Vitória

A vitória é a conquista de significativa relevância para a conscin, homem ou mulher, decorrente de auto e heteresforços, conforme o patamar evolutivo pessoal ou grupal, prioridades e necessidades intrafísicas, multidimensionais ou pluriexistenciais.

Qual a mais significativa vitória obtida por você, leitor ou leitora?

      VITÓRIA
                                          (EXITOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A vitória é a conquista de significativa relevância para a conscin, homem ou mulher, decorrente de auto e heteresforços, conforme o patamar evolutivo pessoal ou grupal, prioridades e necessidades intrafísicas, multidimensionais ou pluriexistenciais.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo vitória deriva do idioma Latim, victoria, “vitória; triunfo; vantagem; superioridade”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Êxito. 2. Ganho consciencial. 3. Sucesso. 4. Triunfo racional. 5. Recompensa. 6. Sobrepujamento.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 21 cognatos derivados do vocábulo vitória: autovitória; heterovitória; maxivitória; megavitória; minivitória; neovitória; vitoriada; vitoriado; vitoriana; vitorianense; vitorianismo; vitorianista; vitorianisto; vitoriano; vitoriar; vitória-régia; vitória-regina; vitoriense; vitorinense; vitoriosa; vitorioso.
          Neologia. Os 3 vocábulos minivitória, maxivitória e megavitória são neologismos técnicos da Exitologia.
          Antonimologia: 1. Autoderrota. 2. Desistência. 3. Fracasso pessoal. 4. Malogro. 5. Murismo. 6. Prejuízo. 7. Ruína.
          Estrangeirismologia: o Grand Prix; o hole in one; o Ippon; o ranking; o status social; o voluntário large; o workaholic; os strikes.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Experimentologia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Selecionemos nossas megavitórias.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autossuperação; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a vitória; a neoconquista; a vitória discreta; a vitória silenciosa; a etapa anterior e posterior à vitória; a gratidão; a estatueta do Oscar; a medalha de ouro; o dia D; o V da vitória; a automimese existencial; a chantagem visando o resultado combinado; a extorsão; a humilhação dos derrotados; a inatitividade consciencial; a ruminação cerebral decorrente da derrota; a vitória a qualquer custo; o desvio de dinheiro; o golpe baixo; o monopólio do psicossoma; o plágio; o uso de substâncias proibidas para melhorar o desempenho; os acumpliciamentos anticosmoéticos; o Gersismo; a agenda pessoal; a aprovação na seleção de emprego; a aprovação no concurso público; a aquisição do item raro da coleção; a bolsa de estudo obtida pelos esforços pessoais; a comemoração; a comenda; a competição; a concentração; a concorrência leal; a condecoração; a eleição; a identificação das situações-problema; a manutenção dos hábitos sadios; a placa; a primeira colocação; a reeducação alimentar exitosa; a promoção profissional; a torcida organizada; as concessões inteligentes; as descobertas científicas; as paraolimpíadas; as regras do jogo; o ás na manga; o bem-estar íntimo; o bolo comemorativo; a polivalência; a classificação no concurso disputado; o diploma universitário; o índice de aproveitamento; o invento útil patenteado; o primeiro artigo publicado; o livro impresso; a noite de autógrafos; o vestuário ideal para a ocasião; o pé-de-meia; a autoignorância quanto aos limites de atuação; os minifracassos; os pequenos prazeres; os próximos desafios; a escolha pelo bem maior; a bússola consciencial; a docência conscienciológica; a dupla evolutiva exitosa; a fase preparatória; a fase executiva; a maxidissidência; a melhor campanha; a qualificação da tares; a reconciliação grupocármica; a superação dos gargalos evolutivos; o compléxis; o exemplarismo; o vínculo consciencial; a vitória pró-proéxis; a vitória evolutiva.
          Parafatologia: o domíno do estado vibracional profilático (EV) em qualquer situação; a paraplateia; a força presencial; a atuação na condição de minipeça dentro do maxifraternismo; a dimener; a desassim após as atividades; a euforin; a iscagem consciencial; a prática da tenepes; a projetabilidade lucida; a oficina extrafísica pessoal; a autoparaperceptibilidade; a recuperação contínua de cons magnos; o amparo de função; o megaextrapolacionismo.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autesforço–fluxo do Cosmos.
          Principiologia: o princípio da verbação pessoal; o princípio inteligente de pensar sempre antes de fazer.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica da chapa quente; a técnica da exaustividade; a técnica da quantidade com qualidade; a técnica das 50 vezes mais; a técnica do autodidatismo; a técnica do bom-humor.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização.
          Efeitologia: o efeito da acumulação dos resultados.
          Ciclologia: o ciclo dos êxitos evolutivos pessoais; o ciclo das megavitórias evolutivas.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio causa-efeito; o binômio fracassos-conquistas; o binômio teática-verbação.
          Crescendologia: o crescendo dos efeitos desencadeados pelas ações pessoais.
          Trinomiologia: o trinômio ações-conquistas-premiações; o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio desafio-planejamento-esforço-vitória.
          Antagonismologia: o antagonismo vitória / perda.
          Paradoxologia: o paradoxo vitória intrafísica–derrota multidimensional.
          Politicologia: a política da igualdade de regras.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço.
          Filiologia: a neofilia; a desafiofilia; a adrenalinofilia; a autodisciplinofilia; a conviviofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia.
          Sindromologia: a síndrome da pré-derrota; a síndrome do ostracismo.
          Holotecologia: a administroteca; a assistencioteca; a conflitoteca; a convivioteca; a desportivoteca; a fototeca; a juridicoteca; a mentalsomatoteca; a metodoteca; a proexoteca; a somatoteca.
          Interdisciplinologia: a Exitologia; a Autopesquisologia; a Bibliografologia; a Contrapontologia; a Conviviologia; a Equilibriologia; a Experimentologia; a Evoluciologia; a Paradiplomacia; a Proexologia; a Fatuística; a Parafatuística.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin competitiva; a conscin eletronótica; a conscin exitosa; a conscin com iniciativa; a conscin de posicionamento firme; a conscin determinada; a conscin esforçada; a dupla técnico-atleta; a equipe de apoio; a pessoa cooperativa; as cobaias evolutivas; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o adversário; o amparador intrafísico; o aprovado no exame; o artista; o autodecisor; o comentarista; o companheiro de time; o completista; o crítico; o derrotado; o espião; o esportista; o expectador; o guia cego; o homem de ação; o intelectual; o intermissivista; o líder; o macrossômata; o homem da mala; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o recordista; o tocador de obra; o torcedor; o vitorioso; o voluntário.
          Femininologia: a adversária; a amparadora intrafísica; a aprovada no exame; a artista; a autodecisora; a comentarista; a companheira de time; a completista; a crítica; a derrotada; a espiã; a esportista; a expectadora; a guia cega; a intelectual; a intermissivista; a líder; a macrossômata; a mulher da mala; a mulher de ação; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a recordista; a tocadora de obra; a torcedora; a vitoriosa; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens accumulator; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens competitor; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens exitor; o Homo sapiens utilis; o Homo sapiens progressivus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minivitória = a aprovação no exame de vestibular; maxivitória = a superação do megatrafar multimilenar; megavitória = o compléxis.
          Culturologia: a cultura do “vença o melhor”.
          Taxologia. Sob a ótica da Exitologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 50 categorias de vitórias, a serem analisadas pelo intermissivista:
          01. Vitória acadêmica: a conclusão do segundo curso universitário.
          02. Vitória administrativa: a gestão de eventos das ICs.
          03. Vitória afetiva: as amizades produtivas.
          04. Vitória agrícola: a participação na produção de alimentos visando o combate à fome global.
          05. Vitória antibelicista: a campanha pelo desarmamento e recolhimento de armas.
          06. Vitória antidogmática: a deslavagem cerebral e a libertação do sistema de crenças.
          07. Vitória aparente: a fuga do ambulante, com produtos pirateados, da fiscalização.
          08. Vitória artística: o tombamento de patrimônio da Humanidade.
          09. Vitória autocoerente: a conquista harmonizada do CPC.
          10. Vitória científica: a descoberta do medicamento mais eficiente.
          11. Vitória cinematográfica: o filme sucesso de público e de crítica.
          12. Vitória cognitiva: a ampliação da polimatia e do autodidatismo.
          13. Vitória cômica: a conquista do troféu de melhor comediante.
          14. Vitória comunicativa: a superação do medo de falar em público.
          15. Vitória criativa: a obtenção do registro de patente.
          16. Vitória diplomática: o acordo de paz entre nações.
          17. Vitória empreendedora: a ampliação do próprio negócio através das microfranquias oportunizando novas frentes de trabalho.
          18. Vitória falsa: o terrorista exitoso no atentado suicida, despertando em melex.
          19. Vitória feminina: os movimentos pró-direitos da mulher.
          20. Vitória fútil: o recorde mundial em empurrar laranja pelo nariz.
          21. Vitória geopolítica: a construção da capital Brasília.
          22. Vitória grupocármica: a interdependência sadia dos familiares.
          23. Vitória habitacional: a compra da casa própria.
          24. Vitória inesperada: a ocorrida nos segundos finais da partida.
          25. Vitória intelectiva: o emprego da inteligência evolutiva.
          26. Vitória internacional: os tratados entre nações.
          27. Vitória interplanetária: os primeiros passos do homem na Lua.
          28. Vitória intrafísica: a ampliação da qualidade em décadas de vida.
          29. Vitória inversiva: a superação do porão consciencial do inversor existencial.
          30. Vitória jornalística: o furo de reportagem.
          31. Vitória jurídica: o julgamento sem mais recursos ou apelações.
          32. Vitória linguística: a aprendizagem de novo idioma.
          33. Vitória macroeconômica: a elevação do Produto Interno Bruto (PIB).
          34. Vitória manipulada: a mudança das regras em benefício próprio.
          35. Vitória matrimonial: as bodas de diamantes do casal.
          36. Vitória médica: a cura do paciente gravemente ferido.
          37. Vitória microeconômica: o superavit das contas pessoais.
          38. Vitória nutricional: o maior consumo de alimentos orgânicos.
          39. Vitória pacificadora: o cessar fogo.
          40. Vitória paradigmática: a vivência do paradigma consciencial.
          41. Vitória paradiplomática: o acordo de paz firmado a partir dos princípios cosmoéticos.
          42. Vitória parageográfica: as reurbanizações extrafísicas.
          43. Vitória policial: a operação bem sucedida contra a quadrilha de traficantes.
          44. Vitória política: a vivência teática da Democracia Pura.
          45. Vitória preventiva: o sucesso da campanha de vacinação infantil.
          46. Vitória prioritária: aquela determinada nas cláusulas pétreas da proéxis.
          47. Vitória psicomotriz: as atividades físicas diárias.
          48. Vitória publicitária: o produto líder de vendas.
          49. Vitória tecnológica: o desenvolvimento tecnológico de ponta melhorando a qualidade intrafísica das conscins.
          50. Vitória transitória: o concurseiro com excelentes notas nos simulados sendo reprovado no exame do concurso público.
          Biografologia. Sob a perspectiva do estudo das biografias, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 personalidades vitoriosas nas respectivas áreas de atuação:
          01. Benjamin Franklin (1706–1790): jornalista, diplomata, cientista e inventor estadunidense, membro da Royal Society. O nome Franklin passou a designar a medida de carga elétrica. Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrando a natureza elétrica dos trovões, conhecimento embasador para invento do para-raios. Benjamin também criou as lentes bifocais.
          02. Bertha Félicie Sophie, Baronesa von Suttner (1843–1914): escritora, pacifista e compositora de música austro-húngara. Em 1905, foi a primeira mulher a receber o Nobel da Paz.
          03. Cristóvão Colombo (1451–1506): navegador e explorador genovês, responsável em liderar a frota alcançando o Continente Americano, em 12 de outubro de 1492, o denominado descobrimento da América.
          04. Dimitry Ivanovich Mendeleyev (1834–1907): químico russo, autor da Tabela Periódica dos Elementos, quadro de classificação de todos os elementos químicos segundo o peso atômico. Em 1869, publicou Os Princípios da Química.
          05. Dorina de Gouvêa Nowill (1919–2010): filantropa e empreendedora brasileira. Cega, aos 17 anos, em virtude de infecção ocular foi pioneira em importantes cargos nas organizações internacionais de cegos. Dorina foi idealizadora e criadora da Fundação Dorina Nowill, para deficientes visuais.
          06. Edson Arantes do Nascimento (Pelé, 1940–): considerado o maior futebolista da História. Em 1999, foi eleito o futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics.
          07. Isabel Cristina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Leopoldina Gonzaga de Bragança e Bourbon (1846–1921): no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei 3.353, conhecida como “Lei Áurea”, declarando extinta a escravidão no Brasil.
          08. Jacques-Yves Cousteau (1910–1997): oceanógrafo, documentarista, escritor, cineasta e ambientalista. Produziu 60 livros, cerca de 150 filmes, dos quais 2 foram premiados com Oscar.
          09. Louis Pasteur (1822–1895): cientista francês com descobertas importantes na área da Química e Medicina, entre elas o processo de pasteurização.
           10. Marie Curie (1867–1934): cientista polaca com atividade profissional na França. Primeira nobelista a ser laureada duas vezes, com o Prêmio Nobel de Física, em 1903 (dividido com o marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas descobertas no campo da radioatividade e o Nobel de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.
           11. Osvaldo Gonçalves Cruz (1872–1917): médico, sanitarista, epidemiologista e cientista brasileiro, reconhecido e premiado internacionalmente. Pioneiro no estudo das doenças tropicais e da medicina experimental, responsável pela erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1913, apesar de não ser escritor.
           12. Walter Elias Disney (1901–1966): produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor e co-fundador da The Walt Disney Company.
           Autodiscernimentologia. Conforme a Holomaturologia, o autodiscernimento consciencial leva a conscin a abrir mão de vitórias supérfluas. O intermissivista lúcido deixa de lado o secundário e as automimeses dispensáveis.
           Exitologia. Sob a ótica da Cosmoeticologia, a vitória real consiste no êxito evolutivo do maior número de consciências, ou seja, o bem maior.
           Cronologia. Em relação à Cronêmica, a existência humana tem prazo de validade. Sem a administração da autodisponibilidade, do tempo e demais recursos, é praticamente impossível a realização das tarefas propostas.
           Empenhologia. Todo triunfo exige cada vez mais esforços, na manutenção, ao longo do tempo. Inexistem vitórias duradoras sem a dedicação e o ato de suar sangue.
           Enganologia. O ato de priorizar as conquistas materiais caracteriza o nível de autocorrupção consciencial. O autengano é o caminho da melex.
           Relevanciologia. Consoante à Proexologia, as vitórias mais relevantes para as conscins mais lúcidas são as relacionadas às metas evolutivas, estabelecidas durante o último período de intermissão.


                                           VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a vitória, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           02. Adversário ideológico: Conviviologia; Neutro.
           03. Autossuperação específica: Experimentologia; Homeostático.
           04. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
           05. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
           06. Exemplo pedagógico: Pedagogia; Neutro.
           07. Exemplo silencioso: Exemplologia; Homeostático.
           08. Êxito: Autevoluciologia; Neutro.
           09. Iniciativa pessoal: Voliciologia; Neutro.
           10. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
           11. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
           12. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
   AS VITÓRIAS DECORREM DAS PEQUENAS CONQUISTAS
  EVOLUTIVAS DIÁRIAS, SENDO O SOMATÓRIO DE DIVERSOS ÊXITOS, CADA VEZ MAIS COMPLEXOS, IMPORTANTES E PRIORITÁRIOS ÀS CONSCIÊNCIAS MAIS LÚCIDAS.
             Questionologia. Qual a mais significativa vitória obtida por você, leitor ou leitora?
Quais os próximos desafios?
             Bibliografia Específica:
             1. Alegretti, Wagner; Retrocognições: Pesquisa da Memória de Vidas Passadas; pref. Waldo Vieira; 310 p.; 4 seções; 23 caps.; 1 E-mail; 92 filmes; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; glos. 300 termos; 68 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 23 a 33.
             2. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; 232 p.; 100 caps.; 1 E-mail; 1 foto; 1 microbiografia; 1 website; 14 refs.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 22, 23, 28, 29, 38, 39, 74, 75, 88, 89, 92, 93, 96, 97, 104, 105, 120, 121, 150, 151, 166, 167, 170, 171, 206 e 207.
             3. Chad, Michel; Conscienciologia; 64 p.; 19 caps.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Quártica; Rio de Janeiro, RJ; 2009; páginas 46 a 54.
                                                                                                                         M. C.