Década de Verbetorado Conscienciológico

A década de verbetorado conscienciológico é o período de 10 anos consecutivos dedicados pela conscin, homem ou mulher, à redação frequente de verbete técnico sobre tema evolutivo a ser debatido e incluído na Enciclopédia da Conscienciologia.

Você, leitor ou leitora, já completou a primeira década de verbetorado conscienciológico? No teste de avaliação pessoal pela escala de 1 a 5, em qual nível você situa o próprio aproveitamento da oportunidade enciclopédica?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
              DÉCADA          DE        VERBETORADO CONSCIENCIOLÓGICO
                                               (VERBETOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A década de verbetorado conscienciológico é o período de 10 anos consecutivos dedicados pela conscin, homem ou mulher, à redação frequente de verbete técnico sobre tema evolutivo a ser debatido e incluído na Enciclopédia da Conscienciologia.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo década vem do idioma Latim, decas, “década”, e este do idioma Grego, dékas, “dezena; grupo de 10”. Surgiu no Século XV. O termo verbo deriva também do idioma Latim, verbum, “palavra; vocábulo; termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. A palavra verbete apareceu em 1881. O vocábulo consciência procede do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
             Sinonimologia: 1. Decênio de verbetorado conscienciológico. 2. Década de verbetografia conscienciológica. 3. Década de coautoria da Enciclopédia da Conscienciologia.
             Neologia. As 3 expressões compostas década de verbetorado conscienciológico, primeira década de verbetorado conscienciológico e próxima década de verbetorado conscienciológico são neologismos técnicos da Verbetologia.
             Antonimologia: 1. Década tertuliana. 2. Década tenepessista. 3. Jubileu de verbetorado conscienciológico.
             Estrangeirismologia: a década de defesas no Tertuliarium; o decênio de doação do próprio background evolutivo por meio da redação conscienciológica; as repercussões intra, inter e extraconscienciais da década de materiais tarísticos disponibilizados gratuitamente na Internet.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Comunicologia Tarística.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Criemos obras multidimensionais.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas relativas ao tema:
             1. “Enciclopediologia. Quem participa da composição dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, na condição de conscin verbetógrafa, possui um item a mais, positivo, na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).”
             2. “FEP. Um intermissivista escreveu artigo de esclarecimento, o outro defendeu verbete da Enciclopédia da Conscienciologia, e esse outro publicou a sua obra-prima. Cada ação evolutiva dessas, sendo relevante, vai consignada na FEP de cada consciência.”
             3. “Verbetografia. O verbetorado fixa o processo evolutivo da Reubexologia.”


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal do enciclopedismo conscienciológico; o holopensene da autodeterminação tarística; o holopensene pessoal da conscienciografia; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; o decênio de colaboração com a formação de fôrma holopensênica grupal, enciclopédica, para as próximas gerações; a contribuição, verbete a verbete, para a implantação de holopensene evolutivo no Planeta; o desenvolvimento gradativo de autopensenização fundamentada na mundividência conscienciológica; o fortalecimento da vinculação ao holopensene da Conscienciologia. 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: a década de verbetorado conscienciológico; o marco autevolutivo na autobiografia; o decênio de exposição, debate e divulgação das pesquisas pessoais no Curso de Longo Curso; a formação continuada em Conformática Conscienciológica; a construção de olhar conscienciográfico através da verbetografia; a autoinclusão efetiva na cápsula do tempo cinemascópica; o proveito da oportunidade enciclopédica enquanto recurso favorecedor do autorrevezamento multimensional; o desenvolvimento gradativo da racionalidade paracientífica; a consolidação do apreço à Cogniciologia Evolutiva.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o decênio de amparabilidade extrafísica na elaboração e apresentação de verbetes; a pesquisa dos bastidores extrafísicos da escrita e defesa de verbetes; o incremento da lucidez quanto às inspirações parassistidas; o aumento das ocorrências de extrapolacionismos parapsíquicos parapatrocinados; o desenvolvimento gradativo da abordagem multidimensional às realidades; a intensificação do entrosamento com o amparo funcional da tares.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo tarístico verbetógrafo-tertuliano-teletertuliano; o sinergismo tarístico redação esclarecedora–elucidação oral; o sinergismo tarístico confor-verbação; o sinergismo comunicativo conteúdo esclarecedor–didática expositiva; o sinergismo comunicativo intelecção ágil–cognição vasta; o sinergismo comunicativo boa vontade–boa intenção–bom humor–autodiscernimento cosmoético; o sinergismo cognitivo educação formal–educação conscienciológica.
          Principiologia: a teática do princípio da descrença (PD) nas comunicações orais e textuais; a aplicação do princípio da primazia do conteúdo sobre a forma; a experimentação do princípio do posicionamento pessoal (PPP); o estabelecimento do princípio “devagar e sempre”; a vivência do princípio da educação infinita; a compreensão do princípio da verpon; a observação do princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando os conteúdos expostos.
          Teoriologia: o aprofundamento no corpus teático da Conscienciologia.
          Tecnologia: a elaboração de técnicas para a administração do verbetorado pessoal; o treino nas técnicas do detalhismo, exaustividade e circularidade; as técnicas energéticas; as técnicas pesquisísticas; as técnicas verbetográficas; as técnicas tertulianas; as Neotecnologias Comunicativas propiciando a tares sem fronteiras.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico nas bases de sustentação dos empreendimentos tarísticos.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Holociclo, Holoteca, Tertuliarium).
          Efeitologia: os efeitos do verbetorado; os efeitos auto e heterevolutivos do investimento em autoqualificações relativas ao confor enciclopédico e ao debate tarístico.
          Neossinapsologia: o afinco na formação continuada de neossinapses evolutivas em prol da publicação de teáticas conscienciológicas.
          Ciclologia: o ciclo tertuliário ler-escutar-questionar.
          Binomiologia: o binômio inspiração–transpiração pesquisística.
          Interaciologia: a interação verbetógrafo–primeiro leitor; a interação verbetógrafo-revisor; a interação verbetógrafo-mediador; a interação verbetógrafo-tertuliano.
          Crescendologia: o crescendo cognitivo proveniente da redação conscienciológica.
          Trinomiologia: o trinômio verbetográfico escrita-revisão-defesa; o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: os ganchos didáticos pautados no acervo pessoal relativo ao polinômio Fatuística-Parafatuística-Casuística-Paracasuística.
          Antagonismologia: o antagonismo perguntar / responder; o antagonismo esclarecer / convencer. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                   3
             Politicologia: a política de cessão de direitos autorais e de imagem.
             Legislogia: a lei do maior esforço intelectual aplicada à tares.
             Filiologia: a verbetofilia; a tertuliofilia; a grafofilia; a comunicofilia; a intelectofilia; a bibliofilia; a amparofilia.
             Mitologia: o descarte definitivo do mito da inspiração sem transpiração e do mito do dom sem esforço.
             Holotecologia: a lexicoteca; a encicloteca; a hemeroteca; a comunicoteca; a argumentoteca; a didaticoteca; a teaticoteca.
             Interdisciplinologia: a Verbetologia; a Verbetografia; a Tertuliologia; a Comunicologia; a Taristicologia; a Grafopensenologia; a Gesconologia; a Verponologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin comunicóloga enciclopedista.
             Masculinologia: o verbetógrafo; o verbetólogo; o enciclopedista conscienciológico; o coautor da Enciclopédia da Conscienciologia.
             Femininologia: a verbetógrafa; a verbetóloga; a enciclopedista conscienciológica; a coautora da Enciclopédia da Conscienciologia.
             Hominologia: o Homo sapiens encyclopaedicus; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens conscientiologicus; o Homo sapiens verponarista.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: primeira década de verbetorado conscienciológico = o balanço de aprendizagens e ganhos evolutivos hauridos nos 10 anos de rotina verbetográfica; próxima década de verbetorado conscienciológico = o planejamento de potencializações e otimizações a serem efetivadas nos 10 anos porvir de rotina verbetográfica.
             Culturologia: a cultura verbetográfica; a cultura tertuliana; a cultura de semperaprendência; a cultura de doação intelectual; a cultura conscienciológica; a cultura da Comunicologia Tarística; a cultura da Parapercepciologia Cosmoética Interassistencial.
             Década. As primeiras defesas de neoverbetógrafos ocorreram no período de 3 a 22 de setembro de 2010, sendo o marco inicial para as primeiras conquistas da década de verbetorado pessoal na Enciclopédia da Conscienciologia.
             Realizações. Segundo a Proexologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 realizações, individuais ou conjuntas, possíveis à conscin verbetógrafa durante a década de dedicação à escrita frequente de verbetes:
             01. Automundividência conscienciológica: desenvolvimento diligente de perspectivas sobre as realidades fundamentadas em teáticas conscienciológicas com a rotina verbetográfica.
             02. Autorrepertório verbetográfico: preparo criterioso de coletânea singular de temas evolutivos redigidos a partir das cognições e vivências pessoais.
             03. Balanço verbetográfico: exame periódico dos autodesempenhos nas comunicações, orais e textuais, bem como dos respectivos resultados evolutivos.
             04. Colheita verbetográfica: constatação realista do saldo tarístico do autorrepertório verbetográfico em construção.
             05. Comunicabilidade amparada: recepção providencial de auxílios e inspirações de amparadores extrafísicos da Enciclopédia Conscienciológica na redação e defesa de verbetes. 4                                                                    En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
           06. Cultura tertuliana: contribuição regular na manutenção das aulas conscienciológicas do Curso de Longo Curso, diárias, inéditas, gratuitas e deixadas à disposição na Internet.
           07. Cultura verbetográfica: entrosamento efetivo na implantação grupal do conjunto de conhecimentos, comportamentos, costumes e valores relativos à constância na verbetografia.
           08. Enciclopedismo conscienciológico: comprometimento voluntário com o projeto tarístico grupal de analisar e inventariar multidimensionalmente o Cosmos.
           09. Estudiosidade conscienciológica: cultivo perseverante do hábito de ler, estudar, pesquisar e ponderar demandado na elaboração de neoverbetes.
           10. Gruporrevezamento multiexistencial: participação ativa na construção grupal de senha enciclopédica favorecedora da retomada de tarefas em próxima ressoma.


                                                  VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a década de verbetorado conscienciológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acabativa verbetográfica: Verbetologia; Neutro.
           02. Autorrepertório verbetográfico: Verbetologia; Homeostático.
           03. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro.
           04. Colheita intrafísica: Evoluciologia; Homeostático.
           05. Cultura tertuliana: Tertuliologia; Homeostático.
           06. Cultura verbetográfica: Verbetologia; Homeostático.
           07. Década tertuliana: Tertuliologia; Neutro.
           08. Efeito do verbetorado: Verbetologia; Homeostático.
           09. Empenho proexolíneo: Autodeterminologia; Homeostático.
           10. Infopesquisa conscienciográfica: Cosmovisiologia; Neutro.
           11. Marco autevolutivo: Proexologia; Homeostático.
           12. Olhar conscienciográfico: Gesconologia; Neutro.
           13. Repertório verbetográfico pró-autorrevezamento: Autorrevezamentologia; Homeostático.
           14. Tertuliofilia: Tertuliologia; Neutro.
           15. Verbetorado conscienciológico: Comunicologia; Homeostático.
         A DÉCADA DE VERBETORADO PODE FORNECER
     INDÍCIOS INICIAIS DA COLHEITA INTRAFÍSICA OBTIDA
  POR MEIO DO REPERTÓRIO DE VERBETES E DEFESAS,
   PERMITINDO PLANEJAR AJUSTES E APRIMORAMENTOS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já completou a primeira década de verbetorado conscienciológico? No teste de avaliação pessoal pela escala de 1 a 5, em qual nível você situa o próprio aproveitamento da oportunidade enciclopédica?
           Bibliografia Específica:
           1. Ferraro, Cristiane; & Lopes, Adriana; Enciclopedismo Conscienciológico; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 3; 2 E-mails; 6 enus.; 2 microbiografias; 4 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho / Setembro, 2012; páginas 267 a 273.
           2. Lopes, Adriana; Cultura Verbetográfica; Artigo; Neologus – Revista Científica da ENCYCLOSSAPIENS; I Encontro de Enciclopedistas da Conscienciologia: Do Iluminismo à Parailuminismologia; Auditorium, CEAEC; Foz do Iguaçu, PR; 19-20.08.17; Bianual; Ano 1; N. 1.; 1 E-mail; 9 enus.; 1 microbiografia; 8 refs.; 23 webgrafias; Associação En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                     5 Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); Foz do Iguaçu, PR; Agosto, 2019; páginas 199 a 212.
             3. Idem; Repertório Verbetográfico Pró-Autorrevezamento Multiexistencial; Artigo; Neologus – Revista Científica da ENCYCLOSSAPIENS; II Encontro de Enciclopedistas da Conscienciologia: Gruporrevezamentologia Neoen ciclopédica; Auditorium, CEAEC; Foz do Iguaçu, PR; 17-18.08.19; Bianual; N. 2.; Ano 2; N. 2; 1 E-mail; 7 enus.; 1 microbiografia; 8 refs.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); Foz do Iguaçu, PR; Agosto, 2017; páginas 169 a 180.
             4. Idem; Tertuliofilia; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 4; 1 E-mail; 5 enus.; 1 microbiografia; 5 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro / Dezembro, 2012 ; páginas 410 a 416.
             5. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; paginas 195, 972, 1.442 a 1.444.
             6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014.; páginas 585, 713 e 1.684.
                                                                                                                      A. L.