DOCENTE TENEPESSISTA (PARAPEDAGOGIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O docente tenepessista é o professor ou professora de Conscienciologia, praticante da tarefa energética pessoal (tenepes), dedicado à teática e ensino das diversas especialidades conscienciológicas com o objetivo de promover o esclarecimento tarístico interassistencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo docente vem do idioma Latim, docens, “aquele que ensina”, particípio presente do verbo docere, “fazer aprender; ensinar; ensaiar alguma peça”. Surgiu no Século XIX. O termo tarefa deriva do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho imposto a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Apareceu no Século XVI. A palavra energético procede do idioma Grego, energêtikós, “ativo; eficaz”. Surgiu no Século XX. O vocábulo pessoal provém do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Apareceu no Século XIII. O sufixo ista origina-se do idioma Grego, istes, designando “adepto; aderente; seguidor; partidário”. Sinonimologia: 1. Educador tenepessista. 2. Parapedagogo tenepessista. 3. Professor tenepessista. Neologia. As 3 expressões compostas docente tenepessista, docente tenepessista principiante e docente tenepessista veterano são neologismos técnicos da Parapedagogiologia. Antonimologia: 1. Discente tenepessista. 2. Docente conscienciológico não tenepessista. 3. Tenepessista não docente conscienciológico. Estrangeirismologia: a condição full time interassistencial; a docência tarística online; a qualificação do curriculum vitae do professor tenepessista; o aprofundamento do rapport com as equipexes atuante nos cursos; o controle do timing da aula; o cuidado em não transformar a sala de aula em palco para shows; o feedback entre os educadores; o registro dos insights durante a aula e durante a tenepes. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade tarística. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Sejamos docentes tenepessistas. Filosofia: o Universalismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Parapedagogiologia; o holopensene pessoal da Tenepessologia; o holopensene pessoal da confluência das atividades assistenciais; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os tenepessopensenes; a tenepessopensenidade; o holopensene da reurbanização planetária. Fatologia: o papel tarístico do docente tenepessista; a releitura de capítulos do Manual da Tenepes concomitante aos cursos conscienciológicos; a participação no Fórum Anual da Tenepes organizado em conjunto pela Associação Internacional de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) e pela Associação Internacional de Tenepessologia (IC TENEPES); a escrita e defesa de verbetes embasados na autopesquisa em sala de aula; as ideias verbetográficas advindas na tenepes; o curso para Formação de professores de Conscienciologia da Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial (REAPRENDENTIA); a autexposição consciencial; a Cosmoética Destrutiva; a didática conscienciológica; a comunicação não violenta; a dispensa de orações, misticismos, promessas e rituais abstrusos de quaisquer naturezas; a preceptoria docente nas aulas-treino; os atendimentos pontuais, regulares e de grupo da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); os debates frequentes no Grupo de Pesquisas Conscienciológicas Tenepes (GPC-Tenepes) auxiliando no preparo dos futuros professores conscienciológicos; a manutenção de postura aberta e flexível durante as aulas; a superação do gargalo evolutivo; a remissão do medo de não saber responder às perguntas dos discentes; a pontualidade como conduta padrão; a vestimenta adequada; as otimizações e posturas docentes antes do início do curso; as otimizações no espaço físico reservado à tenepes; a identificação das necessidades e do perfil da turma; as posturas mentais pró-assistência na sala de aula; as reuniões entre os docentes e o monitor da turma; o questionamento e o debate fomentados; o foco positivo na solução; o preparo com antecedência das aulas a serem ministradas; a disponibilidade para resolução dos imprevistos, a exemplo da substituição de outro docente minutos antes da atividade consciencial; o saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) após cada atividade assistencial; a evidência da integração das atividades confirmada com os pedidos de tenepes relacionados com a turma; a atividade docente favorecendo a lucidez tenepessológica. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a força parapresencial do docente-tenepessista; a intensificação da tenepes dias antes do começo do curso; o rastreamento bioenergético do ambiente durante a aula; a pressão extrafísica parapercebida antecipadamente na tenepes; a autopreparação para a instalação e manutenção de campo parapedagógico multidimensional descontraído, tranquilo e confiante; a iscagem de consciexes durante as aulas conscienciológicas; a possibilidade de os amparadores conduzirem consciexes assistidas pela tenepes à aula do docente e vice-versa; a ectoplasmia em sala de aula e na tenepes; a atuação na remissão de parapatologias; a equipex especializada da Dinâmica Parapsíquica da Tenepes parapercebida em aula; as desassimilações simpáticas na prática da tenepes e após as aulas; as evocações dos discentes durante as sessões da tenepes; as inspirações na tenepes de temas a serem abordados em aula; a condição de arrimo multidimensional da turma; o encapsulamento energético de conscin ou consciex patrocinado pela equipex; a desassimilação energética dos docentes facilitada com o intervalo entre as aulas; o investimento contínuo no desenvolvimento cosmoético do autoparapsiquismo; o trabalho com as energias antes, durante e depois das aulas; os banhos de energias autoconfirmatórios do encaminhamento tarístico; a parapercepção dos bastidores extrafísicos da aula intensificada; os protocolos de parassegurança nas itinerâncias docentes enquanto condição sine qua non; o parainventário da amplitude das atividades docentes e da prática tenepessológica associadas realizada no período pós-dessomático. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo docência conscienciológica–tenepes; o sinergismo aportes-retribuição; o sinergismo aula extrafísica–doação energética extrafísica; o sinergismo autenfrentramento na docência–autenfrentamento na tenepes; o sinergismo autopesquisa na docência conscienciológica–autopesquisa na tenepes; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo formação parapedagógica–formação tenepessística; o sinergismo projetor consciente–docente da Conscienciologia. Principiologia: o princípio da assistência sem retorno; o princípio da descrença (PD); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio cosmoético de não medrar diante da demanda tarística; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio evolutivo de o menos doente assistir ao mais doente; o princípio parapedagógico de quem aprende deve ensinar. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à docência conscienciológica e à tenepes, catalisando ambas as práticas. Teoriologia: a teoria da autorresponsabilidade assistencial do docente tenepessista nos resgates evolutivos; a teoria da evolução pessoal; a teoria da fartura de energias conscienciais (ECs); a teoria do desassédio por meio do trabalho com as bioenergias; a teoria do parapsiquismo científico; a teoria dos Cursos Intermissivos (CI); a teoria e prática da tenepes vivenciada pelo docente. Tecnologia: as posturas mentais do professor durante a aplicação das técnicas bioenergéticas assistenciais; a técnica da chapa quente; a técnica da conexão com as Centrais Extrafísicas; a técnica da impactoterapia cosmoética no suporte da tares; a técnica de não pensar mal de ninguém; a técnica do aprender ensinando; a técnica do epicentrismo por meio da itinerância conscienciológica; as técnicas da Higiene Consciencial. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico simultâneo em atividades administrativas, parapedagógicas e autopesquisa; a diplomacia no voluntariado docente e tenepessológico; o voluntariado itinerante, incluindo a cidade natal ou localidades de residência pregressa para ministrar curso conscienciológico e especificamente sobre a prática da tenepes. Laboratoriologia: o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da docência conscienciológica; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional. Colegiologia: o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos. Neossinapsologia: as neossinapses patrocinadas pelo amparo funcional; as neossinapses decorrentes das vivências interassistenciais da docência e da tenepes. Ciclologia: o ciclo aprender-ensinar; o ciclo assim-desassim; o ciclo da aprendizagem autevolutiva; o ciclo das reciclagens; o ciclo de qualificação da práxis parapedagógica; o ciclo de reeducação e aperfeiçoamento interassistencial; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo otimismo-desassédio. Binomiologia: o binômio (dupla) amparador extrafísico–amparando intrafísico; o binômio atributo consciencial–patamar evolutivo; o binômio bom humor–assistência; o binômio conteúdo-forma; o binômio docência-tenepes potencializando o ritmo mentalsomático; o binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis; o binômio planejamento-consecução. Interaciologia: a interação Parapedagogiologia-Tenepessologia. Crescendologia: o crescendo buscador borboleta–aluno–voluntário–docente tenepessista–completista. Trinomiologia: o trinômio discente-docente-tenepessista; o trinômio docência-tenepes-gescon; o trinômio docente-tenepessista-desperto; o trinômio intelectualidade-comunicabilidade-parapsiquismo; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio participação-interação-integração; o trinômio vontade–intencionalidade–perseverança evolutiva. Antagonismologia: o antagonismo assediador de proéxis / amparador de função; o antagonismo tenepessista veterano docente / tenepessista veterano ausente da sala de aula; o antagonismo bloqueio energético / flexibilidade energossomática; o antagonismo conduta-padrão / conduta-exceção; o antagonismo foco na autoimagem / foco no assistido; o antagonismo idealização / ação; o antagonismo marasmo / evolução; o antagonismo murismo / audácia; o antagonismo religião / Conscienciologia; o antagonismo tacon / tares. Paradoxologia: o paradoxo anonimato assistencial na tenepes–exposição na docência consciencial; o paradoxo da conscin farta energeticamente, mas antidoadora; o paradoxo de a vida intrafísica ser bioenergética; o paradoxo de o assistente ser o primeiro assistido; o paradoxo de poucos fazerem muito. Politicologia: a conscienciocracia. Legislogia: a lei da afinidade interconsciencial; a lei da empatia; a lei da holocarmalidade; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da interdependência consciencial; a lei da maxiproéxis; a lei da sincronicidade; a lei do maior esforço evolutivo pessoal aplicada à contribuição ao grupo. Filiologia: a amparofilia; a assistenciofilia; a autodeterminofilia; a fenomenofilia; a paraconviviofilia; a parapsicofilia; a parassociofilia; a sociofilia. Fobiologia: o exercício da docência e da tenepes propiciando a profilaxia das fobias. Sindromologia: a síndrome da arrogância do saber; a síndrome da banalização do autoparapsiquismo; a síndrome da desorganização; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da distorção da realidade; a síndrome do conflito de paradigmas; a síndrome do impostor. Maniologia: a evitação da mania da procrastinação; a profilaxia da riscomania. Mitologia: o mito da assistência perfeita; o mito da carreira solo; o mito da melhoria sem empenho pessoal constante; o mito de a religiosidade ser o único meio de conexão multidimensional; o mito de o professor conhecer tudo a respeito do assunto; o mito de o tenepessista saber tudo de Conscienciologia; o mito do salvador; os mitos dogmáticos; os mitos ritualísticos. Holotecologia: a assistencioteca; a conscienciometroteca; a didaticoteca; a diplomacioteca; a parafenomenoteca; a teaticoteca; a verponoteca. Interdisciplinologia: a Parapedagogiologia; a Tenepessologia; a Taristicologia; a Amparologia; a Autodidaticologia; a Autorreciclologia; a Comunicologia; a Despertologia; a Holocarmologia; a Reurbanologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin tenepessável; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o docente tenepessista; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o autorganizado; o autodisciplinado; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conviviólogo; o epicon lúcido; o exemplarista; o intelectual; o intermissivista; o inversor existencial; o parapercepciologista; o pesquisador cosmogramático; o pesquisador; o proexista; o proexólogo; o projetor consciente; o reciclante existencial; o reeducador; o retomador de tarefa; o voluntário. Femininologia: a docente tenepessista; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a autodisciplinada; a autorganizada; a comunicóloga; a consciencióloga; a convivióloga; a epicon lúcida; a exemplarista; a intelectual; a intermissivista; a inversora existencial; a parapercepciologista; a pesquisadora cosmogramática; a pesquisadora; a proexista; a proexóloga; a projetora consciente; a reciclante existencial; a reeducadora; a retomadora de tarefa; a voluntária. Hominologia: o Homo sapiens professor; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens desassediator; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens offiexologus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: docente tenepessista principiante = o parapedagogo jejuno no exercício da tares e na etapa inicial dos 6 primeiros meses da tarefa energética pessoal; docente tenepessista veterano = o parapedagogo experiente na aplicação da tares e com mais de década na prática tenepessológica. Culturologia: a cultura da autopesquisa; a cultura da docência conscienciológica do tenepessista; a cultura da escrita; a cultura da Pacifismologia; a cultura da tares; a cultura da teática; a cultura do autodidatismo; a cultura do vínculo consciencial; a cultura da potencialização interassistencial pelas práticas evolutivas associadas. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o docente tenepessista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autenfrentamento docente: Parapedagogiologia; Homeostático. 02. Conscin-curinga: Polivalenciologia; Neutro. 03. Docência conscienciológica: Parapedagogiologia; Homeostático. 04. Escala da tenepessibilidade: Conscienciometrologia; Neutro. 06. Exemplarismo docente: Teaticologia; Homeostático. 07. Extra da tenepes: Tenepessologia; Homeostático. 08. GPC-Tenepes: Tenepessologia; Neutro. 09. IC Tenepes: Conscienciocentrologia; Homeostático. 10. IIPC: Projeciologia; Homeostático. 11. Otimização da docência itinerante: Parapedagogiologia; Homeostático. 12. Pré-desperticidade: Autodespertologia; Homeostático. 13. Sinergismo tenepes–docência conscienciológica: Interassistenciologia; Homeostático. 14. Tenepessista exemplar: Assistenciologia; Homeostático. 15. Travão docente: Autotrafarologia; Nosográfico. 16. Vintênio tenepessístico: Tenepessologia; Homeostático. ENTRE AS METAS EVOLUTIVAS DA ATUAL EXISTÊNCIA INTRAFÍSICA DO INTERMISSIVISTA LÚCIDO, DESTACAM-SE DUAS: A DOCÊNCIA CONSCIENCIOLÓGICA E A TENEPES, PROVÁVEIS CLAÚSULAS PÉTREAS PROEXOLÓGICAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivencia a condição de docente conscienciológico tenepessista? Em escala de 1 a 5, qual nota atribui à autovivência do sinergismo docência-tenepes neste momento evolutivo? Bibliografia Específica: 1. Amado, Flávio; Org.; Teáticas da Tenepes; pref. Hernande Leite; revisor Eucárdio Derosso; 260 p.; 30 caps.; 73 enus.; 1 E-mail; 11 fichários; 15 fotos; 3 grafs.; 8 ilus.; 15 microbiografias; 1 questionário; 2 tabs.; 1 website; glos. 282 termos; 48 refs.; 15 webgrafias; 1 anexo; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 19 a 202. 2. Balona, Málu; Parapedagogia na Tenepes; Artigo; I Congresso Internacional de Tenepessologia & V Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; 17-20.12.2012; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 4 enus.; 10 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2012; páginas 85 a 93. 3. Ramiro, Marta; Manual da Técnica da Recéxis; pref. Nilse Oliveira; revisores Guilherme Kunz; et al.; 144 p.; 2 seções; 8 caps.; 15 citações; 1 cronologia; 23 E-mails; 13 enus.; glos. 151 termos; 1 microbiografia; 2 questionários; 13 siglas; 4 tabs.; 16 testes; 24 websites; 36 webgrafias; 22 anexos; alf.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 73 a 75. 4. Vieira, Waldo; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisoras Erotides Louly; Helena Araújo; & Julieta Mendonça; 154 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 17 E-mails; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; 16 websites; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3 a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 13, 19, 42, 43, 61, 77 e 78. M. C.