A década tertuliana é o período de 10 anos consecutivos de tertúlia conscienciológica, evento gratuito aberto e sem requisitos, sediado no campus do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
Você, leitor ou leitora, na escala de 1 a 5, como avalia o nível pessoal de aproveitamento da primeira década tertuliana? Já pensou sobre como será possível haurir maiores proveitos na década porvir?
DÉCADA TERTULIANA (TERTULIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A década tertuliana é o período de 10 anos consecutivos de tertúlia conscienciológica, evento gratuito aberto e sem requisitos, sediado no campus do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo década deriva do idioma Latim, decas, “década”, e este do idioma Grego, dékas, “dezena; grupo de 10”. Surgiu no Século XV. O termo tertúlia procede do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Apareceu, no idioma Espanhol, em 1630. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. Sinonimologia: 1. Década de tertúlias conscienciológicas. 2. Decênio Tertuliano. 3. Dezena de anos de Curso de Longo Curso. 4. Grupo de 10 anos da Escola Conscienciológica Ininterrupta. Neologia. As 3 expressões compostas década tertuliana, década tertuliana aproveitada e década tertuliana desaproveitada são neologismos técnicos da Tertuliologia. Antonimologia: 1. Década tenepessista. 2. Decênio de autorado conscienciológico. 3. Jubileu tertuliano. Estrangeirismologia: o turning point dos debates conscienciológicos proporcionado pelas tertúlias; o upgrade da erudição conscienciológica da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a audiência online, offline e do replay; a expansão da divulgação da Conscienciologia com a Internet; a exemplificação do approach paratécnico conscienciológico; a demonstração da glasnost consciencial; o timing pessoal de detecção da relevância das tertúlias conscienciológicas; o forum de deságue de neoideias; o Argumentarium. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto às oportunidades evolutivas imperdíveis. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal conscienciológico; o holopensene parapedagógico do Tertuliarium; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; a criação de fôrma holopensênica pró-expansão mentalsomática; a reprodução intrafísica de holopensene homeostático; a propensão à autopensenidade retilínea na atmosfera tertuliária; a contribuição para o fortalecimento do holopensene da Conscienciologia no Planeta. Fatologia: a década tertuliana; a duração do Curso de Longo Curso superior a dos cursos universitários em geral; a inclusão gradativa do espaço das tertúlias nas agendas pessoais; a mudança nos cronogramas de eventos cognopolitanos das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) incluindo as tertúlias; os diferentes tempos de priorização da participação nas tertúlias; o reconhecimento do valor da assiduidade tertuliana; as flutuações na audiência conforme o dia da semana; a construção de protocolos tertulianos; a definição de funções para a sustentação do labor tertuliano diário; as diferentes bases físicas das tertúlias pós-prandiais antes do Tertuliarium (refeitório; Salão Verde; Auditório da Holoteca); as diferentes bases físicas das minitertúlias pré-prandiais antes do Tertuliarium (recepção CEAEC; Salão Verde); a oportunidade tertuliana de dirimir dúvidas evolutivas; a oportunidade enciclopédica de autoinclusão em obra maxiproexológica de ponta; a oportunidade tarística de exposição, debate e divulgação das pesquisas pessoais; a infraestrutura cognopolita funcionando ininterruptamente comprovando a força e o poder do voluntariado. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o campo energético de autodesassédio mentalsomático; a assistência bioenergética direta incluída nas tertúlias; o arco voltaico craniochacral; a megaeuforização; as paraconexões tertulianas; o polo irradiador de energias conscienciais (ECs) tarísticas; a responsabilidade pelo decênio de megaaporte cognitivo, assistencial, multidimensional recebido pelos intermissivistas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo verbete da Enciclopédia da Conscienciologia–verbete do Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (DAC); a busca pelo sinergismo paracérebro-cérebro. Principiologia: a teática do princípio da descrença (PD); a vivência do princípio da educação infinita; a aplicação do princípio do posicionamento pessoal (PPP); a observação do princípio do exemplarismo pessoal (PEP); a experimentação do princípio do devagar e sempre; o estabelecimento do princípio do megafoco mentalsomático; a conscientização do princípio da evolução conjunta interassistencial. Codigologia: a elaboração administrativa de regras explícitas e as regras implícitas da reeducação mútua do código de etiqueta tertuliano; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: as teorias da Conscienciologia. Tecnologia: as técnicas tertuliárias; as técnicas da Histrionologia Cosmoética; a técnica do registro; a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica da megaeuforização; a técnica da evitação do estupro evolutivo; a técnica da Impactoterapia Cosmoética; a técnica da Cosmoética Destrutiva. Voluntariologia: o empenho dos voluntários conscienciológicos para a construção e manutenção do funcionamento produtivo do Tertuliarium. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico Holociclo; o laboratório conscienciológico Holoteca; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório consciencial (labcon). Colegiologia: o Colégio Invisível da Autorganização; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores Conscienciológicos; o Colégio Invisível dos Autores Conscienciológicos. Efeitologia: os efeitos pedagógicos dos bordões tertulianos; os efeitos empáticos do humor refinado; os efeitos esclarecedores das argumentações racionais, fatuísticas e parafatuísticas; os efeitos didáticos da ousadia tarística; os efeitos tarísticos do experimento da megaeuforização; os efeitos grupocármicos da disponibilização gratuita das tertúlias digitalizadas; os efeitos autorretrorrevezadores multiexistenciais das gravações das tertúlias; o efeito halo do acúmulo de horas de ortopensenização conjunta. Neossinapsologia: o aprimoramento cognitivo com a acumulação de neossinapses conscienciológicas. Ciclologia: o ciclo tertuliano ler-ouvir-refletir-questionar-registrar; o ciclo pesquisístico pergunta-resposta; o ciclo de publicação de edição-protótipo da Enciclopédia da Conscienciologia; o ciclo anual da Prova Geral de Conscienciologia; o ciclo autoverbetográfico; o ciclo da revisão verbetográfica; o ciclo científico produção-divulgação-refutação. Enumerologia: a década exemplificativa de prolificidade mentalsomática; a década exemplificativa de exaustividade conformática; a década exemplificativa de dosificação tarística; a década exemplificativa de energossomaticidade cosmoética; a década exemplificativa de esquadrinhamento parafenomênico; a década exemplificativa de paciência paradidática; a década exemplificativa de abnegação verponológica. Binomiologia: a relevância proexológica do binômio cronêmica-proxêmica. Interaciologia: a interação verbete-aula; a interação Tertuliarium-Interlúdio. Crescendologia: o crescendo de duas à 4 horas de tertúlias conscienciológicas diárias; o crescendo de conscins optando pela radicação vitalícia na Cognópolis; o crescendo de moradores nos Condomínios Cognopolitas; o crescendo da informalidade à profissionalização da equipe tertuliária; o crescendo no patrimônio documental da cápsula do tempo cinemascópica; o crescendo de verbetógrafos colaboradores da enciclopédia conscienciológica; o crescendo de autores conscienciológicos publicados. Trinomiologia: o trinômio comunicativo debates-consensos-refutações. Polinomiologia: o polinômio comunicativo emissão-transmissão-recepção-feedback; o polinômio interassistencial acolhimento–orientação–encaminhamento–follow up. Antagonismologia: o antagonismo observar o debate / contribuir para o enriquecimento do debate; o antagonismo intenção de informar / coerção intelectual. Paradoxologia: o paradoxo do morador da cidade de Foz do Iguaçu, estudioso da Conscienciologia, estando continuamente indisponível para participar das tertúlias. Politicologia: a democracia parapedagógica evidenciada no Tertuliarium. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada às comunicações libertárias. Filiologia: a neofilia; a cronofilia; a evoluciofilia; a priorofilia; a cognofilia; a criticofilia; a recinofilia; a proexofilia. Sindromologia: a síndrome da subestimação do tertuliano habitualmente calado. Mitologia: a eliminação do mito da folga ociosa de fim de semana e feriado. Holotecologia: as tecas em geral pesquisadas para a escrita verbetográfica. Interdisciplinologia: a Tertuliologia; a Cronologia; a Paracronologia; a Taristicologia; a Parapedagogia; a Comunicologia; a Infocomunicologia; a Priorologia; a Autodiscernimentologia; a Interassistenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o elenco tertuliano; a equipe técnica do Holociclo; a equipe multiprofissional do Tertuliarium; o corpo docente e discente do Curso Intermissivo (CI). Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o voluntário; o infocomunicólogo; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o aluno; o turista; o visitante; o pré-intermissivista. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a voluntária; a infocomunicóloga; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a aluna; a turista; a visitante; a pré-intermissivista. Hominologia: o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens teletertulianus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens mentalsomaticus. V. Argumentologia Exemplologia: década tertuliana aproveitada = a vivida pelo estudioso da Conscienciologia, acompanhando os debates e verpons apresentadas no Tertuliarium, enriquecendo as autorrealizações tarísticas; década tertuliana desaproveitada = a vivida pelo estudioso da Conscienciologia, ausente e desatento aos debates e verpons apresentadas no Tertuliarium. Culturologia: o decênio de tertúlias implantando a cultura tertuliana. Cronologia. Eis, em ordem cronológica, 18 eventos destacáveis da primeira década tertuliana, na Cognópolis Foz do Iguaçu, correlacionados com as tertúlias: 01. Tertúlia. Em Novembro de 2002, início das tertúlias conscienciológicas no horário após o almoço, no refeitório do CEAEC, ainda sem dias fixados. Antes desta data, tertúlias informais, eventuais, ocorriam no Holociclo e Holoteca, sem dias e horários específicos. As tertúlias pós-prandiais gradativamente fixam-se na periodicidade diária, havendo período com folgas nas segundas. Em setembro de 2008, passam a ocorrer sem intervalos, de domingo a domingo. 02. Amigos da Enciclopédia. Em outubro de 2004, lançado o programa Amigos da Enciclopédia com o objetivo de viabilizar economicamente as atividades enciclopédicas e tertúlias conscienciológicas. 03. Verbetes. Em 9, 10 e 12 de agosto de 2005, debatidos os primeiros verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia (verbete 1: Abertismo Consciencial). A partir do dia 16, estipulada a rotina de 1 verbete por dia, exceto às segundas-feiras, quando, na ocasião, não haviam tertúlias. Antes desta data, ocasionalmente, debateram-se capítulos originais de obras da Conscienciologia. 04. Enciclopédia da Conscienciologia. Em 2006, publicadas a primeira e a segunda Edição-Protótipo da enciclopédia conscienciológica, encadernada (240 verbetes). Próximas edições-protótipo: 2007 (encadernada, 720 verbetes); 2008 (digital, 1.000 verbetes); 2009 (encadernada e digital, 1.365 verbetes); 2010 (encadernada e digital, 1.821 verbetes, 17 verbetógrafos colaboradores); 2012 (digital, 2.146 verbetes, 103 verbetógrafos colaboradores); 2013 (digital, 2.498 verbetes, 191 verbetógrafos colaboradores). 05. Prova Geral de Conscienciologia. Em 3 de dezembro de 2006, realizada a primeira Prova Geral de Conscienciologia sobre os verbetes debatidos e publicados, elaborada pelo professor Waldo Vieira. Com periodicidade anual, a prova passa a ser elaborada por equipe de voluntários do Holociclo. Na edição de 2012, incluem-se no conteúdo da prova, além dos verbetes enciclopédicos, os verbetes do DAC debatidos nas tertúlias. 06. Convite à verbetografia. Em 20 de fevereiro de 2007, convocada a CCCI para comparecimento na tertúlia (verbete 473: Aparecimento dos Evoluciólogos). Convite para elaboração de neoverbetes a serem incluídos na Enciclopédia da Conscienciologia, havendo a distribuição de alguns temas aos interessados. 07. Gravação. Em 6 de fevereiro de 2008, início da gravação regular das tertúlias e em março, vídeo. Posteriormente passam a ser disponibilizadas nos sites Tertúlia Conscienciológica, TV Compléxis e depois no YouTube. 08. Transmissão. Em 6 de fevereiro de 2008, começa a transmissão online das tertúlias. 09. Tertuliarium. Em 30 de novembro de 2008, inauguração do Tertuliarium (verbete 1035: Senso de Urgência). 10. Curso. Em 27 e 28 de dezembro de 2008, realizado o primeiro curso no Tertuliarium, Curso Avançado de Tenepes. Este passa a ser ministrado anualmente, com debate de verbetes inéditos. Outros: Curso com base no livro Manual dos Megapensenes Trivocabulares (12 de abril de 2009); Curso com base nos verbetes enciclopédicos Trio ínsito e Megacondição Evolutiva (16 de julho de 2010); Curso com base nos verbetes enciclopédicos Convite ao Intermissivista e Parestamento (22 de julho de 2011). Curso com base nos verbetes do DAC Invexoprofilaxia e Pandeirologia (16 de julho de 2012). 11. Arco voltaico. De 9 de fevereiro a 22 de junho de 2009, às segundas-feiras, ocorrem experimentos com o arco voltaico craniocracral em 20 pessoas (17 em 9 de fevereiro) sorteadas dentre as presentes, totalizando neste período 397 experimentos. 12. Imagística. Em 11 de abril de 2009, realizada a primeira Prova da Imagística. Ocorreram mais 4 edições, 3 anuais em abril no CEAEC e outra em outubro de 2012 no campus Aracê. 13. Megaeuforização. Em 29 de abril de 2010, ocorre o experimento da megaeuforização, com duas pessoas sendo sorteadas e convidando, cada sorteado, outras duas. Estes experimentos passam a ser fixados às quintas-feiras. 14. Neoverbetógrafos. Em 2 de setembro de 2010, início do primeiro lote com 20 verbetes de neoverbetógrafos (número 1680 a 1699). Em 2011, 176 verbetes (1843 a 1862; 1883 a 1942; 1963 a 1980; 2004 a 2021; 2042 a 2081 e 2103 a 2143). Em 2012, 57 verbetes (2167 a 2184 e 2205 a 2243). Em 13 de abril (verbete 2264), os verbetes de colaboradores da Enciclopédia passam a ser discutidos diariamente. 15. Paraelencologia. Em maio de 2011, passam a ser registradas as consciexes manifestando-se na Cognópolis Foz. 16. DAC. Em 16 de outubro de 2011, é debatido o primeiro verbete do Dicionário de Argumentos da Conscienciologia – DAC (Arcanologia). Em 3 de fevereiro, é debatido o 16o verbete do DAC (Volitaciologia), iniciando-se a rotina de verbetes do DAC apresentados diariamente, junto ao verbete enciclopédico. 17. Círculo Mentalsomático. Em 7 de abril de 2012, início do Círculo Mentalsomático, aos sábados pela manhã no Tertuliarium. 18. Minitertúlia. Em maio de 2012, as minitertúlias, de conversas informais na recepção do CEAEC pré-almoço, passaram por curto período para o Salão Verde, e migram para o Tertuliarium, com a característica dos debates não serem gravados nem transmitidos online. Desenvolvimento. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 20 condições evolutivas, passíveis de terem sido desenvolvidas paulatinamente nos 10 anos de participação regular nas Tertúlias Conscienciológicas: 01. Amparabilidade: o contato com padrões holopensênicos homeostáticos a partir das extrapolações parapsíquicas detectoras da presença de consciexes amparadoras visitantes. 02. Autequilibração: a higienização da psicosfera pessoal a partir da imersão periódica em holopensene harmonizante criando padrão homeostático de referência. 03. Autodesassedialidade: a diminuição das irracionalidades pessoais a partir da assimilação de conteúdos autodesassediantes debatidos e autaplicados na diuturnidade. 04. Concentração: o treino de manutenção da escuta ativa a partir da atenção aos debates por pelo menos duas horas consecutivas diárias. 05. Conformática: a conscientização sobre o valor da forma na transmissão do conteúdo a partir do entendimento das minúcias do confor verbetográfico. 06. Continuísmo: o hábito do labor continuado a partir dos estudos ininterruptos no contrafluxo do condicionamento social de folgas semanais e em feriados. 07. Cosmovisão: o aprofundamento cognitivo e conjunção de conceitos teáticos da Conscienciologia a partir das horas de reflexão sobre várias abordagens expostas nas tertúlias. 08. Criticidade: a qualificação cosmoética da criticidade a partir do exame da teática descrenciológica demonstrada no Tertuliarium. 09. Cultura: o crescimento da cultura pessoal a partir da diversidade de temáticas debatidas, comentários, indicações bibliográficas e posicionamentos perante as notícias do momento. 10. Detalhismo: o desenvolvimento da hiperacuidade quanto aos detalhes a partir da revisão formal dos textos dos verbetes. 11. Energossomática: o progresso no domínio energossomático a partir das experiências energéticas facilitadas e otimizadas no campo instalado nas tertúlias. 12. Intelecção: a dinamização da performance mental a partir da exercitação intelectual diária: apreensão, ponderação, associação ideativa, elucubração, questionamentos. 13. Interassistência: a maior compreensão sobre a tares a partir da verificação das repercussões multidimensionais e resultados cosmoéticos do decênio tertuliano. 14. Mentalsomaticidade: o avanço no autocontrole emocional a partir dos momentos de experimentação da primazia do mentalsoma no holopensene tertuliário. 15. Multidimensionalidade: o aumento da autoconsciência quanto à própria realidade multidimensional a partir das ponderações e vivências interdimensionais. 16. Mundividência: a consolidação da neomundividência conscienciológica a partir da captação teática das neoverpons. 17. Paracognição: a aquisição cognitiva sobre temas evolutivos avançados, além dos estudados no Curso Intermissivo pessoal, a partir das neoverpons apresentadas. 18. Paradiplomacia: a instrução sobre técnicas paradiplomáticas a partir da observação de posicionamentos, condução dos debates e aplicação do binômio admiração-discordância. 19. Parapsiquismo: o refinamento da paraperceptibilidade a partir da interação diária com as energias, mudanças holopensênicas e parafenômenos presentes nas tertúlias. 20. Vocabulário: a expansão dos dicionários cerebrais a partir dos neologismos, neovocábulos e resgates de expressão contidos nos verbetes. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a década tertuliana, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autodeterminação decenal: Autodeterminologia; Homeostático. 02. Autoinclusão verbetográfica: Autorrevezamentologia; Homeostático. 03. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro. 04. Cultura tertuliana: Tertuliologia; Homeostático. 05. Década: Paracronologia; Neutro. 06. Edificação conscienciocêntrica: Conscienciocentrologia; Homeostático. 07. Migração intratertuliária: Tertuliologia; Neutro. 08. Omnidesafio das tertúlias conscienciológicas: Refutaciologia; Homeostático. 09. Retrospectiva decenal: Autoproexologia; Homeostático. 10. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático. 11. Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro. 12. Teletertuliano incógnito: Infocomunicologia; Neutro. 13. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro. 14. Verbetógrafo conscienciológico: Verbetologia; Homeostático. 15. Verbetorado conscienciológico: Comunicologia; Homeostático. A DÉCADA TERTULIANA POSSIBILITOU A EXPLICITAÇÃO ÍMPAR DE TEÁTICAS CONSCIENCIOLÓGICAS, SIGNIFICANDO MARCO HISTÓRICO NA HOLOBIOGRAFIA DA GERAÇÃO DE INTERMISSIVISTAS LÚCIDOS NO SÉCULO XXI. Questionologia. Você, leitor ou leitora, na escala de 1 a 5, como avalia o nível pessoal de aproveitamento da primeira década tertuliana? Já pensou sobre como será possível haurir maiores proveitos na década porvir? Bibliografia Específica: 1. Arakaki, Kátia; Como Aproveitar melhor as Tertúlias; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 2; Seção: Correspondência; 1 enu.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2006; páginas 224 a 226. 2. Pitaguari, Antonio; Tertúlias no Campus CEAEC; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 2; 1 enu.; Seção: Editorial; Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2002; páginas 37 e 38. 3. Vieira, Waldo; Tertúlias Conscienciológicas; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 2; 7 enus.; Seção: Temas da Conscienciologia; Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2002; páginas 39 a 42. 4. Visintin, Cristina Laura; Qualificação da Tenepes a partir do Voluntariado no Tertuliarium; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 2; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 cronologia; 1 enu.; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2011; páginas 255 a 260. A. L.