A migração intratertuliária é a movimentação das posições e das reações dos tertulianos, homens e mulheres, no recinto e na frequência diária ao Tertuliarium conscienciológico do CEAEC.
Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre os detalhes da própria frequência, na condição de tertuliano ou tertuliana, ao Tertuliarium? Quais fatores individuais, sociais, específicos, estratégicos, logísticos, cronêmicos e proxêmicos influem sobre você na frequência às tertúlias?
MIGRAÇÃO INTRATERTULIÁRIA (TERTULIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A migração intratertuliária é a movimentação das posições e das reações dos tertulianos, homens e mulheres, no recinto e na frequência diária ao Tertuliarium conscienciológico do CEAEC. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo migração vem do idioma Latim, migratio, “emigração; passagem de determinado lugar para outro”, derivado de migrare, “emigrar; ir para outra parte; mudar de morada; mudar-se”. Apareceu no Século XIX. O prefixo intra provém igualmente do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior de; no intervalo de”. O termo tertúlia procede do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Surgiu, no idioma Espanhol, em 1630. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. Sinonimologia: 1. Movimentação intratertuliária. 2. Mudança da Elencologia Tertuliária. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo migração: migrabilidade; migracionismo; migracionista; migracionística; migracionístio; migrada; migrado; migrador; migradora; migrante; migrar; migrativa; migrativo; migratória; migratório. Neologia. As 3 expressões compostas migração intratertuliária, migração intratertuliária mínima e migração intratertuliária máxima são neologismos técnicos da Tertuliologia. Antonimologia: 1. Plateia cinematográfica. 2. Plateia teatral. Estrangeirismologia: o Tertuliarium (a equipe técnica do Consultório Conscienciológico); o Argumentarium; o Debatorium; o Sabatinarium; o Acareaciarium; a esquina dos locutores (speaker’s corner); o porta-verbetes tipo selfservice; o upgrade da erudição conscienciológica; os teletertulianos da plateia online; os teletertulianos da audiência do replay; a reprise doméstica das tertúlias disponibilizadas para download. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Debatologia Conscienciológica. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal mentalsomático; o holopensene parapedagógico; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os homopensenes; a homopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; o cognopensenes; a cognopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os morfopensenes evolutivos; a sustentação da pensenização coletiva carregada no pen durante as tertúlias. Fatologia: a migração intratertuliária; as causas das migrações internas no Tertuliarium conscienciológico; o emprego democrático da ausência de poltronas cativas no Tertuliarium; as pesquisas da infraestrutura dos debates públicos; as alterações no panorama interno do Tertuliarium; as mudanças dos lugares dos tertulianos; a busca do melhor ângulo de escuta dos debates; a existência da pessoa na plateia impondo a escolha da poltrona; os agentes influentes na flutuação dos níveis diários de presença nas tertúlias conscienciológicas; o estudo das causas da instabilidade na assiduidade dos tertulianos; os fatores meteorológicos e sazonais – frio, chuva, vendavais, surtos de gripe – atuantes sobre a frequência às tertúlias diárias; os efeitos típicos de causas habituais internas – curtos circuitos, offline da Internet – sobre a frequência do Tertuliarium; os efeitos atípicos de causas gerais – crise econômica, influenza H1N1 – sobre a frequência ao Tertuliarium; a natureza dos temas como sendo o fato mais influente no comparecimento dos tertulianos e nos questionamentos dos teletertulianos; o comparecimento de maior número de tertulianos durante os Cursos Conscienciológicos no CEAEC e no Discernimentum; o microcosmo do tertuliano influindo no macrocosmo das pesquisas conscienciológicas; a imersão na avaliação conscienciométrica grupal dos pesquisadores conscienciológicos; as residências e escritórios dos teletertulianos na condição de filiais do Tertuliarium; o microuniverso sociológico da CCCI; as diversas funções de suporte ao Tertuliarium; o revezamento de papéis da equipe das tertúlias; os diferentes índices de audiência das tertúlias conforme o dia da semana e os feriados; o Tertuliarium e as tertúlias diárias como ponto de encontro dos cognopolitas. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a parafenomenalidade tertuliana; a distinção dos diferentes padrões do campo energético instalado; os banhos de energia surgidos no Tertuliarium; as clarividências; a expansão mentalsomática; a recuperação dos cons; as paravisitações extrafísicas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo força presencial do professor–força presencial do amparador extrafísico de função; o sinergismo das energias conscienciais dos tertulianos; o sinergismo do esclarecimento dúvidas-respostas; o sinergismo paratertulianos-tertulianos-teletertulianos. Principiologia: o princípio da paraeducação continuada; o princípio da reeducação consciencial; o princípio da descrença; o princípio do omniquestionamento; o princípio intratertuliário da equidade de direitos; os princípios da Refutaciologia. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) estipulando as posturas pessoais intratertuliárias; o código grupal de Cosmoética (CGC) estipulando as regras de convivência intratertuliária sadia; o código da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP). Teoriologia: a teoria da Terra como sendo planeta hospital-escola. Tecnologia: as técnicas tertuliárias; as técnicas conscienciológicas; a técnica da fratura exposta e do soco na cara empregada fraternalmente na Impactoterapia; a técnica da leitura especializada dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; a técnica do registro pessoal dos temas das tertúlias; as técnicas pessoais de assimilação cognitiva. Voluntariologia: os voluntários conscienciológicos tertulianos; os voluntários conscienciológicos teletertulianos. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico de desassédio mentalsomático característico do Tertuliarium da Conscienciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Comunicólogos. Efeitologia: os efeitos tertuliários das duas horas de autopensenização conjunta e ininterrupta sobre certa verpon conscienciológica; os efeitos reveladores da autoconsciencialidade embutidos nos questionamentos pessoais; o efeito-halo das tertúlias online. Neossinapsologia: a construção continuada de neossinapses no contato diário com as neoverpons do verbete-aula; as autaquisições das neossinapses das neoverpons dos neoverbetes da Enciclopédia da Conscienciologia. Ciclologia: o ciclo observação-participação; o ciclo diário do tertuliano de ler-ouvir-refletir-questionar-registrar; o ciclo anual das publicações dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; o ciclo anual da prova geral da Conscienciologia. Enumerologia: o tertuliano assíduo; o tertuliano de final de semana; o tertuliano de dia fixo na semana; o tertuliano de primeira vez; o tertuliano sempre retardatário; o tertuliano sempre participativo; o tertuliano sempre calado. Binomiologia: o binômio verbete-aula; o binômio autocrítica-heterocrítica. Interaciologia: a interação equipe técnica das tertúlias–professor; a interação professor-amparador; a interação professor–Central Extrafísica da Verdade (CEV); a interação consciex visitante do Curso Intermissivo–professor; a interação expositor-audiência; a interação perguntador-respondedor; a interação entre os cognopolitas por meio do Tertuliarium. Crescendologia: o crescendo cognitivo da associação de ideias de ponta; o crescendo paulatino da compreensão da Conscienciologia por meio do acompanhamento das tertúlias. Trinomiologia: o trinômio ensaio–verbete–aula diária, gratuita; o trinômio atenção–concentração mental–reflexão; o trinômio revisões-sugestões-acrescentamentos; o trinômio dúvidas-comentários-pareceres. Polinomiologia: o polinômio intratertuliário do fluxo de entrada assinar presença–pegar verbete–selecionar lugar–instalar-se; o polinômio do fluxo de estudo ler verbete–assinalar dúvidas–elaborar perguntas–aguardar o momento de questionar; o polinômio do fluxo do microfone elaborar questionamento–solicitar microfone–receber microfone–esperar a vez; o polinômio do fluxo do questionamento perguntar-escutar-refletir-registrar; o polinômio do fluxo das perguntas online receber E-mail–ler–selecionar–formatar–encaminhar; o polinômio do fluxo da eleição ler verbetes–candidatos selecionar preferência–apurar votação–divulgar o verbete eleito. Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo intenção de informar / coerção intelectual. Paradoxologia: o paradoxo do morador da cidade de Foz do Iguaçu, estudioso da Conscienciologia, estando continuamente indisponível para participar das tertúlias; o paradoxo do Tertuliarium como laboratório experimental intrafísico para consciexes intermissivistas. Politicologia: a didaticocracia; a debatocracia; a democracia; a argumentocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia. A democracia tertuliana evidenciada na entrada franca e na liberdade de questionamentos. Legislogia: a lei do maior esforço autocognitivo; as leis da maxiproéxis grupal. Filiologia: a pesquisofilia; a leiturofilia; a logicofilia; a discernimentofilia; a evoluciofilia; a cogniciofilia; a proexofilia. Fobiologia: o medo da autexposição. Sindromologia: a síndrome da subestimação intelectual do tertuliano habitualmente calado. Holotecologia: a tertulioteca; a pesquisoteca; a metodoteca; a polemoteca; a parapedagogoteca; a consciencioteca; a mentalsomatoteca. Interdisciplinologia: a Tertuliologia; a Sociologia; a Parapedagogiologia; a Tecnologia; a Experimentologia; a Comunicologia; a Mentalsomatologia; a Refutaciologia; a Descrenciologia; a Ressociologia; a Heterodesassediologia; a Grupocarmologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o tertuliano retardatário; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a tertuliana retardatária; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens intratertuliarius; o Homo sapiens migrator; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens praeceptor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens communicologus. V. Argumentologia Exemplologia: migração intratertuliária mínima = a movimentação interna, rotineira, dos assistentes no Tertuliarium, segundo a frequência normal do período; migração intratertuliária máxima = a movimentação interna anormal dos assistentes no Tertuliarium, a despeito dos índices da frequência ordinária do dia. Culturologia: a cultura da Comunicologia vivenciada diariamente por meio do Tertuliarium; a cultura da Refutaciologia; a cultura da Descrenciologia; a cultura conscienciológica na Cognópolis; a cultura didática; a cultura transdimensional da Conscienciologia; os choques gerados pela cultura conscienciológica. Taxologia. Sob a ótica da Tertuliologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 150 categorias de tertulianos e respectivos fatores existenciais, manifestações públicas ou reações conscienciais, humanas, atuantes na estrutura das migrações intratertuliárias básicas: 01. Acompanhamento de visitantes. 02. Afinidade com recém-chegado à Cognópolis. 03. Ar condicionado interno. 04. Arco voltaico craniochacral. 05. Atraso com perda da posição habitual. 06. Autexperiências ligadas ao tema do dia. 07. Contingenciamento de pane elétrica. 08. Contingenciamento de pendências pessoais. 09. Curiosidade pessoal. 10. Curso no Tertuliarium. 11. Cursos na CCCI. 12. Desaprovações silenciosas grupais. 13. Desassédio mentalsomático. 14. Desenvolvimento do mentalsoma. 15. Dia da semana. 16. Divulgação no final da tertúlia. 17. Duplismo pessoal. 18. Eliminação de síndromes baratrosféricas. 19. Encontro pós-tertúlia. 20. Esclarecimento de dúvidas. 21. Espera de telefonema. 22. Exteriorizações pessoais de ECs. 23. Feriado. 24. Férias escolares. 25. Fofin. 26. Grupos de perguntadores a cada tertúlia. 27. Idade do tertuliano ou tertuliana. 28. Inspiração de origem extrafísica. 29. Intempéries do dia. 30. Interfusão de psicosferas afins. 31. Lanchinhos durante a tertúlia (balas, chocolate, barrinhas). 32. Mobilidade social na CCCI. 33. Mudança de lugar ao acompanhar criança pequena. 34. Mudança de lugar devido à chegada de alguém. 35. Mudança de lugar devido à cirurgia e não descer escadas. 36. Mudança de lugar devido ao esquecimento dos óculos para miopia. 37. Mudança de lugar devido ao novo grupo de trabalho. 38. Mudança de lugar em função de estar sozinho ou acompanhado. 39. Mudança de lugar para acomodar muita bagagem. 40. Mudança de lugar para assistir apresentação de data show. 41. Mudança de lugar para experimentar diferentes ângulos do Tertuliarium. 42. Mudança de lugar para ficar em menor evidência. 43. Mudança de lugar para ficar junto ao carona. 44. Mudança de lugar para marcar presença junto a determinada pessoa. 45. Mudança de lugar para participar mais. 46. Mudança de lugar para substituir pessoa do staff. 47. Mudança de lugar para ter visão geral do Tertuliarium. 48. Mudança de lugar para testar aspectos energéticos do campo. 49. Observação sub silentio. 50. Parapercepção da dimener. 51. Perguntas complementares. 52. Preferência de poltrona em fila alta. 53. Preferência de poltrona em fila baixa. 54. Pressão holopensênica geral do momento nas fisionomias. 55. Previsão de saída mais cedo. 56. Problema familiar. 57. Quem aproveita a tertúlia para resolver outros assuntos. 58. Quem assiste à tertúlia navegando na Internet. 59. Quem atropela a fala alheia. 60. Quem chega antes do professor. 61. Quem chega atrasado e repete pergunta do dia. 62. Quem chega atrasado e sai mais cedo. 63. Quem chega com quem. 64. Quem chega e chama atenção pela força presencial. 65. Quem chegou pela primeira vez. 66. Quem defende quem. 67. Quem desce escada desfilando. 68. Quem desce escada fazendo barulho com os sapatos. 69. Quem dorme nas tertúlias. 70. Quem é cicerone de quem. 71. Quem é cumprimentado pelo aniversário. 72. Quem entra em estado alterado de consciência. 73. Quem está cansado. 74. Quem está concentrado nos debates. 75. Quem está de passagem. 76. Quem está duplado com quem. 77. Quem está sempre de casaco. 78. Quem está sempre produzido. 79. Quem fala para mandar indireta. 80. Quem fala para manter a visibilidade social. 81. Quem fala sem microfone. 82. Quem faz anotações em papel. 83. Quem faz caretas durante a tertúlia. 84. Quem faz perguntas recorrentes. 85. Quem fica de óculos escuros dentro do Tertuliarium. 86. Quem foi colega de Curso Intermissivo de quem. 87. Quem gosta de local fixo. 88. Quem ia perguntar e sofre o branco mental. 89. Quem monopoliza o microfone. 90. Quem muda toda vez de lugar. 91. Quem não consegue chegar à tertúlia. 92. Quem observa quem. 93. Quem passa bilhetes na tertúlia. 94. Quem penseniza longe da tertúlia. 95. Quem pergunta dentro do tema da tertúlia. 96. Quem pergunta em horário específico. 97. Quem pergunta inspirado por alguma consciex. 98. Quem pergunta para a pessoa ao lado. 99. Quem pergunta para competir com outrem. 100. Quem pergunta para mostrar presença. 101. Quem pergunta para ser filmado. 102. Quem pergunta para vencer a timidez. 103. Quem pergunta sempre mudando o foco do debate. 104. Quem pergunta sobre assunto da pesquisa pessoal. 105. Quem raramente fala. 106. Quem reapareceu. 107. Quem reconciliou-se com quem. 108. Quem sai com quem. 109. Quem sai no meio da tertúlia. 110. Quem sai quando o vibracall toca. 111. Quem se desvia do assunto e perde o fio da meada. 112. Quem se mexe o tempo todo. 113. Quem sempre precisa conversar com quem. 114. Quem senta ao lado para aparecer junto de determinadas pessoas 115. Quem senta em determinados locais para chamar a atenção. 116. Quem senta perto de quem. 117. Quem senta só isolado pondo material ao lado para ninguém se sentar. 118. Quem só aparece em ocasiões especiais. 119. Quem só escuta e não anota nada. 120. Quem tem dificuldade de sentar devido à obesidade. 121. Quem tem problema de coluna e traz parafernália ortopédica. 122. Quem toma água nas tertúlias. 123. Quem tomou “chá de sumiço”. 124. Quem transmite tranquilidade e bem-estar. 125. Quem troca presentes na tertúlia. 126. Quem usa chapéu, boné ou boina durante a tertúlia. 127. Quem usa perfume. 128. Quem usa roupas claras. 129. Quem usa roupas escuras. 130. Quem vai ao banheiro várias vezes. 131. Quem vai fazer social na monitoria. 132. Quem vem para dar recado no final. 133. Quem vem para fazer social. 134. Quem vem para reestabelecer-se energeticamente. 135. Recuperação de cons do Curso Intermissivo. 136. Reencontro com amigo ou amiga. 137. Resolução de assunto pendente. 138. Risadas grupais. 139. Sentimento de liberdade para aprender. 140. Silêncios grupais. 141. Sincronicidade com o tema e a data. 142. Sincronicidade com o tema e a vida pessoal. 143. Suspeita de resfriado. 144. Tensões grupais. 145. Tosse. 146. Tradução simultânea. 147. Vaias grupais. 148. Vislumbres da autoparaprocedência. 149. Voluntariado em nova IC. 150. Voluntariado no Tertuliarium. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a migração intratertuliária, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro. 02. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático. 03. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático. 04. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático. 05. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático. 06. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro. 07. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático. 08. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático. 09. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro. 10. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático. 11. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro. 12. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático. 13. Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro. 14. Teletertuliano incógnito: Infocomunicologia; Neutro. 15. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro. A OBSERVAÇÃO ACURADA DAS ALTERAÇÕES DIÁRIAS DO ELENCO DOS ATORES DO TERTULIARIUM PERMITE DESENVOLVER PESQUISAS PESSOAIS E GRUPAIS DOS INTERESSES PESQUISÍSTICOS DOS DEBATEDORES. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre os detalhes da própria frequência, na condição de tertuliano ou tertuliana, ao Tertuliarium? Quais fatores individuais, sociais, específicos, estratégicos, logísticos, cronêmicos e proxêmicos influem sobre você na frequência às tertúlias?