A Cronotenepessologia é a especialidade da Conscienciologia dedicada ao estudo técnico da qualidade, condição ou estado dos diferentes patamares da tenepes de acordo com a variável tempo cronológico.
Você, leitor ou leitora, pratica a tenepes há quanto tempo? Quais resultados holocármicos, holossomáticos, pensenológicos, proexológicos e parapercepciológicos tem alcançado?
CRONOTENEPESSOLOGIA (TENEPESSOLOGIA) I. Conformática Definologia. A Cronotenepessologia é a especialidade da Conscienciologia dedicada ao estudo técnico da qualidade, condição ou estado dos diferentes patamares da tenepes de acordo com a variável tempo cronológico. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição crono vem do idioma Grego, khrónos, “tempo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. A palavra tarefa provém do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho que se impõe a alguém”, derivada de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo energético deriva do idioma Grego, energêtikós, “ativo; eficaz”. Surgiu no Século XX. O termo pessoal procede do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição logia vem do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 01. Cronotenepessismo. 02. Cronologia Tenepessológica. 03. Cronêmica da Tenepessologia. 04. Historiologia da tenepes. 05. Análise temporal tenepessográfica. 06. Timeline tenepessográfico. 07. Holomemoriologia Tenepessológica. 08. Historiografologia Tenepessológica. 09. Cronotenepessografia. 10. Análise da datação tenepessológica. Arcaismologia. Eis 1 termo arcaico de significado equivalente à tenepes: passes para o escuro. Neologia. As 3 expressões Cronotenepessologia, Autocronotenepessologia e Heterocronotenepessologia são neologismos técnicos da Tenepessologia. Antonimologia: 1. Cronologia. 2. Tenepessologia. 3. Análise proxêmica da tenepes. Estrangeirismologia: a línea del tiempo tenepessológica; o antes y el después en la teneper; a teneper, en calidad, de divisor de aguas; o full time interassistencial aprendido na tenepes; o valor dos 50 minutos da tenepes a cada 24 horas no lifetime; o tenepessopensene inserido no schedule pessoal; o Tenepessarium; o Ofiexarium. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Evoluciologia Tenepessológica. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Cronêmica Tenepessológica; os retropensenes; a retropensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a importância do registro dos tenepessopensenes no diário pessoal possibilitando o estudo da Autocronotenepessologia; os mnemopensenes qualificados nas evocações energoassistenciais através do trinômio rostos-nomes-locais; os benignopensenes exercitados diariamente durante a tenepes; as inspirações de grafopensenes para redação do trinômio artigos-verbetes-livros no período pré-tenepes–tenepes–pós-tenepes. Fatologia: a itinerância docente conscienciológica como preparação para a tenepes; a análise dos efeitos cronêmicos na qualificação tenepessológica; os hábitos diários fundamentando a vida intra e extrafísica do tenepessista; a tenepes assentada na assiduidade e pontualidade do tenepessista; a tenepes ao modo de enciclopédia do autoconhecimento; a tenepes enquanto 4ª força prioritária da conscin lúcida; o Fórum da Tenepes na condição de evento esclarecedor da evolução da prática da tenepes; as pontoações de 260 tenepessistas na Cognópolis Foz do Iguaçu (Data-base: 27.05.12); a Cronologia da Tenepessologia. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as práticas parapsíquicas amadoras compondo a pré-história da tenepes ao longo das vidas passadas (Autosseriexologia); o ato de levantar a poeira energética e multidimensional em torno de si e dos entes queridos, sobretudo durante os 6 primeiros meses; a tenepes como paratécnica de conexão permanente com a paraprocedência; os ajustes dos relógios entre o tenepessista e o amparador de função; o relógio parabiológico regulando o ritmo das exteriorizações energéticas na tenepes; a semipossessão benigna, consciente, maior, sadia, onipresente, permanente e cosmoética do amparador extrafísico no período das práticas tenepessistas; a possibilidade de alternância de amparadores, em serviço, em única sessão energoassistencial; o valor dado pelo tenepessista aos minutos de interação com amparador de função; o parametabolismo energético do tenepessista veterano possibilitando assistência energética maior; a paramitridatização do tenepessista veterano a caminho da desperticidade quanto às energias conscienciais doentias dos assediadores; a ocorrência sadia e mais frequente de determinado fenômeno parapsíquico; o atendimento amparado de consciexes com carências específicas; a superintendência dos evoluciólogos na rede de tenepessistas intermissivistas; a gratidão aos evoluciólogos e Serenões na condição de pioneiros na aplicação da tenepes e desbravadores de caminhos evolutivos para os intermissivistas; a tenepes como pilar sustentador da ofiex, da desperticidade e do compléxis; o continuum desempenho interassistencial no período intermissivo–dimensão intrafísica pelo tenepessista; o papel da tenepes na cosmovisão holobiográfica através da autolucidez quanto ao trio ínsito; o acompanhamento da Paracronotenepessologia pelos amparadores de função. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo Retro-Historiografia–Neo-Historiografia; o sinergismo estado vibracional–tenepes; o sinergismo sinalética parapsíquica–tenepes; o sinergismo dinâmicas parapsíquicas–tenepes; o sinergismo arco voltaico–tenepes; o sinergismo megaeuforização-tenepes; o sinergismo Centrais Extrafísicas–tenepes. Principiologia: a vivência do princípio da descrença; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da multidimensionalidade consciencial; o princípio da megafraternidade; o princípio da responsabilidade evolutiva; o princípio do autorrevezamento multiexistencial. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) dos tenepessistas, promovendo a autopesquisa constante, em prol do alcance de neopatamares tenepessológicos. Teoriologia: a teoria e a prática da tenepes; a teoria da fartura da energia consciencial. Tecnologia: a tenepes como Paratecnologia consciencial; a paratécnica da ofiex. Voluntariologia: os voluntários tenepessistas das Instituições Conscienciocêntricas (ICs). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da tenepes. Colegiologia: o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível dos Mnemossomaticistas; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível dos Parapercepciologistas; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Intermissivistas. Efeitologia: os efeitos ectoplásmicos da evolução das práticas da tenepes; os efeitos somáticos no estágio avançado da tenepes; o efeito multiexistencial e consciencial cirúrgico (recin) desencadeado pela tenepes; os efeitos da tenepes na mudança de holopensene pessoal para melhor; a assimilação simpática (assim) como efeito da iscagem lúcida; os efeitos sadios da tenepes após a primeira década; os efeitos evolutivos das pesquisas históricas. Neossinapsologia: as neossinapses multidimensionais e holossomáticas criadas no cérebro do tenepessista após período médio de 2 anos; as neossinapses autocognitivas geradas a partir da tenepes; a cognição prioritária vincada nas parassinapses do tenepessista veterano; a influência de parassinapses evolutivas no holossoma do tenepessista veterano. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade. Enumerologia: os pedidos da tenepes; a casuística da tenepes; a paracasuística da tenepes; a fatuística da tenepes; a parafatuística da tenepes; os feitos da tenepes; os eventos da tenepes. Binomiologia: o binômio Cronologia-Tenepessologia; o binômio Imagética-Tenepessologia; o aperfeiçoamento constante no entrosamento parapsíquico do binômio (dupla) tenepessista–amparador extrafísico; o binômio tenepes-autopesquisa; o binômio profissão-tenepes; o binômio invéxis-tenepes; o binômio recéxis-tenepes. Interaciologia: a interação tenepes–técnica da autorreflexão de 5 horas; a interação autoconscienciometria-tenepes; a interação autoconsciencioterapia-tenepes; a interação soma sadio–evolução tenepessológica; a interação reações psicológicas do tenepessista–relacionamento holossomático com os amparadores; a interação CCCI-Interlúdio otimizando a expansão da prática da tenepes; a interação reurbex terrestre–Cursos Intermissivos–ressoma dos intermissivistas. Crescendologia: o crescendo tenepessista-ofiexista-desperto; o crescendo voluntariado conscienciológico–paravoluntariado tenepessológico; o crescendo tenepes primária–tenepes avançada; o crescendo transmissões energéticas primárias (braços)–transmissões energéticas evoluídas (tórax); o crescendo palmochacras-frontochacra; o crescendo especulações intelectuais e afetivas–vivências prioritárias evolutivas; o crescendo minutos-horas-décadas de tenepes. Trinomiologia: o trinômio eventos pré-tenepes–tenepes–pós-tenepes; o trinômio autopesquisas-heteropesquisas-multipesquisas; o trinômio higiene física–higiene mental–Higiene Consciencial; o trinômio registro mnemônico–registro gráfico–registro energético; o trinômio acumulação de experiências–acumulação de fatos–acumulação de fenômenos; o trinômio contatos diários–assepsia das emoções–bom humor; o trinômio base física–alcova blindada–oficina extrafísica (ofiex). Polinomiologia: o polinômio amparador do assistido–amparador do tenepessista–assistido–tenepessista; o polinômio Cronologia-Paracronologia-Geografia-Parageografia; o polinômio diário aquecimento holossomático–ligação mental extrafísica–tenepes–reentrosamento intrafísico; o polinômio sinérgico vontade-intencionalidade-autorganização-tenepes na autossuperação das autocorrupções. Antagonismologia: o antagonismo realidades multidimensionais permanentes / envolvimentos intrafísicos transitórios; o antagonismo metafórico pomar do Cosmos / casca da laranja; o antagonismo conscin pró-tenepes / conscin antitenepes; o antagonismo tenepes / religião; o antagonismo transmissões energéticas / frequência respiratória; o antagonismo transmissões energéticas / batimentos cardíacos; o antagonismo transmissões energéticas / segundos do relógio. Politicologia: a assistenciocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a paradireitocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia; a evoluciocracia. Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica. Filiologia: a mnemofilia; a grafofilia; a neofilia; a sociofilia; a historiofilia; a pesquisofilia; a teaticofilia. Sindromologia: a profilaxia da síndrome da hipomnésia. Mitologia: o mito da tenepes ser a panaceia universal. Holotecologia: a cronoteca; a tenepessoteca; a experimentoteca; a diarioteca; a mentalsomatoteca; a autopesquisoteca; a cognoteca. Interdisciplinologia: a Cronotenepessologia; a Tenepessografologia; a Tenepessologia; a Historiologia; a Historiografia; a Cronologia; a Interassistenciologia; a Taristicologia; a Energossomatologia; a Pesquisologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin tenepessável; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; os grupos de pesquisa da consciência (GPC) especializados em tenepes. Masculinologia: o assistido; o intermissivista; o tenepessista; o tenepessólogo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o projetor consciente; o pré-epicon; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o ofiexista; o ofiexólogo; o autor. Femininologia: a assistida; a intermissivista; a tenepessista; a tenepessóloga; a reciclante existencial; a inversora existencial; a projetora consciente; a pré-epicon; a epicon lúcida; a consciencióloga; a ofiexista; a ofiexóloga; a autora. Hominologia: o Homo sapiens chronemicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens technicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: Autocronotenepessologia = o estudo técnico do próprio desenvolvimento tenepessológico ao longo do tempo cronológico; Heterocronotenepessologia = o estudo técnico do desenvolvimento tenepessológico de outrem ao longo do tempo cronológico. Culturologia: a cultura da Tenepessologia. Taxologia. Segundo a Omnipesquisologia, eis 10 áreas ou vertentes das pesquisas experimentais da Cronotenepessologia, listadas na ordem alfabética de 4 especialidades: A. Holocarmologia: 01. Pessoal: o estudo técnico a partir do praticante, fundamentado no diário individual; o saldo assistencial compondo a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) (Ontocronotenepessologia). 02. Grupal: o estudo técnico do ponto de vista grupal, considerando a condição do binômio tenepessológico Colégio Invisível da Tenepessologia–comunidade de tenepessistas do Bairro Cognópolis, em Foz do Iguaçu, estruturando, por hipótese, a Maxificha Evolutiva Grupal. 03. Policármico: o estudo técnico sob a ótica ampliada do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial, a partir da reurbex e dos Cursos Intermissivos, formando, por hipótese, a Megaficha Evolutiva Policármica (Paracronotenepessologia). B. Holossomatologia: 04. Somática: os estudos técnicos do ponto de vista do corpo físico, tais como o aumento dos cuidados com o soma quanto à higiene e saúde; o fortalecimento da musculatura (braços, abdome); as possíveis alterações no metabolismo (aumento de diurese, maior ingestão de líquidos); o sinergismo exercícios físicos–exercícios tenepessológicos. 05. Energossomática: o estudo técnico a partir do energossoma, envolvendo o aprendizado da instalação do campo energético; a ativação frequente dos chacras; a vivência de fenômenos parapsíquicos; a exteriorização de ectoplasma; o aumento da sensibilidade parapsíquica; o desenvolvimento da autodefesa energética; a flexibilidade holochacral. 06. Psicossomática: o estudo técnico sob a ótica do psicossoma, considerando a expansão da afeição espontânea, real para com as consciências, a Humanidade e Para-Humanidade; o desenvolvimento do senso de maxifraternidade; o aumento do bem-estar no período pós-tenepes; a cura de distúrbios da parapatologia do psicossoma de consciexes doentes. 07. Mentalsomática: o estudo técnico de acordo com o mentalsoma, através do emprego dos atributos conscienciais, potencialidades individuais e vários módulos de inteligência ao mesmo tempo; a inspiração de ideias complexas sincronizadas com as motivações intelectuais do tenepessista; a predisposição à assimilação de ideias novas (verpons); as parassinapses do paracérebro adquiridas pela prática da tenepes atuando sobre o holossoma do praticante. C. Pensenologia: 08. Ortopensênica: o estudo técnico desencadeado pelos ortopensenes, necessários para disciplinar a autopensenidade em prol da sustentabilidade tenepessológica, assentada na higiene cosmoética. D. Proexologia: 09. Preparatória: o estudo técnico do ponto de vista da antecipação da holomaturidade pela técnica da invéxis; o sinergismo invéxis-tenepes; o fluxo das energias conscienciais ocorrendo mais intensamente do psicossoma para o soma, na primeira metade da vida, na fase preparatória da proéxis. 10. Consecutiva: o estudo técnico iniciado após os alicerces da vida já bem consolidados; o fluxo de energias conscienciais ocorrendo mais intensamente do soma para o psicossoma a partir da segunda metade da vida, na fase consecutiva; é o movimento de retorno da consciência à paraprocedência real, extrafísica. Estágios. Sob a ótica da Ontocronotenepessologia, observam-se 4 estágios de desenvolvimento das práticas da tenepes, listados na ordem lógica: 1. Inicial: estágio introdutório de instalação das práticas da tenepes; 6 meses. 2. Manutenção: estágio de consolidação das práticas energoassistenciais da tenepes; 3 anos. 3. Evolução: estágio avançado, a tenepes a qualquer hora (tenepes 24h), permanentemente, sem misticismos; em geral, após longos anos de dedicação sincera. 4. Ofiex: a transformação da base física em ambulatório ou oficina extrafísica (ofiex) dedicada à assistência de consciexes e conscins carentes; geralmente, após 20 anos. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Cronotenepessologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acoplador energético: Energossomatologia; Homeostático. 02. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Autovivência pró-ofiex: Ofiexologia; Homeostático. 05. Binômio tenepes-autopesquisa: Autevoluciologia; Homeostático. 06. Conscin tenepessável: Interassistenciologia; Homeostático. 07. Cronologia da Tenepessologia: Tenepessografologia; Neutro. 08. Epicon lúcido: Evoluciologia; Homeostático. 09. Inventário da tenepes: Tenepessologia; Homeostático. 10. Minuto: Cronologia; Neutro. 11. Ofiexologia: Assistenciologia; Homeostático. 12. Paraconexão: Interassistenciologia; Neutro. 13. Registro tenepessista: Tenepessologia; Neutro. 14. Sinergismo Tenepes-Epicentrismo: Predespertologia; Homeostático. 15. Tenepessografologia: Tenepessologia; Neutro. A CRONOTENEPESSOLOGIA REPRESENTA O PROGRESSO DA CONSCIN LÚCIDA NA ESCALA EVOLUTIVA ATRAVÉS DO SINERGISMO BENIGNOPENSENOLOGIA-PARAPERCEPCIOLOGIA-AUTODISCERNIMENTOLOGIA-DESASSEDIOLOGIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, pratica a tenepes há quanto tempo? Quais resultados holocármicos, holossomáticos, pensenológicos, proexológicos e parapercepciológicos tem alcançado? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 138 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 website; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 16, 19, 26 a 29, 31, 32, 34, 37, 55, 57, 58, 61 a 65, 68 a 70, 72 a 77, 79 a 81. C. F.