Técnica Tertuliária

A técnica tertuliária é a aplicação científica, didática ou pedagógica, dos métodos de amplificação e desenvolvimento da reunião ou assembleia dos tertulianos e pesquisadores afins para debater temas avançados da Conscienciologia, nas tertúlias conscienciológicas, diárias, o Curso de Longo Curso, do Tertuliarium, realizadas no Campus CEAEC.

Você, leitor ou leitora, já é tertuliano(a) ou teletertuliano(a) conscienciológico(a)? Você obtém algum proveito com as tertúlias conscienciológicas?

      TÉCNICA TERTULIÁRIA
                                      (TERTULIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A técnica tertuliária é a aplicação científica, didática ou pedagógica, dos métodos de amplificação e desenvolvimento da reunião ou assembleia dos tertulianos e pesquisadores afins para debater temas avançados da Conscienciologia, nas tertúlias conscienciológicas, diárias, o Curso de Longo Curso, do Tertuliarium, realizadas no Campus CEAEC.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo técnica procede do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Apareceu no Século XIX. O termo tertúlia deriva do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Surgiu, no idioma Espanhol, no Século XVII. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Técnica conscienciológica. 2. Técnica das tertúlias conscienciológicas. 3. Técnica pedagógica das neoverpons.
          Neologia. As 3 expressões compostas técnica tertuliária, técnica tertuliária direta e técnica tertuliária indireta são neologismos técnicos da Tertuliologia.
          Antonimologia: 1. Técnica da circularidade. 2. Técnica do crescendo. 3. Técnica da exaustividade. 4. Técnica do detalhismo. 5. Técnica da câmara de autorreflexão. 6. Técnica da conscin-cobaia.
          Estrangeirismologia: o Tertuliarium (Consultório Conscienciológico); as tertúlias on-line; o upgrade da erudição conscienciológica; o Argumentarium; o Planarium do discernimento.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoconsciencialidade evolutiva prioritária.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene parapedagógico do Tertuliarium; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a tertúlia conscienciológica; o parlatório técnico; os debates públicos sobre as questões da Conscienciologia; a assembleia técnica conscienciológica; os debates sobre os verbetes-aula; as heterocríticas ao tema do dia; as acareações interconscienciais; as revisões do texto; a carga horária de duas horas diárias do Curso de Longo Curso; a busca da reeducação consciencial em grupo; a Cognópolis; a evolução das pesquisas conscienciológicas; o debatódromo; a explicação melhor e mais acurada do conceito conscienciológico; a explicitação dos aspectos conscienciais latentes ou obscuros; as referências exemplificativas ao tema na hora e no momento certos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o Tertuliarium na condição de laboratório de desassédio mentalsomático; o Paratertuliarium; a ampliação da demanda pela tenepes; o macrossoma potencializando a Parapedagogiologia; os excons; a Central Extrafísica da Verdade (CEV); a simulcognição.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo força presencial do professor–força presencial do amparador extrafísico de função; o sinergismo das energias conscienciais dos tertulianos; o sinergismo do esclarecimento dúvidas-respostas; o sinergismo das Centrais Extrafísicas.
           Principiologia: o princípio da paraeducação continuada; o princípio da reeducação consciencial.
           Codigologia: o código de respeito à ignorância alheia; o código da retribuição proexológica; o código da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
           Teoriologia: a teoria da Terra como sendo planeta hospital-escola.
           Tecnologia: a técnica tertuliária; as técnicas conscienciológicas; a técnica da fratura exposta e do soco na cara empregada fraternalmente na Impactoterapia; a técnica da primeira impressão empregada através da força presencial; a técnica da leitura especializada dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; a técnica do registro pessoal dos temas das tertúlias; a técnica da minileitura prévia antes do início da tertúlia conscienciológica.
           Voluntariologia: os voluntários-tertulianos; os voluntários-teletertulianos.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores.
           Efeitologia: o efeito-halo das tertúlias online.
           Neossinapsologia: as neossinapses das neoverpons dos neoverbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.
           Ciclologia: o ciclo anual das publicações dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; o ciclo anual da prova geral da Conscienciologia.
           Enumerologia: a tecnicidade tertuliária; a holopensenidade tertuliária; a ortocriticidade tertuliária; a interassistencialidade tertuliária; a Parapedagogiologia tertuliária; a autoconsciencialidade tertuliária; a Tertuliologia.
           Binomiologia: o binômio verbete-aula.
           Interaciologia: a interação equipe técnica das tertúlias–professor; a interação professor-amparador; a interação professor–Central Extrafísica da Verdade (CEV); a interação consciex visitante do Curso Intermissivo–professor.
           Crescendologia: o crescendo do somatório de neoideias; o crescendo aquisitivo do conteúdo conscienciológico; o crescendo do alargamento ideativo da cosmovisão pessoal; o crescendo cognitivo da associação de ideias de ponta.
           Trinomiologia: o trinômio ensaio–verbete–aula diária, gratuita.
           Antagonismologia: o antagonismo educação conscienciológica / educação formal; o antagonismo atacadismo existencial / varejismo existencial; o antagonismo intenção de informar / coerção intelectual; o antagonismo cosmovisão conscienciológica / visionarismo imaturo.
           Paradoxologia: o paradoxo do Tertuliarium como laboratório experimental intrafísico para consciex intermissivista.
           Politicologia: a política da reeducação geral; a didaticocracia; a debatocracia; a democracia; a argumentocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia.
           Legislogia: as leis da maxiproéxis grupal.
           Filiologia: a pesquisofilia; a leiturofilia; a logicofilia; a discernimentofilia; a evoluciofilia; a priorofilia; a proexofilia.
           Fobiologia: a fobia à autexposição; a criticofobia; a neofobia.
           Holotecologia: a tertulioteca; a pesquisoteca; a metodoteca; a polemoteca; parapedagogoteca; a consciencioteca; a mentalsomatoteca.
           Interdisciplinologia: a Tertuliologia; a Tecnologia; a Parapedagogiologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Comunicologia; a Mentalsomatologia; a Refutaciologia; a Descrenciologia; a Ressociologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a equipe técnica das tertúlias conscienciológicas; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens praeceptor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens scientificus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: técnica tertuliária direta = o desenvolvimento da aula do Curso de Longo Curso diretamente no Tertuliarium; técnica tertuliária indireta = o desenvolvimento da aula do Curso de Longo Curso indiretamente através da transmissão online, televisiva e radiofônica, ao vivo.
          Culturologia: a cultura da Pesquisologia; a cultura da Refutaciologia; a cultura da Descrenciologia; a cultura conscienciológica na Cognópolis; a cultura didática; a cultura transdimensional da Conscienciologia; os choques gerados pela cultura conscienciológica.
          Taxologia. Sob a ótica da Tertuliologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 34 técnicas pedagógicas empregadas no desenvolvimento das tertúlias conscienciológicas do Tertuliarium, no Campus CEAEC (Ano-base: 2008):
          01. Técnica da antialienação: as comunicações das notícias recentes da mídia impressa, relevantes ou pertinentes em relação ao verbete do dia ou aos participantes diretos, eventuais.
          02. Técnica da banana technique: a entrega da banana de plástico (esnobação) para o tertuliano ou tertuliana confessando publicamente a não-participação (esnobação) na prova geral de Conscienciologia, no fim do ano letivo.
          03. Técnica da casuística: o uso de ganchos didáticos por meio de casos ou histórias da vida real.
          04. Técnica da conscin-cobaia: a autexposição diária do tertuliano-professor e dos tertulianos-alunos.
          05. Técnica da cópia de verbete antigo: o encaminhamento de cópia de verbete já debatido para tertulianos com dúvidas em conceitos já explicitados.
          06. Técnica da doação do verbete: a doação do verbete do dia de modo gratuito, sem taxas.
          07. Técnica da eleição: a escolha dos verbetes através da votação para todos os dias, exceto aos domingos, sugerido pelo professor.
          08. Técnica da escala evolutiva: o banner da escala evolutiva das consciências, afixado na parede da sala de aulas das tertúlias, para consultas diretas durante os debates.
          09. Técnica da interassistencialidade: a solicitação para determinado voluntário orientar outro, após a tertúlia, em alguma dúvida pessoal sobre ocorrência da especialidade profissional. Exemplo: problemas jurídicos, procurar os advogados da CIAJUC.
          10. Técnica da leitura das auras: a identificação e o direcionamento de perguntas dos tertulianos, por meio da clarividência das psicosferas dos mesmos, estimulando-os aos questionamentos.
          11. Técnica da lupa: o uso da lupa nas leituras para não forçar os olhos.
          12. Técnica da ocupação: o ato de solicitar ao novo tertuliano fazer associação de ideias do verbete em debate com a ocupação (profissão, trabalho), contribuindo com algum comentário, sugestão ou adendo.
          13. Técnica das especialidades: o banner das especialidades, na ordem alfabética, afixado na parede da sala de aulas das tertúlias, para consultas diretas durante os debates.
          14. Técnica das faixas etárias: o banner das faixas etárias das conscins, afixado na parede da sala de aulas das tertúlias, para consultas diretas durante os debates.
          15. Técnica das palmas: a recepção de visitantes ou voluntários como meio de valorização da presença da conscin e do trabalho pessoal correspondente.
          16. Técnica das pontoações: o banner das pontoações dos trabalhos do CEAEC e da CCCI, afixado na parede da sala de aulas das tertúlias, para consultas diretas durante os debates.
          17. Técnica das respostas aos teletertulianos: as respostas adequadas ao nível da pergunta e do teletertuliano ou teletertuliana.
          18. Técnica da utilidade pública: a prestação de serviço por meio de avisos gerais.
          19. Técnica do apelido: o chamamento técnico e afetivo de tertulianos, assíduos, interventores, debatedores e dinâmicos, por exemplo, o Trio Parada Dura, o IBGE.
          20. Técnica do banner: a divulgação de novo curso, encontro ou evento por intermédio de banner, afixado na parede da sala de aulas das tertúlias, como recurso didático para a seção de avisos no final da tertúlia.
          21. Técnica do bom humor: as anedotas e brincadeiras oportunas empregadas para aliviar a austeridade de certos temas complexos ou a tensão de holopensenes mais carregados.
          22. Técnica do calendário: a localização do calendário, com os dias do mês, na parede de frente ao professor, no fundo da sala de aulas das tertúlias, a fim de permitir o acompanhamento direto da cronologia intrafísica.
          23. Técnica do copo d’água: o aproveitamento do momento de perguntas pelos tertulianos para beber o copo d’água.
          24. Técnica do gongo: o soar do gongo na abertura dos trabalhos da tertúlia como meio de chamamento inicial de conscins e consciexes.
          25. Técnica do histrionismo: o emprego de canto, dança ou performance breve, de modo histriônico, tornando a aula mais didática e comunicativa.
          26. Técnica do porta-livro: a colocação dos originais do verbete do dia, das anotações da “utilidade pública” e das perguntas dos teletertulianos dispostos em amplo porta-livro ou porta-verbetes.
          27. Técnica do princípio da descrença: a placa do princípio da descrença afixada na parede da sala de aulas das tertúlias, a fim de lembrar a todos o caráter científico e teático da Conscienciologia.
          28. Técnica do quadro branco: o preenchimento diário do quadro branco (quadro mural) com as informações do título do verbete, número e data da tertúlia em andamento.
          29. Técnica do relógio: a localização do relógio, junto à mesa do professor, permite a visualização durante a transmissão da tertúlia online, via Internet, TV e rádio, revelando autenticidade e transparência.
          30. Técnica dos 20 megaatributos: o banner dos 20 megaatributos propulsores da evolução, afixado na parede da sala de aulas das tertúlias, para consultas durante os debates.
          31. Técnica dos avisos: a reserva de tempo, ao final da tertúlia, depois da eleição do verbete para o dia seguinte, para avisos oportunos e divulgações de cursos e eventos, particularmente da CCCI ou de interesse geral.
          32. Técnica dos especialistas: a solicitação de parecer aos especialistas, como por exemplo, aos advogados, médicos, revisores, entre outros, sobre algum caso ou polêmica, durante a tertúlia.
          33. Técnica dos ganchos: o emprego de ganchos didáticos de filmes cinematográficos, diálogos e cenários, aspectos comparativos de livros recém-publicados, programas de TV e matérias de jornais contendo conteúdos conscienciológicos.
          34. Técnica do trabalho em equipe: a solicitação ao tertuliano pontual da explicação da ideia já debatida ao tertuliano atrasado, tendo entrado na tertúlia depois de algum tempo.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica tertuliária, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          02. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          03. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
          05. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro.
          06. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          07. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          08. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
          09. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
          10. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
 O CURSO DE LONGO CURSO, DIÁRIO, DAS TERTÚLIAS,
   PELO NÚMERO AVULTADO DE TERTULIANOS INTERESSADOS, ESTÁ INSERIDO ENTRE OS MAIORES ÊXITOS PARAPEDAGÓGICOS DAS TÉCNICAS CONSCIENCIOLÓGICAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já é tertuliano(a) ou teletertuliano(a) conscienciológico(a)? Você obtém algum proveito com as tertúlias conscienciológicas?