Editoriologia

A Editoriologia é a Ciência sistematizadora de diretrizes, métodos, técnicas, estratégias e procedimentos para o gerenciamento da produção de publicações, notadamente as gestações conscienciais de natureza tarística, cosmoética e autorrevezamentológica sob a égide do paradigma consciencial.

Você, leitor ou leitora, sente-se motivado a fazer assistência por meio da editoração de obras conscienciológicas? Quais lacunas a serem preenchidas antes do início dos trabalhos?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                                EDITORIOLOGIA
                                    (GRAFOASSISTENCIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A Editoriologia é a Ciência sistematizadora de diretrizes, métodos, técnicas, estratégias e procedimentos para o gerenciamento da produção de publicações, notadamente as gestações conscienciais de natureza tarística, cosmoética e autorrevezamentológica sob a égide do paradigma consciencial.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo editor vem do idioma Latim, editor, “o que gera, produz; o que causa”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
             Sinonimologia: 1. Abordagem científica à edição de obras. 2. Estudo técnico da editoração de publicações.
             Neologia. O vocábulo Editoriologia e as duas expressões compostas Editoriologia Convencional e Editoriologia Conscienciológica são neologismos técnicos da Grafoassistenciologia.
             Antonimologia: 1. Editoração caseira. 2. Editoração amadora.
             Estrangeirismologia: o ghost writer; o E-book; o audiobook; o copyright; o print on demand (PoD); o download de livros e artigos disponíveis em sites da Internet.
             Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto ao trabalho de edição de obras tarísticas.
             Coloquiologia: o olho de lince do editor-revisor da obra.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da edição tarística; a linearidade pensênica; o fluxo pensênico ideativo qualificando a obra editada; os grafopensenes; a grafopensenidade; os lexicopensenes avançados; a lexicopensenidade; a autopensenização hígida; a flexibilidade pensênica na lida com o autor.
             Fatologia: o acolhimento ao autor; o trabalho do editor em receber os originais brutos e transformá-los em livro publicável; os anseios do autor sendo atendidos ao longo da edição; as contribuições assertivas do editor para a melhoria da obra; os escribas em retrovidas; os monges copistas do passado; a preceptoria dos editores; os pareceres enriquecedores da obra; a solicitação de parecer de acordo com a expertise do revisor; a prontidão assistencial dos revisores; o tempo adequado para a revisão em cada fase; a acurácia das revisões buscando a qualificação do livro; a gratuidade em todas as fases da edição da obra conscienciológica; a diminuição do envio de erratas pelos leitores à editora revelando a qualificação do trabalho editorial; as reuniões semanais entre editores aprimorando o fluxo editoriológico; a constância do trabalho independente das adversidades planetárias; o alcance universal das obras editadas em diversos formatos ultrapassando barreiras físicas; a constante qualificação da equipe de editores para a adaptação ao mercado editorial; a disponibilização das obras em diversos marketplaces facilitando o acesso ao leitor; a livre escolha do autor pelo estilo de escrita; a experiência do editor sendo fundamental para o acompanhamento dos diversos modos de edição; o editor de obras em línguas estrangeiras; os tradutores de livros; os livros escritos e editados em língua estrangeira; o reconhecimento do autor ao trabalho voluntário incansável do editor; a vida organizada para a edição das obras; a recuperação de cons pelo editor e a preparação para vida futura envolvendo editoração; a proficiência dos autores promovida pelos cursos ministrados pela União Internacional de Escritores da Conscienciologia (UNIESCON) facilitando a edição dos originais; a crescente edição e publicação de obras pela Associação Internacional Editares (EDITARES) revelando o esforço da escrita dos voluntários 2                                                             En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o lançamento do livro enquanto ápice da editoração.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o amparo extrafísico específico para a edição das obras conscienciológicas; as sincronicidades frequentes observadas pelo editor atento; a equipex da Instituição Conscienciocêntrica (IC) editora e dos editores sustentando o trabalho assistencial; a fluidez energética distinta dependendo da obra e do autor; a tenepes dos editores ajudando no desassédio das obras; a tendência ao solilóquio editoriológico promovido pelos amparadores extrafísicos.


                                             III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autor-editor contribuindo para edição exitosa da obra.
          Principiologia: o princípio “nenhum autor a menos” no processo de editoração tarística; o princípio do suporte incondicional ao autor em todas as etapas de edição.
          Tecnologia: a técnica do acolhimento ao autor por parte da editora; a técnica para os feedbacks ao autor relacionados à obra; a técnica de devolutiva dos originais para aprimoramento do conteúdo; as técnicas de divulgação da obra com a colaboração do autor.
          Voluntariologia: o trabalho voluntário qualificado dos editores conscienciológicos em todas as etapas de edição da obra; a satisfação dos voluntários recém-chegados à Associação Internacional Editares com a expectativa de tornarem-se editores.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grafopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito tarístico da obra editada; o efeito da primener no autor pela gescon publicada; o efeito holobiográfico pela materialização da obra; o efeito da disponibilização da obra nas Fichas Evolutivas Pessoais (FEPs) do autor e do editor.
          Neossinapsologia: as neossinapses editoriológicas adquiridas pela repetição cotidiana da leitura e revisão dos originais; as neossinapses parapsíquicas adquiridas pelo contato com o amparador da função do editor.
          Ciclologia: o ciclo escrita-parecer-confor-revisão-diagramação-publicação.
          Binomiologia: o binômio editar-publicar; o binômio autor amparado–editor amparador.
          Interaciologia: a interação conscin autora–conscin editora.
          Crescendologia: o crescendo editoriológico dos livros em argila-papiro-pergaminho-papel; o crescendo volumen-codex-livro; o crescendo escriba–monge copista; o crescendo da maturidade do autor na consecução da obra.
          Trinomiologia: o trinômio editoração-publicação-distribuição.
          Polinomiologia: o polinômio leitor-tradutor-escritor-revisor-editor.
          Paradoxologia: o paradoxo de os escritores mais experientes furtarem-se à editoração de obras conscienciológicas de colegas jejunos.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada pelo editor nas incontáveis revisões dos originais; a Lei N. 9.610/98 regulamentadora da cessão dos Direitos Autorais.
          Filiologia: a bibliofilia; a leiturofilia; a amparofilia; a autodesassediofilia; a taristicofilia; a autorganizaciofilia; a exaustivofilia.
          Fobiologia: a fobia do autor em reler a própria obra editada antes da publicação; a comunicofobia; a grafofobia; a intelectofobia; a culturofobia; a mnemofobia; a heterocriticofobia.
          Maniologia: a mania da autovitimização do autor frente às devolutivas tarísticas dos pareceristas e editores.
          Mitologia: o mito de a obra chegar pronta para a publicação.
          Holotecologia: a cognoteca; a biblioteca; a intelectoteca; a parapsicoteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a verponoteca. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                    3
             Interdisciplinologia: a Editoriologia; a Grafoassistenciologia; a Mentalsomatologia; a Conscienciografologia; a Grafogesconologia; a Conformaticologia; a Bibliotecologia; a Grafopensenologia; a Heterocriticologia; a Lexicografia; a Revezamentologia; a Interassistenciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: o conselho editorial; a equipe do editorial; a equipe responsável pelo lançamento da obra; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
             Masculinologia: o editor; o autor; o escritor; o parecerista; o conforista; o revisor; o diagramador; o capista; o ilustrador; o orçamentista; o designer; o autorando; o lexicógrafo; o bibliófato; o livreiro; o intermissivista; o amparador intrafísico; o exemplarista; o editor romano Titus Pomponius Atticus (110–32 a.e.c.).
             Femininologia: a editora; a autora; a escritora; a parecerista; a conforista; a revisora; a diagramadora; a capista; a ilustradora; a orçamentista; a designer; a autoranda; a lexicógrafa; a bibliófata; a livreira; a intermissivista; a amparadora intrafísica; a exemplarista.
             Hominologia: o Homo sapiens editor; o Homo sapiens auctor; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens bibliotheconomus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens graphocommunicator.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: Editoriologia Convencional = a procedida levando em conta os aspectos meramente intrafísicos da produção da obra; Editoriologia Conscienciológica = a procedida em consonância com a equipex especialista em edição de obras tarísticas.
             Culturologia: a cultura editorial mantendo a qualificação permanente das obras publicadas.
             Personalidade. Atinente à Historiologia, consta ter sido Titus Pomponius Atticus, cavaleiro romano, amante das letras e morador de Atenas no período 65–85 a.e.c., o primeiro editor, tendo publicado diversos autores gregos. Amigo de infância de Marcus Tullius Cicero (106–43 a.e.c.), a correspondência entre ambos está preservada nos 16 volumes das Epistulae ad Atticum (Cartas a Ático).
             Adequação. A editoração conscienciológia dedica-se à produção de obras cujos conteúdos contribuam para o enriquecimento e expansão do paradigma consciencial, com abordagem original e tarística.
             Evitaciologia. Na política de editoração conscienciológica não são contempladas obras apresentando quaisquer das 8 características, em ordem alfabética:
             1. Anticosmoeticidade: contendo apologia ao belicismo, à religião, ao suicídio, à toxicomania, à violência, aos idiotismos culturais, dentre outros.
             2. Antiuniversalismo: defendendo abordagens aprioristas, facciosas, fechadistas, interiorotas, paroquialistas, sectárias ou separatistas.
             3. Arte: privilegiando a beleza estética em detrimento do conteúdo.
             4. Dogmatismo: apresentando conteúdos dogmáticos, religiosos, doutrinários ou assentados em verdades absolutas, crendices, mitos, sacralizações ou gurulatrias.
             5. Ficção: exibindo narrativas fantasiosas, desconectadas de fatos, parafatos, realidades ou pararrealidades. 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          6. Materialismo: expondo argumentações eletronóticas, fundamentadas apenas no paradigma newtoniano-cartesiano, reducionista e fisicalista.
          7. Obscurantismo: considerando assuntos místicos, esotéricos ou próprios do ocultismo.
          8. Tacon: priorizando temas assistencialistas, demagógicos, fazedores de média, eufemísticos, no estilo água-com-açúcar ou autajuda.
          Fluxo. Sob a ótica da Procedimentologia, eis, em ordem funcional, 11 possíveis etapas do fluxo de editoração de obras conscienciológicas:
          01. Parecer: a análise e emissão de parecer sobre os originais recebidos do(s) autor(es).
          02. Cessão: a celebração do termo de cessão de direitos autorais entre a editora e o(s)
autor(es) / organizador(es).
          03. Confor: a revisão conformática (conteúdo e forma).
          04. Gramática: a revisão linguístico-textual.
          05. Diagramação: o projeto gráfico e diagramação.
          06. Catalogação: a elaboração da Ficha Catalográfica, por voluntário(a) bibliotecário(a), com registro no Conselho Brasileiro de Biblioteconomia.
          07. Registro: a solicitação do International Standard Book Number (ISBN) para o livro, junto à Camara Brasileira do Livro (CBL), ou do International Standard Serial Number (ISSN)
para o periódico, junto ao Centro Brasileiro do ISSN.
          08. Orçamento: o pedido de orçamentos às gráficas para impressão.
          09. Prova: a solicitação de exemplar impresso (boneco) da obra para exame visual, ajustes e correções antes da finalização.
          10. Impressão: a autorização para impressão definitiva.
          11. Disponibilização: o lançamento e a distribuição.
          EDITARES. Consoante a Experimentologia, eis, na ordem alfabética, 6 diretrizes ou procedimentos implementados atualmente (Ano-base: 2021) na Associação Internacional Editares, em ampliação tarística aos trâmites editoriológicos:
          1. Acessibilidade: a adequação de obras aos requisitos de acessibilidade digital, proporcionando alcance aos deficientes visuais por intermédio de Audiobooks e arquivos no formato Portable Document Format (PDF) acessíveis.
          2. Colegiado: o desenvolvimento do trabalho editorial em equipe colegiada, agilizando o tempo de publicação e especializando o rapport com os autores.
          3. Difusão: a disponibilização de publicações em PoD, comercializados em marketplaces nacionais e estrangeiros, complementando a modalidade impressa em gráfica tradicional e eliminando a preocupação com o esgotamento fisico da obra.
          4. Internacionalização: a publicação de 37 livros traduzidos para línguas estrangeiras, totalizando 1 em Alemão, 14 em Espanhol, 20 em Inglês e 2 em Romeno.
          5. Parcerias: o trabalho conjunto com outras Instituições Conscienciocêntricas, viabilizando a disponibilização de periódicos científicos próprios na modalidade PoD.
          6. Portabilidade: a reedição de obras para leitura em E-readers, tablets, smartphones e notebooks, contribuindo com a compacidade digital do acervo conscienciológico dos leitores.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Editoriologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Assessoria bibliográfica assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Autorado: Mentalsomatologia; Neutro.
          03. Bibliofilia: Mentalsomatologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                         5
             04.   Coesão textual: Grafopensenologia; Homeostático.
             05.   Consciência gráfica: Comunicologia; Homeostático.
             06.   Conscienciografia: Comunicologia; Neutro.
             07.   Edição conscienciográfica: Comunicologia; Neutro.
             08.   Edição gratuita: Comunicologia; Homeostático.
             09.   EDITARES: Conscienciocentrologia; Neutro.
             10.   Gescon: Proexologia; Homeostático.
             11.   Periódico conscienciológico: Publicaciologia; Neutro.
             12.   Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
             13.   Retrolivro pessoal: Autorrevezamentologia; Neutro.
             14.   Revisão conscienciológica: Conscienciografologia; Neutro.
             15.   Tradução conscienciográfica: Comunicologia; Neutro.
     A EDITORAÇÃO CONSCIENCIOLÓGICA PROMOVE A SINERGIA ENTRE AUTOR, EDITOR E EQUIPEX, AMPLIANDO
    A EMPATIA, INTERCOMPREENSÃO E INTERCONFIANÇA
  GERADORAS DE VÍNCULO MULTIEXISTENCIAL AUTORAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, sente-se motivado a fazer assistência por meio da editoração de obras conscienciológicas? Quais lacunas a serem preenchidas antes do início dos trabalhos?
             Bibliografia Específica:
             1. Filho, Plínio Martins; Manual de Editoração e Estilo; 723 p.; 10 caps.; 79 refs.; 24,3 x 18,5 cm; br; Editora da UNICAMP; Campinas, SP; Editora da Universidade de São Paulo; São Paulo, SP; Editora da UFMG; Minas Gerais, MG; 2016; páginas 37 a 114.
             2. Galdino, Lane; Org.; Manual de Publicações da EDITARES; ed. e int. Oswaldo Vernet; pref. Denise Paro; revisores Carlos Moreno; et al.; 152 p.; 6 seções; 19 caps.; 18 citações; 27 E-mails; 41 enus.; 16 fotos; 1 gráf.; 21 ilus.; 16 microbiografias; 1 pontoação; 1 quadro sinótico; 39 websites; 17 refs.; 9 webgrafias; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 25 a 55 e 81 a 99.
             Webgrafia Específica:
             1. Britannica, The Editors of Encyclopaedia; Titus Pomponius Atticus; Encyclopedia Britannica, 15.01.2016; disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Titus-Pomponius-Atticus>; acesso em 29.08.2021.
             2. Gov.br; Lei N. 9.610, de 19.02.1998 (Lei sobre os Direitos Autorais); disponível em: <http://www.pla nalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm>; acesso em: 24.08.2021.
                                                                                                                        L. G.