Cultura Tertuliana

A cultura tertuliana é o cabedal de conhecimentos teáticos, o padrão de comportamentos, o conjunto de costumes e o corpo de valores evolutivos instituídos com a participação, presencial ou a distância, ao vivo ou por gravação, nas tertúlias conscienciológicas.

Você, leitor ou leitora, participa da cultura tertuliana? Com qual nível de afinização, entrosamento e resultados evolutivos?

      CULTURA TERTULIANA
                                        (TERTULIOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A cultura tertuliana é o cabedal de conhecimentos teáticos, o padrão de comportamentos, o conjunto de costumes e o corpo de valores evolutivos instituídos com a participação, presencial ou a distância, ao vivo ou por gravação, nas tertúlias conscienciológicas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo cultura vem do idioma Latim, cultura, “ação de cuidar, tratar; venerar (no sentido físico e moral)”, e por extensão, “civilização”. Surgiu no Século XV. O termo tertúlia procede do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Apareceu, no idioma Espanhol, em 1630. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Cultura tertuliária. 2. Cultura das tertúlias conscienciológicas. 3. Cultura do debate verponológico. 4. Cultura da interlocução tarística.
          Neologia. As 4 expressões compostas cultura tertuliana, cultura tertuliana aquisitiva, cultura tertuliana executiva e cultura tertuliana distributiva são neologismos técnicos da Tertuliologia.
          Antonimologia: 1. Cultura eletronótica. 2. Cultura mística. 3. Cultura inútil.
          Estrangeirismologia: a exposição das expertises dos verbetógrafos; as avaliações sobre o Zeitgeist; o brainstorming sobre temas avançados; as informações online e ontime; o download gratuito de verbetes e tertúlias digitalizadas; os vídeos tertuliários no YouTube; o replay ilimitado das tertúlias gravadas; a riqueza dos arquivos de texto, áudio e vídeo armazenados no laptop.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da Comunicologia Tarística.
          Filosofia: as temáticas embasadas na Cosmoética, Universalismo e Megafraternidade.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal conscienciológico; o holopensene intelectual; o holopensene da interassistencialidade parapsíquica; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os anciropensenes; a anciropensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; a sustentação grupal do holopensene da Descrenciologia; a fôrma holopensênica pró-expansão mentalsomática; o Tertuliarium enquanto máquina de fazer pensenizar corretamente.
          Fatologia: o Curso de Longo Curso; as aulas abertas de Conscienciologia de domingo a domingo; a abordagem às realidades sob a ótica da Conscienciologia; o megalaboratório tertuliário grupal, gratuito e diário; a sala de visitas da Cognópolis de Foz de Iguaçu; a vitrine internacional da Conscienciologia; a agenda pessoal ajustada aos horários das tertúlias conscienciológicas; a rotina pessoal de acompanhamento presencial ou remoto das tertúlias; as reprises domésticas das tertúlias digitalizadas; o nivelamento da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) quanto às neoverpons, neologismos e informes comunitários; as repercussões das temáticas debatidas no Tertuliarium; as conversas pós-tertúlias para o entendimento e aprofundamento dos conteúdos expostos; a otimização intelectiva e heurística a partir do incremento da cultura geral prioritária; o exercício da autexpressão cosmoética; o teste da comunicabilidade pessoal nos questionamentos ao microfone; o teste do autoposicionamento na defesa verbetográfica; o teste da autocognição na Prova Geral de Conscienciologia; o senso de oportunidade evolutiva fundamentando o autaproveitamento prolífico das tertúlias da Conscienciologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o timing grupal multidimensional da confecção da Enciclopédia Conscienciológica; os bastidores extrafísicos das tertúlias; o amparo funcional na defesa verbetográfica; a parafenomenalidade tertuliana; a parapresença de consciexes amparadoras; a paraaudiência de intermissivistas cursistas; o amparo extrafísico de função do verbetógrafo; o espaço superespecializado para a otimização da tares multidimensional; a predisponência ambiental ao extrapolacionismo parapsíquico; o exercício paraperceptivo na atmosfera tertuliária; o teste do autoparapsiquismo no vislumbre das paraocorrências tertulianas; o teste da autenergossomaticidade na captação dos parabanhos patrocinados por paravisitantes ilustres; o teste do autatilamento parapsíquico na distinção dos campos energéticos instalados no Tertuliarium; o senso de gratidão fundamentando a autodisponibilidade para contribuir com a realização das tertúlias conscienciológicas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo didático professor-aluno; o sinergismo tertulianos-teletertulianos-paratertulianos; o sinergismo verbetógrafo–audiência presencial–audiência remota; o sinergismo da equipe multiprofissional das tertúlias conscienciológicas; o sinergismo das equipes técnicas do Holociclo; o sinergismo das equipes técnicas da verbetografia; o sinergismo heurístico das horas de ponderações conjuntas sobre certa temática no mesmo espaço-tempo.
          Principiologia: a exemplificação do princípio da descrença (PD); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de toda consciência ter algo a aprender e a ensinar; o princípio da vivência da tares; o princípio da verpon; o princípio da evolução conjunta interassistencial.
          Codigologia: a atualização das cláusulas do código de etiqueta tertuliano; o código grupal de Cosmoética (CGC); o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: as teorias conscienciológicas.
          Tecnologia: as técnicas tertuliárias; as técnicas comunicativas; as técnicas energéticas; as técnicas histriônicas; as técnicas didáticas; as técnicas paradiplomáticas; as Neotecnologias Comunicativas propiciando a tares sem fronteiras.
          Voluntariologia: o voluntariado na realização das tertúlias conscienciológicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico Holociclo; o laboratório conscienciológico Holoteca; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autorganização; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas.
          Efeitologia: os efeitos tertuliários constituindo o senso de pertencimento à CCCI; os efeitos tertuliários formando o senso de cidadania cognopolita; os efeitos tertuliários compondo o senso de identidade intermissivista; os efeitos tertuliários calibrando o senso de orientação existencial; os efeitos tertuliários gerando o senso de parafiliação; os efeitos tertuliários construindo o senso universalista; os efeitos tertuliários gerando o senso de unidade com os compassageiros intermissivistas.
          Neossinapsologia: a formação continuada de neossinapses no contato com neoideias do verbete-aula do dia; a ativação neossináptica a partir dos debates construtivos do Tertuliarium.
          Ciclologia: o ciclo diário pré-tertúlia–tertúlia–pós-tertúlia.
          Enumerologia: a atração ressomática de intermissivistas inalcançados; a reconvocação proexológica de intermissivistas inadaptados; a reintegração grupal de retomadores de tarefa; a atualização verponológica de intermissivistas voluntários; a preparação cognitiva de pré-intermissivistas; a elucidação prática de cursistas intermissivos; a congregação operosa de minipeças interassistenciais.
           Binomiologia: o binômio educação formal–educação conscienciológica; o binômio admiração-discordância; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio cosmoético rivalidade ideativa–respeito interconsciencial; o binômio insegurança intelectual–autescondimento consciencial; o binômio omissão deficitária–interprisão grupocármica; o binômio autodesassédio-heterodesassédio.
           Interaciologia: a interação entre os cognopolitas; a interação entre os componentes da CCCI; a interação tertuliano jejuno–tertuliano veterano; a interação tertuliano-teletertuliano; a interação audiência-paraaudiência; a interação amparador-amparando; a interação CCCI-CCCE.
           Crescendologia: o crescendo cognitivo na assiduidade tertuliana.
           Trinomiologia: o trinômio escrita verbetográfica–revisão verbetográfica–defesa verbetográfica; o trinômio grafotécnico detalhismo-exaustividade-circularidade; o trinômio comunicativo debates-consensos-refutações; o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
           Polinomiologia: o polinômio comunicativo emissão-transmissão-recepção-feedback; o polinômio interassistencial acolhimento–orientação–encaminhamento–follow up.
           Antagonismologia: o antagonismo perguntar / responder.
           Politicologia: a democracia tertuliana; a parapsicocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à tares.
           Filiologia: a neofilia; a cognofilia; a bibliofilia; a pesquisofilia; a evoluciofilia; a criticofilia; a comunicofilia; a interassistenciofilia.
           Mitologia: a eliminação do mito da folga ociosa no fim de semana e feriado.
           Holotecologia: a biblioteca; a lexicoteca; a encicloteca; a hemeroteca; a videoteca; a comunicoteca; a etiquetoteca; a diplomaticoteca.
           Interdisciplinologia: a Tertuliologia; a Taristicologia; a Comunicologia; a Parapedagogia; a Didaticologia; a Histrionismologia; a Infocomunicologia; a Refutaciologia; a Conviviologia; a Interassistenciologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o elenco tertuliano; o paraelenco tertuliano; a equipe técnica do Holociclo; a equipe técnica da verbetografia; a equipe multiprofissional do Tertuliarium; o corpo docente e discente do Curso Intermissivo (CI).
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o voluntário; o infocomunicólogo; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o aluno; o turista; o visitante; o pré-intermissivista.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a voluntária; a infocomunicóloga; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a aluna; a turista; a visitante; a pré-intermissivista.
          Hominologia: o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens teletertulianus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: cultura tertuliana aquisitiva = a da conscin iniciando-se na audiência das tertúlias conscienciológicas; cultura tertuliana executiva = a da conscin com frequência regular nas tertúlias conscienciológicas; cultura tertuliana distributiva = a da conscin contribuindo assiduamente com as tertúlias conscienciológicas através da participação ativa nos debates e da defesa dos próprios verbetes.
          Culturologia: a cultura tertuliana; a substituição da pasmaceira pela cultura da crise de crescimento produtiva; a substituição da fofocagem pela cultura da conversa revigorante; a substituição da dissimulação pela cultura da autexposição cosmoética; a substituição da superficialidade pela cultura do detalhismo e exaustividade; a substituição do frisson novelesco pela cultura da vibração com a neoverpon; a substituição da cabeça vazia pela cultura da cabeça repleta de neoideias; a substituição do afã por celebridade pela cultura da interassistencialidade parapsíquica anônima.
          Tertuliologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 30 culturas fixadas ou em implantação na CCCI a partir de aspectos da cultura tertuliana, sendo portanto derivadas, incentivadas e / ou sinérgicas:
          01. Cultura conscienciológica: a perseveração no enfrentamento da teática, exemplificação e verbação de neoverpons impelida pelos verbetes-aula diários.
          02. Cultura da amparabilidade cosmoética: o propósito de autofiliação meritória ao amparo extrafísico funcional manifestado na dedicação à autoprodução verbetográfica.
          03. Cultura da autorganização: a determinação na autodisciplina nos hábitos e rotinas prolíficas demonstrada na inserção da participação nas tertúlias na agenda pessoal.
          04. Cultura da autorreflexão: a motivação para a ponderação diuturna sobre novos conceitos e vivências estimulada pelas temáticas dos verbetes.
          05. Cultura da autotransparência: a disposição para a glasnost consciencial experienciada na autexposição tertuliana gravada e disponibilizada livremente na Internet.
          06. Cultura da cidadania planetária: o interesse pela avaliação e ajuizamento pessoal diante de questões e ocorrências mundiais atiçado pelos debates tertulianos.
          07. Cultura da criticidade cosmoética: a valorização da retidão heterocrítica com intenção tarística e autocrítica sincera encorajada pela gravação dos pareceres expostos em tertúlias.
          08. Cultura da democracia cognitiva: a dedicação à clareza didática e ao favorecimento do acesso às informações tarísticas a qualquer interessado exemplificada no Tertuliarium.
          09. Cultura da doação intelectual: a escolha pela doação despojada e gratuita dos frutos do próprio mentalsoma comprovada nas sugestões verbetográficas e no verbetorado pessoal.
          10. Cultura da energossomaticidade lúcida: o empenho no domínio energossomático para a sustentação da autolucidez exercitado nas experimentações tertuliárias.
          11. Cultura da erudição útil: o favoritismo pela leitura proveitosa instigado pela curiosidade gerada por verbetes e indicações bibliográficas nas tertúlias.
          12. Cultura da Etologia Cosmoética: a predisposição à fidelidade ao CPC despertada na averiguação da força tarística da autoridade cosmoética do verbetógrafo.
          13. Cultura da Higiene Consciencial: a aspiração pela homeostasia pessoal induzida pelos autorreferenciais de saúde experimentados no clima harmonizador tertuliano.
          14. Cultura da interassistência tarística: a priorização da tares construída com a observação dos efeitos multidimensionais dos esclarecimentos tertuliários.
          15. Cultura da lexicofilia: o reconhecimento do papel da dicionarização cerebral na qualidade da apreensão e exposição de ideias ilustrado pela riqueza vocabular dos verbetes.
          16. Cultura da liberdade de expressão: a defesa da interlocução franca, respeitosa, com direito ao livre questionamento e emissão de opiniões vivenciada na democracia tertuliária.
          17. Cultura da racionalidade paracientífica: a inclinação para pensenizar abrangendo tecnicamente percepções e cognições extrafísicas fomentada no exercício intelectual tertuliano.
          18. Cultura da recin: a demanda intraconsciencial em aceitar o desafio de aplicação imediata da neoideia impulsionada pelos desafios expostos nos verbetes conscienciológicos.
          19. Cultura da semperaprendência: a vocação para o autodidatismo ininterrupto reforçada pela educação continuada das aulas tertulianas.
          20. Cultura da verpon: a opção operosa pela descoberta, acatamento, vivência e divulgação de verpons conscienciológicas incitada pelas discussões tertulianas.
          21. Cultura do autodesassédio mentalsomático: a proatividade no corte de emocionalismos e irracionalidades incentivada pelas benesses sentidas em holopensene tertuliano salutar.
          22. Cultura do autorado: a primazia da escrita na vida cotidiana instaurada no verbetorado ativo conduzindo às publicações de obras conscienciológicas individuais.
          23. Cultura do debate cosmoético: a compreensão da relevância dos intercâmbios e refutações intelectuais para aprimorar e expandir ideias aprofundada na dinâmica tertuliana.
          24. Cultura do detalhismo exaustivo: a aptidão para a atenção perseverante às minúcias desenvolvida e / ou fortalecida nas revisões, inclusões e redações de verbetes.
          25. Cultura do enciclopedismo conscienciológico: a estrutura física e intelectual produzida e mantida por equipes técnicas entrosadas em prol do megaprojeto enciclopédico.
          26. Cultura do omniquestionamento pesquisístico: o tino investigativo na formulação de perguntas relevantes para buscar respostas evolutivas aquecido pelas indagações tertulianas.
          27. Cultura do ortoconvívio: a predileção por relacionamentos amistosos, intelectuais e interassistenciais potencializada pelas conversas no foro tertuliário de integração cognopolita.
          28. Cultura parapsíquica: a explicitação natural de pesquisas e vivências paraperceptivas, desdramatizadas e desmitificadas, influenciada pelas abordagens racionais tertulianas.
          29. Cultura tenepessista: o compartilhamento de vivências e elucidações interpares sobre posturas e procedimentos da tenepes motivado por temáticas verbetográficas afins.
          30. Cultura verbetográfica: a deliberação de pinçar, nomear, descrever e argumentar sobre aspecto observado da realidade reiterada na escrita de verbetes enciclopédicos.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cultura tertuliana, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          02. Autoinclusão verbetográfica: Autorrevezamentologia; Homeostático.
          03. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro.
          04. Cultura conscienciocêntrica: Autoproexologia; Homeostático.
          05. Década tertuliana: Tertuliologia; Neutro.
          06. Migração intratertuliária: Tertuliologia; Neutro.
          07. Omnidesafio das tertúlias conscienciológicas: Refutaciologia; Homeostático.
          08. Parapedagogiologia Verbetográfica: Reeducaciologia; Homeostático.
          09. Princípio coloquial: Coloquiologia; Neutro.
          10. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático.
          11. Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro.
          12. Teletertuliano incógnito: Infocomunicologia; Neutro.
          13. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
          14. Verbetógrafo conscienciológico: Verbetologia; Homeostático.
          15. Verbetorado conscienciológico: Comunicologia; Homeostático.
 A CULTURA TERTULIANA IMPLANTA A AUTOPREDILEÇÃO
 PELA LEITURA, PESQUISA, REFLEXÃO, ARGUMENTAÇÃO,
 DISCUSSÃO E ESCRITA, SOB O ENFOQUE COSMOÉTICO,
   PARAPSÍQUICO, INTERASSISTENCIAL E HOLOCÁRMICO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, participa da cultura tertuliana? Com qual nível de afinização, entrosamento e resultados evolutivos?
          Bibliografia Específica:
          1. Arakaki, Kátia; Como Aproveitar melhor as Tertúlias; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 2; Seção: Correspondência; 1 enu.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2006; páginas 224 a 226.
          2. Pitaguari, Antonio; Tertúlias no Campus CEAEC; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 2; 1 enu.; Seção: Editorial; Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2002; páginas 37 e 38.
          3. Vieira, Waldo; Tertúlias Conscienciológicas; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 2; 7 enus.; Seção: Temas da Conscienciologia; Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2002; páginas 39 a 42.
          4. Visintin, Cristina Laura; Qualificação da Tenepes a partir do Voluntariado no Tertuliarium; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 2; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 cronologia; 1 enu.; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2011; páginas 255 a 260.
                                                                                                                   A. L.