e maxiautorrealinhamento proéxico na maturidade são neologismos técnicos da Autoproexologia. Antonimologia: 1. Desalinhamento proéxico na maturidade. 2. Deslocamento proéxico na maturidade. 3. Desequilíbrio proexológico na idade madura. 4. Desajustamento proéxico na idade madura. 5. Estagnação da proéxis na maturidade. 6. Alienação proexológica. 7. Desvio proéxico na velhice. 8. Anacronismo existencial na velhice. Estrangeirismologia: o timing proéxico interassistencial; o leitmotiv holobiográfico; o background paracerebral; o turning point evolutivo; o ranking de prioridades; o locus minoris resistentiae; o uso assertivo de evolutionary tools; o upgrade evolutivo proexológico planejado; a atualização do modus vivendi. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade cosmoética na condução da proéxis. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: Proéxis: planejamento agendado. Evolução requer reeducação. Na maturidade recompreendemos. Autorrealinhamento: auscultação cosmoética. Coloquiologia. Eis 3 expressões populares pertinentes ao tema: a atitude levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima; o ato de cair na real; o ato de manter-se nos trilhos. Citaciologia. Eis 3 citações relativas ao tema: – Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou (Nelson Mandela, 1918–2013). Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual (Albert Einstein, 1879–1955). Enquanto estamos adiando, a vida passa correndo (Sêneca, 4 a.e.c.–65 e.c.). Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas pertinentes ao tema, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos: 1. “Proexologia. Até a polivalência da conscin intermissivista, por mais paradoxal que seja, pode levá-la ao desvio ou à estagnação evolutiva. Uma das variáveis para se comprovar es2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a tarmos no rumo correto da autoproéxis é quando somos procurados para fazer assistência em nível que ultrapassa o que esperávamos da demanda interassistencial. Aí ocorre a atuação dos paradedos dos amparadores extrafísicos”. “Em relação à autoproéxis, ocorre uma das duas condições intraconscienciais, após a dessoma da conscin intermissivista: a alegria pelo triunfo, ou a euforex; ou a decepção pelo fracasso, ou a melex”. 2. “Tempos. A conscin intermissivista lúcida, em geral, vive 7 tempos ou etapas iniciais: primeiro tempo, define a sua profissão; segundo tempo, faz o seu curso superior; terceiro tempo, compõem o seu pé-de-meia; quarto tempo, compra a sua residência e o seu carro; quinto tempo, constitui a sua dupla evolutiva; sexto tempo, inicia a sua tenepes; sétimo tempo, dinamiza a consecução da sua proéxis. – „Em qual tempo, conscin leitora, você está?‟”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Proexologia; o holopensene pessoal da Autorrevezamentologia; o holopensene pessoal da interassistência; o holopensene pessoal da determinação evolutiva; a teática das afinidades e diferenças holopensênicas pessoais e grupais; os prioropensenes; a prioropensenidade; as retrofôrmas pensênicas; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a diferenciação da retropensenidade; os rastros pensênicos; as reciclagens pensênicas; o holopensene pessoal da holomaturidade; a reestruturação pensênica; a identificação do materpensene pessoal promovendo a recuperação de megacons proexológicos; a retilinearidade ortopensênica. Fatologia: o autorrealinhamento proéxico na maturidade; a autoproéxis; as crises existenciais na idade madura; a aposentadoria; a estabilidade financeira; a economia prateada; as influências da mesologia; o entendimento das ideias inatas; os acertos grupocármicos; as desvinculações intuitivas; as desvinculações autoimpostas; as dissidências ideológicas; a identificação dos autovalores baratrosféricos; os autoconflitos; o vazio existencial; a ectopia consciencial; a releitura da trajetória pessoal no início da fase acabativa da proéxis; a recuperação de cons proexológicos; o reentendimento da vida intrafísica sob a ótica da autoproéxis; a hierarquia de valores proexológicos; a autorreeducação consciencial na maturidade; o autodidatismo persistente na maturidade; a trajetória pessoal redirecionada na maturidade a partir de reciclagens intraconscienciais (recins); a autocrítica pró-evolutiva; o filtro das heterocríticas sob o prisma da autoproéxis; a ruptura com as automimeses dispensáveis; a coragem de assumir riscos mesmo diante de convenções sociais impostas à pessoa madura; o uso coerente dos recursos do soma, tempo e dinheiro; o alinhamento ao próprio eixo consciencial; o realinhamento das diretrizes da proéxis; os instrumentos para a proéxis; a fórmula dos traços pessoais; a listagem minuciosa dos autotrafores; a enumeração sincera de autotrafares; a listagem exaustiva dos autotrafais; a fórmula da retribuição pessoal; o levantamento dos aportes existenciais; a criação de novos hábitos pró-evolutivos; a eliminação de hábitos antievolutivos; a agenda adaptada às fases de vida; a rotina útil; a redefinição da base intrafísica; a afinização, aproximação e convivência com o grupo evolutivo; a autoinserção proexológica grupal; o aproveitamento dos aportes recebidos; a valorização do fator tempo; os pré-requisitos evolutivos; a tridotação consciencial; a megaprioridade proexológica; os contrafluxos do autorrealinhamento proéxico; a megarrecin; a megarrecéxis; a Higiene Consciencial; a importância às sincronicidades; a singularidade consciencial; as realizações a curto, médio e longo prazo; a teática da inteligência evolutiva (IE) proporcionando assertividade nas escolhas evolutivas; a contribuição pessoal para o completismo da maxiproéxis grupal. Parafatologia: a teática do estado vibracional (EV) profilático; a parabússola intraconsciencial orientando ações realinhadoras no espaço-tempo intrafísico; o parafato de o paracérebro não envelhecer (invulnerabilidade cronêmica); a vincagem de megacons no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a expressão da paragenética; a amparabilidade extrafísica nas autodefinições de destino; a paraprocedência. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo de pequenos novos hábitos sadios; o sinergismo maturidade lúcida–produtividade ampliada; o sinergismo autoposicionamento–amparabilidade extrafísica–autassistencialidade. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da evolução consciencial lúcida; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da restauração evolutiva. Codigologia: a teática do código pessoal de Cosmoética (CPC) atualizado. Teoriologia: a teoria da evolução pela Conscienciologia Aplicada; a teoria do Curso Intermissivo. Tecnologia: a técnica da recin; a técnica da recéxis; a técnica da tenepes; a técnica do balanço autoconsciencioterápico; a técnica do balanço existencial; a técnica da egobiografia proexológica comparada; a técnica da conscin-cobaia; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do ainda não é; a técnica do autoverbete. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico contínuo. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia. Efeitologia: os efeitos evolutivos ego, grupo e policármicos do autorrealinhamento proéxico lúcido. Neossinapsologia: as neossinapses advindas dos reajustes da bússola intraconsciencial; as neossinapses oriundas da neoperformance mentalsomática do cérebro renovado. Ciclologia: o ciclo crise de crescimento–autorrealinhamento proéxico–neopatamar evolutivo; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação. Enumerologia: o planejamento da proéxis; a identificação da proéxis; a compreensão da proéxis; a assunção da proéxis; o replanejamento da proéxis; o realinhamento da proéxis; o cumprimento da proéxis. Binomiologia: a vivência do binômio Proxêmica-Cronêmica auxiliando na superação das crises de crescimento; o binômio passado-presente; o binômio teoria-prática. Interaciologia: a interação indissociável pensamento-sentimento-energia; a interação maturidade biológica–maturidade consciencial; a interação análise-síntese; a interação irreflexão-irracionalidade. Crescendologia: o crescendo patológico síndrome do estrangeiro (SEST)–depressão; o crescendo análise-meganálise; o crescendo incompletista-completista. Trinomiologia: o trinômio racionalidade-discernimento-holomaturidade; o trinômio vontade-intencionalidade-autodisciplina; o trinômio motivação-esforço-perseverança. Polinomiologia: o polinômio das etapas proexológicas primeiro tempo (aquisição)–segundo tempo (consecução)–terceiro tempo (distribuição)–quarto tempo (colheita). Antagonismologia: o antagonismo subcérebro abdominal / mentalsoma; o antagonismo autencantoamento cosmoético / acovardamento evolutivo. Paradoxologia: o paradoxo de as crises atuarem enquanto redirecionadores de proéxis; o paradoxo de o realinhamento pessoal poder favorecer as proéxis coletivas; o paradoxo de a conscin proexista questionar a proéxis por ela consentida na condição de consciex. Politicologia: a lucidocracia; a política da autorreeducação consciencial; o Paradireito. Legislogia: as leis racionais da proéxis; a lei do esforço máximo na consecução da autoproéxis. Filiologia: a cogniciofilia; a conscienciofilia; a experimentofilia; a proexofilia; a desafiofilia; a reciclofilia; a autocriticofilia; a teaticofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a profilaxia da gerascofobia (medo de envelhecer). 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Sindromologia: o descarte da síndrome da indisciplina autopensênica; a superação da síndrome da mesmice. Maniologia: a eliminação da autocorrupciomania. Mitologia: os mitos socioculturais distorcendo as prioridades proexológicas; o mito da impossibilidade de formar neossinapses na idade madura. Holotecologia: a autopesquisoteca; a proexoteca; a parapsicoteca; a prioroteca; a discernimentoteca; a maturoteca; a reeducacioteca; a recexoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Autoproexologia; a Intermissiologia; a Pré-Ressomatologia; a Intrafisicologia; a Proxêmica; a Cronêmica; a Cosmoeticologia; a Autexperimentologia; a Interdimensiologia; a Holomaturologia, a Pré-Intermissiologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin proexista; a conscin intermissivista lúcida; a conscin madura; a família nuclear; a família evolutiva; a conscin dissidente; a conscin autorreflexiva; a conscin amparadora intrafísica; a consciex amparadora; a conscin assistida; a consciex assistida; a conscin-cobaia; a conscin incompletista; a minipeça humana do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial. Masculinologia: o proexólogo; o reeducador; o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o pesquisador; o voluntário; o retomador da tarefa interassistencial; o homem de ação; o completista. Femininologia: a proexóloga; a reeducadora; a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a pesquisadora; a voluntária; a retomadora da tarefa interassistencial; a mulher de ação; a completista. Hominologia: o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens rationalis. V. Argumentologia Exemplologia: miniautorrealinhamento proéxico na maturidade = o da conscin madura ainda ignorante quanto às autorresponsabilidades proexológicas pétreas, fundamentado na reciclagem menor, existencial (recéxis); maxiautorrealinhamento proéxico na maturidade = o da conscin madura consciente quanto à autaplicação multidimensional da inteligência evolutiva para o cumprimento das cláusulas pétreas da proéxis, nos contextos ego, grupo e policármicos, fundamentado na reciclagem maior, intraconsciencial (recin). Culturologia: a cultura das prioridades evolutivas. Contrapontologia. Pela ótica da Teaticologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, listagem de 14 contraposições de ferramentas ou artefatos pró-evolutivos intra e extrafísicos disponíveis à conscin evoluciente lúcida, ao modo de facilitadores do autorrealinhamento proéxico, com vistas ao alcance das metas autoproexológicas: Tabela – Contraponto Contexto Intrafísico / Contexto Extrafísico Nos Contexto Intrafísico Contexto Extrafísico 01. Autoconscienciograma Ficha Evolutiva Pessoal 02. Campi das ICs Paracampi En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 Nos Contexto Intrafísico Contexto Extrafísico 03. Código pessoal de Cosmoética (CPC) Codex subtilissimus pessoal 04. Cognópolis (comunin) Paracognópolis (comunex) 05. Docência conscienciológica Parapedagogia intermissiva 06. Equipin (equipe intrafísica) Equipex (equipe extrafísica) 07. Holoteca Parapsicoteca 08. Instituições Conscienciocêntricas (ICs) Centrais Extrafísicas 09. Laboratórios conscienciológicos Laboratórios extrafísicos 10. Manual Pessoal de Prioridades (MPP) Cláusulas pétreas da proéxis 11. Residência (base intrafísica) Pararresidência (paraprocedência) 12. Reurbin (reurbanização intrafísica) Reurbex (reurbanização extrafísica) 13. Técnicas conscienciológicas Paratécnicas 14. Tenepessarium Autofiex VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autorrealinhamento proéxico na maturidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertura consciencial tardia: Evoluciologia; Homeostático. 02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático. 03. Autauditoria quinquagenária: Autoproexogramologia; Neutro. 04. Autorreeducação na maturidade: Recexologia; Homeostático. 05. Balanço existencial: Autoproexologia; Homeostático. 06. Binômio Proxêmica-Cronêmica: Evoluciologia; Neutro. 07. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático. 08. Hierarquia de valores proexológicos: Proexologia; Homeostático. 09. Intermissão mudancista: Intermissiologia; Homeostático. 10. Inventário proexológico: Autoproexologia; Homeostático. 11. Localização: Proxêmica; Neutro. 12. Longevidade produtiva: Intrafisicologia; Homeostático. 13. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro. 14. Ônus decisório: Holomaturologia; Neutro. 15. Tempo dos Cursos Intermissivos: Parapedagogiologia; Homeostático. O AUTORREALINHAMENTO PROÉXICO NA MATURIDADE PERMITE À CONSCIN UTILIZAR INTELIGENTEMENTE A RICA BAGAGEM DE VIVÊNCIAS PARA CUMPRIR AS AUTORRESPONSABILIDADES EVOLUTIVAS RUMO AO COMPLÉXIS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, conscin madura, identifica os indicadores de desalinhamentos na proéxis pessoal? Com vistas à próxima entrevista pós-dessomática com o evolu6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ciólogo, já identificou aportes mentaissomáticos pessoais favorecedores do autorrealinhamento proéxico? Filmografia Específica: 1. A Última Grande Lição. Título original: Tuesdays with Morrie. País: EUA. Data: 1999. Duração: 89 min. Gênero: Drama. Idade: 16 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Mick Jackson. Elenco: Jack Lemmon; Hank Azaria; Wendy Moniz; Caroline Aaron; Bonnie Bartlett; Bruce Nozick; John Carrol Lynch; & John Billingsley. Roteiro: Mitch Albom; & Thomas Rickman. Produção: Kate Forte; & Oprah Winfrey. Trilha sonora: Marco Beltrami. Diretor de fotografia: Theo van de Sande. Distribuição: Carlton America. Sinopse: Mitch (Hank Azaria), importante comentarista esportivo, ignora a vida pessoal e deixa de aproveitar momentos valiosos da vida por conta do trabalho. Dentre as principais figuras da vida dele destaca-se o Morrie (Jack Lemmon), professor da universidade e famoso acadêmico. Quando Mitch descobre o antigo mentor estar morrendo por conta de grave doença, a Lou Gehrig, ele passa a visitá-lo todas as semanas. É a chance de Morrie dar a última lição: ensinar a viver, revendo todos os conceitos da vida pessoal. 2. Morangos Silvestres. Título original: Smultronstället. País: Suécia. Data: 1957. Duração: 91 min. Gênero: Drama. Idade: 16 anos. Idioma: Sueco. Cor: preto e branco. Legendado: Português. Roteiro e Direção: Ingmar Bergman. Elenco: Victor Sjöstrom; Bibi Andersson; & Ingrid Thulin. Produção: Allan Ekelund. Trilha sonora: Erik Nordgren. Diretor de fotografia: Gunnar Fischer. Distribuição: Zeta Filmes. Sinopse: Isak Borg (Victor Sjöström) é professor de medicina o qual revisita momentos marcantes do próprio passado durante a viagem de carro até a antiga universidade dele, onde irá receber a honraria. Acompanhado da nora Marianne (Ingrid Thulin) ele evoca memória da fa mília e da ex-namorada. Durante a viagem conhece a garota adolescente a qual em muito se assemelha a Sara, o antigo amor. A jovem pega carona com o professor e Marianne. Quanto mais Borg recorda as decepções e desilusões vividas, mais ele se sente frio e cheio de culpa. Esses sentimentos afloram quando ele encontra o filho, igualmente frio e ressentido. Bibliografia Específica: 01. Clear, James; Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus (Atomic Habits: An Easy & Proven Way to Build Good Habits & Break Bad Ones); trad. Wendy Campos; 304 p.; 6 partes; 20 seções; 6 E-mails; 104 websites; 1 anexo; 1 minibiografia; 16 figs.; 17 tabs.; 260 notas; 1 índice; 24 x 17 cm. br.; Alta Life; Rio de Janeiro, RJ; 2019; páginas 43 a 95. 02. Fritzen, Reinalda; Caminhos da Autossuperação: Relatos de Maxidissidência Ideológica; pref. Hernande Leite; revisores Equipe de Revisores da Editares; 230 p.; 4 partes; 11 caps.; 2 citações; 21 E-mails; 30 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 21 websites; glos. 63 termos; 78 refs.; alf. geo. ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 161 a 194. 03. Overstreet, Harry Allen; A Maturidade Mental (The Mature Mind); trad. Otto Schneider; 230 p.; 2 seções; 13 caps.; 21 x 14 cm; br.; 4 a Ed.; Companhia Editora Nacional; São Paulo, SP; 1978; páginas 27 a 53. 04. Prata, Selma; Org.; O Cérebro Envelhece e o Paracérebro Enriquece - Reflexões de uma Intermissivista Veterana; pref. Ana Luiza Rezende; 214 p.; 5 seções; 23 caps.; 22,8 x 15,5 cm; br.; Editares; Foz do Iguaçu, PR; Agosto, 2019; páginas 109 a 165. 05. Tenius, Beatriz; & Lopes, Tatiana; Autopesquisa Conscienciológica: Práticas e Ferramentas; pref. Oswaldo Vernet; revisores Eliana Manfroi; et al.; 194 p.; 2 partes; 10 caps.; 25 E-mails; 89 enus.; 2 fotos; 2 microbiografias; 1 tab.; 30 websites; 5 filmes; 130 refs.; 6 webgrafias; 1 apênd.; alf.; 23 x 15,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2020; páginas 81 a 111. 06. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência ; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avalia ção; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Jáneiro, RJ; 1996; páginas 70 e 71. 07. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holoci clo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus; 1 esquema de evolução consciencial; 18 fotos; glos.; 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 515. 08. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 1.640, 1.913 e 1.914. 09. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 172 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 6 a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 20 a 22, 29 a 32, 59 a 60 e 107 a 121. 10. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 239 e 290. L. M. D.