Cronologia da Tenepessologia

A Cronologia da Tenepessologia é o estudo do tempo com objetivo de distinguir a ordem de ocorrência dos fatos tenepessológicos, abrangendo datas e acontecimentos históricos, tais como cursos, fóruns, semanas, encontros, congressos, debates, laboratórios, imersões e lançamento de livros relacionados à Tenepessografologia.

Você, leitor ou leitora, tem participado teaticamente dos eventos tenepessológicos? Qual legado grafopensênico vem deixando para as futuras gerações de tenepessistas?

      CRONOLOGIA DA TENEPESSOLOGIA
                              (TENEPESSOGRAFOLOGIA)


                                        I. Conformática

          Definologia. A Cronologia da Tenepessologia é o estudo do tempo com objetivo de distinguir a ordem de ocorrência dos fatos tenepessológicos, abrangendo datas e acontecimentos históricos, tais como cursos, fóruns, semanas, encontros, congressos, debates, laboratórios, imersões e lançamento de livros relacionados à Tenepessografologia.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição crono vem do idioma Grego, khrónos, “tempo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O segundo elemento de composição logia vem igualmente do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. A palavra tarefa vem do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho que se impõe a alguém”, derivada de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo energético deriva do idioma Grego, energêtikós, “ativo; eficaz”. Surgiu no Século XX. O termo pessoal procede do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Cronografia da Tenepessologia. 2. Cronologia Tenepessológica. 3. Cronêmica da Tenepessologia. 4. Historiologia da tenepes. 5. Holomemoriologia Tenepessológica. 6. Historiografologia Tenepessológica. 7. Cronologia da técnica da tenepes.
          Arcaismologia. Eis termo arcaico de significado equivalente à tenepes: passes para o escuro.
          Neologia. As duas expressões compostas Cronologia da Tenepessologia Pré-Histórica e Cronologia da Tenepessologia Contemporânea são neologismos técnicos da Tenepessografologia.
          Antonimologia: 1. Cronologia. 2. Tenepessologia. 3. Análise proxêmica da tenepes.
          Estrangeirismologia: o timeline tenepessográfico; a linea de tiempo tenepessológica; o momentum de lançar ao público a técnica da tenepes; o full time interassistencial aprendido na tenepes; o valor dos 50 minutos da tenepes a cada 24 horas no lifetime; o tenepessopensene inserido no schedule pessoal; o Tenepessarium; o Ofiexarium.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Historiografologia Tenepessológica.


                                          II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Cronêmica Tenepessológica; os retropensenes; a retropensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o ato de deixar registrado a vivência tenepessológica, em prol da Historiografologia Tenepessológica.
          Fatologia: a Cronologia da Tenepessologia; a análise da datação tenepessológica; os efeitos cronêmicos na qualificação tenepessológica; as raízes antigas da tenepes; as práticas parapsíquicas amadoras compondo a Pré-História da tenepes; o acesso gratuito para download do livro Manual da Tenepes no site da Editares, a editora da Conscienciologia; o Fórum da Tenepes como evento congregador de tenepessistas e tenepessólogos; o temário tenepessológico; o Grupo de Pesquisas Conscienciais (GPC) da Tenepessologia; as pontoações de 260 tenepessistas na CCCI, em Foz do Iguaçu (Data-base: 27.05.12).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a tenepes como técnica de conexão permanente com a paraprocedência; o desenvolvimento da sensibilidade impressiva pela tenepes; a superintendência dos evoluciólogos na rede de tenepessistas intermissivistas; a consolidação ao longo do tempo do holopensene tenepessológico da Cognópolis Foz, predispondo o aparecimento dos evoluciólogos; o registro paratécnico da memória encapsulada coletiva (DVD das aulas sobre a tenepes, fotografias, folders) possibilitando o gruporrevezamento multiexistencial; o paratemporizador do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial influenciando o momento historiográfico tenepessológico; a tenepes como pilar sustentador da ofiex, da desperticidade e do compléxis; o continuum do desempenho interassistencial período intermissivo–dimensão intrafísica pelo tenepessista; o papel da tenepes na cosmovisão holobiográfica através do trio ínsito; a Paracronologia Tenepessológica.


                                           III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo tenepes–Centrais Extrafísicas; o sinergismo Retro-Historiografia–Neo-Historiografia.
         Principiologia: a vivência do princípio da descrença; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da multidimensionalidade consciencial; o princípio da megafraternidade; o princípio da responsabilidade evolutiva; o princípio do autorrevezamento multiexistencial; o princípio de ser sempre tempo de ajudar os demais.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) dos tenepessistas promovendo o compromisso do fazer historiográfico tenepessológico.
         Teoriologia: a teoria e a prática da tenepes.
         Tecnologia: a tenepes como paratecnologia consciencial; a paratécnica da ofiex.
         Voluntariologia: os voluntários tenepessistas das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da tenepes.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Tenepessologia (CIT); o Colégio Invisível dos Mnemossomaticistas; o Colégio Invisível dos Autores Conscienciológicos; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível dos Parapercepciologistas; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos (CIE); o Colégio Invisível dos Intermissivistas.
         Efeitologia: o efeito acumulativo das notas pessoais na elaboração de livro sobre a tenepes; os efeitos do tempo na qualidade das realizações pessoais; o efeito otimizador da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) através da tenepes; os efeitos das tenepes dos intermissivistas na reurbex; o efeito halo da autoparaperceptibilidade interassistencial; os efeitos evolutivos das pesquisas históricas; o efeito da tenepes no desenvolvimento da benignopensenidade.
         Neossinapsologia: as neossinapses em bases mnemônicas.
         Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
         Enumerologia: a bibliografia da tenepes; os folders da tenepes; os debates da tenepes; as imersões da tenepes; os editoriais da tenepes; os artigos da tenepes; os livros da tenepes.
         Binomiologia: o binômio Cronologia-Tenepessologia; o binômio (dupla) tenepessista–amparador extrafísico; o binômio animismo-parapsiquismo; o binômio tenepes-ofiex na condição de meio de identificar a autoidentidade extra.
         Interaciologia: a interação memória cerebral–holomemória; a interação registro autobiográfico–registro historiográfico; a interação registro individual–registro grupal; a interação pedagógica perguntas-respostas fundamentando livro sobre a tenepes; a interação CCCI-Interlúdio otimizando a expansão da prática da tenepes; a interação reurbex terrestre–Cursos Intermissivos (CI)–ressoma dos intermissivistas.
         Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo voluntariado conscienciológico–paravoluntariado tenepessológico; o crescendo aula-curso-livro; o crescendo sementeira intrafísica hoje–colheita extrafísica amanhã; o crescendo paracronológico código pessoal de Cosmoética–código de Cosmoética Extrafísica; o crescendo fatos-parafatos; o crescendo segundo-minutos-horas-décadas.
         Trinomiologia: o trinômio atos-fatos-parafatos; o trinômio autopesquisas-heteropesquisas-multipesquisas; o trinômio pequisa-achado-debate; o trinômio registro mnemônico–registro gráfico–registro energético; o trinômio acumulação de experiências–acumulação de fatos–acumulação de fenômenos; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo.
          Polinomiologia: o polinômio amparador do assistido–amparador do tenepessista–assistido–tenepessista.
          Antagonismologia: o antagonismo neofilia / neofobia; o antagonismo metafórico pomar do Cosmos / casca da laranja; o antagonismo detalhismo / cosmovisão; o antagonismo conscin pró-tenepes / conscin antitenepes; o antagonismo tenepes / assistência social; o antagonismo tenepes / religião; o antagonismo consciex intermissivista (teoria) / conscin tenepessista (prática).
          Politicologia: a proexocracia.
          Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a mnemofilia; a grafofilia; a neofilia; a sociofilia; a historiofilia; a intelectofilia; a teaticofilia.
          Sindromologia: a síndrome da hipomnésia.
          Holotecologia: a cronoteca; a tenepessoteca; a experimentoteca; a cognoteca; a ciencioteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Tenepessografologia; a Tenepessologia; a Historiologia; a Historiografologia; a Cronologia; a Interassistenciologia; a Taristicologia; a Energossomatologia; a Pesquisologia; a Bibliografologia; a Infografologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin tenepessável; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o assistido; o tenepessista; o tenepessólogo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o ofiexista; o ofiexólogo; o autor; o filósofo, filólogo, matemático, poeta, cientista, geógrafo, crítico literário, inventor e humanista Eratóstenes de Cirene (276–194 a.e.c.), conhecido como pentatleta, considerado o pai da Geografia e da Cronologia Científica, propositor do princípio da harmonia no Universo.
          Femininologia: a assistida; a tenepessista; a tenepessóloga; a reciclante existencial; a inversora existencial; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a ofiexista; a ofiexóloga; a autora.
          Hominologia: o Homo sapiens chronemicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens technicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: Cronologia da Tenepessologia Pré-Histórica = o estudo técnico da cronologia tenepessológica anterior ao lançamento oficial da técnica, em 1966; Cronologia da Tenepessologia Contemporânea = o estudo técnico da cronologia tenepessológica posterior ao lançamento oficial da técnica, em 1966.
          Culturologia: a cultura da Tenepessologia.
          Cronologia. De acordo com a Historiografologia, eis, a título de contribuição aos registros históricos da tenepes, os principais fatos organizados cronologicamente de 1966 até 2012, listados a seguir:
          1966 – Lançamento oficial da técnica da tenepes – tarefa energética pessoal, diária, pelo médico e pesquisador independente Waldo Vieira, através de conferência pública, no Rio de Janeiro.
          1970 – Na década de 70, o proponente da técnica ministrou diversos cursos no Brasil e Exterior, divulgando a técnica dos passes para o escuro.
          1981 – Lançamento do livro autobiográfico Projeções da Consciência: Diário das Experiências Fora do Corpo Físico, no qual cita os exercícios de efeito físico realizados junto com os amparadores, principalmente no período anterior às projeções conscientes. Fundação do Centro da Consciência Contínua (CCC).
          1986 – Lançamento do tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, – 31 de janeiro –, no Rio de Janeiro, com tiragem de 5.000 exemplares, distribuídos gratuitamente, contendo capítulo específico, intitulado técnica dos passes para o escuro, páginas 389 a 393.
          1988 – Fundação do Instituto Internacional de Projeciologia (IIP) – 16 de janeiro – no Rio de Janeiro, dedicado exclusivamente às pesquisas, estudos e ensino dos temas projeciológicos. Realização, desde então, de diversas turmas do Curso da Tenepes, no Brasil e Exterior.
          1995 – Lançamento do livro Manual da Tenepes, com tiragem de 3.000 exemplares, elaborado a partir de notas do autor, desde 1950 e das perguntas e respostas colhidas nos Cursos da Tenepes, ministrados através da programação pedagógica do IIP.
          1996 – Curso Imersão na Tenepes – 12 a 14 de abril, no CEAEC (palestra, curso e Simpósio) ministrados pelo propositor da tenepes. Pontoações: 240 alunos; 53 tenepessistas; 6 duplas evolutivas. Foi o I Encontro Nacional dos Praticantes da Tenepes. Lançamento da segunda edição do Manual da Tenepes, em Português, com tiragem de 5.000 exemplares, e em Espanhol e Inglês, a primeira edição com 1.500 exemplares para cada idioma.
          1998 – Inauguração do Laboratório Conscienciológico da Tenepes – 08 de abril – no CEAEC e o Curso Avançando na Tenepes, na mesma data. Pontoações: 80 alunos. Lançamento do Diário da Tenepes, pelo CEAEC. No mesmo ano, foi lançado também o livro Evolução em Cadeia: Reciclagem de um Presidiário pela Tenepes.
          1999 – Curso Tenepes – 23 de janeiro – no edifício Fórum de Ipanema, no Rio de Janeiro. E em Foz do Iguaçu, o proponente da técnica realizou também 3 eventos no CEAEC: Curso Tenepes Avançada – 13 a 16 de fevereiro; Curso Prática da Tenepes – 13 a 21 de outubro; e Curso Tenepes Avançada – 19 a 21 de novembro.
          2000 – Curso de Tenepes – 23 de julho – em Cascavel, Paraná. Curso Tenepes Avançada
– nos dias 23 a 26 de dezembro – no CEAEC, no qual foram abordados 4 eixos temáticos relacionados à tenepes: Mentalsomática, Parapercepciologia, Cosmoética e Consciencioterapia.
          2002 – Curso Tenepessista Autopesquisador – Aprofundando na Tenepes – 22 a 25 de dezembro – no qual foi estabelecida interação entre a tenepes e o tema de cada laboratório conscienciológico do CEAEC.
          2004 – Curso Imersão na Tenepes – 22 e 23 de dezembro – em Foz do Iguaçu. Pontoações: conferências de 9 temas diferentes; 91 participantes no total; 59 tenepessistas; 53 mulheres e 38 homens; provenientes de 23 cidades e 4 países.
          2005 – I Fórum da Tenepes – 26 e 27 de dezembro – no CEAEC. Pontoações: 105 pessoas, 80 alunos e 25 voluntários no suporte e docência; entre os 80 alunos, havia 44 tenepessistas; 51 mulheres e 29 homens; provenientes de 17 cidades e 3 países.
          2006 – II Fórum da Tenepes – 26 e 27 de dezembro – no CEAEC. Pontoações: 9 temas diferentes. Curso Acoplamentarium sobre a tenepes – 23 a 25 de dezembro.
          2007 – III Fórum da Tenepes – 24 e 25 de dezembro de 2007 – no CEAEC. Pontoações: 7 temas diferentes. Publicação de edição especial do evento pela revista Conscientia (Volume 11, N. 2).
          2008 – IV Fórum da Tenepes & I Encontro Internacional de Tenepessistas – 24 a 26 de dezembro – no CEAEC. Pontoações: 9 temas diferentes; 2 worshops de bioenergias; 147 participantes provenientes de 5 países. Semana da Tenepes – 24 a 31 de dezembro – além do Fórum, incluiu a reativação do Colégio Invisível da Tenepessologia (CIT); Curso Avançado de Tenepes 27 e 28 de dezembro – no Tertuliarium. Pontoações: 339 alunos; verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia debatidos: Conscin Tenepessável; Gratificação Cognopolita; Inventário da Tenepes; Extra da Tenepes; Paraconexão. A Semana foi concluída com Curso Acoplamentarium sobre a tenepes – 29 a 31 de dezembro.
          2009 – V Fórum da Tenepes & II Encontro Internacional de Tenepessistas – 21 a 23 de dezembro – no Discernimentum. Pontoações: 14 temas diferentes; 2 workshops de bioenergias. Publicação de anais pela revista Conscientia (Volume 13, N. 1). A Imersão na Tenepessologia incluiu além do Fórum: Curso Tenepessograma – 16 e 17 de dezembro – parceria entre Conscius e CEAEC; Lançamento da primeira pesquisa online sobre a tenepes; Curso Avançado de Tenepes
– 24 de dezembro – no Tertuliarium, verbetes discutidos: Estágio Holossomático e Autovivência Pró-ofiex; Curso Acoplamentarium sobre a tenepes – 25 a 27 de dezembro.
          2010 – VI Fórum da Tenepes & III Encontro Internacional de Tenepessistas – 20 a 22 de dezembro – no Discernimentum. Pontoações: 19 temas diferentes; 157 participantes no total; 108 tenepessistas; 86 mulheres e 71 homens; provenientes de 35 cidades e de 5 países. Publicação de anais pela revista Conscientia (Volume 14, N. 2). Apresentação dos resultados parciais da pesquisa online sobre a tenepes. Curso Avançado da Tenepes – 23 de dezembro – no Tertuliarium; verbete debatido: Assistência Inegoica. Curso Acoplamentarium sobre o tema da tenepes – 24 a 26 de dezembro.
          2011 – VII Fórum da Tenepes & IV Encontro Internacional de Tenepessistas – 19 a 21 de dezembro – no Discernimentum. Pontoações: 17 temas diferentes; 1 workshop de bioenergias. Publicação de anais pela revista Conscientia (Volume 15, N. 2). A Imersão na Parapercepciologia Interassistencial envolveu além do Fórum: Curso Temas Avançados da Tenepes – 22 de dezembro – no Tertuliarium, verbetes-aula: Continuidade Extrafísica e Megaconvergência Intraconsciencial; 2 Cursos Acoplamentarium sobre o tema da tenepes – 23 a 25 e 30 de dezembro a 01 de janeiro de 2012; Curso Desperticidade – 29 a 31 de dezembro – no CEAEC; e Curso 40 Manobras Energéticas – 26 a 29 de dezembro – no Discernimentum. Lançamento da terceira edição do Manual da Tenepes, em Português.
          2012 – Em dezembro, está programado o I Congresso Internacional de Tenepessologia & V Encontro de Tenepessistas da CCCI.
        Bibliografia. A cronologia teve como fonte bibliográfica artigos, notas, editoriais e livros, porém também foram consultados cartazes, folders e panfletos dos eventos sobre a tenepes.
        Infografia. Os eventos de 2004, 2005, 2008, 2009, 2010 e 2011 tiveram o registro através de filmagem, permitindo a posterior comercialização em DVD.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Cronologia da Tenepessologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Aparecimento dos evoluciólogos: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Binômio tenepes-autopesquisa: Autevoluciologia; Homeostático.
          04. Continuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
          06. Cronologia da Projeciologia: Historiologia; Neutro.
          07. Gratificação cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático.
          08. Megacontecimento histórico: Historiologia; Neutro.
          09. Memória encapsulada: Mnemossomatologia; Neutro.
          10. Minuto: Cronologia; Neutro.
          11. Neo-História: Historiografologia; Neutro.
            12.   Paraconexão: Interassistenciologia; Neutro.
            13.   Registro tenepessista: Tenepessologia; Neutro.
            14.   Tenepessografologia: Tenepessologia; Neutro.
            15.   Técnica da Pontoação: Enumerologia; Neutro.
 A CRONOLOGIA DA TENEPESSOLOGIA DEMONSTRA A INTERAÇÃO HISTORIOGRAFIA HUMANA–HISTORIOGRAFIA
  CONSCIENCIOLÓGICA, REGIDA PELOS PRINCÍPIOS EVOLUTIVOS DA MAXIMECANISMOLOGIA INTERASSISTENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem participado teaticamente dos eventos tenepessológicos? Qual legado grafopensênico vem deixando para as futuras gerações de tenepessistas?
            Bibliografia Específica:
            01. Arakaki, Cristina; VI Fórum da Tenepes & III Encontro Internacional de Tenepessistas; Editorial; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 14; N. 2; Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2010; páginas 209 e 210.
            02. CEAEC; Redação; Avançando na Tenepes; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 3; N. 31; Foz do Iguaçu, PR; Fevereiro, 1998; páginas 1 e 3.
            03. Idem; Redação; Cursos debatem Tenepes e Retrocognições; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 5; N. 52; Seção: CEAEC em resumo; Foz do Iguaçu, PR; Novembro, 1999; página 4.
            04. Idem; Redação; Cursos: Tenepes Avançada e Inteligência Evolutiva; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 4; N. 42; Seção: CEAEC em resumo; Foz do Iguaçu, PR; Janeiro, 1999; página 4.
            05. Idem; Redação; Imersão na Tenepes; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 09; N. 106; Foz do Iguaçu, PR; Maio, 2004; página 3.
            06. Idem; Redação; Imersão na Tenepes: Venha Tirar suas Dúvidas; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 1; N. 8; Foz do Iguaçu, PR; Março, 1996; página 1.
            07. Idem; Redação; Tenepes Avançada; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 5; N. 50; Seção: Notícias IIPC; Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 1999; página 3.
            08. Idem; Redação; Tenepes em Cascavel; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 5; N. 59; Seção: Notícias IIPC; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2000; página 3.
            09. Chalita, Adriana; & Pitaguari, Antonio; V Fórum da Tenepes; Edição Especial do V Fórum da Tenepes & II Encontro Internacional de Tenepessistas; Editorial; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 13; N. 1; Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2009; páginas 3 e 4.
            10. Costa, Claudio; Evolução em Cadeia: Reciclagem de Um Presidiário pela Tenepes; pref. Waldo Vieira; 200 p.; 28 caps.; 34 enus.; 2 tabs.; glos. 300 termos; 46 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1998; páginas 8 a 11.
            11. Ferraro, Cristiane; Tenepessografia: Levantamento Bibliográfico e Proposição Taxológica; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 14; N. 2; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 cronologia; 17 enus.; 55 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2010; páginas 282 a 297.
            12. Flowers, Derek Adie; Biblioteca de Alexandria: As Histórias da Maior biblioteca da Antiguidade (The Shores of Wisdom: The Story of the Ancient Library of Alexandria); trad. Otacílio Nunes; & Valter Ponte; 216 p.; 32 caps.; 16 fotos; 1 ilus.; 1 mapa; 48 refs.; alf.; 21 x 14 cm; Nova Alexandria; São Paulo, SP; 2010; páginas 66 a 70 e 119.
            13. Jornal do Campus da Conscienciologia; Redação; Mensário; Ano 8; N. 86; Foz do Iguaçu, PR; Setembro-Dezembro, 2002; página 2.
            15. Pitaguari, Antonio; Semana da Tenepes; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 14; N. 161; Seção: Notícias da CCCI; Foz do Iguaçu, PR; Dezembro, 2008; página 2.
            14. Idem; III Fórum da Tenepes; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 12; N. 143; Foz do Iguaçu, PR; Junho, 2007; página 2.
            16. Idem; & Vicenzi, Ivelise; Tarefa Energética Pessoal (Tenepes); Editorial; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 2; 1 citação; Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2007; páginas 87 e 88.
            17. Vieira, Waldo; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 138 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 website; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 7, 11, 13 e 14.
            18. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 100 datas; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 958.
                                                                                                                          C. F.