Sutileza Técnica

A sutileza técnica é a qualidade ou o caráter sutil dos conceitos da Neociência Conscienciologia aplicados no emprego dos recursos tecnológicos facilitadores da vida humana e defensores da sobrevida sadia do soma.

Você, leitor ou leitora, emprega as sutilezas técnicas na vida diuturna?

      SUTILEZA TÉCNICA
                                (AUTEXPERIMENTOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A sutileza técnica é a qualidade ou o caráter sutil dos conceitos da Neociência Conscienciologia aplicados no emprego dos recursos tecnológicos facilitadores da vida humana e defensores da sobrevida sadia do soma.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo sutil provém do idioma Latim, subtilis, “sutil; fino; delgado; tênue; miúdo; delicado; exato; escrupuloso; minucioso; simples; preciso”. Apareceu no Século XIII. A palavra sutileza surgiu no Século XVI. O vocábulo técnica procede do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, technikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Autoconscientização técnica. 2. Autorganização técnica. 3. Autoplanejamento técnico.
          Neologia. As duas expressões compostas sutileza técnica autoconsciente e sutileza técnica ignorada são neologismos técnicos da Autexperimentologia.
          Antonimologia: 1. Inconsciência técnica. 2. Autodesorganização técnica.
          Estrangeirismologia: o instrumento top de linha; a finesse técnica.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade pacífica com os objetos do Cosmos.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal quanto à Tecnologia e à Paratecnologia; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autopensenização refinada; a intrusão pensênica sutil.
          Fatologia: a sutileza técnica; a inteligência prática; o reparo das sutilezas técnicas; a pesquisa pessoal começando pelos objetos próximos aparentemente insignificantes; a aplicação dos próprios recursos técnicos com inteligência; o calculismo cosmoético; a organização do autoconhecimento; a Metodologia da instrumentação; os objetos de uso pessoal; os artefatos do saber extracerebrais; a megafuncionalidade pessoal no Cosmos; o utilitarismo tecnológico evolutivo; a agudeza da inteligência; a observação atenta; a atenção dividida; o detalhe quase imperceptível; o humor fino; o tato no convívio social; o preâmbulo da tares; a intencionalidade cosmoética; a inteligência ectópica ou pseudointeligência; o artifício baratrosférico; a artimanha demagógica; a manobra capciosa; a trapaça; a tramoia; a chicana judicial; o ardil golpista; o truque ilusionista; a manipulação interconsciencial; a necessidade permanente da intencionalidade evolutiva.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as sutilezas paratécnicas; os fenômenos parapsíquicos na diuturnidade; os sinais de alerta parapsíquicos patrocinados pelos amparadores extrafísicos de função; as manifestações dos Serenões.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intrafisicalidade-sutilidade.
          Principiologia: o princípio da autopensenidade lúcida.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando o emprego das sutilezas técnicas.
          Teoriologia: a aplicação da teoria das neoideias; a teoria da interprisão grupocármica alertando sobre as sutilezas evolutivamente comprometedoras.
          Tecnologia: as técnicas verponológicas da Conscienciologia; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da atomização cognitiva; as técnicas da etiqueta social; as técnicas paradiplomáticas; a técnica do entrelinhamento; as técnicas autoconscienciométricas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: os efeitos colaterais dos objetos.
          Neossinapsologia: a lateropensenidade conscienciológica e as neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo ideativo de verpons; o ciclo das neoideias libertárias.
          Binomiologia: o binômio sutileza da ideia–realização concreta; o binômio sutilezas conteudísticas–sutilezas formais.
          Interaciologia: a interação pesquisística profunda consciência pesquisadora–objeto de pesquisa.
          Crescendologia: o crescendo varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o crescendo retroideia-neoideia; o crescendo Ciência Convencional–Paraciência Conscienciológica; o crescendo sutileza isolada–sutilezas conjuntas.
          Trinomiologia: o trinômio eumatia-apreensibilidade-compreensibilidade.
          Polinomiologia: o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio neopensenes-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo priorização / despriorização; o antagonismo objetos úteis / objetos inúteis; o antagonismo sutileza detectada / sutileza despercebida; o antagonismo sutileza esclarecedora / sutileza coercitiva.
          Paradoxologia: o paradoxo intelectual de encontrarem-se disponíveis para muitas inteligências as verdades relativas captadas por poucas.
          Politicologia: a conscienciocracia; a democracia; a lucidocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à autocognição teática avançada.
          Filiologia: a conscienciofilia; a neofilia.
          Holotecologia: a metodoteca; a proexoteca; a experimentoteca; a tecnoteca; a mentalsomatoteca; a autopesquisoteca; a heuristicoteca.
          Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Tecnologia; a Intrafisicologia; a Conviviologia; a Somatologia; a Higienologia; a Ergonomia; a Autocriteriologia; a Sistematologia; a Habitologia; a Heuristicologia; a Megafocologia; a Holomaturologia; a Neotecnologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin autocentrada; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o administrador das ideias de ponta.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a administradora das ideias de ponta.
          Hominologia: o Homo sapiens technologus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens ordinatus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autologicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens praeparatus; o Homo sapiens parapercutiens.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: sutileza técnica autoconsciente = a da conscin lúcida quanto às técnicas aplicadas à coexistência evolutiva com os objetos do Cosmos; sutileza técnica ignorada = a da conscin ainda inconsciente quanto às técnicas aplicadas à coexistência evolutiva com os objetos do Cosmos.
          Culturologia: a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Ergonomia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autexperimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 questões pertinentes, no universo das sutilezas técnicas, e adequadas para o teste conscienciométrico da conscin lúcida, homem ou mulher:
          01. Backups. Você mantém 3 backups, em meio digital e em papel, dos originais, em 3 locais diferentes com a finalidade de aumentar a segurança do trabalho intelectual?
          02. Caneta. Você usa caneta específica para personalizar a própria assinatura?
          03. Escova. Você mantém a escova de dentes a mais de 2 metros do vaso sanitário?
          04. Lupa. Você emprega a lupa-lanterna com luz de pilha para os locais escuros?
          05. Luvas. Você usa luvas para dormir quando faz muito frio?
          06. Máscara. Você usa máscara sanitária durante a relação sexual com o parceiro, ou parceira, quando resfriado ou gripado?
          07. Miniestojo. Você usa miniestojo de plástico para vitaminas, suplementos alimentares e remédios?
          08. Motor-gerador. Você mantém motor-gerador, moderno, de eletricidade, para a residência, contra prováveis apagões (blecautes) e defesa dos trabalhos no computador?
          09. Nobreaks. Você emprega o nobreak ou nobreaks adequados, conexos, ou em série, ao computador, a fim de defender os próprios arquivos?
          10. Suporte. Você tem suporte na parede do banheiro para apoiar os pés e lavar as pernas?


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sutileza técnica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
          02. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático.
          03. Compatibilidade automotivação-trabalho: Experimentologia; Homeostático.
          04. Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
          05. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          06. Ideia sutil: Heuristicologia; Neutro.
          07. Lacuna da formação cultural: Experimentologia; Nosográfico.
        08. Nuança: Experimentologia; Neutro.
        09. Objeto ajustado: Intrafisicologia; Neutro.
        10. Paradoxo sutil: Paradoxologia; Neutro.
        11. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
        12. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
        13. Sutileza conscienciológica: Mentalsomatologia; Homeostático.
        14. Teaticologia: Intrafisicologia; Homeostático.
        15. Usabilidade: Experimentologia; Neutro.
  À PRIMEIRA VISTA, AS SUTILEZAS TÉCNICAS PARECEM
     INSIGNIFICANTES, SUPERFICIAIS OU BRINCADEIRAS
  DE ADULTO, CONTUDO, APÓS OBSERVAÇÕES ATENTAS,
 QUEM PESQUISA IDENTIFICA AS APLICAÇÕES PRÁTICAS.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, emprega as sutilezas técnicas na vida diuturna?
De quais modalidades?